Ata 440 - 01/03/2011

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao primeiro dia do mês de março do ano de dois mil e onze, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Quadragésima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente); Profª Drª Cristine Gorski Severo (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Chefe do Departamento de Ciências Sociais); Profª Drª Flávia Cesarino Costa (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Profª Drª Vera Regina Casari Boccato (Chefe do Departamento de Ciência da Informação); Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Chefe do Departamento de Sociologia); Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação); Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras); Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Susi Lippi Marques Oliveira (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Márcia Duarte (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Lingüística); Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD); Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Lingüística); Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Anderson das Neves Moreira (Representante Discente) e Marcelo Félix Moraes (Representante Discente). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Os concursos para professor efetivo nas IFES estão suspensos, mas os concursos para professores substitutos ou temporários estão ocorrendo através de processos seletivos simplificados. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. 1.1.2 – REUNI – Os recursos de Custeio devem ser distribuídos em breve. Os valores planejados para as unidades deverão ser gastos com certo equilíbrio, pois os recursos RTN terão cortes no ano de 2011, aproximadamente por volta de 10% ou mais. Em meados de março teremos o valor disponibilizado pela Pró-Reitoria de Administração. – Obras: os planejamentos estão sendo seguidos, mas deverão ter um pequeno atraso, em virtude dos prazos das licitações e a questão do tempo chuvoso. A entrega do prédio do DCI/DEd está prevista para o 1° semestre de 2012; o DL está em andamento e a segunda parte do prédio do Curso de Educação Especial está em licitação. – Vagas docentes do banco de reserva: em andamento as negociações, inclusive a questão relacionada à demanda para o Curso de Direito. 1.1.3 – INFRA/FINEP. Houve uma reunião com os cinco programas de pós-graduação de nota 5 e 6 do CECH, sendo que a proposta que está sendo elaborada consiste em 2 sub-projetos (dentro dos 10 sub-projetos UFSCar) para concorrência ao Edital Proinfra 2010-02. O primeiro, no valor de R$ 980.000,00 (cerca de 1/3 do total destinado ao CECH), é a finalização do prédio proposto pelos pesquisadores do DPsi que incluem professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação Especial e em Psicologia, coordenado pela Profª Drª Deisy das Graças de Souza. O segundo, no valor aproximado de R$ 2.200.000,00 (cerca de 2/3 do total), para o Programa de Pós-Graduação em Educação construir um prédio para suas instalações e também satisfazer algumas demandas necessárias do CECH, no caso as instalações para a Coordenação dos dois cursos de Pedagogia (diurno e noturno), que será coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin (Coordenador do PPGE). Assim, as outras secretarias de Pós-Graduação do CECH poderão ser futuramente contempladas, bem como a expansão da UEIM, se o edital for vitorioso. Foi informado que o Prof. Dr. Cláudio Shyinti Kiminami, Pró-Reitor de Pesquisa fará uma apresentação das obras INFRA/FINEP, já aprovadas e seus planejamentos de execução até o final de abril. 1.1.4 – Bolsas de Monitoria. Foram 23 bolsas do semestre passado, mas no corrente semestre tivemos a concessão de apenas 19, com possibilidade de aumento nos próximos semestres. Há necessidade de um representante na Presidência da Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH, em virtude da aposentadoria do Prof. Dr. Dácio Rodney Hartwig. Se houver algum interessado, enviar o nome ao CECH. 1.1.5 – Escolha de 2 (dois) representantes para o Conselho Administrativo do CECH. Atualmente é constituído pela Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (DCI), Prof. Dr. João dos Santos Carmo (DPsi) e Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (DAC), há necessidade de mais dois representantes. Os interessados devem enviar o nome ao CECH. 1.1.6 – Nesta semana ocorreu a calourada. O processo seletivo poderá ser finalizado com a quarta chamada dos candidatos às vagas, ainda em março/2011. 1.1.7 – Planejamento das Reuniões do Coc-CECH. Será realizada uma vez por mês pelo menos em dias alternados, com aviso de 15 dias de antecedência. Em breve será encaminhado um calendário. 1.1.8 – Projetos de Extensão. Várias unidades submeteram projetos para apreciação, mas houve problemas de postagem, ocasionando atrasos e perdas dos recursos. Os professores que tiveram problemas com os prazos devem recorrer ao Coordenador das atividades de extensão da ProEx, para que sejam reenviados os projetos para os departamentos e, eventualmente, analisados novamente pelo Conselho de Extensão. 1.1.9 – A Direção do CECH cumprimenta o Departamento de Educação pelo oferecimento dos cursos, na modalidade à distância, em parceria com o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: Curso de Especialização em Gestão Escolar, Curso de Extensão para os Dirigentes Municipais de Educação e Curso de Extensão a Distância em Formação Continuada de Conselhos Escolares. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, comunica que entre os dias 17 e 19 de maio ocorrerá na UFSCar o Primeiro Encontro Estadual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, é direcionado a docentes e discentes de cursos de graduação e de pós-graduação do Estado de São Paulo, que atuam nas áreas de Cinema e Audiovisual. 1.2.2 – A Profª Drª Maria da Glória Bonelli, Chefe do Departamento de Sociologia, comunica que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, através de sua coordenação, vem mantendo relações com a coordenação da “Maestria en Sociologia”, da Universidade Nacional de Córdoba, visando a formalização de uma cooperação institucional. Várias áreas temáticas de docência e pesquisa que permitem uma abordagem comparada entre os estudos realizados pelos docentes envolvidos no Programa Centros Associados para Fortalecimento da Pós-Graduação. 1.2.3 – A Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, questionou sobre a sala de vídeo conferência. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclareceu que recebemos uma doação dos equipamentos pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e que brevemente estará instalado. Foi esclarecido também que será difícil o CECH ter um técnico-administrativo para tratar especialmente dessa prática que, acredita-se, tornar-se-á cada vez mais difundida. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF s/n° DPSi – A Profª Drª Susi Lippi Marques Oliveira encaminha exoneração do cargo de vice-chefia do Departamento de Psicologia para que possa assumir o novo cargo de vice-coordenadora do curso de Psicologia, onde foi indicada através de eleição. 2.1.2 – OF PPG-POL 027/2010 – Indicação do Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, da Profª Drª Vera Alves Cepêda, Prof. Dr. João Roberto Martins Filho e do servidor Ronaldo José Hipólito, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Cláudia de Moraes Barros Ramalho, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 089/2010). 2.1.3 – Fichas de Caracterização de disciplinas do Departamento de Psicologia: 20.091-3 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 1, 20.099-9 – Serviço e Intervenção em Psicologia 1, 20.109-0 – Serviço e Intervenção em Psicologia 2, 20.110-3 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 2, 20.115-4 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 3, 20.116-2 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 1, 20.123-5 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 4, 20.124-3 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 2, 20.128-6 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 3, 20.132-4 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 4. 2.1.4 – OF n° 051/2010 – CCPsi – Informa que foram eleitas como Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia, respectivamente as Professoras Doutoras Marília Gonçalves (ATO CECH nº 090/2010) e Susi Lippi Marques Oliveira (ATO CECH nº 091/2010), a partir de 01/01/2011, para o biênio 2011-2012. 2.1.5 – Processo: 23112.003376/2009-62 – Relatório de Atividade: Círculo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade. Coordenação: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DME. 2.1.6 – Processo 23112.001210/2008-00, referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Servidora Cláudia de Moraes Barros Ramalho, Assistente em Administração – PPG-Pol. De 10/04/2008 à 09/04/2011. 2.1.7 – Processo 23112.001765/2009-75, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Elias Italiano Rodrigues, Técnico de Tecnologia da Informação – SE/CECH, de 30/04/2009 à 29/04/2012. 2.1.8 – OF DFMC n° 32/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos para participar de atividade acadêmica na Universidade de Luxemburgo por meio do “Programa Erasmus Mundus de Filosofia Alemã e de Filosofia Francesa”, integrado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar e por mais sete universidades européias (sob liderança do Departamento de Filosofia de Toulouse Le Mirail), no período de 21/02 a 17/04/2011, em Luxemburgo. 2.1.9 – OF n° 197/2010 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes para participar de Conferência Internacional e realizar atividades de intercâmbio na Universitá Degli Studi di Roma Fóro Italico”, em Roma, Itália, durante o período de 30/01 a 09/02/2011. 2.1.10 – OF DME 128/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, para participar do “Congresso Pedagogia 2011”, que será realizado em Havana, Cuba, no período de 23 a 31/01/2011. 2.1.11 – Ofício CCBCI 36/2010 – Encaminha solicitação de prorrogação do mandato da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso e Profª Ms. Zaira Regina Zafalon, respectivamente Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, até o mês de março de 2011. 2.1.12 – Processo 23112.001931/2009-01 – OF DCI 72/2010 – Encaminha para as devidas providências, a solicitação de afastamento parcial da Profª Ms. Zaira Regina Zafalon de quartas, quintas e sextas-feiras, no período de 01/01/2011 a 30/06/2011, para dar continuidade no curso de doutorado e o Relatório de atividades do período de 01/07/2010 a 31/12/2010, na Universidade Estadual Paulista – Marília. 2.1.13 – OF 001/2011 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli para participar da reunião binacional de coordenadores dos Programas CAPG-BA e CAFP-BA, a ser realizada na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendonza, Argentina, no período de 17 e 18 de fevereiro de 2011. 2.1.14 – OF n° 001/11 – DPSi – Informa que a Profª Drª Georgina Carolina de Oliveira Faneco Maniakas assume a partir de 05/01/11 a vice-chefia do Departamento de Psicologia. 2.1.15 – OF nº 002/11 – DPsi – Encaminha o pedido de Docência Voluntária a ser firmado entre a UFSCar e a Profª Drª Josiane Cristina Bocchi, junto ao Departamento de Psicologia. 2.1.16 – OF 002/2011 DS – Encaminha proposta de Convênio de Cooperação Científica e Acadêmica entre o Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social (IEDES)/Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/Universidade Federal de São Carlos). 2.1.17 – OF CCCSo n° 050/2010 – CCPsi – Comunica que foram eleitos como Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Sociais, respectivamente os Professores Doutores Geraldo Luciano Andrello (DCSo) (ATO CECH nº 001/2011) e Gabriel de Santis Feltran (DS) (ATO CECH nº 002/2011), a partir de 01/03/2011, para o período de 2011-2013. 2.1.18 – Atividade de Extensão – Arquivo do CECH: informações administrativas e memória institucional (Etapa II), Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – CECH. 2.1.19 – Processo 23112.004297/2009-52 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – DS, Professor Adjunto, de 13/10/2009 à 12/10/2012. 2.1.20 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 37.006-1 – Sociologia da Educação I. 2.1.21 – OF CCFil n° 25/2010 – Informa que o Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz solicitou seu desligamento da função de Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia a partir de 30 de novembro de 2010, sendo eleito como novo Vice-Coordenador, o Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto até o dia 01 de setembro de 2011 (ATO CECH n° 003/2011). 2.1.22 – OF DME 010/2011 – Encaminha a composição da banca do Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto – Área Educação, sub-área: Didática; História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Estágio Supervisionado de Docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Membros da banca: Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (Presidente – UFSCar) (CPF: 034.825.528-43), Profª Drª Anete Abramowicz (UFSCar) (CPF: 004.064.948-64), Profª Drª Andréa Coelho Lastoria (FFCLRP-USP-Rib. Preto) (CPF: 105.872.058-90), Profª Drª Cristiani Bereta da Silva (UDESC-Univ. do Est. Stª Catarina) (CPF: 600.416.090-34), Profª Drª Bernadete Angelina Gatti (Fundação Carlos Chagas) (CPF: 002.618.158-49) como Membros Titulares (ATO CECH nº 004/2011). Profª Drª Margareth Brandini Park (UNICAMP) (CPF: 777.184.888-53), Profª Drª Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti (UFSCar) (CPF: 039.755.278-54) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 005/2011). 2.1.23 – OF PPGL n° 001/2011 – Comunica que as eleições para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística foram realizadas no dia 08 de dezembro de 2010, tendo sido eleitos os Professores Doutores Oto Araújo Vale para o cargo de Coordenador (ATO CECH nº 006/2011) e Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula para o cargo de Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 007/2011), para o período de 17/02/2011 a 17/02/2013. 2.1.24 – Ofício PPGIS n° 002/2011 – Encaminha indicação do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago e da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, lotados no Departamento de Artes e Comunicação e pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Felipe Augusto Andrade Rossit, também pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (ATO CECH nº 008/2011). 2.1.25 – Processo 23112.001441/2008-91 – Ofício PPGIS n° 003/2011 – Encaminha Relatório Final da Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Felipe Augusto Andrade Rossit – PPGIS, Assistente em Administração, de 09/04/2008 a 08/04/2011. 2.1.26 – Processo 23112.001433/2010-14 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro Peixoto Ferreira – DCSo, Professor Adjunto, de 23/01/2010 à 22/01/2013. 2.1.27 – OF PPG-Psi n° 005/2011 – Encaminha indicação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, lotados no Departamento de Psicologia e pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da servidora Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração e Secretária do CECH para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Marinéia Teresinha Duarte, também pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (ATO CECH nº 009/2011). 2.1.28 – OF n° 03/11 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo e Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação (ATO CECH nº 010/2011). 2.1.29 – OF DCSo n° 004/2011 – Solicita autorização da ProGPe para abertura de um concurso público para contratação de um professor substituto na área de Antropologia Brasileira, com jornada equivalente a 40 horas semanais, tendo em vista o Ofício Circular da ProGPe n° 002/2011. 2.1.30 – Processo 23112.001238/2008-67 – OF n° 04/11 – DAC – Encaminha Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo – DAC, Professor Adjunto, de 16/04/2008 a 15/04/2011. 2.1.31 – Processo 23112.001152/2008-90, referente ao Relatório de Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Servidora Marinéia Teresinha Duarte, Assistente em Administração – PPG-Psi. De 09/04/2008 à 08/04/2011. 2.1.32 – Processo: 23112.002475/2010-64–Atividade de Extensão: Curso de Formação de Conselheiros Municipais. Coordenação: Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.33 – OF PPGCTS 001/2011 – Encaminha Ficha de Caracterização de disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-CTS 043 – Seminários Avançados em Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia. 2.1.34 – OF n° 05/11 – DAC – Informa o resultado das eleições à Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, a partir de 01 de março de 2011, para o período de 2011-2013. Foram eleitas as Professoras Doutoras Suzana Reck Miranda e Flávia Cesarino Costa, respectivamente como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação. 2.1.35 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPGPsi 67 – Análise Comportamental da Cognição; PPGPsi 57-6 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Fazendo e Apresentando Análises Estatísticas; PPGPsi 57-7 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Abordagens Metodológicas no Estudo das Representações Sociais; PPGPsi 62-3 – Estudos sobre Comportamento e Cognição: Introdução à Teoria e Pesquisa em Habilidades Numéricas; PPGPsi 66 – Fundamentos do Comportamentalismo Radical; PPGPsi 67 – Análise Comportamental da Cognição. 2.1.36 – OF DCSo n° 007/2011 – Encaminha a composição da banca do Edital do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto – Área de Antropologia, sub-área: Antropologia Brasileira. Membros da Banca: Prof. Dr. Igor José de Reno Machado (Presidente) (CPF: 962.466.186-34), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (CPF: 036.301.498-55) e Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (CPF: 127.268.878-05) como Membros Titulares (ATO CECH nº 011/2011). Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (CPF: 107.963.698-60) como Membro Suplente (ATO CECH nº 012/2011). 2.1.37 – Processo 23112.000527/2011-87 – OF DCSo n° 006/2011 – Encaminha composição da banca do Edital do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto – Área Economia, Sub-área: Economia Política. Membros da banca: Profª Drª Vera Alves Cepêda (Presidente) (CPF: 048.501.598-69), Prof. Dr. Pedro Floriano Ribeiro (CPF: 259.775.668-83) e Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (CPF: 296.746.701-49) como Membros Titulares (ATO CECH nº 013/2011). Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (CPF: 081.314.588-06) como Membro Suplente (ATO CECH nº 014/2011). 2.1.38 – OF 001/2011 – PPGAS – Encaminha os nomes da Profª. Drª. Clarice Cohn como Coordenadora (ATO CECH nº 015/2011) e do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo como Vice-Coordenador (ATO CECH nº 016/2011) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social para gestão 2011/2012. 2.1.39 – OF. CCLing nº 01/2011 – Encaminha solicitação para prorrogação dos mandatos de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística até a eleição prevista para o início do primeiro semestre letivo de 2011 (ATO CECH nº 017/2011). 2.1.40 – OF DCSo nº 008/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para realizar pesquisa de campo no período de 06 a 24/02/2011, nas Cidades de Floresta, Triunfo e Serra Talhada, Pernambuco, onde desenvolve seu projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, intitulado “Memória: violência, política e família”. 2.1.41 – Ofício nº 08/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto, para participação da Disciplina “A convivência com o Biochip”, na PUC do Rio de Janeiro, no período de 14/03/2011 a 19/06/2011. 2.1.42 – Processo 23112.001123/2010-36 – OF 003/2010 – DS – Encaminha solicitação do cancelamento de afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, para participar do Congresso Internacional Pobreza, Migración y Desarrollo, que ocorreu na Universidad Autonoma de Chiapas, no México, no período de 28 a 30 de abril de 2010, devido ao atraso do envio da carta convite nominal emitida pela Universidad Autonoma de Chiapas. 2.1.43 – Processo 23112.003849/2010-60 – OF n° 016/2011 – DPsi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, referente curso ministrado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Mar Del Plata, na Argentina, como atividade vinculada ao Programa de Mobilidade Acadêmica Escala Docente da AUGM, no período de 21 a 27/11/2010. 2.1.44 – OF s/n° da Profª. Drª. Ana Lucia Cortegoso à Chefia do Departamento de Psicologia Prof. Dr. João dos Santos Carmo, encaminhando pedido de licença capacitação para realizar Estágio de Capacitação e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa no Inpsicon Ltda, em Barranquilla – Colômbia, no período de 28/02/2011 a 17/03/2011. 2.1.45 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2º período letivo de 2009: PPG-EEs 26713 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Abordagem Social no Estudo das Deficiências. Com início da validade para o 1º período letivo de 2011: PPG-EES 267.17 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Pensamento e Linguagem na Abordagem Histórico-Cultural, PPG-EES 267.18 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Linguagem e Cognição em Indivíduos com Atraso Intelectual, PPG-EEs 400 – Análise Comportamental da Aprendizagem; PPG-EEs 50232 – Tópicos em Educação Especial 2: Instrumentação em Educação Especial: Fazendo e entendendo análises estatísticas. 2.1.46 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1º período letivo de 2011: PPGE–EDU 013 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; PPGE–EDU 014 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2; PPGE–EDU 019 – O desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas; PPGE–EDU 035 – Seminários de Pesquisa em História, Filosofia e Sociologia da Educação; PPGE–EDU 036 – Estudos Avançados em Filosofia da Educação; PPGE–EDU 037 – Estudos Avançados em História da Educação; PPGE–EDU 038 – História da Educação Brasileira; PPGE–EDU 039 – Implicações da Introdução dos princípios da complexidade em contextos educativos; PPGE–EDU 040 – Produção de Conhecimento e Fundamentos Teóricos da Pesquisa; PPGE–EDU 041 – Tendências em Educação Matemática; PPGE–EDU 042 – Tecnologia, Cultura e Educação; PPGE–EDU 043 – Estudos Avançados em Cultura Organizacional, Burocracia e Instituições Escolares; PPGE–EDU 044 – Instituição Escolar e Reformas Educacionais; PPGE–EDU 045 – Trabalho e Educação; PPGE– DU 046 Trabalho do professor; PPGE–EDU 047 – Movimentos Sociais e Educação; PPGE–EDU 048 – Estudos Avançados em Sociologia da Educação. 2.1.47 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 1º período letivo de 2011: PPG-CTS 040 – Práticas informacionais aplicadas na organização do conhecimento. 2.1.48 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2º período letivo de 2011: 17.101-8 – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2.1.49 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com início da validade para o 1º período letivo de 2011: PPG-LIN 025-2 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: Introdução a Aspectos de Programação para o PLN; PPG-LIN 050 – Discurso e Poder; PPG-LIN 051 – A face linguística do Processamento Automático das Línguas Naturais; PPG-LIN 052 – Estudos Enunciativos: a teoria das operações enunciativas; PPG-LIN 053 – Seminários em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna: Processos de Leitura. 2.1.50 – Ofício PPGE n° 18/2011 – Informa que desde o dia 19/02/2011 o Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin passou a exercer, provisoriamente, as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos em virtude do afastamento médico da Coordenadora Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (ATO CECH nº 018/2011). 2.1.51 – Processo 23112.002490/2010-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Iolanda Monteiro – DME. 2.1.52 – Processo 23112.002506/2010-44 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Manoel Nelito Matheus Nascimento – DEd. 2.1.53 – Processo 23112.002511/2010-38– Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Pedro José Floriano Ribeiro – DCSo. 2.1.54 – Processo 23112.004144/2010-80 – OF n° 19/11 – DPsi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, referente participação no Congresso Neuroscience 2010, realizado em San Diego, EUA e visita ao Laboratório de Neurobiologia do Estresse, na Universidade de Cincinatti, também nos EUA e ambos no período de 07 a 18/11/2010. 2.1.55 – Processo: 23112.005368/2009-78 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem - articulação entre escola e comunidade. Coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.56 – Processo: 23112.001361/2010-27 – Atividade de Extensão: Divulgação e popularização do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Coordenação: Profª Drª Luciana de Souza Gracioso – DCI. 2.1.57 – OF DCSo n° 009/2011 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn para participar da International Conference Toward an Anthropology of Childhood and Children, Ethnographic Fieldwork Diversity and Construction of a Field, a ser realizado na Universidade de Liége, Bélgica, no período de 09 a 11/03/2011. 2.1.58 – OF DME nº 022/2011 – Encaminha o relatório para homologação da Comissão Julgadora do Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Metodologia de Ensino, na área de Educação, Sub-Área: Didática; História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Estágio Supervisionado de Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1°) Lugar: Maria Walburga dos Santos; 2°) Lugar: Alda Regina Tognini Romaguera. 2.1.59 – Processo 23112.004650/2009-02, encaminha Relatório de Avaliação nº 2 referentes ao estágio probatório e estabilidade do servidor Pedro Dolosic Cordebello – DAC – Técnico de Laboratório Audiovisual, de 12/11/2009 à 11/11/2012. 2.1.60 – Processo 23112.004664/2009-91, encaminha Relatório de Avaliação nº 2 referente ao estágio probatório e estabilidade da servidora Josiane Fernanda Covre – DAC – Técnico de Laboratório de Música, de 09/11/2009 à 08/11/2012. 2.1.61 – OF n° 23/11 – DPsi – Encaminha a composição da banca do Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto – Área Psicologia, Sub-área: Avaliação Psicológica. Membros da banca: Profª Drª Susi Lippi Marques Oliveira (Presidente) (CPF: 065.383.198-66), a Profª Drª Marília Gonçalves (CPF: 039.255.078-41) e a Profª Drª Georgina C. O. Faneco Maniakas (CPF: 067.736.688-40) como Membros Titulares (ATO CECH nº 019/2011). 2.1.62 – OF n° 25/11 – DPsi – Encaminha a composição da banca do Edital do concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto – Área Psicologia, Sub-área: Intervenção e Pesquisa em Clínica Psicológica/Aprendizagem. Membros da banca: Profª Drª. Maria de Jesus Dutra Reis (Presidente) (CPF: 243.930.611-87), o Prof. Dr. João dos Santos Carmo (CPF: 173.520.372-68) e a Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams (CPF: 509.560.868-53) como Membros Titulares (ATO CECH nº 020/2011). 2.1.63 – OF n° 031/11 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira para visita de cooperação interinstitucional conforme estabelecido na convocatória do Programa de Mobilidade Acadêmica “Escala Docente” da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), durante o período de 02 a 20/04/2011. 2.1.64 – Ofício DCI 17/2011 – Encaminha a solicitação de exoneração do cargo da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato e do Prof. Dr. Sérgio Luis da Silva, respectivamente Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação. Encaminha também a indicação da nova chefia do Departamento para os próximos dois anos, do Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria e do Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral, respectivamente como Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação. 2.1.65 – Processo 23112.000527/2011-87 – OF DCSo n° 010/2011 – Encaminha o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto – Área Economia, Sub-área: Economia Política. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Cássio Garcia Ribeiro Soares da Silva, 2°) William Vella Nozaki, 3°) Paulo de Tarso da Silva Santos, 4°) Erika Osakabe Asbahr, 5°) Daniel Augusto Feldmann. 2.1.66 – Processo: 23112.001067/2007-38 – Relatório de Extensão: Programa de Educação Superior UAB-UFSCar (Universidade Aberta do Brasil). Coordenação: Profª Drª Denise de Paula Martins de Abreu e Lima – Reitoria. 2.1.67 – Processo: 23112.000956/1999-62 – Relatório de Extensão: Esporte para a cidadania. Coordenação: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Júnior – DEFMH. 2.1.68 – OF n° 10/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Adriano Soriano Barbuto para efetivar sua Licença Capacitação, solicitada através do processo 23112.003798/2010-47, com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos da língua inglesa, na escola de idiomas Malvern House em Londres, Inglaterra, no período de 13/03 a 10/06/2011. 2.1.69 – Processo 23112.004666/2009-08 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da servidora Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro – DPSi, Pedagoga, de 09/11/2009 a 08/11/2012. 2.1.70 – Processo 23112.002148/2010-18 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Débora Burini – DAC – Professor Assistente, de 27/05/2010 a 26/05/2013. 2.1.71 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, a serem oferecidas no 1º período letivo de 2011: PPG-IS 003 – Gêneros da ficção no cinema, PPG-IS 014 – Processo de criação: do verbal ao audiovisual, PPG-IS 020 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som II, PPG-IS 025 – Narrativa Transmídia, PPG-IS 027 – A chegada do som no cinema do Brasil. 2.1.72 – Processo 23112.000788/2009-81 – OF Circular n° 011/2011 - CCLEEsp – Encaminha solicitação inicial de afastamento parcial da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, no período de 15/03/2011 a 15/09/2011, as terças e quintas-feiras no período da manhã, para cursar disciplinas no curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na UFSCar. 2.1.73 – Processo 23112.004737/2008-10 – OF nº 017/11 – DPsi – Encaminha o relatório final de Licença Capacitação da servidora Rogéria Veronese, que frequentou e concluiu o Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos ministrado sob coordenação do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, no período de 09/03 a 06/06/2009. 2.1.74 – Processo 23112.000575/2011-92 – OF DCSo n° 007/2011 – Encaminha o Relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto – Área de Antropologia, sub-área: Antropologia Brasileira. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Pedro Augusto Lolli, 2°) Helena Moreira Cavalcanti-Schiel, 3) Gil Vicente Lourenção. 2.1.75 – OF n° 14/2011 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto para efetivar sua Licença Capacitação, solicitada através do processo 23112.003788/2010-90, com a finalidade de efetivação de intercâmbio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Buenos Aires, Argentina. 2.1.76 – OF 001/2011 – PPG-FIL – Encaminha a solicitação de exoneração da função do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia no período de 21/02 a 17/04/2011, em razão de afastamento para participar de atividade acadêmica na Universidade de Luxemburgo, por meio do “Programas Erasmus Mundus de Filosofia Alemão e de Filosofia Francesa” (ATO CECH nº 021/2011). Informa que o Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, será o Coordenador do Programa no período de afastamento do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (ATO CECH nº 022/2011). 2.1.77 – Processo 23112.001663/2010-50 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Dirceu Cléber Conde – DL – Professor Adjunto, de 03/05/2010 a 02/05/2013. O item 2.1.64 teve alguns esclarecimentos. A Presidente do Conselho mencionou ter recebido uma mensagem enviada por um professor do DCI (Prof. Dr. Sérgio Luis da Silva) abordando algumas questões relacionadas ao processo de escolha da Chefia do seu departamento, pois a referida escolha é realizada pelo Conselho Departamental. A Profª Drª Maria da Glória Bonelli solicitou esclarecimentos com relação aos procedimentos de eleição do Departamento. A Profª Drª Vera Regina Casari Boccato, Chefe do DCI na condução da escolha da nova chefia, esclareceu que a decisão do colegiado do DCI seguiu o regimento do departamento vigente. A Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello recomendou que as unidades do CECH devem rever e atualizarem seus regimentos e por conseguinte, suas regras eleitorais incluam eleições com a participação de todos os segmentos da Unidade. A Profª Drª Maria da Glória Bonelli reforçou esta manifestação. A Profª. Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann acrescentou que em breve todos os departamentos deverão atualizar seus regimentos em função do novo regimento geral da UFSCar, que está ainda em discussão, embora muitos dos itens já tenham sido aprovados, faltando uma deliberação a respeito de seu conjunto total, de maneira que todas as unidades deverão adaptar-se as regras eleitorais nele contidas. 2.2 – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade, com uma abstenção da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, a ata da Reunião de número 439ª do Conselho do CECH, ocorrida em 20/12/2010. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Cristine Gorski Severo ________________________________________

 

Profª Drª Isadora Valencise Gregolin ____________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Flávia Cesarino Costa ________________________________________

 

Profª Drª Vera Regina Casari Boccato ___________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello ______________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello _____________________________________

 

Profª Drª Susi Lippi Marques Oliveira ____________________________________

 

Profª Drª Márcia Duarte ______________________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Prof. Dr. Oto Araújo Vale _____________________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette ______________________________

 

Anderson das Neves Moreira __________________________________________

 

Marcelo Félix Moraes ________________________________________________