Ata 439 - 20/12/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Trigésima Nona Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Anete Abramowicz, (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. João dos Santos Carmo (Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música); Profª Ms. Eliane Coster (Vice-Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD), Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) e o Bibliotecário/Documentarista Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). A Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues representou o Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Chefe do Departamento de Letras) e a Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos representou a Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Curso de Educação Especial). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Foi solicitado pela Direção do CECH que os Chefes e Vice-Chefes de Departamento e Coordenadores e Vice-Coordenadores de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação observem o princípio de se evitar marcar os respectivos períodos de férias no início de 2011 nos mesmos intervalos. O mês de janeiro/2011 será o período oficial das férias da Profª Wanda Aparecida Machado Hoffmann; o mês de fevereiro (até 21/02) será o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni quem estará em férias. 1.1.2 – Programa MEC-REUNI. Teríamos uma reunião no dia 17 de dezembro para fazermos um balanço, mas devido a alguns problemas com licitações, a reunião foi transferida para 14/01/2011. Foi criado um site na página da UFSCar para divulgação do Programa REUNI, onde será possível identificar as obras em andamento, os cursos em expansão, etc., ficando assim mais transparente a divulgação de todas as decisões e encaminhamentos. A secretaria do CECH passará o endereço do site para todos os conselheiros. 1.1.3 – As comemorações dos 40 anos da UFSCar foram finalizadas com muitas participações, inclusive de docentes e alunos do CECH. A Diretoria do Centro parabeniza todos os envolvidos que foram homenageados pela Reitoria. 1.1.4 – A Direção do CECH cumprimenta a todos pela chegada do Natal e que o ano de 2011 seja excelente, com muita saúde e paz. 1.1.5 – O Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, Chefe do Departamento de Ciências Sociais, solicitou seu desligamento como representante do Conselho Administrativo do CECH, justificando que assumindo a chefia do departamento, ficará inviável sua participação no referido Conselho. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Anete Abramowicz informou que o Brasil e os outros países de Língua Portuguesa acabam de ganhar uma versão da coleção “História Geral da África”, considerada internacionalmente a principal obra de referência sobre o continente africano, composta por oito volumes com cerca de 10 mil páginas no total. A obra foi coordenada pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da UFSCar, com parceria coma UNESCO e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. A pesquisa para elaboração da coleção começou em 1964, com o objetivo de contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Trinta anos depois foram lançadas as primeiras edições (com o original em francês), resultado do trabalho de 350 cientistas coordenados por 39 especialistas, dois terços deles africanos. O lançamento da coleção em português aconteceu no dia 9 de dezembro de 2010, com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Juca Ferreira; do Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Júnior; e do Coordenador do processo de tradução para o Português, Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, professor do Departamento de Sociologia da Universidade. A previsão é que oito mil coleções sejam distribuídas às bibliotecas públicas no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann mencionou que foi noticiado sobre essa obra pelo Jornal Estado de São Paulo, inclusive encaminhou cópia ao Prof. Dr. Valter Roberto Silvério. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo: 23112.004482/2009-61 – Relatório de Atividade de Extensão: ACIEPE: Aprender a ensinar deficientes visuais. Coordenação: Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI. 2.1.2 – Processo 23112.003499/2009-27 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Rogério Aparecido Sá Ramalho – DCI, Professor Assistente, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.3 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-POL 107 – Estudos Dirigidos 1. 2.1.4 – Processo 23112.000774/2009-04 – OF n° 61/2010 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Suzana Reck Miranda – DAC, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.5 – OF DCSo 077/2010 – Informa que nos dias 24 e 25/11/2010 foi realizada eleição para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Ciências Sociais. Foram eleitos os Professores Doutores Marcelo Coutinho Vargas e Jorge Luiz Mattar Villela para exercer, respectivamente a Chefia e a Vice-Chefia do Departamento de Ciências Sociais, período de 18/12/2010 a 17/12/2012. 2.1.6 – Processo 23112.003473/2009-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Regina Onofre – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.7 – Processo 23112.003474/2009-20 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Marini Braga – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.8 Processo 23112.003543/2009-56 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Paulo Sérgio Bretones – DME, Professor Adjunto, de 20/08/2009 a 19/08/2012. 2.1.9 – Ofício n° 62/2010 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para participar da First International Berkeley Conference on Silent Cinema, “Cinema Across Media: The 1920s”, promovida pelo Departamento de Filme e Mídia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, no período de 22 a 28/02/2011. 2.1.10 – OF 301/2010 – PE – UAB/UFSCar – Informa que a partir de 06 de dezembro de 2010, a Profª Drª Maria Iolanda Monteiro, passará a responder pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância – UAB/UFSCar (ATO CECH nº 081/2010) e a Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, pela Vice-Coordenação (ATO CECH nº 082/2010), ambas alocadas no Departamento de Metodologia de Ensino. 2.1.11 – Processo: 23112.004639/2010-30 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Aprender a ensinar alunos com deficiência Visual. Coordenação: Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI. 2.1.12 Processo: 23112.004888/201048 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais. Coordenação: Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso – DPSi. 2.1.13 – Processo: 23112.004689/2008-71 – Relatório de Atividade de Extensão: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Coordenação: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes – DPSi. 2.1.14 – Processo 23112.000715/2009-70 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristine Gorski Severo – DL, Professor Adjunto, de 02/02/2009 a 01/02/2012. 2.1.15 – OF 121/2010 – DME – Encaminha a solicitação da retificação da composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto – Área: Educação, Sub-Área: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 07 a 09/12/2010. Membros da Banca: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Presidente – UFSCar) (CPF: 081.990.648-46), Profª Drª Adriana Mattar Maamari (UFSCar) (CPF: 118.541.878-48), Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá (UFPR) (CPF: 470.869.479-20), Profª Drª Eliane Medeiros Borges (UFJF) (CPF: 375.654.277-72), Profª Drª Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP) (CPF: 084.587.478-04) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 083/2010). Profª Drª Dirce Djanira Pacheco e Zan (UNICAMP) (CPF: 120.747.328-64) e Profª Drª Isadora Valencise Gregolin (UFSCar) (CPF: 219.557.838-06) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 084/2010). Tornando sem efeito os ATOS CECH números 073 e 074/2010. 2.1.16 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente. 2.1.17 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-POL 108 – Política Brasileira. 2.1.18 – Processo 23112.003479/2009-09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Carla Alexandra Ferreira – DL, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.19 – Processo 23112.003062/2005-90 – Relatório de Atividade – VI Semana da Consciência Negra. Coordenação: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério – DS. 2.1.20 – Processo 23112.000962/1999-65 – Relatório de Atividade – Educação Musical na UFSCar. Coordenação: Profª Drª Ilza Zenker Leme – DAC. 2.1.21 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-EDU001- Paulo freire e a Educação no Brasil; PPG-EDU002-Epistemologia da Educação I; PPG-EDU003-Estudos e Práticas Avançadas em Formação de Professores; PPG-EDU004-Estudos em Formação de Professores; PPG-EDU005-Pesquisa em Educação em Ciências e em Educação Matemática; PPG-EDU006-Políticas Públicas e Sala de Aula; PPG-EDU007- Epistemologia da Educação II; PPG-EDU008-Estudos e Produções em Educação I; PPG-EDU009- Estudos e Produções em Educação II; PPG-EDU010- Estudos e Produções em Educação III; PPG-EDU011-Seminários de Dissertação em Educação; PPG-EDU012-Seminários de Tese em Educação; PPG-EDU013-Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; PPG-EDU014- Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2; PPG-EDU015- Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1; PPG-EDU016- Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2; PPG-EDU017-O currículo e a formação de Professores de Ciências e Matemática na Perspectiva CTSA; PPG-EDU018-Teorias do Estado e Políticas Públicas para a Educação; PPG-EDU019-O desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas; PPG-EDU020-Estudos e Práticas Sociais e Processos Educativos I; PPG-EDU021- Estudos e Práticas Sociais e Processos Educativos II; PPG-EDU022-Leituras Marxistas sobre Educação; PPG-EDU023-Lazer, Trabalho e Educação; PPG-EDU024-Música e lazer na comunidade; PPG-EDU025-História das idéias pedagógicas e a formação humana; PPG-EDU026-Educação e Alteridade; PPG-EDU027-Educação em Direitos Humanos; PPG-EDU028-Políticas Educacionais e Atores Sociais; PPG-EDU029-Educação, Cultura e Subjetividade; PPG-EDU030-Soberania, Governo e Relações de Poder; PPG-EDU031-Educação Popular e Saúde. 2.1.22 – OF DCI n° 070/2010 – Informa que a partir do dia 02 de fevereiro de 2011, a Profª Drª Vera Regina Casari Boccato passará a ser responsável pela Chefia do Departamento de Ciência da Informação e o Prof. Dr. Sérgio Luis da Silva pela Vice-Chefia. 2.1.23 – Solicitação de Afastamento do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes, do Departamento de Metodologia de Ensino para atividade Saída de Campo no Pantanal de Mato Grosso, na cidade de Miranda – MS, no período de 12 a 17 de dezembro de 2010. 2.1.24 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-IS 027 – A chegada do som no cinema do Brasil. 2.1.25 – Processo 23112.000399/2010-70 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Ana Paula Rodrigues da Silva, Pedagoga – CCLEEsp, de 02/02/2010 à 01/02/2013. 2.1.26 – Processo 23112.000454/2010-16 – Referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Elizabeth Keiko Ribeiro, Assistente em Administração – CCLEEsp, de 08/02/2010 à 07/02/2013. 2.1.27 – OF 078/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima para ministrar aulas como professor convidado, no Departamento de Sociologia na Universidade de Toulouse Le Mirail, Toulouse, França, no período de 24/01 a 23/02/2011. 2.1.28 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-POL 319 – Democracia e Sociedade Civil. 2.1.29 – Processo 23112.003821/2010-03 – OF DME 124/2010 – Encaminha para homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva para o Departamento de Metodologia de Ensino na área de Educação Matemática, sub-área: Metodologia de Ensino de Matemática. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Ademir Donizeti Caldeira; 2°) Ana Paula dos Santos Malheiros. 2.1.30 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Entretenimento, Corpo e Contemporaneidade. 2.1.31 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: SOC 002 – Seminário de Dissertação, SOC 004 – Teoria Sociológica II, SOC 011 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Sociologia I, SOC 014 – Estudos Especiais I, SOC 015 – Estudos Especiais II, SOC 024 – Sociologia do Trabalho, SOC 027 – Sociologia Rural, SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Entretenimento, corpo e contemporaneidade, SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociologia da Violência, SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociedade e Meio-Ambiente, SOC 151 – Seminário de Tese, SOC 152 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Sociologia II. 2.1.32 – Processo 23112.003857/2010-15 – OF n° 187/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso onde participou do Seminário Acadêmico e da Reunião Anual do Comitê Acadêmico da AUGM, na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, durante o período de 26/10 a 02/11/2010. 2.1.33 – Processo 23112.004150/2010-00 – OF n° 188/10 – DPSi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, onde participou e apresentou trabalho no V Encuentro Iberoamericano de Educación realizado em Guadalajara, Espanha, durante o período de 24/10/2010 à 01/11/2010. 2.1.34 – Processo 23112.003485/2010-00 – OF n° 189/2010 – DPSi – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, onde apresentou trabalho no “X Congreso Latiniamericano y V Nacional de Educacíon Bilingue para personas sordas”, em Santiago, Chile, durante o período de 27/09 a 03/10/2010. 2.1.35 – Processo 23112.000701/2009-90 – OF n° 190/2010 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – DPsi, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.36 – Processo 23112.003692/2010-53 – OF DFMC n° 28/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke onde participou como Conferencista Convidado (keynote speaker), do 35th Meeting of the International Merleau-Ponty Circle (35° Encontro do Círculo Internacional Merleau-Ponty), cujo tema, neste ano, foi “Depth: Aesthetic, Psychoanalytic, Historical-Political”, na UNC Ashville, em Ashville, Carolina do Norte, EUA, no período de 20 a 28/09/2010. 2.1.37 – Processo 23112.004529/2010-09 – OF DFMC n° 30/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, no período de 11 a 21/11/2010, onde ministrou mini-curso, e um Workshop Internacional de Filosofia Francesa e também participou de Reuniões de Trabalho na Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras), em Coimbra, Portugal. 2.1.38 – Processo 23112.000703/2009-07 – OF n° 184/2010 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – DPsi, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.39 – Processo 23112.000934/2009-98 – OF n° 185/2010 – DPsi – Encaminha Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, Pedagoga – DPsi, de 06/02/2009 à 05/02/2012. 2.1.40 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-LIN 045 – Semântica Lexical Computacional, PPG-LIN 046 – Novas tecnologias e ensino de línguas, PPG-LIN 047 – Leitura, História e Ensino: as representações discursivas do leitor brasileiro, PPG-LIN 048 – Estudos Contrastivos: encontros e confrontos, PPG-LIN 049 – Tópicos em Autoria. 2.1.41 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPGPsi 02 - Comportamento e cognição, PPGPsi 03 – Estudos avançados sobre comportamento e cognição, PPGPsi 04 – Análise e programação de condições de ensino, PPGPsi 06 – Análise de Habilidades Sociais nas relações interpessoais, PPGPsi 11 – Desenvolvimento adulto e envelhecimento: Relações interpessoais e processos cognitivos no contexto familiar, PPGPsi 16 – Estágio supervisionado em capacitação docente em Psicologia 2, PPGPsi 50 – Atualização bibliográfica sobre bases biológicas do comportamento, PPGPsi 51 – Atualização bibliográfica sobre função simbólica (Turma A), PPGPsi 51 – Atualização bibliográfica sobre função simbólica (Turma B), PPGPsi 52 – Atualização bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos (Turma A), PPGPsi 52 – Atualização bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos (Turma B), PPGPsi 52 – Atualização bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos (Turma C), PPGPsi 52 – Atualização bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos (Turma D), PPGPsi 54 – Monitoria no ensino de Psicologia, PPGPsi 56-3 – Seminários de pesquisa em Psicologia: Métodos quali e quantitativos, PPGPsi 57-5 –Tópicos avançados sobre investigação científica em Psicologia: Comportamento Matemático, PPGPsi 60-4 – Temas em Psicologia: Influência dos pais nas trajetórias de desenvolvimento de seus filhos, PPGPsi 60-5 – Temas em Psicologia: Solidariedade intergeracional – aspectos conceituais e metodológicos, PPGPsi 60-6–Temas em Psicologia: Children with developmental disabilities: issues in stimulus control, PPGPsi 63 – Jogos comportamentais: generosidade, altruísmo, cooperação, competição, PPGPsi 64 – Análise comportamental de relações implícitas. 2.1.42 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: PPG-EDU032 - Fundamentos Históricos, filosóficos e sociológicos da Educação, PPG-EDU033 - Infância e Experiência, PPG-EDU034 - Teoria da Educação: Aportes de Africanidades. 2.1.43 – OF DCSo n° 080/2010 – Encaminha Ficha de Caracterização da Disciplina 16.538-7 – Antropologia da Família, do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2011. 2.1.44 – Processo 23112.001326/2010-43 – Relatório de Atividade – VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, Coordenação: Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos – PPG-Fil. 2.1.45 – Processo 23112.003587/2009-25 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Isamara Alves Carvalho – DAC, Professor Assistente, de 21/08/2009 a 20/08/2012. 2.1.46 – Processo 23112.004045/2009-82 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Thais dos Guimarães Alvim Nunes – DAC, Professor Assistente, de 25/08/2009 a 24/08/2012. 2.1.47 – Processo 23112.004313/2010-68 – OF DCI n° 71/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, no período de 02 a 07/11/2010, onde participou do X Congresso Internacional de Rehabilitación del Patrimonio Arquitectónico y Edificación – CICOP 2010, promovido pela Universidade Católica do Chile, com apresentação do trabalho “Fazendas históricas brasileiras do interior paulista dos séculos XVII e XIX: uma proposta teórico-metodológica de inventário patrimonial”. 2.1.48 – Processo 23112.003220/2010-08 – OF DCI n° 72/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, no período de 12 a 19/09/2010, onde participou do XII Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia 2010, na Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina. 2.1.49 – OF n° 169/2010 – DPSi – Indicação da Vice-Chefia do Departamento de Psicologia Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira, da Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose, Profª Drª Marília Gonçalves e Profª Drª Patrícia Waltz Schelini, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. João dos Santos Carmo, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 085/2010). 2.1.50 – OF DL n° 074/2010 – Informa que o Conselho Departamental do Departamento de Letras elegeu a Profª Drª Cristine Gorski Severo e o Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim para, respectivamente ocuparem os cargos de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Letras, durante o período de 07/01/2011 a 06/01/2012. 2.1.51 – Processo 23112.003235/2010-44 – OF DL n° 075/2010 – Encaminha o Relatório Científico do afastamento do país da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, no período de 05 a 18/09/2010, em que participou do 26° Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românticas, em Valência – Espanha; e para realização de uma Missão de Pesquisa na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris – França. 2.1.52 – Processo 23112.003236/2010-03 – OF DL n° 076/2010 – Encaminha o Relatório Científico do afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, no período de 06 a 17/09/2010, em que participou do 26° Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românticas, em Valência – Espanha; e para realização de uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III/Sorbonne Nouvelle, em Paris – França. 2.1.53 – OF CCBLin n° 16/2010 – Encaminha as Fichas de Caracterização das Disciplinas do curso de Bacharelado em Lingüística: 06.276-6 – Laboratório 6 – ênfase I: Indústria da Língua e Processamento de Línguas Naturais; 06.277-4 – Laboratório 6 – ênfase II – Textos: Meios e Materiais Instrucionais; 06.278-2 – Laboratório 6 – ênfase III – Texto e Discurso; 06.279-0 – Estágio Curricular 1; 06.280-4 – Laboratório 7 – ênfase I: Indústria da Língua e Processamento de Línguas Naturais; 06.281-2 – Laboratório 7 – ênfase II – Textos: Meios e Materiais Instrucionais; 06.282-0 – Laboratório 7 – ênfase III – Texto e Discurso; 06.283-9 – TCC1 – Trabalho de Conclusão de Curso 1; 06.284-7 – Estágio Curricular 2; 06.285-5 – Laboratório 8 – ênfase I: Indústria da Língua e Processamento de Línguas Naturais; 06.286-3 – Laboratório 8 – ênfase II – Textos: Meios e Materiais Instrucionais; 06.287-1 – Laboratório 8 – ênfase III – Texto e Discurso; 06.288-0 – TCC2- Trabalho de Conclusão de Curso 2 e 06.289-8 – Texto: produção e circulação. 2.1.54 – OF 079/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins para realizar um estágio de pesquisa no Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo (CRBC) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de 10/02 a 04/03/2011, em Paris, França. 2.1.55 – Processo 23112.003820/2010-44 – OF DME 126/2010 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto na área de Educação, sub-área: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, do Departamento de Metodologia de Ensino. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1°) Lugar: Vanessa Gabassa, 2°) Lugar: Aline Sommerhalder, 3°) Lugar: Patrícia Maria Fragelli, 4°) Lugar: Keity Jeruska Alves dos Santos. 2.1.56 – OF DME 126/2010 – Informa que nos dias 13 e 14/12/2010 foi realizada eleição para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino. Foram eleitas as Professoras Doutoras Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti e Isadora Valencise Gregolin para exercer, respectivamente a Chefia e a Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, a partir de 01/01/2011. 2.1.57 – Processo 23112.001749/2008-48 – OF n° 186/10 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação Especial de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. João dos Santos Carmo – DPsi, Professor Adjunto, de 28/02/2008 à 27/02/2011. 2.1.58 – OF 052/2010 – PPG-FIL – Informa que foram eleitos como Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, respectivamente os Professores Doutores Paulo Licht dos Santos (ATO CECH nº 086/2010) e Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz (ATO CECH nº 087/2010), para o período de 10/11/2010 a 05/09/2012. 2.1.59 – Of. CCFil n ° 24/2010 – Indicação da Representante Geral de Áreas da Coordenação do Curso de Filosofia, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências Profª Drª Silene Torres Marques, do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira, Profª Drª Silene Torres Marques e o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do servidor Aron Affonso Volante, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 088/2010). 2.2 – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade, com uma abstenção do Prof. Dr. João dos Santos Carmo, a ata da Reunião de número 438ª do Conselho do CECH. 2.3 – Processo n° 23112.001130/1997-86 – Alteração do Regimento da Unidade Especial de Informação e Memória – UEIM. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade, com uma abstenção da Profª Drª Anete Abramowicz. 2.4 – Espaço Físico – Expansão UAC. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann comunicou que foi solicitado ao CECH manifestação com relação à Expansão da Unidade de Atendimento à Criança (UAC). Foi apresentada em reunião a reforma da UAC, com verba de emenda parlamentar. O primeiro projeto foi que 30 metros que avançaria em frente ao CECH, sendo negado pela Direção, pois com a frente do CECH tomada, inviabilizaria a expansão de algum prédio na lateral. Sendo assim, foi solicitada alteração na planta e apresentada uma nova com um pré-projeto à Comissão de Espaço Físico composta pelo Prof. Dr. Néocles Alves Pereira e o Prof. Dr. Luiz Antonio Nigro Falcoski, atual Coordenador do Plano Diretor, para termos uma diretriz se poderemos expandir ou não, tendo uma visão geral de somente 3,6 m em frente ao gramado próximos ao CECH, com entrada para um estacionamento para 28 veículos e com a possibilidade da construção de um prédio na lateral. A Profª Drª Anete Abramowicz, Chefe do DME se coloca favorável à expansão, esclarecendo que desta forma não prejudicará a pesquisa dos docentes do CECH. O Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, Vice-Chefe do DEd, questiona para onde irá a UAC quando realmente precisar se expandir? A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclarece que a médio e longo prazo, ela será transferida para a Área Norte, e a idéia é que se busque institucionalmente uma solução, pois se contratar mais docentes para a UFSCar, consequentemente a UAC terá que atender um número maior de crianças. O Prof. Luiz Roberto solicitou então para que se coloque um limite de expansão para não avançar mais sobre o CECH. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclareceu novamente que foi mencionado na primeira reunião com a Comissão de Espaço Físico, que não haja mais demanda de expansão de nenhum prédio próximo ao CECH. O Prof. Dr. João dos Santos Carmo, Chefe do Departamento de Psicologia, fez consulta aos docentes do seu departamento através de e-mail, e os professores que se manifestaram foram contrários à expansão da UAC. O mesmo professor questionou acerca da outras expansões previstas na área Sul, que prevê outros edifícios, inclusive Proinfra’s há mais de 5 anos e que não foram iniciados ainda. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclareceu que a FAI assumiu a coordenação da execução dos projetos Proinfra-FINEP e busca mecanismos para agilizar a execução dos aprovados. O Prof. João questionou ainda por que razão a UAC opera com 18 professores substitutos e apenas 4 docentes efetivos, e como ficará a situação tendo em vista as dificuldades previstas para a renovação dos contratos dos substitutos. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann respondeu que na última Reunião do ConsUni ficou acertado que as Unidades Especiais (entre elas a UAC) farão parte da demanda oficial da Instituição para a resolução desses casos. A Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, informou que a posição do Conselho do seu Programa foram contrários à expansão e colocou a necessidade de ampliação de espaço físico para atender a secretaria do PPG-Psi. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann esclareceu que tudo depende de recursos e do início da execução de obras já planejadas há muito tempo. A Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, Chefe do Departamento de Artes e Comunicação, colocou que neste momento o DAC concorda com a expansão da UAC nos limites indicados, mas reforça a necessidade do aumento do prédio do DAC, pois há poucas salas para os docentes e não há laboratórios de música. A Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, que estava representando a Chefia do Departamento de Letras, informou que no seu departamento os docentes foram consultados por e-mail e todos foram favoráveis à expansão da UAC, esclarecendo que à expansão da UAC não será somente com salas de aula, mas também adequação do refeitório e biblioteca. Após discussão, foi colocado em votação a expansão da UAC, tendo onze votos favoráveis, dois contrários e três abstenções. Assim, foi aprovado. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes __________________________________________

 

Profª Drª Anete Abramowicz ___________________________________________

 

Prof. Dr. João dos Santos Carmo _______________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Profª Ms.Eliane Coster _______________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Maria Iolanda Monteiro _______________________________________

 

Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette ______________________________

 

Bibliotecário/Documentarista Sr. Antonio Carlos Ciarlo ______________________