Ata 438 - 26/11/2010

 

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo sexto dia do mês de novembro do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Trigésima Oitava Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Anete Abramowicz, (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Profª Drª Eliane Christina de Souza (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) e o Bibliotecário/Documentarista Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). A Profª Drª Márcia Duarte representou a Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Curso de Educação Especial). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Projeto REUNI está em andamento e neste final de ano será feito um balanço de todo o projeto e será dada a continuidade dos encaminhamentos referentes à distribuição da reserva de vagas docente e as datas e ações ligadas as obras, custeio, etc. 1.1.2 – Termina hoje o prazo para a digitação do período de férias, só falta colher as assinaturas. O mês de janeiro de 2011 será o período oficial das férias da Profª Wanda Aparecida Machado Hoffmann e o mês de fevereiro será o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni quem estará em férias. 1.1.3 – Resposta UAB. Foram feitos vários questionamentos pela Direção do CECH enquanto Conselho através de e-mail encaminhado à Secretaria de Educação à Distância, no dia 23 de abril deste ano. A Secretaria UAB encaminhou resposta através de ofício que será reencaminhado aos chefes. Muitas questões ainda estão em andamento, nas respostas ainda não se tem dados quantitativos, mas podemos ter um panorama geral. 1.1.4 – LIBRAS. A Direção está fazendo ações em relação à disciplina LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais, disciplina obrigatória de 02 créditos para todas as 25 Licenciaturas da UFSCar. Foi esclarecido que, em fevereiro de 2009, foi feita uma reunião com a Direção do CECH, a Chefia do Departamento de Psicologia, a Chefia do Departamento de Letras, a Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (responsável pela disciplina) e o Prof. Dr. Vitor Sordi, Pró-Reitor Adjunto da ProGrad, para ser definido com qual área de conhecimento ficaria responsável pelo oferecimento da disciplina Libras. Ficando a cargo do Departamento de Psicologia, pois há uma demanda de 450 alunos por semestre. Entendemos que este problema é institucional, mesmo estando na nossa área de conhecimento e a Profª Cristina Lacerda está ajudando, pois fez um relatório das necessidades reais para o oferecimento da disciplina, sendo que há necessidade da contratação de cinco docentes em dedicação exclusiva. O CECH está enviando oficialmente à ProGrad o relatório elaborado pela Profª Cristina de atendimento à todas as licenciaturas da UFSCar. 1.1.5 – No próximo dia 16 de dezembro à tarde, faremos o Lanche do Natal, todos estão convidados. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos comunica que no início de dezembro, terá início os Concertos de Final de Ano. No dia 02, às 18 hs será na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda (Rua São Paulo, 745 – Centro), no dia 08, às 20 hs, com a Participação Especial no Concerto de Natal da Orquestra Experimental, será na Biblioteca Comunitária – UFSCar e no dia 09 às 19:30 hs será no Anfiteatro Bento Prado Júnior – UFSCar. Todos estão convidados. 1.2.2 – O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni informa que recebeu convocação da CEMA (Coordenadoria Especial do Meio Ambiente), para reunião no próximo dia 01 de dezembro, onde terá notícias sobre o cerrado. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta, do seguinte item 2.6 – Of. Circular nº 065/2010 – CCLEEsp Apreciação da Eleição para Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF nº 161/2010 – DPsi – Encaminha o Termo de Adesão a ser firmado entre a UFSCar e a Profª Diléia Aparecida Martins, para a prestação de Docência Voluntária, junto ao Departamento de Psicologia. 2.1.2 – Processo: 23112.003590/2010-76 – OF DCI 065/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Pofª Drª Camila Dias Rigolin para participar do XXIX Congresso Internacional da Latin American Studies Association - LASA, realizado em Toronto no Canadá, no período de 04 a 11/10/2010. 2.1.3 – Processo: 23112.004660/2008-56 – Atividade de Extensão: Feminismo dialógico: grupos de mulheres. Coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.4 – OF n° 086/2010 – DME – Encaminha Ficha de Caracterização da disciplina 19.090-0 – Didática Geral, com início da vaidade para o 1° período letivo de 2012. 2.1.5 – OF DME nº 108/2008 – Encaminha solicitação de abertura de Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Metodologia de Ensino, na área de Didática: História e Geografia: Conteúdos e seu Ensino; Estágio Supervisionado de Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na vaga deixada pelo Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto. 2.1.6 – Processo: 23112.002838/2010-67 – OF DME nº 110/2008 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, no período de 18 a 22/08/2010 onde participou do Congresso Internacional de Educação (Primer Encuentro Haciendo Escuela), realizado em Rosário, Argentina. 2.1.7 – OF n° 059/2010 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Ms. Eliane Coster, para participar do 32° Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano promovido pelo Instituto Cubano Del Arte e indústria Cinematográficos, no período de 01 a 14/12/2010, na cidade Havana, Cuba. 2.1.8 Processo: 23112.002276/2010-76 – OF 064/2010 DS – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, onde participou do LASA 2010 – Congreso da Latin American Studies Association (LASA), que ocorreu em Toronto, no Canadá, no período de 05 a 10/10/2010. 2.1.9 – Processo: 23112.004672/2010-09 – Atividade de Extensão: Desenvolvendo Biblioteca Virtual para Economia Solidária. Coordenação: Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso – DPsi. 2.1.10 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-Psi – 060-7 – Temas em Psicologia: Modelos e técnicas de representação de Redes Semânticas. Método Distsem. 2.1.11 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Artes e Comunicação, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: Oficina de Roteiro. Com início da validade para o 1° período letivo de 2011: Introdução à Significação Musical. 2.1.12 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia: 37.008-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho, 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente, 37.022-3 – Tecnologia e Sociedade. 2.1.13 – Fichas de Caracterização e Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-EES – 501-10 – Tópicos em Educação Especial 1: Os processos de inclusão nas escolas e nas universidades da Itália, PPG-EES – 501-11 – Tópicos em Educação Especial 1: Deficiência Intelectual e a avaliação do comportamento adaptativo. 2.1.14 – Processo 23112.000761/2009-70 – OF n° 166/10 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPSi, Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.15 – Processo 23112.001642/2010-72 – OF n° 167/10 – DPsi – Encaminha o relatório de atividades de Licença Capacitação da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini, durante o período de 09/08/2010 a 06/11/2010, cujas atividades foram realizadas no Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (Labape), pelos Profs. Drs. Ricardo Primi e Ana Paula Noronha, da Universidade São Francisco, em Itatiba, SP. 2.1.16 – Processo 23112.003486/2010-67 – OF n° 170/10 – DPsi – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams referente a sua participação no XVIII Congresso Internacional sobre abuso e negligência infantil, realizado no Hawai, EUA, no período de 21/09 a 01/10/2010. 2.1.17 – Processo 23112.000788/2009-81 – OF n° 171/2010 – DPsi – Encaminha o relatório final de atividades do afastamento parcial para capacitação da pedagoga Carla Ariela Rios Vilaronga durante o período de 21/03 a 21/09/2010 para frequentar o Curso de Pós-Graduação na UNESP em Rio Claro. 2.1.18 – Processo 23112.002391/2010-04 – OF n° 172/2010 – DPsi – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, referente a sua participação nos congressos 14th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication em Barcelona (Espanha) e no ISEC 2010 Inclusive and Supportive Education Congress em Belfast (Irlanda do Norte) e visitas técnicas no período de 24/07 a 10/08/2010. 2.1.19 – Processo 23112.000710/2009-05 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes – DEd, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.20 – Processo 23112.000739/2009-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello – DCSo, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.21 – Processo 23112.000747/2009-74 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal – DEd, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.22 – Processo 23112.003477/2009-92, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Géssica Priscila Ramos – DEd – Professor Adjunto, de 12/08/2009 à 11/08/2012. 2.1.23 – Processo 23112.000928/2009-47 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Servidor José Olavo Kasmin, Assistente em Administração – CCArtes, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.24 – Processo 23112.004134/2009-38 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo – DCSo, Professor Adjunto, de 27/08/2009 a 26/08/2012. 2.1.25 – Processo 23112.002455/2009-72 – Encaminha o Relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis, para realização de Estágio Pós-Doutoral na York University, em Toronto, no Canadá, no período de 01 de julho de 2009 a 31 de março de 2010. 2.1.26 – Fichas de Caracterização do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 18.002-5 – Filosofia da Ciência, 18.013-0 – Filosofia da Psicologia, 18.018-1 – Formação do Pensamento Filosófico Moderno, 18.027-0 – Filosofia e Lógica, 18.036-0 – Introdução à Ciência Psicológica, 18.038-6 – Filosofia da Biologia, 18.039-4 – História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Psicanálise 1, 18.084-0 – História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Psicanálise 2, 18.085-8 – Filosofia das Ciências da Vida, 18.107-2 – História e Sistemas Psicológicos: Gestalt e Tendências Contemporâneas. 2.1.27 – Processo 23112.000719/2009-99 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz – DFMC, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.28 – OF DCSo 076/2010 – Encaminha Ficha de Caracterização da Disciplina 16.402-0 – Economia Política, com início da validade para o 2° período letivo de 2011. 2.1.29 – OF n° 168/2010 DPSi – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini para realização de Pós-Doutorado na Universidade de São Francisco no Brasil e na Universidade do Minho em Portugal, durante o período de 01/02/2011 a 31/12/2011. 2.1.30 – OF 113/2010 – DME – Encaminha a solicitação da retificação da composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto – Área: Educação, Sub-Área: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 07 a 09/12/2010. Membros da Banca: Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (Presidente – UFSCar) (CPF: 081.990.648-46), Profª Drª Camén Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) (CPF: 723.135.108-59), Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá (UFPR) (CPF: 470.869.479-20), Profª Drª Eliane Medeiros Borges (UFJF) (CPF: 375.654.277-72), Profª Drª Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP) (CPF: 084.587.478-04) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 073/2010). Profª Drª Dirce Djanira Pacheco e Zan (UNICAMP) (CPF: 120.747.328-64) e Profª Drª Denise de Freitas (UFSCar) (CPF: 034.183.908-62) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 074/2010). 2.1.31 – Processo 23112.003500/2009-34 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran – DS, Professor Adjunto, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.32 – OF 012/2010 – PPGAS – Encaminha Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-ANT 042 – Tópicos Especiais em Antropologia Social: Indivíduo e Sociedade na Teoria Antropológica: leituras etnográficas, PPG-ANT 043 – Antropologia das Migrações, PPG-ANT 044 – Tópicos Especiais em Antropologia V: Etnografias do Médio Xingu, PPG-ANT 045 – Antropologia da Família. 2.1.33 – OF DME118/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 09/12 a 24/12/2010 para participar do III Festival Mundial de Artes Negras (FESMAN), que será realizado em Dakar, Senegal. 2.1.34 – Ofício n° 046/2010 – CCPed – Solicita a inversão da nomeação para os cargos da Coordenação do Curso de Pedagogia Diurno a partir do dia 01/12/2010. A Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello responderá pela Coordenação do Curso (ATO CECH nº 075/2010) e o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva responderá pela Vice-Coordenação do Curso (ATO CECH nº 076/2010). 2.1.35 – Ofício n° 003/2010 – CCPe-N – Solicita a inversão da nomeação para os cargos da Coordenação do Curso de Pedagogia Noturno a partir do dia 01/12/2010. O Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva responderá pela Coordenação do Curso (ATO CECH nº 077/2010) e a Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello responderá pela Vice-Coordenação do Curso (ATO CECH nº 078/2010). 2.1.36 – OF DCI 68/2010 – Informa que o mandato atual da Chefia do Departamento de Ciência da Informação, Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, terminará no dia 28 de novembro de 2010, portanto solicita prorrogação do mandato “pró-tempore” até 01 de fevereiro de 2011, quando assumirá a nova Chefia do Departamento. 2.1.37 – Processo: 23112.004670/2010-06 – Atividade de Extensão: II Jornada de Estudos: a interface entre educação do campo e educação especial. Coordenação: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPSi. 2.1.38 – Processo: 23112.003393/2007-98 – Relatório de Extensão: Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos 2008/2009. Coordenação: Prof. Dr. Fábio Molina da Silva – DEP. 2.1.39 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia: 20.001-8 – Psicologia da Educação 1 – Aprendizagem, com inicio da validade para o 1° período letivo de 2011. 2.2 – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 437ª do Conselho do CECH. 2.3 – Resultado da Eleição de Representante Discente do Conselho do CECH. Foi realizada uma eleição com os mesmos critérios da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) realizada no dia 17/11/2010. Não fizemos a eleição em conjunto pela falta de tempo, para podermos ter mais tempo de inscrições. Tivemos poucos candidatos, mas conseguimos eleger 5 alunos. Resultado final: Representantes da Graduação – Efetivos (3 vagas) – Anderson das Neves Moreira ( Biblioteconomia e Ciência da Informação – 1° ano) – 22 votos; José Olavo Kasmin (Filosofia – 1° ano) – 20 votos; Marcelo Félix Moraes (Imagem e Som – 1° ano) – 17 votos. Suplentes (3 vagas) – Zoe Yasmine Miranda Sá Dall’Igna (Imagem e Som – 1° ano) – 16 votos; Gabriel Ribeiro Alfredo (Imagem e Som – 1° ano) – 15 votos. Representantes de Pós-Graduação – Efetivos (3 vagas) – Nathália Muylaert Locks Guimarães (Filosofia – Mestrado) – 2 votos. Suplentes (3 vagas). Nenhum candidato. Colocado em votação, o resultado foi homologado com várias sugestões para aumentar a participação dos alunos nos colegiados. 2.4 – Apreciação do Relatório Final do Projeto de Aplicação da Reserva Técnica Institucional para Infra Estrutura de Pesquisa da FAPESP 2009/2010. Conforme aprovado, a verba da reserva técnica foi aplicada no Auditório do CECH e nos respectivos projetos geradores do recurso. Colocado em votação, o relatório final foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Apreciação do uso da Reserva Técnica Institucional para Infra Estrutura de Pesquisa da FAPESP 2011. Apresentada pela Srª Diretora o Plano de Aplicação para 2011, o Colegiado discutiu o uso e aprovou o montante de R$ 25.178,00 (vinte e cinco mil, cento e setenta e oito reais) fosse aplicado conforme segue: 1) Uma demanda coletiva, relativa à aquisição de: a) um módulo de estante de aço deslizante, com prateleiras, medindo 2,50 x 2,50 x 0,70 m: e b) um aparelho de ar condicionado, tipo split, de 24.000 BTU’s; a serem instalados na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), com vistas a dar infra-estrutura compatível com as múltiplas atividades dos onze Programas de Pós-Graduação do Centro. O montante dos recursos a ser aplicado nesse quesito é de R$ 11.000,00 (MPN); 2) Uma demanda coletiva, relativa à aquisição de: a) um aparelho projetor multimídia (data-show) de alta definição; a ser instalado no espaço coletivo Auditório CECH, destinado à realização de congressos, reuniões científicas de grupos de pesquisa, ciclos de conferências dos programas de pós-graduação do CECH, com vistas a dar infra-estrutura compatível com as múltiplas atividades dos onze Programas de Pós-Graduação do Centro. O montante dos recursos a ser aplicado nesse quesito é de R$ 6.000,00 (MPN); 3) Demandas específicas de laboratórios de pesquisa associados aos projetos de pesquisa geradores da reserva técnica institucional, visando complementar a infra-estrutura de pesquisa já disponível, uma vez que tais laboratórios constituem a base de Grupos de Pesquisa da UFSCar cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, os quais reúnem pesquisadores da UFSCar e de outras instituições de pesquisa. São eles: a) “Núcleo de Estudos Legislativos e Política Externa” (Departamento de Ciências Sociais / Programa de Pós-Graduação em Ciência Política); b) “Grupos Estudos e Pesquisas em Terminologia” (Departamento de Letras / Programa de Pós-Graduação em Linguística); c) “Economia Política da Educação e Formação Humana” (Departamento de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação); d) o “Grupo de Pesquisa Corpo, Identidade e Subjetivações” (Departamento de Sociologia / Programa de Pós-Graduação em Sociologia); e) “Formação de Recursos Humanos e Ensino em Educação Especial – FOREESP” (Departamento de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Educação Especial). O montante dos recursos a ser aplicado nesse quesito é de R$ 8.178,00 (MPN). 2.6 – Of. Circular nº 065/2010 – CCLEEsp – Apreciação da Eleição para Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial. Informa que em eleição realizada no dia 25 de novembro de 2010, foram eleitas as Professoras Doutoras Juliane Aparecida de Paula Perez Campos e Márcia Duarte, para os cargos de Coordenadora (ATO CECH nº 079/2010) e Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 080/2010), respectivamente, do Curso de Licenciatura em Educação Especial, para o biênio de 2011-2012, a partir de 01 de janeiro de 2011. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes __________________________________________

 

Profª Drª Anete Abramowicz ___________________________________________

 

Profª Drª Eliane Christina de Souza _____________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Bibliotecário/Documentarista Sr. Antonio Carlos Ciarlo ______________________