Ata 437 - 28/09/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de setembro do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Trigésima Sétima Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências); Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória ), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música); Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). A Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos representou a Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Curso de Educação Especial). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Cientes da importância de se resgatar e preservar a história de uma entidade sindical, o SINTUFSCar – Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFSCar inaugurou hoje o seu memorial. Após a cerimônia de inauguração, estarão expostas ao público no saguão de convivência do sindicato, as fotos alusivas ao acontecimento. Na ocasião será dado ao saguão, o nome do servidor "José Nunes de Andrade”. 1.1.2 – Foi recebido o Ofício n° 006/2010 enviado pela Procuradoria Jurídica, referente ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde – PGRSS da UFSCar. Para a elaboração do referido plano, há necessidade de informar quais departamentos e que tipos de resíduos sólidos de saúde são gerados pelos departamentos do Centro. 1.1.3 – Eleição de representantes discentes para os Conselhos Superiores da UFSCar. A eleição será nos dias 27 e 28 de outubro próximo, para o Conselho do CECH, haverá divulgação e provavelmente será no final de novembro. 1.1.4 – Na reunião do ConsUni do dia 15 de outubro, os alunos pleitearam a realização da Festa do Tusca na área próxima à pista da saúde, no prédio inacabado, que será destinado para eventos, sendo que a exigência seria utilizar toda a área da UFSCar como estacionamento. A solicitação não foi aprovada. 1.1.5 – Os representantes ADUFSCar como da ASUFSCar solicitaram representatividade no ConsUni, como membros efetivos, tanto de professor aposentado como de servidor técnico-administrativo aposentado. O assunto será discutido na próxima reunião do ConsUni. 1.1.6 – Na reunião do ConsUni do dia 15 de outubro foi solicitado pelo CECH a inclusão de pauta a questão da Institucionalização da UAB. A inclusão foi aceita, com breve discussão e será dada continuidade numa próxima reunião do Conselho. 1.1.7 – Hoje teríamos a presença do Prof. Mauro Rocha Côrtes, Secretário Geral de Recursos Humanos para esclarecer sobre a questão de professor substituto, pois não há garantias de novas contratações, sendo que algumas unidades do CECH terão sérios problemas no próximo semestre; por exemplo, o Departamento de Ciências Sociais na área de Economia e o Departamento de Filosofia na área de Direito, entre outros. 1.1.8 – Proposta de novo Campus “Campus Rural Lagoa dos Sinos”, área de 643 hectares, localizado no município de Buri, a 130 km de Sorocaba. Doação do escritor Raduan Nassar. Para obter maiores informações, é só acessar o site www.ufscar.br/~soc. Foi criada uma comissão para estudar a proposta. 1.1.9 – A criação do Curso de Direito foi aprovada pelo Programa REUNI-UFSCar, mas só será implantado se houver recursos. Amanhã será protocolado a parte acadêmica na PROGRAD, ou seja, o seu projeto político pedagógico. 1.1.10 – Recursos de Pesquisa da FAPESP. No ano passado, tivemos R$ 57.000,00, sendo que 50% foram destinados aos pesquisadores que conseguiram o recurso e 50% para as demandas coletivas. Neste ano, tivemos R$ 25.000,00, sendo R$ 12.500,00 para as demandas coletivas. A Profª Wanda solicita que os conselheiros consultem os seus departamentos para verificar onde empregar este recurso. A Profª Drª Cristina Broglia F. de Lacerda alertou para a sujeira dos pombos no primeiro andar, ficando acordada a necessidade de fazer um levantamento para avaliar a situação, com laudo da vigilância sanitária. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho, comunica que uma sala dentro da UEIM está sendo reformada com projeto de organização dos arquivos do CECH. Comunica também que foi convidado para coordenar o Projeto "Marcas da Memória” patrocinado pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Justiça, por meio da Comissão Nacional de Anistia e no âmbito do Projeto “Memórias Reveladas”, coordenado pelo Arquivo Nacional. A UFSCar executará o projeto, que se destina a colher depoimentos de ex-militantes na luta contra a ditadura militar, em audiências públicas, que serão realizadas em várias capitais brasileiras. A Profª Wanda agradece a UEIM por preservar a história do CECH. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta, dos seguintes itens 2.3 – Of. Circular nº 061/2010 – CCLEEsp – Representantes do Conselho do Curso de Licenciatura em Educação Especial, 2.4 – Processo n° 23112.001130/1997-86 – Alteração no Regimento da UEIM e 2.5 – Ofício PPGE n° 166/2010 – Nova coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, segundo o novo Regimento Interno do Programa. Consultado os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo: 23112.003221/2010-65 – OF DCI n° 62/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Vera Regina Casari Bocatto, no período de 14 a 17/09/2010, onde participou do XII Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia 2010, na Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina. 2.1.2 – Processo: 23112.003041/2010-40 – OF DCI n° 63/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz, no período de 27/08 a 15/09/2010, onde realizou visita técnica na Universidade de Potsdam – Alemanha. 2.1.3 – OF 083/2010 – DME – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto – Área: Educação, Sub-Área: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 07 a 09/12/2010. Membros da Banca: Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (Presidente – UFSCar) (CPF: 020.426.388-38), Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu (UFSCar) (CPF: 081.990.648-46), Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá (UFPR) (CPF: 470.869.479-20), Prof. Dr. Carlos Eduardo Albuquerque Miranda (UNICAMP) (CPF: 119.408.748-58) e Profª Drª Eliane Medeiros Borges (UFJF) (CPF: 375.654.277-72) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 066/2010). Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (UFSCar) (CPF: 159.780.758-32) e Prof. Dr. Marco Antonio Silva (UERJ) (CPF: 965.501.988-87) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 067/2010). 2.1.4 – OF 061/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins para participar do II Congresso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento, no período de 29/10 a 03/11/2010, que ocorrerá no Instituto de Estúdios Avanzados – Universidade de Santiago do Chile. 2.1.5 – OF 062/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima para participar do Historic Materialism Annual Conference, no período de 08 a 14/11/2010, que ocorrerá na Faculty of Law and Social Sciences – University of London, Inglaterra. 2.1.6 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 17.057-7 – Indústria Cultural Semicultura e Educação. 2.1.7 – OF 082/2010 – DME – Encaminha a composição da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto – Área: Educação Matemática, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 29/11 a 01/12/2010. Membros da Banca: Profª Drª Maria do Carmo de Sousa (Presidente – UFSCar) (CPF: 065.430.998-48), Profª Drª Denise Silva Vilela (UFSCar) (CPF: 691.774.816-15), Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL) (CPF: 120.959.788-89), Profª Drª Rosa Monteiro Paulo (UNESP Guaratinguetá) (CPF: 040.548.958-75) e Profª Drª Roseli de Alvarenga Corrêa (UFOP) (CPF: 037.248.838-20) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 068/2010). Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) (CPF: 723.135.108-59), Prof. Dr. Mauro Carlos Romanatto (UNESP Araraquara) (CPF: 747.274.198-15) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 069/2010). 2.1.8 Processo: 23112.005254/2009-16 – Atividade de Extensão: Seminários PIBID-UFSCar. Coordenação: Profª Drª Maria do Carmo de Sousa – DME. 2.1.9 – Processo: 23112.003792/2008-48 – Relatório da Atividade de Extensão: ACIEPE: Formação e Educação Continuada de Professores de Língua Inglesa: prática oral e teórica. Coordenação: Prof. Dr. Ademar da Silva – DME. 2.1.10 – Processo: 23112.004179/2009-64 – OF DL 060/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, no período de 15 a 23/05/2010, onde ministrou, a convite da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, módulos do curso de aperfeiçoamento PROFIC/PLE (Programa de Formação Intensiva Continuada em Português – Língua Estrangeira) para professores de português como língua estrangeira dos Centros de Estudos Brasileiros, da Rede de Ensino no Exterior, realizado em Santo Domingo, República Dominicana. 2.1.11 – Processo: 23112.001303/2010-51 – OF DL 061/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Ariani Di Felippo, no período de 30/05 a 08/06/2010, onde participou do Evento Científico Internacional Young Investigators Workshop on Computational Approaches to Languages of the Americas, realizado em Los Angels, EUA. 2.1.12 Processo: 23112.000696/2010-26 – OF n° 142/2010 – DPsi – Encaminha o relatório de atividades referente à Licença Capacitação da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, usufruída durante o período de 01/04/2010 a 01/07/2010. 2.1.13 – Processo: 23112.001768/2010-00 – OF n° 152/10 – DPSi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, referente sua participação na 19° Reunião Anual organizada pela International Behavioral Neuroscience Society 2010, realizada em Sardenha – Itália, no período de 07/06 a 15/06/2010. 2.1.14 – OF n° 153/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, durante o período de 07 a 18/11/2010 para participação em congresso com apresentação de trabaho no “40th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neurosciente 2010”, a ser realizado em Ohio – EUA. 2.1.15 – OF n° 154/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, durante o período de 24/10/2010 à 01/11/2010 para participar e apresentar trabalho no V Encuentro Iberoamericano de Educación a ser realizado em Guadalajara, Espanha. 2.1.16 – OF n° 155/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Susi Lippi Marques de Oliveira, durante o período de 24/10/2010 à 01/11/2010 para participação e apresentação de trabalhos no V Encuentro Iberoamericano de Educación a ser realizado em Guadalajara, Espanha. 2.1.17 – Processo 23112.000312/2010-89, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra – DEd, Professor Adjunto, de 28/01/2010 à 27/10/2013. 2.1.18 – OF 11/2010 – PPGAS – Encaminha o nome do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo, como Coordenador “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação Antropologia Social (ATO CECH nº 070/2010). 2.1.19 – OF DCI n° 64/2010 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, no período de 02 a 07/11/2010, para participar no X Congresso Internacional de Rehabilitación del Patrimonio Arquitectónico y Edificación – CICOP 2010, promovido pela Universidade Católica do Chile, com apresentação do trabalho “Fazendas históricas brasileiras do interior paulista dos séculos XVII e XIX: uma proposta teórico-metodológica de inventário patrimonial”. 2.1.20 – Processo: 23112.003848/2010-02 – OF DL 063/2010 – Encaminha justificativa pelo não gozo do afastamento do país solicitado pela Profª Drª Rejane Cristina Rocha, que por motivos de ordem pessoal não pôde comparecer no período de 12 a 18/10/2010, na Universidade Nacional de Rosário, Argentina, para apresentar comunicação, no ”X Encuentro de arte, creación e identidad cultural em América Latina”, cumprindo normalmente suas atividades na UFSCar no período em questão. 2.1.21 – Fichas de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2009: 17.133-6 – História da Educação I e com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 17.014-3 – História da Educação 1. 2.1.22 – Processo 23112.000708/2009-71, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto – DS – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.23 – OF DFMC n° 21/2010 – Encaminha resultado das eleições para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, a Profª Drª Eliane Christina de Souza foi eleita como Chefe de Departamento e a Profª Drª Marisa da Silva Lopes como Vice. 2.1.24 – OF DFMC n° 22/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, no período de 11 a 21/11/2010, para ministrar mini-curso, um Workshop Internacional de Filosofia Francesa e também participar de Reuniões de Trabalho na Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras), em Coimbra, Portugal. 2.1.25 – Processo 23112.000772/2009-98, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Roniberto Morato do Amaral – DCI – Professor Assistente, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.26 – Processo 23112.000716/2009-27, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012. 2.1.27 – Processo 23112.000749/2009-89, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012. 2.1.28 – Processo 23112.001001/2009-67, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ariani Di Felippo – DL – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.29 – Processo: 23112.002837/2010-00 – OF DME 102/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, no período de 03 a 12/09/2010 onde participou do Congresso: 20th Annual European Early Childhood Education Research Association – EECERA Conference, na cidade de Birmingham no Reino Unido, Inglaterra. 2.1.30 – Processo: 23112.002836/2010-52 – OF DME 103/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Maria Aparecida Mello, no período de 03 a 12/09/2010 onde participou do Congresso: 20th Annual European Early Childhood Education Research Association – EECERA Conference, na cidade de Birmingham no Reino Unido, Inglaterra. 2.1.31 – Processo: 23112.003691/2010-08 – OF DCSo n° 069/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado onde participou do IV Fórum Social Mundial de Migrações, realizado no Equador, no período de 07 a 13/10/2010. 2.1.32 – Processo: 23112.003752/2010-76 – OF DCSo n° 070/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, no período de 28/09 a 05/10/2010 onde participou do Congresso “The Doors of Perception: Viewing Anthropology through the Eyes of Children”, realizado em Amsterdam. Holanda. 2.1.33 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 16.329-5 – Democracia e Sociedade Civil. 2.1.34 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-Psi – 065-5 – Temas em Psicologia: Solidariedade Intergeracional – Aspectos Conceituais e Metodológicos. 2.1.35 – Atividade de Extensão: Preservação de acervo fotográfico. Coordenação: Antonio Carlos Ciarlo – CECH/UEIM. 2.1.36 – Atividade de Extensão: Gerenciamento e Manutenção do Periódico Online Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade através do SEER. Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – PPG-CTS. 2.1.37 – Processo 23112.001000/2009-00, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Eduardo Conegundes de Souza – DAC – Professor Assistente, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.38 – Atividade de Extensão: Divulgação e disseminação do acervo documental da UEIM/CECH. Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – CECH. A Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello se absteve no caso do item 2.1.26 – Processo 23112.000716/2009-27, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012, mediante a menção da Profª Drª Marília Blundi Onofre não estar ciente de este processo ter sido submetido ao Conselho do Departamento de Letras. No entanto, a Profª Wanda argumentou que o referido processo chegou ao CECH com a aprovação da Chefia do Departamento de Letras. 2.2 – Apreciação de Atas Anteriores. Foram aprovadas por unanimidade as atas das reuniões número 435ª e 436ª do Conselho do CECH. 2.3 – Of. Circular nº 061/2010 – CCLEEsp – Representantes do Conselho do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Profª Drª Maria Amélia Almeida - Presidente, Coordenadora do Curso. Profª Drª Fátima Elisabeth Denari - Vice-Presidente, Vice-Coordenadora do Curso. Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado, Suplente: Profª Drª Juliane Aparecida de Paula P. Campos. Representantes da área de conhecimento “Fundamentação teórica” (compreende as seguintes disciplinas: Educação e Educação Especial – contextos históricos; Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; Referenciais teóricos do desenvolvimento humano; Ética e Educação Especial; Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais; Estudo do desenvolvimento atípico; Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial; Currículo e Educação Especial – adaptações e acomodações; Linguagem e pensamento; Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial I – modelos instrucionais; Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação; Apoio educacional especializado – Educação Infantil; Apoio educacional especializado – Ensino Fundamental; Apoio educacional especializado – Educação de Jovens e Adultos; Procedimentos de Ensino em Educação Especial I – deficiência mental; Procedimentos de ensino em Educação Especial II – deficiência auditiva; Procedimentos de ensino em Educação Especial III – transtornos globais do desenvolvimento; Procedimentos de ensino em Educação Especial IV – superdotação e altas habilidades; Procedimentos de ensino em Educação Especial V – deficiência física; Procedimentos de ensino em Educação Especial VI – deficiência visual). Profª Drª Fabiana Cia, Suplente: Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado. Representantes docentes da área de conhecimento “Pesquisa” (compreende as seguintes disciplinas: Processos Investigativos em Educação Especial I – Planejamento de trabalho científico; Processos Investigativos em Educação Especial II – Observação de situações planejadas; Processos Investigativos em Educação Especial III – Desenvolvimento de programas; Processos Investigativos em Educação Especial IV – escola, família e trabalho; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II; Trabalho de Conclusão de Curso III). Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Suplente: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes. Representantes docentes da área de conhecimento “Teórico-Prática” (compreende as seguintes disciplinas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Ensino Colaborativo; Planejamento Educacional Individualizado I – Avaliação; Planejamento Educacional Individualizado II – Intervenções; Tecnologias aplicadas à Educação Especial I – Informação e comunicação (TICs); Tecnologias aplicadas à Educação Especial II – tecnologias assistivas (TAs); Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiências; Gestão e organização do trabalho pedagógico em serviços especializados). Profª Drª Márcia Duarte, Suplente: Profª Drª Juliane Aparecida de Paula P. Campos. Representantes docentes da área de conhecimento “Estágio Supervisionado” (compreende as seguintes disciplinas: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica II; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo II). Pedagoga Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro, Suplente: Pedagoga Carla Ariela Rios Vilaronga. Representantes da equipe de apoio pedagógico. Débora Lucila Carlos, Suplente: Keisyani da Silva Santos. Representantes discentes – turma do 1° ano. Lucas Matheus Ferreira, Suplente: Jessica de Brito. Representantes discentes - turma do 2° ano. Elizabeth Keiko Ribeiro - Secretária da Coordenação do Curso. Representante Assistente Administrativo. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Processo n° 23112.001130/1997-86 – Alteração no Regimento da UEIM. Foi lido pela Profª Wanda o Parecer, elaborado pelo Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior. O Chefe da UEIM, Prof. Dr. João Roberto Martins Filho, foi questionado e mencionou que a proposta foi bem elaborada. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Ofício PPGE n° 166/2010 – Nova coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, segundo o novo Regimento Interno do Programa. O Programa de Pós-Graduação em Educação realizou entre os dias 14/09 a 22/09/2010 Processo Eleitoral para escolha da nova coordenação segundo o novo Regimento Interno do PPGE aprovado em 24 de agosto de 2010. Foi reeleita como coordenadora, para o biênio 2010/2012 a Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos e eleito o Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin como vice-coordenador, para o biênio 2010/2012, com posse a partir de 23/09/2010. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes __________________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna _______________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho ____________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello _____________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda ______________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________