Ata 436 - 28/09/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de setembro do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da UEIM, teve início a Quadrigentésima Trigésima Sexta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (Coordenador do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Vera Alves Cepêda (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Curso de Educação Especial), Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Fabiana Marini Braga (Coordenadora do Curso de Pedagogia – EAD), Profª Drª Carmén Lúcia Bracaglion Passos (Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – No mês de agosto, os valores das bolsas oferecidas aos estudantes de graduação pela UFSCar foram reajustados: Treinamento (12 hs/semanais) R$ 240,00; Tutoria em Matemática (10 hs/semanais) R$ 240,00; Tutoria do Programa de Acolhimento e de Apoio aos Estudantes (10 hs/semanais) R$ 240,00; Atividade (8 hs/ semanais) R$ 180,00; Extensão (12 hs/semanais) R$ 240,00 e Iniciação Científica (12 hs/semanais) R$ 240,00. 1.1.2 – Professores do CECH estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti. O Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra, do Departamento de Letras, é o finalista na categoria Tradução Literária Espanhol-Português, com o livro “Pele e Osso”, do argentino Luis Gusmán; e o Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas é um dos autores do livro “Para a História do Português Brasileiro”, finalista na categoria Teoria e Crítica Literária. 1.1.3 – Avaliação da CAPES. Os nossos programas de Pós-Graduação mantiveram as notas de avaliação da CAPES, com crescimento das notas no Programa de Pós-Graduação em Educação, de 4,0 para 5,0, e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, de 5,0 para 6,0. O Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior, Chefe do Departamento de Educação, parabenizou o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, que foi o primeiro programa da década de 1990 que conseguiu se sobressair. 1.1.4 – Projeto REUNI. O andamento dos projetos está dentro do planejado, sendo que os recursos para os ajustes estão sendo insuficientes. As unidades têm sido chamadas a, junto com o EDF, planejar eventuais cortes nas obras, quando da divulgação dos resultados das licitações. 1.1.5 – Eleições para nossos representantes discentes no Conselho do CECH. Está previsto para o dia 20 ou 21 de outubro, em conjunto com os demais conselhos superiores da UFSCar. 1.1.6 – Foi firmado Termo de Cooperação da FUNAI com a UFSCar para viabilizar a permanência de estudantes indígenas na UFSCar, sendo disponibilizadas 8 (oito) bolsas de R$ 250,00 mensais. A tendência é que, para o próximo ano, se consiga um número maior de bolsas. Com relação aos alunos indígenas, o Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior propõe que institucionalmente seja estudada a forma como é conduzida a recepção a esses alunos e que se forme uma comissão para averiguar os aspectos pedagógicos. O Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, chefe do Departamento de Sociologia, sugeriu que seja convidado o grupo gestor da UFSCar para verificar o que está acontecendo, o que o programa previa e o que realmente está sendo feito, pois o grupo gestor coordena as ações afirmativas, gostaria que fosse feito um convite à Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Emília Freitas de Lima e à Coordenadora das Ações Afirmativas, Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, para os possíveis esclarecimentos. A Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno, esclareceu que a própria coordenação de curso é quem tem o contato mais direto com os indígenas. 1.1.7 – Adesão ao Programa de Docência Voluntária dos professores substitutos necessários e que estavam no sistema a partir de julho de 2010. Devido ao calendário eleitoral, 15 docentes (sendo 11 com mestrado), tiveram que ter aprovação do Conselho de Administração em caráter excepcional. Receberão por 3 meses, através de recurso UFSCar como prestadores de serviços, na expectativa de que ainda haja a contratação de novos substitutos no 1° semestre de 2011. 1.1.8 – A proposta orçamentária para 2011 foi aprovada no Conselho de Administração. Neste ano, a Pró-Reitoria de Administração fez gestão de R$ 44.000.000,00; para 2011 serão R$ 80.000.000,00. Este aumento se deve à incorporação dos recursos REUNI, entrada na matriz orçamentária dos recursos UAB e Sorocaba. Emendas no valor de R$ 11.700.000,00, Recursos Próprios R$ 4.600.000,00, ProExt R$ 7.600.000,00 agora vêm dentro do orçamento. Assistência Estudantil R$ 6.544.000,00, sendo R$ 2.283.000,00 para 2009 e R$ 4.170.000,00 para 2010. Segundo o governo, 25% das Instituições de Ensino Federal não adotaram o ENEM, 50% adotaram parcialmente (caso da UFSCar) e 25% adotaram integralmente. Vários adicionais foram conseguidos além do previsto, por gestões da Reitoria. Um problema a ser equacionado é que todo software adquirido pelas IFES, a partir de 2011, por lei, será considerado como investimento ou gestão de capital. 1.1.9 – De acordo com o Decreto assinado pelo Governo, os Técnicos Administrativos que solicitarem aposentadoria a partir de 30 de junho de 2010, serão repostos, com exceção das classes em extinção (A e B). Está sendo pleiteado junto ao MEC um prazo retroativo, tal como foi o caso dos docentes, para junho de 2007. Um desafio é a reposição de professores substitutos ou de nível fundamental para a Unidade de Atendimento à Criança. 1.1.10 – Uma medida provisória foi baixada pelo Governo em Julho/2010, disciplinando a relação das Fundações com as Universidades. Há uma expectativa de que um novo decreto sobre isso seja assinado ainda este ano, enquanto isso o convênio da UFSCar com a FAI está sendo prorrogado até o próximo dia 15 de outubro. 1.1.11 – Está em tramitação dentro da antiga reforma universitária o Projeto para dar suporte aos diversos decretos, mas o grande problema, é o projeto da carreira docente. Isso significa a criação de mais dez mil novos cargos docentes; criação de nova função de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, recebendo Função Gratificada direto do SIAPE; além da criação da bolsa de preceptoria para a área de saúde. 1.1.12 – Foram criadas 3 unidades, com Função Gratificada 6, vinculadas à Secretaria de Recursos Humanos: Serviço de controle de Estagiários, Serviço de legislação e normas e Coordenadoria de projetos. 1.1.13 – A gestão do Prof. Dr. Oswaldo Baptista Duarte Filho, tinha planejado a construção de um hotel para os visitantes, mas a atual gestão descontinuou esta idéia, inclusive já retirou a placa que existia para a construção do mesmo. 1.1.14 – O prédio próximo ao campo de futebol destinado ao curso de Música e a orquestra da UFSCar, está pronto e com um problema de interpretação para ser inaugurado, pois a Reitoria/ProEx estão querendo a posse do prédio. Em defesa da qualidade de ensino do curso de Graduação de Música da UFSCar, o CECH não abre mão deste espaço, entendendo que a gestão deste espaço tem que ser do curso de Música, sem qualquer prejuízo para as atividades da orquestra e que a UFSCar fique encarregada com a manutenção geral da orquestra. Chegando, portanto, todos os conselheiros ao consenso de que não se perca mais nenhum espaço do CECH. 1.1.15 – Existe a intenção da UFSCar em construir a expansão da UAC no nosso terreno ao lado do prédio do CECH, mas somos contra, pois este espaço já está sendo planejado para possível expansão de outras unidades do CECH, por exemplo, do DME, DEd, etc.. Não podemos esquecer que a UAC está ligada diretamente à Reitoria e não ao CECH. Os conselheiros entendem que deve ser buscada outra solução que não retire do CECH suas áreas de futuras expansões. 1.1.16 – Está para ser realizado o planejamento do período de férias, é importante que os Senhores Chefes e Coordenadores ajustem suas agendas com seus suplentes ou Vices para evitar que as unidades fiquem sem gestão no período de férias, inclusive o cargo vice ou suplente existe justamente para ter um andamento contínuo das atividades das unidades. 1.1.17 – Estamos na finalização do projeto FAPESP 2009/2010 para iniciarmos as solicitações de 2010/2011 cujo montante será R$ 25.178,00, sendo R$ 12.589,00 como no ano anterior para demandas coletivas, estamos recebendo propostas, os outros 50% para os envolvidos detentores dos projetos FAPESP. 1.1.18 – Apoios Financeiros do CECH a eventos e outras atividades são difíceis, mas com um esforço estamos a cada pedido, tentando ajudar no possível com pernoite em Hotel para palestrantes e algumas passagens. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Vera Alves Cepêda, Coordenadora do Curso de Ciências Sociais questionou aos senhores conselheiros, em qual Conselho da UFSCar foi submetido às novas normas de funcionamento dos cursos a distância, como está à institucionalização da UAB? Foi esclarecido pela Profª Wanda, que foram direcionadas 48 vagas docentes para a UAB, e a segunda distribuição dos docentes contratados, foi a três ou quatro semanas atrás e que ainda está em processo da institucionalização formal, não sendo discutida até agora em nenhum Conselho Superior que os Diretores participam. A Profª Vera sugeriu então, que seja retomada a discussão no Conselho Universitário para que realmente seja efetivada a referida institucionalização. O Prof. Amarílio sugeriu à Profª Wanda que faça gestões junto à ProGrad, e que seja reaberta as discussões, retomando o andamento do Projeto UAB/UFSCar, narrando o desconforto que as discussões estão ocorrendo entre os docentes. A Profª Wanda esclareceu que já foi solicitado à ProGrad, mas ainda não há nenhuma resolução. O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, que participou das reuniões sobre UAB, esclareceu que está sendo regulamentado o compromisso dos departamentos que receberam vagas docentes pelo Programa UAB/UFSCar, no sentido de que a cada vaga deve corresponder o compromisso de ministrar 16 créditos/ano nos cursos na modalidade ensino a distância, sem bolsa. Isto, todavia não deve ser compreendido como o projeto de institucionalização do ensino a distância como oferta regular de cursos da UFSCar, após o término do projeto UAB/UFSCar, previsto para 2014. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta, do seguinte item 2.8 – OF. n° 53/10 – DAC – Convênio Acadêmico a ser realizado entre o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som do Departamento de Artes e Comunicação do CECH da UFSCar e o Programa de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes do Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Algarve, Portugal. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.003649/2009-52 – OF DCSo 055/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado onde participou do IV Congresso APA - Associação Portuguesa de Antropologia, realizado na Universidade de Lisboa, Portugal, no período de 08/09 a 14/09/2009. 2.1.2 – Processo 23112.002815/2010-75 – OF DCSo n° 056/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, onde participou do V Congresso Latino Americano de Ciência Política, realizado em Buenos Aires, Argentina, no período de 28 a 30/07/2010. 2.1.3 – OF DCI 057/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Pofª Drª Camila Dias Rigolin para participar do XXIX Congresso Internacional da Latin American Studies Association - LASA, em Toronto no Canadá, no período de 04 a 11/10/2010. 2.1.4 – Processo: 23112.000188/2000-06 – Relatório da Atividade de Extensão: Incubadora Regional de Cooperativas Populares – INCOOP. Coordenado pela. Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso – DPSi. 2.1.5 – Atividade de Extensão: Programa: Nas margens: diálogos em sociologia urbana, desigualdades e diferença. Coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran – DS. 2.1.6 – OF. DL nº 053/08 – Encaminha solicitação de Afastamento Parcial do servidor Robson da Silva Rodrigues, referente ao 2º semestre de 2010, no período de 09/08 à 15/12/2010 para frequentar o curso de Pedagogia da UFSCar. 2.1.7 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-Psi – 60-6 – Temas em Psicologia: Children with Developmental Disabilities: Issues in Stimulus Control, PPG-Psi – 63 – Jogos Comportamentais: Generosidade, Altruísmo, Cooperação, Competição, PPG-Psi – 65 – Análise e Tratamento de Dados em Psicologia. 2.1.8 – Processo 23112.004650/2009-02, encaminha Relatório de Avaliação nº 1 referente ao estágio probatório e estabilidade do servidor Pedro Dolosic Cordebello – DAC – Técnico de Laboratório Audiovisual, de 12/11/2009 à 11/11/2012. 2.1.9 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 37.003-7 – Sociologia Contemporânea II, 37.016-9 – Estrutura e Dinâmica da Sociedade Contemporânea. 2.1.10 – OF DCSo n° 060/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado para participar do IV Fórum Social Mundial de Migrações, a ser realizado no Equador, no período de 07 a 13/10/2010. 2.1.11 – OF DFMC n° 19/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke para participar como Conferencista Convidado, do 35th Meeting of the International Merleau-Ponty Circle (35° Encontro do Círculo Internacional Merleau-Ponty), cujo tema, neste ano, será “Depth: Aesthetic, Psychoanalytic, Historical-Political”, na UNC Ashville, em Ashville, Carolina do Norte, EUA, no período de 20 a 28/09/2010. 2.1.12 – Processo: 23112.001345/2010-16 – OF DFMC n° 18/2010 – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, no período de 11 a 27/05/2010, onde proferiu conferência em workshop sobre a filosofia de Immanuel Kant na Universidade de Praga, realizado nos dias 13 e 14/05/2010, participou também de encontro na mesma Universidade sobre o Acordo Erasmus Mundus no dia 17/05 e em seguida apresentou o trabalho no XI Congresso Internacional Kant, realizado em Pisa de 22 a 26/05/2010. 2.1.13 – OF 060/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, para participar do LASA 2010 – Congreso da Latin American Studies Association (LASA), que ocorrerá em Toronto, no Canadá, no período de 02 a 09/10/2010. 2.1.14 – OF DME 81/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 25/09 a 05/10/2010 para participar do 7ème Biennale Du Marronage 2010, na cidade de Matoury, na Guyane Française. 2.1.15 – OF DCSo n° 061/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, no período de 28/09 a 05/10/2010 para participar do Congresso “The Doors of Perception: Viewing Anthropology through the Eyes of Children” a ser realizado em Amsterdam. Holanda. 2.1.16 – Processo 23112.004664/2009-91, encaminha Relatório de Avaliação nº 1 referente ao estágio probatório e estabilidade da servidora Josiane Fernanda Covre – DAC – Técnico de Laboratório de Música, de 09/11/2009 à 08/11/2012. 2.1.17 – Processo 23112.002591/2010-48 – OF DME 079/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, no período de 18 a 21/08/2010, referente à participação no Congresso Internacional de Educação, realizado em Rosário, Argentina. 2.1.18 – OF DCSo n° 063/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para realizar atividades de Pesquisa de Campo no período de 17/09 a 08/10/2010 na cidade de Floresta, Pernambuco onde desenvolve seu projeto de pesquisa intitulado: Memória: Família, Política e Violência no sertão de Pernambuco. 2.1.19 – OF n° 137/2010 – Encaminha pedido de licença capacitação da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso para realizar atividades junto a Universidad Del Norte e no Inpsicon Ltda, em Barranquilla – Colômbia, a partir de 03/01/2011. 2.1.20 – OF n° 139/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams para ministrar curso no Programa de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Mar Del Plata, na Argentina, como atividade vinculada ao Programa de Mobilidade Acadêmica Escala Docente da AUGM, durante o período de 21 a 27/11/2010. 2.1.21 – OF n° 141/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso para participar do Seminário Acadêmico e da Reunião Anual do Comitê Acadêmico da AUGM, na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, durante o período de 26/10 a 02/11/2010. 2.1.22 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 19.285-6 – Educação em Física e Cultura. 2.1.23 – Processo: 23112.002930/2010-45 – Ofício n° 48/2010 – DAC – Encaminha o relatório de afastamento do país, onde participou de evento científico internacional, no período de 26/07 a 03/08/2010, do Prof. Dr. Eduardo Néspoli, e apresentou a comunicação “Telekaia: live video about the body and space at Amazon shamanism”. O trabalho foi apresentado na conferência internacional Avanca – Cinema, arte, tecnologia e comunicação, na cidade de Avanca, em Portugal. 2.1.24 – Processo: 23112.001435/2010-29 – Ofício n° 49/2010 – DAC – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo no período de 22/06 a 04/07/2010, onde participou nos eventos “VI Women and the Silent Screen Conference” e no “Festival II Cinema Ritrovato”, na cidade de Bolonha, Itália. 2.1.25 – OF n° 50/2010 – DAC – Encaminha pedido de licença capacitação do Prof. Dr. Adriano Soriano Barbuto para aprimorar conhecimentos da língua inglesa, em Londres, Reino Unido, no período de 14/03 a 14/06/2011. 2.1.26 – OF n° 51/2010 – DAC – Encaminha pedido de licença capacitação do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto para a efetivação de intercâmbio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Buenos Aires, Argentina. 2.1.27 – OF DME 080/2010 – Encaminha o edital do Concurso Público para Professor Adjunto na área de Educação, sub-área: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 2.1.28 – OF DME 081/2010 – Encaminha o edital do Concurso Público para Professor Adjunto na área de Educação Matemática, sub-área: Metodologia de Ensino de Matemática. 2.1.29 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia: 20.020-4 – Análise do Comportamento; 20.025-5 – Estudos Avançados de Desenvolvimento Infantil; 20.026-3 – Introdução à Psicologia da Saúde; 20.027-1 – Desenvolvimento Humano 3; 20.070-0 – Introdução à Psicometria; 20.072-7 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 1; 20.073-5 – Tópicos Especiais em Saúde 2; 20.078-6 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 2; 20.079-4 – Percepção e Psicofísica; 20.080-8 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 3; 20.082-4 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 4; 20.083-2 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 5; 20.084-0 – Análise Experimental do Comportamento; 20.086-7 – Temas de Desenvolvimento Criativo, Moral e Vocacional; 20.088-3 – Tópicos Especiais em Psicologia Social 1; 20.096-4 – Intervenção Psicológica a Vítimas de Violência; 20.097-2 – Tópicos Especiais em Psicologia Social 2; 20.105-7 – Tópicos Especiais de Psicologia Educacional 1; 20.119-7 – Fundamentos de Psicanálise I; 20.159-6 – Psicologia das Habilidades Sociais: Teoria e Prática; 20.160-0 – Sintomas na Clínica Contemporânea; 20.166-9 – Inteligência e Criatividade: Panorama Histórico e Modelos Atuais; 20.167-7 – Fazendo e Entendendo Análises Estatísticas; 20.174-0 – Desenvolvimento Cognitivo; 20.175-8 – Fundamentos de Psicanálise II; 20.178-6 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 2; 20.227-4 – Atualização em Comportamento e Cognição 1; 20.228-2 – Atualização em Comportamento e Cognição 2; 20.229-0 – Atualização em Comportamento e Cognição 3; 20.230-4 – Atualização em Comportamento e Cognição 4; 20.231-2 – Atualização em Análise Experimental da Cognição 1; 20.232-0 – Atualização em Análise Experimental da Cognição 2; 20.233-9 – Atualização em Comportamento Social e Processos Cognitivos 1; 20.234-7 – Atualização em Comportamento Social e Processos Cognitivos 2; 20.236-6 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica e Inclusiva I; 20.237-1 – Expressão pelo movimento, pelas artes plásticas e musical; 20.238-0 – Procedimentos de ensino em Educação Especial III: Transtornos globais ao desenvolvimento; 20.239-0 – Apoio Educacional especializado: Ensino Fundamental; 20.240-1 – Corporeidade; 20.241-1 – Planejamento educacional individualizado I: Avaliação; 20.242-8 – Procedimentos de ensino em Educação Especial IV: Superdotação e altas habilidades; 20.243-6 – Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação. 2.1.30 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 17.014-3 – História da Educação 1; 17.144-1 – Coordenação Pedagógica. 2.1.31 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 16.537-9 – Antropologia Contemporânea III. 2.1.32 – OF DL 057/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rejane Cristina Rocha, no período de 12 a 18/10/2010, para participar, apresentando comunicação, do ”X Encuentro de arte, creación e identidad cultural em América Latina”, a ser realizado na Universidade Nacional de Rosário, Argentina. 2.1.33 – OF CCBLing n° 07/2010 – Encaminha as Fichas de Caracterização de Disciplinas do curso de Bacharelado em Lingüística, com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 06.271-5 – Laboratório 5 – Materialidade Lingüística: aspectos enunciativos; 06.272-3 – Enunciação; 06.273-1 – Estudos do Léxico; 06.274-0 – Pragmática; 06.275-8 – Gêneros do Discurso. 2.1.34 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-IS – 015 – Produção audiovisual: mercado e Estado, PPG-IS – 017 – Metodologia da Realização do Documentário, PPG-IS – 019 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som I, PPG-IS – 022 – Cinema e Música: História, Estética e Teoria, PPG-IS – 026– Cinema mexicano contemporâneo: contexto histórico; principais tendências, aproximações com o cinema brasileiro moderno e contemporâneo. 2.1.35 – Processo: 23112.003595/2010-42 – Atividade de Extensão: Programa Direitos Humanos, coordenação: Profª Drª Maria Luisa Guillaumon Emmel – CCBS, com participação de vários docentes do CECH. 2.2 – Apreciação de Ata Anterior. Ficou para a próxima reunião. 2.3 – Escolha de representante suplente do CoC-CECH no Conselho de Extensão. Foi indicado o nome da Profª Drª Vera Alves Cepêda como representante suplente do CoC-CECH no Conselho de Extensão. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.4 – Escolha de representante suplente do CoC-CECH no Conselho de Administração. Foi indicado o nome do Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni como representante suplente do CoC-CECH no Conselho de Administração. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.5 – Escolha de representante titular e suplente do CoC-CECH no Conselho de Pós-Graduação. Foi indicado o nome da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello como titular e o nome do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim como suplente do CoC-CECH no Conselho de Pós-Graduação. Colocado em votação, aprovadas as indicações, com duas abstenções. 2.6 – Escolha de representante titular e suplente do CoC-CECH no Conselho Universitário. Foi indicado o nome do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade e o nome da Profª Drª Maria da Glória Bonelli. Colocado em votação, ficou acertado que o mais votado seria o representante titular. O Prof. Thales obteve 10 votos e a Profª Glória 06. Portanto o Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade é o novo representante titular do CoC-CECH no Conselho Universitário e a Profª Drª Maria da Glória Bonelli é a nova representante suplente do CoC-CECH no Conselho Universitário. 2.7 – Escolha de 2 (dois) representantes para o Conselho Administrativo do CECH. Foi indicado o nome do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo (DAC) como representante para o Conselho Administrativo do CECH. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. Sendo que o outro representante será indicado na próxima reunião do Conselho. 2.8 – OF. n° 53/10 – DAC – Convênio Acadêmico a ser realizado entre o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som do Departamento de Artes e Comunicação do CECH da UFSCar e o Programa de Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes do Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Algarve, Portugal. Foi lido os termos do convênio, e colocado em votação, aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior _______________________________________

 

Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes _____________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo __________________________________

 

Profª Drª Vera Alves Cepêda __________________________________________

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira ____________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello _____________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Maria Amélia Almeida ________________________________________

 

Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini ________________________________

 

Profª Drª Fabiana Marini Braga ________________________________________

 

Profª Drª Carmén Lúcia Bracaglion Passos _______________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette ______________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério ________________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo _______________________________________________