Ata 435 - 27/08/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo sétimo dia do mês de agosto do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Anísio Teixeira, teve início a Quadrigentésima Trigésima Quinta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior (Chefe do Departamento de Educação); Profª Drª Anete Abramowicz (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Suzana Reck Miranda (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Eliane Coster (Vice-Coordenadora do Curso de Imagem e Som); Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (Coordenador do Curso de Pedagogia), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Prof. Dr. Eduardo Conegundes de Souza (Coordenadora do Curso de Educação Musical – EAD), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Prof. Dr. Dácio Rodney Hartwig, docente do DME, solicitou seu desligamento como Presidente da Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH, em virtude de sua aposentadoria. A Direção do CECH e os membros do Conselho agradeceram ao Prof. Dácio pelos serviços prestados nesses últimos anos. 1.1.2 – Programa MEC-REUNI: i) As unidades foram orientadas para preparar as requisições de compras para material permanente e kits para docentes até o dia 30 de agosto/2010. Todavia, houve mudanças na descrição e nos custos dos kits, o que implicará que as requisições, com as novas especificações e custos, terão de serem refeitas. ii) Serão repassados em breve as listas dos livros que a Biblioteca Comunitária não conseguiu adquirir no corrente ano, para que se apresente listas complementares. iii) Vagas docentes – Banco de reserva. Ainda não foi discutido pelo Grupo de Trabalho REUNI. 1.1.3 – O processo relativo ao concurso para vaga docente do DME que foi discutida na última Reunião do CoC-CECH. Conforme decisão do Conselho, foi efetuada a antecipação do provimento de uma vaga docente do Departamento de Sociologia, prevista para 2011, em substituição à vaga do DME, e acertada que a troca se efetuará tão logo se dê uma solução ao processo. A Secretaria Geral de Recursos Humanos e a Procuradoria Jurídica, que receberam o processo de volta, ainda não se manifestaram a respeito. 1.1.4 – Estagiários. Conforme informações da SRH, quatro novos estagiários iniciaram suas atividades entre os dias 23 de 24 do corrente mês (Coordenação do Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia). As demais demandas ainda não foram atendidas. A vaga de estagiário para o Departamento de Educação, em substituição ao servidor José Roberto Danini devido a sua aposentadoria, será atendida somente em outubro próximo. 1.1.5 – No próximo dia 09 de setembro ocorrerão às eleições para representantes nos Conselhos Superiores da UFSCar das várias classes docentes e dos Técnicos Administrativos. É muito importante a participação de todos. Foi esclarecido que a eleição dos representantes discentes no CoC-CECH será no final de setembro próximo, em conjunto com a eleição dos representantes discentes para os Conselhos Superiores. 1.1.6 – Segurança no Campus. Foi informado que documento preparado pela Comissão foi discutido preliminarmente na Reunião do ConsUni, realizada na data de ontem. A mesma comissão foi designada para preparar uma oferta de formas de identificação dos membros da comunidade, já para a próxima reunião do ConsUni. Os demais pontos serão discutidos e terão a políticas fixadas pelo referido Conselho. As ações derivadas dessas decisões serão executadas pelos órgãos de gestão e execução. 1.1.7 – A Direção de Centro está recebendo vários pedidos de ajuda financeira para realização de eventos, mas infelizmente não tem recursos disponíveis. A medida do possível, quando alguma verba não for gasta na sua totalidade, e se existir alguma sobra, que normalmente é pequena, será repassada aos demandantes, por exemplo, para pagamento de hospedagem e transporte, dentro das regras gerais da UFSCar. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Marília Blundi Onofre, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, solicitou registrar o reconhecimento do empenho e a dedicação que a Direção do CECH teve quanto à divisão dos recursos, pois foram adquiridos todos os equipamentos dos laboratórios. 1.2.2 – O Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, comunicou que haverá no período de três a dezessete de setembro próximo, no Auditório do CECH o 2° Colóquio Internacional dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. O Colóquio surgiu desde a primeira turma do Curso em 2008, e o objetivo é de apresentação dos resultados parciais dos projetos dos alunos com seus orientadores. Todos estão convidados. 1.2.3 – O Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, Coordenador do Curso de Pedagogia, manifestou seu desconforto com relação ao Laboratório de Pedagogia no edifício AT8, pois estão faltando os armários. O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni esclareceu que no início da construção do edifício, a negociação se deu entre os coordenadores de curso, ficando somente em 2009 com a Direção, e que os detalhamentos das obras foram feitos inicialmente com os coordenadores. Informou que ainda serão feitas gestões junto ao Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) para que se esclareça se a confecção dos armários poderá ainda ser feita. Outro desconforto também mencionado pelo professor é com relação ao provimento da vaga Técnico Administrativo para a Secretaria do Curso de Pedagogia Noturno. O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, novamente esclareceu que segundo o planejamento geral do REUNI e a Secretaria Geral de Recursos Humanos (SRH), 02 assistentes administrativos, que atuarão como secretários de cursos novos do REUNI, seriam contratados no início de 2010, e não em 2009 (quando só foi disponibilizada uma vaga). Esclareceu ainda que a transferência da servidora Simoni A. Perrucino Campos para o curso de Bacharelado em Linguística se deu com base em decisão que ele próprio tomou em fevereiro/2009, após consulta da SRH, uma vez que a secretaria do Curso de Graduação em Letras estaria vaga em maio/09, devido à aposentadoria da servidora Fátima, de maneira que ambas as secretarias ficaram sob responsabilidade da servidora Simoni, de comum acordo com ela e os coordenadores dos cursos envolvidos. E que a segunda vaga foi destinada no início de 2010 à secretaria da Coordenação de Curso de Licenciatura em Educação Especial. Lembrou ainda que estava previsto o provimento de duas vagas nesta época e que a que ainda não foi suprida o será, segundo informações da SRH, em outubro/2010. A Profª Drª Anete Abramowicz, Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, afirmou que decisões como essas têm conotação política, solicitando que próximas decisões dessa natureza sejam tratadas em reunião do Conselho. A Profª Drª Marília Blundi Onofre, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, reforçou que há muito tempo as Coordenações ligadas ao DL estavam sem funcionários, e certamente não pode ser dito que a Direção favoreceu um determinado curso em detrimento de outros. O Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior, Chefe do Departamento de Educação se posicionou dizendo que tem que haver uma posição mais firme com relação à necessidade de novos estagiários e novos funcionários, sugerindo que fosse enviado um ofício à Secretaria Geral de Recursos Humanos, detalhando as necessidades, com uma posição mais contundente. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.004297/2009-52 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – DS, Professor Adjunto, de 13/10/2009 à 12/10/2012. 2.1.2 – Processo 23112.000414/2010-66 – OF 051/2010 – DS – Encaminha o relatório de afastamento do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, onde participou do 28° International Labour Process Conference, realizado em New Jersey, Estados Unidos, durante o período de 15 a 17/03/2010. 2.1.3 – Processo 23112.000557/2010-50 – OF 052/2010 DS – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima onde participou do VI Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociología del Trabajo, na Antigua Escuela de Medicina, na Cidade do México, durante o período de 20 a 23 de abril de 2010. 2.1.4 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-LIN 025-2 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: “Ambiente Colaborativo Web de Gestão Terminológica: e-Termos”; PPG-LIN 035 – Produção de textos e ensino de língua; PPG-LIN 043 – Fundamentos e Métodos para Análises Estatísticas de Corpus Linguístico; PPG-LIN 044 – Seminários Avançados em Linguagem Humana e Tecnologia; PPG-LIN 100-6 – Tópicos em Linguística: Semântica do Acontecimento. 2.1.5 – OF PPGE n° 105/2010 – Informa o resultado da eleição para Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, ocorrida no período de 31/05 a 02/06/2010. A Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos foi eleita Coordenadora (ATO CECH n° 058/2010) e o Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin como Vice-Coordenador (ATO CECH n° 059/2010), para o biênio 2010-2012. 2.1.6 – OF DME 069/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin, no período de 18 a 21/08/2010 para participar do Congresso Internacional de Educação, que será realizado em Rosário, Argentina. 2.1.7 – OF n° 099/10 – DPSi – Encaminha alteração da composição da Banca Examinadora designada para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto para o Departamento de Psicologia, na área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Membros da Banca: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Presidente – UFSCar), Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (UFSCar) e Profª Drª Ana Claudia B. Lodi (USP-RP) como Membros Titulares (ATO CECH nº 060/2010). Profª Drª Márcia Duarte (UFSCar) como Membro Suplente (ATO CECH nº 061/2010). 2.1.8 OF n° 101/10 – DPSi – Encaminha alteração da composição da Banca Examinadora designada para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, para o Departamento de Psicologia, na área de Educação Especial. Membros da Banca: Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Presidente – UFSCar), Profª Drª Fátima Elizabeth Denari (UFSCar) e Profª Drª Georgina Carolina Faneco Maniakas como Membros Titulares (ATO CECH nº 062/2010). Profª Drª Maria Piedade Resende da Costa (UFSCar) como Membro Suplente (ATO CECH nº 063/2010). 2.1.9 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 17.107-7 – História da Educação 2. 2.1.10 – Processo 23112.000460/2010-67 – OF DL n° 045/2010 – Comunica que a Área de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras, é favorável à solicitação realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPe), através do OF n° 20/2010 – PREG de 23/06/2010, sobre o pedido de liberação do candidato Jorge França de Farias Júnior, aprovado em segundo lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Letras e Linguística; Subárea: Linguagens e Mídias, para nomeação junto à Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2.1.11 – Processo 23112.002270/2010-42 – OF DL n° 046/2010 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Letras, em regime de 20 horas, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas no 2º semestre de 2010. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Gustavo Leme Cezário Garcia; 2°) Érika Michela Carlos. 2.1.12 Processo 23112.001207/2010-00 – OF DCSo n° 045/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, onde participou do XXXII Congresso Internacional de Americanista realizado em Perugia, Itália, no período de 03 a 10/05/2010. 2.1.13 – OF DCSo n° 046/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, para participar do V Congresso Latino Americano de Ciência Política a ser realizado em Buenos Aires, Argentina, no período de 28 a 30/07/2010. 2.1.14 – Processo 23112.04569/2009-95 – OF n° 104/2010 – DPsi – Encaminha parecer referente ao pedido de redistribuição do Prof. Dr. Fábio Biasotto Feitosa, da Universidade Federal de Rondônia para a UFSCar, no Departamento de Psicologia. O pedido foi negado, tendo em vista decisões anteriormente tomadas acerca das necessidades de preenchimento de vagas em função de áreas de conhecimento/atuação prioritárias no departamento. 2.1.15 – Processo 23112.01792/2010-65 – OF n° 103/2010 – DPsi – Encaminha parecer referente ao pedido de redistribuição do Prof. Dr. Emerson Fernando Rasera, da Universidade Federal de Uberlândia para a UFSCar, no Departamento de Psicologia. O pedido foi negado, tendo em vista decisões anteriormente tomadas acerca das necessidades de preenchimento de vagas em função de áreas de conhecimento/atuação prioritárias no departamento. 2.1.16 – OF 133/2010 – PE – UAB/UFSCar – Encaminha a solicitação de exoneração do cargo de Vice-Coordenadora da Profª Drª Márcia Regina Onofre, do curso de Licenciatura em Pedagogia da SeD-UAB/UFSCar. A Profª Drª Maria Iolanda Monteiro será a nova Vice-Coordenadora do Curso Educação à Distância Licenciatura em Pedagogia, a partir de 08 de julho de 2010, para o biênio 2010-2012. (ATO CECH nº 064/2010). 2.1.17 – OF. Circular n° 040/2010 – CCLEEsp – Encaminha a Composição do Conselho de Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial. ▪ Presidente – Coordenadora do Curso. ▪ Vice-Presidente – Vice-Coordenadora do Curso. ▪ 1 Representante docente (e suplente) da área de conhecimento “Fundamentação teórica” (compreende as seguintes disciplinas: Educação e Educação Especial – contextos históricos; Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial; Referenciais teóricos do desenvolvimento humano; Ética e Educação Especial; Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais; Estudo do desenvolvimento atípico; Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial; Currículo e Educação Especial – adaptações e acomodações; Linguagem e pensamento; Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial I – modelos instrucionais; Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação; Apoio educacional especializado – Educação Infantil; Apoio educacional especializado – Ensino Fundamental; Apoio educacional especializado – Educação de Jovens e Adultos; Procedimentos de Ensino em Educação Especial I – deficiência mental; Procedimentos de ensino em Educação Especial II – deficiência auditiva; Procedimentos de ensino em Educação Especial III – transtornos globais do desenvolvimento; Procedimentos de ensino em Educação Especial IV – superdotação e altas habilidades; Procedimentos de ensino em Educação Especial V – deficiência física; Procedimentos de ensino em Educação Especial VI – deficiência visual). ▪ 1 Representante docente (e suplente) da área de conhecimento “Pesquisa” (compreende as seguintes disciplinas: Processos Investigativos em Educação Especial I – Planejamento de trabalho científica; Processos Investigativos em Educação Especial II – Observação de situações planejadas; Processos Investigativos em Educação Especial III – Desenvolvimento de programas; Processos Investigativos em Educação Especial IV – escola, família e trabalho; Trabalho de Conclusão de Curso I; Trabalho de Conclusão de Curso II; Trabalho de Conclusão de Curso III). ▪ 1 Representante docente (e suplente) da área de conhecimento “Teórico-Prática” (compreende as seguintes disciplinas: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Ensino Colaborativo; Planejamento Educacional Individualizado I – Avaliação; Planejamento Educacional Individualizado II – Intervenções; Tecnologias aplicadas à Educação Especial I – Informação e comunicação (TICs); Tecnologias aplicadas à Educação Especial II – tecnologias assistivas (TAs); Ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiências; Gestão e organização do trabalho pedagógico em serviços especializados). ▪ 1 Representante docente (e suplente) da área de conhecimento “Estágio Supervisionado” (compreende as seguintes disciplinas: Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo I; Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior Inclusivo II). ▪ 1 Representante da equipe de apoio pedagógico (e suplente) – Pedagoga. ▪ 1 Representante discente (e suplente) – turma do 1° ano. ▪ 1 Representante discente (e suplente) – turma do 2° ano. ▪ 1 Representante discente (e suplente) – turma do 3° ano. ▪ 1 Representante discente (e suplente) – turma do 4° ano. ▪ 1 Representante discente (e suplente) – dos alunos de formação em maior prazo. ▪ 1 Assistente Administrativo – Secretária da Coordenação do Curso. 2.1.18 – OF DCSo 047/2010 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda para participar do Congresso Internacional da Associación Latinoamericana de Ciência Política – ALACIP a ser realizado em Buenos Aires, Argentina, no período de 28 a 30/07/2010. 2.1.19 – Processo 23112.02823/2009-69 – OF DCSo 048/2009 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda onde participou do XXVII Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS) realizado na Universidade de Buenos Aires, Argentina, no período de 30/08 a 06/09/2009. 2.1.20 – OF DME 070/2009 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, no período de 18 a 22/08/2010 para participar do Congresso Internacional de Educação (Primer Encuentro Haciendo Escuela), que será realizado em Rosário, Argentina. 2.1.21 – OF DME 071/2009 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Aparecida Mello, no período de 03 a 12/09/2010 para participar do Congresso: 20th Annual European Early Childhood Education Research Association – EECERA Conference, na cidade de Birmingham no Reino Unido, Inglaterra. 2.1.22 – OF DME 072/2009 – Encaminha a solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, no período de 03 a 12/09/2010 para participar do Congresso: 20th Annual European Early Childhood Education Research Association – EECERA Conference, na cidade de Birmingham no Reino Unido, Inglaterra. 2.1.23 – Processo 23112.2369/2010-40 – OF. n° 107/10 – DPSi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, na área de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Foi classificada a candidata Diléia Aparecida Martins. 2.1.24 – Processo 23112.2273/2010-04 – OF. n° 108/10 – DPSi – Encaminha para homologação o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, na área de Educação Especial. Foi classificada a candidata Edna Andreossi. 2.1.25 – Processo 23112.000716/2009-27, referente ao Relatório de Avaliação Extemporânea de Desempenho em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012. 2.1.26 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2 período letivo de 2009: 20.000-0 – Tecnologias aplicadas à Educação Especial II: tecnologias assistivas (Tas); 20.127-8 – Procedimentos de ensino em Educação Especial IV: superdotação e altas habilidades; 20.133-2 – Procedimentos de ensino em Educação Especial V: Deficiência Física; 20.137-5 – Tecnologias aplicadas à Educação Especial I: Informação e comunicação (TICs); 20.139-1 – Procedimentos de ensino em Educação Especial VI: Deficiência visual. 2.1.27 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-ANT – 040 – Mitos Ameríndios; PPG-ANT – 041– Natureza e Cultura. 2.1.28 – OF. n° 114/10 – DPSi – Encaminha alteração “pró-tempore” na vice-chefia do Departamento de Psicologia, a Profª Drª Susi Lippi Marques Oliveira assumirá as funções da vice-chefia exercidas pela Profª Drª Camila Domeniconi que estará realizando pós-doutorado por um ano na cidade de Porto – Portugal. 2.1.29 – Ofício PPGCTS 031/2010 – Encaminha Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-CTS – 014 – Tópicos Especiais em CTS 3 – Metodologias de investigação quantitativa; PPG-CTS – 019 – Estudos sociais da ciência e da tecnologia; PPG-CTS – 041 – Política de ciência e tecnologia; PPG-CTS – 042 – Políticas Públicas e Meio Ambiente. 2.1.30 – Processo 23112.001578/2009-51 – Atividade de Extensão: Conservação e disponibilização de materiais da coleção Carlos Leôncio Magalhães da Unidade Especial Informação e Memória - CECH. Coordenado pelo Prof. Dr. João Roberto Martins Filho – UEIM. 2.1.31 – Processo 23112.000730/2010-95 – OF. n° 105/10 – DPSi – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, onde participou do 2010 CEC Annual Convention and Expo realizado na cidade de Nashville, Tennessee – USA e realizou visita técnica ao Kennedy Center da Vanderbilt University, no período de 16 a 25/04/2010. 2.1.32 – OF. n° 106/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para participar do VII Inclusive and Supportive Education Congress (VII Congresso de Educação Inclusiva), a ser realizado na cidade de Belfast – Irlanda do Norte, no período de 02 a 05/08/2010. 2.1.33 – OF DCI 047/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz, para realizar visita técnica na Universidade de Potsdam – Alemanha, no período de 27/08 a 15/09/2010. 2.1.34 – Processo 23112.001298/2010-25 – Atividade de Extensão: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião. Coordenado pela Profª Drª Alessandra Arce Hai. 2.1.35 – Processo 23112.003999/2008-74 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Renata Prenstteter Gama – DME, Professor Adjunto, de 16/10/2008 a 15/10/2011. 2.1.36 – OF DME 077/2010 – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática da Profª Drª Denise de Freitas, no período de 09/08/2010 a 09/02/2011. 2.1.37 – OF DL 049/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira, no período de 06 a 17/09/2010, para participar do 26° Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românticas, em Valência – Espanha; e para realização de uma Missão de Pesquisa na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris – França. 2.1.38 – OF DL 050/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Carlos Felix Piovezani Filho, no período de 06 a 17/09/2010, para participar do 26° Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românticas, em Valência – Espanha; e para realização de uma Missão de Pesquisa na Université de Paris III/Sorbonne Nouvelle, em Paris – França. 2.1.39 – OF DEd nº 039/2010 – Encaminha solicitação de afastamento integral do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, no período de 01/02/2011 a 31/07/2011, para realizar estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, com a supervisão da Profª Drª Leda Maria Paulani.

2.1.40 – OF DCI n° 48/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vera Regina Casari Bocatto, no período de 12 a 19/09/2010, para participar do XII Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia 2010, na Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina. 2.1.41 – OF DCI n° 49/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, no período de 12 a 19/09/2010, para participar do XII Simpósio da Rede Ibero-americana de Terminologia 2010, na Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina. 2.1.42 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: SOC – 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociedade e Meio Ambiente. 2.1.43 – Processo 23112.000978/2007-24 – OF 057/2010 DS – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, onde participou do Seminário Internacional da UNESCO, no período de 23 a 29/04/2007, em Nova York – EUA. 2.1.44 – Processo 23112.002132/2010-24 – OF 056/2010 DS – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, onde participou da Conferência da UNESCO – Uso Pedagógico da História da África, no período de 10 a 20/06/2010, em Trípoli – Líbia. 2.1.45 – Ofício PPGCTS 037/2010 – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: CTS – 004 – Economia solidária, ciência e tecnologia, CTS – 005 – Análise e Desenvolvimento de patentes, CTS – 008 – Seminários do discurso imagético na divulgação científica, CTS – 009 – Estágio Supervisionado de capacitação docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade, CTS – 014 – Tópicos especiais em CTS – Metodologias de investigação quantitativa, CTS – 019 – Estudos sociais da ciência e da tecnologia, CTS – 034 – Propriedade intelectual e conhecimento tradicional, CTS – 041 – Políticas de ciência e tecnologia. 2.1.46 – OF DFMC n° 16/2010 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências Profª Drª Marisa da Silva Lopes, do Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto e do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Eliane Christina de Souza, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 065/2010). 2.1.47 – OF DCSo n° 051/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela onde participou do 40° Congresso do CanadianCenter for the Latin and Caribean Studies, realizado em Montreal, Canadá, no período de 28/05 a 08/06/2010. 2.1.48 – Processo 23112.002873/2007-46 – Encaminha Relatório de Avaliação Especial de Desempenho em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Eliane Christina de Souza – DFMC, Professor Adjunto, de 22/10/2007 a 21/10/2010. 2.1.49 – Processo 23112.000861/2010-05 – OF DME n° 078/2010 – Encaminha o relatório do afastamento parcial da Profª Daniela Dotto Machado para cursar Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, referente ao período de 04/03 a 04/07/2010, as terças, quartas e sextas-feiras e a solicitação de afastamento para o período de 16/08 a 17/12/2010, as segundas, terças e sextas-feiras. 2.1.50 – OF. PPGE n° 121/2010 – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: EDU – 201 – Seminários de Dissertação em Fundamentos da Educação, EDU – 305 – Educação Brasileira, EDU – 307-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1, EDU – 307-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2, EDU – 405 – Seminários de Tese em Fundamentos da Educação, EDU – 406 – Atividade Básica Complementar, EDU – 901 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1, EDU – 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1, EDU – 990-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2, EDU – 944 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos. Com início da validade para o 2° período letivo de 2010: EDU – 106 – Leituras Marxistas sobre Educação, EDU – 110 – Trabalho do Professor: aspectos psicodinâmicos e socioinstitucionais, EDU – 202 – Estado, Sociedade e Educação, EDU – 300 – Estudos Avançados em Filosofia da Educação, EDU – 307-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1, EDU – 307-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2, EDU – 313 – Produção de Conhecimento e Fundamentos teóricos da Pesquisa, EDU – 406 – Atividade Básica Complementar, EDU – 407 – Atividades Programadas de Formação Acadêmica Complementar, EDU – 900-4 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos, EDU – 900-6 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 6: Teoria da educação – Aportes de Africanidades, EDU – 900-7 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 7: lazer, trabalho e educação, EDU – 900-9 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem: O desenvolvimento da criança pequena na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas, EDU – 902 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2, EDU – 941 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1: Formação de Professores, EDU – 942 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: teorias e práticas pedagógicas e em educação, EDU – 943 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: ensino de ciências e matemática, EDU – 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1, EDU – 990-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2. 2.1.51 – Processo 23112.002922/2010-46 – Atividade de Extensão: Música e Comunidade. Coordenado pelo Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza – DAC. 2.1.52 – Processo 23112.001831/2010-02 – OF 058/2010 DS – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, onde participou do XVII ISA World Congress of Sociology on the move, realizado em Gothenburg, Suécia, no período de 11 a 17/07/2010. 2.1.53 – Processo 23112.000720/2010-25 – A servidora Cláudia de Moraes Barros de Oliveira, lotada no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, solicita renovação do afastamento parcial para cursar Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, as segundas e terças-feiras, totalizando 08 horas semanais. 2.1.54 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 20.094-8 – Planejamento e Implementação de Organizações e Serviços. Com início da validade para o 1° período letivo de 2011: 20.143-0 – Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: Teorias e Técnicas 1. Com início da validade para o 2° período letivo de 2011: 20.144-8 – Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: Teorias e Técnicas 2 e 20.168-5 – Avaliação Psicológica 2: Inteligência e Cognição. 2.1.55 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-Psi – 56-3 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Métodos Quali e Quantitativos, PPG-Psi – 57-5 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Comportamento Matemático, PPG-Psi – 60-4 – Temas em Psicologia: Influência dos Pais nas Trajetórias de Desenvolvimento de seus Filhos, PPG-Psi – 64 – Análise Comportamental de Relações Implícitas. 2.1.56 – Processo 23112.004666/2009-08 – OF n° 122/2010 – DPSi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da servidora Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro – DPSi, Pedagoga, de 09/11/2009 a 08/11/2012. 2.1.57 – Processo 23112.004270/2009-41 – OF n° 123/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de Licença Capacitação da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, envolvendo intercâmbio acadêmico com pesquisadores de Portugal e Espanha e um conjunto de atividades acadêmicas no Brasil, realizado no período de 01/03 a 31/05/2010. 2.1.58 – OF n° 124/2010 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda para apresentação de trabalho no “X Congreso Latiniamericano y V Nacional de Educacíon Bilingüe para personas sordas”, em Santiago, Chile, durante o período de 27/09 a 03/10/2010. 2.1.59 – OF n° 125/2010 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams para participar do XVIII Congresso Internacional sobre abuso e negligência infantil, a ser realizado no Hawai, EUA, durante o período de 21/09 a 01/10/2010. 2.1.60 – Processo 23112.001767/2010-41 – OF n° 126/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari onde participou do IX Colóquio sobre Questões Curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, na Universidade do Porto – Portugal, no período de 19 a 26 de junho de 2010. 2.1.61 – Processo 23112.003004/2010-51 – OF n° 127/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, onde participou do VII Inclusive and Supportive Education Congress (VII Congresso de Educação Inclusiva), realizado na cidade de Belfast – Irlanda do Norte, no período de 02 a 06/08/2010. 2.1.62 – Processo 23112.000729/2010-10 – OF n° 128/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de afastamento da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, no período de 19 a 24/04/2010 onde participou do VI Congresso Nacional da Associación Latinoamericana de Sociologia Del Trabajo, realizado na Cidade do México, México. 2.1.63 – Processo 23112.000763/2010-47 – OF n° 129/2010 – DPSi – Solicitação de redistribuição da Profª Drª Débora Cristina Fonseca, professora adjunta da Universidade Federal de Alfenas para a UFSCar. Tendo em vista o parecer emitido, o Departamento de Psicologia decidiu pela não aprovação da solicitação tendo em vista decisões anteriormente tomadas acerca das necessidades de preenchimento de vagas em função de áreas de conhecimento/atuação prioritárias no departamento. 2.1.64 – Processo 23112.002825/2009-73 – OF n° 130/2010 – DPSi – Encaminha o relatório de afastamento do país, do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, onde desenvolveu estágio de pesquisa no Grupo de Neurociências do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, em San Diego – EUA, no período de 01/09/2009 a 31/03/2010. 2.1.65 – OF DCSo n° 039/2011 – Encaminha solicitação de afastamento no país da Profª Drª Clarice Cohn, no período de 01 a 19/08/2011, para dar continuidade as pesquisas que realiza desde 1992 na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, e orienta pesquisas nas Terras Indígenas Koatinemo e Laranjal em Altamira, Pará. 2.2 – Apreciação de Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 434ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Aprovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Especial. A Profª Drª Fabiana Cia, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia, esclareceu algumas mudanças ocorridas no Projeto, alertando que as atividades complementares propostas não podem ainda ser registradas no Sistema ProGrad Web. Foi colocado como proposta por vários membros o envio de um ofício à ProGrad para que seja sanado este problema. Foi lido o Parecer emitido pelo Prof. Dr. Valdemir Miotello, docente do Departamento de Letras. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.4 – Escolha de representante titular e suplente do CoC-CECH no Conselho de Administração. Foi sugerido que a Direção faça uma consulta aos membros do CoC do CECH identificando algum interessado em ser indicado como representante suplente, pois a titular é a Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, Chefe do DAC. Colocado em votação, foi aceito pelo plenário. 2.5 – Escolha de representante suplente do CoC-CECH no Conselho de Pós-Graduação. O Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Chefe do Departamento de Letras) e a Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno), manifestaram interesse em participar do colegiado, como não estavam presentes na reunião, foi sugerido pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, que fosse feita uma consulta aos docentes para que fosse definida com ficaria como representante titular e quem ficaria como suplente. 2.6 – Escolha de representante efetivo e suplente do CoC-CECH no Conselho Universitário. Foi sugerido que a Direção faça uma consulta aos membros do CoC do CECH identificando algum interessado em ser indicado como representante suplente, pois o titular é o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, Vice-Diretor do CECH. Colocado em votação, foi aceito pelo plenário. 2.7 – Escolha de 2 (dois) representantes para o Conselho Administrativo do CECH. Foi sugerido que a Direção faça uma consulta aos membros do CoC do CECH identificando os interessados em serem indicados como representantes no Conselho, atualmente composto pelos Professores Doutores Marcelo Coutinho Vargas, Vice-Chefe do DCSo, Luciana de Souza Gracioso, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Luciana Nogueira Fioroni, Coordenadora do Curso de Psicologia. Colocado em votação, foi aceito pelo plenário. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior _______________________________________

 

Profª Drª Anete Abramowicz __________________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Profª Drª Suzana Reck Miranda _______________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Ms. Eliane Coster _______________________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva _______________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Conegundes de Souza ________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo _______________________________________________