Ata 433 - 28/05/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo oitavo dia do mês de maio do ano de dois mil e dez, às quatorze horas, na Sala de Defesa Anísio Teixeira do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Quadrigentésima Trigésima Terceira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Chefe do Departamento de Letras), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins (Vice-Chefe do Departamento de Sociologia, Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Música), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (Coordenador do Curso de Filosofia), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Linguística), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), e Wilson Fernandes (Representante Discente). Os seguintes convidados: Profª Drª Tânia Pellegrini, Profª Drª Carla Alexandra Ferreira, Profª Drª Rejane Cristina Rocha e Prof. Dr. Wilton José Marques, todos pertencentes ao Departamento de Letras e Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro, representando a Coordenação do Curso de Educação Especial. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Foi encaminhado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, ofício contendo Proposta de Programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina, dentro do Acordo de Cooperação Internacional já existente, entre a Universidade Nacional de Córdoba/Argentina e a UFSCar. A Profª Drª Wanda parabenizou a iniciativa da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 1.1.2 – Prêmio LAHMIEI. Daniela Mendonça Ribeiro, pesquisadora do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), vinculado ao Departamento de Psicologia, foi classificada em primeiro lugar no Concurso 2010 de Projetos de Estudantes (Student Research Grant) promovido pelo Verbal Behavior Special Interest Group em associação com a Association for Behavior Analysis (ABAI), Estados Unidos

da América. O trabalho premiado foi o projeto de doutorado da aluna, intitulado “Aquisição de Tato e de Mando e Controle por Abstração através de Discriminações Condicionais por Crianças com Autismo”, orientado pelo Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos em parceria com o Prof. Dr. Caio Miguel, da Califórnia State University, Sacramento (CSUS). A Profª Drª Wanda parabenizou a aluna e o Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 1.1.3 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho recebeu e-mail do Diretor do Programa para Bibliotecas e Arquivos Latino Americanos de Dan Hazen, Bibliotecário Associado do Harvard College para Desenvolvimento de Coleções, atestando o recebimento e aprovando os relatórios científico e financeiro relativo à reorganização do Fundo Carlos Leôncio Magalhães, na UEIM. A Profª Drª Wanda parabenizou os envolvidos. 1.1.4 – A Secretaria Geral de Recursos Humanos, conjuntamente com a Secretaria Geral de Planejamento da UFSCar, encaminharam ofício informando que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), através de sua Secretaria de Recursos Humanos, está desenvolvendo procedimentos administrativos mais rigorosos com vistas a controlar a contratação de professores substitutos nas Instituições Federais de Ensino Superior. Será enviada uma cópia do ofício para cada Departamento do Centro. 1.1.5 – Foi encaminhado pela Secretaria Geral de Recursos Humanos à Direção do CECH, e-mail para ser reenviado aos docentes, referente à progressão funcional dos docentes. Os links para consulta no blog da SRH são dois: Link progressão para os docentes das classes: Auxiliar, Assistente e Adjunto: http://www.srh.ufscar.br/blog/?p=508 e Link para a progressão para os docentes das classes: Adjunto 4 para Associado 1 e para os Associados: http://www.srh.ufscar.br/blog/?p=205. 1.1.6 – Vestibular 2011. As unidades foram orientadas a promover discussão e se posicionarem sobre as opções de ingresso na UFSCar, por meio dos processos seletivos (Vestibular VUNESP e/ou ENEM-SiSU), encaminhando as propostas ao CECH para serem enviadas à ProGrad. 1.1.7 – Foi lembrado a todos que as Chefias dos Departamentos podem assinar afastamentos dos docentes pertencentes ao seu departamento no período de até 5 dias. Foi recomendado que se utilizasse um novo formulário, a ser enviado a todas as Unidades por e-mail. 1.1.8 – Representação nos Conselhos Superiores. A Direção fará uma consulta aos senhores conselheiros para o preenchimento de algumas representações que ainda estão incompletas. 1.1.9 – Portaria GR 550/10, de 18 de maio de 2010, suspende as atividades nos Campi de São Carlos, Araras e Sorocaba, no dia 15/06 das 14 às 18h e no dia 25/06, a partir das 10h com retorno às atividades a partir das 14h, por ocasião dos Jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol. 1.1.10 – Andamento REUNI. O prédio AT8 está na fase final de construção, em agosto no início do segundo período letivo de 2010, os Laboratórios da Lingüística e Pedagogia poderão provavelmente ser utilizados. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística solicita que haja uma reunião para discussão sobre Pró-equipamento, para poderem encaminhar sugestões a CAPES para o próximo ano de 2011, com vistas a modificar eventualmente os termos do Edital. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.000803/2010-30 – OF DME 047/2010 – Encaminha o relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor, Área: Ensino de Educação Física, realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 06 a 08/04/2010. Solicita abertura para um novo concurso público para esta área. 2.1.2 – Processo 23112.003890/2008-06 – Atividade de Extensão: Mini Cursos Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, coordenado pelo Prof. Dr. Ségio Donizetti Zorzo – ProEx. 2.1.3 – OF DL 020/2010 – Solicita o estabelecimento de acordo de cooperação internacional entre a UFSCar e o Bureau de la Traduction du Canadá. 2.1.4 – OF DL 021/2010 – Solicita o estabelecimento de acordo de cooperação internacional entre a UFSCar e a Universidade Pompeu Fabra na Espanha. 2.1.5 – OF DL 022/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, no período de 28/05 a 07/06/2010, para participar dos eventos científicos First International Conference on Functional Grammar (IC-FDG-2010) e o Colóquio: A Gramática do português do ponto de vista funcional, a serem realizados em Lisboa, Portugal. 2.1.6 – OF DL 023/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ariani di Felippo, no período de 31/05 a 08/06/2010, para participar do evento científico Young Investigators Workshop on Computational Approaches to Languages of the Américas, a ser realizado em Los Angels, EUA. 2.1.7 – OF DL 024/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ariani di Felippo, no período de 15/05 a 21/05/2010, para apresentar trabalho no evento científico promovido pelo Group de Linguistique Appliquée ET Télécommunications – GLAT, cuja temática nesta edição será o Multiculturalismo e o papel das línguas de especialidade, a ser realizado em Lisboa, Portugal. 2.1.8 Processo 23112.000803/2010-30 – OF DME 047/2010 – Encaminha o relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor, Área: Ensino de Educação Física, realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 06 a 08/04/2010. Foi deliberado pelo Conselho Departamental do DME a não aprovação/homologação do resultado do referido concurso. Para tanto, solicita abertura de um novo concurso público para esta área. 2.1.9 – OF DFMC n° 08/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, no período de 11 a 27/05/2010, para realizar conferência em workshop sobre a filosofia de Immanuel Kant na Universidade de Praga, a ser realizado nos dias 13 e 14/05/2010, participará também de encontro na mesma Universidade sobre o Acordo Erasmus Mundus no dia 17/05 e em seguida apresenta o trabalho no XI Congresso Internacional Kant, a ser realizado em Pisa de 22 a 26/05/2010. 2.1.10 – Processo 23112.005181/2009-71 – OF DME 048/2010 – Informa que o Conselho Departamental do DME, analisou a solicitação de redistribuição da servidora Célia Weigert, ocupante do cargo de Professor Assistente, da Universidade Federal de Alfenas, para a UFSCar, observando que não existem condições que permitam a redistribuição da servidora, indeferindo assim a solicitação. 2.1.11 – Processo 23112.000804/2010-97 – OF DME 049/2010 – Encaminha o relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Área: Ensino de Física, realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 12 a 14/04/2010. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Josimeire Meneses Julio, 2°) Estéfano Vizconde Veraszto. 2.1.12 Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Artes e Comunicação, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: Linguagem e estruturação musical 4. 2.1.13 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 16.339-2 – Democracia, Cidadania e Movimentos Sociais no Brasil, 16.340-6 – Comportamento Eleitoral em Perspectiva Comparada, 16.536-0 – Construção de Bibliografias Antropológicas. 2.1.14 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, do Curso de Licenciatura em Educação Especial, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: Tecnologias instrucionais aplicadas à Educação Especial I: modelos instrucionais, Avaliação em Educação Especial, Afetividade e sexualidade & Educação Especial, Ensino colaborativo, 20.224-0 – Família e Inclusão, Procedimentos de ensino em Educação Especial II: deficiência auditiva, Processos investigativos em Educação Especial IV: escola, família e trabalho. 2.1.15 – OF nº 051/10 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento parcial da servidora Silvana Lopes dos Santos para cursar disciplina como aluna especial junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, às quintas-feiras no período da manhã. 2.1.16 – Ofício n° 20/2010 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo no período de 24 a 26/06/2010, para participar da VI Women and the Silent Screen Conference, promovida pela Women and Film History International Society, em associação com a Universidade de Bolonha e Cineteca de Bologna, na cidade de Bolonha, Itália. 2.1.17 – Processo 23112.001000/2009-00, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Eduardo Conegundes de Souza – DAC – Professor Assistente, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.18 – OF DME 051/2010 – Encaminha solicitação de abertura de novo edital, em caráter de urgência, tendo em vista o cancelamento do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor – área Ensino de Física, realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino. 2.1.19 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 06.266-9 – Laboratório 4 – Materialidade linguística: aspectos semânticos; 06.267-7 – Linguagem e Cognição; 06.268-5 – Linguagem e Oralidade; 06.269-3 – Produção de Texto 2; 06.270-7 – Semântica; 06.432-7 – Homoerotismo e resistência na ficção moderna e contemporânea (Portugal e Brasil); 06.433-5 – Ensino de Português para Estrangeiros: contextos e práticas; 06.434-3 – Língua Inglesa para Graduandos em Linguística 1; 06.435-1 – Língua Inglesa para Graduandos em Linguística 2; 06.436-0 – Língua Inglesa para Graduandos em Linguística 3; 06.437-8 – Língua Inglesa para Graduandos em Linguística 4. 2.1.20 – Processo 23112.005390/2009-20 – OF DME 050/2010 – Encaminha o relatório do afastamento do país da Profª Drª Márcia Regina Onofre, no período de 23 a 26/02/2010 onde participou do II Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado em Buenos Aires, Argentina. 2.1.21 – OF DME 052/2010 – Encaminha o edital do processo seletivo para a contratação de Professor Visitante para o Departamento de Metodologia de Ensino, Dedicação Exclusiva na área de Didática, Subárea: Conteúdo e Metodologia do Ensino das Relações Étnicorraciais. Membros da Banca: Profª Drª Roseli Rodrigues Mello (Presidente), Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto e Prof. Dr. Valter Roberto Silvério como Membros Titulares (ATO CECH n° 038/2010). Profª Drª Alice Helena Campos Pierson e Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira como Membros Suplentes (ATO CECH n° 039/2010). 2.1.22 – Processo 23112.000708/2009-71, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto – DS – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.23 – Processo 23112.001828/2009-50 – OF DCSo n° 036/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga onde realizou Estágio de Professor Visitante na Universidade de Oxford, Inglaterra, no período de 07/09/2009 a 07/02/2010. 2.1.24 – OF CCL n° 017/2010 – Encaminha proposta de composição do Conselho da Coordenação do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras. Composição do Conselho: Presidente: Coordenador do Curso; Vice-Presidente: Vice-Coordenador do Curso. Representantes Docentes por Área: 1) Representante da área de Linguística; 2) Representante da área de Língua Portuguesa como língua materna e língua estrangeira (PLE); 3) Representante da área de Língua Inglesa; 4) Representante da área de Língua Espanhola; 5) Representante da área de Licenciaturas de língua portuguesa; 6) Representante da área de Licenciaturas de línguas estrangeiras; 7) Representante da área de Metodologia de Ensino; 8) Representante da área de Psicologia; 9) Representante da área de Educação. Representantes Discentes: 01 (um) representante por turma (1° ao 5° ano do curso de Letras), eleito por seus pares; 01 (um) representante dos alunos de formação em maior prazo, sempre que houver tal contingente, eleito por seus pares. Assistente Administrativo: Secretário da Coordenação do curso. 2.1.25 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-ANT 040 – Mitos Ameríndios; PPG-ANT 041 – Natureza e Cultura. 2.1.26 – Processo 23112.003764/2008-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Silvana Aparecida Felix – PPG-E, Assistente em Administração, de 04/08/2008 a 03/08/2011. 2.1.27 – Processo 23112.005226/2009-30 – OF DCI 018/2010 – Encaminha o relatório final do afastamento parcial do Prof. Rogério Aparecido Sá Ramalho, no período de 20/12/2009 a 20/04/2010, para realizar Doutorado na Universidade Estadual Paulista – Marília. 2.1.28 – Processo 23112.001552/2009-00 – OF DCI n° 019/2010 – Encaminha o relatório final do afastamento parcial do Prof. Roniberto Morato do Amaral, no período de 08/11/2009 a 08/05/2010, para realizar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar. 2.1.29 – OF. 041/2010 – Pe – UAB/UFSCar – Informa que a partir de 11 de maio de 2010, a Profª Drª Fabiana Marini Braga passará a responder pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância – UAB/UFSCar (ATO CECH n° 040/2010) e a Profª Drª Márcia Regina Onofre pela Vice-Coordenação (ATO CECH n° 041/2010), ambas alocadas no Departamento de Metodologia de Ensino. 2.1.30 – OF 007/2020 – PPGAS – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, oferecidas no 1° período letivo de 2010: PPG-ANT 001 – Teorias Antropológicas Clássicas; PPG-ANT 003 – Metodologias de Pesquisa em Antropologia Social; PPG-ANT 012 – Substância, Corpo e Pessoa; PPG-ANT 032 – Etnologia Indígena; PPG-ANT 033 – Seminário de Teoria Antropológica. 2.1.31 – OF n° 023/2010 – DAC – Encaminha edital do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, para o Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Audiovisual, Subárea: Teoria do Audiovisual; Classe Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva. 2.1.32 – OF n° 024/2010 – DAC – Encaminha os nomes dos docentes que farão parte da Banca do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva para o Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Audiovisual, Subárea: Teoria do Audiovisual. Membros da Banca: Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Presidente – UFSCar) (CPF: 499.681.224-91), Prof. Dr. João Luiz Vieira (UFF/RJ) (CPF: 253.147.187-15), Prof. Dr. Cristian Borges (USP/SP) (CPF: 248.161.148-90) como Membros Titulares (ATO CECH n°042/2010). Prof. Dr. André Gatti (Anhembi-Morumbi/SP) (CPF: 100.051.702-06), Prof. Dr. Alexandre Figueroa (Unicap/PE) (CPF: 126.232.614-15) como Membros Suplentes (ATO CECH n° 043/2010). 2.1.33 – Processo 23112.002829/2008-76 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI, Professor Assistente, de 04/08/2008 à 03/08/2011. 2.1.34 – OF DFMC n° 10/2010 – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Professor Visitante para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para o preenchimento de uma vaga em regime de Dedicação Exclusiva na área de Filosofia, sub-área: História da Filosofia. Membros da Banca: Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass (Presidente), Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos e Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto como Membros Titulares (ATO CECH n° 044/2010). Profª Drª Marisa da Silva Lopes como Membro Suplente (ATO CECH n°045/2010). 2.1.35 – Processo 23112.000749/2009-89, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Luzmara Cursino Ferreira – DL – Professor Adjunto, de 29/01/2009 à 28/01/2012. 2.1.36 – Processo 23112.001001/2009-67, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ariani Di Felippo – DL – Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.37 – Processo 23112.002938/2008-51, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Simone Diniz – DCSo – Professor Adjunto, de 21/08/2009 à 20/08/2011. 2.1.38 – OF 033/2010 DS – Informa que para o biênio 2010 a 2012, a Profª Drª Maria da Glória Bonelli responderá como Chefe do Departamento de Sociologia e o Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins, como Vice-Chefe. 2.1.39 – Processo 23112.002841/2008-68 – OF DEd n° 027/09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Luiz Roberto Gomes – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.40 Processo 23112.002885/2008-37 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. José Carlos Rothen – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.41 – Processo 23112.002909/2008-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva – DEd, Professor Adjunto, de 21/08/2008 à 20/08/2011. 2.1.42 – Processo 23112.000710/2009-05 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes – DEd, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.43 – Processo 23112.000747/2009-74 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal – DEd, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.44 – Processo 23112.001054/2010-00 – OF DFMC n° 10/2010 – Encaminha homologação do resultado do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante Brasileiro em regime de dedicação exclusiva junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na Área de Filosofia, Sub-área: História da Filosofia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Franklin Leopoldo e Silva, 2°) Gustavo José de Toledo Pedroso. 2.1.45 – OF n° 061/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento de Licença Capacitação da Profª Drª Patrícia Waltz Shelini, durante o período de 09/08/2010 a 09/11/2010, com a finalidade de participar de seminários relativos à construção e instrumentos, bem como de atividades promovidas no Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (Labape), pelos Profs. Drs. Ricardo Primi e Ana Paula Noronha, da Universidade São Francisco. 2.1.46 – OF n° 062/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari para participar do V Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões Curriculares, na Universidade do Porto – Portugal, no período de 19 a 26 de junho de 2010. 2.1.47 – Processo 23112.004700/2009-65 – OF n° 065/10 – DPSi – Encaminha o relatório de atividades realizadas na Licença Capacitação da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, realizado no período de 01/12/2009 a 01/03/2010. 2.1.48 – OF n° 066/10 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do 19° IBNS – International Behavioral Neuroscience Society 2010, a ser realizado em Sardenha – Itália, no período de 06/06 a 15/06/2010. 2.1.49 – Fichas de Oferta de Disciplinas, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, oferecidas no 1° período letivo de 2010: PPG-PSI 01 – Bases Biológicas do Comportamento; PPG-PSI 05– Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 1 (Turma A); PPG-PSI 07 – Ação dos Fármacos sobre o Comportamento; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica (Turmas A, B, C e D); PPG-PSI 052 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos (Turmas A e B); PPG-PSI 53-2 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Bases Matemáticas da Análise de Dados (Turma A); PPG-PSI 53-3 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Táticas de Pesquisa em Análise do Comportamento; PPG-PSI 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turmas A e B), PPG-PSI 56-2 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Psicologia Baseada em Evidências – Significância Clínica e Confiabilidade das Mudanças; PPG-PSI 58-2 – Tópicos Avançados sobre Questões Conceituais em Psicologia: Trabalho, Identidade e Carreira (Turma A); PPG-PSI 59 – Equivalência de Estímulos (Turma A); PPG-PSI 62-2 – Estudos sobre Comportamento e Cognição: Fundamentos Biológicos e Comportamentais de Habilidades Numéricas Básicas (Turma A). 2.1.50 – OF DCSo n° 038/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para participar do 40° Congresso do CanadianCenter for the Latin and Caribean Studies, a ser realizado em Montreal, Canadá, no período de 28/05 a 08/06/2010. 2.1.51 – Processo 23112.000735/2009-01 – OF DL 028/2010 – Encaminha o Relatório Final de Afastamento Parcial da Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, referente ao período de agosto a dezembro de 2009, para a realização de curso de capacitação em nível de Doutorado junto à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). 2.1.52 – Processo 23112.000860/2007-53 – OF DL 029/2010 – Encaminha o Relatório Final de Afastamento Parcial do Prof. Dr. Wilson Alves-Bezerra, referente ao período de janeiro até o final de abril de 2010, para finalizar seu Doutorado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 2.1.53 – OF 036/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, para participar do XVII ISA World Congress of Sociology on the move, a ser realizado em Gothenburg, Suécia, no período de 11 a 17/07/2010.

2.1.54 – Processo 23112.000832/2010-72 – OF DEd n° 025/2010 – Encaminha o Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, no período de 20 a 26/04/2010 onde participou da II Reunión Científica Sur “Teoria Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía”, realizada na Universidad Nacional del Centro de La Província de Buenos Aires. 2.1.55 – Processo 23112.003477/2009-92, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Géssica Priscila Ramos – DEd – Professor Adjunto, de 12/08/2009 à 11/08/2012. 2.1.56 – Processo 23112.000719/2009-99 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz – DFMC, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.57 – Processo 23112.000701/2009-90 – OF n° 064/2010 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – DPsi, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.58 – OF 051/2010 – PPGS – Encaminha resultado da eleição para Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, realizada nos dias 04 e 05 de maio de 2010. A partir de 17 de maio de 2010, o Prof. Dr. Valter Roberto Silvério assumirá como Coordenador do referido Programa (ATO CECH nº 046/2010) e o Prof. Dr. Jacob Carlos Lima como Vice-Coordenador (ATO CECH nº 047/2010), para o biênio 2010-2012. 2.1.59 – Processo 23112.000761/2009-70 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPSi, Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.60 – Processo 23112.001438/2010-90 – OF DME 061/2010 – Encaminha o relatório da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante para o Departamento de Metodologia de Ensino, Dedicação Exclusiva na área de Didática, Subárea: Conteúdo e Metodologia do Ensino das Relações Étnicorraciais. Foi classificada a candidata Sonia Stella Araújo-Oliveira. 2.1.61 – Processo 23112.002912/2008-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly – DAC, Professor Assistente, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.62 – OF DME 062/2010 – Informa que tendo em vista a alocação de uma vaga docente EAD para o DME, será aproveitada a vaga do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto – Área de Educação e Sub-área Didática e Formação de Professores. Será contratada a Profª Maria Iolanda Monteiro, classificada em segundo lugar. 2.1.63 – Processo 23112.001182/2010-69 – Nota n° 180/2010/PJ/UFSCar – Proposta de convênio de cooperação institucional entre a UNESP (Araraquara) e a UFSCar, visando favorecer a formação de graduandos e pós-graduandos nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Estudos Literários da UNESP e do Curso de Graduação e de Mestrado e Doutorado em Filosofia da UFSCar. 2.1.64 – Processo 23112.001129/2009-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto – DME, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.65 – Processo 23112.003004/2008-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Denise Silva Vilela – DME, Professor Adjunto, de 26/08/2008 a 25/08/2011. 2.1.66 – Processo 23112.003473/2009-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Márcia Regina Onofre – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.67 – Processo 23112.003199/2008-92 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues – DL, Professor Assistente, de 25/08/2008 a 24/08/2011. 2.1.68 – Processo 23112.002939/2008-09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Rosa Yokota – DL, Professor Adjunto, de 21/08/2008 a 20/08/2011. 2.1.69 – Processo 23112.000715/2009-70 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristine Gorski Severo – DL, Professor Adjunto, de 02/02/2009 a 01/02/2012. 2.1.70 – Processo 23112.003500/2009-34 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran – DS, Professor Adjunto, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.71 – Processo 23112.003474/2009-20 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Fabiana Marini Braga – DME, Professor Adjunto, de 10/08/2009 a 09/08/2012. 2.1.72 – OF DFMC 12/2010 – Encaminha solicitação de afastamento para usufruto de Licença Sabática da Profª Drª Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca para redação de um livro, no período de 03/08/2010 a 03/02/2011. 2.1.73 – Processo 23112.000928/2009-47 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Servidor José Olavo Kasmin, Assistente em Administração – CCArtes, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.74 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 37.039-8 – Temas Contemporâneos em Sociologia. Com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 37.003-7 – Sociologia Contemporânea II. 2.1.75 – Processo 23112.000934/2009-98, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, Pedagoga – DPsi, de 06/02/2009 à 05/02/2012. 2.1.76 – OF PPGEEs nº 040/2010 – Encaminha os resultados das eleições para Coordenador, Vice-Coordenador e Representantes Docentes para o Biênio 2010-2012, com mandato de dois anos e Representantes Discentes com mandato de um ano. Coordenadora: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (ATO CECH nº 048/2010); Vice-Coordenadora: Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (ATO CECH nº 049/2010); Representante Docente Titular: Profª Drª Mey de Abreu Van Munster; Representante Docente Suplente: Profª Drª Maria Amélia Almeida; Representante Discente Titular do Mestrado: Igor Vieira Messina; Representante Discente Suplente do Mestrado: Franco Ezequiel Harlos; Representante Discente Titular do Doutorado: Iasmin Zanchi Boueri; Representante Discente Suplente do Doutorado: Caroline Penteado de Assis. 2.1.77 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 16.510-7 – Comportamento e Cultura; 16.700-2 – Introdução às Ciências Sociais. 2.1.78 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 2° período letivo de 2010: PPG-EDU 207 – Tecnologia, Cultura e Educação; PPG-EDU 313 – Produção de Conhecimento e Fundamentos Teóricos da Pesquisa. 2.1.79 – Processo 23112.003499/2009-27 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Rogério Aparecido Sá Ramalho – DCI, Professor Assistente, de 10/08/2009 à 09/08/2012. 2.1.80 – Processo 23112.000739/2009-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello – DCSo, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.81 – Processo 23112.001085/2010-58 – OF DCI n° 35/2010 – Encaminha para homologação o resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, para o Departamento de Ciência da Informação, na Área de Cultura e Discurso, Ciência e Sociedade, Subárea: Ciência e Sociedade; Classe Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva. Foram classificados os seguintes candidatos: 1°) Camila Carneiro Dias Rigolin, 2°) Rafael de Brito Dias, 3°) Henrique Tahan Novaes. 2.1.82 – Ofício n° 24/10 – DAC – Encaminha solicitação de substituição do nome do professor que irá compor a Banca do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva para o Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Audiovisual, Subárea: Teoria do Audiovisual. O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (UFSCar) (CPF: 154.110.028-00) irá substituir o Prof. Dr. Alexandre Figueroa (Unicap/PE) como Membro Suplente (ATO CECH n° 043/2010). 2.1.83 – Processo 23112.003924/2009-74 – OF DCSo n° 039/2009 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner onde participou do Congresso e Intercâmbio Internacional em Buenos Aires, Argentina, no período de 28/09 a 04/10/2009. 2.1.84 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Direitos Humanos pelo Cinema, coordenado pela Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.2 – Apreciação de Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 432ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Curso de Mestrado. Foi encaminhado o projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, pelo Departamento de Letras, acompanhado com parecer do Prof. Dr. Nelson Viana, do Departamento de Letras, e parecer da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, do Departamento de Sociologia. Foram lidos os referidos pareceres, e a Profª Drª Tânia Pellegrini se colocou à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Como não houve nenhuma dúvida, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim ________________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins _____________________________________

 

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante ______________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira ____________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello _____________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Wilson Fernandes ___________________________________________________