Ata 432 - 16/04/2010

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA TRIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo sexto dia do mês de abril do ano de dois mil e dez, às oito horas e trinta minutos, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quadrigentésima Trigésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (Vice-Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. João dos Santos Carmo (Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Eliane Coster (Vice-Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Vera Alves Cêpeda (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Rosa Yokota (Vice-Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes (Coordenadora do Curso de Pedagogia - EAD), Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (Vice-Coordenador do Curso de Educação Musical - EAD), Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo), e Diego Profiti Moretti (Representante Discente). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Projeto INFRA-FINEP. Projeto que a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) distribui recursos para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para fortalecimento da infra-estrutura de pesquisa; esta distribuição é feita de acordo com o número de docentes doutores. Na UFSCar a distribuição é realizada por Centros – Áreas de Conhecimento; cada universidade pode solicitar R$ 18.000,00 por professor doutor. Geralmente, a média de projetos aprovados é de 40 a 50% do valor solicitado. O CECH recebeu R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para pleitear recursos para a sua infra-estrutura de pesquisa. Os projetos anteriores Infra/FINEP receberam recursos em partes, e ainda nem passaram para a execução. A Gestão destes projetos é realizada pela FAI (Fundo de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Foi decidido que os três subprojetos propostos pelo CECH nos anos anteriores, coordenados pelos Professores Doutores Deisy das Graças de Souza, Eduardo Garuti Noronha e Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, seriam complementados visando assim totalizar os recursos necessários hoje para a execução das obras. 1.1.2 – Recurso FAPESP – Reserva Técnica Institucional. Está em fase de finalização a reforma da sala de projeções com o recurso destinado à demanda coletiva; a sala provavelmente será reinaugurada no próximo mês de maio. A Reserva Técnica referente ao ano de 2009 é de R$ 25.000,00, e iremos proceder ao encaminhamento da mesma forma que a do ano anterior. 1.1.3 – O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni representou o CECH na FAPESP, em São Paulo, no Evento Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 12 e 13/04/2010. 1.1.4 – Foi sugerido por este Centro que os recursos REUNI contemplassem também às Coordenações dos novos cursos, da mesma forma que as coordenações dos cursos já existentes recebem recurso, sendo a verba no valor de R$ 2.200,00. Os cursos novos REUNI que receberão este recurso: Bacharelado em Lingüística, Licenciatura em Educação Especial e Licenciatura em Pedagogia Noturno. A verba de custeio para 2011 será encaminhada para os interessados realizarem suas solicitações. 1.1.5 – No dia 13 de abril passado, foi inaugurado o Fundo Nhonhô Magalhães na Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar. O acervo concentra diversos documentos do empresário e fazendeiro Carlos Leôncio Magalhães, também conhecido como “Nhonhô” Magalhães. O projeto de restauração dos documentos foi desenvolvido nos últimos nove meses sob a égide do Programa de Apoio a Bibliotecas e Arquivos da América Latina (PLALA) do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard. O projeto recebeu US$ 17 mil que possibilitou a aquisição de estantes deslizantes e a restauração de mapas antigos, que serão posteriormente digitalizados e disponibilizados na Internet. 1.1.6 – Foi publicado e já se encontra disponível o último número da Revista Olhar, Agosto-Dezembro de 2009. 1.1.7 – O Conselho Universitário (ConsUni) está no momento de aprovação do Regimento Geral da UFSCar, logo após as aprovações, será iniciado o processo de reelaboração dos regimentos das unidades pertencentes ao CECH. 1.1.8 – No período de 14 a 22 de abril do corrente é o prazo para solicitação de bolsas PIBIC; a Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, solicita que os interessados façam a leitura do edital com muita atenção, pois há mudanças importantes. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O representante discente Diego Profiti Moretti expôs para conhecimento das Chefias e Coordenações algumas dificuldades: i) Orientadores para atender os alunos na Iniciação Científica. ii) Solicitar às instâncias superiores, um maior envolvimento com políticas públicas, pois os alunos dos cursos noturno estão com muitas dificuldades com o transporte coletivo, tendo que terminar as aulas meia hora mais cedo. A Profª Drª Vera Alves Cêpeda sugeriu que esta solicitação seja enviada formalmente ao Conselho de Graduação para que sejam tomadas as providências necessárias. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta, do seguinte item 2.4 – Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho Universitário (ConsUni). Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1– Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Atividade de Extensão: Seminário Internacional Sexualidade, Saberes e Direitos. Coordenação Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro – DS. 2.1.2 – Atividade de Extensão: Primeiro Encontro dos Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar. Coordenado pelo Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza – DAC. 2.1.3 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-CTS – 038 – Empreendedorismo Tecnológico, PPG-CTS – 039 – Tecnologia e Ambiente. 2.1.4 – Processo 23112.004410/2009-07 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização (Latu Sensu) em Gestão Pública, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Rocha Côrtes – DEP, participação de docentes do CECH. 2.1.5 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-EES – 506-1 – Tópicos em Educação Especial 6: Alfabetização de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, PPG-EES – 26712 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Desenvolvimento Cognitivo, PPG-EES – 50231 – Tópicos em Educação Especial 2: Utilização da Significância clínica e mudança confiável como medidas para avaliação de intervenções. 2.1.6 – OF n° 016/2010 – DPsi – Encaminha pedido de Licença para Capacitação da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, onde objetiva: ampliar e consolidar intercâmbios com pesquisadores ligados ao GT Trabalho e Processos Organizativos na Contemporaneidade, ligado à ANPEPP, ao GT Cultura e Comunicação no Mundo Rural, ligado à ALASRU e à Rede de Estudos Rurais dos quais participa; organizar uma agenda de seminários ampliados no Grupo de Pesquisa Trabalho Organização Social e Comunitária, que está sob sua coordenação; atualizar levantamento bibliográfico para da andamento aos projetos de pesquisa em andamento no Grupo de Pesquisa; revisar o relatório final do projeto de pesquisa Relações de Trabalho, Condições de Vida e Subjetividade: entre o trabalho dividido e o trabalho em cooperação, desenvolvido sob sua coordenação no Programa Jovem Pesquisador da FAPESP (processo 05/51024-0) e encaminhar para publicação na forma de um livro, durante o período de 01/04/2010 a 01/07/2010. 2.1.7 – Processo 23112.000860/2007-53 – OF. DL 007/2010 – Encaminha relatório de afastamento integral, referente ao 2° semestre de 2009 e a solicitação de afastamento parcial, no período de 01/01 a 30/04/2010, às segundas-feiras, do Prof. Ms. Wilson Alves-Bezerra, para finalizar o doutoramento em Letras, na área de Literatura Comparada, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. 2.1.8 – Ofício n° 006/2010 – Coord. Psicologia – Informa que a partir desta data que a Coordenação do Curso de Psicologia estará “pró-tempore” a cargo da Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (ATO CECH Nº 025/2010), a Vice-Coordenação de Curso estará a cargo da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso (ATO CECH Nº 026/2010). 2.1.9 – OF. s/n°– A servidora Cláudia de Moraes Barros de Oliveira, solicita afastamento parcial para cursar Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, as terças e quintas-feiras, totalizando 10 horas semanais. 2.1.10 – OF DEd n° 012/2010 – Encaminha solicitação para que seja prorrogado o contrato de exercício provisório do Prof. Carlos Rubens de Souza Costa por mais um ano, com as seguintes condições: i) a prorrogação deverá se estender até março de 2011; ii) a cada semestre o professor deverá submeter-se a uma avaliação, efetuado pelo DEd, nos moldes daquela que se submete o professor efetivo em situação de estágio probatório. 2.1.11 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 20.235-5 Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2.1.12 – OF n° 023/2010 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, no período de 19 a 24/04/2010 para participar do VI Congresso Nacional da Associación Latinoamericana de Sociologia Del Trabaljo, a ser realizada na Cidade do México, México. 2.1.13 – OF n° 024/2010 – DPSi – Encaminha Solicitação de afastamento da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para participar do 2010 CEC Annual Convention and Expo a ser realizado na cidade de Nashville, Tennessee – USA e realizar visita técnica ao Kennedy Center da Vanderbilt University, no período de 16 a 25/04/2010. 2.1.14 – OF n° 025/2010 – DPSi – Encaminha Solicitação de afastamento da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, para participar do 2010 CEC Annual Convention and Expo a ser realizado na cidade de Nashville, Tennessee – USA e realizar visita técnica ao Kennedy Center da Vanderbilt University, no período de 16 a 25/04/2010. 2.1.15 – OF n° 006/2010 – DPsi – Encaminha para abertura os Editais dos Concursos Públicos de Provas e Títulos para Professor Adjunto para contratação de dois professores efetivos (Projeto REUNI) no curso de Licenciatura em Educação Especial, área de Educação Especial para sub-área: Currículo, Tecnologias e Avaliação em Educação Especial e sub-área: Estimulação precoce e Educação Infantil. 2.1.16 – Processo 23112.000787/2009-24 – OF n° 028/2010 – DPsi – Encaminha relatório de afastamento das atividades realizadas pela Profª Drª Maria Amélia Almeida, de sua participação no 2009 CEC – Council of Exceptional Children – Convention & Expo, realizado em Seattle, Washington – EUA, no período de 25/03 a 06/04/2009. 2.1.17 – Processo 23112.000788/2009-81 – OF n° 030/2010 – DPsi – Encaminha relatório de atividade de afastamento para capacitação da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga do período de 20/09/2009 a 20/03/2010 de suas atividades no Mestrado em Educação. E também, o pedido de renovação de afastamento parcial para o período de 21/03/2010 a 21/09/2010, as quintas e sextas-feiras no período da manhã, para dar continuidade às atividades no Programa de Pós-Graduação na UNESP em Rio Claro. 2.1.18 – Processo 23112.04272/2009-56 – OF n° 029/2010 – DPsi – Encaminha parecer referente ao pedido de redistribuição da servidora Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para a UFSCar, no Departamento de Psicologia. O pedido foi negado, em função de não atendimento dos interesses e necessidades atuais do departamento. 2.1.19 – Processo 23112.04300/2009-74 – OF n° 022/2010 – DPsi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes para participar do I Congresso Internacional “Ser Professor de Educação Especial”, a ser realizado no período de 15 a 20/11/2009, em Lisboa – Portugal. 2.1.20 – Processo 23112.04301/2009-21 – OF n° 026/2010 – DPsi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams onde participou do II Congresso Internacional sobre Violência, Maltrato y Abuso, realizado em Buenos Aires – Argentina, no período de 12 a 15 de novembro de 2009. 2.1.21 – Processo 23112.04492/2009-21 – OF n° 027/2010 – DPsi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari onde participou do 1° Congresso Internacional “Ser Professor de Educação Especial”, realizado no Instituto Piaget em Lisboa – Portugal, no período de 25/11 a 03/12/2009. 2.1.22 – Processo 23112.001996/2004-76 – Atividade de Extensão: Aprendizagem Dialógica de Matemática e de Escrita: adaptação e produção de material didático, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.23 – OF 012/2010 DME – Encaminha edital do Concurso Público para Professor, Área: Ensino de Educação Física, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 06 a 08/04/2010. Membros da Banca: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos (Presidente – UFSCar) (CPF: 044.755.048-99), Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone (UFSCar) (CPF: 029.260.138-76), Prof. Dr. Márcio Norberto Farias (Univ. Federal de Lavras) (CPF: 542.294.721-53), Profª Drª Carmem Elisa Henn Brandl (Faculdade Oeste do Paraná) (CPF: 615.804.909-30), Prof. Dr. Henrique Luiz Monteiro (UNESP-Bauru) (CPF: 058.516.268-95) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 027/2010). Prof. Dr. Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho (USP-São Paulo) (CPF: 242.539.195-30), Prof. Dr. Jeane Barcelos Soriano (Univ. Estadual de Londrina) (CPF: 132.432.288-83) e Profª Drª Selva Maria Guimarães Barreto (UFSCar) (CPF: 473.181.986-53) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 028/2010). 2.1.24 – OF 014/2010 DME – Encaminha edital do Concurso Público para Professor, Área: Ensino de Física, a ser realizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 12 a 14/04/2010. Membros da Banca: Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (Presidente – UFSCar) (CPF: 077.782.388-88), Profª Drª Maria do Carmo de Sousa (UFSCar) (CPF: 065.430.998-48), Prof. Dr. Marcos Serzedello (UNESP-São José do Rio Preto), (CPF: 045.142.638-00), Profª Drª Rejane Aurora Mion (Univ. Estadual de Ponta Grossa) (CPF: 326.474.680-87), Prof. Dr. Eugenio Maria de França Ramos (UNESP-Rio Claro) (CPF: 089.566.758-48) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 029/2010). Prof. Dr. Washington Luiz Pacheco de Carvalho (UNESP-Ilha Solteira) (CPF: 235.090.079-72), Prof. Dr. Paulo César de Almeida Raboni (UNESP-Presidente Prudente) (CPF: 102.112.968-21), Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar) (CPF: 723.135.108-59) como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 030/2010). 2.1.25 – Processo 23112.000441/2010-94 – OF DEd n° 015/2010 – Encaminha Relatório da Comissão Julgadora designada para proceder à realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Educação na área de Educação, subárea Política e Gestão da Educação. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º) Lugar: Rosana Batista Monteiro, 2º) Heulália Charalo Rafante. 2.1.26 – Processo 23112.005368/2009-78 – Atividade de Extensão: ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem - Articulação entre Escola e Comunidade, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.27 – Processo 23112.005284/2009-06 – Encaminha relatório do afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, no período de 23 a 26/02/2010 onde participou do II Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência e da Reunião Preparatória do próximo Congresso, realizados em Buenos Aires, Argentina. 2.1.28 – Processo 23112.004396/2009-78 – OF 021/2010 DS – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso onde participou da V Conferência Internacional de Aprovechamiento de Recursos Minerales, CINAREM 2009, ocorrido no Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa ‘Dr. Antonio Núñez Jiménez’, no período de 10 a 13/11/2009, em Cuba. 2.1.29 – Processo 23112.004397/2009-25 – OF 022/2010 DS – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso onde participou da VI Jornadas Internacionais de Representaciones Sociales, ocorrida na Universidad Nacional de Quilmes, em Buenos Aires, no período de 28 a 30/11/2009. 2.1.30 – Processo 23112.005384/2009-89 – Atividade de Extensão: III Encontro de Comunidades de Aprendizagem, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.31 – OF 017/2010 DME – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, no período de 29/04 a 07/05/2010 para participar do Encontro Anual da American Educational Research Association, a ser realizado em Denver, Colorado – EUA. 2.1.32 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-EDU – 900-11 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 11: Educação e Sociologia da Infância. 2.1.33 – OF DEd n° 016/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, no período de 20 a 25/04/2010 para participar da II Reunión Científica Sur “Teoria Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía”, a ser realizada na Universidad Nacional del Centro de La Província de Buenos Aires. 2.1.34 – Processo 23112.003923/2009-17 – OF DCSo n° 023/2010 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn onde participou da VII Reunião de Antropologia do Mercosul realizada em Buenos Aires, Argentina, no período de 28/09 a 04/10/2009. 2.1.35 – Ofício PPGCTS 016/2010 – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, oferecidas no 1° período letivo de 2010: CTS 001 – Ciência, Tecnologia e Sociedade; CTS 002 – Seminários de Dissertação (Turmas A e B); CTS 006 – Gestão Tecnológica e Inovação; CTS 009 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade; CTS 027 – O discurso da ciência e dos saberes populares; CTS 038 – Empreendedorismo tecnológico. 2.1.36 – Processo 23112.000460/2010-67 – OF DL n° 012/2010 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Letras e Linguística; Subárea: Linguagens e Mídias; Classe: Professor Adjunto, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Luciana Salazar Salgado; 2°) Jorge França de Farias Junior. 2.1.37 – Processo 23112.000461/2010-14 – OF DL n° 013/2010 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Letras e Linguística; Subárea: Semântica e Pragmática; Classe: Professor Adjunto, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Dirceu Cleber Conde; 2°) Débora Raquel Massmann Eleodoro. 2.1.38 – Processo 23112.002262/2008-09, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento – DFMC, Professor Adjunto, de 26/06/2008 à 25/06/2011. 2.1.39 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG-Psi – 53-3 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Táticas de Pesquisa em Análise do Comportamento; PPG-Psi – 56-2 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Psicologia Baseada em Evidências – Significância Clínica e Confiabilidade das Mudanças. 2.1.40 – Processo 23112.002154/2008-80, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin – DME, Professor Adjunto, de 23/06/2008 à 22/06/2011. 2.1.41 – OF DME n° 029/2010 – Encaminha solicitação de afastamento parcial da Profª Daniela Dotto Machado para cursar Doutorado, no período de 04/03 a 04/07/2010, as segundas, terças, quartas e sextas-feiras no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. 2.1.42 – OF PPG-Psi n° 009/2010 – Comunica que durante o período de 01/03 a 31/05/2010, a Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora) assumirá a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em função da Licença Capacitação da Profª Drª Zlda Aparecida Pereira Del Prette no período citado. (ATO CECH nº 031/2010). 2.1.43 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, oferecidas no 1° período letivo de 2010: PPG-EDU – 900-11 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 11: Educação e Sociologia da Infância; PPG-EDU – 900-2 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: tendências em educação matemática; PPG-EDU – 903– Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1; PPG-EDU – 903– Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3; PPG-EDU – 921– Seminários de Dissertação em Processos de Ensino e de Aprendizagem; PPG-EDU – 922– Pesquisa em Educação. 2.1.44 – OF 023/2010 DS – Informa que a Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio solicitou exoneração do cargo da Chefia do Departamento de Sociologia. O Prof. Dr. Valter Roberto Silvério está assumindo o cargo, sendo que no próximo mês haverá eleição para a nova chefia do departamento. 2.1.45 – OF. DCSo nº 027/2010 – Comunica que a Profª Drª Carolina Raquel Duarte de Melo Justo do Departamento de Ciências Sociais foi indicada para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar, como representante do CECH, em substituição ao Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello. 2.1.46 – OF DL 013/2010 – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 20 horas para o Departamento de Letras, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas neste 1º semestre de 2010. 2.1.47 – OF DL 014/2010 – Encaminha a banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto, em regime de 20 horas para o Departamento de Letras, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas neste 1º semestre de 2010. Membros da Banca: Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (Presidente), Profª Drª Rosa Yokota e Profª Drª Carla Alexandra Ferreira como Membros Titulares. (ATO CECH nº 032/2010). Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues e Prof. Dr. Nelson Viana como Membros Suplentes. (ATO CECH nº 033/2010). 2.1.48 – Processo 23112.000179/2009-32 – Despacho SeRS/DeDP n° 007/2010 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área de Música, sub-área: Educação à Distância e Prática em Educação Musical, para o cargo de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (abril de 2010), uma vez que existem candidatos habilitados. O Departamento de Artes e Comunicação manifesta que tem interesse na prorrogação. 2.1.49 – Processo 23112.000180/2009-07 – Despacho SeRS/DeDP n° 007/2010 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área de Música, sub-área: Educação Musical e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICS) para Educação à Distância, para o cargo de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (abril de 2010), uma vez que existe candidato habilitado. O Departamento de Artes e Comunicação manifesta que tem interesse na prorrogação. 2.1.50 – Processo 23112.000462/2010-71 – OF DCSo n° 028/2010 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva, para o preenchimento de uma vaga na área de Antropologia Social, sub-área: Teoria Antropológica para o Departamento de Ciências Sociais. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Pedro Peixoto Ferreira, 2°) Felipe Ferreira Vander Velden, 3°) Allan de Paula Oliveira, 4°) Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz, 5°) Luís Fernando Hering Coelho. 2.1.51 – Processo 23112.000822/2010-02 – Atividade de Extensão: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião, coordenado pela Profª Drª Alessandra Arce – DEd. 2.1.52 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, oferecidas no 1° período letivo de 2010: PPG-Fil – 002 – História da Filosofia Contemporânea 1, PPG-Fil – 012 – História da Filosofia Antiga 1, PPG-Fil – 021 – História da Filosofia Medieval 1, PPG-Fil – 112 – Filosofia das Ciências Humanas. 2.1.53 – Processo 23112.000788/2010-43 – OF n° 008/2010 – DPsi – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva, para o preenchimento de uma vaga na área de Educação Especial, sub-área: Estimulação Precoce e Educação Infantil para o Departamento de Psicologia. Foi classificada a candidata Fabiana Cia. 2.1.54 – Processo 23112.000463/2010-29 – OF DCSo n° 029/2010 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva, para o preenchimento de uma vaga na área de Política, sub-área: Política Contemporânea, Instituições Políticas e Política Brasileira para o Departamento de Ciências Sociais. Foi classificado o candidato Pedro José Floriano Ribeiro. 2.1.55 – Processo 23112.000539/2006-14 – OF. DL nº 017/2010 – Encaminha Relatório Final de Afastamento Parcial para capacitação do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit, para frequentar o curso de Música da UFSCar e solicitação de encerramento do processo. 2.1.56 – OF DFMC n° 04/2010 – Encaminha solicitação de abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante Brasileiro em regime de dedicação exclusiva junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, por um período de 12 (doze) meses, sendo este prorrogável por igual período se atendidas às demais exigências nela contidas. 2.1.57 – Processo 23112.001748/2008-90, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Höfling – DL, Professor Adjunto, de 16/06/2008 à 15/06/2011. 2.1.58 – Processo 23112.004617/2008-17 – Relatório da Atividade de Extensão: Aprendendo música na escola: uma proposta de ensino musical curricular e extracurricular a alunos da educação básica, coordenado pela Profª Drª Daniela Dotto Machado – DME. 2.1.59 – Processo 23112.004373/2009-86 – Relatório da Atividade de Extensão: Ciclo de Debates: Pedagogia – Formação e Atuação Profissional. (UFSCar/São Carlos), coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – CCPed. 2.1.60 – Processo 23112.000789/2010-02 – OF n° 040/2010 – DPsi – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, nível 1, em regime de Dedicação Exclusiva, para o preenchimento de uma vaga na área de Educação Especial, sub-área: Currículo, Tecnologias e Avaliação em Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação Especial do Departamento de Psicologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Márcia Duarte, 2°) Relma Urel Carbone Carneiro, 3°) Rosimeire Maria Orlando Zappone. 2.1.61 – OF DCI nº 08/2010 – Solicitação de afastamento da Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival, sem remuneração por um período de um ano, a partir do dia 22/04/2010. Modalidade no Regime Jurídico Único: Licença para tratar de interesses particulares. 2.1.62 – OF DCI n° 06/2010 – Encaminha edital do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor da Carreira de Magistério da Carreira Superior, para o Departamento de Ciência da Informação, na Área de Cultura e Discurso, Ciência e Sociedade, Subárea: Ciência e Sociedade; Classe Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva. Membros da Banca: Profª Drª Marisa Bittar (Presidente – UFSCar) (CPF: 256.810.951-34), Profª Drª Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP/FCLAr) (CPF: 743.739.608-44), Prof. Dr. Rogério Mugnaini (USP) (CPF: 279.762.018-67) como Membros Titulares (ATO CECH n°034/2010). Prof. Dr. Cidoval Morais de Sousa (UEPB) (CPF: 477.985.214-53) , Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior (UFSCar) (CPF: 073.543.551-00) como Membros Suplentes (ATO CECH n° 035/2010). 2.1.63 – Processo 23112.000513/2010-81 – OF 029/2010 DS – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Nível 1, para preenchimento de uma vaga, para o Departamento de Sociologia, sub-área: Sociologia e Pesquisa Empírica, realizado entre os dias 29 e 31 de março de 2010. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Jorge Leite Júnior, 2°) André Ricardo de Souza, 3°) Edson Miagusko, 4°) Giuliana Franco Leal. 2.1.64 – OF 030/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso para participar do Congresso Internacional Pobreza, Migración y Desarrollo, que ocorrerá na Universidad Autonoma de Chiapas, no México, no período de 28 a 30 de abril de 2010. 2.1.65 – Processo 23112.000479/2007-18 – OF DME 042/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva referente ao período de 02/04 a 16/04/2007 onde participou da Conferência Anual da American Educational Research Association, em Chicago, EUA. 2.1.66 – Processo 23112.003746/2008-47 – OF DME 041/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Anete Abramowicz, referente ao período de 21/12/2008 a 27/12/2009 para realizar estágio de Pós-Doutorado na Universidade Paris Descartes, em Paris – França. 2.1.67 – Processo 23112.003783/2009-51 – OF DME 043/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 24/09 a 05/10/2009, onde participou do Primeiro Encontro do Conselho da World Education Research Association (WERA), e Conferência Européia de Pesquisa em Educação (ECER), em Viena, Áustria. 2.1.68 – Processo 23112.005389/2009-55 – OF DME 027/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Renata Prenstteter Gama, no período de 23 a 26/02/2010 onde participou do II Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado em Buenos Aires, Argentina. 2.1.69 – Processo 23112.004142/2009-93 – OF DFMC n° 05/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simank no período de 17 a 29/10/2009. 2.1.70 – Processo 23112.004313/2009-08 – OF DFMC n° 06/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simank no período de 24/11 a 09/12/2009. 2.1.71 – Processo 23112.000512/2010-24 – OF DEd n° 020/2010 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, que será realizado pelo Departamento de Educação, para a Área de Conhecimento: Fundamentos da Educação e sub-área: Sociologia/Sociedade/Educação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Manoel Nelito Matheus Nascimento, 2°) Vanessa Gabassa, 3°) José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, 4°) Rita de Cássia Ribeiro Voss. 2.1.72 – Processo 23112.000324/2010-53 – OF. n° 017/2010 – DAC – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga para o cargo de Professor da Carreira de Magistério da Carreira Superior, Classe Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Artes e Comunicação, na Área de Realização Audiovisual, Subárea: Direção e Produção. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Débora Burini, 2°) Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, 3°) Denis Porto Renó, 4°) Djalma Ribeiro Júnior. 2.1.73 – Processo 23112.000980/2009-99 – OF DME nº 044/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 06 a 22/04/2009 onde participou da Reunião Anual da AERA – Associação Americana de Pesquisa em Educação, realizada em San Diego, Califórnia, USA e visitou a Universidade de Stanford. 2.1.74 – OF DEd n° 021/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini no período de 01 a 10/05/2010, para participar como expositor do VI Encuentro Internacional “Presencia de Paulo Freire”, em Cienfuegos, Cuba. 2.1.75 – OF DCSo n° 030/2010 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, para participar do XXXII Congresso Internacional de Americanista a ser realizado em Perugia, Itália, no período de 03 a 10/05/2010. 2.1.76 – Processo 23112.004411/2009-64 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Gestão Pública - Modalidade EaD, Pós-Graduação Lato Sensu, coordenado pelo Prof. Dr. Glauco Henrique de Sousa Mendes – SRH. 2.1.77 – Processo 23112.000727/2010-06 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos 2010/2011, coordenado pelo Prof. Dr. Glauco Henrique de Sousa Mendes – DEP. 2.1.78 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 20.224-0 – Família e Inclusão, 20.227-4 – Atualização em Comportamento e Cognição 1, 20.228-2 – Atualização em Comportamento e Cognição 2, 20.229-0 – Atualização em Comportamento e Cognição 3, 20.230-4 – Atualização em Comportamento e Cognição 4, 20.231-2 – Atualização em Análise Experimental da Cognição 1, 20.232-0 – Atualização em Análise Experimental da Cognição 2, 20.233-9 – Atualização em Comportamento Social e Processos Cognitivos 1, 20.234-7 – Atualização em Comportamento Social e Processos Cognitivos 2. Com início da validade para o 2° período letivo de 2010: 20.100-6 – Introdução a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS I, 20.220-7 – Introdução a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS II. 2.1.79 – Atividade de Extensão: Arquivo do CECH: informações administrativas e memória institucional, coordenado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – CECH. 2.1.80 – Atividade de Extensão: VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Robert Licht – PPG-FIL. 2.1.81 – OF 031/2010 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, para participar do II Congresso Internacional e VI Encontro Nacional de Riscos, que ocorrerá na Universidade de Coimbra, em Portugal, no período de 22 a 25/05/2010. 2.1.82 – Processo 23112.005180/2009-14 – OF DME 046/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, no período de 23 a 26/02/2010 onde participou do II Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado em Buenos Aires, Argentina. 2.1.83 – Atividade de Extensão: Preservação de acervo fotográfico, coordenado por Antonio Carlos Ciarlo – UEIM/CECH. 2.1.84 – Ofício PPGIS n° 013/2010 - Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. O Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva foi eleito o novo Coordenador (ATO CECH n ° 036/2010) e o Prof. Dr. João Carlos Massarolo como Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (ATO CECH n ° 037/2010), para o biênio 2010-1012. 2.1.85 – Processo 23112.005388/2009-00 – OF DME 028/2010 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, no período de 23 a 26/02/2010 onde participou do II Congresso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docência, realizado em Buenos Aires, Argentina. 2.1.86 – Processo 23112.000850/2010-44 – OF DL 019/2010 – Encaminha o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto do Departamento de Letras, em regime de 20 horas, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas no 1° semestre de 2010. Não houve candidatos classificados. 2.1.87 – Processo 23112.000772/2009-98, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Roniberto Morato do Amaral – DCI – Professor Assistente, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.2 – Apreciação de Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 431ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Institucionalização da EAD/UAB na UFSCar, com a modalidade de Educação a Distância para cursos de graduação. Conforme deliberação da reunião anterior, no dia 30 de março foi realizada a Reunião Aberta do CECH sobre a Institucionalização da EAD na UFSCar, visando oferecer informações e subsídios aos membros do CECH (docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes) sobre a institucionalização dos cursos de graduação na modalidade a distância (EAD) na UFSCar. Ficou estabelecido que cada centro envirá para a Secretaria de EAD e a órgãos superiores da UFSCar questões, reflexões e propostas com vistas a contribuir para as discussões do próximo III Seminário de EAD na UFSCar. Após discussão, foi criada uma comissão especial do Conselho do CECH, composta pelos seguintes Professores Doutores: Marisa da Silva Lopes, Vera Alves Cepêda, Cláudia Raimundo Reyes, João dos Santos Carmo, Eduardo Conegundes de Souza e Luiz Roberto Gomes, para auxílio na elaboração da proposta a ser encaminhada. 2.4 – Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho Universitário (ConsUni). Na próxima reunião do Conselho do CECH, será colocada em pauta a indicação de representantes do CECH nos Conselhos Superiores, titulares e suplentes. Até que sejam definidos, foi proposto que o CECH será representado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni no Conselho Universitário. Aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim ________________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes __________________________________________

 

Prof. Dr. João dos Santos Carmo _______________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Prof.Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna ________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli _____________________________________________

 

Profª Ms. Eliane Coster _______________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Vera Alves Cêpeda __________________________________________

 

Profª Drª Rosa Yokota _______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni _____________________________________

 

Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes _____________________________________

 

Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza _______________________________

 

Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida ______________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Prof. Dr. Jacob Carlos Lima ___________________________________________

 

Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi ______________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________

 

Diego Profiti Moretti _________________________________________________