Ata 429 - 07/12/2009

ATA DA QUADRIGENTÉSIMA VIGÉSIMA NONA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao sétimo dia do mês de dezembro do ano de dois mil e nove, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória , teve início a Quadrigentésima Vigésima Nona Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Vice-Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Denise de Freitas (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Profª Drª Camila Domeniconi (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Eduardo Néspoli (Vice-Coordenador do Curso Música), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Nancira Ribeiro Marinho (Representante Técnico-Administrativo), Caroline Periotto e Marcela Taiane Schiavi (Representantes Discentes). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 A Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso ainda está recebendo sugestões para a Comissão que foi constituída para pensar a Segurança no Campus. 1.1.2 Portaria n° 1.134 de 02/12/2009 – Permite a redução para até 30 dias do período entre a publicação do edital no DOU e a realização da primeira prova, reduzindo com isso o prazo geral para os concursos. 1.1.3 –

A Institucionalização dos cursos de graduação na modalidade à distância na UFSCar está em andamento e as discussões ocorrerão até março de 2010. 1.1.4 – Com relação ao REUNI, os Diretores de Centro terão uma reunião nos próximos dias sobre o andamento das obras e também para dar continuidade às

negociações da distribuição de vagas docentes do banco de reserva. 1.1.5 – Foi aprovado pela FAPESP, aproximadamente R$ 21.000,00 dos aproximadamente R$ 57.000,00 solicitados, identificamos que as solicitações para a Sala de Projeções não foram aprovadas, pois não ficou claro pela nomenclatura utilizada que não identifica ser um espaço que também envolve atividades de pesquisas. Foi encaminhado ofício de reconsideração. 1.1.6 – Na última reunião do Conselho de Administração, foi discutida a questão de vagas para Professor Titular. Pela regulamentação das Instituições Federais de Ensino Superior, a Universidade pode ter 10% de docentes titulares do número total de docentes. A UFSCar conta hoje com 910 docentes, portanto poderíamos ter 91 docentes titulares, mas contamos somente com 58. Poderíamos ter mais 33 docentes. Existe uma comissão composta pelos Pró-Reitores e Secretários que estão estudando diversas questões: aposentadoria, modelos, formas de distribuição, além disso, existe a possibilidade de aumento desta porcentagem para 20%. O CECH solicitou que esta Comissão seja composta por pessoas das diferentes áreas de conhecimento. 1.1.7 – O Café da Manhã de Natal, com docentes e funcionários do CECH, será dia 14 de dezembro às 10:00 horas no saguão do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos convida a todos para os vários concertos natalinos que ocorrerão nesse mês: hoje às 20:00 hs na Biblioteca Comunitária, dia 09 às 19:00 hs no Teatro Municipal, dia 10 às 19:00 hs na Igreja Catedral, dia 11 atividade musical no Teatro de Bolso. 1.2.2 – A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro informou que a estagiária do Departamento de Letras foi assaltada em frente à ADUFSCar, no mesmo local onde ela foi assaltada. Solicita, portanto que haja gestões para diminuir a violência no Campus. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusão na pauta, do seguinte item 2.4 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Administração. Consultado os demais conselheiros, foi aprovada a referida inclusão. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 18.107-2 0 História e Sistemas Psicológicos: Gestalt e Tendências Contemporâneas. 2.1.2 – Processo 23112.003784/2009-09 – OF DFMC n° 34/2009 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, onde participou do II Colóquio Kant Ítalo-Luso-Brasileiro “Was Ist Der Mensch? – Antropologia, Estética e Teleologia em Kant”, em Lisboa e Évora, Portugal, no período de 11/09 a 20/09/2009. 2.1.3 – Processo 23112.004044/2009-25 – OF 081/2009 – DS – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Jacqueline Sinhoretto, no período de 29/09 a 02/10/2009, onde participou da VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, na cidade de Buenos Aires, Argentina. 2.1.4 – Processo 23112.003727/2008-74 – Despacho SeRS/DeDP n° 104/2009 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área de Educação, sub-área Psicologia da Educação, para o cargo de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (dezembro de 2009), uma vez que existe candidato habilitado. O Departamento de Educação manifesta interesse na prorrogação. 2.1.5 – Processo 23112.002841/2008-68 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Luiz Roberto Gomes – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.6 – Processo 23112.002885/2008-37 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. José Carlos Rothen – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.7 – Processo 23112.002909/2008-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 20/08/2011. 2.1.8 – Processo 23112.000710/2009-05 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes – DEd, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.9 – Processo 23112.000747/2009-74 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Marcos Freisleben Zorzal – DEd, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.10 – Processo 23112.000739/2009-19 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello – DCSo, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.11 – Processo 23112.003376/2009-62 – Atividade de Extensão: Círculo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade, coordenado pela Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DME. 2.1.12 – Processo 23112.004482/2009-61 – Atividade de Extensão: Aprender a ensinar deficientes visuais, coordenado pela Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI. 2.1.13 – Processo 23112.001293/2002-62 – Atividade de Extensão: Democratização do conhecimento e do acesso à educação, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.14 – Processo 23112.003903/2009-97 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (CEEJA/NIASE), coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.15 – Processo 23112.004056/2009-01 – OF DCI n° 52/2009 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, onde apresentou o trabalho: “O desenvolvimento local integrando regiões: núcleo regional de informação e portal de integração regional” no X Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária – Extenso 2009, no período de 05 a 08/10/2009, em Montevidéu – Uruguai. 2.1.16 – Processo 23112.001129/2009-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto – DME, Professor Adjunto, de 09/02/2009 à 08/02/2012. 2.1.17 – Processo 23112.003733/2008-15 – Despacho SeRS/DeDP n° 103/2009 – Consulta sobre o interesse em prorrogar a validade do Concurso Público na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação, sub-área: Formação e Desenvolvimento de Coleções, para o cargo de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, com validade de 1 ano (dezembro de 2009), uma vez que existe candidato habilitado. O Departamento de Ciência da Informação manifesta que não tem interesse na prorrogação. 2.1.18 – Processo 23112.002829/2008-76 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon – DCI, Professor Assistente, de 18/08/2008 à 17/08/2011. 2.1.19 – Processo 23112.004206/2009-25 – OF DL 047/2009 – Encaminha solicitação da Profª Drª Lucia Maria de Assunção Barbosa, lotada no Departamento de Letras, para prestar colaboração no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde desempenhará atividades junto ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução. 2.1.20 – OF PPGE n° 175/2009 – Encaminha relação das Fichas de Oferta das disciplinas ministradas no 1° e 2° período letivo de 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação. 1° período de 2009: EDU 921 – Seminários de Dissertação em Processos de Ensino e Aprendizagem; EDU 901 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1 (Turmas A e B); EDU 903 - Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3; EDU 922 – Pesquisa em Educação; EDU 944 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos; EDU 900-3 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: Políticas Públicas e sala de aula; EDU 201 – Seminários de Dissertação em Fundamentos da Educação (Turma A), Linha: Educação e Trabalho; EDU 201 – Seminários de Dissertação em Fundamentos da Educação (Turma B), Linha: Estado, Políticas e Gestão Educacional; EDU 201 – Seminários de Dissertação em Fundamentos da Educação (Turma C), Linha: História, Filosofia e Sociologia da Educação; EDU 405 – Seminários de Tese em Fundamentos da Educação (Turma A), Linha: Estado, Políticas e Gestão Educacional; EDU 405 – Seminários de Tese em Fundamentos da Educação (Turma B), Linha: História, Filosofia e Sociologia da Educação; EDU 305 – Educação Brasileira; EDU 109 – Trabalho e Educação; EDU 311 – Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação; EDU 407 – Atividades Programadas de Formação Acadêmica Complementar; EDU 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1; EDU 990-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2; EDU 307-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; EDU 307-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2. 2° período de 2009: EDU 941 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1: Formação de Professores; EDU 942 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: Teorias e práticas pedagógicas em educação; EDU 943 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: Ensino de Ciências e Matemática; EDU 902 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2 (Turmas A e B); EDU 900-4 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos; EDU 900-6 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 6: Teoria da Educação – Aportes e Africanidades; EDU 900-9 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem: O desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas; EDU 106 – Leituras Marxistas sobre Educação; EDU 202 – Estado, Sociedade e Educação; EDU 300 – Estudos Avançados em Filosofia da Educação; EDU 312 Pesquisa em Educação: abordagens teórico-metodológicas; EDU 407 – Atividades Programadas de Formação Acadêmica Complementar; EDU 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1; EDU 990-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2; EDU 307-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 1; EDU 307-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior 2. 2.1.21 – Processo 23112.002912/2008-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly – DAC, Professor Assistente, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.22 – Processo 23112.000774/2009-04 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Suzana Reck Miranda – DAC, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.23 – Processo 23112.002911/2008-40 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª. Vânia Gomes Zuin – DME, Professor Adjunto, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.24 – Processo 23112.003004/2008-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª. Denise Silva Vilela – DME, Professor Adjunto, de 26/08/2008 à 25/08/2011. 2.1.25 – Processo 23112.003764/2008-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Silvana Aparecida Felix – PPG-E, Assistente em Administração, de 04/08/2008 a 03/08/2011. 2.1.26 – OF nº 197/09 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento para Licença Capacitação da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, a ser realizado no período de 01/12/2009 a 01/03/2010 para organizar três artigos científicos, a serem submetidos em periódicos internacionais, além de realizar contatos para realização ao seu pós-doutorado. 2.1.27 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Metodologia de Ensino, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 19.075-6 – Didáticas e Educação das Relações Étnico-raciais. 2.1.28 – Processo 23112.003578/2009-12 – OF n° 196/09 – DPsi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Ana Lucia Cortegoso onde participou do II Colóquio Regional, IV Colóquio Local “Red de Redes: La construcción de espacios asociativos. Aportes para el diseno y desarrollo de políticas públicas” y el “I Foro de Economia Social”, na Universidad Nacional Del Litoral, Santa Fé – Argentina, no período de 14/09 a 20/09/09. 2.1.29 – Processo 23112.001749/2008-48 – OF n° 206/09 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. João dos Santos Carmo – DPsi, Professor Adjunto, de 28/02/2008 à 27/02/2011. 2.1.30 – Processo 23112.000701/2009-90 – OF n° 207/09 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – DPsi, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.31 – Processo 23112.000703/2009-07 – OF n° 205/09 – DPsi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – DPsi, Professor Adjunto, de 03/02/2009 à 02/02/2012. 2.1.32 – Processo 23112.000719/2009-99 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz – DFMC, Professor Adjunto, de 02/02/2009 à 01/02/2012. 2.1.33 – OF UEIM n° 017/2009 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho tendo em vista a necessidade de continuar os projetos em andamento, comunica sua continuidade por mais um mandato na Chefia da Unidade Especial de Informação e Memória, para o período de 07/11/2009 a 07/11/2011. 2.1.34 – Processo 23112.003812/2009-27 – OF n° 204/09 – DPsi – Encaminha relatório de participação de congresso no exterior da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, onde participou do Neuroscience 2009, no período de 16 a 22/10/2009, na cidade de Chicago – EUA. 2.1.35 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: 37.003-7 – Sociologia Contemporânea II, 37.027-4 – Sociologia Brasileira. 2.1.36 – Processo 23112.000761/2009-70 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Kátia Regina Moreno Caiado – DPsi, Professor Adjunto, de 28/01/2009 à 27/01/2012. 2.1.37 – OF n° 209/09 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento para Licença Capacitação da Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, a ser realizado no período de 15/03/2010 a 15/06/2010 para realizar a atualização bibliográfica relativa ao estudo de processos básicos de aquisição de linguagem; elaborar novo programa de pesquisa para os próximos três anos, no âmbito do INCT e participar de atividades exploratórias para elaboração de projeto de pesquisa sobre aquisição de linguagem a ser realizada em parceria com o NIEL/Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas – Maceió. 2.1.38 – OF DL 050/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Maria de Assunção Barbosa de 08 a 14/12/2009, para apresentação de trabalho acadêmico no Colóquio do Grupo de Pesquisa da Universidade Paris 8, em Paris, França. 2.1.39 – Processo 23112.002910/2008-93 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Edna Parra Cândido – DL, Professor Adjunto, de 28/082008 a 19/08/2011. 2.1.40 – Processo 23112.002939/2008-09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Rosa Yokota – DL, Professor Adjunto, de 21/08/2008 a 20/08/2011. 2.1.41 – Processo 23112.003199/2008-92 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues – DL, Professor Assistente, de 25/08/2008 a 24/08/2011. 2.1.42 – Processo 23112.000715/2009-70 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Cristine Gorski Severo – DL, Professor Adjunto, de 02/02/2009 a 01/02/2012. 2.1.43 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, com início da validade para o 1° período letivo de 2010: PPG IS – 022 – Cinema e Música: História, Estética e Teoria; PPG IS – 023 – O Som no Cinema: Teoria, Estética e Significação; PPG IS – 024 – Tópicos de Cinema Contemporâneo no Brasil; PPG IS – 025 – Narrativa Transmídia. 2.1.44 – OF. DCSo nº 087/2009 – Comunica que o Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello do Departamento de Ciências Sociais foi indicado para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar, como representante do CECH, em substituição a Profª Drª Simone Diniz. 2.1.45 – Processo 23112.004057/2009-57 – OF 086/2009 – DS – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, no período de 08 a 29/10/2009, para coleta e organização de material institucional de defesa civil, junto às autoridades dos países africanos de língua portuguesa, referente à atividade da docente como membro da Comissão Organizadora do V Seminário Internacional de Defesa Civil. 2.1.46 – Processo 23112.004116/2009-12 – OF DME n° 130/09 – Encaminha Relatório de Atividades referente ao afastamento do país do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos no período de 05 a 09/10/09, onde participou do X Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária – Extenso 2009, em Montevidéo, Uruguai. 2.1.47 – Processo 23112.003416/2009-55 – OF DME n° 131/09 – Encaminha Relatório de Atividades referente ao afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali no período de 25/09/09 a 01/10/09, onde participou do evento científico: 2009 ECER – Conferência Anual da European Educational Research Association, realizado na cidade de Viena, Áustria. 2.1.48 – Processo 23112.000934/2009-98, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, Pedagoga – DPsi, de 06/02/2009 à 05/02/2012. 2.1.49 – Processo 23112.004822/2009-72 – Atividade de Extensão: Curso, Gênero e Diversidade na Escola, coordenado pelo Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro – DS. 2.1.50 – Processo 23112.001122/2007-84 – Atividade de Extensão: Curso de Especialização: Educação Infantil e a Escola de 9 anos, Pesquisa e Gestão do Cotidiano Escolar, coordenado pela Profª Drª Anete Abramowicz – DME. 2.1.51 – Processo 23112.003130/2009-33 – OF DME 132/09 – Encaminha Relatório de Atividades referente ao afastamento do país da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, no período de 05 a 13/09/2009, onde participou do VIII Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências Experimentales, realizado na Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha. 2.1.52 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia: SOC 026 – Sociologia Econômica; SOC 029 – Sociologia das Relações Raciais; SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociologia da Violência. 2.1.53 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia: SOC 002 – Seminários de Dissertação; SOC 004 – Teoria Sociológica II; SOC 011 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Sociologia I; SOC 014 – Estudos Especiais I; SOC 015 – Estudos Especiais II; SOC 017 – Leitura Dirigida; SOC 026 – Sociologia Econômica; SOC 027 – Sociologia Rural; SOC 029 – Sociologia das Relações Raciais; SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociologia da Violência; SOC 151 – Seminário de Tese; SOC 152 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Sociologia II. 2.1.54 – Processo 23112.004316/2009-68 – OF. n° 221/09 – DPsi – Encaminha Relatório de Atividades referente ao afastamento do país da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette onde participou do VI Congresso Iberoamericano de Psicologia Clinica e de la Salud, realizado no período de 25/10 a 03/11/2009, em Santiago – Chile. 2.1.55 – OF PPGPOL 064/2009 – Comunica resultado de eleição para Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. O Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha foi eleito Coordenador (ATO CECH n° 114/2009) e o Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade como Vice-Coordenador (ATO CECH n° 115/2009), para o biênio 2009-2011, a partir de 14/12/2009. 2.1.56 – Processo 23112.002195/2009-04 – Afastamento parcial do Prof. Ms. Adriano Soriano Barbuto para realizar Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – UFSCar, no período de 02/02/2009 a 31/12/2009, as segundas, terças e quartas-feiras. 2.1.57 – Processo 23112.003647/2009-48 – Afastamento parcial do Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade para realizar Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais – USP – São Carlos, no período de 01/08/2009 a 31/12/2009, as segundas e terças-feiras. 2.1.58 – Processo 23112.004000/2009-56 – Afastamento parcial do Prof. Ms. Eduardo Néspoli para conclusão de seu Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, no período de 01/04/2009 a 14/08/2009, as quintas e sextas-feiras. 2.1.59 – Processo 23112.004617/2009-33 – Atividade de Extensão: Leituras e Escritas do Outro e de Si Construindo Identidade, coordenado pela Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – DCI. 2.1.60 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, oferecidas no 1° período letivo de 2009: EDU 201 – Seminários de Dissertação em Fundamentos da Educação; EDU 407 – Atividades Programadas de Formação Acadêmica Complementar; EDU 901 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1; EDU 921 – Seminários de Dissertação em Processos de Ensino e de Aprendizagem; EDU 922 – Pesquisa em Educação. Disciplinas oferecidas no 2° período letivo de 2009: EDU 312 – Pesquisa em Educação: abordagens teórico-metodológicas; EDU 407 – Atividades Programadas de Formação Acadêmica Complementar; EDU 900-6 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 6: Teoria da Educação – aportes de africanidades; EDU 900-9 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 9: o desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas; EDU 902 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2. 2.1.61 – Processo 23112.002455/2009-72 – Of. DEd n° 065/09 – Encaminha prorrogação da solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis até o dia 31/03/2010, para realização de estágio pós-doutoral na York University, em Toronto, no Canadá. 2.2 – Apreciação da Ata da Reunião Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 428ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Apreciação do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Direito da UFSCar. Foi apresentado o projeto pelo Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini do Departamento de Educação e foi mencionado o parecer emitido pela Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso. Após discussões, foi deliberado que o projeto completo será encaminhado on-line aos senhores conselheiros para que os mesmos possam fazer sugestões até o dia 17 próximo e que será apreciado numa próxima reunião do dia 21/12/2009. 2.4 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Administração. Foi sugerido que a Direção faça uma consulta aos membros do CoC do CECH identificando algum interessado em ser indicado como representante suplente, pois a titular é a Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, Chefe do DAC. Colocado em votação, foi aceito pelo plenário. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini ________________________________________

 

Profª Drª Denise de Freitas ____________________________________________

 

Profª Drª Camila Domeniconi __________________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Néspoli_____________________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ____________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette ______________________________

 

Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade _____________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Nancira Ribeiro Marinho ______________________________________________

 

Caroline Periotto ____________________________________________________

 

Marcela Taiane Schiavi _______________________________________________