Ata 426 - 24/08/2009

ATA DA QUATROCENTÉSIMA VIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo quarto dia do mês de agosto do ano de dois mil e nove, as quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória , teve início a Quatrocentésima Vigésima Sexta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente),

Profª Drª Cristine Gorski Severo (Representando o Departamento de Letras), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória), Prof. Dr. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música), Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Marília Blundi Onofre (Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística), Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação), Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Projeto FAP Livros já foi efetivado, com data para a aquisição e disposição dos livros na Biblioteca. 1.1.2 Os Projetos PROINFRA do CECH serão iniciados, com parceria com a FAI para a execução dos projetos. 1.1.3 – Para os envolvidos no Projeto REUNI enviem as demandas adicionais de vagas docentes para serem pleiteadas junto ao Banco de Reserva de Vagas. 1.1.4 – Foi encaminhado à Secretaria Geral de Recursos Humanos, através do OF CECH n° 018/2009, solicitação de pagamento e revisão dos valores das Funções Gratificadas correspondentes aos cargos de chefias e coordenações dos cursos deste Centro, pois alguns não recebem ou as recebem em nível inferior. A SRH informou que, no momento, não há disponibilidade para atender ao solicitado para atribuir aos titulares designados para as referidas funções e que esta questão já está sendo tratada pela Administração da Universidade junto ao MEC. 1.1.5 – A Comissão Eleitoral para representação estudantil no CoC-CECH, já conta com dois representantes a Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, Chefe do Departamento de Ciência da Informação e Antonio Carlos Ciarlo, representante Técnico Administrativo, estamos aguardando um representante discente. 1.1.6 – Com relação à constituição de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de Comissão Editorial do CECH, estamos aguardando a indicação dos departamentos do CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho deu os seguintes informes: i) a UEIM receberá todas as obras de arte de Teresa Santos, ii) já está chegando a verba aprovada pelo projeto Programa de Apoio a Bibliotecas e Arquivos da América Latina da Universidade de Harvard (EUA), para acondicionamento adequado e conservação das coleções, com aquisição de estantes deslizantes, e que vários mapas já foram encaminhados à São Paulo para serem restaurados, iii) em reunião com a Diretoria do CECH, foi acordado que todo o material que se encontra no chão, será colocado em prateleiras e será criado uma comissão de docentes para avaliar os documentos que podem ser descartados. 1.2.2 – A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística) disse que, há poucos dias, foi quase assaltada na saída do restaurante da ADUFSCar, ficando muito assustada. Colocou também sua preocupação com o projeto do Departamento de Letras com crianças. Foi sugerido que os Diretores de todos os centros da UFSCar se reúnam com o Reitor para que seja discutida a segurança no Campus. 1.2.3 – A Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), representante do CECH no Conselho de Extensão, demonstrou sua preocupação com a submissão dos nossos processos de extensão no Comitê de Ética. Seria interessante que houvesse para as atividades de extensão do CECH, no Comitê de Ética uma área específica de Ciências Humanas. 1.2.4 – O Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Filosofia, comunicou a doação ao Centro de um equipamento de vídeo conferência, adquirido pelo Edital CAPES Pró-equipamento 2009, para utilização comum na sala de Projeções do CECH, sendo aceito pelo pleito. Foi solicitado pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que houvesse inclusões na pauta, dos seguintes itens 2.4 – Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, por solicitação do MEC, Diligência 200903317. 2.5 – Representante do CECH no Conselho de Graduação, 2.6 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Administração, 2.7 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Pesquisa, 2.8 – Eleição de dois representantes no CoC-CECH-Administrativo: (atualmente: Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas/DL, Profª Drª Luciana de Souza Gracioso/DCI; Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio/DS). Consultado os demais conselheiros, foram aprovadas as referidas inclusões. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – Processo 23112.002822/2009-01 – OF DME n° 98/09 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto na Área de Metodologia de Ensino de Ciências, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Alessandra Aparecida Viveiro, 2º lugar: Carolina Rodrigues de Souza, 3º lugar: Daniela Bertolucci de Campos. 2.1.2 – OF DME n° 99/09 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali para participar da Conferência Anual da European Educational Research Association que será realizado na cidade de Viena, Áustria, no período de 25/09/09 a 02/10/09. 2.1.3 – Processo 23112.001588/2009-11 – OF DME n° 100/09 – Encaminha o relatório de afastamento do país da Profª Drª Denise de Freitas no período de 23 a 31/05/2009 onde participou do evento científico: 30es Journées Internationales sur La Communication, l’Éducation ET La Culture Scientifiques et Industrielles, realizado em Chamonix, Chalé Aiguilles, Chamonix – França. 2.1.4 – Processo 23112.002820/2009-09 – OF DME n° 101/09 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto na Área de Ensino de Matemática, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Keli Cristina Conti, 2º lugar: Maiza Lamonato, 3º lugar: Rúbia Barcelos Amaral Zulatto, 4º lugar: Reginaldo Fernando Carneiro, 5º lugar: Elielson Ribeiro de Sales. 2.1.5 – Processo 23112.001589/2009-79 – OF DME n° 102/09 – Encaminha o relatório de afastamento do país Profª Drª Adriana Mattar Maamari no período de 31/05 a 07/06/2009 onde participou do Congresso Internacional sobre Educación el Uruguay (CICEU 2009), realizado em Montevideo – Uruguay. 2.1.6 – Processo 23112.002821/2009-54 – OF DME n° 103/09 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto na Área de Formação de Professores em Ensino de Ciências e Biologia para o Departamento de Metodologia de Ensino. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Douglas Verrangia Correa da Silva, 2° lugar: Daniela Bertolucci de Campos. 2.1.7 Processo 23112.001452/2007-92 – OF n° 68/09 – DAC – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de establidade da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos – Professora Assistente – DAC, de 16/11/2006 a 15/11/2009. 2.1.8 Processo 23112.000164/2006-47 – OF DCI s/nº de 10 de julho de 2009 – A servidora Wânia do Carmo Cassin Passarini, Assistente em Administração do DCI, encaminha solicitação de renovação de afastamento parcial 20 hs (14 – 18 hs), no período de 17/08 a 19/12/2009 para dar continuidade ao curso de graduação em Fisioterapia na UNICEP. 2.1.9 – OF DCI 035/2009 – Encaminha a documentação pertinente à solicitação de promoção para a classe de Professor Adjunto da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato do DCI. 2.1.10 – Processo 23112.001104/2008-85, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Paulo Augusto Lazaretti, Assistente em Administração – PPG-CTS, de 02/04/2008 à 01/04/2011. 2.1.11 – OF DME n° 10509 – Encaminha a solicitação de afastamento do Prof. Dr. Ademar da Silva no período de dois anos a partir de meados de setembro de 2009, para atuar em missão brasileira, ministrando aulas de Língua, Cultura e Literatura Brasileira, junto ao Centro de Estudos de Língua Portuguesa do King’s Collegge da Universidade de Londres, Inglaterra. 2.1.12 – OF DCSo 049/2009 – Encaminha ficha de caracterização da disciplina 16.700-2 – Introdução às Ciências Sociais, com atualizações dos cursos requisitantes. 2.1.13 – Processo 23112.002716/2009-98 – OF n° 121/09 - DPsi – Encaminha para a homologação do resultado do Concurso Público do Processo Seletivo Siplificado para contratação de três Professores Substitutos na Área de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Mariana de Lima Isaac Leandro Campos, 2º lugar: Lara Ferreira dos Santos, 3° lugar: Alexandre Morand Goes. 2.1.14 – OF DME 106/09 – Encaminha solicitação de exoneração do cargo da Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre. 2.1.15 – OF DL 036/2009 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para a contratação de dois Professores Substitutos, para o Departamento de Letras, em regime de 40 horas, que deverão ofertar disciplinas da área de Lingüística e Língua Portuguesa no 2° semestre de 2009. Foram classificados os seguintes candidatos: 1° lugar: Kassandra da Silva Muniz, 2° lugar: Bruno Bohomoletz de Abreu Dallari, 3° lugar: Marília Valescise Magri. 2.1.16 – OF PPG-Psi n° 048/2009 – A Profª Drª Deisy das Graças de Souza solicita seu desligamento da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em função da incompatibilidade do exercício dessa função com os compromissos assumidos como Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino aprovado nos termos do Edital 015/2008 do MCT/CNPq. A Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette assumirá a Coordenação a partir de 01 de setembro de 2009. (ATO CECH nº 103/2009). 2.1.17 – Processo 23112.000788/2009-81 – OF n° 126/09 - DPsi – Encaminha solicitação de renovação de afastamento parcial da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga, no período de 20/09/2009 a 20/03/2010, às quintas-feiras à tarde e sextas-feiras de manhã, para realização do curso de Mestrado em Educação na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro – SP. 2.1.18 – OF DME 107/09 – Informa que a partir de 18 de agosto de 2009, a Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos ocupará o cargo de Vice-Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, em substituição à Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre. 2.1.19 – OF DME 59/09 – A Profª Drª Denise de Freitas encaminha pedido de exoneração do cargo de representação do CECH no Conselho de Graduação 2.1.20 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, com início da validade para o 2° período letivo de 2009: PPG-ANT 005 – Metodologias de Pesquisa em Antropologia Social II, PPG-ANT 036 – Da estrutura à transformação: Leituras das estruturas. 2.1.21 – OF PPGE n° 134/2009 – A Profª Drª Marisa Bittar solicita prorrogação do seu mandato de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, até a entrega do último relatório do triênio avaliativo da CAPES (2007, 2008, 2009), que deverá ser finalizado em abril de 2010. A eleição para a sucessão da Coordenação deverá ocorrer concomitantemente ao final da prorrogação solicitada. (ATO CECH nº 104/2009). 2.1.22 – OF PPGE n° 135/2009 – A Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos solicita prorrogação do seu mandato de Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, até a entrega do último relatório do triênio avaliativo da CAPES (2007, 2008, 2009), que deverá ser finalizado em abril de 2010. A eleição para a sucessão da Coordenação deverá ocorrer concomitantemente ao final da prorrogação solicitada. (ATO CECH nº 105/2009). 2.1.23 – Fichas de Oferta de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o 2º período letivo de 2009: PPG-CTS - 004 – Economia solidária, ciência e tecnologia, PPG-CTS - 005 – Análise e Desenvolvimento de Patentes, PPG-CTS - 007 – Sistema Produto Serviço, PPG-CTS - 009 – Estágio supervisionado de capacitação docente em Ciência, Tencologia e Sociedade, PPG-CTS - 010 – Identidade e Representações Sociais: aportes teóricos e metodológicos para a compreensão das dimensões sociais e intersubjetivas na ciência e tecnologia, PPG-CTS - 023 – Interfaces do desenvolvimento científico e tecnológico nas políticas e práticas de gestão de pessoas, PPG-CTS - 026 – Métodos de Prospecção Tecnológica, PPG-CTS - 034 – Propriedade intelectual e conhecimento tradicional. 2.1.24 – OF DCSo n° 051/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn para participar da IV Reunião da Associação Portuguesa de Antropologia, a ser realizada na cidade de Lisboa – Portugal, no período de 09 a 11/09/2009. 2.1.25 – Ficha de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, oferecida no 1° período de 2009: PPG-PSi – 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turma E). 2.1.26 – OF n° 129/09 – Dpsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Lucia Cortegoso para participar do II Colóquio Regional, IV Colóquio Local “Red de Redes: la construcción de espacios asociativos. Aportes para el diseno y desarrollo de políticas públicas” y el “I Foro de Economia Social”, na Universidad Nacional Del Litoral, Santa Fé – Argentina, no período de 14/09 a 20/09/09. 2.1.27 – Processo 23112.002557/2009-50 – OF 062/2009 – DS – Encaminha o relatório de afastamento da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, no período de 18 a 27 de julho de 2009, para o Instituto Nacional de Metereologia/Direcção Geral de Proteção Civil e Corpo de Bombeiros, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, para uma missão científica referente ao Projeto no âmbito do Programa do PROAFRICA do CNPq. 2.1.28 – OF 065/2009 – DS – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso, para participar do XXVII Congressos ALAS – Associação Latino Americana de Sociologia, que acontecerá na Universidad de Buenos Aires – Facultad de Ciências Sociales, Buenos Aires, Argentina, no período de 31 de agosto a 04 de setembro de 2009. 2.2. – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 425ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Uso da Reserva Técnica Institucional para infra-estrutura de pesquisa da FAPESP. Foi aprovado o Plano de Aplicação dos Recursos da Reserva Técnica Institucional (RTI) para Infra-Estrutura de Pesquisa da FAPESP para o ano de 2009, com o seguinte Projeto: Melhorias na Infra-Estrutura de Pesquisa do CECH, no valor de R$ 57.593,60. A proposta para que a verba da RTI – FAPESP fosse utilizada exclusivamente na sala de projeções do CECH, foi colocada em votação, obtendo 11 votos favoráveis e 2 abstenções. A Direção do CECH se encarregou de preparar os documentos necessários à formulação do plano de aplicação dos recursos. 2.4 – Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia, por solicitação do MEC, Diligência 200903317. A Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia) fez os esclarecimentos necessários, e foi lido o Parecer emitido pelo Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas. Após discussão e esclarecimentos, aprovado por unanimidade. 2.5 – Representante do CECH no Conselho de Graduação. A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Titular) e a Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, (Suplente) manifestaram-se interessadas como representantes do CECH no Conselho de Graduação. Aprovado por unanimidade. 2.6 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Administração. O Prof. Dr. Igor José Renó Machado manifestou-se interessado como representante Suplente do CECH no Conselho de Administração. Aprovado por unanimidade. 2.7 – Representante Suplente do CECH no Conselho de Pesquisa. A Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo manifestou-se interessada como representante Suplente do CECH no Conselho de Pesquisa. Aprovado por unanimidade. 2.8 – Eleição de dois representantes no CoC-CECH Administrativo: (atualmente: Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas/DL, Profª Drª Luciana de Souza Gracioso/DCI; Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio/DS). A Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, por motivos particulares, solicitou seu desligamento como representante no Coc-CECH Administrativo. A Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni manifestou-se interessada. Como não houve mais nenhuma manifestação e com o desligamento da Profª Norma, a Direção do CECH fará uma consulta aos demais Conselheiros para que o CoC Administrativo seja composto por 5 (cinco) representantes. Aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna _______________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio ________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho ____________________________________

 

Prof. Dr. José Alessandro Gonçalves da Silva _____________________________

 

Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo _____________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Marília Blundi Onofre _________________________________________

 

Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos ______________________________

 

Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos _________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Jacob Carlos Lima ___________________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________