Ata 425 - 11/08/2009

ATA DA QUATROCENTÉSIMA VIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo primeiro dia do mês de agosto do ano de dois mil e nove, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória , teve início a Quatrocentésima Vigésima Quinta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente),

Profª Drª Cristine Gorski Severo (Representando o Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Denise de Freitas (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. João dos Santos Carmo (Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. José Alessandro Gonçalves da Silva (Coordenador do Curso de Música), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Patrícia Waltz Schelini Representando o Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – Contratação de substitutos: resultado para o 2º semestre/09 e expectativas. DAC – 7 vagas (4 renovações; 3 novas), DCI 2 vagas (novas), DCSo 2 vagas (renovações), DEd – 0 vaga, DFMC – 2 vagas (novas), DL – 4 vagas (2 renovações, 2 novas), DME – 3 vagas (1 renovação, 2 novas), DPSi – 4 vagas (3 renovações, 1 nova), DS – 2 vagas (2 renovações). Total: 26 vagas (14 renovações, 12 novas). 1.1.2 Política de alocação de vaga de professor titular que se aposenta. Decisão da CoAD. Foi deliberado pelo Conselho de Administração, através do Parecer n° 028, de 03/07/09: “1.1. Caso um departamento venha a ficar com percentual de professores titulares abaixo de 20%, em função de demissão, aposentadoria ou falecimento de um professor titular, esta vaga de professor titular seja realizada ao próprio departamento desde que no mesmo haja um professor associado que atenda simultaneamente às seguintes condições: a) esteja exercendo a profissão de professor universitário há pelo menos 10 anos na UFSCar; b) tenha concluído a orientação de no mínimo 4 mestres ou 2 doutores em programas de pós-graduação stricto sensu da UFSCar nos últimos 5 anos; c) tenha exercido atividades administrativas e de extensão nos últimos 5 anos”. 1.1.3 – Prédio do Departamento de Sociologia já foi reformado e as mudanças estão sendo realizadas. 1.1.4 – Recursos financeiros do CECH. Em 2009, recebemos a metade dos recursos do ano passado. Em contato com o Pró-Reitor de Administração Prof. Dr. Manoel Fernando Martins, foi informado que não haverá nova distribuição neste ano, mas as nossas necessidades, dentro do possível serão atendidas. Será necessário definir e priorizar as demandas. Será solicitado a Edimara – Chefe da Secretaria de Apoio às Finanças, que faça uma previsão dos gastos para o segundo semestre de 2009 para que as unidades não fiquem totalmente sem recursos. 1.1.5 – Nomeação do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho como membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência Memórias Reveladas, por dois anos, de acordo com D.O.U. de 03/08/2009, renovável por igual período, pelo Diretor Geral do Arquivo Nacional – Jaime Antunes da Silva. 1.1.6 – Aprovação do Doutorado na Linguística. O Departamento de Letras foi parabenizado pela nova conquista. A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro Coordenadora do referido Programa, agradeceu a todos pelo apoio demonstrado. 1.1.7 – Com relação aos materiais inservíveis colocados nas dependências coletivas do CECH, pede-se atenção dos depositários em se buscar agilidade, pois pode causar problemas aos outros. 1.1.8 – Com relação às assinaturas que esta Direção efetua nos Projetos da FAPESP, Comitê de Ética entre outros para os alunos, recomendou-se que seria conveniente que primeiramente houvesse a assinatura de seu orientador ou coordenador de curso. 1.1.9 – Está previsto o retorno das ações do Projeto REUNI com reunião para a próxima semana. Aqueles departamentos/coordenações que ainda não entregaram as estimativas de docentes para reserva técnica do REUNI, foi solicitado que o façam o mais rápido possível, pois acreditamos que a qualquer momento pode ser solicitado. 1.1.10 – Foi alterado o valor de indenização de diárias aos servidores públicos federais civis do país, através do Decreto n° 6.907, de 21 de julho de 2009, distribuído a todos. 1.1.11 – Atentar para o prazo de entrega de atestado médico de até 48 horas, após a ausência no trabalho, senão não serão aceitos pelo DeAMO (Departamento de Assistência Médica e Odontológica). 1.1.12 – Foi solicitado aos Chefes de Departamento para ficarem atentos à mudança da legislação sobre afastamentos para participar em programas de Pós-Graduação e Pós Doutorado (país e exterior), já foi divulgado a todos, através do Ofício Circular SRH n° 099/2009. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, comunica que o Fórum Permanente de Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo convida a todos para a aula magna de abertura conjunta do segundo semestre letivo de 2009. Na ocasião, o Prof. Dr. Jésus Martin-Barbero ministrará a palestra: “A pesquisa de Comunicação em tempos de globalização. Em seguida, haverá debate mediado pela Profª Drª Maria Immacolata Vassalo de Lopes, reunindo docentes especializados na obra do autor. Este evento tem inscrições gratuitas e é aberto a docentes, discentes e demais interessados, será no próximo dia 17 de agosto às 14 horas, no Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina (Rua Tagipuri, 282 – Barra Funda – São Paulo). O Prof. Arthur afirmou e solicitou que o espaço coletivo que está todo entulhado, seja limpo o mais rápido possível, pois o local está todo empoeirado e dificultando o acesso das pessoas que circulam por aquele local. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF DFMC n° 20/2009 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, no período de 15 a 25/06/2009, para ministrar um mini-curso no Departamento de Filosofia da PUC-Rio, intitulado: “Consciência, memória e dualismo na filosofia de Bérgson”, Rio de Janeiro – RJ. 2.1.2 – Processo 23112.002903/2006-52 – OF DME 63/2009 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria do Carmo de Souza – DME, Professor Adjunto, de 17/08/2006 à 16/08/2009. 2.1.3 – Processo 23112.002902/2006-07 – OF DME 64/2009 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro – DME, Professor Adjunto, de 28/08/2006 à 27/08/2009. 2.1.4 Processo 23112.002904/2006-00 – OF DME 65/2009 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME, Professor Adjunto, de 16/08/2006 à 15/08/2009. 2.1.5 – OF DFMC n° 21/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Luís Fernandes dos Santos Nascimento, no período de 23.06.2009 a 13.08.2009, na cidade de Paris – França, onde fará pesquisa bibliográfica na área de Estética e Filosofia, especificamente sobre o filósofo Shaftesbury. 2.1.6 – Processo 23112.002910/2008-93 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Edna Parra Cândido – DL, Professor Adjunto, de 20/08/2008 a 19/08/2011. 2.1.7 Processo 23112.002939/2008-09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Rosa Yokota – DL, Professor Adjunto, de 21/08/2008 a 20/08/2011. 2.1.8 Processo 23112.003050/2006-31 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins – DL, Professor Adjunto, de 07/08/2006 à 06/08/2009. 2.1.9 – Processo 23112.003052/2006-46 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim – DL, Professor Adjunto, de 21/08/2006 à 20/08/2009. 2.1.10 Processo 23112.003054/2006-50 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula – DL, Professor Adjunto, de 22/08/2006 à 21/08/2009. 2.1.11 Processo 23112.003199/2008-92 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues – DL, Professor Assistente, de 25/08/2008 a 24/08/2011. 2.1.12 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 2° período letivo de 2009: PPG-POL – 310 – Tópicos em Política Internacional: Globalização e modernidade na periferia. 2.1.13 – Processo 23112.003764/2008-62 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da servidora Silvana Aparecida Felix – PPG-E, Assistente em Administração, de 04/08/2008 a 03/08/2011. 2.1.14 – Processo 23112.001178/2009-60 – OF 042/2009 – DS – Encaminha Relatório de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, no período de 09 a 16 de maio de 2009, para o Instituto de Metereologia do Meio Ambiente da República de Guiné-Bissau, para uma visita exploratória referente ao Projeto no âmbito do Projeto do PROAFRICA do CNPq, em Bissau – Guiné-Bissau. 2.1.15 – Processo 23112.00733/2009-95 – OF 034/2009 DS – Encaminha Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro, onde participou do Simpósio de Páscoa de Estudos Queer, na Cidade do México, no período de 09 a 14 de abril de 2009. 2.1.16 OF n° 072/09 – DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio entre a UFSCar – alunos do curso de Graduação em Psicologia e a Chocolates Kopenhagen Ltda. 2.1.17 Atividade de extensão: O Islã e os muçulmanos sob uma perspectiva sociológica: uma discussão de sua imagem difundida pela mídia. Coordenação: Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, DS. 2.1.18 – Processo 23112.001749/2008-48 – OF nº 065/09 – DPSi – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. João dos Santos Carmo – DPSi, Professor Adjunto, de 28/02/2008 a 27/02/2011. 2.1.19 OF n° 067/09 – DPSi – Encaminha solicitação de Licença Capacitação da Profª Drª Dóris Lieth Nunes Peçanha, que objetiva redigir um livro tornando públicos uma metodologia e os resultados de pesquisa sobre Avaliação e Intervenção Psicossomática e Sistêmica desenvolvidos no laboratório VIDA, durante o período de 01/09 a 01/12/2009. 2.1.20 – OF n° 068/09 – DPSi – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Psicologia da UFSCar, onde foram eleitos o Prof. Dr., João dos Santos Carmo como Chefe do Departamento e a Profª Drª Camila Domeniconi como Vice-Chefe, para a Gestão 2009-2011. 2.1.21 OF n° 069/09 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos para participar da 5ª Convenção Internacional da Association for Behavior Analysis, a ser realizada em Oslo, Noruega, e visita a centro de pesquisa, durante o período de 05/08 a 14/08/2009. 2.1.22 Processo 23112.00734/2009-42 – OF nº 070/09 – DPSi – Encaminha Relatório de Atividades de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams, que consistiu em proferir palestra na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Washington - EUA, e receber, em nome da UFSCar, o Prêmio “Práticas Exemplares que incorporam na Saúde uma Perspectiva de Igualdade de Gênero e Etnia”, no período de 09 a 13 de março de 2009. 2.1.23 Processo 23112.001202/2009-60 – OF nº 071/09 – DPSi – Encaminha Relatório de Atividades de afastamento do país da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette referente à sua participação do 1°Congresso Nacional “Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa”, realizado na Universidade de Minho, Portugal, durante o período de 14/04 a 29/04/2009. 2.1.24 – OF n° 074/09 – DPSi – Encaminha solicitação para Convênio de Intercâmbio Acadêmico entre a UFSCar e a Lousiana State University (LSU). 2.1.25 Ofício n° 51/09 – DAC – Encaminha resultado das Eleições à Chefia do Departamento de Artes e Comunicação, onde foram eleitas a Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos como Chefe do Departamento e a Profª Drª Suzana Reck Miranda como Vice-Chefe, para a Gestão 2009-2011. 2.1.26 – Ofício n° 52/09 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago e Prof. Dr. João Carlos Massarolo, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 063/2009). 2.1.27 OF DCI nº 023/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciência da Informação Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, da Profª Drª Luciana de Souza Gracioso, Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria e Prof. Dr. Sérgio Luis da Silva, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Vera Regina Casari Boccato, também pertencente ao Departamento de Ciência da Informação. (ATO CECH nº 064/2009). 2.1.28 – Processo 23112.002901/2006-48 – OF n° 066/09 – DPSi – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Camila Domeniconi – DPSi, Professor Adjunto, de 29/08/2006 à 28/08/2009. 2.1.29 OF n° 075/09 – DPSi – Encaminha pedido de inclusão de Suely Aparecida Provinciali Vall como servidora técnica administrativa voluntária para desenvolver atividades administrativas junto ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) do Departamento de Psicologia da UFSCar, junto ao projeto “Escola que protege”, coordenado pela Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. 2.1.30 – OF DCSo n° 033/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho para participar do 21° Congresso Mundial de Ciência Política a ser realizado em Santiago do Chile no período de 12 a 16/07/2009. 2.1.31 – OF DME 67/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Renata Prenstteter Gama para Ministrar o Curso: Ensino das Ciências, a ser realizado em Mendoza, Argentina, de 15 a 19 de junho de 2009. 2.1.32 – Of. 027/2009 – PPGAS – Encaminha Ficha de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para o 1º período letivo de 2009: ANT – 035 – Tópicos Especiais em Antropologia IV: Antropologia política nas terras baixas da América do Sul. 2.1.33 – OF DME 67/09 – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes no período de 07/09 a 11/09/2009 para participar no VIII Congresso Internacional sobre Investigación em Didáctica de lãs Ciências Experimentales, a ser realizado em Barcelona – Espanha. 2.1.34 – Atividade de extensão: Democracia digital: fundamentos e práticas no Brasil e nos países da OCDE. Coordenação: Prof. Dr. José Ângelo Rodrigues Gregolin, PPGCTS. 2.1.35 – Processo 23112.01809/2009-87 – OF DL 021/2009 – Encaminha Relatório da comissão julgadora do Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior Área: Língua Inglesa e suas Literaturas; Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa, Professor Adjunto, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva do Departamento de Letras. Candidatos classificados: 1°) Carla Alexandra Ferreira, 2°) Roberto Carlos de Andrade, 3º) Silvia Regina Gomes Miho. 2.1.36 – Of. DEd n° 039/09 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis no período de 01/07/2009 a 19/02/2010, para realização de estágio pós-doutoral na York University, em Toronto, no Canadá. 2.1.37 – Processo 23112.003200/2008-01 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Ana Silvia Couto de Abreu – DME, Professor Adjunto, de 01/09/2008 a 31/08/2011. 2.1.38 – Processo 23112.003209/2008-95 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes – DME, Professor Adjunto, de 02/09/2008 a 01/09/2011. 2.1.39 – Processo 23112.003280/2008-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Fernando Stranzione Galízia – DME, Professor Assistente, de 16/09/2008 a 15/09/2011. 2.1.40 – OF DL nº 023/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, da Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori e Profª Drª Tânia Pellegrini, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 065/2009). 2.1.41 – OF DL nº 024/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, da Profª Drª Irene Zanette de Castañeda, Profª Drª Maria Isabel de Moura e Prof. Dr. Nelson Viana, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 066/2009). 2.1.42 – OF DL nº 025/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, do Prof. Dr. Valdemir Miotello, Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro e Profª Drª Marília Blundi Onofre, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 067/2009). 2.1.43 – Processo 23112.003283/2008-71 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Daniela Dotto Machado – DME, Professor Assistente, de 08/09/2008 a 07/09/2011. 2.1.44 – Processo 23112.001451/2007-35 – OF n° 053/09 – DAC – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva – DAC, Professor Adjunto, de 18/09/2006 a 17/09/2009. 2.1.45 – Ofício PPGCTS 069/2009 – Encaminha Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade a ser oferecida no 1º período letivo de 2009: PPG-CTS 034 – Propriedade intelectual e conhecimento tradicional. 2.1.46 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política a ser oferecida no 2° período letivo de 2009: PPGPOL 311 – Elites, Instituições e Política. 2.1.47 – Processo 23112.001210/2008-00 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da servidora Cláudia de Moraes Barros Ramalho – PPGPOL, Assistente em Administração, de 10/04/2008 a 09/04/2011. 2.1.48 – Processo 23112.001238/2008-67 – OF n° 054/09 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo – DAC, Professor Adjunto, de 16/04/2008 a 15/04/2011. 2.1.49 – Processo 23112.003285/2008-86 – OF n° 055/09 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Eliane Coster – DAC, Professor Assistente, de 09/09/2008 a 08/09/2011. 2.1.50 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia a serem oferecidas no 2° período letivo de 2009: 37.008-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho, 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente, 37.022-3 – Tecnologia e Sociedade. 2.1.51 – Processo 23112.004464/2008-20 – OF DCSo nº 039/2009 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela que participou do Congresso Luso-Afro-Brasileiro na Universidade do Minho em Braga – Portugal, no período de 21/01 a 09/02/2009. 2.1.52 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, a ser oferecida no 2° período de 2009: 18.002-5 – Filosofia da Ciência, no 1° período letivo de 2010: 18.008-4 – Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista, 18.027-0 – Filosofia e Lógica. 2.1.53 – OF DL nº 026/2009 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante, do Prof. Dr. Wilton José Marques e da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Tomaz de Moraes, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 068/2009). 2.1.54 – OF DL nº 027/2009 – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Letras Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, da Profª Drª Marília Blundi Onofre, da Profª Drª Tânia Pellegrini e da Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, também pertencente ao Departamento de Letras. (ATO CECH nº 069/2009). 2.1.55 – Processo 23112.003999/2008-74 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Renata Prenstteter Gama – DME, Professor Adjunto, de 16/10/2008 a 15/10/2011. 2.1.56 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Linguística, a ser oferecida no 2° período de 2009: PPG-LIN 100-3 – Tópicos em Linguística: discurso, semiologia e história, PPG-LIN 100-4 – Tópicos em Linguística: O Dialogismo em textos. Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, oferecidas no 1° período de 2009: LIN 001 – Filosofia da Linguagem, LIN 002 – Introdução aos Estudos do Discurso, LIN 003 – Fundamentos da Investigação em Ensino/Aprendizagem de Línguas, LIN 004 – Introdução à Semântica Histórica da Enunciação, LIN 014 – Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas, LIN 016 – Terminologia: História, Teoria e Método, LIN 017 – Enunciação Linguística e o Ensino de Língua: o Processo de Predicação, LIN 018 – Léxico e Sintaxe, LIN 019 – Práticas de Letramento e o papel do agente social nos eventos de letramento, LIN 020 – Dimensões culturais no ensino-aprendizagem de línguas, LIN 026 – Metodologias de Investigação em Ciências da Linguagem, LIN 029 – Introdução à Lógica para PLN (Processamento de Linguagem Natural), LIN 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Lingüística. 2.1.57 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, a ser oferecida no 2° período de 2009: PPG-IS 021 – Tópicos de Cinema Contemporâneo: Pais, filhos e afilhados – Registro documental no cinema português. 2.1.58 – Processo 23112.001441/2008-91 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do servidor Felipe Augusto Andrade Rossit – PPGIS, Assistente em Administração, de 09/04/2008 a 08/04/2011. 2.1.59 – OF 047/2009 – DS – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, no período de 18 a 27 de julho de 2009, para o Instituto Nacional de Metereologia/Direcção Geral de Proteção Civil e Corpo de Bombeiros, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, para uma visita exploratória referente ao Projeto no âmbito do Projeto do PROAFRICA do CNPq. 2.1.60 – Ofício PPGL nº 055/2009 – Encaminha indicação da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, da Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida e da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, lotadas no Departamento de Letras para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Nancira Marinho Ribeiro – PPGL, Assistente em Administração, de 19/10/2006 a 18/10/2009. (ATO CECH nº 070/2009). 2.1.61 – Processo 23112.002841/2006-25 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Vera Regina Casari Boccato – DCI, Professor Assistente, de 21/09/2006 a 20/09/2009. 2.1.62 – Processo 23112.003242/2008-64 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira – DFMC, Professor Adjunto, de 04/09/2008 a 03/09/2011. 2.1.63 – OF 059/2009 – PPG-FIL – Encaminha solicitação de afastamento do servidor Robson da Silva Rodrigues nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho de 2009 para participar do IV Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, a ser realizado no Campus da UNESP de São José do Rio Preto – SP. 2.1.64 – OF DL 028/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante no período de 11 a 20/07/2009, para participar das Jornadas Tepcnico Comerciales a serem realizadas pela Associação Espanhola Eduespaña e pelo Instituto Espanhol de Comércio Exterior, em Madri – Espanha. 2.1.65 – Processo 23112.003003/2008-16 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Rejane Cristina Rocha – DL, Professor Adjunto, de 03/09/2008 a 02/09/2011. 2.1.66 – Processo 23112.001437/2008-55 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade do servidor Aron Affonso Volante – CCFil, Assistente em Administração, de 14/04/2008 a 13/04/2011. 2.1.67 – Processo 23112.002873/2007-46 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Eliane Christina de Souza – DFMC, Professor Adjunto, de 22/10/2007 a 21/10/2010. 2.1.68 – OF DME 78/09 – Encaminha solicitação de estabelecimento de convênio entre a Southern University e A&M College System (SUS) e a Universidade Federal de São Carlos. 2.1.69 – Processo nº 23112.002143/2009-80 – Atividade de extensão: ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem - articulação entre escola e comunidade, Coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, DME. 2.1.70 – OF. n° 091/09 – DPSi – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Psicologia Prof. Dr. João dos Santos Carmo, da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini e do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Camila Domeniconi, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 071/2009). 2.1.71 – Processo 23112.002840/2006-78 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga – DCSo, Professor Adjunto, de 21/08/2006 a 20/08/2009. 2.1.72 – Processo 23112.003053/2006-05 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas – DL, Professor Adjunto, de 01/09/2006 a 31/08/2009. 2.1.73 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, a serem oferecidas no 2° período de 2009: PPG-IS 001 – Cinema falado: a fala do cinema, PPG-IS 003 – Gêneros da ficção no cinema, PPG-IS 012 – O Seriado Televisivo, PPG-IS 017 – Metodologia da Realização do Documentário, PPG-IS 019 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som I, PPG-IS 021 – Tópicos de Cinema Contemporâneo: pais, filhos e afilhados – registro documental no cinema português. 2.1.74 – OF DFMC n°22/2009 – Encaminha edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Filosofia, regime 40 horas (caso o Departamento seja contemplado com a vaga). Deverá ofertar disciplinas da área de Noções Gerais de Direito e Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista, no 2º semestre de 2009. 2.1.75 – OF DFMC n°23/2009 – Encaminha edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Filosofia, regime 40 horas (caso o Departamento seja contemplado com a vaga). Deverá ofertar disciplinas da área de História da Psicologia e Sistemas Psicológicos, Filosofia da Ciência e Filosofia da Biologia, no 2º semestre de 2009. 2.1.76 – OF. n° 092/09 – DPSi – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Psicologia Prof. Dr. João dos Santos Carmo, da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini e da Profª Drª. Débora de Hollanda de Souza, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 072/2009). 2.1.77 – OF. n° 095/09 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams para participar do 117th Annual Convention of the American Psychological Association (117ª Reunião Anual da Associação Americana de Psicologia), a ser realizada na cidade de Toronto, Canadá, no período de 06 a 09/08/2009 e realizar visitas a parceiros do LAPREV em Toronto nos dias 04 a 11/08/2009. 2.1.78 – Processo 23112.001698/2009-54 – OF. n° 096/09 – DPSi – Relatório de atividades realizadas durante o afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos para participar da convenção Anual da Association for Behavior Analysis, realizada em Phoenix, EUA, e visita ao laboratório da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, durante o período de 22/05 a 01/06/2009. 2.1.79 – Processo 23112.002901/2006-48 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Camila Domeniconi – DPSi, Professor Adjunto, de 21/08/2006 a 20/08/2009. 2.1.80 – Processo 23112.000092/2007-76 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni – DPSi, Professor Adjunto, de 21/08/2006 a 20/08/2009. 2.1.81 – Processo 23112.001152/2008-90 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da servidora Marinéia Teresinha Duarte – PPG-PSi, Assistente em Administração, de 09/04/2008 a 08/04/2011. 2.1.82 – Processo 23112.003051/2006-99 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes – DL, Professor Adjunto, de 13/09/2006 a 12/09/2009. 2.1.83 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, a serem oferecidas no 1° período de 2009: PPG-PSi – 01 – Bases Biológicas do Comportamento, PPG-PSi – 002 – Comportamento e Cognição, PPG-PSi – 05 – Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 1 (Turma A), PPG-PSi – 07 – Ação dos Fármacos sobre o Comportamento, PPG-PSi – 16 – Estágio Supervisionado em Capacitação Docente em Psicologia 2 (Turma A), PPG-PSi – 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica (Turmas A, B, C, D, E), PPG-PSi – 052 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos (Turmas A, B, C, D, E, F), PPG-PSi – 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia (Turmas A, B, C, D), PPG-PSi – 56-1 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Habilidades Sociais, PPG-PSi – 57-3 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Escolha e Preferência (Turma A), PPG-PSi – 57-4 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Habilidades Sociais, PPG-PSi – 59 – Equivalência de Estímulos (Turma A), PPG-PSi – 60-1 – Temas em Psicologia – Habilidades Sociais e Transtornos Psicológicos: Implicações para a Terapia Cognitivo-Comportamental, PPG-PSi – 60-3 – Temas em Psicologia: Cognição Animal e Humana nos Domínios do Número e do Tempo. 2.1.84 – Processo 23112.003585/2008-06 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Adriana Mattar Maamari – DME, Professor Adjunto, de 24/09/2008 a 23/09/2011. 2.1.85 – OF. DME n° 80/09 – Encaminha solicitação de estabelecimento de convênio entre a UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos. 2.1.86 – OF. DME n° 82/09 – Encaminha solicitação de vinculação da Profª Drª Rita de Cássia de Almeida, como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Metodologia de Ensino nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Denise de Freitas. 2.1.87 – OF n° 098/09 - DPsi – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de três Professores Substitutos, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia, que deverá ofertar disciplinas da área de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais neste 2º semestre de 2009. 2.1.88 – OF DCI 025/2009 – Encaminha a composição da banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Ciência da Informação, que deverá ofertar disciplinas da área de Gestão da Informação neste 2º semestre de 2009. Membros da banca: Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa e Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi como Membros Titulares (ATO CECH nº 073/2009). Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral como Membro Suplente (ATO CECH nº 074/2009). 2.1.89 – OF DCI 026/2009 – Encaminha a composição da banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto, em regime de 40 horas para o Departamento de Ciência da Informação, que deverá ofertar disciplinas da área de Disseminação da Informação neste 2º semestre de 2009. Membros da banca: Profª Drª Vera Regina Casari Boccato (Presidente), Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz e Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria como Membros Titulares (ATO CECH nº 075/2009). Profª Drª Luciana de Souza Gracioso como Membro Suplente (ATO CECH nº 076/2009). 2.1.90 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciência da Informação, a ser oferecida no 1° período letivo de 2010: 30.154-0 – Administração de Empresas 1. 2.1.91 – Processo 23112.000471/2007-80 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da servidora Nancira Marinho Ribeiro – PPG-L, Assistente em Administração, de 19/10/2006 a 18/10/2009. 2.1.92 – OF DCI 028/2009 – Encaminha solicitação de abertura de edital para Professor Substituto na área de Disseminação da Informação. 2.1.93 – OF nº DPsi 100/09 – Encaminha a composição da banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para 3 (três) vagas, na área de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, em regime de 40 horas para o Departamento de Psicologia. Membros da banca: Profª Drª Cristina Broglia Feitosa de Lacerda (DPsi/UFSCar - Presidente), Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (DL/UFSCar) e a Profª Drª Ana Claudia Balieiro Lodi (USP/Ribeirão Preto) como Membros Titulares (ATO CECH nº 077/2009). Profª Drª Maria Cecília de Moura (PUC-SP) como Membro Suplente (ATO CECH nº 078/2009). 2.1.94 – OF DME 087/09 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Ensino de Matemática, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos (DME - Presidente), Profa Dra Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (DME) e a Profa Dra Renata Prenstteter Gama (DME) como Membros Titulares (ATO CECH nº 079/2009). Profª Drª Denise Silva Villela (DME) como Membro Suplente (ATO CECH nº 080/2009). 2.1.95 – OF DME 088/09 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Formação de Professores em Ensino de Ciências e Biologia, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Prof. Dr. José Artur Barroso Fernandes (DME - Presidente), Profa Dra Denise de Freitas (DME) e a Profa Dra Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão (DME) como Membros Titulares (ATO CECH nº 081/2009). Profª Drª Alice Helena Campos Pierson (DME) como Membro Suplente (ATO CECH nº 082/2009). 2.1.96 – OF DME 089/09 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Metodologia do Ensino de Ciências, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profa Dra Heloisa Chalmers Sisla Cinquentti (DME - Presidente), Profa Dra Alice Helena Campos Pierson (DME) e a Profa Dra Denise de Freitas (DME) como Membros Titulares (ATO CECH nº 083/2009). Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (DME) como Membro Suplente (ATO CECH nº 084/2009). 2.1.97 – OF nº 101/09 DPsi – Encaminha solicitação de afastamento integral do Departamento de Psicologia e do país, do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, para desenvolver estágio de pesquisa no Grupo de Neurociências do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, em San Diego – EUA, no período de 01/09/2009 a 31/03/2010. 2.1.98 – Processo 23112.004284/2008-04 – OF DME 38/09 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello para participar do Seminário sobre Comunidades de Aprendizagem, a ser realizado em Katuetê em Asunción – Paraguai, no período de 01 a 12 de dezembro de 2008. 2.1.99 – OF DCSo 046/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Vera Alves Cepêda para participação no XXVII Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (ALAS) a ser realizado na Universidade de Buenos Aires, Argentina, no período de 30/08 a 06/09/2009. 2.1.100 – OF nº 107/09 DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza para participar do 5th International Conference da Association for Behavior Analysis, a ser realizada na cidade de Oslo, Noruega, no período de 06 a 10/08/2009. 2.1.101 – Processo 23112.002572/2008-97 – OF nº 108/09 DPsi – Encaminha relatório de atividades da Profª Drª Deisy das Graças de Souza referente a seu afastamento do país para participação no EABA IV CONFERENCE (European Association for Behavior Analysis), em Madrid – Espanha, no período de 08 a 27 de setembro de 2008. 2.1.102 – OF 051/2009 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, para participar do Conference of Self Management and Alternative Forms of Work Organisation, promovida pela Loughborough University, a ser realizada em Leicestershire, Inglaterra, durante o período de 20 a 26/10/2009. 2.1.103 – OF n° 65/09 – DAC – Encaminha solicitação de abertura de Processos Seletivos Simplificados de Professores Substitutos para a área de Educação Musical. 1) Sub-área/disciplinas de Percepção e Notação Musical 2; Violão Popular 1 e 2; Criação Musical 1 (Data: 10, 11 e 12/08/09). Membros da banca: Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (DAC - Presidente), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (DAC) e a Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (DAC) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 085/2009). Profª Drª Suzana Reck Miranda (DAC) como Membro Suplente (ATO CECH nº 086/2009). 2) Sub-área/disciplinas de Percussão 2; Linguagem e Estruturação Musical 2; Introdução à Apreciação Musical; Estudos Complementares de Rítmica (Data 04, 05 e 06/08/09). Membros da banca: Prof. Ms. Eduardo Néspoli (DAC - Presidente), Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva (DAC) e a Profª Drª Suzana Reck Miranda (DAC) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 087/2009). Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (DAC) como Membro Suplente. (ATO CECH nº 088/2009). 3) Sub-área/disciplinas Musicoterapia; Pesquisa em Educação Musical; Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade 1, 2, 3 e 4; Expressão Corporal, Movimento e Dança (Data: 04, 05 e 06/08/09). Membros da banca: Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly (DAC - Presidente), Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcante (DAC) e a Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly (DAC) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 089/2009). Prof. Ms. Eduardo Conegundes de Souza (DAC) como Membro Suplente (ATO CECH nº 090/2009). 2.1.104 – OF n° 65/09 – DAC – Encaminha solicitação de renovação dos contratos dos seguintes Professores Substitutos: Fernando José Lamanna, Juliane Raniro, Renato Coelho Pannacci, Pedro Dolosic Cordebello. 2.1.105 – OF DFMC n° 26/2008 – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto para o preenchimento de 01 (uma) vaga em regime de 40 horas para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na área de Filosofia, no período de 03 a 04 de agosto de 2009. Profª. Drª Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca (DFMC - Presidente), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (DFMC) e o Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira (DFMC) como Membros Titulares (ATO CECH nº 091/2009). Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto (DFMC) como Membro Suplente (ATO CECH nº 092/2009). 2.1.106 – OF DFMC n° 25/2008 – Encaminha a composição da Banca do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto para o preenchimento de 01 (uma) vaga em regime de 40 horas para o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na área de Filosofia, sub-área: Direito, no período de 03 a 04 de agosto de 2009. Profª Drª Marisa da Silva Lopes (DFMC - Presidente), o Prof. Dr. Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz (DFMC) e a Profª Drª Silene Torres Marques (DFMC) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 093/2009). Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass (DFMC) como Membro Suplente (ATO CECH nº 094/2009). 2.1.107 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, com início da validade para o 2° período de 2009: PPG-EES 506 – Tópicos em Educação Especial 6: Motivação para aprender: contribuições das teorias sócio-cognitivas. 2.1.108 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, a serem oferecidas no 1° período letivo de 2009: EES 101 – Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica, EES 102 – Educação Especial: no Brasil, EES 105 – Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira, EES 150 – Seminários em Educação Especial I, EES 152 – Estudos Avançados I, EES 267.7 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo, EES 50212 – Tópicos em Educação Especial 2: Parâmetros Psicométricos, Avaliação e Medidas Educacionais, EES 50225 – Tópicos em Educação Especial 2: “Namorando o Moodle”, EES 504.1 – Tópicos em Educação Especial 4: Avaliação da afetividade de intervenções: Análise e aplicação do índice de mudança confiável e de significância clínica, EES 512 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial I, EES 513 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial II, EES 609 – Instrução Programada Individualizada e EAD em Educação Especial: Tutoria virtual passo a passo. 2.1.109 – OF n° 66/09 – DAC – Encaminha indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago e da Profª Drª. Luciana Sá Leitão Correa de Araújo, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 095/2009). 2.1.110 – Atividade de extensão: Observatório social: contribuindo para a cidadania, coordenado pela Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.111 – Processo 23112.002408/2009-14 – Primeiro Encontro dos Alunos e Tutores do Curso de Educação Musical da UAB-UFSCar, coordenado pelo Prof. MS. Eduardo Conegundes de Souza – DAC. 2.1.112 – Processo 23112.000735/2009-01 – OF. DL 033/2009 – Encaminha relatório de afastamento parcial, referente ao 1° semestre de 2009 da Profª MS. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues para realizar Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. Encaminha também a solicitação de afastamento integral para o 2° semestre de 2009. 2.1.113 – Processo 23112.000860/2007-53 – OF. DL 034/2009 – Encaminha relatório de afastamento integral, referente ao 1° semestre de 2009 e a solicitação de afastamento integral para o 2° semestre de 2009 do Prof. Ms. Wilson Alves-Bezerra, para cursar o doutoramento em Letras, na área de Literatura Comparada, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. 2.1.114 – OF DME 90/09 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, no período de 05 a 13/09/2009, para participar do VIII Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências Experimentales, a ser realizado na Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha. 2.1.115 – OF DME 100/09 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Denise de Freitas, no período de 07 a 11/09/2009, para participar do VIII Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências Experimentales, a ser realizado na Universitat Autonoma de Barcelona, Espanha. 2.1.116 – OF DME 096/09 – Encaminha alteração na Comissão Examinadora da Seleção para Professor Substituto na Área de Ensino de Matemática, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (DME - Presidente), Profa Dra Renata Prenstteter Gama (DME) e a Profª Drª Denise Silva Villela (DME) como Membros Titulares (ATO CECH nº 096/2009). Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos como Membro Suplente (ATO CECH nº 097/2009). 2.1.117 – Processo 23112.002631/2009-79 – OF DFMC 28/2009 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de professor substituto, na área de Filosofia, disciplinas da área de História da Psicologia e Sistemas Psicológicos, Filosofia da Ciência e Filosofia da Biologia. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: André Medina Carone, 2º lugar: Fernanda Silveira Corrêa. 2.1.118 – Processo 23112.002632/2009-26 – OF DFMC 27/2009 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de professor substituto, na área de Filosofia, disciplinas da área de Noções Gerais de Direito e Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista. Foi classificada a seguinte candidata: Fabiana Cristina Severi. 2.1.119 – OF DFMC n° 29/09 – Encaminha indicação da Vice-Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass, da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto, da Profª Drª Thelma Silveira da Motta Lessa da Fonseca e do Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Marisa da Silva Lopes, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 098/2009). 2.1.120 – OF DL 035/2009 – Encaminha banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para a contratação de dois professores substitutos, em regime de 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da área de Lingüística e Língua Portuguesa no 2° semestre de 2009. Membros da banca: Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente), Profª Drª Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale e Profª Drª Luzmara Curcino Ferreira como Membros Titulares (ATO CECH nº 099/2009). Profª Drª Marília Blundi Onofre como Membro Suplente (ATO CECH nº 100/2009). 2.1.121 – OF DEd n° 047/09 – O Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti, informa encerramento do mandato de Chefe do Departamento de Educação em 27/07/09, e comunica a decisão do Conselho Departamental em sua 186ª reunião ordinária, da prorrogação de seu mandato até que a comissão nomeada pelo referido Conselho apresente cronograma de eleição para nova chefia. 2.1.122 – Ofício PPGCTS 073/2009 – Encaminha Fichas de Caracterização de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com início da validade para o 2° período letivo de 2009: PPG-CTS - 023 – Interfaces do desenvolvimento científico e tecnológico nas políticas e práticas de gestão de pessoas, PPG-CTS - 026 – Métodos de prospecção tecnológica. 2.1.123 – OF DL 036/2009 – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de dois professores substitutos, em regime de 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da área de Lingüística e Língua Portuguesa no 2° semestre de 2009. 2.1.124 – OF DME 97/09 – Informa alteração na Comissão Examinadora da Seleção para Professor Substituto na Área de Metodologia do Ensino de Ciências, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profa Dra Heloisa Chalmers Sisla Cinquentti (DME - Presidente), Profa Dra Alice Helena Campos Pierson (DME) e o Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro (DME) como Membros Titulares (ATO CECH nº 101/2009). Profa Dra Denise de Freitas (DME) como Membro Suplente (ATO CECH nº 102/2009). 2.1.125 – Processo 23112.002725/2009-02 – OF DCI 031/2009 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de professor substituto, na área de Disseminação da Informação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Jacqueline Aparecida de Souza, 2º lugar: Maria dos Remédios da Silva, 3º lugar: Veridiana Abe, 4º lugar: Hélio Márcio Pajeú. 2.1.126 – Processo 23112.002726/2009-58 – OF DCI 032/2009 – Encaminha para a homologação o resultado do Processo de Seleção para contratação de professor substituto, na área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Alexander Willian Azevedo, 2º lugar: André Luis Assumpção, 3º lugar: Gilberto Domingues Junior. 2.1.127 – Processo 23112.001461/2008-11 – OF DCI 033/2009 – Encaminha para as devidas providências o Relatório Final de Doutorado da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato. 2.1.128 – Processo 23112.001931/2009-01 – OF DCI 034/2009 – Encaminha para as devidas providências, a solicitação de mudança nos dias de afastamento parcial da Profª Ms. Zaíra Regina Zafalon de terças, quartas e sextas-feiras, para segundas, terças e quartas-feiras neste segundo semestre de 2009, para frequentar o curso de doutorado na Universidade Estadual Paulista – Marília. 2.2. – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 424ª Reunião do Conselho do CECH. Foi solicitado pela Profª Drª Maria da Glória Bonelli que houvesse inversão na pauta, que o item 2.8 – Decisão sobre o uso da Reserva Técnica Institucional para Infraestrutura de Pesquisa da FAPESP, para o ano de 2009, fosse o primeiro a ser discutido, passando de 2.8 para 2.3. Consultado os demais conselheiros, foi aprovado. 2.3 – Decisão sobre o uso da Reserva Técnica Institucional para Infraestrutura de Pesquisa da FAPESP, para o ano de 2009. A Comissão do CoC-CECH, formada pelo Prof. Dr. Igor José de Reno Machado, Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza e Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni sugeriu que os recursos provenientes da Reserva Técnica Institucional para Infraestrutura de Pesquisa da FAPESP será dividido em 2 (duas) parcelas: 1ª) 50% para as demandas dos pesquisadores responsáveis pelos projetos FAPESP que geraram os recursos; 2ª) 50% para as demandas coletivas. Após esclarecimentos e discussão, foram aprovados os seguintes procedimentos: 1) Os responsáveis pelos projetos deverão apresentar à Direção do CECH (enviar arquivo eletrônico) até o dia 24/08/09, às 12:00 hs, as suas demandas, os itens de despesa e os textos de justificativa, assim como os 3 orçamentos para o caso de aquisição de material permanente e serviços de terceiros, seguindo as regras da FAPESP. Os pesquisadores de um mesmo departamento ou de mesmo grupo de pesquisa (mas de departamentos diferentes) podem combinar entre si para elaborar uma proposta de uso conjunto dos recursos que lhe cabem. Se as demandas dos pesquisadores responsáveis enviadas até essa data não totalizarem os 50%, a Direção do Centro passará imediatamente o valor correspondente à diferença para as demandas coletivas. 2) Cada departamento poderá apresentar à Direção do CECH (enviar arquivo eletrônico) até o dia 24/08/09, às 12:00 hs, sugestões e justificativas para uso da parcela relativa às demandas coletivas. Foi decidido também, neste item, que a reforma da Sala de Projeções do CECH (no AT2) é prioridade, de maneira que os Departamentos possam também enviar sugestões para a sua melhoria. As demais demandas dos Departamentos serão compartilhadas e avaliadas em Reunião Extraordinária do CoC-CECH, marcada para o mesmo dia 24/08/09 às 14:00 hs. 2.4 – Processo 23112.004285/2008-88 – Ofício n° 69/09 – DAC – Encaminha o Relatório do Afastamento Parcial da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (DAC), para realizar o curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), relativo ao período de 01/08/08 a 01/01/09. Aprovado por unanimidade. 2.5 – Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho de Pesquisa (CoPq) – (em substituição ao Prof. Dr. Julio César Coelho De Rose - DPsi). Candidato Prof. Dr. João dos Santos Carmo (DPsi). Aprovado por unanimidade. 2.6 – Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho de Pós-Graduação (CoPG) – (em substituição à Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – DME). Candidata Profª Drª Vera Alves Cepêda (DCSo). A Profª Drª Denise de Freitas disse que já havia manifestado interesse desde a saída da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. Colocado em votação, a Profª Drª Vera Alves Cepêda (DCSo) obteve 3 votos, e a Profª Drª Denise de Freitas 11 votos, com 2 abstenções. A Profª Drª Denise de Freitas é a nova representante do CoC-CECH no Conselho de Pós-Graduação (CoPG). 2.7 – Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho de Graduação (CoG) – (em substituição à Profª Drª Denise de Freitas) (DME). Como não houve nenhum interessado, foi solicitado aos departamentos que consultem seus docentes para que o nome no novo representante seja encaminhado para a próxima reunião, dia 24 de agosto. 2.8 Eleição de representante do CoC-CECH no Conselho de Administração (CoAD) – (em substituição ao Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva – DAC). A Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (DAC) manifestou interesse. Colocado em votação, ela obteve 15 votos, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 2.9 – Eleição de dois representantes no CoC-CECH-Administrativo: (atualmente: Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas/DL, Profª Drª Luciana de Souza Gracioso/DCI; Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio/DS). A Profª Wanda Presidente do Conselho comunica que O Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais, manifestou interesse em participar, e como não houve nenhuma objeção, o Prof. Marcelo é o novo representante no CoC-CECH-Administrativo. Há necessidade de mais um representante, como ninguém manifestou interesse, foi solicitado aos departamentos que consultem seus docentes para que o nome no novo representante seja encaminhado para a próxima reunião, dia 24 de agosto. 2.10 – Constituição de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de Comissão Editorial do CECH. O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, solicitou que cada departamento seja consultado e indique um representante para o grupo. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.11 – Constituição de Comissão Eleitoral para representação estudantil no CoC-CECH. Há necessidade da constituição de uma Comissão Eleitoral para realizar os trabalhos relativos à Eleição dos Representantes Discentes no CoC–CECH, cuja realização está prevista para a segunda quinzena de setembro/09. Foi sugerido que fosse composta por representantes dos três segmentos: docentes, técnico-administrativos e estudantes. No momento, apenas a Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa, Chefe do Departamento de Ciência da Informação, se dispôs a colaborar. Foi solicitado aos departamentos que consultem seus docentes para que o nome dos novos representantes com vistas a completar a comissão em tempo hábil. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti ____________________________________

 

Profª Drª Denise de Freitas ____________________________________________

 

Prof. Dr. João dos Santos Carmo _______________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio ________________________

 

Prof. Dr. José Alessandro Gonçalves da Silva _____________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos _________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________