Ata 424 - 25/05/2009

ATA DA QUATROCENTÉSIMA VIGÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE  EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo quinto dia do mês de maio do ano de dois mil e nove, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória , teve início a Quatrocentésima Vigésima Quarta Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente),

Profª Drª Lusmara Cursino Ferreira (Representando o Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Silene Torres Marques (Coordenadora do Curso de Filosofia), Profª Drª Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Fátima Elisabeth Denari (Vice-Coordenadora do Curso de Educação Especial), Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes (Coordenadora PE-EAD), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico-Administrativo), Nancira Ribeiro Marinho (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1 – O Ministério da Educação adotou o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, por meio da Portaria MEC n° 403, de 23 de abril de 2009. Todo o processo será substituído e terá assinatura eletrônica. 1.1.2 – Foi enviado à Pró-Reitoria de Graduação Ofício Circular n° 065/2009 – DIFES/SESu/MEC, comunicando que foi publicado o Edital n° 05 de 27 de abril de 2009, que convoca as Instituições de Ensino Superior a apresentarem propostas de criação de novos grupos no Programa de Educação Tutorial – PET. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni solicitou informações sobre a Comissão de Avaliação Externa para Fins de Recredenciamento Institucional, que esteve na UFSCar no período de 19 a 23 de maio. Foi esclarecido pela Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann que até o momento não havia notícias. 1.2.2 – A Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes manifestou seu descontentamento pelo fato de que, na reunião da Comissão de Avaliação Externa para Fins de Recredenciamento Institucional com os Coordenadores de Curso, alguns docentes não conseguiram manifestar-se pela exigüidade do tempo. A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann sugeriu que as questões relativas à avaliação que não foram contempladas, fossem encaminhadas à Profª Drª Itacy Salgado Basso, que é representante do Centro na Comissão Própria de Avaliação da UFSCar, manifestando nosso descontentamento para que todas as áreas fossem conhecidas com todas as suas especificidades. 1.2.3 – A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro convida a todos para a palestra: "The character and structure of American academic speech”, a ser proferida pelo Prof. Dr. John M. Swales (Universidade de Michigan) no dia 05 de junho próximo às 17:00 hs no Anfiteatro Prof. Dr. Bento Prado, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística e pelo Departamento de Letras da UFSCar. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF. DCI 016/2009 – Encaminha solicitação inicial de afastamento parcial para o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP/Marília, as terças, quartas e sextas-feiras, da Profª Zaira Regina Zafalon, referente ao período de 06/06 a 06/12/2009. 2.1.2 – Fichas de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, para o 2° período letivo de 2009: Sociologia Econômica, 37.000-2 – Sociologia das Relações Raciais, 37.004-5 – Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais, 37.007-0 – Sociologia Rural, 37.010-0 – Sociologia do Trabalho, 37.011-8 – Estrutura Social Brasileira, 37.024-0 – Sociologia das Profissões. 2.1.3 – Processo 23112.002829/2008-76, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Zaira Regina Zafalon – DCI, Professor Assistente, de 18/08/2008 à 17/08/2011. 2.1.4 – Processo 23112.001237/2009-26 – OF 026/2009 DS – Encaminha solicitação do cancelamento do afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima para participar do VI Congresso de la Associación Latinoamericana de Sociologia del Trabajo, na Universidad Autônoma de Querótaro, na Cidade do México, no período de 17 a 23 de maio de 2009, devido ao adiamento do mesmo para o ano de 2010. 2.1.5 – Processo nº 23112.001055/2004-04 – Atividade de extensão: Comunidades de Aprendizagem, coordenação: Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.6 – Processo nº 23112.001583/2009-45 – Atividade de extensão: Curso de Especialização em Gestão Ambiental – 2009, realizado em Ribeirão Preto/SP, Coordenação: Prof. Dr. Nemésio Neves Batista Salvador, DECiv. 2.1.7 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciência da Informação, para o 2° período letivo de 2009: 30.153-1 – Organização de Unidades de Informação. 2.1.8 – OF PPGCSo 011/2009 – Encaminha o nome do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado como Coordenador “pró-tempore” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. (ATO CECH n° 057/2009). 2.1.9 – Processo 23112.002911/2008-40, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Vânia Gomes Zuin – DME, Professor Adjunto, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.10 – OF. DME n° 56/09 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino Profª Drª Denise de Freitas, da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, da Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos e da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 058/2009). 2.1.11 – OF. DME n° 57/09 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino Profª Drª Denise de Freitas, da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, da Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos e da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, lotadas naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 059/2009). 2.1.12 – OF. DME n° 58/09 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino Profª Drª Denise de Freitas, da Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone, do Prof. Dr. Ademar da Silva e da Profª Drª Maria Waldenez de Oliveira, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 060/2009). 2.1.13 – OF DL 021/2009 – Encaminha banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Inglesa e suas Literaturas; Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa, Professor Adjunto, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva. Membros Efetivos: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (UFSCar-Presidente), Profª Drª Camila Höfling (UFSCar), Profª Drª Ramira Maria Siqueira da Silva Pires (UNESP-FCLAr), Profª Drª Maria das Graças Gomes Villa da Silva (UNESP-FCLAr), Prof. Dr. Fábio Akcelrud Durão (UNICAMP). (ATO CECH n° 061/2009). Membros Suplentes. Prof. Dr. Nelson Viana (UFSCar) e Profª Drª Maria Cecília Pires Barbosa Lima (UNESP). (ATO CECH n° 062/2009). 2.1.14 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para o 2° período letivo de 2009: 18. 097-1 – História e Sistemas Psicológicos: Behaviorismo. 2.1.15 – Processo 23112.002676/2006-46 – OF DEd n° 026/09 – Encaminha Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva – DEd, Professor Adjunto, de 16/08/2006 à 15/08/2009. 2.1.16 – Processo 23112.002841/2008-68 – OF DEd n° 027/09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Luiz Roberto Gomes – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.17 – Processo 23112.002885/2008-37 – OF DEd n° 028/09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. José Carlos Rothen– DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 18/08/2011. 2.1.18 – Processo 23112.002909/2008-19 – OF DEd n° 029/09 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva – DEd, Professor Adjunto, de 19/08/2008 à 20/08/2011. 2.1.19 – Processo 23112.002900/2006-90 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Clarice Cohn – DCSo, Professor Adjunto, de 22/08/2006 a 21/08/2009. 2.1.20 – Processo 23112.002938/2008-51 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Simone Diniz – DCSo, Professor Adjunto, de 21/08/2008 a 20/08/2011. 2.1.21 – OF DME 60/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre no período de 19 a 24/07/2009 para participar do Congresso Internacional de Americanistas no México. 2.1.22 – Processo 23112.002825/2007-30 – OF 028/2009 – DS – Encaminha Relatório de Afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso para a cidade de Assunção, no Paraguai, no período de 16 a 19 de junho de 2008, para receber o Prêmio Mercociudades de Ciência y Tecnologia, concedido ao trabalho ‘Cadastramento Único para Programas Sociais de Famílias Abaixo do limiar de Pobreza Absoluta: a Experiência de São Carlos’. 2.1.23 – Fichas de Caracterização e de Oferta de Disciplinas do Curso de Pedagogia da Terra, para o 2° período letivo de 2009: Estágio I, Didática II: Ensino e Aprendizagem, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Naturais na Escola, Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino de Português, Metodologia e Prática de Ensino de Artes, Metodologia e Prática de Ensino de Geografia. 2.1.24 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 2° período letivo de 2009: PPG-IS – 019 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som I, PPG-IS – 020 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Imagem e Som II. 2.1.25 – Processo 23112.002912/2008-00 – OF n° 041/09 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Ms. Maria Carolina Leme Joly – DAC, Professor Assistente, de 20/08/2008 à 19/08/2011. 2.1.26 – Processo 23112.002876/2006-91 – OF n° 042/09 – DAC – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Eduardo Néspoli – DAC, Professor Assistente, de 22/08/2006 a 21/08/2009. 2.1.27 – Processo 23112.001354/2007-24 – OF n° 043/09 – DAC – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcante – DAC, Professor Assistente, de 21/08/2006 a 20/08/2009. 2.1.28 – Processo 23112.001454/2007-09 – OF n° 044/09 – DAC – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo – DAC, Professor Adjunto, de 28/08/2006 a 27/08/2009. 2.1.29 – Processo 23112.003204/2008-19 – OF n° 045/09 – DAC – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Davi Bovolenta – DAC, Assistente em Administração, de 04/08/2008 a 03/08/2011. 2.1.30 – Processo 23112.003056/2008-00 – OF DCSo 032/2009 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Reno Machado, onde participou da Missão de Trabalho: Projeto “Circulação transnacional, fronteiras e identidades” e apresentou trabalhos na reunião anual REDGOB em Lisboa – Portugal, no período de 22/11 a 12/12/2008. 2.1.31 – Ofício n° 47/09 – DAC – Encaminha solicitação inicial de afastamento parcial para capacitação do Prof. Adriano Soriano Barbuto para realizar Mestrado em Imagem e Som na UFSCar, no período de 02/02/2009 a 31/12/2009, as segundas, terças e quartas-feiras. 2.1.32 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o 1° período letivo de 2009: PPG-Psi – 07 – Ação dos Fármacos sobre o Comportamento, PPG-Psi – 53-1 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia: Análise de variância e regressão na avaliação psicoeducacional, PPG-Psi – 60 – Temas em Psicologia, PPG-Psi – 60-1 – Temas em Psicologia: Habilidades Sociais e Transtornos Psicológicos: Implicações para a Terapia Cognitivo-Comportamental. 2.1.33 – Processo 23112.002839/2006-05 – Encaminha Avaliação Final de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Fabiano Engelmann – DCSo, Professor Adjunto, de 21/08/2006 a 20/08/2009. 2.1.34 – Processo 23112.003004/2008-73 – Encaminha Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Denise Silva Vilela – DME, Professor Adjunto, de 26/08/2008 a 25/08/2011. 2.1.35 – OF DME n° 061/200 – Remoção da Profª Drª Vânia Gomes Zuin lotada no DME para o Departamento de Química, sendo que o DQ cederá uma vaga de professor ao DME através de concurso já realizado, com a contratação do candidato aprovado em 2° lugar no concurso de 02 a 04.06.2008, Área: Educação, Sub-Área: Ensino de Química, referente ao processo n° 23112.001491/2008-1. 2.2. – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 423ª Reunião do Conselho do CECH. 2.3 – Posição do Conselho do CECH em relação ao vestibular unificado. A Profª Drª Emília Freitas de Lima, Pró-Reitora de Graduação da UFSCar esteve presente para esclarecer algumas dúvidas. Após discussões e esclarecimentos, foi aprovado por unanimidade que o ENEM deverá ser considerado conjunto de primeira prova do vestibular, valendo até 30% do total de pontos do vestibular. E também que a UFSCar deverá realizar seu próprio vestibular junto da VUNESP (segundo conjunto de provas, incluindo língua estrangeira), fazendo alterações no modelo atual, e considerando seu resultado como equivalente a 70% do total de pontos. 2.4 – Posição do Conselho do CECH em relação à política de alocação de vaga de docente titular que se aposenta. A Comissão formada para estudar o caso, se reunirá em junho. Alguns departamentos já comunicaram por escrito a discordância com a adoção de tal política. Solicitou-se àqueles departamentos que ainda não o fizeram para mandar ofícios à Direção do CECH. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti ____________________________________

 

Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre _____________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes ________________________________________

 

Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna _______________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio ________________________

 

Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo _____________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Silene Torres Marques ________________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Fátima Elisabeth Denari _______________________________________

 

Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes _____________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________

 

Nancira Ribeiro Marinho ______________________________________________