Ata 423 - 07/05/2009

ATA DA QUATROCENTÉSIMA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao sétimo dia do mês de maio do ano de dois mil e nove, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória , teve início a Quatrocentésima Vigésima Terceira Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula (Vice-Chefe do Departamento de Letras), Profª Drª Denise de Freitas (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Marisa da Silva Lopes (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Vice-Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Camila Höflingv (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Curso de Educação Especial), Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes (Coordenadora PE-EAD), Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação), Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Igor José de Renó Machado (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Paulo Augusto Lazaretti (Representante Técnico-Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: Antes das comunicações da Direção, a Srª Presidente informou que brevemente passaremos por uma Avaliação Institucional e que no próximo dia 20/05 haverá uma visita da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A Profª Drª Alice Helena de Campos Pierson como Presidente da Comissão da UFSCar, passou alguns informes esclareceu alguns detalhes sobre a reunião. Agradeceu a colaboração de todos e informou que está deixando a Presidência da CPA e que a Profª Drª Itacy Salgado Basso será a nova Presidente. 1.1.1 – Já ocorreu à reposição do Técnico em Informática do CECH. Após o pedido de exoneração do Técnico Marcelo, o Técnico Elias já faz parte do nosso quadro de servidores, que poderá dar apoio às unidades do CECH, bem como aos departamentos com maior demanda como Departamento de Ciência da Informação e o Departamento de Artes e Comunicação. Haverá uma agenda para que o técnico possa se organizar e atender a todos. 1.1.2 – Os professores que realizaram concurso público em virtude do Programa REUNI e estão aguardando contratação, só poderão tomar posse nos próximos meses junho ou julho próximos. 1.1.3 – Embora tenhamos recebido solicitação para contratação de Professor Substituto, esclarecemos que a distribuição das vagas só ocorre em data definida antes do início de cada semestre, calculadas a partir dos mapas de demandas dos departamentos. 1.1.4 – A FAI (Fundação de Apoio Institucional) está com novo Diretor Executivo, o Prof. Dr. Paulo Ignácio Fonseca de Almeida (Professor aposentado do Departamento de Engenharia Química), sendo que este já foi Diretor Institucional em gestões anteriores. A Profª Drª Ana Lúcia Vitale Torkomian deixou o cargo por motivos particulares, assumindo a Diretoria Institucional que tem uma atuação mais assessora, consultiva e também continuará coordenando a Agência de Inovação. 1.1.5 – Existe um acórdão que a comissão MEC/ANDIFES está envolvida e tem prazo de seis meses para estruturar, estudar e propor o relacionamento das Universidades com as Fundações. Surgiu por problemas ocorridos com algumas Fundações, e foi sugerido pelo Tribunal de Contas da União, após investigações para contemplar os itens identificados como problemas nessa relação. A nossa fundação (FAI) felizmente não tem esses problemas.O prazo do acórdão vence em maio. Dia 28/05 está prevista uma reunião do Presidente Lula com os reitores para lançar um decreto que incluirá itens como a passagem direta dos recursos do final de ano para as Fundações, o Tribunal de Contas não aceitou os convênios de cooperação com as Fundações, os CCI’s – Convênio de Cooperação Institucional. Esse decreto também prevê a figura do Técnico Equivalente, mas ainda faltam as discussões posteriores sobre qual o quadro de referência para a UFSCar referente os Técnicos Equivalentes, como tem ocorrido com os docentes. 1.1.6 – Programa de Mobilidade Acadêmica ”Escala Docente” da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), chegou uma convocação para mobilidade de 01 de agosto de 2009 a 31 de julho de 2010. 1.1.7 – Estamos fazendo gestões junto à Reitoria para que os pagamentos da Função Gratificada (FG) sejam normalizados para os professores que assumem cargo administrativo. 1.1.8 – REUNI – a primeira etapa das reformas e contratações está em andamento, qualquer detalhamento que for necessário, favor entrar em contato com a Direção do CECH. A segunda etapa REUNI está em processo de integração das demandas para posterior negociação da Reitoria com os Centros envolvidos. Com relação às dificuldades na execução das reformas, qualidade dos materiais, acabamentos, para que a Diretoria do CECH possa fazer gestões junto aos engenheiros responsáveis, favor encaminhar por escrito. Quanto às demandas de livros para a segunda etapa, em breve estaremos solicitando listas com os títulos. O prédio AT8 está sendo licitado (prédio ao lado do ginásio), sendo que o CECH ocupará o terceiro andar com seis laboratórios para os cursos novos. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, informou que no período de 8 a 11 de julho próximo, será realizado aqui na UFSCar o IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF nº 040/09 – DPSi – Encaminha solicitação de admissão da Profª Drª Adriana Augusto Raimundo de Aguiar como Pesquisadora Associada da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Zilda Aparecida Del Prette. 2.1.2 – OF nº 037/08 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette para participar do 1°Congresso Nacional “Saúde e Comportamento dos países de Língua Portuguesa”, a ser realizado na Universidade de Minho, Portugal, durante o período de 14/04 a 29/04/2009. 2.1.3 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial para o 1° período letivo de 2009: PPG-EES – 50230 – Tópicos em Educação Especial 2: Metodologia de Investigação Quantitativa. 2.1.4 – Processo 23112.002262/2008-09, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Luis Fernandes dos Santos Nascimento – DFMC, Professor Adjunto, de 26/06/2008 à 25/06/2011. 2.1.5 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia para o 1° período letivo de 2009: FIL 002 – História da Filosofia Contemporânea 1, FIL 005 – Tópicos em Filosofia 1, FIL 013 – História da Filosofia Antiga 2, FIL 105 – História da Psicologia 1, FIL 118 – Seminários de Pesquisa em Filosofia Moderna. 2.1.6 – OF 022/2009 DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima para participar do VI Congresso de la Associación Latinoamericana de Sociologia del Trabajo, na Universidad Autônoma de Querótaro, na Cidade do México, no período de 17 a 23 de maio de 2009. 2.1.7 – Processo nº 23112.000179/2009-32 – OF nº 23/09 – DAC – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Música, Sub-Área: Educação a Distância e Prática em Educação Musical do Departamento de Artes e Comunicação. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1°) Lugar: Thais dos Guimarães Alvim, 2°) Lugar: Cristiane Hatsue Vital Otutumi, 3°) Lugar: Marcelo Alves Brasil, 4°) Lugar: Nazir Bittar Filho. 2.1.8 – Processo nº 23112.000180/2009-07 – OF nº 22/09 – DAC – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Música, Sub-Área: Educação Musical e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) para Educação a Distância. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1°) Lugar: Isamara Alves Carvalho, 2°) Lugar: Daniel Marcondes Gohn. 2.1.9 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade para o 1° período letivo de 2009: CTS 003 – Compreensão Pública de Ciência e Tecnologia, CTS 027 – O Discurso da Ciência e dos Saberes Populares. 2.1.10 – Processo nº 23112.001341/2008-19 – OF nº 041/08 – DPSi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, do Departamento de Psicologia, para realização de pós-doutorado na Universidad de Valladolid, Espanha, durante o período de 01/08/2008 a 03/01/2009. 2.1.11 – OF n° 042/09 – DPsi – Encaminha pedido de licença para capacitação da Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose, que objetiva estabelecer intercâmbio e parceria como Núcleo de Estudos de Pesquisa em Psicologia Comportamental e Cognitiva, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP, durante o período de 01/04 a 01/07/2009. 2.1.12 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia para o 1° período letivo de 2009: 37.029-0 – Sociologia da Religião. 2.1.13 – OF n° 26/09 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país, da Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani, no período de 09 a 27/04/2009 para: 1) lançamento dos livros Imagem/Memória e Gênese de Deus e o Diabo na terra do sol, no dia 11 de abril. 2) Discussão do convênio a ser firmado entre a UFSCar e a Universidade do Algarve, nos dias 13 e 14 de abril. 3) Participar de três Congressos: o Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), o 4°Congresso Ibérico: Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico, de 15 a 18 de abril na Universidade Lusófona em Lisboa e o 1° Congresso de Comunicação, Cultura e Artes, que terá lugar na Universidade do Algarve em Faro, Portugal, no dia 20 de abril. Lançamento do livro Imagem/Memória, nos dias 23 e 25 de abril. 2.1.14 – Processo 23112.001748/2008-90, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Höfling – DL, Professor Adjunto, de 16/06/2008 à 15/06/2011. 2.1.15 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade para o 1° período letivo de 2009: CTS 001 – Ciência, Tecnologia e Sociedade, CTS 002 – Seminários de Dissertação, CTS 006 – Gestão Tecnológica e Inovação, CTS 009 – Estágio supervisionado de capacitação docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2.1.16 – OF CCL n° 11/09 – Encaminha resultado das eleições para preenchimento dos Cargos de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Letras. A Profª Drª Camila Höfling foi eleita como Coordenadora do Curso de Letras (ATO CECH n° 044/2009) e a Profª Drª Rosa Yokota como Vice-Coordenadora (ATO CECH n° 045/2009). 2.1.17 – Processo 23112.002154/2008-80, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Isadora Valencise Gregolin – DME, Professor Adjunto, de 23/06/2008 à 22/06/2011. 2.1.18 – Processo 23112.002156/2008-95 – OF DCSo nº 017/2009 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas que realizou Pós-Doutorado no Institut dês Hautes Études de L’Amérique Latine (IHEAL) de L’Université de Paris 3 (Sorbone Nouvelle), no período de 20/01 a 20/03/2009. 2.1.19 – OF DCI n° 013/2009 – Encaminha solicitação inicial de afastamento parcial do Prof. Roniberto Morato do Amaral, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar, as segundas, terças e quartas-feiras, durante o período de 08/05 a 08/11/2009. 2.1.20 – OF s/nº – A Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, solicita substituição como representante do CECH junto ao Conselho de Pós-Graduação, pelo motivo de sua nomeação como Secretária Geral de Educação à Distância. 2.1.21 – OF s/nº – A Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, solicita demissão do cargo de Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música (modalidade EAD) em virtude do acúmulo de trabalho em diversas funções em projetos de extensão, ensino de graduação, ensino e orientação de pós-graduação e grupos de pesquisa. 2.1.22 – OF nº 27/2009 – EM – UAB – O Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, Coordenador do Curso de Educação Musical, encaminha nomeação da Profª Ms. Daniela Dotto Machado como Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música (modalidade EAD) (ATO CECH nº 046/2009). 2.1.23 – Processo nº 23112.000394/2009-31 – OF DL 011/2009 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva, na Área de Língua Inglesa e suas Literaturas, Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa, Educação à Distância do Departamento de Letras. Não houve classificados, pois nenhum dos candidatos foi habilitado a prosseguir para a prova de defesa e avaliação do plano de pesquisa, visto que nenhum candidato obteve nota igual ou superior a 7,0 (sete). 2.1.24 – Atividade de Extensão: Conservação e disponibilização de materiais da coleção Carlos Leôncio Magalhães da Unidade Especial Informação e Memória – UEIM/CECH. Coordenação Prof. Dr. João Roberto Martins Filho – UEIM. 2.1.25 – OF DME 51/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Denise de Freitas no período de 23 a 31/05/2009 para participar do evento científico: 30es Journées Internationales sur La Communication, l’Éducation ET La Culture Scientifiques et Industrielles, a ser realizado em Chamonix, Chalé Aiguilles, Chamonix – França. 2.1.26 – OF DME 52/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Adriana Mattar Maamari no período de 31/05 a 07/06/2009 para participar no Congresso Internacional sobre Educación el Uruguay (CICEU 2009), a ser realizado em Montevideo – Uruguay. 2.1.27 – Processo nº 23112.000620/2009-90 – OF DEd nº 019/09 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva, na Área de Educação, Sub-Área: Políticas e Gestão da Educação Básica do Departamento de Educação. Foram aprovadas as seguintes candidatas: 1°) Lugar: Géssica Priscila Ramos, 2°) Lugar: Maria Cristina dos Santos Bezerra, 3°) Lugar: Maria José da Silva Fernandes, 4°) Lugar: Cláudia Valentina Assumpção Galian. 2.1.28 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social para o 1° período letivo de 2009: PPG-ANT 035 – Tópicos Especiais em Antropologia IV: Antropologia política nas terras baixas da América do Sul. 2.1.29 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Artes e Comunicação para o 2° período letivo de 2009: 28.003-8 – Discursos Audiovisuais e Narrativas de Viagem. 2.1.30 – Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia para o 1° período letivo de 2009: PPG-Psi – 56-1 – Seminários de Pesquisa em Psicologia: Habilidades Sociais, PPG-Psi – 57-3 – Tópicos Avançados Sobre Investigação Científica em Psicologia: Escolha e Preferência, PPG-Psi – 57-4 – Tópicos Avançados Sobre Investigação Científica em Psicologia: Habilidades Sociais. 2.1.31 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Psicologia para o 2° período letivo de 2009: 20.166-9 – Inteligência e criatividade: Panorama histórico e modelos atuais, 20.167-7 – Fazendo e entendendo análises estatísticas, 20.168-5 – Fundamentos sociológicos, políticos e antropológicos da educação especial, 20.169-3 – Processos Investigativos em Educação Especial II: Observação de situações planejadas, 20.170-7 – Teorias pedagógicas aplicadas à Educação Especial, 20.171-5 – Abordagem social das deficiências, 20.172-3 – Desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, 20.173-1 – Estudo do desenvolvimento atípico, 20.174-0 – Desenvolvimento Cognitivo. 2.1.32 – OF nº 047/09 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos para participar da convenção Anual da Association for Behavior Analysis, a ser realizada em Phoenix, EUA, e visita a laboratório da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, durante o período de 22/05 a 01/06/2009. 2.1.33 – OF DL 013/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Joyce Rodrigues Ferraz Infante de 18 a 29/05/2009, para participar do X Congresso de Literatura Espanhola contemporânea que se realizará nas Universidades de Bérgamo e de La Coruña e também para realização de pesquisa bibliográfica e atividades culturais. 2.1.34 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras para o 2° período letivo de 2009: 06.223-5 – Epistemologia da Lingüística, 06.224-3 – Fundamentos da Teoria Semiótica; 06.225-1 – Análise do Discurso, 06.226-0 – Morfologia, 06.227-8 – Laboratório 2 – Materialidade Linguística: aspectos morfológicos, 06.229-4 – Léxico e Cultura, 06.243-0 – História e Ensino da Leitura, 06.251-0 – Literatura Espanhola Renascimento e Barroco, 06.258-8 – Semântica Lexical (Pura e Computacional), 06.360-6 – Matrizes da Literatura Espanhola, 06.363-0 – Literatura Espanhola dos Séculos XIX e XX, 06.418-1 – Cultura Espanhola Pintura, Literatura e História, 06.419-0 – Leitura em Língua Inglesa para Educação Musical, 06.441-6 – Prática Oral Em Inglês Discussões Temáticas 1, 06.442-4 – Prática Oral Em Inglês Discussões Temáticas 2, 06.443-2 – Introdução à Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira 1, 06444-0 – Introdução à Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira 2, 06.466-1 – Prática De Fonética e Fonologia Do Espanhol – A Modalidade Peninsular, 06.477-7 – Homoerotismo na Literatura Portuguesa. 2.1.35 – Processo nº 23112.003134/2008-36 – OF. DFMC nº 11/2009 – Encaminha Relatório Final de Atividades do afastamento do país da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto onde ministrou seminários de pesquisa, financiada pela Bolsa Erasmus Mundus dentro do Programa Master Mundus-Toulousse/França no período de 15/11/2008 a 15/02/2009. 2.1.36 – Processo nº 23112.001171/2008-63 – OF. DCI 015/2009 – Encaminha solicitação de renovação por mais 6 (seis) meses do afastamento sem remuneração da Profª Drª Ariadne Chlöe Mary Furnival, iniciando em 31/07/2009. 2.1.37 – Processo 23112.000539/2006-14 – OF. DL nº 017/2009 – Encaminha Relatório de Afastamento Parcial do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit, referente ao 2º semestre de 2008, para freqüentar o curso de Música e o pedido de renovação para o 1º semestre de 2009. 2.1.38 – Processo 23112.000860/2007-53 – OF DL 016/2009 – Encaminha relatório de afastamento parcial para capacitação do Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra para realizar Doutorado em Letras, na área de Literatura Comparada, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, referente ao 2º semestre de 2008. Solicita também a renovação de afastamento integral para o 1° semestre de 2009 no período de 08/03/2009 a 30/07/2009. 2.1.39 OF DL 015/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Maria de Assunção Barbosa de 07 a 22/05/2009, para participar do “Colóquio Internacional: As universidades no tempo da mundialização/globalização e a competição por ‘excelência’”, na Universidade de Paris 8, Paris, França. 2.1.40 – OF DL 019/2009 – Encaminha edital do Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor da Carreira de Magistério da Carreira Superior para o Departamento de Letras, na Área de Língua Inglesa e suas Literaturas, Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa; Classe Professor Adjunto, Nível I – Dedicação Exclusiva. 2.1.41 – OF DCSo n° 021/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga para realizar Estágio de Professor Visitante na Universidade de Oxford, Inglaterra, no período de 07/09/2009 a 07/02/2010. 2.1.42 OF nº 048/09 – DPSi – Encaminha solicitação de admissão do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias como Pesquisador Associado da UFSCar junto ao Departamento de Psicologia nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. 2.1.43 Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Ciências Sociais, para o 2° período letivo de 2009: 16. 335-0 – Elites, Instituições e Política. 2.1.44 Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia, para o 2° período letivo de 2009: Sociologia da Violência e da Insegurança. 2.1.45 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Metodologia de Ensino, para o 2° período letivo de 2009: Feminismo Dialógico: Papel das Mulheres nas Mudanças Sociais; Metodologia e Prática de Ensino de Educação Musical; Estágio Supervisionado em Filosofia 2; Prática de Ensino em Filosofia 2; Pesquisa em Ensino de Filosofia ; 19.262-7 – Monografia. 2.1.46 Ofício n° 020/2009 – CCPed – Informa que o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva responderá oficialmente como Coordenador do Curso de Pedagogia (ATO CECH nº 047/2009) e a Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello como Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 048/2009). 2.2. – OF. DCSo nº 022/2009 de 28/04/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, da Profª Drª Marina Denise Cardoso, do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner e Prof. Dr. Igor de Renó Machado, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Clarice Cohn, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 048/2009). Aprovado por unanimidade. 2.3 – OF. DCSo nº 023/2009 de 28/04/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, do Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, do Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo e Prof. Dr. Marco Antonio Vila, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 049/2009). Aprovado por unanimidade. 2.4 – OF. DCSo nº 024/2009 de 28/04/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, da Profª Drª Vera Alves Cepeda, do Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha e Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Fabiano Engelmann, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 050/2009). Aprovado por unanimidade. 2.5. – OF DCSo n° 026/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn para participar do 53° Congresso Internacional dos Americanistas, a ser realizado no México, no período de 18 a 26/07/2009. Aprovado por unanimidade. 2.6 – OF DCSo n° 027/2009 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn para realizar intercâmbio através do Convênio AUGM na Universidade de Buenos Aires, Argentina, no período de 16/06 a 15/07/2009. Aprovado por unanimidade. 2.7 – OF. DCSo nº 028/2009 de 28/04/2009 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade e Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Simone Diniz, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 051/2009). Aprovado por unanimidade. 2.8 – Ofício n° 017/2009 – CCPed – Solicitação para celebração de estágio curricular sem vínculo empregatício com o Centro Descalvadense de Ensino Ltda, de Descalvado – SP. Aprovado por unanimidade. 2.9 – Ofício DEd n° 022/09 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti, do Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, do Prof. Dr. Amarílio Ferreira Júnior e do Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva, também pertencente ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 052/2009). Aprovado por unanimidade. 2.10 – Ofício n° 034/09 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, da Profª Drª Josette Maria Alves de Souza Monzani e do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 053/2009). Aprovado por unanimidade. 2.11 – Ofício n° 035/09 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e do Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Eduardo Néspoli, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 054/2009). Aprovado por unanimidade. 2.12 – Ofício n° 036/09 – DAC – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e do Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva, lotados naquele Departamento para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcante, também pertencente ao Departamento de Artes e Comunicação. (ATO CECH nº 055/2009). Aprovado por unanimidade. 2.13 – OF DFMC n° 15/2009 – Solicita encaminhamento do usufruto de Licença Sabática do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke, no período entre 17/08/2009 a 17/02/2010. Aprovado por unanimidade. 2.14 – Posição do Conselho do CECH em relação à política de alocação de vaga de docente titular que se aposenta. Segundo a regra de Professor Equivalente, quando um docente se aposenta, a vaga volta para o Departamento de origem. A questão posta no ConsUni diz respeito à aposentadoria de um Professor Titular: a vaga deve voltar ao Depto. neste mesmo nível? A proposta do CCET é que a vaga de Professor Titular seja repassada imediatamente para o Departamento de origem. No modelo de alocação de professores titulares da UFSCar, o Departamento pode ter até 20% de seu quadro com Professores Titulares, mas pela regulamentação nacional cada Instituição de Ensino Superior pode ter até 10% do seu quadro . Devido à polêmica no ConsUni, foi criada uma comissão para estudar o processo. A Direção do CECH, indicou o Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni para compor a Comissão no ConsUni, sendo que a primeira reunião está agendada para o dia 15 de maio próximo. Foi proposto que seja discutido em cada Departamento a alocação da vaga docente Titular que se aposenta, para após ser tomada uma posição deste Conselho. 2.15 – Reserva técnica institucional para infra-estrutura de pesquisa da Fapesp. Pela primeira vez o CECH recebeu informações sobre a Reserva Técnica Institucional para Infra-estrutura de pesquisa, gerada por projetos de pesquisa junto à FAPESP. Após esclarecimentos preliminares, foi decidida a constituição de uma comissão composta pelos Professores Doutores José Eduardo Marques Baioni, Igor José de Reno Machado e Azair Liane Matos do Canto de Souza para examinar as regras de aplicação e listagem de demandas coletivas e específicas, com vistas ao projeto de aplicação de recursos que deverá ser submetido à FAPESP. 2.16 – Posição do conselho do CECH em relação ao Vestibular unificado. O INEP será o responsável pela elaboração, aplicação e divulgação dos resultados desta seleção unificada. A prova será uma modificação do ENEM, o novo ENEM tem vertentes importantes, o lado político com um sistema unificado conduzido pela SESu, visando a inclusão, a democratização; o lado pedagógico com a concepção da avaliação com uma abordagem de mais significado do conteúdo, competências e habilidades, o lado sócio-econômico de ampliar a assistência estudantil, gratuidade e a ocupação das vagas ociosas. Após alguns esclarecimentos, foi decidido que cada chefia deverá discutir com os seus professores no departamento, para que na próxima Reunião do Conselho, possamos ter a posição deste Centro com relação ao Vestibular Unificado. 2.17 – Apreciação da Ata Anterior. Foi aprovada por unanimidade a ata da reunião número 422ª Reunião do Conselho do CECH. Nada mais tendo a tratar, A Srª Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula __________________________

Profª Drª Denise de Freitas ____________________________________________

 

Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos _______________________________

 

Profª Drª Marisa da Silva Lopes________________________________________

 

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas ______________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva _________________________________

 

Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo _____________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso ____________________________________

 

Profª Drª Camila Höfling ______________________________________________

 

Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni ______________________________________

 

Profª Drª Maria Amélia Almeida ________________________________________

 

Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes _____________________________________

 

Profª Drª Carmén Lúcia Brancaglion Passos ______________________________

 

Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes ____________________________________

 

Prof. Dr. Igor José de Renó Machado ___________________________________

 

Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos _________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza ___________________________

 

Paulo Augusto Lazaretti ______________________________________________