Ata 422 - 20/03/2009

ATA DA QUATROCENTÉSIMA VIGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo dia do mês de março do ano de dois mil e nove, às quatorze horas, na Sala de Reuniões da Unidade Especial de Informação e Memória, teve início a Quatrocentésima Vigésima Segunda Reunião do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Vice-Presidente), Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula (Vice-Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Denise de Freitas (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos (Vice-Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória), Profª Drª Luciana de Souza Gracioso (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Silene Torres Marques (Coordenadora do Curso de Filosofia), Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso (Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes (Coordenadora PE-EAD), Prof. Dr. Igor José de Renó Machado (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Antonio Carlos Ciarlo e Nancira ribeiro Marinho (Representantes dos Servidores Técnico-Administrativos). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: A Srª Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – Representantes de Alunos da Graduação e da Pós-Graduação no Conselho do CECH. Que os respectivos coordenadores nos ajudem a motivá-los a se organizarem para terem seus representantes. 1.1.2 – Iremos enviar por e-mail a todos os membros o Regimento do Conselho Interdepartamental de 2004 e com as atualizações do Conselho do Centro de 2009 para a apreciação, e na próxima reunião poderemos incluir como item de pauta. 1.1.3 – Com referência a distribuição das Bolsas de Monitorias, no 2° período de 2008 tínhamos 20, perdemos uma para o CCET por falta de indicação. Por favor, caso o Departamento contemplado não for utilizar a bolsa, é possível transferir para outro. 1.1.4 – A Disciplina “LIBRA” – Língua de Sinais para Surdos, passou a ser obrigatória para todas as Licenciaturas, a Profª Cristina do Departamento de Psicologia, será parceira do CECH nesta disciplina e em caráter de emergência estará assumindo as quintas e sextas-feiras esta disciplina no Campus de Sorocaba. 1.1.5 – Recebemos um Técnico em Informática no início de fevereiro, mas já pediu exoneração, pois passou em outro concurso mais atrativo do que a UFSCar, estamos aguardando a contratação do próximo técnico após os trâmites necessários. 1.1.6 – Informes Financeiros. Ainda não temos recursos destinados ao CECH para o ano de 2009, assim que recebermos estas informações, que provavelmente será na próxima reunião da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) dia 27 de março, utilizaremos os critérios número de docentes/espaço físico, com os devidos ajustes, pois antes éramos em 5 programas de pós-graduação, hoje somos em 11, éramos 8 departamentos, hoje somos 9, sem contar com o aumento do número de docentes. Assim que a Reitoria disponibilizar os recursos, todas as unidades serão informadas. 1.1.7 – Informamos que estamos estruturando o site do CECH, e o que pretendemos é ter um espaço para cada um dos nossos representantes nos conselhos superiores da UFSCar para postarem o que está sendo discutido e realizado nas diversas áreas da UFSCar (Pesquisa, Ensino, Extensão, Pós-Graduação, Administração e CONSUNI). 1.1.8 – Pensar na estruturação ou criação de uma comissão de publicações do CECH, que possa ajudar na gestão dessas publicações de forma equilibrada entre as áreas, pois aumentou muito a demanda. 1.1.9 – Foi submetido o INFRA 2008/2009, relembrando, temos aprovado alguns INFRAS nos anos anteriores, que até então, não iniciaram suas obras. O INFRA coordenado pela Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) – construção de um prédio. O INFRA coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Ex-Chefe do Departamento de Ciências Sociais) – reforma do prédio da Fisioterapia. O INFRA coordenado pelo Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Ex-Vice-Diretor do CECH), no qual teve parte da sua aprovação e que este de 2008/2009 está sendo submetido para solicitar sua realização integral – 1 prédio de 3 andares, um auditório, salas e laboratórios voltados para pesquisa. Local inicial aprovado para a construção, ao lado do Departamento de Artes e Comunicação, mas o Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) da Prefeitura Universitária, acha possível ser em frente ao prédio Registro de Diplomas, onde há uns coqueiros plantados. 1.1.10 – Notícias sobre o andamento do Programa Reuni relacionado com as unidades do CECH. Foi feito breve relatório da situação das obras e das etapas futuras de implantação do Programa na UFSCar e no CECH. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho comunicou que a Unidade Especial de Informação e Memória, teve aprovado projeto internacional para acondicionamento adequado e conservação de uma de suas coleções, o Fundo Carlos Leôncio Magalhães. O projeto foi enviado ao Programa de Apoio a Bibliotecas e Arquivos da América Latina da Universidade de Harvard (EUA) e receberá US$ 17 mil. O Prof. João Roberto conta que o apoio financeiro permitirá a aquisição de estantes deslizantes e a restauração de mapas antigos,que serão depois digitalizados e disponibilizados na Internet. O nome do Fundo refere-se a um importante fazendeiro, empresário e líder empresarial e agrícola da região de São Carlos.1.2.2 – A Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Chefe do Departamento de Sociologia), representa o CECH no Conselho de Extensão (COEX) esclarece que está à disposição deste Centro para conduzir esta representação. Também está fazendo gestões para que ocorra efetivamente a reformado antigo prédio do UENAPES e assim ser possível à mudança do Departamento de Sociologia. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1 – OF nº 087/2008 – DAC – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Assistente, nível 1, para o DAC, para a área de Audiovisual e Música, Sub-áreas: Captação e Edição de Som, Música e Tecnologia da Educação Musical, Trilha Sonora. Membros Titulares: Prof. Dr Samuel José Holanda de Paiva (Presidente – DAC/UFSCar), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (DAC/UFSCar), Prof. Dr. Claudiney Rodrigues Carrasco (Dep. Artes/UNICAMP – Campinas), Prof. Dr. Fernando Morais da Costa (Dep. Cinema e Vídeo – UFF – Universidade Federal Fluminense), Prof. Dr. Rogério Ferraraz (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi-Morumbi). (ATO CECH nº 098/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly (DAC/UFSCar) e o Prof. Dr. Renato de Sousa Porto Gilioli (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação, FAFE – Brasil).(ATO CECH nº 099/2008). 2.1.2 – OF Coord. Estágios nº 07/2008 – DCI – Proposta para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágios aos alunos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional de São Carlos. 2.1.3 – OF nº 056/2008 – PPGPSi – Comunica resultado do processo eleitoral para escolha dos membros do Colegiado da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Coordenadora: Profª Drª Deisy das Graças de Souza, (ATO CECH nº 100/2008), Vice-Coordenadora: Profª Drª Azair Liane Matos do Cento de Souza, (ATO CECH nº 101/2008). Representante Discente Titular do Mestrado: Paula Almeida de Oliveira, Representante Discente Suplente do Mestrado: Talita Pereira Dias, Representante Discente Titular do Doutorado: Marileide Antunes Oliveira, Representante Discente Suplente do Doutorado: Ana Karina Leme Arantes. De acordo com o Regimento do Programa, a Coordenadora e a Vice-Coordenadora terão mandato de dois anos, enquanto as representantes discentes terão mandato de um ano. 2.1.4 OF DEd nº 071/08 – Oferecimento de Curso de Especialização “latu sensu”: Residência Agrária, curso oferecido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (Programa de Educação da Reforma Agrária). 2.1.5 – OF nº 106/2008 – DPSi – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, Nível 1, para o DPSi, para a Área de Educação Especial, Sub-áreas: “Língua Brasileira de Sinais”, com ênfase em fluência em LIBRAS e conhecimento e experiência em Educação Especial/Educação de Surdos. Membros Titulares: Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Presidente – DPSi/UFSCar), Profª Drª Maria Cristina Cunha Pereira (PUC/SP), Profª Drª Maria Cecília Cararetto Ferreira (UNIMEP/Piracicaba). (ATO CECH nº 102/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Fátima Elisabeth Denari (DPSi/UFSCar) e a Profª Drª Tarcia Regina da Silveira Dias (Centro Universitário Moura Lacerda). (ATO CECH nº 103/2008). 2.1.6 – OF nº 107/2008 – DPSi – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 02 (duas) vagas docentes de Professor Adjunto, Nível 1, para o DPSi, para a Área de Educação Especial, Sub-área: Fundamentos da Educação Especial. Membros Titulares: Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Presidente – DPSi/UFSCar), Prof. Dr. Júlio Romero Ferreira (UNIMEP/Piracicaba), Profª Drª Maria Julia C. Dall’Acqua (UNESP/Araraquara) (ATO CECH nº 104/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Ana Lucia Rossito Aiello (DPSi/UFSCar), Profª Drª Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues (UNESP/Bauru). (ATO CECH nº 105/2008). 2.1.7 OF DEd 072/2008 – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, Nível I, para o DEd, para a área de Educação, sub-área: Psicologia da Educação. Membros Titulares: Profª Drª Alessandra Arce (Presidente – DEd/UFSCar), Prof. Dr.Eduardo Pinto e Silva (Vice- Presidente – DEd/UFSCar), Prof. Dr. César Donizetti Pereira Leite (UNESP – Rio Claro), Profª Drª Orly Zucatto Montovani de Assis (UNICAMP), Profª Drª Ligia Márcia Martins (UNESP – Bauru). (ATO CECH nº 106/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Maria Julia Canazza Dall’Acqua (UNESP/Araraquara), Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis (DEd – UFSCar). (ATO CECH nº 107/2008). 2.1.8 Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 1º período letivo de 2009: PPG-POL 106 – Seminário de Dissertação, PPG-POL 203 – Seminário de Tese, PPG-POL 307 – Constituição e Política, PPG-POL 308 – Tópicos em Políticas Públicas. 2.1.9 – OF nº 122/08 – DPSi – Proposta para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágios entre UFSCar e Affectu Aprimoramento e Orientação Profissional Ltda. 2.1.10 OF DEd 074/2008 e OF DEd 087/2008 – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, Nível I, para o DEd, para a área de Educação, sub-área: Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Membros Titulares: Titulares: Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Presidente – DEd/UFSCar), Profª Drª Sandra Aparecida Riscal (Vice-Presidente – DEd/UFSCar), Prof. Dr. José Vaidergorn (UNESP – Araraquara), Profª Drª Marília Pinto de Carvalho (USP – São Paulo), substituída pelo Prof. Dr. Newton Ramos de Oliveira (UNESP), Profª Drª Maria Christina Siqueira Souza Campos (USP – Ribeirão Preto). (ATO CECH nº 108/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Zeila de Brito Fabri Demartini (Univ. Metodista - SP), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (DEd – UFSCar). (ATO CECH nº 109/2008). 2.1.11 Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o 2º período letivo de 2008: PPG-PSi 04 – Análise e Programação de Condições de Ensino – Turma A, PPG-PSi 11 – Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento: Relações Interpessoais e Processos Cognitivos no Contexto Familiar – Turma A, PPG-PSi 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia – Turmas A e B, PPG-PSi 057-1 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Avaliação e promoção de habilidades sociais, PPG-PSi 057-2 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Pesquisa qualitativa em Psicologia. 2.1.12 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 1º período letivo de 2009: PPG-POL 309 – Relações Internacionais. 2.1.13 Processo 23112.001560/2006-06, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Maria Cecília Luiz – DEd, Professor Adjunto, de 17/02/2006 à 16/02/2009. 2.1.14 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 1º período letivo de 2009: PPG-EES – 504.1 – Tópicos em Educação Especial 4: Avaliação da efetividade de intervenções: Análise e aplicação do índice de mudança confiável e de significância clínica. 2.1.15 – OF DME s/nº – Encaminha relatório de afastamento da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, no período de 05 a 13/07/2008 para participar do XI ICME – The International Congresso In Mathematical Education, na Universidad Autônoma de Nuevo León e Universitária San Nicolás de los Garza, Nuevo Leon - Monterrey– México. 2.1.16 OF DME nº 171/08 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello para participar do Seminário sobre Comunidades de Aprendizagem, a ser realizado em Katuete em Asunción – Paraguai, no período de 01 a 12 de dezembro de 2008. 2.1.17 OF DL 095/2008 – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 02 (duas) vagas docentes de Professor Adjunto, Nível I, para o DL, para a Área: Letras e Lingüística, Subárea: Linguagem e Discurso. Membros Titulares: Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente – UFSCar), Profª Drª Soeli Maria Shreiber da Silva (UFSCar), Profª Drª Renata Maria Coelho Facuri Marchezan (UNESP), Prof. Dr. Luiz Francisco Dias (UFMG), Prof. Dr. Cleudemar Alves Fernandes (UFU). (ATO CECH nº 110/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini (UFSCar), Profª Drª Vânia Maria Lescano Guerra (UFMS). (ATO CECH nº 111/2008). 2.1.18 – OF DL 096/2008 – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, Nível I, para o DL, para a Área: Letras e Lingüística, Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Membros Titulares: Prof. Dr. Oto Araújo Vale (Presidente – UFSCar), Profª Drª Claudia Zavaglia (UNESP), Profª Drª Violeta de San Tiago Dantas Barbosa Quental (PUC). (ATO CECH nº 112/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Flavia Bezerra de Menezes Hirata-Vale (UFSCar), Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio (UEM). (ATO CECH nº 113/2008). 2.1.19 OF DL 097/2008 – Encaminha os nomes dos professores indicados para comporem a Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, Nível I, para o DL, para a Área: Letras e Lingüística, Subárea: Lingüística e Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa. Membros Titulares: Profª Drª Marília Blundi Onofre (Presidente – UFSCar), Profª Drª Cássia Regina Coutinho Sossolote (UNESP), Profª Drª Raquel Salek Fiad (UNICAMP). (ATO CECH nº 114/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Maria Isabel de Moura (UFSCar), Profª Drª Márcia Cristina Romero (UNIFESP). (ATO CECH nº 115/2008). 2.1.20 OF 113/2008 – PPG-FIL – Informa a substituição da Vice-Coordenação do PPG-FIL, a partir de 05 de novembro de 2008 – Profª Drª Thelma Silveira da Mota Lessa da Fonseca. (ATO CECH nº 116/2008). 2.1.21 OF nº 084/08 – DAC – Encaminha solicitação de afastamento para realizar Pós-Graduação da Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos, no período de 01/08/2008 a 01/01/2009, na USP – SP. 2.1.22 OF DFMC 81/2008 de 12/11/08 – Encaminha substituição do nome do professor indicado para compor a Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga docente de Professor Adjunto, nível 1, para o DFMC, em conformidade como Edital nº 160/08 (publicado no D. O. U., Seção 3, nº 189, de 30/09/08, p. 38). Membro Suplente: Prof. Dr. Luiz Henrique Lopes dos Santos (DF-USP). (ATO CECH nº 093/2008). 2.1.23 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 1º período letivo de 2009: PPG-IS – 018 – Educação à distância e audiovisual. 2.1.24 – Processo 23112.003732/2008-68 – OF nº 89/2008 – DAC de 18/11/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Audiovisual e Música, Sub-Área: Captação e Edição de Som, Música e Tecnologia da Educação Musical, Trilha Sonora. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Suzana Recker Miranda, 2º lugar: Martin Eikmeier. 2.1.25 Processo nº 23112.003890/2008-06 – Atividade de extensão: Mini Cursos Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, coordenação: Prof. Sergio Donizetti Zorzo - ProEx, com a participação de docentes de vários Departamentos do CECH. 2.1.26 – OF DCI 059/2008 – Comunica nova Chefia do Departamento de Ciência da Informação, a partir de 20 de novembro de 2008. A Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa – Chefe e o Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria – Vice-Chefe. 2.1.27 Processo 23112.003726/2008-17 – OF s/nº – DCSo de 20/11/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área de Antropologia Social, Sub-Área: Etnologia Indígena. Foi aprovado o seguinte candidato: Geraldo Luciano Andrello. 2.1.28 – OF PPGL nº 063/2008 – A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro -Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística comunica que estará afastada oficialmente da UFSCAR durante o período de 15/11/2008 a 16/01/2009. No período de 15/11 a 24/12/2008 estará no English Language Institute da Universidade de Michigan – Estados Unidos, em intercâmbio de Pesquisa com a Profª Drª Diane Larsen-Freeman. Em seguida estará em férias até 16/01/2009. A Profª Drª Vanice Maria Sargentini assumirá as atividades de Coordenadora do programa de Lingüística neste período. (ATO CECH nº 117/2008). 2.1.29 OF DCI nº 059/08 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa para participar do Simpósio Internacional sobre Tendências e Tecnologias Emergentes em Bibliotecas e Serviços de Informação a ser realizado no Instituto Jaypee da Universidade de Tecnologia da Informação – Nova Délhi – Índia, no período de 15 a 22 de dezembro de 2008. 2.1.30 Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 2º período letivo de 2008: PPG-LIN 025-1 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: o modelo das classes de objeto, PPG-LIN 028 – Teorias da Sintaxe, PPG-LIN 100-2 – Tópicos em Lingüística: o texto e as práticas de escrita. Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 1º período letivo de 2009: PPG-LIN 019 – Práticas de letramento e o papel do agente social nos eventos de letramento. 2.1.31 – Processo 23112.000539/2006-14 – OF. DL nº 098/08 – Encaminha Relatório de Afastamento Parcial do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit, referente ao 1º semestre de 2008, para freqüentar o curso de Música da UFSCar e o pedido de renovação para o 2º semestre de 2008. 2.1.32 OF. DL nº 103/2008 – Encaminha solicitação de suspensão de afastamento do país do Prof. Dr. Oto Araújo Vale, a partir do dia 10/11/2008. 2.1.33 OF Coord. Estágios nº 08/2008 – DCI – Proposta para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágios aos alunos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar e Airship do Brasil Logística Ltda. 2.1.34 OF DCI 060/2008 – Comunica a prorrogação por mais 2 (dois) anos, como Professor Colaborador, o Prof. Dr. Ronaldo Soares de Andrade da UFRJ, junto ao Departamento de Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. 2.1.35 OF PPGL nº 049/2008 – A Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida solicita seu desligamento da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, pois estará realizando seu estágio pós-doutoral no Institut Universitari de Lingüística Aplicada – Universitat Pompeu Fabra – Barcelona (Espanha), no período de 01/09/2008 a 10/03/2009. A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro assumirá as atividades de Coordenadora do programa de Lingüística neste período. (ATO CECH nº 118/2008). 2.1.36 Processo 23112.003730/2008-53 – OF nº 146/08 – DPSi de 26/11/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área: Educação Especial, Sub-áreas: “Língua Brasileira de Sinais”, com ênfase em fluência em LIBRAS e conhecimento e experiência em Educação Especial/Educação de Surdos. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Kátia Regina Moreno Caiado, 2º lugar: Juliane Aparecida de Paula Peres Campos, 3º lugar: Ana Paula de Freitas, 4º lugar: Eliane Aparecida Campanha Araújo. 2.1.37 Processo 23112.003731/2008-00 – OF nº 146/08 – DPSi de 26/11/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área: Educação Especial, Sub-áreas: Fundamentos da Educação Especial. Foi classificada a seguinte candidata: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda. 2.1.38 OF DCSo nº 088/2008 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela para participar do Congresso Luso-Afro-Brasileiro na Universidade do Minho em Braga – Portugal, no período de 21/01 a 09/02/2009. 2.1.39 Processo 23112.003729/2008-89 – OF nº 029/08 – DS de 20/11/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área: Sociologia, sub-área: Teoria Sociológica e Pesquisa Empírica. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Jacqueline Sinhoretto, 2º lugar: Gabriel de Santis Feltran, 3º lugar: Rodrigo Constante Martins, 4º lugar: Pedro Alcides Robertt Niz. 2.1.40 OF nº 151/2008 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams para participar do XXIII Congresso Internacional de San Diego (Califórnia – USA) sobre “Maus Tratos na Criança e Família”, a ser realizado no período de 25 a 30/01/2009. 2.1.41 Processo 23112.002027/2008-80. OF nº 152/2008 – DPSi – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini de sua participação no 116th Annual Convention of the American Psychological Association no período de 7 a 20 de agosto de 2008, em Boston – EUA. 2.1.42 Ofício nº 039/2008 – CCPed – Comunica que a partir do dia 01/12/2008 , a Profª Drª Maria Cecília Luiz responderá oficialmente como Coordenadora do Curso de Pedagogia (ATO CECH nº 119/2008).e a Profª Drª Alessandra Arce como Vice-Coordenadora. (ATO CECH nº 120/2008). 2.1.43 Processo nº 23112.003109/2005-63 – Atividade de extensão: "Retratos da Terra: História e Memória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra." Coordenação Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho – DPSi. 2.1.44 Processo 23112.001749/2008-48 – Avaliação de Desempenho – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Dr. João dos Santos Carmo, lotado no Departamento de Psicologia. Período: 28/02/2008 a 27/02/2011. 2.1.45 Processo 23112.002866/2008-64 – OF DL nº 104/2008 de 27/11/08. Encaminha Relatório de Afastamento do país do Prof. Dr. Oto Araújo Vale, no período de 17/09 a 06/11/2008, para atuar como professor visitante na Universidade do Algarve – Ualg – junto ao Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Processamento de Linguagem Natural e Linguagem Humana e Tecnologia, em Faro, Portugal. 2.1.46 Processo 23112.002312/2007-45 – OF DL nº 093/2008 de 31/10/08. Encaminha Relatório de Afastamento do país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, no período de 01/10/2007 a 31/03/2008, para realizar estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, em Sorbonne Vouvelle, Paris, França. 2.1.47 Processo 23112.003747/2008-06 – OF DL nº 105/2008 de 27/11/08. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: Letras e Lingüística, Subárea: Linguagem e Discurso. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Carlos Felix Piovezani Filho, 2º lugar: Cristine Gorski Severo, 3º lugar: Mônica Oliveira Santos. 2.1.48 Processo 23112.003748/2008-51 – OF DL nº 106/2008 de 27/11/08. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: Letras e Lingüística, Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Foi classificada a seguinte candidata: 1º lugar: Ariani di Felippo. 2.1.49 Processo 23112.003734/2008-72 – OF DL nº 107/2008 de 27/11/08. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: Letras e Lingüística, Subárea: Lingüística e Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Luzmara Cursino Ferreira, 2º lugar: Paulo Roberto Almeida, 3º lugar, Ana Cristina Salviato Silva. 2.1.50 – Processo 23112.003733/2008-15 – OF DCI nº 061/2008 de 11/11/08. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área de Gestão de Unidades e Serviços de Informação, sub-área: Formação e Desenvolvimento de Coleções. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Roniberto Morato do Amaral, 2º lugar: Rogério Aparecido Sá Ramalho, 3º lugar: Aline Grasiele Cardoso de Brito. 2.1.51 Atividade de Extensão: VII Semana da Consciência Negra. Coordenação Prof. Dr. Valter Roberto Silvério – DS. 2.1.52 Atividade de Extensão: Avaliação dos Impactos dos Projetos da Associação Horizontes. Coordenação Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso – DS. 2.1.53 Atividade de Extensão: Divulgação e disseminação do acervo documental da UEIM/CECH. Coordenação Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – CECH. 2.1.54 Atividade de Extensão: Gerenciamento e Manutenção do Periódico Online Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade através do SEER. Coordenação Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – PPGCTS. 2.1.55 Processo 23112.003725/2008-60 – OF DFMC 083/2008 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: de Filosofia, sub-área: História da Filosofia Moderna e Contemporânea. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz, 2º lugar: Maurício Cardoso Keinert, 3º lugar, João José Rodrigues Lima de Almeida, 4º lugar: Leandro Neves Cardim, 5º lugar: Erick Calheiros de Lima. 2.1.56 Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, para o 2º período letivo de 2008: PPG-EDU – 200 – Leituras em Fundamentos da Educação, PPG-EDU – 300 – Estudos Avançados em Filosofia da Educação, PPG-EDU – 305 – Educação Brasileira, PPG-EDU – 307-1 – Atividades Complementares de Teorias e Práticas em Educação Superior 1, PPG-EDU – 307-2 – Atividades Complementares de Teorias e Práticas em Educação Superior 2, PPG-EDU – 402 – Seminários de Tese em Fundamentos da Educação 2, PPG-EDU – 900-4 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos, PPG-EDU – 900-6 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 6: Aportes de Africanidades, PPG-EDU – 900-9 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 9: O desenvolvimento da criança na perspectiva histórico-cultural: implicações nas práticas educativas, PPG-EDU – 900-10 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 10: O currículo e a Formação de Professores de Ciências e Matemáticas na Perspectiva CTSA, PPG-EDU – 902 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2, PPG-EDU – 903 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3, PPG-EDU – 941 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1: Formação de Professores, PPG-EDU – 942 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: Teorias e práticas pedagógicas e em Educação, PPG-EDU – 943 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: Ensino de Ciências e Matemática, PPG-EDU – 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1, PPG-EDU – 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2. 2.1.57 OF 046/2008 – PPGAS – Encaminha Fichas de Caracterização de Disciplinas, que serão ministradas no 1º semestre de 2009: PPG-ANT – 032 – Etnologia Indígena, PPG-ANT – 033 – Seminário de Teoria Antropológica, PPG-ANT – 034 – Antropologia da Criança. Fichas de Oferta de Disciplinas que serão ministradas no 1º semestre de 2009: PPG-ANT – 001 – Teorias Antropológicas Clássicas, PPG-ANT – 003 – Metodologias de Pesquisa em Antropologia Social. 2.1.58 Processo 23112.003971/2008-06 – OF DME nº 173/2008 de 03/12/08. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, Nível I, para a área de Educação, sub-áreas: Didática; Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado de Docência nas séries do Ensino Fundamental. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Antonio Simplicio de Almeida Neto, 2º lugar: Maria Iolanda Monteiro, 3º lugar, João do Prado Ferraz de Carvalho. 2.1.59 OF. DCSo nº 089/2008 – Informa que no período de 01/03/2009 a 28/02/2011, o Prof. Dr. Marcos Pazzaneze Duarte Lanna responderá como Chefe do Departamento de Ciências Sociais e o Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, como Vice-Chefe. 2.1.60 Processo 23112.001618/2008-28 – OF DCSo nº 090/2008 de 02/12/08. Encaminha Relatório de Afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, no período de 17 a 21/06/2008, onde participou do Congresso realizado pela Society for the Anthropology of Lowland South American, em Oxford – Reino Unido. 2.1.61 Ofício nº 049/2008 – CCPSi – Comunica que a partir do dia 01/01/2009 , a Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso responderá oficialmente como Coordenadora do Curso de Psicologia (ATO CECH nº 121/2008) e a Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni como Vice-Coordenadora. (ATO CECH nº 122/2008). 2.1.62 .OF PPGCTS 056/2008 – Encaminha Fichas de Oferta de Disciplinas, que serão ministradas no 2º semestre de 2008: PPG-CTS – 005 – Análise e Desenvolvimento de Patentes, PPG-CTS – 007 – Sistemas Produto-Serviço, PPG-CTS – 009 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade, PPG-CTS – 010 – Identidade e Representações Sociais: aportes teóricos e metodológicos para a compreensão das dimensões sociais e intersubjetivas na ciência e tecnologia. PPG-CTS – 012 – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: A Produção e a Difusão do Conhecimento. 2.1.63 .Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-graduação em Filosofia, que serão ministradas no 1º semestre de 2009: PPG-FIL – 006 – Ética e Filosofia Política 1, PPG-FIL – 011 – Ética e Filosofia Política 2, PPG-FIL – 012 – História da Filosofia Antiga 1, PPG-FIL – 013 – História da Filosofia Antiga 2, PPG-FIL – 014 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia Antiga, PPG-FIL – 015 – Estética 1, PPG-FIL – 016 – Estética 2, PPG-FIL – 017 – Seminários de Pesquisa em Estética, PPG-FIL – 018 – Filosofia da Linguagem 1, PPG-FIL – 019 – Filosofia da Linguagem 2, PPG-FIL – 020 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Linguagem, PPG-FIL – 021 – História da Filosofia Medieval 1, PPG-FIL – 022 – História da Filosofia Medieval 2, PPG-FIL – 023 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia Medieval. 2.1.64 Processo 23112.003727/2008-74 – OF DEd nº 086/2008 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: Educação, sub-área: Psicologia da Educação. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Marcos Freisleben Zorzal, 2º lugar: Sheila Daniela Medeiros dos Santos. 2.1.65 Processo 23112.003728/2008-21 – OF DEd nº 088/2008 – Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, Nível I, Área: Educação, sub-área: Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Foi classificada a seguinte candidata: Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes. 2.1.66 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais, para o 2º semestre de 2009: 16.331-7 – Instituições e Política, 16.332-5 – Direito e Política. 2.1.67 OF. DCSo nº 091/2008 – Comunica que a Profª Drª Simone Diniz do Departamento de Ciências Sociais foi indicada para compor o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar, como representante do CECH, em substituição a Profª Drª Clarice Cohn. 2.1.68 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-graduação em Lingüística, que serão ministradas no 1º semestre de 2009: PPG-LIN – 019 – Práticas de letramento e o papel do agente social nos eventos de letramento, PPG-LIN – 029 – Introdução à Lógica para PLN (Processamento de Linguagem Natural). 2.1.69 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o 1º período letivo de 2009: PPG-PSI – 59 – Equivalência de Estímulos. 2.1.70 – OF nº 155/08 – DPSi – Encaminha Relatório de afastamento do país da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, no período de 26/10 a 23/11/2008, para participar do III Encuentro Iberamericano de Educación (Universidade de Alcalá de Henares), em Guadalajara – Espanha. 2.1.71 – OF nº 156/08 – DPSi – Encaminha solicitação de Licença Capacitação da servidora Rogéria Veronese, a ser realizado no período de 09/03 a 06/06/2009 para leitura, estudo, finalização de disciplinas e elaboração de monografia do Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos junto ao Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. 2.1.72 – OF DL 114/2008 – Encaminha proposta de admissão de Docente Voluntário pela Profª Drª Taísa Peres de Oliveira, na condição de bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP (processo nº 2007/59883-8) e pesquisador principal do Auxílio à Pesquisa em Centros Emergentes (processo nº 2008/55260-9) com o projeto intitulado “Uma revisão das conjunções adverbiais do português léxico ou gramática?”, desenvolvido pelo Departamento de Letras da UFSCar. 2.1.73 – Processo 23112.001238/2008-67, referente à avaliação nº 1 referente ao estágio probatório e estabilidade do Prof. Alessandro Constantino Gamo – DAC - Professor Adjunto, de 16/04/2008 à 15/04/2011. 2.1.74 – OF s/nº – Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, solicita dispensa do cargo de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, sendo que foi efeito como Chefe do Departamento de Ciências Sociais, a partir de 18/12/2008. 2.1.75 – Ofício CCBCI nº 27/08 – Comunica que a partir do dia 05/01/2009, a Profª Drª Luciana de Souza Gracioso responderá oficialmente como Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (ATO CECH nº 001/2009) e a Profª Zaira Regina Zafalon como Vice-Coordenadora. (ATO CECH nº 002/2009). 2.1.76 – Processo nº 23112.004689/2008-71 – Atividade de extensão: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, coordenada pela Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes – DPSi. 2.1.77 – OF nº 119/08 – DPSi – Informa a indicação da Profª Drª Maria Amélia Almeida para exercer as funções de Coordenadora “pró-tempore” do Curso de Licenciatura em Educação Especial, com Função Gratificada nível 2, a partir do dia 05/01/2009 (ATO CECH nº 003/2009). 2.1.78 – OF nº 126/08 – DPSi – Informa indicação da Profª Drª Fátima Elisabeth Denari para exercer as funções de Vice-Coordenadora “pró-tempore” do Curso de Licenciatura em Educação Especial, a partir do dia 05/01/2009 (ATO CECH nº 004/2009). 2.1.79 – Processo 23112.001104/2008-85, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Paulo Augusto Lazaretti, Assistente em Administração – PPG-CTS, de 02/04/2008 à 01/04/2011. 2.1.80 – Processo nº 23112.004700/2008-49 – Atividade de extensão: Recuperação, conservação e organização do acervo documental e bibliográfico da Escola Estadual Álvaro Guião, coordenação Profª Drª Alessandra Arce – DEd. 2.1.81 – OF DME 01/2009 – Encaminha providências para abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 02 (duas) vagas, destinadas ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, em virtude da participação do Departamento de Metodologia de Ensino no curso de Pedagogia à distância (UAB/UFSCar) na área de Educação, sub-área: Práticas de Ensino na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e sub-área: Formação de Professores. 2.1.82 – Processo nº 23112.004688/2008-14 – Atividade de extensão: Curso de especialização em Gestão Escolar, coordenação Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti – DEd. 2.1.83 – OF DCSo nº 002/2009 – Solicita contratação de professor substituto 02 (duas) vagas na área de Economia do Departamento de Ciências Sociais para o 1º período letivo de 2009. Renovação do contrato de trabalho do Prof. Juliano Costa Gonçalvez e a contratação da candidata classificada em 3º lugar, Miriam Costa Toyama. (Processo nº 23112.001932/2007-26). 2.1.84 – Processo 23112.001441/2008-91, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Felipe Augusto Andrade Rossit, Assistente em Administração – PPG-IS. De 09/04/2008 à 08/04/2011. 2.1.85 – Processo 23112.001437/2008-55, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade do Servidor Aron Affonso Volante, Assistente em Administração – CC-FIL. De 14/04/2008 à 13/04/2011. 2.1.86 – OF DME 02/09 – Informa que a partir do dia 02 de fevereiro de 2009, a chefia do Departamento de Metodologia de Ensino ficará sob responsabilidade das Professoras Doutoras Denise de Freitas – Chefe e Elenice Maria Cammarosano Onofre – Vice-Chefe. 2.1.87 – Processo 23112.001152/2008-90, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Marinéia Teresinha Duarte, Assistente em Administração – PPG-PSi. De 09/04/2008 à 08/04/2011. 2.1.88 – Processo 23112.001210/2008-00, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Servidora Cláudia de Moraes Barros Ramalho, Assistente em Administração – PPG-Pol. De 10/04/2008 à 09/04/2011. 2.1.89 – Processo 23112.000070/2009-74, referente a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga para participar do Congresso Internacional na International Studies Association em Nova York, EUA, no período de 13 a 20/02/2009. 2.1.90 – OF nº 05/09 – DAC de 21/01/2009, encaminha Editais do Processo Seletivo Simplificado de Professores Substitutos para três vagas no Departamento de Artes e Comunicação, nas seguintes áreas: Animação/Hipermídia, Direção e Produção Audiovisual e Som. 2.1.91 – OF nº 06/09 – DAC de 21/01/2009, Encaminha providências para abertura de Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 03 (três) vagas, destinadas ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, Nível I, em virtude da participação do Departamento de Artes e Comunicação no curso de Licenciatura em Música à distância (UAB/UFSCar). Uma delas será preenchida pelo Prof. Eduardo Conegundes, já aprovado em concurso anterior. Para as outras duas, serão realizados concursos nas sub-áreas: Educação a Distância e Prática em Educação Musical e Educação Musical e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para Educação a Distância. 2.1.92 – Processo nº 23112.003138/2007-39 – Atividade de extensão: Projeto Viver e Aprender: o conhecimento como forma de Inclusão Escolar de Jovens que cumprem medidas socioeducativas em São Carlos, coordenado pela Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DME. 2.1.93 – Processo nº 23112.004356/2008-03 – Atividade de extensão: Tertúlias Dialógicas: literária e musical, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.94 – Processo nº 23112.004617/2008-17 – Atividade de extensão: Aprendendo música na escola: uma proposta de ensino musical curricular e extracurricular a alunos da educação básica, coordenado pela Profª Drª Daniela Dotto Machado – DME. 2.1.95 – Processo nº 23112.004663/2008-18 – Atividade de extensão: Educação musical e organizações sociais de cultura: uma parceria entre a UFSCar e o Projeto Guri, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Stanzione Galizia – DME. 2.1.96 – Processo 23112.000164/2006-47 – OF DCI s/nº de 22 de janeiro de 2009 – Wânia do Carmo Cassin Passarini encaminha solicitação de renovação de afastamento parcial 20 hs (8 – 12 hs), no período de 09/02 a 10/07/2009 para dar continuidade ao curso de graduação em Fisioterapia na UNICEP. 2.1.97 – Processo 23112.004365/2008-04 – OF DCI nº 005/2009 – Encaminha Relatório de Afastamento do país da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa de participação no Simpósio Internacional sobre Tendências e Tecnologias Emergentes em Bibliotecas e Serviços de Informação, realizado no Instituto Jaypee da Universidade de Tecnologia da Informação – Nova Délhi – Índia, no período de 15 a 22 de dezembro de 2008. 2.1.98 – OF DL 003/2009 – Solicita abertura de Processo Seletivo simplificado para contratação de dois Professores Substitutos, em regime de 40 horas para o Departamento de Letras, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Inglesa e suas Literaturas neste 1º semestre de 2009. 2.1.99 – OF DL 004/2009 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva, Nível I, para o Departamento de Letras, para a Área de Língua Inglesa e suas Literaturas, Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa, Educação à Distância. 2.1.100 – OF DCSo 004/2009 – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 01 (um) Professor Substituto, em regime de 20 horas, na área de Economia, para o Departamento de Ciências Sociais. 2.1.101 – OF 006/2009 – DS – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 04 (quatro) Professores Substitutos, em regime de 20 horas, na área de Sociologia, para o Departamento de Sociologia. Membros da banca: Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio (Presidente), Profª Drª Maria da Glória Bonelli e Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro como Membros Titulares (ATO CECH nº 005/2009) e Prof. Dr. Jacob Carlos Lima como Membro Suplente (ATO CECH nº 006/2009). 2.1.102 – OF DCSo 005/2009 – Encaminha a composição da Comissão Julgadora para a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação de 01 (um) Professor Substituto, em regime de 20 horas, na área de Economia para o Departamento de Ciências Sociais. Membros da banca: Profª Drª Vera Alves Cêpeda (Presidente), Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna e Prof. Dr. Fabiano Engelmann como Membros Titulares (ATO CECH nº 007/2009) e Prof. Dr. Piero de Camargo Lierner como Membro Suplente (ATO CECH nº 008/2009). 2.1.103 – OF CCL nº 02/09 – Solicita prorrogação do mandato da atual coordenação do curso de Licenciatura em Letras até que seja realizada eleição de novos coordenadores. A Profª Drª Camila Höfling assumirá como Vice-coordenadora em caráter pró-tempore (ATO CECH nº 009/2009). 2.1.104 – OF DL 001/2009 – Informa a indicação da Profª Drª Marília Blundi Onofre para exercer as funções de Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, para o biênio 2009-2010, com Função Gratificada nível 2, a partir do dia 29/01/2009 (ATO CECH nº 010/2009). 2.1.105 – OF DL 001/2009 – Informa a indicação da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini para exercer as funções de Vice-Coordenadora do Curso de Bacharelado em Linguística, para o biênio 2009-2010, a partir do dia 29/01/2009 (ATO CECH nº 011/2009). 2.1.106 – Processo 23112.004095/2008-86 – OF nº 155/2008 – DPSi – Encaminha relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para participar do III Seminário Internacional sobre Cooperativas, na Universidade de Havana – Cuba, no período de 16 a 31 de novembro de 2008. 2.1.107 – OF nº 005/2009 – DPSi – Solicita abertura de Processo Seletivo Simplificado para contratação de 02 (dois) Professores Substitutos, para as áreas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento, para o Departamento de Psicologia. Membros da banca: Prof. Dr. João dos Santos Carmo (Presidente), Profª Drª Camila Domeniconi e Profª Drª Juliane Aparecida de Paula Perez Campos como Membros Efetivos (ATO CECH nº 012/2009) e a Profª Drª Débora de Hollanda Souza com Membro Suplente (ATO CECH nº 013/2009). 2.1.108 – OF CCL nº 02/09 – Solicita prorrogação do mandato da atual coordenação do curso de Licenciatura em Letras até que seja realizada eleição de novos coordenadores. A Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori continuará como Coordenadora em caráter pró-tempore (ATO CECH nº 014/2009). 2.1.109 – OF CCCSo nº 019/08 de 01/12/2008 – Comunica que a Gestão 2009/2011 para a Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Sociais, será composta pelas Professoras Doutoras: Vera Alves Cêpeda (Coordenadora) (ATO CECH nº 015/2009).e Maria Inês Rauter Mancuso (Vice-Coordenadora) (ATO CECH nº 016/2009), a partir de 01 de março de 2009. 2.1.110 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 1º período letivo de 2009: PPG-IS – 014 – Processo de criação: do verbo ao audiovisual, PPG-IS – 015 – Produção audiovisual: mercado e Estado, PPG-IS – 018 – Educação a distância e audiovisual. 2.1.111 – OF DME 03/09 – Encaminha Edital para Seleção de Professor Substituto na Área de Espanhol, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Prof. Dr. Ademar da Silva (Presidente), Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone e Profª Drª Isadora V. Gregolin como Membros Titulares (ATO CECH nº 017/2009) e Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira como Membro Suplente (ATO CECH nº 018/2009). 2.1.112 – 112. OF DME 04/09 – Encaminha a composição da banca do Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto – Área Educação, sub-área: Práticas de Ensino na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Membros da banca: Profª Drª Maria Ângela Barbato Carneiro (PUC/SP), Profª Drª Cilene Ribeiro Chakur (UNESP/Araraquara), Profª Drª Andréia Coelho Lastória (USP/RP), Profª Drª Claudia Raimundo Reyes (UFSCar), Profª Drª Carmén Lúcia B. Passos (UFSCar) como Membros Titulares (ATO CECH nº 021/2009). Profª Drª Flávia Medeiros Sarti (UNESP/Rio Claro) e a Profª Drª Denise de Freitas (UFSCar) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 022/2009). 2.1.113 – OF DME 05/09 – Encaminha a composição da banca do Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto – Área Educação, sub-área: Didática e Formação de Professores, pelo Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profª Drª Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno (USP/SP), Profª Drª Myrtes Alonso (PUC/SP), Prof. Dr. Mauro Romanato (UNESP/Araraquara), Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (UFSCar) e Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (UFSCar) como Membros Titulares (ATO CECH nº 019/2009). Profª Drª Celi Espasandin Lopes e Profª Drª Alice Helena Campos Pierson (UFSCar) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 020/2009). 2.1.114 – OF 047/2009 – Pe – UAB/UFSCar – A Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB – UFSCar – Profª Drª Aline Maria Medeiros Rodrigues Reali, solicita exoneração do cargo a partir de 06 de fevereiro de 2009, por ter assumido a Secretaria de Educação a Distância da UAB – UFSCar, vinculada à Reitoria. A Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes assumirá o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia UAB – UFSCar (ATO CECH nº 023/2009). 2.1.115 – OF DME 022/09 – Encaminha Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto na Área de Educação, para o Departamento de Metodologia de Ensino. Membros da banca: Profª Drª Maria Aparecida Mello (UFSCar-Presidente), Prof. Dr. Douglas Campos (UFSCar) e Prof. Dr. Luiz Gonçalves Júnior (UFSCar) como Membros Titulares (ATO CECH nº 024/2009) e Profª Drª Selva Maria Guimarães Barreto (UFSCar) como Membro Suplente (ATO CECH nº 025/2009). 2.1.116 – Processo 23112.002873/2007-46, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Eliane Christina de Souza, Professora Adjunto – DFMC. De 22/10/07 à 21/10/2010. 2.1.117 – Ofício nº 08/09 – DAC – Encaminha nomes dos docentes que farão parte das bancas os Concursos Públicos para o cargo de Professores Substitutos do Departamento de Artes e Comunicação. Para o Concurso na Área de Direção e Produção Audiovisual: Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Presidente), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto e Profª Ms. Eliane Coster como Membros Titulares (ATO CECH nº 026/2009) e a Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos como Membro Suplente (ATO CECH nº 027/2009). Para o Concurso na Área de Animação e Hipermídia: Prof. Dr. João Carlos Massarolo (Presidente), Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo e Prof. Dr. Adriano Soriano Barbuto como Membros Titulares (ATO CECH nº 028/2009) e o Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto como Membro Suplente (ATO CECH nº 029/2009). Para o Concurso na Área de Som: Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa Araújo (Presidente), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago como Membros Titulares (ATO CECH nº 030/2009) e o Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva como Membro Suplente (ATO CECH nº 031/2009). 2.1.118 – Processo nº 23112.004660/2008-56 – Atividade de extensão: Feminismo dialógico: grupos de mulheres, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.119 – Atividade de extensão: Subsídios socioecológicos para as medidas de compensação do empreendedor junto a comunidades ribeirinhas impactadas pela UHE Santo Antonio, coordenado pela Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio – DS. 2.1.120 – Processo nº 23112.004184/2008-31 – Atividade de extensão: Curso de Especialização: Educação Infantil e a Escola de 9 anos pesquisa e gestão do cotidiano escolar, coordenado pela Profª Drª Anete Abramowicz – DME. 2.1.121 – OF PPGL nº 069/2008 – Comunica a nova Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Lingüística para o período de 19/01/2009 à 18/01/2010, será composta pela Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro como Coordenadora (ATO CECH nº 032/2009) e a Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida como Vice-Coordenadora (ATO CECH nº 033/2009). 2.1.122 – Processo 23112.001461/2008-11 – OF DCI 006/2009 – Encaminha relatório de afastamento parcial para cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP – Marília e a solicitação de renovação de afastamento da Profª Vera Regina Casari Boccato para dar continuidade ao doutorado, no período de 01/04/2009 a 30/09/2009, as segundas e terças-feiras. 2.1.123 – OF DEd nº 005/09 – Encaminha Edital, Normas e Cronograma do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de 01 (uma) vaga, destinada ao provimento de cargo na Carreira de Magistério Superior, Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva (UAB), Nível I, para o Departamento de Educação, na Área de Educação, Sub-Área: Políticas e Gestão da Educação Básica. 2.1.124 – Processo 23112.000104/2009-16 – OF DME 23/2009 de 18/02/2009. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área de Educação, Sub-Área: Didática – Formação de Professores do Departamento de Metodologia de Ensino. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Márcia Regina Onofre, 2º lugar: Joana Peixoto, 3º lugar: Evandro Antonio Bertoluci. 2.1.125 – Processo 23112.000103/2009-69 – OF DME 24/2009 de 18/02/2009. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área de Educação, Sub-Área: Práticas de Ensino na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Departamento de Metodologia de Ensino. Foi aprovada a seguinte candidata: Fabiana Marini Braga. 2.1.126 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Psicologia - Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o 1º período letivo de 2009. 2.1.127 – Processo 23112.000280/2009-80 – OF 012/2009 – DS – Encaminha para a homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, em regime de 20 horas, na área de Sociologia, para o Departamento de Sociologia. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Jorge Leite Junior, 2º lugar: Daniel Perticarrari, 3º lugar: Anna Paula Vencato, 4º lugar: Danilo Enrico Martuscelli, 5º lugar: Ailton Laurentino Caris Fagundes. 2.1.128 – Processo 23112.000279/2009-05 – OF DCSo 007/2009 – Encaminha para a homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto, em regime de 20 horas, na área de Economia, subárea: Economia Política, para o Departamento de Ciências Sociais. Foi aprovada a seguinte candidata: Miriam Costa Toyama. 2.1.129 – OF 013/2009 – DS de 20.02.2009 – Solicita que as duas vagas de professor efetivo que o Departamento de Sociologia foi contemplado na data de hoje, sejam alocadas para os classificados no concurso homologados em 28/11/2008, conforme Edital de Abertura nº 164, de 29/09/2008, publicado no DOU de 30/09/2008, seção 3, página 38 e processo nº 23112.003729/2008-89. Foram aprovados os seguintes candidatos: Gabriel de Santis Feltran e Rodrigo Constante Martins. 2.1.130 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais para o 2º período de 2009: 16.333-3 – Globalização e Modernidade na Periferia, 16.334-1 – Ciência e Sociedade. 2.1.131 – OF DL 004/2009 – Encaminha a composição da banca examinadora referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de dois Professores Substitutos, em regime de 40 horas para o Departamento de Letras, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Inglesa e suas Literaturas neste 1º semestre de 2009. Membros da banca: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Presidente), Profª Drª Eliane Hercules Augusto-Navarro e Profª Drª Camila Höfling como Membros Titulares (ATO CECH nº 034/2009). Prof. Dr. Nelson Viana e o Prof. Dr. Ademar da Silva como Membros Suplentes (ATO CECH nº 035/2009). 2.1.132 – OF nº 15/09 – DAC de 27/02/2009 – Encaminha a composição da banca examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, Nível I, do Departamento de Artes e Comunicação, para a Área de Música, Sub-área: Educação à distância e Prática em Educação Musical. Membros da banca: Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly (UFSCar-Presidente), Prof. Dr. Carlos Elias Kater (UEM) e Profª Drª Esther Sulzbacher Wondracek Beyer (UFRGS) como Membros Titulares (ATO CECH nº 036/2009). Prof. Ms. Eduardo Néspoli (UFSCar) e Prof. Dr. Leandro Osni Zaniolo (UNESP) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 037/2009). 2.1.133 – OF nº 16/09 – DAC de 27/02/2009 – Encaminha a composição da banca examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor Assistente, Dedicação Exclusiva, Nível I, do Departamento de Artes e Comunicação, para a Área de Música, Sub-área: Educação Musical e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para Educação a Distância. Membros da banca: Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (UFSCar-Presidente), Profª Drª Magali Oliveira Kléber (UEL) e Profª Drª Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) como Membros Titulares (ATO CECH nº 038/2009). Profª Drª Lucilene Cury (USP) e Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly (UFSCar) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 039/2009). 2.1.134 – Processo nº 23112.004457/2008-21 – Atividade de extensão: Diferentes realidades – uma universidade: integrando, com arte e cultura, o campo e a cidade, coordenado pelo Prof. Dr. Waldemar Marques – Campus Sorocaba. 2.1.135 – OF 014/2009 DS – Encaminha solicitação de afastamento do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro para participar do Simpósio de Páscoa de Estudos Queer, na Cidade do México, no período de 09 a 14 de abril de 2009. 2.1.136 – OF DL 005/2009 – Encaminha primeira solicitação de afastamento parcial da Profª Ms. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues para realizar Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP, no período de 10/02/2009 a 08/07/2009, as segundas e sextas-feiras. 2.1.137 – OF 015/2009 DS – Encaminha solicitação de admissão da Pós-doutoranda Fernanda Flávia Cockell Silva, como Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Sociologia, pelo período de 01/01/2009 a 31/12/2010. 2.1.138 – OF nº 025/09 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams, para proferir palestra na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Washington - EUA, e receber em nome da UFSCar, o Prêmio Práticas Exemplares que incorporam na Saúde uma Perspectiva de Igualdade de Gênero e Etnia, no período de 09 a 13 de março de 2009. 2.1.139 – Processo 23112.000393/2009-84 – OF DME 26/09 – Encaminha para a homologação o Relatório Final da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Metodologia de Ensino na área de Línguas: Espanhola e Portuguesa. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Pamella Araújo Leandro Inácio, 2º) Celso Carlos Gargarella Júnior. 2.1.140 – Processo 23112.000175/2009-13 – Ofício nº 15/09 – DAC – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Artes e Comunicação na área de Direção e Produção e Audiovisual. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Renato Coelho Pannacci, 2º) Maurício Zattoni. 2.1.141 – Processo 23112.000176/2009-70 – Ofício nº 16/09 – DAC – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Artes e Comunicação na área de Animação/Hipermídia. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Fernando José Lamanna, 2º) Tiago Eugenio dos Santos, 3º André Emilio Sanches. 2.1.142 – Processo 23112.000177/2009-28 – Ofício nº 17/09 – DAC – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Artes e Comunicação na área de Som. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Pedro Dolosic Cordebello, 2º) Luciana Santos Roca. 2.1.143 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para o 1º período letivo de 2009: ANT – 032 – Etnologia indígena, ANT – 033 – Seminário de teoria antropológica, ANT – 034 – Antropologia da Criança. 2.1.144 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais para o 2º período de 2009: 16.143-8 – Projeto de Pesquisa Social, 16.191-8 – Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais. 2.1.145 – OF nº 026/09 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida para participar da Convenção Anual do Conselho da Criança Excepcional a ser realizado em Seattle, Washington – EUA, no período de 01 a 04/04/2009. 2.1.146 – OF nº 027/09 – DPsi – Encaminha solicitação de afastamento parcial da servidora Carla Ariela Rios Vilaronga para cursar disciplina no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Rio Claro, durante o período de 19/03/2009 a 19/09/2009, às quartas-feiras à tarde. 2.1.147 – Processo 23112.004494/2008-10 – OF nº 028/09 – DPsi – Encaminha o relatório de atividades do afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams referente a sua participação no XXIII Congresso Internacional sobre “Maus Tratos na Criança e Família”, realizado em San Diego (Califórnia – USA), no período de 26 a 30/01/2009. 2.1.148 – Processo nº 23112.000340/2009-04 – OF nº 011/09 – DPSi – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para o Departamento de Psicologia para a área de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Priscila Mara de Araújo Gualberto, 2º) Edilaine Helena Scabello, 3º) Sueli Cristina de Pauli Teixeira, 4º) Paloma de Albuquerque. 2.1.149 – Processo nº 23112.000278/2009-58 – OF DL 006/2009 – Encaminha para a homologação o Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de dois Professores Substitutos para o Departamento de Letras, em regime de 40 horas, que deverão ofertar disciplinas da área de Língua Inglesa e suas Literaturas no 1° semestre de 2009. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º) Maíra Sueco Maegava Córdula, 2°) Cláudia Jotto Kawachi, 3°) Guilherme Jotto Kawachi. 2.1.150 – Processo nº 23112.003705/2008-30 – OF DME nº 028/09 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 17/11 a 02/12/08 para participar do 4th Internacional Educational Research Meeting of WERA and WERA Symposium at the Ásia-Pacific Educational Research Association (APERA) 2008 Conference e visita a University of South África, em Petroria, África do Sul. 2.1.151 – Processo nº 23112.000788/2008-65 – OF DME nº 029/09 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 22/03/2008 a 05/04/2008 para participar da Conferência Anual da American Educational Research Association (AERA) realizada em Manhattan, New York – USA. 2.1.152 – Processo nº 23112.001055/2004-04 – Atividade de extensão: Comunidades de Aprendizagem, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. 2.1.153 – OF DME nº 031/09 – Encaminha solicitação de afastamento da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 06 a 22/04/2009 para participar da Reunião Anual da AERA – Associação Americana de Pesquisa em Educação, a ser realizada em San Diego, Califórnia.2.1.154 – Processo nº 23112.000509/2009-83 – OF DME nº 037/09 – Encaminha para a homologação o Relatório Final Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto para o Departamento de Metodologia de Ensino, na área de Educação – Sub-área: Didática da Educação Física, Metodologia de Ensino da Educação Física e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física. Foi aprovada a seguinte candidata: Dijanane Fernanda Vedovatto Iza. 2.1.155 – Ficha de Caracterizaç

o de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia para o 1° Período letivo de 2009: PPG-SOC – 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociologia dos Desastres. Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia para o 1° Período letivo de 2009: SOC 001 – Pesquisa Social, SOC 003 – Teoria Sociológica I, SOC 014 – Estudos Especiais I, SOC 015 – Estudos Especiais II, SOC 019 – Sociologia da Cultura, SOC 021 – Sociologia da Religião, SOC 022 – Sociologia das Diferenças, SOC 023 – Sociologia das Ocupações e das Profissões, SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia: Sociologia dos Desastres, SOC 150 – Seminário Avançado em Sociologia. 2.1.156 – OF DEd nº 009/09 – Encaminha os nomes que deverão compor a Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, Nível I, para o Departamento de Educação, na Área de Educação, Sub-Área: Políticas e Gestão da Educação Básica. Profª Drª Maria Cecília Luiz (UFSCar-Presidente), Profª Drª Alessandra Arce (UFSCar-Vice-Presidente), Prof. Dr. Cleiton de Oliveira (UNIMEP-Piracicaba), Profª Drª Mara Regina Martins Jacomelli (UNICAMP), Profª Drª Raquel Fontes Borghi (UNESP-Rio Claro) como Membros Titulares. (ATO CECH nº 040/2009). Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva (UFSCar), Profª Drª Diane Valdez (Universidade Federal de Goiás) como Membros Suplentes (ATO CECH nº 041/2009). 2.1.157 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade para o 1° Período letivo de 2009: PPG-CTS – 027 – O Discurso da Ciência e dos Saberes Populares, PPG-CTS – 033 – Sociedade, Políticas e Tecnologias em Saúde. 2.1.158 – OF DL 007/2009 – Encaminha banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Inglesa e suas Literaturas; Subárea: Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Língua Inglesa, Educação à Distância; Professor Adjunto, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva. Membros Efetivos: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (UFSCar-Presidente), Profª Drª Camila Höfling (UFSCar), Prof. Dr. Alcides Cardoso dos Santos (UNESP-FCLAr), Profª Drª Maria das Graças Gomes Villa da Silva (UNESP-FCLAr), Prof. Dr. Fábio Akcelrud Durão (UNICAMP). (ATO CECH n° 042/2009). Membros Suplentes. Profª Drª Eliane Hércules Augusto-Navarro (UFSCar) e Profª Drª Maria Cecília Pires Barbosa Lima (UNESP). (ATO CECH n° 043/2009). 2.1.159 – OF 019/2009 – DS – Solicitação de afastamento da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, no período de 09 a 16 de maio de 2009, para o Instituto de Metereologia do Meio Ambiente da República de Guiné-Bissau, para uma visita exploratória referente ao Projeto no âmbito do Projeto do PROAFRICA do CNPq, em Bissau – Guiné-Bissau. 2.1.160 – OF. DEd n° 011/09 – Encaminha solicitação da prorrogação do pedido de exercício provisório no Departamento de Educação do Prof. Carlos Rubens de Souza Costa por mais um ano, até março de 2010. 2.1.161 – Processo nº 23112.001034/2009-19 – Atividade de extensão: Sarau Itinerante: Práticas Coletivas de Eco-Leituras – Edital ProExt Cultura 2008, coordenado pela Profª Drª Irene Zanette de Castañeda – DL. 2.1.162 – Processo nº 23112.003888/2008-84 – Atividade de extensão: ACIEPE: Comunidades de Aprendizagem – articulação entre escola e comunidade, coordenado pela Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello – DME. Foi solicitada antecipação do item da pauta 2.6 para o item 2.3. Aprovado por unanimidade. Com a Comunicação da Presidência no item 1.1.8 – Pensar na estruturação ou criação de uma comissão de publicações do CECH, que possa ajudar na gestão dessas publicações de forma equilibrada entre as áreas, devido ao aumento da demanda, foi solicitado a retirada do item 2.4 – Proposta de Constituição de uma Comissão de Gestão das Publicações do CECH. Aprovado por unanimidade. 2.2 – Constituição do COC-CECH Administrativo. A composição do COC-CECH Administrativo anteriormente aprovada na 390ª Reunião do CID-CECH, realizada em 15 de março de 2005, representada por chefes ou coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Departamento de Psicologia, Coordenação do Curso de Pedagogia, Coordenação do Curso de Música e Programa de Pós-Graduação em Lingüística, sendo que o Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências ficou no lugar do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Foi sugerido um rodízio dos departamentos/coordenações no COC-Administrativo, colocado em votação para que o Conselho fosse mantido ou não, foram 14 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções. Aprovado a manutenção do COC-CECH Administrativo. Colocado em discussão de quantos membros o referido Conselho seria constituído, aprovado pela maioria com 5 membros, com 2 abstenções. Aprovado pela maioria, com 1 abstenção o nome de Comissão de Apoio Administrativo pelo período de 2 anos. Portanto o DFMC, DPSi, Coord. PE, Coord. Música e PPGL ficarão por último no rodízio. Com relação a composição da Comissão, a Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula indicou o Departamento de Letras como candidato, a Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio indicou o Departamento de Sociologia como candidato, a Profª Drª Luciana de Souza Graciano indicou a Coordenação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação como candidato, faltando somente duas indicações. 2.3 – Apresentação da Proposta de Criação do Curso de Doutorado em Lingüística (2010). A Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, esclareceu a importância da criação deste Doutorado, pois a demanda é grande, no Mestrado 25% dos alunos são de outros estados. Foi lido o Parecer emitido pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto; após discussão e esclarecimentos, aprovado por unanimidade. 2.4 – Restabelecimento da Comissão de Espaço Físico. A Comissão de Espaço Físico do CECH era composta pelo Diretor, Vice-Diretor, 1 representante de cada Departamento, normalmente o Chefe de Departamento. Colocado em votação, foi aprovado pela continuidade da Comissão com esta mesma estrutura. 2.5 – Definição dos Critérios de Escolha dos Representantes do CECH nos Conselhos Superiores da UFSCar. Composição Atual: Conselho Universitário: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, Suplente: Prof. Dr. João Carlos Massarolo. Conselho de Pesquisa: Além de um representante de cada departamento: Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose, Suplente: Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos. Conselho de Extensão: Além de um representante de cada departamento: Prof. Dr. Valter Roberto Silvério. Conselho de Administração: Além da Diretora ou Vice-Diretor do CECH: Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva, Suplente: Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos. Conselho de Graduação: Além dos Coordenadores e Vices-Coordenadores: Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, Suplente: Prof. Dr.Ademar da Silva. Conselho de Pós-Graduação: Além dos Coordenadores e Vices-Coordenadores: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Suplente: Profª Drª Alice Helena Campos Pierson. Decidiu-se também que doravante os representantes do CECH nos Conselhos Superiores da UFSCar que encerrarem seus mandatos nas respectivas unidades (Departamento, Coordenação de Graduação e Coordenação de Pós-Graduação) serão substituídos por novos representantes que serão indicados nominalmente, dentre os seus membros titulares, por meio de votação direta, a ser realizada em reunião ordinária do CoC-CECH, respeitando-se o princípio de rodízio entre as várias unidades. Em seguida, votou-se favoravelmente ao reencaminhamento dos atuais Chefes do Departamento de Sociologia e do Departamento de Metodologia de Ensino para atuarem como representantes do CECH, respectivamente, no Conselho de Extensão e no Conselho de Graduação. A Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali solicitou sua substituição como Representante do Conselho de Pós-Graduação por estar assumindo a Secretaria Geral de Educação a Distância, ficando para a próxima reunião do Conselho do CECH escolher a nova representação no Conselho de Graduação. 2.6 – Apreciação das Atas Anteriores. Foram aprovadas por unanimidade as atas das reuniões números 418ª; 419ª, 420ª e 421ª Reuniões do Conselho do CECH. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann ___________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni __________________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula __________________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti ____________________________________

 

Profª Drª Denise de Freitas ____________________________________________

 

Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos _______________________________

 

Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass ______________________________________

 

Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna _______________________________

 

Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos ________________________________

 

Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa __________________________________

 

Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio ________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho ____________________________________

 

Profª Drª Luciana de Souza Gracioso ___________________________________

 

Profª Drª Silene Torres Marques _______________________________________

 

Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso _________________________________________

 

Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes _____________________________________

 

Prof. Dr. Igor José de Renó Machado ___________________________________

 

Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _______________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto ________________________________

 

Profª Drª Deisy das Graças de Souza ___________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli ________________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ________________________________________________

 

Nancira Ribeiro Marinho ______________________________________________