Ata 418 - 06/08/2008

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao sexto dia do mês de agosto do ano de dois mil e oito, às oito horas e trinta minutos, na sala de Defesa Anísio Teixeira do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Quatrocentésima Décima Oitava Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Presidente), Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Chefe do Departamento de Sociologia), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória), Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Maria Cecília Luiz (Vice-Coordenadora do Curso Pedagogia), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Igor José de Renó Machado (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – Solicita aos novos cursos que fazem parte do REUNI – Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação Especial e Bacharelado em Lingüística, que encaminhem planilha para o Gabinete do CECH, para que possa ser enviado ao Prof. Néocles Alves Pereira, com previsão de compras e gastos, para o funcionamento dos Cursos no decorrer do ano de 2009. 1.1.2 – Há uma verba aproximada de R$ 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais) para ser dividida entre os 20 (vinte) cursos do CECH, havendo possibilidade de ser empregado com Pessoa Física, Pessoa Jurídica, com reformas gerais internas, sendo que as requisições correspondentes, poderão ser encaminhadas a qualquer momento de acordo com as necessidades, não esquecendo também da elaboração da planilha com o levantamento sobre os pontos fracos e os pontos fortes tanto com relação a necessidades das contratações de professores como técnicos administrativos. 1.1.3 – Na última reunião da Câmara de Graduação, foi discutido e aprovado todos os Projetos Políticos Pedagógicos deste Centro, entrando na reta final para a implantação dos cursos para o próximo ano, somente as previsões de espaço físico que não são as melhores. O Prof. Dr. Valter Roberto Silvério esclareceu que como haverá dois cursos novos no horário noturno, diminuirá em parte o problema com as salas de aula, mas com a contratação dos novos docentes, há necessidade de um estudo urgente de onde os gabinetes serão construídos. 1.1.4 – Com relação à contratação dos professores substitutos, houve uma incompreensão entre UFSCar e MEC sobre as vagas e o MEC entendeu que as vagas eram do REUNI sendo que até sexta-feira, dia 08 de agosto, já estariam devidamente assinadas e encaminhadas para a publicação no Diário Oficial da União. Com o início do 2º período letivo em 04 de agosto, foi solicitado à Secretaria Geral de Recursos Humanos, que entrasse em contato com os docentes, passando as instruções, os documentos e procedimentos necessários para nomeação dos mesmos na UFSCar. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Dr. Valter Roberto Silvério esclareceu que, com a aprovação pelo ConsUni do desmembramento e criação do Departamento de Sociologia, há interesse do DS em ocupar imediatamente o antigo prédio do UENAPES (Unidade Especial Núcleo de Atenção e Pesquisa em Saúde, do CCBS), no qual ficariam abrigados os docentes, os grupos de pesquisa e os programa de Pós-Graduação em Sociologia. Comunicou também que com a aprovação de um projeto na área de Gênero Raça, terá que entrar em contato com os pólos da EAD e que contará com 60 a 65 monitores, com previsão para o início em setembro/08. Diante de tal comunicado, o assunto relativo à ocupação do edifício UENAPES pelo CECH foi autorizado a ser incluído na pauta, conforme item 2.6.3 abaixo. 1.2.2 – O Prof. Dr. João Roberto Martins Filho, Chefe da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), com a ocupação das novas salas, antigo espaço do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, informa que está faltando armário de aço para organizar todos os documentos. 1.2.3 – A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann, solicita que a comissão de espaço físico dê continuidade aos trabalhos, estudando a melhor forma de solucionar alguns problemas. 1.2.4 – A Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes informou que no novo prédio, após a organização dos mobiliários e equipamentos, “sobraram” vários equipamentos obsoletos que não são mais utilizados, questionando como se livrar deles, o Prof. Miotello esclareceu que primeiramente há necessidade de enviar um ofício para o Departamento de Patrimônio “dando baixa” na carga patrimonial de cada equipamento, e aguardar que façam a retirada dos equipamentos. Comunicou também que o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial está com dois programas novos à distância, aguardando somente a chegada da verba para serem implantados. 1.2.5 – A Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, Coordenadora do Curso de Imagem e Som, solicitou que ficasse registrado que infelizmente, mais um semestre o seu curso não foi contemplado com salas adequadas para os professores poderem utilizar os equipamentos específicos para o seu curso, apreensiva e com uma preocupação enorme para o próximo semestre que provavelmente o número de alunos será maior. 1.2.6 – O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, salientou que não há somente morosidade no ritmo das obras, mas também no conserto dos equipamentos. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação das Atas Anteriores – 416ª e 417ª Reuniões. Foram aprovadas por unanimidade as atas da 416ª e 417ª Reuniões do Conselho Interdepartamental do CECH. 2.2 – Of. Coord. Estágios nº 02/2008 – Proposta para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Instituto de Biociências. Foi lido e aprovado por unanimidade. 2.3 – Desativação das atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. De acordo com o OF PPGCSo nº 022/008, enviado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação em 02 de abril de 2008, pelo Coordenador do referido Programa, Prof. Dr. Igor José de Renó Machado, solicitando a desativação do Programa, em vista do processo de desmembramento iniciado em 2006. Com a aprovação desta desativação, o Prof. Igor esclareceu que neste ano não será aberta mais nenhuma turma, saindo da avaliação da CAPES, mas em funcionamento até o último aluno concluir o curso no ano de 2011. A Profª Drª Maria da Glória Bonelli informou que com esta desativação o acervo existente nesta Coordenação, será dividido entre as áreas e com a migração dos alunos de Ciências Sociais para os outros programas, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação comunicou que destinará uma verba extra para que os mesmos possam atender todos alunos. Colocado em discussão, foi aprovado por unanimidade. 2.4 – Constituição da Comissão Eleitoral e decisão sobre o calendário das eleições para a nova Diretoria do CECH. Ficou estabelecido o seguinte calendário: A eleição será no dia 01 de outubro. Debates: 24 de setembro, um no período da tarde e um no período da noite. Inscrições: 04 a 09 de setembro, na secretaria do Gabinete do CECH. Deferimento das inscrições: 10 e 11 de setembro. O Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, propôs que a Comissão Eleitoral seja composta pelos últimos dois Vice-diretores do Centro e um representante técnico-administrativo, um representante dos alunos da graduação e um representante dos alunos da pós-graduação. Colocado em discussão, foi aprovado por unanimidade. Foi esclarecido que a Comissão Eleitoral terá o encargo da divulgação do Calendário das Eleições e que no dia 20 de agosto será marcada uma reunião para ser conhecido todos os anseios, reclamações, o que foi conseguido, o que foi realizado, com uma divulgação bem planejada para atrair toda a comunidade deste Centro, para se obter um conhecimento compartilhado. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. 2.5 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.5.1 – OF DME nº 048/2008 – Abertura de Concurso Público de provas e títulos para 02 (duas) vagas docentes para Professor Assistente, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na Área de Educação Musical; Sub-Área: Metodologia do Ensino, Didática Geral e Estágio Supervisionado. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos – UFSCar – Presidente, Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago – UFSCar, Prof. Dr. Renato de Sousa Porto Gilioli – USP – São Paulo, Profª Drª Luciana Marta Del-Bem – UFRGS – Rio Grande do Sul e Profª Drª Marisa Trench de O. Fonterrada – UNESP – São Paulo. (ATO CECH nº 044/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Maria Aparecida Mello – UFSCar, Profª Drª Maria Júlia Canazza Dal Acqua – UNESP – Araraquara. (ATO CECH nº 045/2008). 2.5.2 – OF DME nº 068/2008 – Abertura de Concurso Público de provas e títulos para 01 (uma) vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na Área de Educação Matemática; Sub-Áreas: Metodologia de Ensino de Matemática, Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado de Matemática, Pesquisa em Educação Matemática e Didática. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª. Maria do Carmo de Sousa – UFSCar – Presidente, Profª Drª. Carmén Lúcia Brancaglion Passos – UFSCar, Prof. Dr. Antonio Miguel – UNICAMP, Profª Drª Edna Maura Zuffi – USP – São Carlos e Prof. Dr. Wilson Pereira de Jesus – UEFS. (ATO CECH nº 046/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro – UFSCar, Profª Drª Arlete de Jesus Brito – UNESP – Rio Claro, Profª Drª Miriam Godoy Penteado – UNESP – Rio Claro e Profª Drª Maria Teresa Menezes Freitas – UFU). (ATO CECH nº 047/2008). 2.5.3 Processo 23112.002902/2006-07, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof Dr. Marcos Pires Leodoro – DME, Professor Adjunto, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.5.4 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Letras, para o 2º período letivo de 2008: 06.344-4 – Tópicos de Pesquisa em Lingüística e Língua Portuguesa 2, 06.358-4 – Produção oral e escrita em Língua Espanhola em nível avançado, 06.359-2 – Tópicos de Pesquisa em Língua Espanhola e suas Literaturas 2, 06.378-9 – Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa e suas Literaturas 2, 06.384-3 – Literatura Norte-Americana: Teatro, 06.428-9 – Tópicos de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa 2, 06.448-3 – Entre teorias e ficções: Quiroga, Borges e Cortazar, 06.449-1 – Introdução à obra de Cervantes, 06.457-2 – Produção de textos em Língua Espanhola, 06.458-0 – Introdução ao teatro espanhol, 06.462-9 – Sintaxe funcionalista: gramática e uso, 06.482-3 – A poesia de Albano Martins, 06.483-1 – Literatura e Cultura de Cabo Verde, 06.484-0 – Iniciação à semiótica aplicada ao ensino de Literatura. 2.5.5 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Psicologia, para o 2º período letivo de 2008: 20.123-8 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 4, 20.124-3 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 2. 2.5.6 – OF DCSo nº 037/2008 – Informa a banca examinadora para o Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Ciências Sociais, na área de Ciência Política. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Efetivos: Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha – UFSCar – Presidente, Prof. Dr. Marco Antonio Villa – UFSCar, Prof. Dr. Fernando de Magalhães Papaterra Limongi – USP – São Paulo, Profª Drª Maria Tereza Miceli Kerbauy – UNESP – Araraquara e Prof. Dr. Sebastião Velasco Cruz – UNICAMP. (ATO CECH nº 048/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Marco Aurélio Nogueira – UNESP – Araraquara, Prof. Dr. Andrei Koerner – UNICAMP e Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo – UFSCar (ATO CECH nº 049/2008). 2.5.7 OF nº 61/08 – DAC – Informa a banca de seleção do Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Assistente, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DAC, na Área: Imagem e Som, Sub-Área: Fotografia Cinematográfica e Fotografia Fixa. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto – UFSCar – Presidente, Prof. Dr. Adilson Ruiz – UNICAMP e André Piero Gatti – FAAP. (ATO CECH nº 050/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo – UFSCar e Prof. Dr. Pelópidas Cypriano – UNESP – São Paulo (ATO CECH nº 051/2008). 2.5.8 Processo 23112.003054/2006-50, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula – DL, Professor Adjunto, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.5.9 – Processo 23112.002876/2006-91, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Ms. Eduardo Néspoli – DAC, Professor Assistente, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.5.10 Processo 23112.001354/2007-24, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcanti – DAC, Professor Assistente, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.11 Processo 23112.001454/2007-09, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo – DAC, Professor Adjunto, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.5.12 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Letras: 06.336-3 – Lingüística Textual e Ensino, 06.355-0 – Dialetologia e ensino de Língua Espanhola, 06.374-6 – Avaliação e Produção de Material Didático em Língua Inglesa, 06.424-6 – Literatura e Ensino. 2.5.13 Processo 23112.003050/2006-31, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins – DL, Professor Adjunto, de 07/08/06 à 06/08/09. 2.5.14 Processo 23112.003052/2006-46, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim – DL, Professor Adjunto, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.15 OF DL nº 051/2008 – Encaminha banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Espanhola e suas Literaturas: Sub-área: Literaturas de Língua Espanhola, Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Efetivos: Profª Drª. Joyce Ferraz Infante (UFSCar) – Presidente, Prof. Ms. Wilson Alves-Bezerra (UFSCar), Prof. Dr. Guillermo Francisco Gucci Schimidt (UFRJ), Profª Drª Miriam Viviana Gárate (UNICAMP) e Prof. Dr. Mario Miguel González (USP) (ATO CECH nº 052/2008). Membros Suplentes:Profª Drª Maria Teresa Cristófani de Souza Barreto (USP) e Profª Drª Maria Dolores Aybar Samirez (UNESP). (ATO CECH nº 053/2008). 2.5.16 OF DL nº 052/2008 – Encaminha banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Espanhola e suas Literaturas. Sub-área: Língua Espanhola, Professor Assistente, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Efetivos: Profª Drª. Joyce Ferraz Infante (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Fátima Cabral Bruno (USP) e Profª Drª Eva Ucy Soto (UNESP) (ATO CECH nº 054/2008). Membros Suplentes: Prof. Ms. Wilson Alves-Bezerra (UFSCar) e Profª Drª Neide González (USP) (ATO CECH nº 055/2008). 2.5.17 OF DL nº 053/2008 – Encaminha banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Literaturas Língua Portuguesa. Sub-área: Literatura Brasileira, Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Efetivos: Profª Drª. Tânia Pellegrini (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Sílvia Telarolli (UNESP) e Prof. Dr. Arnaldo Franco Júnior (UNESP) (ATO CECH nº 056/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Wilton José Marques (UFSCar) e Prof. Dr. Antonio Donizeti Pires (UNESP) (ATO CECH nº 057/2008). 2.5.18 Processo 23112.002839/2006-05, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Fabiano Engelmann – DCSo, Professor Adjunto, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.19 – Processo 23112.002840/2006-78, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga – DCSo, Professor Adjunto, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.20 Processo 23112.002900/2006-90, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Profª Drª Clarice Cohn – DCSo, Professor Adjunto, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.5.21 OF DME nº 088/2008 – Abertura de Concurso Público de provas e títulos para 01 (uma) vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Didática Geral. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Prof. Dr. Ademar da Silva (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (UFSCar) , Profª Drª Maria Antonia Granvile (UNESP – São José do Rio Preto), Profª Drª Ana Lúcia Guedes Pinto (UNICAMP) e Profª Drª Neide L. Rezende (USP – São Paulo). (ATO CECH nº 058/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Emília Freitas de Lima (UFSCar), Profª Drª Elenice M. Cammarosano Onofre (UFSCar), Profª Drª Maria Cecília Pires Barbosa Lima (UNESP – Araraquara) e Profª Drª Letícia Marcondes Resende (UNESP – Araraquara). (ATO CECH nº 059/2008). 2.5.22 OF DME nº 089/2008 – Abertura de Concurso Público de provas e títulos para 01 (uma) vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na Área de Ensino de Filosofia. Sub-área: Didática Geral, Metodologia do Ensino de Filosofia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Filosofia. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Anete Abramowicz (UFSCar) – Presidente, Prof. Dr. José Eduardo Baioni (UFSCar), Prof. Dr. Sílvio Gallo (UNICAMP), Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho (USP – São Paulo) e Prof. Dr. Wanderley Cardoso de Oliveira (Universidade Federal de São João Del Rei) (ATO CECH nº 060/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (UFSCar) e Prof. Dr. Luiz Damon Santos Moutinho (UFPR) (ATO CECH nº 061/2008). 2.5.23 OF DAC nº 62/08 – Informa a banca de seleção do Concurso da Área de Música, Sub-Área: Prática e Ensino em Educação Musical para o DAC. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Magali Kleber (UEL) e Esther Beyer (UFRS) (ATO CECH nº 062/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (UFSCar) e Profª Drª Maria Júlia Dal Acqua (UNESP – Araraquara) (ATO CECH nº 063/2008). 2.5.24 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, para o 2º período letivo de 2008: PPG EDU – 900-4 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos 2, PPG EDU – 900-5 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 5: Diferentes concepções de trabalho científico e suas implicações no ensino de Ciências, PPG EDU – 900-6 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 6: Teoria da Educação – Aportes de Africanidades, PPG EDU – 900-7 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 7: Lazer, Trabalho e Educação, PPG EDU – 900-8 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 8: Multiculturalismo, Ensino e Formação de Professores, PPG EDU – 900-9 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 9: O desenvolvimento da criança na perspectiva Histórico-Cultural: implicações nas práticas educativas, PPG EDU – 902 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2, PPG EDU – 990-1 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 1, PPG EDU – 990-2 – Atividades Complementares de Teoria e Prática em Ensino Superior 2, PPG EDU – 941 – Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1: Formação de Professores, PPG EDU – 942– Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: Teorias e Práticas Pedagógicas e em Educação, PPG EDU – 943– Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: Ensino de Ciências e Matemática. Para o 1º período letivo de 2009: PPG EDU – 900-1 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1: Teorias de Aquisição/Aprendizagem de Línguas, PPG EDU – 900-2 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 2: Tendências em Educação Matemática, PPG EDU – 900-3 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3: Políticas Públicas e Sala de Aula, PPG EDU – 901 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 1, PPG EDU – 903 – Seminários de Tese em Processos de Ensino e de Aprendizagem 3, PPG EDU – 921 – Seminários de Dissertação em Processos de Ensino e Aprendizagem, PPG EDU – 922 – Pesquisa em Educação, PPG EDU – 944– Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagem 4: Práticas Sociais e Processos Educativos. 2.5.25 – OF DCSo nº 041/2008 – Comunica a impossibilidade do Prof. Dr. Fernando Magalhães Papaterra Limongi participar como membro titular da Comissão Julgadora do Concurso Público na área de Ciência Política, solicitando a substituição pelo Prof. Dr. Valeriano Mendes Ferreira Costa (UNICAMP) (ATO CECH nº 048/2008). 2.5.26 OF. DCI 031/2008 – Encaminha para homologação o Relatório Final do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga docente para Professor Assistente, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DCI, na Área de Representação Descritiva. Foram aprovados, por ordem de classificação os seguintes candidatos: 1º lugar: Zaíra Regina Zafalon, 2º lugar: Fábio Assis Pinho, 3º lugar: Juliana de Souza Moraes, 4º lugar: Naira Christofoletti Silveira, 5º lugar: Eliane Colepícolo, 6º lugar: Fabiano Ferreira de Castro. 2.5.27 OF. DL nº 055/2008 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, no período de 26/07/08 a 10/08/08 para participar no “IX Congresso Internacional da AIL”, na Universidade de Madeira, em Funchal , Portugal. 2.5.28 OF DEd nº 031/08 – Encaminha para homologação o Relatório Final do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DEd, na Área de Educação, sub-área: Fundamentos da Educação. Foram aprovados por ordem de classificação os seguintes candidatos: 1º lugar: Luiz Roberto Gomes, 2º lugar: Ailton Pereira Morila. 2.5.29 – OF DEd nº 032/08 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior, no período de 18 a 25/06/2008, para participar no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, na Universidade Porto, em Porto, Portugal. 2.5.30 OF DEd nº 033/08 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Marisa Bittar, no período de 18 a 25/06/2008, para participar no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, na Universidade Porto, em Porto, Portugal. 2.5.31 OF 046/2008 – PPG-FIL – Informa que a comissão formada pelos Professores(as) Doutores(as) Débora Cristina Morato Pinto, Marisa da Silva Lopes e Paulo Roberto Licht dos Santos com o intuito de avaliar a tese de Doutoramento do Prof. Udo Baldur Moosburger, apresentaram o seguinte parecer: A Tese intitulada “Communauté Chretienne Et Theorie De L’Esprit Dans L’ Manuscrit de 1821 Sur La Philosophie De La Religion De Hegel” e defendida junto à Université Toulouse le Mirail, UFR de Lettres, Philosophie et Musique em 18 de setembro de 2006, cumpre todos os requisitos acadêmicos exigidos por uma tese defendida num Programa de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil, tomando como parâmetro os trabalhos defendidos no PPG-Fil UFSCar. Assim sendo, a comissão recomenda a equivalência de título. 2.5.32 – OF DFMC nº 38/2008 – Informa a banca de seleção do Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DFMC, na Área: Filosofia, Sub-Área: Filosofia Medieval. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (DFMC-UFSCar – Presidente); Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos (DFMC-UFSCar); Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho (DF-USP); Prof. Dr. Lorenzo Mammi (DF-USP) e Prof. Dr. Alfredo Carlos Storck (DF-UFRGS). (ATO CECH nº 064/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (DFMC-UFSCar) e Prof. Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (DF-PUC-SP). (ATO CECH nº 065/2008). 2.5.33 Processo 23112.001491/2008-01 – OF DME nº 112/2008 de 05/06/2008. Encaminha homologação do Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na área de Educação, sub-área Ensino de Química do Departamento de Metodologia de Ensino. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Vânia Gomes Zuin, 2º lugar: Paulo Sérgio Bretones; 3º lugar: Rosebelly Nunes Marques. 2.5.34 OF DME nº 113/08 – Encaminha a solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello, no período de 20/06 a 11/07/2008 para participar do V Congresso Internacional Docência Universitária e Innovación, a ser realizada em Lleida, Espanha. 2.5.35 OF DME nº 114/08 – Encaminha o Termo de Adesão para a prestação de Docência Voluntária da Profª Drª Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi junto ao Departamento de Metodologia de Ensino. 2.5.36 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Sociologia, para o 2º período letivo de 2008: 37.001-0 – Sociologia Clássica, 37.002-9– Metodologia das Ciências Sociais, 37.003-7 – Sociologia Contemporânea II, 37.004-5 – Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais, 37.005-3 – Introdução à Sociologia Geral, 37.006-1 – Sociologia da Educação I, 37.007-0 – Sociologia Rural, 37.008-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho, 37.009-6 – Projeto de Pesquisa Social, 37.010-0 – Sociologia do Trabalho, 37.011-8 – Estrutura Social Brasileira, 37.012-6 – Sociedade e Meio Ambiente, 37.013-4 – Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Sociais, 37.014-2 – Planejamento e Análise de Survey, 37.015-0 – Teoria das Classes Sociais, 37.016-9 – Estrutura e Dinâmica da Sociedade Contemporânea, 37.017-7 – Sociologia do Desenvolvimento e do Brasil. 2.5.37 OF DCSo nº 043/2008 – Encaminha o relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner que realizou Programa de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal, no período de 23/12/2007 a 23/02/2008. 2.5.38 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Ciências Sociais, para o 2º período letivo de 2008: 16. 161-6 – Globalização e Modernidade na Periferia, 16.162-4 – Ciência e Sociedade. 2.5.39 OF s/nº - DAC – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, no período de 13 a 27/07/2008, para participar no Congresso de Música e Comunidade, promovido pela ISME (International Society for Music Education) em Roma – Itália e do Congresso de Educação Musical “28 th ISME World Conference” a ser realizado em Bologna – Itália. 2.5.40 OF DME nº 115/08 – Solicitação de afastamento da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos, no período de 05 a 13/07/2008 para participar do XI ICME – The International Congresso In Mathematical Education, na Universidad Autônoma de Nuevo Leon – México. 2.5.41 Ficha de Caracterização de disciplina da graduação do Departamento de Artes e Comunicação, para o 2º período letivo de 2008: 28.315-0 – Expressão Corporal, Movimento e Dança 2. 2.5.42 OF nº 050/08 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini para participar do 116th Annual Convention of the American Psychological Association no período de 7 a 20 de agosto de 2008, a ser realizado em Boston – EUA. 2.5.43 Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 2º período letivo de 2008: PPG-POL 104 – Teoria Política II, PPG-POL 105 – Política Brasileira II, PPG-POL 202 – Seminário Avançado de Análise de Dados, PPG-POL 302 – Comunicação Política, PPG-POL 303 – Guerra e Política, PPG-POL 304 – Economia e Sociedade. 2.5.44 OF DL nº 062/2008 – Encaminha solicitação de substituição dos nomes dos novos professores que irão compor a banca julgadora do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Espanhola e suas Literaturas: Sub-área: Literaturas de Língua Espanhola, Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Letras. O Prof. Dr. Mário Miguel González (USP) será substituído pela Profª Drª Maria Dolores Aybar Ramírez (UNESP) e o Prof. Ms. Wilson Alves-Bezerra (UFSCar) será substituído pela Profª Drª Adriana Kanzepolsky (USP). A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Efetivos: Profª Drª. Joyce Ferraz Infante (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Adriana Kanzepolsky (USP), Prof. Dr. Guillermo Francisco Gucci Schimidt (UFRJ), Profª Drª Miriam Viviana Gárate (UNICAMP) e Profª Drª Maria Dolores Aybar Ramírez (UNESP) (ATO CECH nº 052/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Maria Teresa Cristófani de Souza Barreto (USP) e Profª Drª Maria Dolores Aybar Samirez (UNESP) (ATO CECH nº 053/2008). 2.5.45 Processo 23112.001055/2008-80 – OF DCSo nº 045/2008 de 12/06/2008. Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Ciências Sociais, na área de Ciência Política, sub-áreas: Política Brasileira e Políticas Públicas. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º lugar: Simone Diniz, 2º lugar: Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, 3º lugar: José Marcos Nayme Novelli, 4º lugar: Vanessa Elias de Oliveira, 5º lugar: Gabriela da Silva Tarouco. 2.5.46 Processo 23112.001609/2008-15 – OF nº 056/2008 – DPSi de 12/06/2008. Encaminha solicitação de reformulação e prorrogação do prazo do afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para participar do XXIX Internacional Congress Psychology a ser realizado em Berlim – Alemanha no período de 15 a 30 de julho de 2008, para o período de 17 de julho a 10 de agosto de 2008. 2.5.47 Processo 23112.003200/2007-83 – OF DCSo nº 046/2008 de 12/06/2008. Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria do Socorro Souza Braga que participou do IX Congresso International na Tulane University, New Orleans, Lousiana, no período de 27 a 29/03/2008. 2.5.48 Ficha de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação, para o 2º período letivo de 2008: PPG-EDU 900-10 – Tópicos Especiais em Processos de Ensino e de Aprendizagem 10: O currículo e a formação de professores de Ciências e Matemática na perspectiva CTSA. 2.5.49 – OF DME nº 120/08 – Encaminha substituição do nome do Prof. Dr. Ademar da Silva, como Membro Titular Interno (Presidente) pela Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para compor a banca julgadora do Concurso Público de provas e títulos para 01 (uma) vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Didática Geral. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar) – Presidente, Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (UFSCar) , Profª Drª Maria Antonia Granvile (UNESP – São José do Rio Preto), Profª Drª Ana Lúcia Guedes Pinto (UNICAMP) e Profª Drª Neide L. Rezende (USP – São Paulo). (ATO CECH nº 058/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Emília Freitas de Lima (UFSCar), Profª Drª Elenice M. Cammarosano Onofre (UFSCar), Profª Drª Maria Cecília Pires Barbosa Lima (UNESP – Araraquara) e Profª Drª Letícia Marcondes Resende (UNESP – Araraquara). (ATO CECH nº 059/2008). 2.5.50 – Processo 23112.001595/2008-05 – OF DME nº 119/2008 de 16/06/2008. Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva para o DME, na área de Ensino de Ciências e Biologia. Foi aprovado o seguinte candidato: 1º lugar: José Artur Barroso Fernandes. 2.5.51 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 2º período letivo de 2008: PPG-POL 104 – Teoria Política II, PPG-POL 105 – Política Brasileira II, PPG-POL 202 – Seminário Avançado de Análise de Dados, PPG-POL 302 – Comunicação Política, PPG-POL 303 – Guerra e Política, PPG-POL 304 – Economia e Sociedade. 2.5.52 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 1º período letivo de 2008: PPG-EES 503.1 – Tópicos em Educação Especial 3: A Entrevista na Pesquisa em Educação Especial, PPG-EES 608 – Educação Especial em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, PPG-EES 609 – Instrução Programada Individualizada e EAD em Educação Especial: Tutoria Virtual Passo a Passo. 2.5.53 – OF DCSo nº 048/2008 – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas para realizar Pós-Doutorado no Institut dês Hautes Études de L’Amérique Latine (IHEAL) de L’Université de Paris 3 (Sorbone Nouvelle), no período de 20/01 a 20/03/2009. 2.5.54 – OF 003/2008 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio para viagem visando coordenação de pesquisa de campo em São Tomé de Príncipe – África, no período de 06 a 22 de agosto de 2008. A Profª Norma é Coordenadora Geral do projeto científico “Implementação do Plano de Ação Nacional para Adaptação às Mudanças Climáticas da República Democrática de São Tomé e Príncipe: análise dos desafios institucionais”, processo 490516/2007-6 MCT/CNPQ Programa PROAFRICA. 2.5.55 – Ficha de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 1º período letivo de 2008: PPG-EES 608 – Educação Especial em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2.5.56 – Processo nº 23112.001551/2008-24 – OF DFMC nº 42/2008 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na área de Filosofia, Sub-Área: Filosofia Medieval. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Carlos Eduardo de Oliveira, 2º lugar: Tadeu Mazzola Verza. 2.5.57 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o 2º período letivo de 2008: PPG-CTS 009 – Prática de Ensino em Ciência, Tecnologia e Sociedade, PPG-CTS 010 – Identidade e Representações Sociais: aportes teóricos e metodológicos para a compreensão das dimensões sociais e intersubjetivas na ciência e tecnologia, PPG-CTS 011 – Mídia, Ciência e Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, PPG-CTS 013 – Linguagem e Discurso: problemáticas contemporâneas de divulgação científica. 2.5.58 – Processo 23112.002841/2006-25, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Vera Regina Casari Boccato – DCI, Professor Assistente, de 21/09/06 à 20/09/09. 2.5.59 – Processo nº 23112.001807/2008-56 – OF DME nº 122/2008 de 23/06/08 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Didática Geral. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Ana Silvia Couto de Abreu, 2º lugar: Zelma Regina Bosco, 3º lugar: Alberto Roiphe Bruno, 4º lugar: Elizabeth Del Nero Sobrinha Luft. 2.5.60 – Processo nº 23112.001711/2008-10 – OF DME nº 123/2008 de 23/06/08 – Encaminha para homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na área de Educação Matemática; Sub-Áreas: Metodologia de Ensino de Matemática, Prática de Ensino de Matemática, Estágio Supervisionado de Matemática, Pesquisa em Educação Matemática e Didática. Foram aprovadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Denise Silva Vilela, 2º lugar: Renata Prenstteter Gama. 2.5.61 – OF DEd nº 038/2008 de 24/06/2008 – Indicação da Chefia do Departamento de Educação, Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti, do Prof. Dr. Antonio Álvaro Soares Zuin, do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini e da Profª Drª Sandra Aparecida Riscal, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Alessandra Arce e do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, também pertencentes ao Departamento de Educação. (ATO CECH nº 066/2008). 2.5.62 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, para o 2º período letivo de 2008: SOC 002 – Seminário de Dissertação, SOC 004 Teoria Sociológica II, SOC 010 – Desenvolvimento e Globalização, SOC 011 Estágio de Docência I, SOC 012 Estrutura Social Brasileira, SOC 014 – Estudos Especiais I, SOC 015 Estudos Especiais II, SOC 017 Leitura Dirigida, SOC 024 Sociologia do Trabalho, SOC 027 Sociologia Rural, SOC 151 Seminário de Tese, SOC 152 Estágio de Docência II. 2.5.63 – Processo 23112.001712/2008-77 – OF DME nº 125/2008 de 26/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na área de Educação Musical; Sub-Área: Metodologia do Ensino, Didática Geral e Estágio Supervisionado. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Daniela Dotto Machado, 2º lugar: Maria Carolina Leme Joly, 3º lugar: Fernando Stanzione Galizia. 2.5.64 – Processo 23112.001808/2008-03 – OF DME nº 126/2008 de 26/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na área de na Área de Ensino de Filosofia. Sub-área: Didática Geral, Metodologia do Ensino de Filosofia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Filosofia. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Adriana Mattar Maamari, 2º lugar: Leopoldo Gabriel Thiesen. 2.5.65 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o 2º período letivo de 2008: PPG-FIL 001 – História da Filosofia Moderna 1, PPG-FIL 002 – História da Filosofia Contemporânea 1, PPG-FIL 003 – Tópicos em História da Filosofia 1, PPG-FIL 004 – Tópicos em História da Filosofia 2, PPG-FIL 005 – Tópicos em Filosofia 1, PPG-FIL 006 – Ética e Filosofia Política 1, PPG-FIL 007 – Tópicos em Filosofia 2, PPG-FIL 009 – História da Filosofia Moderna 2, PPG-FIL 010 – História da Filosofia Contemporânea 2, PPG-FIL 100 – Lógica 1, PPG-FIL 101 – Lógica 2, PPG-FIL 102 – Filosofia da Ciência 1, PPG-FIL 103 – Filosofia da Ciência 2, PPG-FIL 104 – Filosofia da Mente, PPG-FIL 105 – História da Psicologia 1, PPG-FIL 106 – História da Psicologia 2, PPG-FIL 107 – Filosofia da Psicologia 1, PPG-FIL 108 – Filosofia da Psicologia 2, PPG-FIL 109 – Filosofia da Ciência Cognitiva, PPG-FIL 110 – Filosofia da Psicanálise 1, PPG-FIL 111 – Filosofia da Psicanálise 2, PPG-FIL 112 – Filosofia das Ciências Humanas, PPG-FIL 113 – Tópicos em Psicanálise, PPG-FIL 114 – Ciência, Tecnologia, Cultura e Ambiente, PPG-FIL 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente 1, PPG-FIL 201 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente 2. 2.5.66 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, disciplina oferecidas no 2º período letivo de 2004: PPG-EES 411 – Comportamento Verbal e Subjetividade II, no 2º período letivo de 2006: PPG-EES 606 – Análise do Comportamento: Questões Complexas em Educação Especial, no 2º período letivo de 2007: PPG-EES 26712 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Desenvolvimento Cognitivo. Para o 2º período letivo de 2008: PPG-EES 50228 – Tópicos em Educação Especial 2: Microsoft Excel para Ciências Humanas e da Saúde: Confeccionando Instrumentos de Avaliação e Planilhas para geração automática de Resultados, PPG-EES 50229 – Tópicos em Educação Especial 2: Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais, PPG-EES 512 – Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial I (PESCD), PPG-EES 513 – Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial II (PESCD), PPG-EES 611 – Políticas Públicas de Educação Inclusiva. 2.5.67 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, disciplina oferecida no 1º período letivo de 2008: PPG-ANT – 030 – Tópicos Especiais em Antropologia III: Filosofia e Estruturalismo. Disciplinas oferecidas no 2º período letivo de 2008: PPG-ANT – 018 – Antropologia da Periferia Brasileira, PPG-ANT – 029 – Teorias de Sociedades. 2.5.68 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 2º período letivo de 2008: PPG-CSo – 150 – Seminário de Tese, PPG-CSo – 195 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Antropologia (Antropologia da Periferia), PPG-CSo – 196 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Antropologia (Poder, Política e Modos de Subjetivação), PPG-CSo – 197 – Valor, Mito, Economia e Parentesco. Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 2º período letivo de 2008: PPG-CSo – 101 – Seminário de Dissertação em Ciências Sociais, PPG-CSo – 107 – Estágio de Docência na Graduação I, PPG-CSo – 108 – Estágio de Docência na Graduação II, PPG-CSo – 150 – Seminário de Tese, PPG-CSo – 195 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Antropologia (Antropologia da Periferia), PPG-CSo – 196 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Antropologia (Poder, Política e Modos de Subjetivação), PPG-CSo – 197 – Valor, Mito, Economia e Parentesco, PPG-CSo – 402 – Cultura e Enfermidade. 2.5.69 – OF 005/08 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima para desenvolver pesquisa de campo em Madrid, Oviedo e Barcelona – Espanha, no período de 08 a 21 de julho de 2008. O Prof. Jacob é pesquisador integrante do projeto temático “A crise do Trabalho e as novas formas de geração de emprego e renda. As distintas faces do trabalho associado, os trabalhadores e a questão de gênero”. Processo nº 06/61142-3 – FAPESP. 2.5.70 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 2º período letivo de 2008: PPG-LIN – 025-1 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: o modelo das classes de objeto, PPG-LIN – 028 – Teorias de Sintaxe. Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 2º período letivo de 2008: PPG-LIN – 007 – Argumentação e Enunciação, PPG-LIN – 008 – Discurso e História, PPG-LIN – 015 – Teorias Gramaticais e Gramáticas Pedagógicas, PPG-LIN – 020 – Dimensões culturais no ensino-aprendizagem de línguas, PPG-LIN – 021 – Análise de Discurso: problemáticas e ramificações conceituais contemporâneas, PPG-LIN – 022 – Apropriação de linguagem e de papéis sociais: um enfoque transcategorial, PPG-LIN – 023 – Estudos Enunciativos, PPG-LIN – 024 – Abordagens de Ensino de Línguas, PPG-LIN – 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Lingüística. 2.5.71 – OF DCSo nº 054/2008 de 26/06/2008 – Indicação pela Chefia do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, dos Professores Doutores Marcelo Coutinho Vargas, Marco Antonio Villa e Piero de Camargo Leirner, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 067/2008). 2.5.72 – Processo 23112.003051/2006-99, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes – DL, Professor Adjunto, de 13/09/06 à 12/09/09. 2.5.73 – Processo 23112.001590/2008-27 – OF DL nº 066/2008 de 27/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, Sub-Área: Literaturas de Língua Espanhola. Foi aprovada a candidata Edna Parra Cândido. 2.5.74 – Processo 23112.001591/2008-84 – OF DL nº 067/2008 de 27/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Adjunto – Dedicação Exclusiva, na Área de Literaturas de Língua Portuguesa, Sub-Área: Literatura Brasileira. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Rejane Cristina Rocha, 2º lugar: José Emílio Major Neto, 3º lugar: Mirhiane Mendes de Abreu, 4º lugar: Waltencir Alves de Oliveira. 2.5.75 – Processo 23112.001592/2008-31 – OF DL nº 068/2008 de 27/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, Sub-Área: Língua Espanhola. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, 2º lugar: Rosa Yokota, 3º lugar: John Lionel O’Kuinghttons Rodriguez. 2.5.76– Processo 23112.001822/2008-00 – OF nº 73/2008 – DAC de 26/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Música, Sub-Área: Prática e Ensino em Educação Musical. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Maria Carolina Leme Joly, 2º lugar: Eduardo Conegundes de Sousa. 2.5.77 – Processo 23112.002079/2008-04 – OF nº 72/2008 – DAC de 26/06/2008. Encaminha para a homologação o Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na Área de Imagem e Som, Sub-Área: Fotografia Cinematográfica e Fotografia Fixa. Foram aprovados os seguintes candidatos: 1º lugar: Eliane Coster, 2º lugar: Rubens Eduardo Monteiro de Toledo. 2.5.78 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Letras, disciplina com início da validade para o 2º período letivo de 2005: 06.361-4 – Matrizes da literatura hispano-americana, disciplina com início da validade para o 2º período letivo de 2006: 06.362-2 – Literatura Hispano-americana: do Barroco ao Modernismo, disciplina com início da validade para o 2º período letivo de 2004: 06.330-4 – Fonética e Fonologia, disciplina com início da validade para o 1º período letivo de 2006: 06.321-5 – Texto: Leitura e Produção. 2.5.79 – Processo 23112.002873/2007-46, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 1 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Eliane Christina de Souza – DFMC, Professor Adjunto, de 22/10/2007 à 21/10/2010. 2.5.80 – OF s/nº – DAC – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo para participar do 6º Congresso da Afeccav, promovido pela Association Française dês Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel em Bordeaux – França, no período de 09 a 12 de julho de 2008. 2.5.81 – Processo 23112.001440/2006-03, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto – DEd, Professor Adjunto, de 13/09/2005 à 12/09/2008. 2.5.82 – Processo 23112.001441/2006-59, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Alessandra Arce – DEd, Professor Adjunto, de 13/09/2005 à 12/09/2008. 2.5.83 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, disciplina oferecida no 1º período letivo de 2008: PPG-ANT – 030 – Tópicos Especiais em Antropologia III: Filosofia e Estruturalismo. Disciplinas oferecidas no 2º período letivo de 2008: PPG-ANT – 002 – Teorias Antropológicas Contemporâneas, PPG-ANT – 004 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Antropologia Social, PPG-ANT – 012 – Substância, Corpo e Pessoa, PPG-ANT – 018 – Antropologia da Periferia Brasileira, PPG-ANT – 029 – Teorias de Sociedades. 2.5.84 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o 2º período letivo de 2008: PPG-FIL 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Filosofia1, PPG-FIL 201 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Filosofia 2. 2.5.85 – OF PPGCTS 028/2008 – Encaminha resultado da eleição para Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, realizada nos dias 24 e 25 de junho de 2008. Presidente: Prof. Dr. José Ângelo Rodrigues Gregolin, com Função Gratificada nível . (ATO CECH nº 068/2008). Vice-Presidente: Prof. Dr. Valdemir Miotello (ATO CECH nº 069/2008). 2.5.86 – OF PPGCST 029/2008 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o 1º período letivo de 2008: PPG-CTS 001 – Ciência, Tecnologia e Sociedade, PPG-CTS 002 – Seminários de Dissertação, PPG-CTS 003 – Compreensão Pública de Ciência e Tecnologia, PPG-CTS 006 – Gestão Tecnológica e Inovação, PPG-CTS 008 – Seminários em Análise do Discurso Imagético na Divulgação Científica. 2.5.87 – OF PPGCTS 030/2008 – Encaminha alteração do nome da disciplina, na Ficha de Caracterização a ser oferecida no 2º período letivo de 2008: de PPG-CTS – 9 – Prática de Ensino em Ciência, Tecnologia e Sociedade para: PPG-CTS – 9 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2.5.88 – OF. DCSo nº 055/2008 de 01/07/2008 – Indicação da Chefia do Departamento de Ciências Sociais, Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, da Profª Drª Marina Denise Cardoso, do Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna e Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, também pertencente ao Departamento de Ciências Sociais. (ATO CECH nº 070/2008). 2.5.89 – OF DAC s/nº – Encaminha solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva para participar do Curso de Altos Estudos em Preservação Fílmica, na Escuela Internacional de Cine y TV em SanAntonio de los Baños – Cuba, no período de 21/07 a 08 de agosto de 2008. 2.5.90 – OF. DFMC nº 045/2008 de 30/06/2008 – Indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke e Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 071/2008). 2.5.91– OF. DFMC nº 046/2008 de 30/06/2008 – Indicação da Chefia do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar, do Prof. Dr. Mark Julian Richter Cass e Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, também pertencente ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. (ATO CECH nº 072/2008). 2.5.92 – OF PPGCTS 031/2008 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o 2º período letivo de 2008: PPG-CTS 012 – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: A Produção e a Difusão do Conhecimento. 2.5.93 – OF. nº 064/08 – DPSi – Encaminha solicitação de admissão da Drª Aline Roberta Aceituno da Costa como Pesquisadora Associada da UFSCar nos termos da Portaria GR nº 749/04 de 05 de maio de 2004, para desenvolver trabalhos sob a supervisão da Profª Drª Deisy das Graças de Souza. 2.5.94 – Processo 23112.001340/2008-61 – OF nº 063/08 – DPSi, de 02/07/08 – Encaminha relatório de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, de sua participação na II International Conference on Community Psychology, no período de 29 de maio a 07 de junho de 2008, realizada em Lisboa – Portugal. 2.5.95 – OF. DPSi de junho de 2006 – Indicação da Chefia do Departamento de Psicologia, Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose, da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, da Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose e Profª Drª Zilda Aparecida Del Prette, lotadas naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Débora Hollanda de Souza, também pertencente ao Departamento de Psicologia. (ATO CECH nº 073/2008). 2.5.96 – Processo 23112.001765/2006-16, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Débora Hollanda de Souza – DPSi, Professor Adjunto, de 24/10/2005 à 23/10/2008. 2.5.97 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, no 1º período letivo de 2005: PPG-EES 26710 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo. No 1º período letivo de 2006: PPG-EES 26711 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Perspectivas Atuais da Psicologia da Aprendizagem e a Educação Especial. 2.5.98 – Processo 23112.000653/2004-50 – OF nº 065/2008 – DPSi – Encaminha o parecer do pedido de progressão na carreira docente da Profª Drª Marília Gonçalves lotada no Departamento de Psicologia, do nível de professor assistente para professor adjunto. 2.5.99 – Processo 23112.001451/2007-35, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva – DAC, Professor Adjunto, de 18/09/06 à 17/09/09. 2.5.100 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 2º período letivo de 2008; PPG-IS – 001 – Cinema falado: a fala do cinema, PPG-IS – 002 – Cinema silencioso: linguagem e história, PPG-IS – 003 – Gêneros da ficção no cinema, PPG-IS – 008 – Interatividade: novos paradigmas para o entretenimento audiovisual. 2.5.101 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 2º período letivo de 2008: PPG-EES 512 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial I, PPG-EES 513 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial II. 2.5.102 – OF. DME nº 127/08 de 26 de junho de 2008 – Indicação da Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Profª Drª Alice Helena Campos Pierson, da Profª Drª Anete Abramowicz, da Profª Drª Rosa Maria Moraes de Anunciato de Oliveira e Prof. Dr. Ademar da Silva, lotados naquele Departamento, para comporem a comissão que realizará a Avaliação Especial de Desempenho da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, também pertencente ao Departamento de Metodologia de Ensino. (ATO CECH nº 074/2008). 2.5.103 – Processo 23112.001269/2006-71, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre – DME, Professor Adjunto, de 13/09/2005 à 12/09/2008. 2.5.104 – OF DME nº 128/08 de 10 de junho de 2008 – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali para participar do Congresso promovido pela European Educational Research Association a ser realizado em Gothenburg na Suécia, no período de 5 a 14 de setembro de 2008. 2.5.105 – Processo 23112.000164/2006-47 – OF DCI s/nº de 08 de julho de 2008 – Wânia do Carmo Cassin Passarini encaminha solicitação de renovação de afastamento parcial 20 hs (8 – 12 hs), no período de 04/08 a 15/12/2008, para dar continuidade ao curso de graduação em Fisioterapia na UNICEP. 2.5.106 – Ficha de Caracterização de Disciplina do Departamento de Sociologia para o 2º período de 2008: Sociologia das Relações Raciais. 2.5.107 – Processo 23112.003053/2006-05, referente ao Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas – DL, Professor Adjunto, de 01/09/2006 à 31/08/2009. 2.5.108 – OF PPGEEs 085/2008 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 1º período letivo de 2008: EES-101 – Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica, EES-102 – Educação Especial no Brasil, EES-105 – Educação Especial no Contexto da Educação Brasileira, EES-150 – Seminários em Educação Especial I (Turmas A e B), EES-152 – Estudos Avançados I, EES-267.7 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Inclusão, EES-267.8 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Dificuldades de Aprendizagem, EES-503.1 – Tópicos em Educação Especial 3: A Entrevista na Pesquisa em Educação Especial, EES-512 – Programa de Estágio Supervisionado em Educação Especial I (PESCD), EES-513 – Programa de Estágio Supervisionado em Educação Especial II (PESCD), EES-603 – Programação de Ensino e Treinamento, EES-609 – Instrução Programada e EAD em Educação Especial: Tutoria Virtual Passo a Passo. 2.5.109 – OF nº 066/08 – DPSi – Solicitação para abertura para Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para 01 (uma) vaga, destinado à contratação de Professor Substituto – TP 40 horas semanais, de Primeiro e Segundo Graus para o Departamento de Psicologia, na Área de Educação Especial, Disciplina: Deficiência Auditiva. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Maria Amélia Almeida (UFSCar) – Presidente e Profª Drª Fátima Elizabeth Denari (UFSCar). (ATO CECH nº 075/2008). Membro Suplente: Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa (UFSCar). (ATO CECH nº 076/2008). 2.5.110 – OF 069/08 – DPSi – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza para participar do EABA (European Association for Behavior Analysis) IV CONFERENCE em Madrid – Espanha, no período de 08 a 25 de setembro de 2008. 2.5.111 – OF DME 129/08 - Solicitação para abertura para Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para 01 (uma) vaga, destinado à contratação de Professor Substituto – TP 40 horas semanais, para o Departamento de Metodologia de Ensino, na Área de Pedagogia. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Anete Abramowicz – Presidente, Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre e Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (ATO CECH nº 077/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Cláudia Raimundo Reyes e Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. (ATO CECH nº 078/2008). 2.5.112 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Departamento de Educação para o 1º período letivo de 2009: 17.122-0 – Trabalho e Educação, 17.123-9 – Dinâmica de Grupo nos Processos Educativos. 2.5.113 – OF 007/2008 – DS – Encaminha solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Gloria Bonelli para participar da 5ª Conferencia Intermediária do Grupo de Pesquisa em Sociologia das Profissões da Associação Internacional de Sociologia, organizado pela International Sociological Association (ISA) no Oslo University College – Noruega, no período de 05 a 15 de setembro de 2008. 2.5.114 – Processo 23112.000092/2007-76, referente ao Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Drª Luciana Nogueira Fiorini – DPSi, Professor Adjunto. 2.5.115 – Processo 23112.001581/2004-49, encaminha relatório de afastamento integral e a solicitação para renovação do afastamento integral para o período de 04/02 a 30/08/2008, para dar continuidade no doutorado na Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ da Profª Luciana de Souza Gracioso, do Departamento de Ciência da Informação. 2.5.116 – Processo 23112.002679/2005-91, encaminha relatório de afastamento integral e a solicitação para renovação do afastamento integral para o período de 01/07 a 31/12/2008, para dar continuidade no doutorado na Universidade Estadual Paulista, Marília - SP, da Profª Luzia Sigoli Fernandes Costa, do Departamento de Ciência da Informação. 2.5.117 – Processo 23112.001401/2006-00, referente à Avaliação Especial de Desempenho para efeito de estabilidade do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade – DCSo, Professor Adjunto, de 13/09/2005 à 12/09/2008. 2.6 – Inclusão de Pauta. 2.6.1 – Fichas de Caracterização. Foram aprovadas as seguintes Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-graduação em Psicologia, para o 2º período letivo de 2008: PPG-Psi 57-1 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Avaliação e promoção de habilidades sociais. PPG-Psi 57-2 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia: Pesquisa qualitativa em Psicologia. Foram aprovadas as seguintes Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Para o 1º período letivo de 2008: PPG-Psi 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia – Turma A. PPG-Psi 054 – Monitoria no Ensino de Psicologia – Turma B. Para o 2º período letivo de 2008: PPG-Psi 03 – Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição – Turma A. PPG-Psi 04 – Análise e Programação de Condições de Ensino – Turma A. PPG-Psi 06 – Análise de Habilidades Sociais nas Relações Interpessoais – Turma A. PPG-Psi 10 – Comportamento Verbal – Turma A. 2.6.2 – Comunicação do ConsUni. O Prof. Dr. Valdemir Miotello, fez a leitura do OF. SOC/ConsUni nº 120 de 28 de julho de 2008: “O Conselho Universitário deliberou em sua 166ª reunião ordinária, aprovar um cronograma para a implantação no novo Estatuto da UFSCar. Em cumprimento a tal deliberação, solicito que V. Sª tome as providências necessárias para que sejam eleitos os representantes do corpo de pós-graduação, para compor o novo Conselho de Centro,conforme Art. 34º do novo estatuto: “Art. 34º. O Conselho de Centro (CoC), órgão deliberativo do Centro para os assuntos de administração, ensino, pesquisa e extensão, será integrado pelos seguintes membros: .I – Diretor de Centro, como seu presidente; II – Vice-Diretor de Centro, como seu vice-presidente, III – todos os chefes de departamento do Centro, IV – todos os coordenadores dos cursos de graduação vinculados ao Centro; V – todos os coordenadores dos cursos de pós-graduação vinculados ao Centro; VI – por representantes do corpo discente de pós-graduação, eleitos por seus pares; VII – por representantes do corpo discente de graduação, eleitos por seus pares; VIII – por representantes do corso técnico-administrativo, eleitos por seus pares. De acordo com o § 1º - O mandato dos membros a que referem-se o inciso VI e VII deste artigo terá a duração de um ano e a dos membros a que se refere o inciso VIII terá a duração de dois anos. § 2º - O número de representantes mencionados nos incisos VI, VII e VIII serão iguais e estabelecidos pelo próprio Conselho de modo que, observada a legislação vigente, correspondam a, em conjunto, até 30% do número total de membros do CoC. Uma vez eleitos os representantes, solicitamos a breve instalação do Conselho de Centro a fim de que sejam indicados, até o dia 28/08/2008, os seguintes representantes que deverão compor o Conselho Universitário e os diferentes Conselhos específicos, conforme previstos nos Artigos 14º, 16º, 18º, 20º, 22º e 24º do novo estatuto: - um representante para o Conselho Universitário, - um representante para o Conselho de Graduação (não podendo ser coordenador de Curso de Graduação), - um representante para o Conselho de Pós-Graduação (não podendo ser coordenador de Curso de Pós-Graduação), - um representante para o Conselho de Pesquisa, - um representante para o Conselho de Extensão,

um representante para o Conselho de Administração .......”. Após a leitura, ficou aprovado que a Diretoria de Centro, entrará em contato com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Associação dos Pós-Graduandos (APG), para que as duas entidades indiquem até o dia 21 de agosto, 3 representantes cada um. Com relação aos técnicos-administrativos, o servidor Antonio Carlos Ciarlo, ficou encarregado de entrar em contato com a categoria e indicar os futuros representantes. Com relação aos docentes, foi solicitado às Chefias dos Departamentos deste Centro, que indique os nomes dos docentes candidatos a participarem dos Conselhos acima citados, também até o dia 20 de agosto. No dia 27 desse mês, em Reunião Extraordinária do CID, os nomes dos representantes serão definidos”. 2.6.3 – Ocupação do prédio da UENAPES. Diante do comunicado do Prof. Valter Roberto Silvério, exposto no item 1.2.1 acima, o Prof. Miotello pôs em discussão a ocupação do espaço do UENAPES por algum órgão do CECH, lembrando que já fora instituída uma Comissão de Espaço Físico com representantes dos departamentos para tratar dessa questão em caráter consultivo. Durante a discussão, o Prof. Celso Luiz Aparecido Conti (DEd) afirmou que não poderia decidir a respeito sem consultar seu colegiado, uma vez que seu Deptº está há muito tempo carente de novos espaços e que terá importante participação no REUNI. A Prof. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (DCI) afirmou que o DCI não recebeu na última distribuição de espaço físico nenhum metro quadrado e que a criação do Departamento de Sociologia não poderia passar à frente das demandas já reconhecidas pela Comissão de Espaço Físico do CECH. Outras manifestações nesse sentido foram feitas por outros professores. Diante disso, o Prof. Valter Roberto Silvério esclareceu que a ocupação desse espaço pelo novo Departamento de Sociologia se daria de forma imediata, sem nenhuma reforma prévia, mas que gostaria de contar com apoio do CECH para algumas despesas emergenciais para dar condições mínimas de ocupação. Lembrou-se ainda que, se concedida tal ocupação, haveria no CECH algo como um “efeito dominó”, que resultaria na realocação de outras salas no âmbito do edifício central do CECH e do Departamento de Ciências Sociais. Vários Chefes de Departamento se manifestaram no sentido de que, se a ocupação desse novo espaço fosse feita pelo novo DS, isso não significava que abriam mão de seus interesses imediatos por mais espaço físico nem que deixavam de se interessar por disputar os espaços abertos na seqüência dessa mudança e, por fim, que essa decisão deveria ficar a cargo da Comissão de Espaço Físico constituída pelo CID-CECH. Assim, foi proposto pelo Prof. Miotello a votação da cessão do prédio da UENAPES ao Departamento de Sociologia, para ocupação imediata sem reformas, cujo resultado foi à aprovação unânime dos membros presentes. 2.6.4 – Equipamento e Material Permanente. Com a ocupação das novas salas (mencionadas no item 1.2.2. acima), a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) está solicitando a aquisição de uma mesa de reunião retangular e 80 cadeiras tipo secretária, para mobiliar uma sala de reuniões, para uso coletivo aos departamentos deste Centro, sendo que o Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, Coordenador do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, fez uma doação de uma Televisão de 29” e um Projetor de Multimídia (data show), adquiridos através do Projeto São Paulo, também para ser colocado nesta sala. A compra da mesa e das cadeiras totalizará o montante de R$ 5.620,00 e será debitado da verba de Equipamento e Material Permanente deste Centro, que recebeu recentemente a quantia de R$ 11.968,00 (onze mil, novecentos e sessenta e oito reais). Foi proposto pelo Prof. Dr. Valdemir Miotello que o restante da verba fosse empregado: 1) na compra de um micro-computador para a sala de projeções, localizada no AT2; e 2) nas despesas emergenciais com a transferência do Departamento de Sociologia para o antigo prédio da UENAPES, tal como sugerido pelo Prof. Piero de Camargo Leiner (PPGAS). Colocado em discussão, foi aprovado por unanimidade. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto __________________________

 

Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas _____________________________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti __________________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni _______________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha ____________________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ______________________________

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério ______________________________________

 

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho __________________________________

 

Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo ___________________________

 

Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori ________________________________

 

Profª Drª Maria Cecília Luiz _________________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza __________________________________

 

Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes _________________________________

 

Prof. Dr. Igor José de Renó Machado _________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner ___________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Deisy das Graças de Souza _________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli _____________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________