Ata 417 - 20/05/2008

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo dia do mês de maio do ano de dois mil e oito, às oito horas e trinta minutos, na sala de Defesa Anísio Teixeira do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Quatrocentésima Décima Sexta Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Presidente), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. Ademar da Silva (Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Vera Regina Casari Boccato (Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Maria Cecília Luiz (Vice-Coordenadora do Curso Pedagogia), Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo). EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – Tanto o piso da entrada do prédio como das salas em geral, estão ficando riscados e sem brilho, e para que as funcionárias possam encerar, há necessidade do envio de um ofício, para a aquisição e manutenção da cera. Colocado em discussão, ficou acertado que o Prof. Valdemir Miotello, entrará em contato com a firma para que um produto similar possa ser usado para a recuperação do piso. 1.1.2 – Na sexta-feira próxima passada, dia 16 de maio, houve uma reunião no Anfiteatro Bento Prado, considerando as providências a serem tomadas para a implantação do Programa REUNI no âmbito da UFSCar, onde participaram os diretores de centro, os coordenadores dos cursos de graduação que propuseram ampliação do número de vagas a serem ofertadas a partir de 2009 e, pelo menos, um representante de cada comissão encarregada da elaboração dos projetos pedagógicos dos novos cursos vinculados ao CECH: Bacharelado em Lingüística, Educação Inclusiva, Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Direito, sendo muito enfatizada a necessidade da participação de todos os professores envolvidos nos referidos projetos, tendo em vista o grande conjunto de tarefas a serem realizadas para que possam garantir as melhores condições de oferta dos novos cursos/vagas. Será xerocada a planilha que foi distribuída na reunião e enviada a cada departamento, com o retrato da expansão. Como os cursos serão oferecidos em 2009, há necessidade de preparar os concursos, os editais e as discussões nos departamentos para janeiro e fevereiro de 2009. Expansão de vagas docentes para cursos já existentes: Departamento de Ciências Sociais: 07 docentes, para 2009 – 2, Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências 01 docente, para 2009 – 1, Departamento de Artes e Comunicação 01 docente, para 2009 – 1, Departamento de Letras 01 docente, para 2009 – 1, Departamento de Ciência da Informação 01 docente, para 2009 – 1. Expansão das vagas docentes para os novos cursos – Licenciatura em Pedagogia 12 docentes, 4 docentes para 2009, Bacharelado em Lingüística 06 docentes, 3 docentes para 2009, Licenciatura em Educação Inclusiva 09 docentes, 3 docentes para 2009. Há necessidade de muita atenção no oferecimento das disciplinas, para que não se perca nenhuma oportunidade de aumento de vaga, sendo que qualquer negociação, há necessidade do Acordo da Diretoria do CECH. 1.1.3 – Com relação às verbas, o Prof. Arthur gostaria de saber dos repasses financeiros, o Prof. Miotello esclarece que há escassez dos recursos para aquisição de equipamentos. Com relação à edificações, numa primeira etapa haverá uma construção para atender os laboratórios básicos dos cursos de Lingüística, Pedagogia e expansão de vagas dos cursos deste Centro, próximo ao conjunto de salas de aula – AT2. Com relação ao curso de Educação Inclusiva, ficará ao redor do edifício que foi reformado para o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. O Prof. Miotello esclarece ainda, que qualquer alteração dos novos projetos, alteração do número de vagas a serem oferecidas, alteração do nome dos cursos, deverão ser solicitados até o dia 30 de maio próximo. 1.1.4 – Com relação ao quadro de pessoal do Programa REUNI, os cargos técnicos administrativos nível intermediário para o ano de 2009 teremos um aumento de 16 funcionários: 4 Assistentes em Administração, 5 Técnicos de Laboratórios, 1 Técnico em Eletrônica, 1 Técnico de Segurança do Trabalho e 5 Técnicos em Informática. Com relação aos cargos técnicos administrativos nível superior, terá um aumento de 14 funcionários: 2 Analistas de Informática, 2 Biólogos, 3 Engenheiros de Área, 1 Físico, 1 Médico, 1 Médico do Trabalho, 2 Pedagogos, 2 Químicos. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial informa sua mudança para o antigo prédio das Ciências Sociais que foi reformado. A Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) irá ocupar as salas que ficarão disponíveis. O Arquivo Ana Lagoa mudará para junto da UEIM, onde o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, ocupará a antiga sala da Ana Lagoa. O Prof. Jacob Carlos Lima ocupará provisoriamente uma sala no andar superior, hoje repleta de material que será retirado pela UEIM. Esclareceu ainda que recebeu vários equipamentos da FAPESP há algum tempo, por isso a necessidade urgente de conseguir um espaço físico. Comunicou também que o Prof. Dr. Valter Silvério foi designado pela Portaria GR nº 925/08, como Chefe “pró-tempore” do Departamento de Sociologia. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação de Ata. Ficou para a próxima reunião. 2.2 – Aprovação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos novos cursos: Educação Inclusiva, Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Lingüística. Foi lido o parecer sobre o Projeto Político Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Inclusiva elaborado pela Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori, onde foram sugeridas algumas alterações. A Comissão designada pela elaboração do referido Projeto, Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, Profª Drª Fátima Elisabeth Denari, Profª Drª Maria Amélia Almeida e Profª Drª Maria da Piedade Resende da Costa, informou que o Curso de Licenciatura previamente denominado “Educação Inclusiva” teve sua denominação alterada para “Educação Especial” por julgarem ser o termo mais representativo de acordo com a história da área. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Foi lido o parecer sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Lingüística, elaborado pela Profª Drª Alice Helena de Campos Pierson, pelo Prof. Dr. Ademar da Silva onde foram sugeridas algumas alterações. Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Foi lido o parecer sobre o Projeto Político Pedagógico de Curso de Licenciatura em Pedagogia, elaborado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, pelo Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, onde foram sugeridas algumas alterações, o Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti esclareceu vários pontos. Colocado em votação, foram 8 votos favoráveis, 2 contrários e 1 abstenção, onde o Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose fez a seguinte declaração de voto: esta nova estrutura do Curso de Licenciatura em Pedagogia, é contrária do Estatuto da UFSCar, ferindo o estatuto onde as disciplinas devem ser oferecidas pelo seu departamento de origem. 2.3 – Construção do “Projeto CECH” para discussão com os candidatos à Reitoria. Foi solicitada a retirada deste item da pauta, sugerindo que fossem convocados numa próxima reunião todos os docentes do CECH, para a construção deste projeto. 2.4 – Apreciação de Ad-Referendum. Em conseqüência da Criação do Departamento de Sociologia, foi solicitado pelo Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, que o item 2.4.14 fosse retirado da homologação do ad-referendum, pois já estão sendo elaboradas as Fichas de Caracterização do referido Departamento: 2.4.14. Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Ciências Sociais, para o 2º período letivo de 2008: 16.100-4 – Introdução à Sociologia Geral, 16.101-2 – Sociologia Geral, 16.104-7 – Sociologia das Profissões, 16.116-0 – Antropologia da Saúde, 16.135-7 – Movimentos Sociais,16.144-6 – Pesquisa Quantitativa em Ciências Sociais, 16.306-6 – Políticas Públicas, 16.317-1 – Introdução à Política, 16.405-4 – Economia da Empresa, 16.410-0 – Administração de Empresas 1, 16.529-8 – Organização Social e Parentesco, 16.530-1 – Leituras Dirigidas em Teoria Antropológica. Aprovado. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.4.1 – OF nº 036/08 – DPSi de 08/05/08 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Georgina Carolina Faneco Maniakas, para participar do XXIX International Congress Psychology a ser realizado em Berlim – Alemanha, no período de 19 a 27 de julho de 2008. 2.4.2 – OF nº 037/08 – DPSi de 08/05/08 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, para participar do XXIX International Congress Psychology a ser realizado em Berlim – Alemanha, no período de 15 a 30 de julho de 2008. 2.4.3. OF nº 038/08 – DPSi de 08/05/08 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para participar do XXIX International Congress Psychology a ser realizado em Berlim – Alemanha, no período de 15 a 30 de julho de 2008. 2.4.4. OF nº 039/08 – DPSi de 08/05/08 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Georgina Carolina Faneco Maniakas, para participar do 2nd International Conference on Psychology a ser realizado em Atenas – Grécia, no período de 13 a 28 de julho de 2008. 2.4.5. Processo nº 23112.000653/2004-50 – OF nº 040/08 – DPSi de 08/05/08 – Encaminha Relatório de Atividades realizadas pela Profª Marília Gonçalves dentro do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas para a Capacitação de Docente – Nível de Doutor. 2.4.6. OF DCI nº 028/08 – Informa a banca examinadora para o Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Assistente Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DCI, na área de Representação Descritiva. Membros Titulares: Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis – Presidente – DPSi/UFSCar, Prof. Dr. José Fernando Modesto da Silva – ECA/USP, Profª Drª Mariângela Pisoni Zanaga – PUC/Campinas. (ATO CECH nº 037/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Marilde Terezinha Prado Santos – DC/UFSCar, Prof. Dr. Sidney Barbosa – UNESP/Araraquara. (ATO CECH nº 038/2008). 2.4.7. OF DME nº 044/2008 – Abertura de Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DME, na área de Ensino de Ciências e Biologia; Sub-Áreas: Metodologia de Ensino de Ciências, Metodologia de Ensino de Biologia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia, Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão – UFSCar – Presidente, Profª Drª Denise de Freitas – UFSCar, Profª Drª Sandra Scovedo Selles – Universidade Federal Fluminense, Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho – UNESP – Rio Claro e Profª Drª Graça Ciccilini – Universidade Federal de Uberlândia. (ATO CECH nº 039/2008). Membros Suplentes: Profª Drª Maria do Carmo de Sousa – UFSCar, Profª Drª Dalva Bonotto – UNESP – Rio Claro. (ATO CECH nº 040/2008). 2.4.8. Processo 23112.001056/2008-37 – OF. DFMC nº 032/08 – Encaminha para homologação o Relatório Final e a classificação dos candidatos aprovados no Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DFMC, na área de Filosofia, Subárea de Estética. Foram classificados os seguintes candidatos: 1º) Luis Fernandes dos Santos Nascimento, 2º) Lucianno Ferreira Gatti, 3º) Cristiano Perius. 2.4.9. OF. DL nº 040/2008 – Informa que não houve candidato aprovado no concurso público para Professor Adjunto na Área: Língua Espanhola e suas Literaturas, Subárea: Língua Espanhola (Processo 0845/2008-16) – realizado no último dia 06 de maio de 2008 – do Departamento de Letras. Para tanto, solicita o acréscimo de uma vaga no edital do concurso público para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Espanhola e suas Literaturas; Sub-área: Língua Espanhola; Classe Assistente, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva, encaminhado em 05 de maio de 2008 (OF. DL 37/2008), dessa forma, totalizando duas vagas. 2.4.10. OF nº 042/08 – DPSi – Encaminha resultado da Comissão de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Psicologia obtido junto à Universidade Del Valle (Univalle) – Bolívia, da pleiteante Laura Maria Aragão Leite. A Comissão foi composta pela Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Presidente), Profª Drª Ana Lucia Cortegoso e Prof. Dr. João dos Santos Carmo. (Parecer nº 007/2008). 2.4.11. OF nº 043/08 – DPSi – Encaminha resultado da Comissão de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Psicologia obtido junto à Universidade Católica Nossa Senhora de Asuncion – Paraguai, da pleiteante Michele Dutra Bronzatti. A Comissão foi composta pela Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Presidente), Profª Drª Ana Lucia Cortegoso e Prof. Dr. João dos Santos Carmo. (Parecer nº 017/2008). 2.4.12. OF nº 044/08 – DPSi – Encaminha resultado da Comissão de Revalidação de Diploma de Graduação do Curso de Psicologia obtido junto à Universidade Católica Nossa Senhora de Asuncion – Paraguai , do pleiteante Samuel Cabanha. A Comissão foi composta pela Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni (Presidente), Profª Drª Ana Lucia Cortegoso e Prof. Dr. João dos Santos Carmo. (Parecer nº 016/2008). 2.4.13. Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, para o 1º período letivo de 2006: PPG-EES – 603 – Programação de Ensino e Treinamento. Para o 1º período letivo de 2007: PPG-EES – 501.9 – Tópicos em Educação Especial 1: Análise de Regressão: Identificando Variáveis Moderadoras e Mediadoras. 2.4.15. Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Psicologia, para o 2º período letivo de 2008: 20.004-2 – Linguagem e Pensamento, 20.005-0 – Análise Psicológica do Controle Social, 20.006-9 – Adolescência e Problemas Psicossociais, 20.027-1 – Desenvolvimento Humano 3, 20.058-1 – Desenvolvimento e Avaliação de Programas de Ensino, 20.061-1 – Fundamentos de Educação Especial, 20.063-8 – Informática na Educação Infantil, 20.064-6 – Temas em Psicopatologia, 20.065-4 – Treinamento em Recursos Humanos, 20.069-7 – Tópicos em Educação Especial, 20.070-0 – Introdução à Psicometria, 20.072-7 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 1, 20.073-5 – Tópicos Especiais em Saúde 2, 20.076-0 – Tópicos Especiais em Educação 1, 20.079-4 – Percepção e Psicofísica, 20.080-8 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 3, 20.082-4 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 4, 20.083-2 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 5, 20.086-7 – Temas de Desenvolvimento Criativo, Moral e Vocacional, 20.088-3 – Tópicos Especiais em Psicologia Social 1, 20.105-7 – Tópicos Especiais de Psicologia Educacional 1, 20.119-7 – Fundamentos de Psicanálise 1. Para o 1º período letivo de 2009: Intervenção Psicológica a Vítimas de Violência. 2.4.16. Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação Departamento de Metodologia de Ensino, para o 2º período letivo de 2008: 19.144-2 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Física 2. 2.4.17. Processo 23112.002904/2006-00, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade do Prof Dr. Douglas Aparecido de Campos – DME – Professor Adjunto, de 16/08/06 à 15/08/09. 2.4.18. Processo 23112.000845/2008-16 – OF DL nº 039/2008 – Encaminha para homologação o Relatório Final do Concurso Público de Provas e Títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto Nível I, Dedicação Exclusiva, para o DL, na Área: Letras, Subárea: Língua Espanhola. Não houve candidatos aprovados. 2.4.19. OF. DL nº 043/2008 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins, no período de 22/08 a 07/09/2008, para participar no “15º Congresso Internacional de Lingüística Aplicada (15th World Congress of Applied Linguistics – AILA – 2008)”, na Universidade de Essen, Alemanha. 2.4.20. OF DEd nº 026/2008 – Informa a banca examinadora para o Concurso Público de provas e títulos para uma vaga docente para Professor Adjunto, Nível I, Dedicação Exclusiva, para o Departamento de Educação, na área de Educação e Sub-Área: Fundamentos da Educação. A Comissão Julgadora será composta pelos seguintes Membros Titulares: Profª Drª Marisa Bittar – UFSCar – Presidente, Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini – UFSCar – Vice-Presidente, Prof. Dr. César Aparecido Nunes – UNICAMP, Prof. Dr. Luiz Carlos Santana – UNESP – Rio Claro, Profª Drª Vera Tereza Valdemarin – UNESP – Araraquara. (ATO CECH nº 041/2008). Membros Suplentes: Prof. Dr. Newton Ramos de Oliveira – UNESP – Araraquara, Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto – UFSCar. (ATO CECH nº 042/2008). 2.4.21. Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação Departamento de Metodologia de Ensino, para o 2º período letivo de 2008: 19.219-8 – Prática e Pesquisa em Ciências Biológicas II, 19.230-9 – Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas IV, 19.249-0 – Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas V. 2.4.22. Fichas de Oferta das Disciplinas a serem oferecidas na Segunda Etapa do Curso de Pedagogia da Terra, no 2º período de2008: História da Educação Rural no Brasil, Sociologia da Educação, Pesquisa Educacional: Métodos e Técnicas, Psicologia da Educação, Fundamentos de Filosofia, Espanhol I, Comunicação e Expressão, Agricultura e Meio Ambiente. 2.4.23. Processo 23112.002903/2006-52, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Maria do armo de Souza – DME – Professor Adjunto, de 17/08/06 à 16/08/09. 2.4.24. Processo 23112.001025/2008-90 – OF DME nº 066/2008 de 16/05/2008. Encaminha homologação do Relatório da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de Professor Assistente – Dedicação Exclusiva, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Espanhol) do Departamento de Metodologia de Ensino. Foram aprovadas as seguintes candidatas: 1º lugar: Isadora Valencise Gregolin, 2º lugar: Carla Mayumi Meneghini; 3º lugar: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro; 4º lugar: Rozana Aparecida Lopes Messias e 5º lugar: Selma Marques da Silva. 2.4.25. Processo 23112.002901/2006-48, referente ao Relatório de Avaliação de Desempenho nº 3 em estágio probatório e estabilidade da Profª Drª Camila Domeniconi – DPSi – Professor Adjunto, de 29/08/06 à 28/08/09. 2.5 – Inclusão de Pauta. 2.5.1 – Fichas de Caracterização. Foram aprovadas as seguintes Fichas de Caracterização dos Departamentos: Educação, com validade para o 1º período letivo de 2008: 17.054-2 – Educação e Sociedade, 17.101-8 – Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Filosofia e Metodologia das Ciências: com validade para o 2º período letivo de 2008: 18.069-6 – Ética e Filosofia Política 2, 18.091-2 – Ensino Temático de Filosofia 1. Metodologia de Ensino, com validade para o 2º período letivo de 2008: 19.261-9 – Pesquisa em Educação (Ciências Biológicas), 19.263-5 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Ciências II, 19.264-3 – Estágio Supervisionado em Ciências II, 19.265-1 – Estágio Curricular Supervisionado 4: Ensino Médio. Psicologia, com validade para o 2º período letivo de 2008: 20.078-6 – Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 2. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto __________________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti __________________________________

 

Prof. Dr. Ademar da Silva __________________________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva ______________________________

 

Profª Drª Vera Regina Casari Boccato _________________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

 

Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori ________________________________

 

Profª Drª Maria Cecília Luiz _________________________________________

 

Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes _________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza _________________________

 

Prof. Dr. Jacob Carlos Lima _________________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________