Ata 415 - 10/03/2008

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Ao décimo segundo dia do mês de março do ano de dois mil e oito, às oito horas e trinta minutos, na sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Quatrocentésima Décima Quinta Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Presidente), Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Vice-Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Alice Helena Campos Pierson (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr José Eduardo Marques Baioni (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Profª Drª Vera Alves Cepeda (Representando a Chefia do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Curso Psicologia), Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som); Profª Drª Deisy das Graças de Souza (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia) e Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – A UFSCar iniciou no dia sete de março próximo passado, curso de especialização em Gestão Escolar para 400 diretores de escolas municipais, com cerimônia de abertura seguida de aula inaugural no Teatro Florestan Fernandes. O curso faz parte do programa “Escola de Gestores da Educação Básica”, do Ministério de Educação (MEC). A UFSCar será a instituição responsável por oferecer o curso em todo o Estado de São Paulo a 400 gestores de escolas municipais de Educação Básica. O curso caracteriza-se como atividade de extensão universitária, na modalidade de Educação a Distância, e seu objetivo é formar os gestores escolares na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. As atividades serão realizadas em 10 pólos de apoio no estado, com 40 alunos em cada pólo. 1.1.2 – Também no dia sete de março foi inaugurado as instalações do Núcleo de Formação de Professores, localizado na área Norte. O Núcleo de Formação de Professores, cujo projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em março de 2003, será um espaço privilegiado para o exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como a interdisciplinaridade. O núcleo atuará na formação inicial e continuada de professores, bem como na análise, produção e aplicação de materiais didáticos. Uma comissão provisória, presidida pelo Pró-Reitor de Graduação – Prof. Dr. Roberto Tomasi, foi instituída no início deste ano para planejar as atividades do Núcleo e, em um prazo de até seis meses, entregar ao Conselho Universitário uma proposta de Regimento Geral. 1.1.3 – Convida a todos, a participarem do evento a ser realizado na data de hoje, às quatorze horas e trinta minutos, no anfiteatro Bento Prado Júnior para apresentação de novos instrumentos de gestão que certamente facilitarão a realização das atividades administrativas e acadêmicas desta Universidade. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula informou que foi realizada no Departamento de Letras, uma reunião onde se discutiu a distribuição das salas de aula, onde persiste o problema com os alunos dos cursos noturnos. Explicou que farão um ofício para a Pró-Reitoria de Graduação, para que o problema seja estudado, convidando o Prof. Dr. Roberto Tomasi juntamente com representantes dos cursos de Licenciatura noturnos para que possam solucionar o problema. A Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, esclareceu que no início do período letivo, teve inúmeros problemas com salas de aulas sem TV, vídeo cassete ou DVD, sendo que ela mesma teve que providenciar as trocas das aulas para as salas com os equipamentos. 1.2.2 – O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, representante dos departamentos no CONSUNI, explicou que está havendo uma discussão sobre a implantação do novo Estatuto da UFSCar, propondo a recomposição do calendário dos colegiados para o final de agosto, e que os mandatos dos representantes de classe serão prorrogados até lá. 1.2.3 – A Profª Drª Maria Amélia Almeida comunicou que o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial está com a mudança programada para o antigo prédio do Departamento de Ciências Sociais que foi reformado. 1.2.4 – A Profª Drª Alice Helena Campos Pierson ressaltou a importância de ter uma representatividade maior no Núcleo de Formação de Professores, onde os trabalhos estão sendo iniciados, com as propostas abrangendo todas as licenciaturas. 1.2.5 – A Profª Drª Sandra Regina Butros Gattolin de Paula do Departamento de Letras informou que tanto ela, como vários docentes do seu departamento têm muito interesse em participarem do Núcleo de Formação de Professores. 1.2.6 – A Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffman informou que houve a primeira reunião do novo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, com professores de diferentes formações, e que no início de abril terão uma conferência com um professor dos Estados Unidos da América, onde certamente será um marco para este projeto multidisciplinar. 1.2.7 – O Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto informou que o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som teve suas atividades iniciadas no dia 11 de março p.p. e que também no início de abril haverá uma conferência do Prof. Dr. João Luiz Vieira (UFF) marcando abertura dos trabalhos. 1.2.8 – A Profª Drª Deisy das Graças de Souza informou que está terminando as reformas da secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, sendo que a abertura dos trabalhos será marcada oportunamente. 1.2.9 – A Profª Drª Vera Alves Cepeda, presentando a chefia do Departamento de Ciências Sociais, informou que o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política também está em fase de instalação. 1.2.10 – A Profª Drª Maria da Glória Bonelli informou que na data de hoje, está havendo a recepção dos calouros no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com aula inaugural para abril. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação de Ata. Foi aprovada por unanimidade a ata da 414ª Reunião do Conselho Interdepartamental do CECH. 2.2 – Comissões para abertura de novos cursos. Foi esclarecida a importância da implantação das Comissões para implantação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos novos cursos do REUNI (Licenciatura Plena: Pedagogia e Educação Inclusiva, Bacharelado em Lingüística e para o ano de 2001, Bacharelado em Direito). Para tanto, solicita que sejam enviados os nomes para comporem as referidas Comissões, para a elaboração dos Atos, pois os projetos terão que estar prontos no final de junho próximo. Para subsidiar as comissões, a equipe pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) está elaborando material com a documentação necessária para a construção dos projetos. 2.3 – Comissão de Espaço Físico. Foi solicitada à Prefeitura Universitária, junto ao Escritório de Desenvolvimento Físico, a planta baixa dos prédios do CECH para serem analisadas para a próxima reunião que acontecerá quarta-feira, dia dezenove de março às dezesseis horas e trinta minutos, lembrando a todos para enviarem o nome para compor a comissão de espaço físico do CECH. 2.4 – Distribuição dos Recursos RTN. Foi esclarecido pela Chefe da Secretaria de Apoio e Finanças – Edimara Cardoso de Ungaro, que foi recebido 70% da verba anual, e a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) orienta que este montante seja gasto até julho, ou o mais rápido possível para não haver problemas, pois se não utilizado somente poderá ser gasto com Almoxarifado, sendo que o mesmo é muito limitado. O valor recebido pelo Centro foi R$ 121.687,50 e R$ 30.000,00 divididos R$ 5.000,00 para cada coordenação de curso de pós-graduação recém criada. Esclarecendo que a partir de hoje doze de março, o restaurante que servirá refeições no almoço e jantar para convidados autorizados pela UFSCar é o “Panela de Barro”, de segunda à sexta-feira almoço e jantar, sendo que na quarta-feira não tem jantar. 2.5 –Processo 655/2008-30 – Relatório Final e classificação da seleção de professor substituto na área de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, do Departamento de Ciência da Informação. Aprovado por unanimidade. 2.6 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.6.1 – Processo 1272/2007-77 – OF DL 082/2007 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, no período de 20 a 26/05/2007, para participar do Curso de reciclagem PROFIC/PLE para professores de Português como Língua Estrangeira dos Centros de Estudos Brasileiros da Rede de Ensino no Exterior, Lima – Peru. 2.6.2 – Processo 2337/2007-41 – OF DL 083/2007 – Encaminha relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, no período de 23 a 29/09/2007, para participar do Curso de atualização/capacitação PROFIC/PLE para professores de Português como Língua Estrangeira dos Centros de Estudos Brasileiros da Rede de Ensino no Exterior, no Centro de Estudos Brasileiros, Assunção – Paraguai. 2.6.3 – Processo 539/2006-14 – OF DL 077/2007 – Encaminha relatório de afastamento parcial do servidor Fernando Henrique Andrade Rossit, referente ao 1º semestre de 2007, para freqüentar o curso de Música da UFSCar. 2.6.4 – OF DL 078/2007 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wilton José Marques, no período de 25 a 30/03/2008, para participar do IX Congresso Internacional da BRASA (Brazilian Studies Association) em New Orleans, Estados Unidos. 2.6.5 – OF DL 079/2007 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes, no período de 02 a 11/02/2008, para realizar um curso de “Pronúncia da Língua Inglesa” da Oxford English College, em Londres, Inglaterra. 2.6.6 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o 1º semestre de 2008: CTS 001 – Ciência, Tecnologia e Sociedade; CTS 002 – Seminários de Dissertação; CTS 003 – Compreensão Pública de Ciência e Tecnologia; CTS 004 – Economia Solidária, Ciência e Tecnologia; CTS 005 – Análise e Desenvolvimento de Patentes; CTS 006 – Gestão Tecnológica e Inovação; CTS 007 – Sistemas Produto-Serviço; CTS 008 – Seminários em Análise do Discurso Imagético na Divulgação Científica. 2.6.7 – Indicação da Profª Drª Maria do Socorro Braga como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (ATO CECH nº 067/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.8 – Indicação do Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva como Coordenador do Curso de Licenciatura em Música (ATO CECH nº 068/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.9 – Indicação do Prof. Ms. Eduardo Néspoli como Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Música (ATO CECH nº 069/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.10 – Indicação da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Reali como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, pela modalidade de Educação à Distância (ATO CECH nº 070/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.11 – Indicação do Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago como Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Musical, pela modalidade de Educação à Distância (ATO CECH nº 071/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.12 – Indicação do Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna como Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ATO CECH nº 072/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.13 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Ciências Sociais, para o 1º período letivo de 2008: 16.156-0 – Indicadores Sociais. 2.6.14 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Letras: 06.350-9 – Introdução aos Estudos de Língua Espanhola 2. 2.6.15 – Indicação da Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo como Coordenadora do Curso de Imagem e Som (ATO CECH nº 073/2007), para o período de 01/01/2008 a 31/12/2009. 2.6.16 – Indicação do Prof. Dr. Leandro Rocha Saraiva como Vice-Coordenador do Curso de Imagem e Som (ATO CECH nº 074/2007), para o período de 01/01/2008 a 31/12/2009. 2.6.17 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Psicologia, para o 2º período letivo de 2008: 20.118-9 – Psicoterapia e Aconselhamento: Teorias e Técnicas 2; 20.120-0 – Psicologia Social 1: Fundamentos Históricos e Epistemológicos; 20.121-9 – Desenvolvimento Atípico e Atuação do Psicólogo no Ensino Especial; 20.122-7 – Bases Neurais de Processos Psicológicos. Para o 1º período letivo de 2009: 20.125-1 – Fundamentos de Psicopatologia; 20.126-0 – Psicologia Social 2: Perspectivas Teóricas e Metodológicas. Para o 2º período letivo de 2009: 20.129-4 – Avaliação Psicológica 1: Fundamentos para Construção de Instrumentos; 20.130-8 – Psicologia Escolar e Educacional; 20.131-6 – Psicologia Social 3: Trabalho e Organizações. Para o 1º período letivo de 2010: 20.134-0 – Avaliação Psicológica 2: Inteligência e Interesses; 20.135-9 – Fundamentos de Programação de Ensino. Para o 2º período letivo de 2010: 20.138-3 – Avaliação Psicológica 3: Personalidade. Para o 1º período letivo de 2011: 20.117-0 – Psicoterapia e Aconselhamento: Teorias e Técnicas 1. 2.6.18 – Processo 1524/2007-80 – OF. nº 206/07 – DPSi – Encaminha Relatório de Atividades realizadas durante o afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, no período de 07 a 18/07/2007, para participar do Fórum Internacional de Educação Especial (ISEF) em Lima Peru. 2.6.19 – Processo 464/2003-06 – OF. nº 207/07 – DPSi – Encaminha Atestado de Desempenho e do término do Curso de Doutorado em Educação da servidora Adriana Maria Corsi, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. 2.6.20 –OF. DME 107/07 – Indicação da Profª Drª Alice Helena Campos Pierson como Chefe e do Prof. Dr. Ademar da Silva como Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, a partir de 01 de janeiro de 2008. 2.6.21 – Processo 2679/2005-91 – OF DCI nº 54/07 – Encaminha o relatório de atividades de afastamento e a renovação do afastamento para o período de 01/01 a 30/06/2008 da Profª Luzia Sigoli Fernandes Costa, para dar continuidade no doutorado na UNESP. 2.6.22 – Processo 3051/2006-99 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes, lotada no DL, de 13/09/06 à 12/09/09. 2.6.23 – Processo 3053/2006-05 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, lotado no DL, de 01/09/06 à 31/08/09. 2.6.24 – OF PPGEEs nº 167/07 – Comunica a prorrogação do mandato da Coordenação atual do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – Coordenadora Maria Amélia Almeida, Ph D (ATO CECH nº 075/2007) e Vice-Coordenadora Profª Drª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (ATO CECH nº 076/2007), bem como os representantes docentes e discentes e respectivos suplentes, até 30 de abril de 2008. 2.6.25 – OF. DL 086/07 – Indicação do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas como Chefe e da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula como Vice-Chefe do Departamento de Letras, durante o período de 01/01/2008 a 31/12/2008. 2.6.26 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para o 2º semestre de 2007: ANT 004 – Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Antropologia Social. 2.6.27 – Processo 2979/2005-00 – OF DME 109/07 – Relatório do afastamento do país da Profª Drª Denise de Freitas, no período de 10/11/2005 a 03/01/2006, para participar da missão de trabalho do Projeto “Ciência como cultura: implicações na comunicação científica”. 2.6.28 – Processo 108/2006-86 – OF DME 110/07 – Relatório do afastamento do país da Profª Drª Denise de Freitas, no período de 09 a 19/02/2006, para participar de congressos internacionais com apresentação de trabalhos na Universidade do Minho – Braga – Portugal. 2.6.29 – OF DME 111/07 – Solicitação de afastamento da Profª Drª Denise de Freitas para participar da Missão de Trabalho na Universidade de Lisboa, em Lisboa – Portugal, no período de 25/01 a 25/02/2008. 2.6.30 – OF DEd 088/07 – Solicitação de troca de vagas entre a Profª Drª Sônia Regina Landini do DEd-UFSCar e do Prof. Dr. Nilson Fernandes Diniz, da Universidade Federal do Paraná. 2.6.31 – OF PPGE 258/2007 – Substituição pela Profª Drª Roseli Esquerdo Lopes na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (ATO CECH nº 77/2007), com a finalidade de cobrir os afastamentos das Profas. Dras. Marisa Bittar e Cármen Lúcia Brancaglion Passos, coordenadora e vice-coordenadora do PPGE, respectivamente no período de 02/01/2008 a 11/02/2008. 2.6.32 – Indicação da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly como Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Musical, pela modalidade de Educação à Distância (ATO CECH nº 078/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.33 – Avaliação de desempenho em estágio probatório e estabilidade de Nancira Marinho Ribeiro, como assistente em administração do PPGL desde 19/10/2006 à 18/10/2009. 2.6.34 – Ficha de oferta de disciplina da Pedagogia da Terra; ano 081, turma A, max. Alunos 060, min. 050; Pesquisa Educacional: INTRODUÇÃO créditos 04; História da África e Cultura Africana na Formação do Povo Brasileiro 02 créditos; Sociologia Geral 04 créditos; História da Educação I 04 créditos; Educação e Produção Cultural no Campo 04 créditos; Atualidade da Questão Agrária no Brasil 04 créditos; Psicologia Geral 04 créditos; Noções de Informática 02 créditos. 2.6.35 – Ficha de Caracterização de Disciplina Pedagogia de Terra, início de validade: 1º semestre de 2008; Sociologia Geral 04 créditos; Atualidade da Questão Agrária no Brasil 04 créditos; Pesquisa Educacional: Introdução 04 créditos; História da Educação I 04 créditos; Educação e Produção Cultural no Campo 04 créditos; Pedagogia Geral 04 créditos; Noções de Informática 02 créditos; História da África e Cultura Africana na Formação do Povo Brasileiro 02 créditos. 2.6.36 – Of. DME 002/08, referente ao processo seletivo para a contratação de professor substituto na área de Ensino de Química - regime de 40h, tendo como membros Profs. Drs. Dácio Rodney Hartwing (Presidente), Marcos Pires Leodoro, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira (ATO CECH nº 001/2008) e Prof. Dr. Ademar da Silva (Suplente). (ATO CECH nº 002/2008). 2.6.37 – Of. DME 003/08 – referente ao processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Ensino de Ciências – regime 40h, tendo como membros as Profas. Dras Ana Luiza Rocha Viera Perdigão (Presidente), Maria do Carmo de Sousa, Alice Helena Campos Pierson como membros Titulares (ATO CECH nº 003/2008) e Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre (Suplente) (ATO CECH nº 004/2008). 2.6.38 – Processo 0092/07-76 – referente à avaliação de desempenho do estágio probatório da Profª Luciana Nogueira Fioroni – DPSi - Professora Adjunto, de 04/10/06 à 03/10/09. 2.6.39 – Processo 0164/06-47 – referente ao afastamento parcial da servidora Wânia do Carmo Cassin Passarini, para cursar Fisioterapia na UNICEP. 2.6.40 – Of. CCL nº 045/2007 – referente à solicitação de afastamento do cargo da Profa. Dra. Maria Silvia C. Martins como Coordenadora do Curso de Letras e designando a Prof. Mônica Baltazar Diniz Signori como coordenadora “pró-tempore” a partir do dia 27/01/2008. (ATO CECH nº 009/2008). 2.6.41 – Processo nº 1525/07-37 – referente ao relatório de afastamento da Profa. Dra. Deyse das Graças de Souza de realização de estágio capacitação e participação do APA 115th ANNUAL CONVETION – São Francisco/ Califórnia/ EUA no período de 01/07 à 30/09/2007. 2.6.42 – OF. DL nº 003/2008 de 23/01/2008; referente ao encaminhamento da solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Maria Silvia Cintra Martins para apresentar trabalho científico na Conferência “Writing Research Across Borders”, na Universidade de Califórnia, Santa Bárbara, Estados Unidos; no período de 20/02/2008 à 25/02/2008. 2.6.43 – Of. DL nº 004/2008 de 23/01/2008 – referente à solicitação de lotação provisória no Departamento de letras do Prof. Dr. Roberto Carlos de Andrade, atualmente lotado no DLEM - Departamento de Línguas e literatura Estrangeira Modernas na UFRR. 2.6.44 – Of. DPSI nº 007/08 de 28/01/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para duas vagas, nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento - regime 40h – membros da banca: Profs. Drs. Antonio Celso de Noronha Goyos (Presidente), Débora de Hollanda Souza, Maria de Jesus dos Reis como membros titulares (ATO CECH nº 005/2008) e Profª Drª Camila Domeniconi como suplente (ATO CECH nº 006/2008). 2.6.45 – Fichas de Caracterização de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística para o 1º período letivo de 2008: LIN 026 – Metodologias da Investigação em Ciências da Linguagem; LIN 027 – Construção de Recursos Lingüísticos para Processamento de Língua Natural (PLN). 2.6.46 – Processo 1452/2007-92 – referente à avaliação de desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª. Jane Borges de Oliveira Santos – DAC - Professora Assistente, de 16/11/06 à 15/11/09. 2.6.47 – Of. DL nº 008/08 de 23/01/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Lingüística e Língua Portuguesa, regime 40h – membros da banca: Profª Drª. Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente), Profª Drª Flavia Hirata Vale e Prof. Dr. Oto Vale como membros titulares (ATO CECH nº 011/2008) e Prof. Dr. Roberto Baronas como suplente (ATO CECH nº 012/2008). 2.6.48 – Of. DL nº 009/08 de 01/02/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Língua Espanhola e suas Literaturas regime 40h – membros da banca: Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra (Presidente), Profs. Drs. Eliane Hércules Augusto Navarro e Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula como membros titulares (ATO CECH nº 007/2008) e Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori como suplente (ATO CECH nº 008/2008). 2.6.49 – Processo 1455/2007-54 – referente à avaliação de desempenho nº 2 em estágio probatório e estabilidade da Profª. Marisa da Silva Lopes – DFMC - Professora Adjunto, de 06/11/06 à 05/11/09. 2.6.50 – Of. DL nº 011/08 de 15/02/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Língua Espanhola e suas Literaturas regime 40h – membros da banca (revogando o OF DL 009/08 - troca de suplente): Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra (Presidente), Profs. Drs. Eliane Hércules Augusto Navarro e Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula como membros titulares (ATO CECH nº 007/2008) e Prof. Dr. Nelson Viana como suplente (ATO CECH nº 010/2008). 2.6.51 – OF DAC s/nº - Solicitação de afastamento da Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos, para participar do “Arts Education Conference” na New York University, nos Estados Unidos e para uma visita ao centro de musicoterapia Nordoff-Robbins, no período de 03 a 10 de março de 2008. 2.6.52 – OF DAC s/nº - Solicitação de afastamento da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, para participar do “Arts Education Conference” na New York University, nos Estados Unidos e para uma visita ao centro de musicoterapia Nordoff-Robbins, no período de 03 a 10 de março de 2008. 2.6.53 – Ofício DCI nº 08/2008 de 18/02/2008 – solicitação de abertura do processo de seleção para Professor Substituto TP 40 hs, na área de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação. 2.6.54 – Processo 498/2008-07 – OF DL nº 013/2008 de 21/02/2008 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de três Professores Substitutos do Departamento de Letras, em regime de 40 horas, que deverão ofertar disciplinas da área de Lingüística e Língua Portuguesa no 1º semestre de 2008, bem como a classificação dos candidatos aprovados na referida seleção (foram aprovados somente dois candidatos; o edital contemplava três vagas). Candidatos classificados: 1º) Marcelo Fila Pecenin; 2º) André Luiz Covre. 2.6.55 – OF DL nº 012/2008 de 21/02/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de Professor Substituto para uma vaga, na área de Lingüística e Língua Portuguesa, regime 40h, neste 1º semestre de 2008 – membros da banca: Profª Drª. Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente), Profª Drª Flavia Hirata Vale e Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas como membros titulares (ATO CECH nº 013/2008) e Prof. Dr. Oto Vale como suplente (ATO CECH nº 014/2008). 2.6.56 – Processo 486/2008-32 – OF DL nº 014/2008 de 21/02/2008 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto do Departamento de Letras, em regime de 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas no 1º semestre de 2008, bem como a classificação dos candidatos aprovados na referida seleção. Candidatas classificadas: 1º) Daniela Sayuri Kawamoto Kamashiro; 2º) Viviane Cristina Garcia de Stefani. 2.6.57 – OF DME nº 011/2008 de 25/02/2008 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino, em regime de 40 horas, na área de Química. Foi classificado o candidato Dorval dos Santos Brito. 2.6.58 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 1º período letivo de 2008: PPGIS – 004 – História das idéias estéticas e econômicas do cinema brasileiro; PPGIS – 007 – Imagem audiovisual contemporânea. 2.6.59 – OF. Coord. de Estágios nº 01/2008 - CCBCI – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e Cerâmica Porto Ferreira S.A.. 2.6.60 – Processo 478/2008-87 – OF DME nº 012/2008 de 25/02/2008 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de um Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino, em regime de 40 horas, na área de Ensino de Ciências Biológicas. Foram aprovadas as seguintes candidatas: 1º) Lugar: Graziela del Monaco; 2º) Lugar: Luciana Aparecida Palharini. 2.6.61 – OF DL nº 017/2008 - Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Purdue, Estados Unidos. 2.6.62 – Processo nº 1406/2006-75 – OF DL nº 065/2007 – Relatório final de afastamento integral da Profª Drª Soeli Maria Schreiber da Silva para realizar Pós-Doutorado na UNICAMP, no período de 01/08/2006 a 31/01/2007. 2.6.63 – Processo nº 237/2007-08 – OF DL nº 069/2007 – Relatório final de afastamento do país da Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida para participação em evento científico, no período de 30/04 a 09/05/2007. 2.6.64 – Processo nº 1426/2006-07 – OF DL nº 082/2007 – Relatório de afastamento do país da Profª Drª Tânia Pellegrini, no período de 01/10/2006 a 28/02/2007, para desenvolver a pesquisa “O realismo na ficção brasileira contemporânea”, na Universidade de Oxford, Inglaterra. 2.6.65 – Processo nº 769/2007-76 – OF DL nº 018/2008 – Relatório de afastamento do país da Profª Drª Eliane Hércules Augusto Navarro, no período de 07 a 14/05/2007, para participar em evento científico Sunshine State TESOL Convention 2007, na cidade de West Palm Beach, Flórida, Estados Unidos. 2.6.66 – Processo nº 2891/2007-61 – OF DL nº 019/2008 – Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, no período de 09 a 16/11/2007, para participar do lançamento de livro de sua autoria, na Editora Campo das Letras, em Porto, Portugal. 2.6.67 – OF DME nº 013/08 – Solicitação de afastamento da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, no período de 22/03/2008 a 05/04/2008 para participar da Conferência Anual da American Educational Research Association, a ser realizada em Manhattan, New York-USA. 2.6.68 – OF DME nº 014/08 – Solicitação de afastamento da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, no período de 24/03/2008 a 28/03/2008 para participar da Conferência Anual da American Educational Research Association, a ser realizada em New York-USA. 2.6.69 – Processo nº 519/2008-27 – OF nº 13/08 – DPsi de 27/02/2008 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para contratação de um Professor Substituto para a área de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento do Departamento de Psicologia, em regime de 40 horas. Foram classificadas as seguintes candidatas: 1º) Lugar: Giovana Zuliani; 2º) Lugar: Thais Porlan de Oliveira; 3º) Lugar: Patrícia do Socorro Magalhães Franco do Espírito Santo; 4º) Lugar: Camila Muchon de Melo; 5º) Lugar: Débora Cristina Fonseca; 6º) Lugar: Ângela Bernardo de Lorena. 2.6.70 – OF DCI nº 010/2008 de 21/02/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, regime 40 hs, neste 1º semestre de 2008 – membros da banca: Profª Drª. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Presidente), Profª Drª Ariadne Mary Chlöe Furnival e Profª Drª Vera Regina Casati Boccato como membros titulares (ATO CECH nº 015/2008) e Prof. Leandro Inocentini Lopes de Faria e Profª Drª Nádea Regina Gaspar como suplentes (ATO CECH nº 016/2008). 2.6.71 – OF DL nº 020/2008 de 04/03/2008 – referente ao encaminhamento do edital do processo seletivo simplificado de professor substituto para uma vaga, na área de Lingüística e Língua Portuguesa, regime 40h, neste 1º semestre de 2008, revogando a banca nomeada pelo OF DL 012/2008 de 21/02/2008. Membros da banca: Profª Drª. Mônica Baltazar Diniz Signori (Presidente), Profª Drª Flavia Hirata Vale e Profª Drª Marília Blundi Onofre como membros titulares (ATO CECH nº 017/2008) e Prof. Dr. Oto Vale como suplente (ATO CECH nº 018/2008). 2.6.72 – Processo nº 2888/2007-82 – OF DFMC nº 03/2008 – Relatório final e atividades de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, para participar de uma Conferência na Universidade de Wuppertal (Alemanha) e participar também Congresso Internacional Universidade de Pádua (Itália), no período de 15 a 30/01/2008. 2.6.73 – OF DL nº 022/2008 de 07/03/08 – Referente ao encaminhamento do edital do concurso público para o cargo de Professor DA Carreira de Magistério Superior, Área: Língua Espanhola e suas Literaturas; Sub-área: Língua Espanhola; Classe: adjunto, nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva. Membros Titulares da Banca: Profª Drª Neide Maia González (USP); Profª Drª Joyce Ferraz Infante (UFAL); Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra (UFSCar). (ATO CECH nº 019/2008). Membros Suplentes da Banca: Profª Drª Eva Ucy Miranda Sá Soto (UNESP-Araraquara) e Prof. Dr. Zulma Kulikoski (USP). (ATO CECH nº 020/2008). 2.7 – Inclusão de Pauta. Foram propostas e aceitas as seguintes inclusões de pauta. 2.7.1 OF nº 016/08 – DPsi – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida para participar do CEC – Conuncil of Exceptional Children e visita a Federação para Crianças com necessidades especiais com a finalidade de celebração de convênio, no período de 28/03 a 08/04/2008 em Boston – USA. Foi lido e aprovado. 2.7.2 OF nº 017/08 – DPsi – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes para participar do CEC – Conuncil of Exceptional Children, no período de 28/03 a 08/04/2008 em Boston – USA. Foi lido e aprovado. 2.7.3 Processo nº 2114/2007-04 – OF nº 018/2007 de 11/03/2008 – Encaminha relatório de atividades realizadas pela Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, durante a Licença Capacitação no período de 01/09 a 30/11/2007. Foi lido e aprovado. 2.7.4 Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o 1º período letivo de 2008: PPG-PSI 01 – Bases Biológicas do Comportamento; PPG-PSI 02 – Comportamento e Cognição; PPG-PSI 08 – Categorização, Pensamento e Linguagem; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos – Turma A; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos – Turma B; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Comportamento Social e Processos Cognitivos – Turma C ; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica – Turma A; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica – Turma B; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica – Turma C; PPG-PSI 051 – Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica – Turma D. Aprovadas. 2.7.5 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Psicologia, para o 1º período letivo de 2011: 20.143-0 – Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: Teorias e Técnicas 1. Para o 2º período letivo de 2011: 20.144-8 – Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: Teorias e Técnicas 2. Aprovadas. 2.7.6 Processo 1140/2006-83 – Solicitação de colaboração da Profª Drª Belinda Pereira da Cunha da Universidade Federal da Paraíba, para a UFSCar. Foi deliberado que o processo seja encaminhado ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para ser analisado. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto __________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti __________________________________

 

Profª Drª Alice Helena Campos Pierson _______________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr José Eduardo Marques Baioni ________________________________

 

Profª Drª Vera Alves Cepeda ________________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva ______________________________

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Profª Drª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo ___________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza __________________________________

 

Profª Drª Maria Amélia Almeida ______________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner ___________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Deisy das Graças de Souza _________________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli _____________________________________