Ata 414 - 21/11/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo primeiro dia do mês de novembro do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Quatrocentésima Décima Quarta Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som), Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. Ademar da Silva (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr José Eduardo Marques Baioni (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Alessandra Arce (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Curso Psicologia), Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo (Representando o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo) e com os seguintes convidados do Departamento de Ciências Sociais: Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, Profª Drª Marina Denise Cardoso e Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – Vagas docentes. Há proposta de criação de 2.800 cargos de docentes e 5.000 técnicos administrativos, junto ao Projeto de Expansão Institucional, modelo ANDIFES, com algumas vagas para a UFSCar. 1.1.2 – Está no Congresso projeto de lei que cria 13 mil vagas docentes para atender as necessidades do REUNI e a Universidade Aberta e 5 mil vagas para Técnicos Administrativos para o ano de 2008. 1.1.3 – REUNI. A proposta da UFSCar foi bem recebida no MEC, sem acertos a serem feitos, os departamentos envolvidos já podem trabalhar para que em julho de 2008 esteja tudo pronto para aprovação no CID-CECH dos novos cursos para encaminhamento para o vestibular de 2009. 1.1.4 – Espaço Físico do Departamento de Psicologia. Há necessidade urgente da expansão e, no momento não há local disponível. 1.1.5 – Relatórios dos novos Programas de Pós Graduação: Imagem e Som: Mestrado: 14 vagas com 38 inscrições; Sociologia: Mestrado: Até 20 vagas com 86 inscrições, Doutorado: 10 vagas com 27 inscrições; Ciência Política: Mestrado: Até 20 vagas com 69 inscrições, Doutorado: Até 10 vagas com 23 inscrições; Ciência, Tecnologia e Sociedade: Mestrado: 15 vagas com 68 inscrições e Antropologia Social: Mestrado: 20 vagas com 60 inscrições, Doutorado: 10 vagas com 20 inscrições. 1.1.6 – Curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi aprovado o convênio entre a UFSCar e o PRONERA, tendo como coordenador o Prof. Dr. José Luiz Bezerra do Departamento de Educação, curso destinado aos assentados agrários do Estado de São Paulo. Os 87 candidatos estão alojados no Clube Paulistinha, freqüentando na UFSCar cursinho pré-vestibular para concorrerem as 60 vagas oferecidas, podendo ou não ter mais turmas, dependendo da demanda e dos recursos do PRONERA. 1.1.7 – Salas de aula. Foi informado pela Reitoria que será iniciada a construção do prédio AT-7 com 3 andares, e que há recursos para aumentar o prédio AT-2. 1.1.8 – Patrimônio. Ainda não foram devolvidas as listagens dos departamentos com a relação dos bens patrimoniados. Há necessidade do término desta conferência para que as listagens possam ser enviadas ao Departamento de Patrimônio e que seja feita uma lista com todos os materiais existentes em cada sala e que seja afixada atrás de cada porta. 1.1.9 – Arquivo Morto. O Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hasyashi irá orientar alguns alunos para organização do arquivo, lembrando que não pode ser tudo descartado, tem que haver critérios do que guardar. A Unidade Especial de Informação e Memória – UEIM ficou encarregada de orientar e indicar um especialista para o início dos trabalhos. 1.1.10 – Professor Substituto. Foi encaminhado pela Secretaria Geral de Recursos Humanos, ofício com a finalidade de proceder de modo mais adequado o levantamento das necessidades mínimas dos professores substitutos para o 1º semestre de 2008. As informações acerca da distribuição das disciplinas de cada Departamento, deverão ser encaminhadas até o dia 30/11/2007 à Secretaria Geral de Recursos Humanos. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. A Profª Drª Alessandra Arce, coloca à disposição o Comitê das Ações Afirmativas, para auxílio às coordenações dos cursos na recepção dos futuros vestibulandos. O Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni informou dos desencontros havidos com relação ao Calendário Administrativo e conseqüentemente prejuízos aos alunos. Esclareceu que encaminhou um ofício a ProGrad manifestando seu descontentamento e solicitando que os acertos sejam efetuados na fase de ajuste. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação de Atas. Foram aprovadas por unanimidade as atas da 409ª, 410ª, 411ª, 412ª e 413ª Reuniões do Conselho Interdepartamental do CECH, exceto duas correções na ata da 412ª, no nome do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, na página 02 e na menção de novos cursos, na página 03 no curso de Licenciatura em Pedagogia, o número correto de vagas é 45 e não 40. 2.2 – Substituição da Vice-Direção do CECH. Foi esclarecido pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, atual Vice-Diretor do CECH, que substituiu o Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias devido ao falecimento deste, más como o Projeto do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som foi aprovado e o Prof. Arthur será o coordenador do referido programa, houve a necessidade da substituição do cargo de Vice-Diretor, sendo indicado o Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, que aceitou o convite e assumirá o cargo a partir de 15 de janeiro de 2008. Foi solicitado pela Prof. Dr. Maria Inês Rauter Mancuso que constasse em ata que o Prof. Arthur aceitou o cargo de Vice-Diretor, pela sua ligação de trabalho e amizade com o Prof. Carlos, que o substituiu brilhantemente. Tanto o Prof. Dr. Igor José de Renó Machado, como o Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, agradeceram o Prof. Arthur, parabenizando-o e dando as boas vindas ao Prof. Bento. Colocado em votação a substituição do Cargo de Vice-Diretor pelo Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, foi aprovado por unanimidade. 2.3 – Formação da Comissão que discutirá a redistribuição de espaço físico do CECH. Como há condições de novos espaços para o Centro, foi solicitado que se crie uma comissão para que se discuta o espaço físico do CECH, discutindo prioritariamente o prédio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Foi solicitado que seja encaminhado um representante de cada departamento para compor a comissão. 2.4 – Recurso propondo a criação do Departamento de Sociologia. O Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha colocou que a proposta de separação do Departamento de Ciências Sociais é precipitada, e que na UFSCar a área de Ciências Sociais é relativamente pequena. O Prof. Noronha solicita aos docentes da área de Sociologia que retirem a solicitação da divisão. O Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas e Thales Haddad Novaes de Andrade encaminharam dois e-mails para a Chefia do Departamento de Ciências Sociais e solicitaram que os mesmos fossem divulgados nesta reunião. O primeiro enviado no dia 19/11, manifesta que não há condições propícias para a divisão do departamento neste momento, e o outro no dia 20/11, solicitando renegociação da divisão no Departamento de Ciências Sociais. O Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, manifestou-se em nome da área de Sociologia propondo a criação do Departamento, para dar sustentação acadêmica e institucional ao novo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, esclarecendo que houve uma expansão na área de Sociologia com 11 disciplinas oferecidas para o Campus e com nota 5 no Programa de Pós-Graduação, tendo que haver muito empenho, pois há uma demanda crescente de trabalho e com a divisão poderão trabalhar mais, sem nenhum aspecto negativo, somente a conseqüência do crescimento da área de Sociologia construídas em cima de interesses acadêmicos e profissionais. Colocado em votação à proposta de criação do Departamento de Sociologia foi aprovada por 9 nove votos contra 8. 2.5 – Recurso contra a alocação de uma vaga no Departamento de Ciências Sociais. O Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha esclarece que houve reunião no Departamento de Ciências Sociais para a decisão do destino da vaga, onde tudo transcorreu normalmente, com critérios muito claros, onde o Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo, questiona se aquele recurso era válido, sendo a colocação contestada pelo grupo de professores que colocaram o recurso. Foi colocada em votação a validade do recurso, questionando a decisão do departamento, tendo 06 votos favoráveis com 10 votos contrários. Portanto, não foi acatado o recurso, sendo mantida a decisão da assembléia do Departamento de Ciências Sociais. 2.6 – Apreciação de Ad-Referendum. A Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso esclareceu que a sua solicitação de afastamento do país para Assunção no Paraguai, no período de 20 a 24/11/2007, foi adiada e será marcada oportunamente. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.6.1 – OF DCSo nº 074/2007 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso para receber o Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia 2007, Assunção – Paraguai, no período de 20 a 24/11/2007. 2.6.2 – Indicação da Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (ATO CECH nº 066/2007), para o biênio 2007/2009. 2.6.3 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Psicologia, para o 1º período letivo de 2008: 20.002-6 – Psicologia da Educação 2 – Desenvolvimento, 20.025-5 – Estudos Avançados do Desenvolvimento Infantil, 20.026-3 – Introdução à Psicologia da Saúde. 2.6.4 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Metodologia de Ensino, para o 1º período letivo de 2008: 19.254-6 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Ciências I. 19.255-4 – Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas IV, 19.256-2 – Estágio Supervisionado em Ciências I. 2.6.5 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, para o 1º semestre de 2008: SOC 001 – Pesquisa Social; SOC 002 – Seminário de Dissertação; SOC 003 – Teoria Sociológica I; SOC 004 – Teoria Sociológica II; SOC 010 – Desenvolvimento e Globalização; SOC 011 – Estágio Docência I – Mestrado; SOC 012 – Estrutura Social Brasileira; SOC 013 – Estudos Culturais; SOC 014 – Estudos Especiais I; SOC 015 – Estudos Especiais II; SOC 016 – Gênero, Família e Sociedade; SOC 017 – Leitura Dirigida; SOC 018 – Sociologia Brasileira; SOC 019 – Sociologia da Cultura; SOC 020 – Sociologia da Inovação; SOC 021 – Sociologia da Religião; SOC 022 – Sociologia das Diferenças; SOC 023 – Sociologia das Ocupações e das Profissões; SOC 024 – Sociologia do Trabalho; SOC 025 – Sociologia e Política Ambiental; SOC 026 – Sociologia Econômica; SOC 027 – Sociologia Rural; SOC 028 – Sociologia Urbana; SOC 100 – Tópicos Especiais em Pesquisa Social; SOC 101 – Tópicos Especiais em Sociologia; SOC 102 – Tópicos Especiais em Teoria Sociológica; SOC 150 – Seminário Avançado em Sociologia; SOC 151 – Seminário de Tese; SOC 152 – Estágio Docência II – Doutorado. 2.6.6 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Letras, para o 1º período letivo de 2008: 06.420-3 – Teoria do Texto Narrativo. 2.6.7 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Ciências Sociais para o 1º período letivo de 2008: 16.110-1 – Introdução à Sociologia, 16.114-4 – Sociologia Clássica, 16.121-7 – Tecnologia e Sociedade, 16.126-8 – Sociologia do Conhecimento, 16.128-4 – Sociologia das Organizações, 16.132-2 – Sociologia Histórica, 16.139-0 – Sociologia da Educação 2, 16.141-1 – Sociologia Brasileira, 16.143-8 – Projeto de Pesquisa Social, 16.145-4 – Espaço e Sociedade, 16.147-0 – Estrutura e Dinâmica da Sociedade Contemporânea, 16. 148-9 – Sociologia do Desenvolvimento, 16.151-9 – Temas Contemporâneos em Sociologia, 16. 152-7 – Sociologia Contemporânea 1, 16.155-1 – Sociologia Clássica, 16.157-8 – Sociologia Industrial e do Trabalho, 16.305-8 – Temas de Política Contemporânea, 16.306-6 – Políticas Públicas, 16.315-5 – Política e Relações de Trabalho, 16.319-8 – Política Contemporânea 1, 16.324-4 – Mídia, Opinião Pública e Política, 16.326-0 – Relações Internacionais, 16.410-0 – Administração de Empresas 1, 16.432-1 – Economia Internacional, 16.516-6 – Pesquisa de Campo em Antropologia, 16.523-9 – Cultura e Ideologia, 16.525-5 – Minorias Étnicas e Identidade. 2.6.8 – Ficha de Oferta de Disciplina da Graduação do Departamento de Psicologia para o 1º período letivo de 2008: 20.026-3 – Introdução à Psicologia da Saúde. 2.6.9 – Ofício UEIM 54/2007 – Comunica nova chefia da Unidade Especial de Informação e Memória, Prof. Dr. João Roberto Martins Filho como chefe e Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi como vice-chefe. 2.6.10 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Letras, para o 1º período letivo de 2008: 06.324-0 – Teoria do Texto Poético, 06.383-5 – Literatura Norte-Americana: Prosa e Poesia, 06.359-2 – Tópicos de Pesquisa em Língua Espanhola e suas Literaturas 2, 06.378-9 – Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa e suas Literaturas 2, 06.428-9 – Tópicos de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa 2, 06.344-4 – Tópicos de Pesquisa em Lingüística e Língua Portuguesa 2, 06.357-6 – Tópicos de Pesquisa em Língua Espanhola e suas Literaturas 1, 06.377-0 – Tópicos de Pesquisa em Língua Inglesa e suas Literaturas 1, 06.427-0 – Tópicos de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa 1, 06.343-6 – Tópicos de Pesquisa em Lingüística e Língua Portuguesa 1. 2.6.11 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, para o 1º semestre de 2008: POL 101 – Teoria Política I, POL 102 – Política Brasileira I, POL 103 – Metodologia e Técnica de Pesquisa em Ciência Política, POL 201 – Seminário Avançado de Teoria Política. 2.6.12 – Processo 1611/2007-20 – OF. nº 198/07 – DPSi – Relatório de atividades realizadas durante o afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, em sua participação no XVI Congresso Nacional de Gestión Humano, e no Curso Psicologi Econômica y Del Consumo, em Barranquilla – Colômbia, no período de 14 a 30 de setembro de 2007. 2.6.13 – OF. nº 199/07 – DPSi – Solicitação de Afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, para participar do II Seminário de Economia Social, em Concórdia – Argentina, no período de 21 a 26 de novembro de 2007. 2.6.14 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para o 1º período letivo de 2008: 18.048-3 – História da Filosofia Antiga 2, 18.049-1 – História da Filosofia Moderna 2, 18.050-5 – Estética 1, 18.051-3 – Estudos Dirigidos de Filosofia 3, 18.057-2 –Filosofia Geral: Problemas Metafísicos. 2.6.15 – Fichas de Oferta de Disciplinas da Graduação do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para o 1º período letivo de 2008: 18.048-3 – História da Filosofia Antiga 2 (Turma A), 18.049-1 – História da Filosofia Moderna 2 (Turma A), 18.050-5 – Estética 1 (Turma A), 18.051-3 – Estudos Dirigidos de Filosofia 3 (Turma A/B), 18.057-2 –Filosofia Geral: Problemas Metafísicos (Turma A). 2.6.16 – Fichas de Oferta das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para o 2º semestre de 2007: ANT 002 – Teorias Antropológicas Contemporâneas, ANT 013 – Antropologia da Guerra, ANT 014 – Poder, Política e Subjetividade, ANT 015 – Antropologia da Saúde, ANT 016 – Organização Social e Parentesco. 2.6.17 – OF. DFMC nº 034/07 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, para realizar Conferência na Universidade de Wuppertal (Alemanha) e participar do Congresso Internacional Universidade de Pádua (Itália), no período de 15 a 30/01/2008. 2.6.18 – OF. DME nº 101/07 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos para cursar Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa em Lisboa – Portugal, no período de 24/01 a 03/05/2008. 2.6.19 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Letras, para o 1º período letivo de 2008: Camões e Pessoa: poetas e utopia. 2.6.20 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Ciência da Informação, para o 1º período letivo de 2008: 30.027-6 – Fundamentos da Comunicação Escrita na Língua Inglesa para Profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2.6.21 – Processo 2676/2006-46 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Eduardo Pinto e Silva, lotado no DEd, de 16/08/06 à 15/08/09. 2.6.22 – Ficha de Caracterização e Oferta de Disciplina da Graduação do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, para o 1º período letivo de 2008: 18.086-6 – Ensino de História da Filosofia 1. 2.6.23 – Processo 1560/2006-06 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Maria Cecília Luiz, lotada no DEd, de 17/02/06 à 16/02/09. 2.6.24 – Processo 1506/2007-64 – OF nº 077/2007 – DCSo – Relatório de atividades realizadas durante o afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, em sua participação do Seminário de Doctorado “Antropologia Del Nino” na Universidade de Buenos Aires – Argentina, no período de 30/06 a 10/07/2007. 2.6.25 – Processo 200/2007-37 – OF. DEd nº 081/07 – Encaminha relatório das atividades desenvolvidas pela Profª Drª Aparecida Barco Soler Huet, durante o período de sua licença sabática, no período de 03 de fevereiro a 03 de agosto de 2007. 2.6.26 – Processo 2115/2007-61 – OF. DME 103/07 – Relatório de afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, para participar do 2007 ECER – European Conference on Educational Research, em Ghent – Bélgica, no período de 16 a 24/09/2007. 2.7 – Relatório final de atividades da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto. Colóquio Internacional H. Bergson na Univesidade de Buenos Aires–Centro Franco Argentino de Altos Estudos, no período de 13 a 17/11/2007, Buenos Aires – Argentina. Foi lido e aprovado. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

 

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti __________________________________

 

Prof. Dr. Ademar da Silva __________________________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr José Eduardo Marques Baioni ________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha ____________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva ______________________________

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________

 

Profª Drª Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

 

Profª Drª Alessandra Arce __________________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza __________________________________

 

Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo ____________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner ___________________________________

 

Prof. Dr. Fernando Antonio Farias de Azevedo __________________________

 

Profª Drª Maria da Glória Bonelli _____________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________