Ata 413 - 18/10/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA TERCEIRA REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo oitavo dia do mês de outubro do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala da Diretoria do CECH, teve início a Quatrocentésima Décima Terceira Reunião do Conselho Administrativo do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e com seguintes conselheiros: Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia) e Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Música) 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – Ainda não foram nomeados os Coordenadores do Curso à Distância, pois a Reitoria ainda não recebeu a documentação pertinente às suas criações. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. Não houveram. 1.3 – PONTOS DE TRABALHO. 1.3.1 – Espaço Físico. O Prof. Dr. Valdemir Miotello comunicou que a Reitoria, através do OF GR nº 1036/07, de julho de 2007, informou que o Prédio do Departamento de Terapia Ocupacional em breve, ocupará novas instalações na área norte, conseqüentemente, o CECH poderá ocupar os edifícios C-9, C-12, C-13 e Edifício DTO – andar superior. Foi colocado que aquele espaço poderia ter uma utilização comum a todos os departamentos deste Centro. Tanto o Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose, como o Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago manifestaram-se a favor da idéia de um prédio de uso coletivo, para pesquisas coletivas, com projetos abrangendo todas as áreas. Após discussão, foi deliberado que seja estudada toda a planta da área sul, para que em longo prazo seja definida toda a possível mudança e na próxima reunião do CID, possa ser tirada uma comissão para estudar detalhadamente o que poderá ser feito. 1.3.2 – Cursos do REUNI. Foi esclarecido que a proposta do Reuni prevê a contratação de 80 novos funcionários que atenderão tanto os novos cursos quanto aqueles que cursos que não possuam funcionários, há também a possibilidade da universidade receber 100 bolsas para o mestrado ou para o doutorado, onde esses alunos auxiliarão os docentes nas salas de aula. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Relatório final de atividades do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke. Foi lido e aprovado. 2.2 – Afastamento da Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto. Colóquio Internacional H. Bergson na Univesidade de Buenos Aires–Centro Franco Argentino de Altos Estudos. Foi lido e aprovado. 2.3 – Apreciação de Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.3.1. – OF. nº 123/07 – DPSi - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso, para participar de atividades no XVI Congresso Nacional de Gestión Humana, da Associación Colombiana de Gestión Humana e no Curso de Especialización de Psicologi Econômica y Del Consumo, na Universidade Del Norte, Barranquilla - Colômbia, no período de 14 a 30 de setembro de 2007. 2.3.2 – OF. nº 124/07 – DPSi - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Deisy das Graças de Souza, para realização de Estágio Capacitação (visita ao E. K. Shriver – Center UMASS – EUA) e participar do APA 115th Annual Convention, na cidade de São Francisco – Califórnia – EUA, promovido pela American Psychological Association, no período de 01/07 a 30/09/07. 2.3.3 – OF. nº 125/07 – DPSi - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria Amélia Almeida, para participar do Fórum Internacional de Educação Especial - ISEF, em Lima - Peru, no período de 07 a 18 de julho de 2007. 2.3.4 – Processo nº 478/2007-60. OF. nº 126/07 – DPSi – Relatório final de atividades realizadas pela Profª Drª Maria Amélia Almeida, no período de 09 a 23 de abril de 2007, de sua participação no XI Congresso Internacional de Educação Familiar em Coimbra – Portugal. 2.3.5 – OF. nº 027/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, para participar da Missão Exploratória na cidade de São Tomé, São Tomé e Príncipe – África, no período de 12 a 22/07/2007. 2.3.6 – OF. nº 028/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade, para participar do Congresso Latinoamericano de Sociologia na Universidade de Guadalajara, México, no período de 12 a 20/08/2007. 2.3.7 – OF. nº 029/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Clarice Cohn, para participar do Seminário de Doctorado “Antropologia Del Nino” na Universidade de Buenos Aires – Argentina, no período de 30/06 a 10/07/2007. 2.3.8 – OF. nº 030/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, para participar do XXVII Congresso Internacional da LASA em Montreal – Canadá, no período de 02/09 a 09/09/2007. 2.3.9 – OF. nº 031/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Igor José de Reno Machado, para participar da Missão de Pesquisa no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – Portugal, no período de 11/09 a 01/10/2007. 2.3.10 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do DFMC para o 2º/2007: 18.044-0 – História da Filosofia Antiga 1; 18.045-9 – História da Filosofia Contemporânea 1; 18.046-7 – Ética e Filosofia Política 1; 18.047-5 – Estudo Dirigido de Filosofia 2; 18.056-4 – Leitura e Redação de Textos Filosóficos. 2.3.11 – OF. DME 063/07 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Roseli Rodrigues de Melo, para participar da Conferência Mundial de Educação ao Longo da Vida, .em Chongwon – Coréia do Sul, no período de 31/08 a 11/09/2007. 2.3.12 – OF DCSo nº 037/2007 – Solicitação de Licença Prêmio por Assiduidade do Prof. Dr. Marco Antonio Villa, no período de 18/07/2007 a 14/01/2008 (180 dias). 2.3.13 – OF. DL nº 054/07 de 14/06/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo de Contratação de um professor substituto, regime TP 20 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Língua Inglesa e suas Literaturas no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Drª Denise Martins de Abreu e Lima como Presidente, Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula e Prof. Dr. Nelson Viana como Membros Titulares – ATO CECH nº 030/2007 de 18/06/07 e Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes como Membro Suplente – ATO CECH nº 31/2007 de 18/06/07. 2.3.14 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DME para o 2º/2007: 19.252-0 – Pesquisa em Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, total de 02 créditos. 2.3.15 – OF. DL nº 055/07 de 20/06/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo de Contratação de um professor substituto, regime TP 20 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Língua Espanhola e suas Literaturas no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Ms. Hélade Scutti Santos como Presidente, Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula e Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra como Membros Titulares – ATO CECH nº 032/2007 de 21/06/07 e Prof. Dr. Nelson Viana como Membro Suplente – ATO CECH nº 33/2007 de 21/06/07. 2.3.16 – Ficha de Caracterização das Disciplinas da Graduação do DCSo para o 2º/2007: 16.328-7 – Teoria das Instituições Políticas, total de 04 créditos; 16.329-5 – Democracia e Sociedade Civil, total de 04 créditos. 2.3.17 – Processo nº 239/2007-12. OF. nº 141/07 – DPsi – Relatório de atividades realizadas pela Profª Drª Débora de Hollanda de Souza, no período de 21/03 a 01/04/2007, em sua participação do “2007 SRCD Biennial Meeting” em Boston – MA – USA. 2.3.18 – Processo nº 653/2004-50. OF. nº 142/07 – DPSi – Solicitação de prorrogação de afastamento para realização da redação final e defesa de tese para obtenção do título de Doutora junto ao Programa de Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, da Profª Marília Gonçalves, no período de 01/08/2007 a 21/12/2007. 2.3.19 – OF. nº 143/07 – DPSi - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para participar do Congresso Internacional da ABA – Associação da Análise do Comportamento, em Sidney - Austrália, no período de 09/08 a 17/08/2007. 2.3.20 – OF. nº 144/07 – DPSi – Projeto de Atividades de Extensão “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade”, vinculado ao Programa “Apoio à Rede Escola de Cuidados à Saúde do Município de São Carlos, acerca da participação da Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni. 2.3.21 – Processo nº 826/2007-27. OF. nº 145/07 – DPsi – Relatório de atividades realizadas pela Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, no período de 04/05 a 11/05/2007, para participar do III Congresso Internacional sobre Crianças Expostas à Violência Doméstica em London – Ontário – Canadá. 2.3.22 – OF. PPGE nº 145/07 – Comunica resultado do Processo Eleitoral para Coordenação do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, biênio 2007/2009 (01/08/2007 a 31/07/2009), onde elegeu a Profª Drª Marisa Bittar para Coordenação e a representante da área de Metodologia de Ensino, Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos para a Vice-Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. 2.3.23 – Processo nº 471/2007-80. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Servidora Nancira Marinho Ribeiro, lotada no PPGL, de 19/10/06 à 18/10/09. 2.3.24 – Processo nº 1402/2006-56. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela, lotado no DCSo, de 11/10/05 à 10/10/08. 2.3.25 – Processo nº 1252/2006-20. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos, lotado no DFMC, de 24/10/05 à 23/10/08. 2.3.26 – Processo nº 1155/2007-36. OF DL 056/07 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um Professor Substituto do Departamento de Letras, em regime de 20 horas que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Espanhola e suas Literaturas. Candidata classificada: Camila Chaves Cardoso. 2.3.27 – Processo nº 2679/2005-91. Afastamento integral da Profª Drª Luzia Sigoli Fernandes Costa para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UNESP – Marília. 2.3.28 – Processo nº 503/2007-17. OF. DME 067/07 – Relatório do afastamento da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues, referente à sua participação na Reunião Anual da American Educational Research Association, no período de 08 a 13/04/2007 em Chicago, IL – USA. 2.3.29 – Processo nº 1253/2006-88. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni, lotado no DFMC, de 24/10/05 à 23/10/08. 2.3.30 – Processo nº 1765/2006-16 – OF. nº 146/07 – DPsi – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Drª Débora de Hollanda Souza, lotada no DPSi, de 24/10/05 à 23/10/08. 2.3.31 – OF. Coord. de Estágios nº 02/2007 - CCBCI – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e Latus Sul Soluções Empresariais Ltda. 2.3.32 – OF CCCSo nº 014/2007 – Fichas de Caracterização das Disciplinas da Graduação do DCSo para o 2º/2007: 16.127-6 – Sociologia Urbana, total de 04 créditos; 16.131-4 – Sociologia do Trabalho, total de 04 créditos; 16.135-7 – Movimentos Sociais, total de 04 créditos; 16.138-1 – Sociologia da Educação 1, total de 04 créditos; 16.149-7 – Sociologia Rural, total de 04 créditos. 2.3.33 – OF DCI nº 34/2007 – Comunica a renovação do mandato regular de dois anos da Chefia do DCI – Profª Drª Wanda A. M. Hoffmann como Chefe e Profª Vera R. C. Boccato como Vice-Chefe, a partir de 24/07/2007. 2.3.34 – Processo nº 1535/2007-09. OF DL 058/07 – Encaminha Relatório Final do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um Professor Substituto do Departamento de Letras, em regime de 20 horas que deverá ofertar disciplinas da área de Língua Inglesa e suas Literaturas. Candidata classificada: Daniela Terenzi. 2.3.35 – Processo nº 043/2005-70. Avaliação Final de Estágio Probatório do Servidor Fernando Henrique Andrade Rossit, lotado no DL, de 25/10/04 à 24/10/07. 2.3.36 – Processo nº 92/2007-76. OF. nº 149/07 – DPsi – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Drª Luciana Nogueira Fiorini , lotada no DPSi, de 04/10/06 à 03/10/09. 2.3.37 – Processo nº 2594/2005-72. Avaliação Final de Estágio Probatório do Servidor Djalma Ribeiro Júnior, lotado no DAC, de 25/10/04 à 24/10/07. 2.3.38 – Processo nº 1452/2007-92. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos, lotada no DAC, de 16/11/06 à 15/11/09. 2.3.39 – OF. nº 38/07 - DAC de 20/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação Musical - Criação no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos como Presidente, Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago e Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcanti como Membros Titulares – ATO CECH nº 36/2007 de 23/07/07 e Prof. Ms Leonardo Antonio de Andrade como Membro Suplente – ATO CECH nº 37/2007 de 23/07/07. 2.3.40 – OF. nº 39/07 - DAC de 20/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação Musical – Violão e Percussão no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Ms. Eduardo Néspoli como Presidente, Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly e Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcanti como Membros Titulares – ATO CECH nº 38/2007 de 23/07/07 e Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva como Membro Suplente – ATO CECH nº 39/2007 de 23/07/07. 2.3.41 – OF. nº 40/07 - DAC de 20/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação Musical – Tópicos Especiais no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva como Presidente, Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago e Profª Ms. Jane Borges de Oliveira Santos como Membros Titulares – ATO CECH nº 40/2007 de 23/07/07 e Prof. Ms. Leonardo Antonio de Andrade como Membro Suplente – ATO CECH nº 41/2007 de 23/07/07. 2.3.42 – OF. nº 41/07 - DAC de 20/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação Musical – Movimento e Musicoterapia no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Dra. Ilza Zenker Leme Joly como Presidente, Prof. Ms. José Alessandro Gonçalves da Silva e Prof. Ms. Eduardo Néspoli como Membros Titulares – ATO CECH nº 42/2007 de 23/07/07 e Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva como Membro Suplente – ATO CECH nº 43/2007 de 23/07/07. 2.3.43 – OF. nº 153/07 - DPSi de 12/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de três professores substitutos, regime 40 horas, que deverão ofertar disciplinas da Área de Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos como Presidente, Profª Drª Débora de Hollanda Souza e Profª Drª Camila Domeniconi como Membros Titulares – ATO CECH nº 44/2007 de 24/07/07 e Profª Drª Luciana Nogueira Fioroni como Membro Suplente – ATO CECH nº 45/2007 de 24/07/07. 2.3.44 – OF. nº 18/07 - DFMC de 18/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ministrar as seguintes disciplinas: Noções Gerais de Direito – Turma A e Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista – Turmas A e B, da Área de Filosofia no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni como Presidente, Profª Drª Marisa da Silva Lopes e Prof. Dr. Mark Julian Richter como Membros Titulares – ATO CECH nº 46/2007 de 24/07/07 e Prof. Dr. Richard Theisen Simanke e Prof. Dr. Wolfgang Leo Marr como Membros Suplentes – ATO CECH nº 47/2007 de 24/07/07. 2.3.45 – OF. nº 20/07 - DFMC de 18/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ministrar as seguintes disciplinas: História da Psicologia e Sistemas Psicológicos 2 – Turma A, Filosofia da Ciência – Turma A e Introdução à Filosofia – Turma A, da Área de Filosofia no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Drª Débora Cristina Morato Pinto como Presidente, Profª Drª Silene Torres Marques e Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto como Membros Titulares – ATO CECH nº 48/2007 de 24/07/07 e Profª Drª Thelma Silveira da Mota Lessa da Fonseca e Prof. Dr. Paulo Roberto Licht dos Santos como Membros Suplentes – ATO CECH nº 49/2007 de 24/07/07. 2.3.46 – OF. nº 46/07 - DCSo de 26/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 20 horas, que deverá ministrar a disciplina Economia Geral Turmas B e C, da Área de Economia no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha como Presidente, Profª Drª Vera Alves Cepeda e Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade como Membros Titulares – ATO CECH nº 50/2007 de 27/07/07 e Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio como Membro Suplente – ATO CECH nº 51/2007 de 24/07/07. 2.3.47 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Drª Vera Alves Cepeda, lotada no DCSo, de 13/09/05 à 12/09/08. 2.3.48 – OF. DME 72/07 de 19/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação de Jovens e Adultos no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Drª Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão como Presidente, Profª Drª Itacy Salgado Basso e Profª Drª Nancy Vinagre Fonseca de Almeida como Membros Titulares – ATO CECH nº 52/2007 de 19/07/07 e Profª Drª Maria Aparecida Mello como Membro Suplente – ATO CECH nº 53/2007 de 19/07/07. 2.3.49 – OF. DME 73/07 de 24/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Matemática no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Profª Drª Cármen Lúcia Brancaglion Passos como Presidente, Profª Drª Maria do Carmo de Sousa e Profª Drª Emília Freitas de Lima como Membros Titulares – ATO CECH nº 54/2007 de 24/07/07 e Profª Drª Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi como Membro Suplente – ATO CECH nº 55/2007 de 24/07/07. 2.3.50 – OF. DME 74/07 de 24/07/07 – Solicitação de abertura de Edital de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Formação de Professores – Ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no 2º semestre de 2007. Banca de Seleção, com a seguinte composição: Prof. Dr. Ademar da Silva como Presidente, Profª Drª Aida Victoria Garcia Montrone e Profª Drª Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira como Membros Titulares – ATO CECH nº 56/2007 de 24/07/07 e Profª Drª Alice Helena Campos Pierson como Membro Suplente – ATO CECH nº 57/2007 de 24/07/07. 2.3.51 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DME para o 1º/2007: 19.233-3 – Introdução à Pedagogia, total de 04 créditos. 2.3.52 – Solicitação de renovação de afastamento parcial 20 hs (8 – 12 hs), da servidora Wânia do Carmo Cassin Passarini, lotada no Departamento de Ciência da Informação, no período de 01/08 a 15/12/2007 para dar continuidade ao curso de graduação em Fisioterapia na UNICEP. 2.3.53 – OF. nº 48/07 - DCSo de 02/08/07 – Substituição do Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade Ato CECH nº 050/2007, pelo Prof. Dr. Marcos Pazzanese Duarte Lanna, como membro titular da banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 20 horas, que deverá ministrar a disciplina Economia Geral Turmas B e C, da Área de Economia no 2º semestre de 2007 – ATO CECH nº 58/2007 de 03/08/07. 2.3.54 – OF. nº 160/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e Center’s Marketing Editoração Com. Emp. Ltda. 2.3.55 – OF. Coord. de Estágios nº 03/2007 - CCBCI – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e Conteúdo Expresso S.A.. 2.3.56 – Processo nº 038/2005-87. Avaliação Final de Estágio Probatório do Servidor Rafael Sousa da Costa, lotado no PPGE, de 25/10/04 à 24/10/07. 2.3.57 – OF. nº 163/07 – DPSi – Relatório de Atividades do afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, no período de 24/05 a 10/06/07 para participar do Simpósio da Convenção Anual da Association for Behavior Analysis – International a ser realizado em San Diego – EUA, e também para participar de visita ao laboratório do Prof. Lucyshyn na Universidade de British Columbia em Vancouver – Canadá. 2.3.58 – OF. nº 162/07 – DPSi – Solicitação de admissão como Pesquisador Associado do Prof. Dr. Renato Bortoloti, junto ao Departamento de Psicologia. 2.3.59 – OF. – UEIM – Solicita prorrogação “pró-tempore”, até a escolha da nova chefia da Unidade Especial de Informação e Memória. 2.3.60 – OF. Coord. de Estágios nº 04/2007 - CCBCI – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos do curso de Graduação em Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e Universidade de São Paulo – Instituto de Física de São Carlos. 2.3.61 – OF DFMC nº 20/2007 – Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências - Área de Filosofia; Disciplinas História da Psicologia e Sistemas Psicológicos 2, Filosofia da Ciência e Introdução à Filosofia. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Lea Silveira Sales, 2º) Fátima Siqueira Caropreso. Candidata a ser contratada: Lea Silveira Sales. 2.3.62 – OF DFMC nº 21/2007 – Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências - Área de Filosofia; Disciplinas Noções de Direito: Legislação Urbana e Trabalhista e Noções Gerais de Direito. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Alexandre Rossi, 2º) Giovana Carmo Temple, 3º) Antonio Isidoro Piacentin, 4º) Tríssia Maria Fortunato Paes de Barros, 5º) Renato Toller Bray, 6º) Eduardo Manelli Rizzoli, 7º) Lígia Barros de Freitas, 8º) Anne Carolina de Medeiros Takahashi. Candidato a ser contratado: Alexandre Rossi. 2.3.63 – OF. nº 76/07 - DME de 07/08/07 – Substituição da Profª Drª Maria Aparecida Mello Ato CECH nº 053/2007, pela Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, como membro suplente da banca examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de um professor substituto, regime 40 horas, que deverá ofertar disciplinas da Área de Educação de Jovens e Adultos, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino no 2º semestre de 2007. – ATO CECH nº 59/2007 de 14/08/07. 2.3.64 – OF. DME 077/07 – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, para participar da European Conference on Educational Research, em Ghent – Bélgica, no período de 16 a 24/09/2007. 2.3.65 – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade à distância, Coordenadora: Profª Drª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Fazem parte da proposta professores pertencentes aos seguintes departamentos do CECH: Artes e Comunicação, Ciências Sociais, Educação, Metodologia de Ensino e Psicologia. 2.3.66 – Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação modalidade à distância, Coordenador: Prof. Dr. Roberto Ferrari, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Fazem parte da proposta professores pertencentes aos seguintes departamentos do CECH: Ciência da Informação e Letras. 2.3.67 – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Musical modalidade à distância, Coordenador: Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Fazem parte da proposta professores pertencentes aos seguintes departamentos do CECH: Artes e Comunicação, Psicologia, Educação, Metodologia de Ensino, Ciência da Informação e Letras. 2.3.68 – OF. DAC 043/07 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. José Soares Gatti Júnior, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright-Brasil, para ministrar cursos na Boston University, para realizar atividades de Professor Sênior Visitante no período de janeiro a maio de 2008. 2.3.69 – Processo nº 1455/2007-54. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Drª Marisa da Silva Lopes, lotada no DFMC, de 06/11/06 à 05/11/09. 2.3.70 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DL para o 2º/2007: 06.196-4 – Lingüística 6, total de 02 créditos. 2.3.71 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DL para o 2º/2007: 06.184-0 – Língua Portuguesa 8, total de 04 créditos. 2.3.72 – OF DCSo nº 54/2007. Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais - Área de Economia; sub-área: Economia Política. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Vitor Eduardo Schincariol, 2º) Juliano Costa Gonçalvez, 3º) Miriam Costa Toyama, 4º) Ligia Barros de Freitas. Candidato a ser contratado: Vitor Eduardo Schincariol. 2.3.73 – OF 164/07 – DPSi – Solicitação de Licença Capacitação, a ser realizado no período de 01/09 a 30/11/2007 da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, lotada no Departamento de Psicologia. 2.3.74 – OF DME nº 078/2007 – Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino - Área de Educação de Jovens e Adultos. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Anselmo João Calzolari Neto, 2º) Érika Aparecida Kawakami Mattioli, 3º) Débora Cristina Fonseca, 4º) Ana Aleixo Diniz, 5º) Karina Araújo Mariano. Candidato a ser contratado: Anselmo João Calzolari Neto. 2.3.75 – OF DME nº 080/2007 – Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino - Área de Formação de Professores: Ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa. Candidatas classificadas na seguinte ordem: 1º) Carla Mayumi Meneghini, 2º) Rachel Rodrigues Gomes, 3º) Viviane Cristina G. de Stefani, 4º) Mariana Becerra Bellini. Candidata a ser contratada: Carla Mayumi Meneghini. 2.3.76 – Processo nº 1916/2007-15. Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Artes e Comunicação - Área de Educação Musical - Criação. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Regina Harder Ducatti, 2º) Júlio César Caliman Smarçaro, 3º) Adriano Fagundes de Oliveira Lima. Candidata a ser contratada:. Regina Harder Ducatti. 2.3.77 – Processo nº 1917/2007-72. Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Artes e Comunicação - Área de Educação Musical - Violão e Percussão. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Jorge Luiz Schroeder, 2º) Eduardo Fiorussi, 3º) Geremias Teófilo Pereira Júnior, 4º) Maurício Diogo da Silva. Candidato a ser contratado: Jorge Luiz Schroeder. 2.3.78 – Processo nº 1918/2007-20. Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Artes e Comunicação - Área de Educação Musical – Tópicos Especiais. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Adriana do Nascimento Araújo Mendes, 2º) Áurea Demaira Silva, 3º), Juliane Raniro, 4º) Renata de Oliveira Pavaneli Frederico, 5º) Caroline Raniro, 6º) Ana Beatriz de Araújo Linardi. Candidata a ser contratada: Adriana do Nascimento Araújo Mendes. 2.3.79 – Processo nº 1919/2007-87. Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Artes e Comunicação - Área de Educação Musical – Movimento e Musicoterapia. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Melina Fernandes Sanchez, 2º) Juliane Raniro, 3º) Érica Viana. Candidata a ser contratada: Melina Fernandes Sanchez. 2.3.80 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 1º semestre de 2007: LIN – 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Lingüística, total de 3 créditos. Para o 2º semestre de 2007: LIN – 020 – Dimensões culturais no ensino-aprendizagem de línguas, total de 08 créditos; LIN – 021 – Análise de Discurso: problemáticas e ramificações conceituais contemporâneas, total de 08 créditos, LIN – 022 – Apropriação de linguagem e de papéis sociais: um enfoque transcategorial, total de 04 créditos, LIN – 023 – Estudos Enunciativos, total de 08 créditos, LIN – 024 – Abordagens de Ensino de Línguas, total de 08 créditos, LIN – 025 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: análise textual baseada na Teoria de Estruturação Retórica (RST) e aplicações, total de 08 créditos, LIN – 100-1 – Tópicos de Lingüística: Ideologia e Linguagem, total de 04 créditos. 2.3.81 – OF DME nº 082/2007 – Homologação do resultado do Processo de Seleção para contratação de Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino - Área de Ensino de Matemática. Candidatos classificados na seguinte ordem: 1º) Antonio Carlos Carrera de Souza, 2º) Marisol Vieira de Melo, 3º) Paulo César Oliveira. Candidato a ser contratado: Antonio Carlos Carrera de Souza. 2.3.82 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 2º semestre de 2007: LIN – 007 – Argumentação e Enunciação, total de 08 créditos; LIN – 012 – Seminários em Linguagem Humana e Tecnologia, total de 06 créditos; LIN – 015 – Teorias Gramaticais e Gramáticas Pedagógicas, total de 08 créditos. 2.3.83 – Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental modalidade à distância, Coordenador: Prof. Dr. José Antonio Silveira Gonçalves, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Fazem parte da proposta professores pertencentes aos seguintes departamentos da UFSCar: Matemática, Física, Química, Hidrobiologia, Botânica, Ecologia e Biologia Evolutiva, Estatística, Genética e Evolução, Ciências Sociais, Engenharia Civil e Engenharia Química. 2.3.84 – OF DME nº 083/07 – Solicitação de participação da pesquisadora Drª Vânia Gomes Zuin no Programa de Docência Voluntária junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, para ministrar disciplinas da Graduação e Pós-Graduação na área de Ensino de Ciências (Química) e realizar orientação de pesquisas (trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso de graduação), no período de 08/2007 a 08/2009. 2.3.85 – Processo nº 860/2007-53 - OF. DL nº 64/2007 - Relatório referente ao afastamento parcial para capacitação - Doutorado em Letras do Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra, na área de Literatura Comparada, na UERJ, referente ao 1º semestre de 2007. 2.3.86 – OF. DL nº 66/2007. Solicitação de afastamento integral do país da Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini, no período de 01/10/2007 a 31/03/2008, para realizar Estágio Pós-Doutoral com apresentação de relatório final na Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle, em Paris – França. 2.3.87 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Fabiano Engelmann, lotado no DCSo, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.3.88 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Maria do Socorro Sousa Braga, lotada no DCSo, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.3.89 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Clarice Cohn, lotada no DCSo, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.3.90 – Solicitação enviada pelo DAC para afastamento do Prof. Eduardo Néspoli, a fim de realizar atividades de pesquisa de campo junto ao povo indígena Asuriní do Xingu, referente ao projeto de pesquisa de doutorado, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – UNICAMP, em terra indígena Koatinemo – FUNAI, no Pará, no período de 05 a 21/09/2007. 2.3.91 – OF. nº 044/2007 – DAC – Solicitação de participação da Profª Maria Carolina Leme Joly no Programa de Docência Voluntária junto ao Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, exclusivamente pesquisa e extensão. 2.3.92 – OF. DFMC nº 27/07 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, para realizar estágio pós-doutoral na Universidade de Pais-I, Panthéon – Sorbonne, no período de 01/12/2007 a 15/01/2008. 2.3.93 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o 2º semestre de 2007: FIL – 001 – História da Filosofia Moderna 1, total de 10 créditos; FIL – 005 – Tópicos em Filosofia 1, total de 10 créditos; FIL – 007 – Tópicos em Filosofia 2, total de 05 créditos, FIL – 008 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia, total de 05 créditos; FIL – 009 – História da Filosofia Moderna 2, total de 10 créditos; FIL – 010 – História da Filosofia Contemporânea 2, total de 10 créditos; FIL – 100 – Lógica 1, total de 10 créditos; FIL – 108 – Filosofia da Psicologia 2, total de 10 créditos. 2.3.94 – Proposta de Programa de Extensão: Divulgação Científica, Comunicação e Inclusão Social pelo Departamento de Ciência da Informação. Coordenação: Profª Drª Maria Cristina Comunian Ferraz. 2.3.95– OF. nº 046/2007 – DAC – Solicitação de afastamento parcial da Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly para cursar especialização em Musicoterapia na UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, às sextas-feiras e sábados, de agosto de 2007 a abril 2008. 2.3.96 – Processo nº 860/2007-53. OF. DL nº 64/2007 - Relatório referente ao afastamento parcial para capacitação - Doutorado em Letras do Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra, na área de Literatura Comparada, na UERJ, referente ao 1º semestre de 2007. 2.3.97 – Indicação dos(as) Professores(as) Doutores(as) Arthur Autran Franco de Sá Neto (ATO CECH nº 060/2007); Deisy das Graças de Souza (ATO CECH nº 061/2007); Fernando Antonio Farias de Azevedo (ATO CECH nº 062/2007); Maria da Glória Bonelli (ATO CECH nº 063/2007) e José Ângelo Rodrigues Gregolin (ATO CECH nº 064/2007), respectivamente como Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Imagem e Som; Psicologia; Ciência Política; Sociologia e Ciência Tecnologia e Sociedade, para o biênio de 2007/2009. 2.3.98 –OF. nº 047/2007 – DAC – Solicitação de convênio entre a UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto e a UFSCar. 2.3.99 – Ficha de Caracterização de Disciplina (Graduação), do Departamento de Ciências Sociais para o 1º período letivo de 2008: 16.100-4 – Introdução à Sociologia Geral, total de 04 créditos, 16.510-7 – Comportamento e Cultura, total de 04 créditos. 2.3.100 – Processo nº 1581/2004-49. OF. DCI nº 41/2007 – Relatório de Atividades de Afastamento para Capacitação - Doutorado da Profª Luciana de Souza Gracioso, do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal Fluminense, em Niterói – RJ, no período de 03/01/2007 a 03/08/2007. Renovação da solicitação de afastamento integral para realizar pós-graduação na Universidade Federal Fluminense, em Niterói – RJ, no período de 03/08/07 a 03/02/08. 2.3.101 – Processo nº 2114/2007-04. OF 175/07 – DPSi – Solicitação de Afastamento Integral para Capacitação, a ser realizado no período de 20/09 a 20/12/2007 da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, lotada no Departamento de Psicologia. 2.3.102 – OF. nº 171/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e TRW Automotive Ltda. 2.3.103 – OF. nº 172/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e Grupo de Apoio à Adoção de São Carlos (GAASC). 2.3.104 – OF. nº 173/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e Instituto Educacional Imaculada. 2.3.105 – OF. nº 174/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e Hospital A. C. Camargo / Departamento de Psiquiatria e Psicologia. 2.3.106 – Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical, Modalidade Presencial. Coordenador: Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago. 2.3.107 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação, do Departamento de Letras para o 2º período letivo de 2007: 06.184-0 – Língua Portuguesa 8, 04 créditos, 06196-4 – Lingüística 6, 04 créditos. 2.3.108 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 2º semestre de 2007: CSo 103 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Sociologia (Sociologia Rural), CSo 201 – Teoria Sociológica Contemporânea, CSo 301 – Teoria Política Contemporânea. Fichas de Oferta das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 2º semestre de 2007: CSo 101 – Seminário de Dissertação em Ciências Sociais, CSo 103 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Sociologia (Teorias da Cultura de Massa), CSo 103 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Sociologia (Sociologia Rural), CSo 104 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Política (Guerra, Política e Cultura), CSo 107 – Estágio de Docência na Graduação I, CSo 108 – Estágio de Docência na Graduação II, CSo 150 – Seminário de Tese, CSo 201 – Teoria Sociológica Contemporânea, CSo 204 – Movimentos Sociais – CSo 301 – Teoria Política Contemporânea, CSo 304 – Estado e Sociedade no Brasil Contemporâneo, CSo 402 – Cultura e Enfermidade. 2.3.109 – OF. DL nº 071/2007 – Solicitação de afastamento integral do país do Prof. Dr. Wilton José Marques, no período de 15/12/2007 a 15/02/2008, para realizar Estágio de pesquisa junto ao Instituto de Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal. 2.3.110 – OF 175/07 – DPSi – Solicitação de afastamento integral para Licença Capacitação, a ser realizado no período de 20/09 a 20/12/2007 da Profª Drª Zilda Aparecida Pereira Del Prette, lotada no Departamento de Psicologia. 2.3.111 – OF. DME 091/07 de 25/09/07 – Solicitação da Profª Sônia Tereza da Silva Ribeiro para desenvolver trabalhos, como Pesquisador Associado junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Emília Freitas de Lima, no período de 27/08/2007 a 26/08/2008. 2.3.112 – Processo nº 1473/2007-70. OF. DME nº 090/2007 – Relatório do afastamento da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, referente ao período de 19/06 a 06/07/2007, para participar do Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e Brasil e do Colóquio Internacional – Formação de Profissionais da Formação: contextos e práticas profissionais dos formadores, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCE/UP, Porto – Portugal. 2.3.113 – Indicação da Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Sociologia (ATO CECH nº 065/2007), para o biênio 2007/2009. 2.3.114 – OF. nº 184/2007 - DPSi – Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação para Concessão de Estágio aos alunos regularmente matriculados no curso de Graduação em Psicologia da UFSCar e a Escola Estadual Prof. Andrelino Vieira. 2.3.115 – Processo nº 1354/2007-24. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Fred Siqueira Cavalcanti, lotado no DAC, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.3.116 – Processo nº 1453/2007-40. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Dr. Leandro Rocha Saraiva, lotado no DAC, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.3.117 – Processo nº 1454/2007-09. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Drª Luciana Sá Leitão Correa, lotada no DAC, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.3.118 – Processo nº 2876/2006-91. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Eduardo Néspoli, lotado no DAC, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.3.119 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística, para o 2º semestre de 2007: LIN – 020 – Dimensões culturais no ensino-aprendizagem de línguas, 08 créditos; LIN – 021 – Análise de Discurso: problemáticas e ramificações conceituais contemporâneas, 08 créditos; LIN – 022 – Apropriação de linguagem e de papéis sociais: questões textuais, 04 créditos; LIN – 023 – Estudos enunciativos, 08 créditos; LIN – 024 – Abordagens de Ensino de Línguas, 08 créditos; LIN – 025 – Tópicos em Linguagem Humana e Tecnologia: análise textual baseada na teoria de estruturação Retórica (RST) e aplicações, 08 créditos; LIN – 100-1 – Tópicos em Lingüística: Linguagem e Ideologia, 04 créditos;. LIN 200 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Lingüística, 03 créditos. 2.3.120 – OF DCSo nº 069/2007 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro para realizar Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral na University of Michigan na cidade de Ann Arbor, em Michigan – EUA, no período de 01/01 a 01/03/2008. 2.3.121 – OF. 186/07 – DPSi de 28/09/07 – Solicitação de admissão da Drª Thais Porlan de Oliveira, como Pesquisadora Associada para desenvolver trabalhos junto ao Laboratório de Interação Social do Departamento de Psicologia, sob a responsabilidade da Profª Drª Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, no período de 08/08/2007 a 31/03/2008. 2.3.122 – Processo nº 2902/2006-07. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, lotado no DME, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.3.123 – Processo nº 2903/2006-52. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Drª Maria do Carmo de Souza, lotada no DME, de 17/08/06 à 16/08/09. 2.3.124 – Processo nº 2904/2006-00. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 do Prof. Dr. Douglas Aparecido de Campos, lotado no DME, de 16/08/06 à 15/08/09. 2.3.125 – Processo nº 3054/2006-50. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula, lotada no DL, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.3.126 – Processo nº 1510/2007-02. OF. nº 073/07 – DCSo – Relatório de afastamento do país da Profª Drª Maria da Glória Bonelli, para participar do XXVII Congresso Internacional da LASA em Montreal – Canadá, no período de 02/09 a 09/09/2007. 2.3.127 – Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, para o 1º semestre de 2008: PPG-IS – 001 – Cinema falado: a fala do cinema, PPG-IS – 002 – Cinema silencioso: linguagem e história; PPG-IS – 003 – Gêneros da ficção no cinema; PPG-IS – 004 – História das idéias estéticas e econômicas do cinema brasileiro; PPG-IS – 005 – História e teoria do documentário; PPG-IS – 006 – Historiografia do cinema; PPG-IS – 007 – Imagem audiovisual contemporânea; PPG-IS – 008 – Interatividade: novos paradigmas para o entretenimento audiovisual; PPG-IS – 009 – Meios audiovisuais e disseminação do conhecimento; PPG-IS – 010 – Narrativa e interatividade: do cinema aos jogos eletrônicos; PPG-IS – 011 – O cinema de Glauber Rocha; PPG-IS – 012 – O seriado televisivo. PPG-IS – 013 – Objetos visuais não identificados – Ou: existem filmes-ensaio?; PPG-IS – 014 – Processo de criação : do verbal ao audiovisual; PPG-IS – 015 – Produção audiovisual: mercado e Estado; PPG-IS – 016 – Teoria do cinema no Brasil. 2.3.128 – Processo nº 2901/2006-48. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Camila Domeniconi, lotada no DPsi, de 29/08/06 à 28/08/09. 2.3.129 – Processo nº 1742/2007-40. OF. nº 191/07 – DPSi – Relatório das atividades realizadas durante o afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para participar do Congresso Internacional da ABA – Associação da Análise do Comportamento, em Sidney - Austrália, no período de 09/08 a 17/08/2007. 2.3.130 – OF. nº 192/07 – DPSi – Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, para participar do XI Congresso Regional Europeu sobre Abuso e Negligência Infantil, em Lisboa - Portugal, no período de 16/11 a 23/11/2007. 2.3.131 – Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Psicologia, para o 1º período letivo de 2008: 20.113-8 – Processos Básicos de Aprendizagem, 20.114-6 – Ética na Atuação do Psicólogo, 20.115-4 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 3, 20.116-2 – Estágio Básico de Atuação em Psicologia 1, 20.119-7 – Fundamentos da Psicanálise I. 2.3.132 – Processo nº 2839/2006-05. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 do Prof. Dr. Fabiano Engelmann, lotado no DCSo, de 21/08/06 a 20/08/09. 2.3.133 – Processo nº 2840/2006-78. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 da Profª Drª Maria do Socorro Sousa Braga, lotado no DCSo, de 21/08/06 a 20/08/09. 2.3.134 – Processo nº 2900/2006-90. Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 2 da Profª Drª Clarice Cohn, lotado no DCSo, de 22/08/06 a 21/08/09. 2.3.135 – OF. DL nº 074/2007– Solicitação para celebração de Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Lisboa, Portugal. 2.3.136 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do Departamento de Metodologia de Ensino, para o 1º período letivo de 2008: 19.253-8 – Estágio Curricular Supervisionado 3: Ensino Fundamental – 5ª e 8ª séries. 2.4 – INCLUSÃO DE PAUTA. Foi solicitada, as seguintes inclusões: i) Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02, da Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins, do Departamento de Letras, no período de 07/08/06 a 06/08/09; ii) Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02, do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, do Departamento de Letras, no período de 21/08/06 a 20/08/09. Foram lidas e aprovadas ambas avaliações; iii) Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do Departamento de Psicologia, para o 1º período letivo de 2008: 20.117-0 – Psicoterapia e Aconselhamento: Teorias e Técnicas 1; para o 2º período letivo de 2008: 20.118-9 – Psicoterapia e Aconselhamento: Teorias e Técnicas 2. Aprovadas. iv) Fichas de Caracterização de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, para o 1º período letivo de 2008: Psi 01 – Bases Biológicas do Comportamento, Psi 02 – Comportamento e Cognição; Psi 03 – Estudos Avançados sobre Comportamento e Cognição; Psi – Análise e Programação de Condições de Ensino; Psi 05 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Psicologia 1; Psi 06 – Análise de Habilidades Sociais nas Relações Interpessoais; Psi 07 – Aspectos Básicos da Interação Droga-Receptor; Psi 08 – Categorização, Pensamento e Linguagem; Psi 09 – Comportamento Social e Violência; Psi 10 – Comportamento Verbal; Psi 11 – Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento: Relações Interpessoais e Processos Cognitivos no Contexto Familiar; Psi 12 – Função Simbólica; Psi 13 – Interação Social: Aspectos Conceituais e Metodológicos; Psi 14 – Memória Visuo-Espacial; Psi 15 – Trabalho, Modos de Vida e Subjetividade; Psi 16 – Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Psicologia 2; Psi 50 – Atualização Bibliográfica sobre Bases Biológicas do Comportamento; Psi 51 - Atualização Bibliográfica sobre Função Simbólica; Psi 52 – Atualização Bibliográfica sobre comportamento social e processos cognitivos; Psi 53 – Metodologia de Pesquisa e Tratamento de Dados em Psicologia; Psi 54 – Monitoria no Ensino de Psicologia; Psi 55 – Pesquisa Supervisionada em Psicologia; Psi 56 – Seminários de Pesquisa em Psicologia; Psi 57 – Tópicos Avançados sobre Investigação Científica em Psicologia; Psi 58 – Tópicos Avançados sobre Questões Conceituais em Psicologia. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________