Ata 411 - 25/09/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao vigésimo quinto dia do mês de setembro do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Quatrocentésima Décima Primeira Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) e com seguintes conselheiros: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Profª Drª Mônica Baltrazar Diniz (Vice-Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti (Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Vice-Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. Ademar da Silva (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Ariadne Mary Chlöe Furnival (Representando a Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Nádea Regina Gaspar (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins (Coordenadora do Curso de Letras), Profª Drª Alessandra Arce (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Coordenadora do Curso de Psicologia), Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Profª Drª Maria Cristina P. I. Hayashi (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Igor José de Renó Machado (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Prof. Drª Eliane Hércules Augusto Navarro (Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Lingüística), Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo) e com as seguintes Professoras Doutoras convidadas: Maria da Piedade R. Costa, Azair Liane Matos do Canto de Souza e Fátima Elizabeth Denari. 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – A Profª Drª Marisa Bittar, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, envia para a Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa ofício solicitando que a inscrição dos candidatos para Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial sejam pagas e que os recursos daí provenientes sejam administrados pela FAI (Fundação de Amparo Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 1.1.2 – O CECH recebeu as seguintes Portarias: Portaria GR nº 741/07, Portaria GR nº 742/07, Portaria GR nº 743/07, Portaria GR nº 744/07 e Portaria GR nº 745/07 de 05 de setembro de 2007, que aprovam respectivamente a criação dos Programas de Pós-Graduação em Imagem e Som (Mestrado); Psicologia, (Mestrado e Doutorado); Ciência Política (Mestrado e Doutorado); Sociologia (Mestrado e Doutorado) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (Mestrado). Portaria GR nº 756/07, Portaria GR nº 757/07, Portaria GR nº 758/07, Portaria GR nº 759/07 e Portaria GR nº 760/07 de 19 de setembro de 2007, onde criam respectivamente as Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS); Psicologia (PPGPsi); Ciência Política (PPGPol); Sociologia (PPGS) e Ciência, Tecnologia e Sociedade PPGCTS) Foi esclarecido que os Coordenadores foram nomeados “pró-tempore”, até a inscrição dos alunos e definição dos docentes nos programas. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – REUNI Foi esclarecido pelo Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto, que a pauta única sobre o REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, tem a finalidade de agrupar todas as propostas de uma maneira completa, para encaminhar para a Comissão. Desta forma, foi sugerido que a reunião fosse iniciada com o resumo do conjunto das propostas do CECH, divididas em 2 fases: 1) aumento linear e 2) propostas de cursos novos, sendo que as propostas serão apresentadas pelos respectivos representantes. Departamento de Psicologia. Colabora com a criação dos cursos de Mestrado e Doutorado, o conceito atribuído pela CAPES/MEC foi cinco, serão abertas dez vagas para o Mestrado e dez vagas para o Doutorado, bem como colabora com a ampliação do Pró-Estudo. Departamento de Metodologia de Ensino. Colabora com as ampliações de vagas nas Licenciaturas, bem como através da proposta do Núcleo de Didática. Departamento de Ciências Sociais. Propõe a ampliação de 80% nas vagas do curso de Ciências Sociais, colabora ainda com a criação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia com conceito 5 atribuído pela CAPES/MEC, com 20 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado. Criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política com conceito 4 atribuído pela CAPES/MEC, com 20 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado. Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Propõe o aumento de 20% das vagas no curso de Filosofia (6 vagas) e ampliação do número de vagas na pós-graduação, sem definição quantitativa. Departamento de Artes e Comunicação. Propõe o aumento de 10% nas vagas do Curso de Imagem e Som (4 vagas), o aumento de 20% nas vagas do Curso de Musica (4 vagas), bem como a criação do Mestrado em Imagem e Som (14 vagas). Departamento de Educação e Departamento de Metodologia de Ensino. O Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti expôs a proposta de criação de um curso novo de Pedagogia, período noturno, 40 vagas, havendo a necessidade da participação do Departamento de Metodologia de Ensino, da mesma forma como participa do curso diurno. Complementando, o Prof. Dr. Ademar da Silva disse que o aluno do curso noturno, já trabalha de dia e estuda a noite e provavelmente irá trabalhar depois de formado na escola pública. Será necessária a contratação de 09 professores efetivos em regime de 40 hs e dedicação exclusiva, 1 funcionário técnico administrativo para atuar como secretário na coordenação dos dois cursos, ampliação de 600 m² no espaço físico do Departamento de Educação. Bacharelado em Lingüística. A Profª Drª Mônica Baltazar Diniz, expôs a criação como curso vespertino ou noturno, 30 vagas, contratação de 5 docentes. O curso de Bacharelado em Lingüística deverá constituir-se numa opção de ingresso pelo vestibular independente do Curso de Letras. A grade curricular, organizada de forma a contemplar a diversidade dos estudos lingüísticos contemporâneos, proporcionará ao aluno uma formação abrangente. O objetivo do curso é formar profissional capaz de refletir sobre o funcionamento lingüístico e discursivo de diferentes práticas de linguagens; exercer de forma crítica as possibilidades de uso de língua/linguagem; analisar criticamente a palavra escrita em diversos contextos profissionais e sociais, atuando profissionalmente em editoras, empresas sobretudo aquelas cujas atividades envolvem a produção de textos, tais como jornais, emissoras de rádio, canais de televisão, sítios da Internet ou mesmo empresas de marketing encarregadas de produzir textos publicitários; centros culturais; laboratórios de linguagem e de Processamento de Língua Natural. O Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner colocou que línguas indígenas poderiam entrar como área especializada. A Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto perguntou se ingressando no vestibular como Bacharelado, se há possibilidade de transferência para Licenciatura. Como são áreas distintas, não há condições de transferência. O Prof. Dr. Ademar da Silva colocou que o aluno poderia entrar no curso de Letras e depois optaria por Licenciatura ou Bacharelado. Curso de Licenciatura em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. A Profª Drª Eliane Hercules Augusto Navarro expôs que serão oferecidas 30 vagas, curso matutino. O perfil do profissional é voltado para o ensino de línguas estrangeiras, o aluno que ingressar no vestibular terá que ser fluente na língua, ou seja terá que entregar o certificado oficial de proficiência na língua. Bacharelado em Ciência, Tecnologia e Sociedade. 30 vagas, curso noturno, 4 anos de duração. Foi esclarecido pelas Professoras Doutoras Maria Cristina P. I. Hayashi e Nádea Regina Gaspar, que há uma carência no mercado de trabalho deste curso de graduação, sendo que já existe o Curso de Pós-Graduação nesta área. A proposta é de um curso humanístico nas seguintes áreas de conhecimento: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Linguagem. Curso de Licenciatura em Educação Inclusiva. Foi exposto pelas Professoras Doutoras Maria Amélia Almeida, Fátima Elizabeth Denari e Maria da Piedade R. Costa, 40 vagas, curso diurno. O objetivo do curso é formar professores para atuar na área de educação especial, este profissional irá atuar na rede escolar que recebe o aluno especial. Há uma grande demanda no mercado de trabalho, havendo somente um curso de graduação, em Santa Maria, na Universidade Federal de Santa Maria. Com a nova legislação, não haverá mais classes especiais, este profissional irá atuar em salas de recursos multifuncionais, atuando em diferentes serviços em salas de aulas regulares. Curso de Gestão em Economia Solidária. Foi exposto pela Profª Drª Ana Lúcia Cortegoso. 25 vagas, curso noturno. Há uma demanda para implantação de um Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, com ampliação de disciplinas e atividades nos diversos cursos de graduação da Universidade ligados à Economia Solidária. Demanda justificada pela experiência acumulada em relação à Economia Solidária nesta Instituição, pela relevância econômica e social deste fenômeno contemporâneo voltado para a promoção do desenvolvimento das populações historicamente excluídas e pela limitada oferta de oportunidades e condições. Curso de Direito. Foi exposto pelo Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, 50 vagas, curso vespertino/noturno. A demanda é muito grande, a metodologia será aprendizagem baseada em problemas – Metodologia ativa da aprendizagem. Além da infra-estrutura normal, há necessidade de um núcleo de prática jurídica, escritório modelo judiciário e cartório modelo. O Prof. Valdemir Miotello esclareceu que o CID-CECH apóia a criação do Curso de Gestão Economia Solidária, esclarecendo que será enviado um documento à parte, não entrando no rol de cursos do CECH, pois ele envolve todos os centros. Colocado em votação, foi deliberado que: 1) O CECH deverá entrar no REUNI, todos conselheiros votaram a favor, com exceção de uma abstenção. 2) Os conselheiros autorizam o representante do CECH a publicizar todas as propostas, sem prioriza-las. Aprovado por todos. 3) Devido ao adiantado da hora, não houve tempo para aprofundar mais a discussão, ficando decidido à realização de nova reunião para deliberações. Ficou ainda acordado que as propostas de cursos novos, deverão apresentar com exatidão a quantidade de professores necessários, bem como quais os departamentos envolvidos. Ficou ainda acordado que a Direção do CECH organizaria um conjunto de quesitos para organizar a priorização das propostas do CECH. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

Profª Drª Mônica Baltrazar Diniz _____________________________________

Prof. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti __________________________________

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini ______________________________________

Prof. Dr. Ademar da Silva __________________________________________

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto___________________________

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha ____________________________________

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva ______________________________

Profª Drª Ariadne Mary Chlöe Furnival ________________________________

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________

Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

Profª Drª Nádea Regina Gaspar _____________________________________

Profª Drª Maria Silvia Cintra Martins __________________________________

Profª Drª Alessandra Arce __________________________________________

Profª Drª Débora de Hollanda Souza __________________________________

Profª Drª Maria Amélia Almeida ______________________________________

Profª Drª Maria Cristina P. I. Hayashi _________________________________

Prof. Dr. Igor José de Reno Machado _________________________________

Prof. Drª Eliane Hércules Augusto Navarro _____________________________

Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner ___________________________________

Profª Drª Maria da Glória Bonelli _____________________________________

Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________