Ata 410 - 19/09/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo nono dia do mês de setembro do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala de Reuniões do Departamento de Educação, teve início a Quatrocentésima Décima Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) e com seguintes conselheiros: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. Ademar da Silva (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos (Vice-Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Marisa Bittar (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação), Profª Drª Maria Amélia Almeida (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), Prof. Dr. Igor José de Reno Machado (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social), Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo) e com os seguintes convidados do Departamento de Ciências Sociais: Profª Drª Maria da Glória Bonelli, Prof. Dr. Jacob Carlos Lima, Profª Drª Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, Thales Haddad Novaes de Andrade, Prof. Dr.Valter Roberto Silvério e Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro. Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – Comunicações da Presidência: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – A Secretaria Geral de Recursos Humanos, através do OF SRH nº 196/2007, informa que há quatro servidores ocupantes do cargo de Assistente em Administração, interessados em remanejamento para outras unidades. Caso algum departamento do CECH que não possua nenhum servidor tenha interesse em recebê-los, favor entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento de Pessoal/Secretaria Geral de Recursos Humanos para agendarem entrevista. 1.1.2 – Bens Patrimoniais. Foi solicitado que os departamentos concluam o levantamento, pois há necessidade de finalizá-lo. 1.1.3 – No dia 18 p.p., foi recebido a Portaria GR nº 751/07 de 17.09.07, onde estabelece prazos para o uso dos recursos financeiros para o encerramento do presente exercício. Será enviado um ofício com cópia da respectiva Portaria para todas as unidades do CECH. 1.1.4 – O Prof. Dr. Manoel Fernando Martins, Pró-Reitor de Administração, informou que já está disponível mobiliário para as novas Secretarias dos Programas de Pós-Graduação. 1.1.5 – Com relação aos novos Programas de Pós-Graduação, foi comunicado que não há servidores disponíveis para atender a todos, somente estagiários e bolsistas, havendo possibilidade de remoção de servidores de outros campi. Com relação à indicação dos nomes dos novos Coordenadores, foi esclarecido que, primeiramente há necessidade da criação da Coordenação do respectivo Programa de Pós-Graduação para posteriormente à indicação do nome do Coordenador que exercerá as funções junto ao Programa. 1.1.6 – Criação de uma Comissão para ser discutido Assédio Moral no Ambiente de Trabalho. 1.2 – Comunicações dos Membros. Não houveram. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação da ata anterior. Ficou para a próxima reunião. 2.2 – REUNI – Informações e decisões iniciais. A Comissão REUNI-UFSCar, composta pelos Professores Doutores Arthur Autran Franco de Sá Neto, Paulo Antonio Silvani Caetano (Presidente), Pedro Manoel Galetti Júnior, Antonio Fernando Gouveia e Maria Bernardete Silva de Campos, enviou à Reitoria, com cópia a todos os centros da Universidade, documento com as possibilidades de expansão da graduação, na perspectiva do Programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O Prof. Arthur esclareceu que, a princípio, o CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia) não criará curso novo, o CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) não terá aumento linear, mas fará propostas de cursos novos, e o CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas) tem propostas para cursos novos. Há uma preocupação de que a Universidade deva buscar um crescimento eqüitativo, sendo que o REUNI deverá ser mais atuante no Centro que cresce menos. Desta forma o que a Comissão pretende é investir mais no CCBS, no CCA (Centro de Ciências Agrárias), e Sorocaba, sendo que em Sorocaba há disponibilidade dos cursos oferecidos no período da manhã, também serem oferecidos à noite. Conseqüentemente, o CECH deverá verificar se enviará todas as propostas e prioriza-las para que possam ser discutidas numa próxima reunião. Colocado em discussão, foi aprovado por unanimidade que na próxima semana seja realizada outra reunião com todas as sugestões enviadas pelos docentes do CECH. 2.3 – Cobrança na inscrição dos candidatos à Pós-Graduação. A Profª Drª Marisa Bittar, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, esclareceu que este programa é o Programa de Pós-Graduação mais antigo da Universidade, crescendo progressivamente ano a ano, e sem a cobrança de taxa, dificultando muito a realização da seleção. O número de candidatos interessados neste Programa é muito maior do que qualquer outro na Universidade, chegando a mais ou menos trezentas inscrições. Em consultas pelos Programas deste Centro aos Programas congêneres em todos o País, foi constatado que as universidades públicas, incluindo as federais, tem praticado a cobrança de inscrições de candidatos na área das Humanidades, justificando sua posição no fato de que é com esses recursos que conseguem realizar a seleção. Esta solicitação já foi discutida e amadurecida tanto na área de Metodologia, quanto da área de Fundamentos, ressaltando que a cobrança será feita somente aos candidatos e não para os alunos, para com isso dar condições a continuidade ao Programa. A Profª Drª Maria Amélia de Almeida, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, esclareceu que esta solicitação já foi oficializada e recusada pelos órgãos superiores duas vezes. Foi lembrado pela Profª Drª Wanda Ap. Machado Hoffmann, Chefe do Departamento de Ciência da Informação que o próprio vestibular da Universidade é terceirizado, más há uma diferença, pois as taxas do vestibular são administradas pela VUNESP e no caso da Pós-Graduação, a FAI poderia administrar os recursos provenientes do pagamento das inscrições. Colocado em discussão, houve um consenso na cobrança da taxa, ficando a cargo de uma comissão composta pelas Professoras Doutoras Marisa Bittar e Maria Amélia de Almeida e pelo Prof. Dr. Ademar da Silva de verificar como será viabilizada a cobrança. 2.4 – Proposta de criação do Departamento de Sociologia. O Prof. Dr. Jacob Carlos Lima colocou que a criação do Departamento de Sociologia é uma solicitação antiga, expondo os pontos a favor da criação do departamento. O Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha colocou que deveria haver um fortalecimento entre as áreas das Ciências Sociais e não divisão, explicou ainda que não houve tempo para discussões no próprio Departamento de Ciências Sociais. A Profª Drª Maria da Glória Bonelli, colocou que não é uma decisão apressada e que o grupo de Sociologia é muito atuante. Após discussão, e dada à exigüidade do tempo, ficou deliberado que o Departamento de Ciências Sociais deverá convocar uma assembléia para que o assunto seja discutido entre os docentes e que para uma próxima reunião do CID-CECH, seja encaminhado à decisão do Departamento. 2.5 – Contestação da alocação de 01 vaga docente no DCSo. Ficou para a próxima reunião. 2.6 – Indicação de nomes para coordenar os novos programas de Pós-Graduação. Ficou para a próxima reunião. 2.7 – Apreciação Ad-Referendum. Ficou para a próxima reunião. 2.8 – Inclusão de Pauta. 2.8.1 – Fichas de Caracterização. Foram aprovadas as seguintes Fichas de Caracterização de disciplinas de Graduação dos Departamentos: Metodologia de Ensino: 19.194-9 – Educação e Saúde, para o 1º período letivo de 2009, 04 créditos; 19.196-5 – Metodologia de Ensino em Enfermagem, para o 2º período letivo de 2011, 04 créditos; 19.197-3 – Estágio Supervisionado em Enfermagem, para o 2º período letivo de 2011, 08 créditos; 19.198-1 – Estágio: Docência em Enfermagem, para o 1º período letivo de 2012, 08 créditos; 19.199-0 – Pesquisa em Educação, para o 1º período letivo de 2011, 04 créditos. Filosofia e Metodologia das Ciências: 18.039-4 – História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Psicanálise 1, para o 1º período letivo de 2008, 06 créditos; 18.084-0 - História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Psicanálise 2, para o 2º período letivo de 2008, 06 créditos; 18.085-8 – Filosofia das Ciências da Vida, para o 1º período letivo de 2009, 04 créditos. Fichas de Caracterização de disciplina de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, para o 2º/2007 : ANT 002 - Teorias Antropológicas Contemporâneas, 10 créditos, ANT 013 – Antropologia da Guerra, 10 créditos, ANT 014 – Poder, Política e Subjetividade, 10 créditos, ANT 015 – Antropologia da Saúde, 10 créditos, ANT 016 – Organização Social e Parentesco, 10 créditos. 2.8.2 – Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música – modalidade presencial. Aprovado. – Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Secretária da Secretaria Executiva do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

 

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

 

Prof. Dr. Ademar da Silva___________________________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Neto________________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha ____________________________________

 

Prof. Dr. Samuel José Holanda de Paiva ______________________________

 

Profª Drª Jane Borges de Oliveira Santos ______________________________

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________

 

Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

 

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

 

Profª Drª Marisa Bittar _____________________________________________

 

Profª Drª Maria Amélia Almeida ______________________________________

 

Prof. Dr. Igor José de Reno Machado _________________________________

 

Prof. Dr. Piero de Camargo Leiner ___________________________________

 

Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________