Ata 409 - 14/06/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA NONA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Ao décimo quarto dia do mês de junho do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Quatrocentésima Nona Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) e com seguintes conselheiros: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Chefe do Departamento de Educação), Prof. Dr. Ademar da Silva (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino), Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Chefe do Departamento de Ciência da Informação), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Música), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Profª Drª Maria Cecília Luiz (Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia). 1. EXPEDIENTE: 1.1 – COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – A Secretaria Geral de Recursos Humanos, encaminhou a cada departamento quadro “Demanda de Substituto”, onde deverá figurar toda a distribuição de disciplinas previstas para o 2º semestre de 2007, a fim de proceder de modo mais adequado o levantamento das necessidades de professores substitutos para o próximo semestre. 1.1.2 – O Reitor da UFSCar, reiterou a todos os docentes que encaminhem para compra, toda solicitação de livros que ainda não foram adquiridos. 1.1.3 – Foi realizado no Departamento de Artes e Comunicação, eleição para Chefia e Vice-Chefia do Departamento, os docentes Samuel José Holanda de Paiva e Jane Borges de Oliveira Santos foram eleitos respectivamente Chefe e Vice-Chefe para o biênio de 2007/2009. 1.1.4 – Foram indicados à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os Profs. Drs. Marcelo Coutinho Vargas e João Ângelo Fantini para comporem o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. 1.1.5 – Foram eleitos para representar o CECH, por um mandato de dois anos junto ao Conselho de Ensino e Pesquisa os Profs. Drs. Antonio Celso de Noronha Goyos do Departamento de Psicologia e Roberto Leiser Baronas do Departamento de Letras. 1.1.6 – Foi reiterada a solicitação encaminhada a todas as unidades do CECH pela Comissão de Patrimônio, que a revisão geral do mobiliário seja concluída e encaminhada ao Departamento de Patrimônio. 1.1.7 – Com relação ao novo espaço físico do CECH, estamos aguardando as decisões do PROINFRA para retornarmos as discussões. 1.1.8 – Com relação a carga horária mínima que os docentes da UFSCar devam ministrar, estamos aguardando o envio das decisões de cada Câmara Departamental, para que as mesmas possam ser encaminhadas à Secretaria dos Órgãos Colegiados para serem discutidas num Conselho Superior. 1.1.9 –As revistas do CECH já estão disponíveis eletronicamente. 1.1.10 – Está disponível na página da UFSCar, no período de 18 de junho a 10 de julho, as inscrições para o Vestibular 2007 – Educação a Distância. Cinco cursos de graduação fazem parte do processo seletivo: Educação Musical (licenciatura – 4 anos e meio); Engenharia Ambiental (bacharelado – 5 anos); Pedagogia (licenciatura – 4 anos); Sistemas de Informação (bacharelado – 4 anos) e Tecnologia Sucro Alcooleira (tecnólogo – 3 anos). No total serão 1.850 vagas oferecidas. O início das aulas está previsto para o dia 3 de setembro. 1.1.11 – A Secretaria Geral de Recursos Humanos está solicitando o envio dos Relatórios referentes ao Estágio Probatório. 1.1.12 – O sistema de telefonia via internet, o VOIP (voice over IP), já está em funcionamento na UFSCar. O uso desse sistema visa diminuir os cursos em ligação a longa distância (DDD a custo de ligação local). 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – O Prof. Glauber convida a todos para o Concerto de Inverno, realizado pela Orquestra Experimental nesta segunda-feira, 18 de junho às 20:30 hs no Teatro Florestan Fernandes. Comunicou também que o Curso de Música da UFSCar estava com inscrições para o cursinho virtual de aptidão em Música, sendo gratuito e voltado para os interessados em prestar Música no Vestibular da UFSCar. O cursinho pretende trabalhar com conceitos exigidos na prova de Música, já que os pretendentes a este curso precisam realizar uma prova específica, além das avaliações tradicionais, levando conhecimentos técnicos para todos os interessados. A inscrição foi até o dia 11 de junho num total de 300 vagas para atividades que terão carga horária de 90 horas, divididas em 2 meses. Todos os alunos serão acompanhados e avaliados por professores e tutores. 1.2.2 – O Prof. João Virgílio, comunicou que a Secretaria de Educação Básica do MEC, através da Reitoria da UFSCar questionou sobre o interesse do Departamento de Educação em oferecer o Curso Diretor e Vice-Diretor Efetivo de Escolas Públicas. O curso com duração de 1 ano, semi-presencial, com o objetivo de formar 600 participantes. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Aprovação das atas anteriores. Foram aprovadas por unanimidade as atas da 407ª e 408ª Reunião do Conselho Interdepartamental do CECH. 2.2 – Regimento do Conselho Departamental de Artes e Comunicação. Aprovado por unanimidade. 2.3 – Descarte de materiais inservíveis. Foi comunicado que em uma sala do pavimento superior do prédio do CECH, há uma sala repleta de documentos, há muito tempo não utilizados, havendo a necessidade de descartá-los para o aproveitamento aquele espaço. O Prof. Noronha questionou sobre o conteúdo dos mesmos, se haveria somente documentação administrativa, referente à arquivo inativo dos setores, ou publicações, artigos, documentos históricos. Verificado que este assunto requer um pouco mais de atenção, foi solicitado a cada departamento do CECH que pondere o que pode ser descartado e o que pode ser reciclado, e que numa próxima reunião do Conselho Interdepartamental voltaremos novamente à discussão. 2.4 – Ofício à Reitoria - Demanda dos cursos Noturnos. Está sendo encaminhado à Reitoria

 

 

demandas visando melhorar o funcionamento da área Sul, particularmente no período noturno, pois neste horário há pouca estrutura para o atendimento de seus usuários. 2.5 – Apreciação Ad-Referendum. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.5.1 OF. nº 097/07 - DPSi – Encaminha Ata da apuração de Eleições para Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia. Os professores eleitos, Dr. Júlio César Coelho de Rose, Chefe e Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, Vice-Chefe estarão assumindo a administração da Psicologia a partir de 02/05/07, para o biênio 2005-2007. 2.5.2 – OF. nº 98/07 – DPSi - Pedido de afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, para participar do Simpósio da Convenção Anual da Association for Behavior Analysis – International a ser realizado em San Diego – EUA, no período de 24 a 29 de maio de 2007. E também para participar de visita ao laboratório do Prof. Lucyshyn na Universidade de British Columbia em Vancouver – Canadá no período de 01 a 10.05.2007. 2.5.3 – OF. nº 100/07 – DPSi – Avaliação Final de Desempenho referente ao Estágio Probatório da Profª Drª Patrícia Waltz Schelini, Professora Adjunto-DE, lotada no DPSi, tendo como início em 09.09.2004 e término em 08.09.2007. 2.5.4 – OF. nº 101/07 – DPSi - Pedido de afastamento do país da Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, para participar do XXXI Congresso Interamericano de Psicologia que se realizará na Cidade do México - DF, no período de 30 de junho a 12 de julho de 2007. 2.5.5 – OF. 102/07 – DPSi (Proc. 2044/2006-05) – Relatório final das atividades realizadas no afastamento do país do Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza, no período de 12 a 22/10/2006, para participar do Neuroscience 2006 organizado pela Society for Neuroscience realizado em Atlanta, Estados Unidos. 2.5.6 – OF. 103/07 – DPSi (Proc. 238/2007-65) – Relatório final de afastamento do país do Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho, no período de 16 a 22 de abril de 2007, para participar do V Congresso Latinoamericano de Sociologia Del Trabajo em Montevideo, Uruguai. 2.5.7 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-010 – Terminologia e Ferramentas Computacionais (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.8 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-018 – Léxico e Sintaxe (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.9 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-019 – Prática de letramento e o papel do agente social nos eventos de letramento (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.10 – Ficha de Oferta da Disciplina da Graduação, do Departamento de Psicologia: 20.075-1 - RN – Pesquisa em Psicologia 8, para o 1º período letivo de 2007, no total de 06 créditos. 2.5.11 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Marcos Pires Leodoro, como Professor Adjunto-DE, lotado no DME, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.5.12 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Douglas Aparecido de Campos, como Professor Adjunto-DE, lotado no DME, de 16/08/06 à 15/08/09. 2.5.13 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª. Maria do Carmo de Sousa, como Professor Adjunto-DE, lotado no DME, de 17/08/06 à 16/08/09. 2.5.14 – OF. nº 09/07 – DFMC – Avaliação Final de Desempenho referente ao Estágio Probatório da Profª Drª Silene Torres Marques, Professora Adjunto-DE, lotada no DFMC, tendo como início em 02.09.2004 e término em 01.09.2007. 2.5.15 – OF. nº 08/07 – DFMCContratação do Prof. Dr. Luiz

Roberto Monzani como Professor Visitante, junto ao DFMC, por um período de 12

meses. 2.5.16 – Fichas de Oferta de Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, para o 1º período letivo de 2007: FIL 002 – História da Filosofia Contemporânea 1, total de 10 créditos; FIL 005 – Tópicos em Filosofia 1, total de 10 créditos; FIL 006 – Ética e Filosofia Política, total de 10 créditos; FIL 008 – Seminários de Pesquisa em História da Filosofia, total de 05 créditos; FIL 107 – Filosofia da Psicologia 1, total de 10 créditos; FIL 115 – Seminários de Pesquisa em Filosofia da Psicanálise 1, total de 05 créditos; FIL 118 - Seminários de Pesquisa em Filosofia Moderna, total de 10 créditos. 2.5.17 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª. Camila Domeniconi, como Professor Adjunto-DE, lotado no DPSi, de 29/08/06 à 28/08/09. 2.5.18 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª. Maria Silvia Cintra Martins, como Professor Adjunto-DE, lotado no DL, de 07/08/06 à 06/08/09. 2.5.19 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª. Sandra Regina Buttros Gattolin, como Professor Adjunto-DE, lotado no DL, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.5.20 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Jorge Vicente Valentim, como Professor Adjunto-DE, lotado no DL, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.21 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-001 – Filosofia da Linguagem (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.22 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-002 – Introdução aos Estudos do Discurso (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.23 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-003 – Fundamentos da Investigação em Ensino/Aprendizagem de Línguas (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.24 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-004 – Introdução à Semântica Histórica da Enunciação (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.25 – Ficha de Oferta da Disciplina LIN-014 – Teorias de Aquisição e Aprendizagem de Línguas (Programa de Pós-Graduação em Lingüística). Para o 1º semestre de 2007, totalizando 08 créditos. 2.5.26 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Eduardo Néspoli, como Professor Assistente-DE, lotado no DAC, de 22/08/06 à 21/08/09. 2.5.27 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Fred Siqueira Cavalcante, como Professor Assistente-DE, lotado no DAC, de 21/08/06 à 20/08/09. 2.5.28 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Leandro Rocha Saraiva, como Professor Assistente-DE, lotado no DAC, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.5.29 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, como Professor Adjunto-DE, lotada no DAC, de 28/08/06 à 27/08/09. 2.5.30 – Ficha de Caracterização de Disciplina (Graduação), do Departamento de Artes e Comunicação: Percussão 3, para o 2º período letivo de 2007, no total de 02 créditos. 2.5.31 – Edital e Eleições para representantes docentes do CECH junto ao Conselho de Ensino e Pesquisa, pelo período de 2 anos. Divulgação do Edital com datas para inscrições nos dias 24 e 25.05.2007 e eleições dias 05 e 06.06.2007. 2.5.32 – OF DL nº 046/07 – Solicita autorização para abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de um professor substituto em regime de 20 horas. 2.5.33 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Drª Alessandra Arce, tendo como cargo Professora Adjunto-DE no DEd, de 13/09/05 à 12/09/08. 2.5.34 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto, tendo como cargo Professora Adjunto-DE no DEd, de 13/09/05 à 12/09/08. 2.5.35 – OF. DL nº 047/2007 – Pedido de afastamento do país do Prof. Dr. Nelson Viana, para ministrar o Curso de reciclagem PROFIC/PLE para professores de Português como Língua Estrangeira dos Centros de Estudos Brasileiros da Rede de Ensino no Exterior que se realizará na Cidade de Lima - Peru, no período de 20 a 26 de maio 2007. 2.5.36 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, tendo como cargo Professora Adjunto-DE no DME, de 13/09/05 à 12/09/08. 2.5.37 – OF. DME 062/07 – (Proc. 3332/2006-34) – Relatório do afastamento da Profª Drª Roseli Rodrigues de Melo, no período de 05 a 16/01/2007, para realizar reuniões de pesquisa junto ao Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades, da Universidade de Barcelona – Espanha. 2.5.38 – OF. nº 025/07 – DCSo - Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Fabiano Engelman, para participar da Law and Society Meeting – Session: The International Circulation of expertise and the restructuring of national legal fields: latin América, em Berlim - Alemanha, no período de 24 a 28 de julho de 2007. 2.5.39 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DAC para o 2º/2007; Ensino Coletivo de Sopros II, total de 02 créditos. 2.5.40 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 03 do Prof. Dr. Thalles Haddad Novaes de Andrade, tendo como cargo Professor Adjunto-DE no DCSo, de 13/09/05 à 12/09/08. 2.5.41 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Vera Regina Casari Boccato, tendo como cargo Professor Assistente-DE no DCI, de 21/09/06 à 20/09/09. 2.5.42 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DPSi para o 1º/2007; 20.109-0 – Serviço e Intervenção em Psicologia 2, total de 03 créditos. 2.5.43 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DPSi para o 2º/2007; 20.111-1 – Desenvolvimento Humano: Segunda Infância e Adolescência, total de 06 créditos. 2.5.44 – OF DME 061/07 – Solicitação do Prof. Dr. Luis Roberto de Camargo Ribeiro para desenvolver trabalhos no Departamento de Metodologia de Ensino, no período de 01/04/2007 a 31/03/2009, para desenvolver atividades relacionadas ao Projeto “Influência da Adoção na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) nas Concepções Discentes: a função da Universidade e os papéis do Professor e dos Alunos”, nos termos da Portaria GR nº 794/04, que regulamenta a admissão do Pesquisador Associado na UFSCar. 2.5.45 – Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DPSi para o 2º/2007; 20.110-3 – Estágio Básico em Pesquisa Psicológica 2, total de 06 créditos. 2.5.46 – OF nº 129/07 – DPSi – Solicitação de Celebração de Acordo de Cooperação de Estágio entre UFSCar e TRW Atomotive Lda. 2.5.47 – OF. DME 065/07 – (Proc. 777/2007-21) – Redistribuição da Servidora Cleonice Maria Tomazzetti, da Universidade Federal de Santa Maria – RS. 2.5.48 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 da Profª Drª Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes, como Professora Adjunto-DE, lotada no DL, de 13/09/06 à 12/09/09. 2.5.49 – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 01 do Prof. Dr. Roberto Leiser Baronas, como Professor Adjunto-DE, lotado no DL, de 01/09/06 à 31/08/09. 2.5.50 – OF. nº 066/07 – DME - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Elenice Maria Cammarosano Onofre, para participar do Seminário de Investigação sobre a Problemática Educacional em Portugal e Brasil” e do “Colóquio Internacional – Formação de Profissionais da Formação: contextos e práticas profissionais dos formadores” em Porto – Portugal, no período de 19/06 a 06/07/2007. 2.5.51 Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DPSi para o 2º/2007; 20.112-0 – Processos Básicos em Psicologia, total de 06 créditos. 2.5.52 Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DAC para o 2º/2006; 28.114-0 – Teorias dos Jogos, total de 02 créditos. 2.5.53 Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DME para o 2º/2007; 19.240-6 – Estágio Curricular Supervisionado 2: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, total de 08 créditos. 2.5.54 Ficha de Caracterização de Disciplina da Graduação do DCI para o 2º/2007; 30.151-5 – Linguagens, Cultura e Discurso, total de 04 créditos. 2.5.55 – Fichas de Caracterização das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 1º semestre de 2007: CSo – 104 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Política (Elites e Instituições: problemas analíticos), total de 06 créditos; CSo – 210 – Socilogia e Política Ambiental, total de 06 créditos. 2.5.56 – Fichas de Oferta das Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, para o 1º semestre de 2007: CSo – 151 – Seminário Teórico de Doutorado, total de 07 créditos; CSo – 211 – Desenvolvimento e Globalização, total de 06 créditos. 2.5.57 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do DAC para o 2º/2007: 28.376-2 – Prática Musical: Orquestra 2; Projeto de Animação. 2.5.58 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do DME para o 2º/2007: 19.251-1 – Orientação para Prática Profissional em Ensino de Biologia II; 19.250-3 – Estágio Supervisionado em Biologia II; 19.249-0 – Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Biológicas V; 19.246-5 – Estágio Supervisionado em Orientação para a Prática Profissional em Língua Espanhola 1; 19.245-7 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Inglesa 1; 19.240-6 – Estágio Curricular Supervisionado 2: Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 19.235-0 – Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Musical 2. Para o 1º/2008: 19.248-1 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Espanhola 2; 19.243-0 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Portuguesa 1; 19.242-2 – Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa; 19.247-3 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Inglesa 2. Para o 2º/2008: 19.244-9 – Estágio Supervisionado e Orientação para a Prática Profissional em Língua Portuguesa 2. 2.5.59 Fichas de Caracterização de Disciplinas da Graduação do DL para o 2º/2007: 06.376-2 – Literatura Inglesa 2: Da Era Vitoriana e a Contemporaneidade, 06.426-2 – Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; 06.364-9 – Literatura Hispano-Americana do Século XX; 06.475-0 – África no Feminino; 06.425-4 – A Literatura Brasileira no Período Contemporâneo. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

 

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

 

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

 

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini______________________________________

 

Prof. Dr. Ademar da Silva___________________________________________

 

Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose _________________________________

 

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni _______________________________

 

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha ____________________________________

 

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffmann _________________________

 

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________

 

Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

 

Profª Drª Maria Cecília Luiz _________________________________________

 

Profª Drª Débora de Hollanda Souza _________________________________