Ata 408 - 25/04/2007

ATA DA QUATROCENTÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


 

Aos vinte e cinco dias do mês de abril do ano de dois mil e sete, às oito horas e trinta minutos, na sala de Defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Quatrocentésima Oitava Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) e com seguintes conselheiros: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Chefe do Departamento de Educação), Profª Drª Carmen Lúcia Brancaglion Passos (Representando o Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino Prof. Dr. Ademar da Silva e a Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Profª Drª Anete Abramowicz), Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho (Chefe do Departamento de Psicologia), Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Chefe do Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Imagem e Som), Prof. Dr. Leandro Inocentini Lopes de Faria (Vice-Coordenador do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Coordenadora do Curso de Ciências Sociais), Profª Drª Sandra Aparecida Riscal (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Profª Drª Débora de Hollanda Souza (Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia) e Antonio Carlos Ciarlo (Representante Técnico Administrativo). 1. EXPEDIENTE: 1.1 - COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 – A Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, através do Prof. Dr. Marco Antonio Cavasin Zabotto, informa que o prazo final para o preenchimento do Cadastro Nacional de Docentes foi prorrogado até o próximo dia 30 de abril. 1.1.2 – A Pró-Reitoria de Administração informou que a reforma da sala destinada ao Laboratório de Informática (LIG) no Prédio AT2 irá até o final deste mês de abril e que os micro-computadores já foram comprados. No momento, para atender a demanda da Área Sul, a Secretaria de Informática (SIN) disponibilizou mais quarenta e cinco novas máquinas. Os LIGs pertencentes a cada curso, só seriam desativados quando o LIG no AT2 estiver em plenas condições para atender aos alunos da graduação, para que os mesmos não sejam prejudicados. A responsabilidade desta sala deverá ser da SIN e não das Coordenações de Curso. 1.1.3 – Devemos buscar mais recursos nas Agências Financiadoras FAPESP, CNPq, CAPES. 1.1.4 – A Comissão de Patrimônio encaminhou para todas as unidades listagem para revisão geral do mobiliário.Tudo deverá ser conferido e o que não for encontrado deve ser comunicado ao Departamento de Patrimônio. 1.1.5 – Está disponível na página da UFSCar, na Secretaria de Órgãos Colegiados, Normas para Alocação de Vagas para Professores Titulares. 1.1.6 – Foi solicitado junto à Prefeitura Universitária um mapeamento da iluminação da Área Sul para suprir nossas necessidades. Para surpresa e descontentamento geral, a resposta foi o envio para este Centro de uma planta baixa – “Projeto: Rede de Alta Tensão” - onde nos foi solicitado os locais a serem iluminados. Os cursos noturnos não devem ser caracterizados como cursos secundários, o descaso chegou ao extremo. Há um sentimento de desamparo - sem infra-estrutura, o crescimento dos novos cursos, e cada vez as terceirizações aumentando no Campus, quando há necessidade de soluções imediatas. O vem ocorrendo é que os órgãos centrais estão deixando de se responsabilizar e devolvendo os problemas aos próprios departamentos. 1.1.7 – Com relação ao espaço físico, temos que rever a decisão de ficarmos na Área Sul, nossa realidade mudou e por isso estamos com outras necessidades. O Prof. Dr. Ricardo Siloto da Silva, do Escritório de Desenvolvimento Físico será convidado para uma reunião para esclarecimentos da expansão do campus, tanto na área sul como na área norte. A Profª Sandra solicitou que seja feito um estudo em cada departamento das necessidades que seriam ideais e enviá-las para uma Comissão formada inicialmente pelos Professores Arthur e João Virgílio, para termos uma idéia global do quanto podemos crescer. 1.1.8 – Foi encaminhado pela Secretaria de Educação Superior - SESu, Ofício Circular nº 60/2007, aos dirigentes das Instituições de Ensino Superior sobre a Comercialização de Monografias. Foi solicitado aos orientadores que esclareçam aos seus alunos que aqueles que as adquirirem a título oneroso está burlando o objetivo do requisito acadêmico, assumindo o risco de ser responsabilizado criminal e administrativamente. 1.1.9 – Recebemos o Ofício GR nº 976/07, onde foi solicitada com urgência a indicação de um coordenador de curso de graduação para compor o Grupo Gestor do Programa Ações Afirmativas, a ser nomeado por Ato da Reitoria. A Direção do CECH receberá os nomes indicados pelas respectivas Coordenações de Curso e as enviará à Reitoria. 1.2 – COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS. 1.2.1 – A Profª Rosemeire comunicou o resultado da eleição para a nova Gestão da Chefia do Departamento de Psicologia 2005-2007. Os Professores eleitos Dr. Júlio César Coelho de Rose como Chefe e Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos como Vice-Chefe, assumirão a administração do Departamento a partir de 02 de maio próximo. A Profª Rosemeire despediu-se da Chefia do Departamento de Psicologia, agradecendo sua participação no colegiado. 1.2.2 – A Profª Sandra Aparecida Riscal também se despede da Coordenação do Curso de Pedagogia, agradecendo a participação no colegiado. 1.2.3 – O Prof. Miotello, como Presidente deste Colegiado, agradeceu a colaboração e o empenho dedicados tanto pela Profª Rosemeire quanto pela Profª Sandra. 2. ORDEM DO DIA. 2.1 – Solicitação de Afastamento do País do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas, para participar do 5º Congresso Internacional na Universidade Tecnológica de Tampere na Finlândia, no período de 10 a 17/06/2007. Colocado em discussão, foi aprovado por unanimidade. 2.2 – Análise do Projeto Pedagógico do Curso Especial de Licenciatura Plena em Pedagogia da Terra - UFSCar-PRONERA. A Profª Rosemeire leu o Parecer e esclareceu que este curso é especial, envolve quatro movimentos sociais distintos na sua formação. Será oferecida uma turma de 60 alunos, podendo ou não haver mais turmas, dependendo da demanda e de recursos do PRONERA. O objetivo principal é de qualificar pessoas que estão sendo assentadas. O Projeto teve seu início em maio de 2005. O Prof. João Virgílio elogiou a Comissão que elaborou o Projeto, salientando que o trabalho foi de excelente qualidade. Colocado em votação, o Projeto foi aprovado por unanimidade, com ressalvas indicadas no Parecer. 2.3 – Proposta do Curso de Especialização “Educação Infantil e a Escola de 9 Anos: pesquisas e gestão do cotidiano escolar” a ser realizado no período de 04/08/2007 a 13/12/2008. Aprovado por unanimidade. 2.4 – Relatório de Afastamento do país do Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha, para participar do 14th World Congress of the International Relations Association – Peru, no período de 11 a 14 de setembro de 2006. Aprovado. 2.5 – Apreciação Ad-Referendum. 2.5.1 Of. DL nº 028/2007 de 22/03/07. Solicitação de afastamento parcial do Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra para realizar Doutorado em Letras, na área de Licenciatura Comparada, na UERJ, sendo que, o afastamento deverá se prolongar até a entrega da tese, com renovação e apresentação de relatório semestral. 2.5.2 Of. DL nº 030/2007 de 23/03/07. Solicitação de afastamento país do Profa. Dra. Eliane Hércules Augusto Navarro, no período de 07/05/07 à 14/05/2007, para participar no encontro científico Sunshine State TESOL Convention 2007, na cidade West Palm Beach, Flórida, Estados Unidos. 2.5.3 – Proc. Nº 539/06-14. Afastamento parcial do servidor Fernando Henrique Rossit, para freqüentar o curso de música da UFSCar. 2.5.4 Avaliação final de desempenho de estágio probatório da Profa. Dra. Alexandra Lima Gonçalves Pinto, lotada do cargo de Professor Assistente - DE no DAC, tendo como início 01/06/04 e término 31/05/07. 2.5.5 Proc. Denf. 1179/99-37. Proposta do Programa de Extensão “Programa Interdisciplinar de Pesquisa na Maturidade”. 2.5.6 Proc. DPsi.154/01-67. Projeto de Extensão: Melhoria da Qualidade de vida do servidor da Universidade Federal de São Carlos – Contribuições da Psicossomática. 2.5.7 Proc. DPsi 3095/05-414. Projeto de Extensão: SOS Inclusão – Programa de Consultoria Colaborativa de Apoio à Inclusão Escolar - Ano IV. 2.5.8 Proc. Denf 145/99-80. Projeto de Extensão: “Centro de Atendimento ao idoso e seu cuidador”. 2.5.9 Proc. DPsi 1096/02-89. Projeto de Extensão: Cooperativas Populares e Economia Solidária: Produção de Conhecimento, Intervenção Profissional e Formação de Profissionais. 2.5.10 – Proc. DPsi 931/00-47. Projeto de Extensão: Formação Continuada em Educação Especial. 2.5.11 Proc. DPSi 15/06-01. Solicitação de Licença Capacitação para realização de Estágio na Universidade do Porto - Portugal – 01/01/06 à 30/04/06 da Servidora Adriana Maria Corsi. 2.5.12 Proc. DME 297/07-98. Contratação de Professor Substituto – Área Ensino de Educação Física. 2.5.13 Proc. DPsi nº 464/03-06. Afastamento parcial da servidora Adriana Maria Corsi para realização do doutorado junto ao PPGE/ UFSCar. 2.5.14 Of. DPSi nº 077/07 de 29/03/07. Afastamento do país da Profª. Drª. Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, no período de 04/05 à 11/05/07 para participar do III Congresso Internacional sobre Crianças Expostas à Violência Doméstica na Cidade London, Ontário- Canadá. 2.5.15 Proc. DPsi nº 52505-33. Afastamento do país do Prof. Dr. Antonio Celso de Noronha Goyos, para realizar estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Kansas - EUA de 01/05 à 07/06. 2.5.16 Of. 080/07 de 29/03/07. Celebração de Acordo de Cooperação de Estágio entre UfSCar e Unidade de Leitura no Pró – Estudo – Programa de Capacitação Discente para Estudo, sob a coordenação da Profª Drª Camila Domeniconi. 2.5.17 Proc. 594/05/01. Afastamento parcial da servidora Silvana Lopes Santos – para realizar mestrado junto ao Programa de Pós – Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar. 2.5.18 Of. DED nº 022/07 de 02/04/07, referente à proposta de Atividades de Extensão: “Do direito à educação ao direito educacional”, sob a responsabilidade e coordenação do Prof. Dr. João Virgilio Tagliavini. 2.5.19 Avaliação de desempenho da servidora Denise Celina Cava Domeniconi, ocupante do cargo de Assistente Administrativo, removida para a SAF/CECH em 16/10/2006. 2.5.20 Proc. Nº 1293/02-62 DME. Processo de extensão: Democratização do conhecimento e do acesso educação. 2.5.21 Proc. DME 1055/2004-04. Ref. Processo de extensão: Comunidades de aprendizagem. 2.5.22 Relatório Periódico de avaliação de desempenho nº 01 do Prof. Eduardo Pinto e Silva, tendo como cargo: Professor Adjunto-DE, lotado no DEd, de 16/08/06 à 15/08/09. 2.5.23 Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª. Maria Cecília Luiz, tendo como cargo Professor Adjunto-DE no DEd, de 17/02/06 à 16/02/09. 2.5.24 Ficha de caracterização de disciplinas do DCI para o 2º/2007; Leitura e Discurso, código 30.122-1, total de 04 créditos; História da Ciência e Tecnologia , código 30.018-7, total de 04 créditos. 2.5.25 Proposta de acordo para realização de estágio sem vínculo empregatício com a empresa: Viação Cidade Doçura Ltda. 2.5.26 – Relatório do afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo para participar de Simpósio Internacional “Nomes e Pessoas: Gêneros, Classe e Etnicidade na Complexidade Identitária”, em Lisboa – Portugal, de 26/09 a 07/10/2006. 2.5.27 Relatório do afastamento do país do Prof. Dr.Piero de Camargo Leiner para participar do Simpósio Internacional “Nomes e Pessoas: Gêneros, Classe e Etnicidade na Complexidade Identitária”, em Lisboa – Portugal, de 26/09 a 07/10/2006. 2.5.28 Relatório do afastamento do país do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho para desenvolver estágio de pesquisa no exterior como pesquisador associado visitante na Universidade de Oxford/Oxford/RU/UK, de 01.10.06 a 28.02.2007. 2.5.29 Projeto do Laboratório Integrado de Documentação e Estatísticas Políticas e Sociais – LIDEPS, do Dep. Ciências Sociais. 2.5.30 Ficha de caracterização de disciplinas do DFMC para o 1º/2007; Estudo Dirigido de Filosofia 1, código 18.043-2, total de 04 créditos. 2.5.31 Ficha de caracterização de disciplina do DME para o 1º/2007; Metodologia de Ensino de Química 1, código 19.228-7, total de 06 créditos. 2.5.32 Ficha de caracterização de disciplina DME para o 2º/2007; Metodologia de Ensino de Química 2, código 19.229-5, total de 06 créditos. 2.5.33 Ficha de caracterização de disciplina do DME para o 1º/2008; Estágio Supervisionado em Ensino de Química A, código 19.236-8, total de 14 créditos. 2.5.34 Ficha de caracterização de disciplina do DME para o 2º/2008; Estágio Supervisionado em Ensino de Química B, código 19.237-6, total de 14 créditos. 2.5.35 Ficha de caracterização de disciplina do DME para o 1º/2008; Orientação para a Prática Profissional 1, código 19.238-4, total de 04 créditos. 2.5.36 Ficha de caracterização de disciplina do DME para o 2º/2008; Orientação para a Prática Profissional 2, código 19.239-7, total de 04 créditos. 2.5.37 OF DFMC nº 06/07 de 12/04/07. Pedido de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke, para participar do III Simpósio Internacional “Apresentação na Ciência e na Arte, na Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, no período de 24.04 a 24.04.2007”. 2.5.38 Of. 088/07 de 12/04/07. Celebração de Acordo de Cooperação de Estágio entre UfSCar e Ouro Fino Saúde Animal Ltda, sob a coordenação da Profª Drª Camila Domeniconi. 2.5.39 Of. 089/07 de 12/04/07. Celebração de Acordo de Cooperação de Estágio entre Ufscar e Novatech Tecnologia e Comércio Ltda, sob a coordenação da Profª Drª Camila Domeniconi. 2.5.40 Ficha de Caracterização da Disciplina EES267.4 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Apoiando Famílias de Pessoas com Deficiência Mental: Um Enfoque Sistêmico. Com validade retroativa ao 1º semestre de 2002, totalizando 08 créditos. 2.5.41 Ficha de Caracterização da Disciplina EES267.7 – Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Inclusão. Com validade retroativa ao 1º semestre de 2005, totalizando 08 créditos. 2.5.42 OF DCSo nº 016/2007 de 18/04/07– Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério, no período de 23.04 a 29.04.2007 para participar de Seminário Internacional da UNESCO em Nova York. 2.5.43 OF DCI nº 28/07 – Ref. Pedido de afastamento do país do Prof. Dr. Sérgio L. Silva para participar do 14th International Product Development Management Conference, em Portugal, no período de 08.06 a 15.06.2007. 2.5.44 OF DCSo nº 021/2007 de 23/04/07– Solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Clarice Cohn, no período de 02.05 a 13.05.2007 para participar do XXIX Congresso Internacional de Americanistici – Mesa Redonda “Amazzonia: stato attuale delle Ricerche sul campo”, na cidade de Perugia – Roma, Itália. 2.6 – Inclusão de Pauta. 2.6.1 OF DCSo nº 020/2007 de 23/04/07– Solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Marina Denise Cardoso, no período de 02.05 a 08.05.2007 para participar do XXIX Congresso Internacional de Americanistici – Mesa Redonda “Amazzonia: stato attuale delle Ricerche sul campo”, na cidade de Perugia – Roma, Itália. Aprovado. 2.6.2 Resultado do Processo Eleitoral do Curso de Pedagogia. Foram eleitas as Professoras Doutoras Alessandra Arce e Maria Cecília Luiz como Coordenadora e Vice-Coordenadora, respectivamente.
2.6.3 Possibilidade de Abertura de Novos Cursos. Para não haver problemas, a solução intermediária seria a Elaboração de Projeto de criação de cada curso e a consulta aos departamentos envolvidos para sentirem a demanda real e se o departamento apóia sua criação. Foi mencionada a criação dos seguintes cursos: Licenciatura em Sociologia, Gestão Pública e Direito. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello _________________________________________

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula ______________________

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini_____________________________________

Profª Drª Carmen Lúcia Brancaglion Passos ___________________________

Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho _____________________________

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni _______________________________

Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

Prof. Dr. Leandro Inocentini Lopes de Faria ___________________________

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

Profª Drª Sandra Maria Riscal _______________________________________

Profª Drª Débora de Hollanda Souza _________________________________
Antonio Carlos Ciarlo ______________________________________________