Ata 407 - 21/03/2007


ATA DA QUATROCENTÉSIMA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


 

Aos vinte e um dias do mês de março do ano de dois mil e sete, às nove horas, sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Quatrocentésima Sétima Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Presidente) e do Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Vice-Presidente) e dos seguintes conselheiros: Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula (Chefe do Departamento de Letras), Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida (Vice-Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Lingüística), Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho (Chefe do Departamento de Psicologia), Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso (Representando o Coordenador do Curso de Ciências Sociais Prof. Dr. Fernando Antônio Farias de Azevedo), Prof. Dr. Eduardo Garutti Noronha (Vice-Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação), Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto (Coordenadora do Curso de Artes Bacharelado em Imagem e Som), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coordenador do Curso de Educação Musical), Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffman (Chefe do Departamento de Ciência da Informação). 1. EXPEDIENTE: 1.1 - COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Vice-Presidente, fez os seguintes informes: 1.1.1 - No dia 20 de março próximo passado, aconteceu a aula inaugural do Curso de Graduação em Filosofia da UFSCar que recebeu seus primeiros trinta alunos, com o tema: "Tristão e Isolda: dois registros da paixão", ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Monzani. A aula Magna do Centro de Educação e Ciências Humanas foi idealizada pelo saudoso Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, sendo que o Prof. Monzani foi amigo pessoal do Prof. Bento. O evento foi organizado pela Coordenação da Graduação do Curso de Ciências Sociais, pelo Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência, Programa de Pós-Graduação em Filosofia e pelo Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. 1.1.2 - Convite aos membros conselheiros e alunos deste colegiado para assistir Seminário organizado pelo Departamento de Artes e Comunicação abordando os Estudos Contemporâneos do Audiovisual, no período de 20 a 22 do corrente mês, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas, como parte dos trabalhos de construção do projeto do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. As mesas-redondas foram idealizadas em torno das linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação: Narratividade Audiovisual e História e Políticas do Audiovisual. A abertura contou com a palestra: "Estudos cinematográficos no Brasil", ministrada pelo Prof. Dr. Ismail Xavier, docente da Escola de Comunicação e Artes da USP. 1.1.3 - Foi alterada a participação do Centro de Educação e Ciências Humanas no PIBIC, os Professores Titulares indicados foram: Profª Drª Azair Liane Matos do Canto de Souza do Departamento de Psicologia e o Prof. Dr. Dacio Rodney Hartwig do Departamento de Metodologia de Ensino. 1.1.4 - Já está aberto para eventuais testes, o Programa de Iniciação Científica. O envio de projetos poderá ser feito de 16 a 23 de abril. 1.1.5 - Convite encaminhado pelo NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, através da Profª Drª Lúcia Maria de Assumpção Barbosa, para a inauguração da Coleção Ivair Augusto Alves dos Santos, que ocorrerá no dia 30 de março às 17:30 hs no Piso 2 da Biblioteca Comunitária. Esta inauguração faz parte dos eventos de 16 anos do NEAB/UFSCar e dos 37 anos da Universidade, bem como do quadro de comemorações dos 150 anos da cidade de São Carlos. 1.1.6 - A funcionária Edimara Cardoso de Ungaro, responsável pela Secretaria de Assuntos Financeiros, comunica que já enviou memorando às unidades afetas ao Centro informando a distribuição única da verba RTN - Recursos do Tesouro Nacional para o corrente ano: Esclareceu que esta Divisão foi baseada no ano de 2006, salientando que haverá necessidade da confecção de nova planilha para a inclusão dos novos cursos. Além da verba RTN, já ocorreu o repasse da verba "Apoio às Coordenações" e da verba "Aulas Práticas". 1.2 - Comunicação dos Membros. 1.2.1 - O Prof. Eduardo Garutti Noronha, informou que o Ministério da Ciência e Tecnologia por intermédio da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) responsável pela implantação do PROINFRA - Propostas para Apoio a Projetos Institucionais de Implantação de Infra-Estrutura da Pesquisa, estará acolhendo propostas para apoio financeiro à implementação de projetos institucionais de implantação de infra-estrutura de pesquisa. A Universidade terá até o final do corrente mês para o envio da proposta elaborada pelo Prof. Noronha que elaborou um Projeto flexível, mais adequado a FINEP intitulado "Laboratório Integrado de Documentação: Políticas e Estatísticas em Ciências Sociais". Atualmente há vários laboratórios/grupos de pesquisa já consolidados e outros ainda se consolidando. A proposta foi discutida entre os presentes e ficou acordado que em curto prazo temos que participar desta seleção; em médio prazo discutir as mudanças que efetivamente poderão ser efetuadas e em longo prazo, por questões de planejamento, buscar construir mais espaço físico do Centro. 1.2.2 - O Prof. João Virgílio se manifestou dizendo que atualmente é comum ouvir que a área de Humanas está paralisada, e somente a área Tecnológica é produtiva. Mas é a área de Humanas é a que forma os professores para a melhoria deste País. 1.2.3 - O Prof. Arthur comentou que a distribuição de verba está sendo a mesma e que ultimamente o Centro de Educação e Ciências Humanas é o Centro que mais cresceu tanto na Graduação, como na Pós-Graduação. 1.2.4 - A Profª Wanda lembra que este é o momento para expor à Comunidade Universitária e à Administração Central de como e quanto o Centro cresceu, querendo mais do que nunca investir em mudanças, conseqüentemente, construindo uma nova imagem. Ressaltando ainda alguns dos aspectos precários de infra-estrutura da Universidade, foi destacado pelos Professores João Virgílio e Wanda que os cursos noturnos estão sendo penalizados, pois na Área Sul não há uma biblioteca, laboratório de informática compatível com a demanda e sempre há várias lâmpadas queimadas prejudicando o acesso para os Ats. O Prof. João Virgílio expôs que há algum tempo vem encontrando várias dificuldades administrativas com relação à Pró-Reitoria de Graduação, dentre eles o preenchimento do NEXOS, ademais até o momento não foi apresentado aos docentes o resultado feito no ano passado sobre a Avaliação Docente. 1.2.5 - O Prof. Leonardo Antônio de Andrade, Chefe do Departamento de Artes e Comunicação manifestou a insatisfação dos docentes pertencentes ao seu Departamento, pois pelo quarto ano consecutivo a Divisão de Controle Acadêmico não alocou as salas de aula específicas para o seu curso, ou seja, mais uma vez as disciplinas que necessitam de sala com TV foram alocadas aleatoriamente, prejudicando muito o início das aulas, mesmo todos procurando atender às solicitações daquela Divisão, a burocratização é muito grande, nunca há uma decisão imediata, os desencontros cada vez maiores e os docentes e alunos sendo prejudicados. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 - Proposta do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia e Sociedade. Foi lido o Parecer elaborado pela Profª Drª Marisa Bittar sobre a criação do referido curso. Colocado em discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade. 2.2 - Proposta dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi lido o Parecer elaborado pelo Prof. Dr. Richard Theisen Simanke sobre a criação dos referidos cursos. Colocado em discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade. 2.3 - Proposta do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som. Foi lido o Parecer elaborado pelo Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni sobre a criação do referido curso. Colocado em discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade. Não se pode deixar de mencionar que o Prof. Dr. Carlos Eduardo de Morais Dias foi um dos artífices na criação deste curso. 2.4 - Proposta dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Foi lido o Parecer elaborado pelo Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini sobre a criação dos referidos cursos. Colocado em discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade. 2.5 - Proposta dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Foi lido o Parecer elaborado pela Profª. Drª. Gladis Maria de Barcellos Almeida sobre a criação dos referidos cursos. Colocado em discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade. 2.6 - Solicitação de afastamento do país da Profª Drª Sandra Aparecida Riscal para participar do IV Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, que será realizado em Lisboa/Portugal no período de 12 a 14 de abril de 2007. Colocado em discussão, a solicitação foi aprovada por unanimidade. 2.7 - APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM. Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.7.1. – Relatório de atividade: Análise de informação automatizada de estruturas metalográficas – ABM - DCI e DEMa. 2.7.2. – Eleição para a coordenação do curso de Letras: Coordenadora: Profª Drª. Maria Silvia C. Martins – Ato CECH 096/2006 de 14/12/06 – Vice-Coordenadora: Profª. Drª. Marília Blundi Onofre – Ato CECH 097/2006 de 14/12/06. 2.7.3 – Indicação da Chefia do Departamento de Letras – Chefe: Profª. Drª. Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula – Vice-Chefe: Profª Drª Mônica Baltazar Diniz Signori. 2.7.4 - Prorrogação do mandato da Profª. Drª. Maria Amélia Almeida e da Profª. Drª. Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi para exercer as funções de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, até 31/12/2007 – Ato CECH 098 e 099 de 14/12/2006. 2.7.5 – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 02 do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela (docente do DCSo). 2.7.6 – Relatório periódico de avaliação final de desempenho, do Prof. Dr. Richard Miskolci (docente do DCSo). 2.7.7 – Solicitação de licença sabática da Profª Drª. Aparecida Barco Soler Huet docente do DEd à partir de 05/02/2007 (6 meses). 2.7.8 – Solicitação de renovação de afastamento parcial 20 horas da servidora Wânia do Carmo Passarini (DCI), para cursar o curso de fisioterapia na UNICEP12/02 à 30/06/2007. 2.7.9 - Eleição para a coordenação do Programa de Pós Graduação em Lingüística: Coordenadora: Profª Drª. Gladis Maria de Barcellos Almeida – Ato CECH 003/2007 de 18/01/2007 – Vice-Coordenadora: Profª. Drª. Eliane Hércules Augusto Navarro – Ato CECH 004/2007 de 18/01/2007. 2.7.10 - Ficha de Caracterização de disciplinas, PPGL, com início de validade no 1º semestre de 2007, código 018, Léxico e Sintaxe, com o total de 08 créditos; código 019, Caracterização – Nova, com o total de 08 créditos. 2.7.11 – Of. DCI nº11/07, referente ao edital de seleção de professor substituto TP-20 hs, na área de Informação Tecnologia e Empresarial e Gestão de Unidade e Serviços de Informação. 2.7.12 – Of. DCI nº 12/07, referente à banca Titular para a seleção de professor TP-20 hs, tendo como membros as Profas. Dras. Wanda M. Hoffmann (presidente), Vera Bocato e Maria Cristina C. Ferraz, na área de Informação Tecnologia e Empresarial e Gestão de Unidade e Serviços de Informação. 2.7.13 - Of. DCI nº 10/07, referente ao edital de seleção de professor substituto TP-20 hs, nas áreas de Análise e Representação da Informação e Cultura e Discurso, Ciência e Sociedade. 2.7.14 – Of. DCI nº 13/07, referente à banca Titular para a seleção de professor TP-20 hs, tendo como membros Profas. Dras. Nádea R. Gaspar (presidente), Vera Bocato e Ariadne Chloe Mary Furnival, na área de Análise e Representação da Informação e Cultura e Discurso, Ciência e Sociedade. 2.7.15 - Relatório de atividades do afastamento integral da Profª Luciana de Souza Gracioso, para cursar doutorado na Universidade Fluminense, de 30/08/04 à 28/02/05 e renovação de afastamento para o período de 03/01/07 à 03/07/07 para continuar o doutorado na mesma Universidade. 2.7.16 - Ficha de caracterização de disciplina do DL, tendo como início de validade o 1º semestre de 2007, código: 063550, Dialetologia e ensino de Linguagem Espanhola, com o total de 04 créditos. 2.7.17 - Of. DAC nº 04/07 de 24/01/07, referente edital e banca de seleção de professor substituto 40 hs, na área de Fotografia. 2.7.18 - Of. DAC nº 05/07 de 24/01/07, referente edital e banca de seleção de professor substituto 40 hs, na área de Animação. 2.7.19 - Of. DAC nº 06/07 de 24/01/07, referente edital e banca de seleção de professor substituto 40 hs, na área de Som. 2.7.20 - Of. DAC nº 07/07 de 24/01/07, referente edital e banca de seleção de professor substituto 40 hs, na área de Direção/Realização Audiovisual. 2.7.21 - Of. DL nº 012/07 de 25/01/07, referente à solicitação de abertura de concurso para contratação de professor substituto 20 hs, na área de Língua Inglesa e suas Literaturas. 2.7.22 - Solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Denise Martins de Abreu e Lima, de 05/04/07 à 15/04/07 para participar do Congresso Anual da Associação América de Pesquisa Educacional, na AERA Anual Metting, em Chicago, Estados Unidos. 2.7.23 - Solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Gladis Maria Barcellos Almeida, no período de 28/04/07 à 07/05/07, para participar no Colloque Terminologie: Approches Trandisciplinaires, na Universidade du Québec um Outaouais, em Outaouais, Québec, Canadá. 2.7.24 - Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Oto Araújo Vale, para participar do XXVéme Colloque International Sur Lê Lexique Et La Grammaire, Palero/Itália, de 05 à 12/09/06. 2.7.25 - Relatório de Afastamento do país da Profª. Drª. Gladis Maria Barcellos Almeida, para participar do X Simpósio Ibero América de Terminologia - Montevidéo/Uruguai, de 05 à 10/11/06. 2.7.26 – Solicitação de abertura de concurso para contratação de professor substituto, em regime de 40 hs na área de Lingüística e Língua Portuguesa. 2.7.27 - Of. DL nº 015/2007 de 31/01/07, referente à banca de concurso de professor substituto na área de Lingüística e Língua Portuguesa. 2.7.28 - Of. DL nº 014 de 31/01/07, referente à banca de concurso de professor substituto na área de Lingüística de Língua Portuguesa. 2.7.29 - Solicitação de afastamento da Profª. Rosimeire Aparecida Scopinho, para participar do V Congresso Latinoamericano de Sociologia Del Trabaljo, que se realizará na cidade de Montividéo/Uruguai, de 16 à 22 de abril de 2007. 2.7.30 - Relatório de afastamento do país da Profª. Rosimeire Aparecida Scopinho, para participar do VII Congresso Latinoamerico de Sociologia Rural, de 16 à 26 de novembro de 2006. 2.7.31 - DPSi - Solicitação de celebração de acordo de cooperação de estágio entre UFSCar e Elektro-Eletricidade e Serviços S.A. 2.7.32 - DPSi - Solicitação de celebração de acordo de cooperação de estágio entre UFSCar e Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Helder Câmara. 2.7.33 - Pedido de afastamento do país da Profª. Débora Hollanda Souza, para participar do “2007 SRCD Biennial Meeting” a ser realizado em Boston, MA, de 21/03 à 01/04/07. 2.7.34 – Ficha de caracterização de disciplinas do PPGFIL, para o 1º semestre de 2007, código: 115, Seminário de Pesquisa em Filosofia da Psicanálise 1, com o total de 05 créditos; código: 116, Seminário de Pesquisa em Filosofia da Psicanálise 2, com o total de 05 créditos; código 117, Seminário de Pesquisa em Ética com o total de 10 créditos; código 118, Seminário de Pesquisa em Filosofia Moderna, com o total de 10 créditos. 2.7.35 - Ficha de caracterização de disciplinas do PPGAS, para o 1º semestre de 2007, código 012, Substâncias, Corpo e Pessoa, com o total de 10 créditos; código 011, Antropologia Política, com o total de 10 créditos; código 010, Ingleses na África: etnografias e hierarquia, com o total de 10 créditos; código 003, Metodologia de Pesquisa em Antropologia Social, com o total de 10 créditos; código 001, Teoria Antropologias Clássicas, com o total de 10 créditos. 2.7.36 - Solicitação de celebração de acordo de cooperação de estágio entre UFSCar e Psicocare-Centro de Psicologia Clínica-Hospitalar Ltda e Gold Assessoria Empresarial e Serviços Ltda. 2.7.37 - Edital e cronograma para concurso de Professor Substituto no DEd na área de Supervisão, Administração Escolar e Orientação Educacional. 2.7.38 – Edital de concurso para contratação de professor substituto em regime de 40 hs, na área de Ensino de Educação Física junto ao DME. 2.7.39 - Edital de Concurso para contratação de professor substituto, em regime de 40 hs, na área de Línguas Portuguesa e Inglesa junto ao DME. 2.7.40 - Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da Profª Débora de Hollanda Souza do DPSi, no período de 24/10/05 à 23/10/2008. 2.7.41 – Proc. 0125/07-60 DCI - Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto – Área: Informação Tecnológica e Empresarial e Gestão de Unidade e Serviços de Informação. 2.7.42 - Retificação do Of. DL 015/2007, referente ao concurso e banca de professor substituto, na área de Língua Inglesa e suas Literaturas. 2.7.43 - Edital de concurso para a contratação de Prof. Substituto par o DME, na área de Ensino Musical. 2.7.44 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o DL - Área: Lingüística e Língua Portuguesa. 2.7.45 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o DL - Área: Língua Inglesa e suas Literaturas. 2.7.46 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o DAC - Área: Som. 2.7.47 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o DAC - Área: Fotografia. 2.7.48 - Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto para o DAC - Área: Direção/Audiovisual. 2.7.49 - Solicitação de afastamento do País da Profª. Drª. Maria Amélia Almeida (Docente do DPSi) para participar do Congresso Internacional de Educação Familiar, que se realizará em Coimbra-Portugal, de 10 a 20 de abril. 2.7.50 - Solicitação de afastamento do país da Profª Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali para participar da Conferência Anual da American Educational Research Association, que será realizada em Chicago. IL, EUA, no período de 07 a 15 de abril de 2007. 2.7.51 - Relatório Periódico de Desempenho nº 03 do servidor Robson da Silva Rodrigues, lotado no DFMC como Assistente Administrativo, em estágio probatório desde 23/06/05 à 22/06/08. 2.7.52 - Contratação de professor substituto para o DME - na área de Línguas: Portuguesa e Inglesa. 2.7.53 - Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar (Docente do DFMC), para participar da Reunião Científica no Inter University Center em Dubrovnik-Croácia, no período de 24/03/2007 à 06/04/2007. 2.7.54 - Relatório afastamento do país da Profª. Drª. Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, para participar do encontro anual da NAME- Phoenix/Arizona/USA, no período de 03 a 15/11/06. 2.7.55 - Convenio de Cooperacion Internacional da Universidade Federal de São Carlos e Universidad Autônoma Del Morelos, apresentado pela Profª. Drª. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 2.1.56 - Processo seletivo para contratação de professor substituto do DEd, na área de Educação; Sub-área: Supervisão, Administração Escolar e Orientação Educacional. 2.7.57 - Encaminhamento da proposta de acordo para realização de estágio sem vínculo empregatício com a empresa: Eletrolux do Brasil S/A. 2.7.58 - Avaliação final de desempenho de estágio probatório da Profª. Drª. Sandra Aparecida Riscal, que teve como início 04/05/04 e término dia 05/05/07, no cargo de Professor Adjunto - DE, lotada no DEd. 2.7.59 - Avaliação final de desempenho de estágio probatório da Prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior, que teve como início 31/05/04 e término dia 30/05/07, no cargo de Professor Adjunto - DE, lotado no DEd. 2.7.60 - Avaliação final de desempenho de estágio probatório da Profª. Drª. Sonia Regina Landini, que teve como início 14/06/04 e término dia 13/06/07, no cargo de Professor Adjunto - DE, lotada no DEd. 2.8 - INCLUSÃO DE PAUTA. Foi solicitado pelo Departamento de Letras, as seguintes inclusões: 2.8.1 -Avaliação final de Desempenho do Estágio Probatório dos Docentes : i) Prof. Wilson Alves Bezerra, Professor Assistente DE do DL, no período de 01/06/2004 a 31/05/2007; ii) Profª Hélade Scutti Santos, Professora Assistente DE do DL, no período de 01/06/2004 a 31/05/2007. Foram lidas ambas avaliações e aprovadas. 2.8.2 - Projeto de Extensão: A poesia no Romantismo, vinculados ao Programa "Formação e Educação Continuada em Letras". Aprovado. 2.8.3 - Afastamento parcial no servidor Fernando Henrique Rossit, para freqüentar o Curso de Educação Musical desta Universidade. O servidor solicita afastamento de 10 horas semanais para freqüentar as disciplinas em que está regularmente matriculado neste 1° período letivo de 2007. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, O Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual, eu Denise Celina Cava Domeniconi, Assistente em Administração da Secretaria de Assuntos Financeiros do CECH, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello __________________________________________

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto _____________________________

Profª Drª Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula _______________________

Profª Drª Gladis Maria de Barcellos Almeida ____________________________

Profª Drª Rosemeire Aparecida Scopinho ______________________________

Profª Drª Maria Inês Rauter Mancuso _________________________________

Prof. Dr. Eduardo Garutti Noronha ___________________________________

Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade _______________________________

Profª Ms. Alexandra Lima Gonçalves Pinto _____________________________

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago ________________________________

Profª Drª Wanda Aparecida Machado Hoffman __________________________