Ata 406 - 12/12/2006


ATA DA QUADRINGENTÉSIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos doze dias do mês de dezembro de dois mil e seis às onze horas, no gabinete do Centro de Educação e Ciências Humanas, teve início a Quadringentésima Sexta Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Diretor do CECH) e do Vice-Presidente Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Netto (Vice-Diretor pró-tempore) e dos seguintes conselheiros: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni (Chefe do DFMC), Profª. Drª. Gladis Maria de Barcellos Almeida (Vice-Coord. PPGL),Profª. Drª. Sandra Aparecida Riscal (Coord. C.Pedagogia), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago(Coord. CEMus), Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe do DCSo), Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann (Chefe do DCI), Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza (Vice-Chefe do DPsi), Prof. Dr. Ademar da Silva (Vice-Chefe do DME), Profa. Dra. Maria Amélia de Almeida (Coord.do PPGEEs), Profa. Dra. Vanice de Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori (Chefe do DL), Profa. Dra. Maria Isabel de Moura (Coord. Curso de Letras), Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Chefe do DEd), Prof. Ms. Leonardo de Andrade (Chefe do DAC) e Antônio Carlos Ciarllo (Repres. Do T.As).1.EXPEDIENTE:1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente informou que o Programa de CT Infra já está aberto para 2007. Informou ainda que dentro de dois meses, duas salas dos LIG’s (“ligão” ) estará funcionando.Os Departamentos de Psicologia, Ciência da Informação e Artes e Comunicação, estão trabalhando muito para a implantação das pós-graduação).A proposta do Programa de Ações Afirmativas, foi aprovado na UFSCar, com início em 2008. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: O Prof. Baioni informou que está previsto uma aula inaugural da Filosofia, no início de período letivo de 2007. O Prof. Baioni ainda propôs que a cada ano, um curso do CECH deveria fazer uma aula inaugural para todo o Centro. O Prof. Glauber comentou que na semana da calourada, todos os docentes deveriam participar devido ao projeto de inovações tecnológicas. 2.ORDEM DO DIA: 2.1.APRECIAÇAO AD-REFERENDUM:Foram aprovados os seguintes ad-referendum:2.1.1. – Solicitação de celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio entre a UFSCar/DPsi e a Fundação Zerbini. 2.1.2.– Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Luiz Mattar Villela (docente do DCSO), para participar da Jornada de Antropologia na Universidade de Buenos Aires, no período de 30/07 a 07/08/2006.2.1.3 – Relatório de afastamento integral da Profa. Ms. Marília Gonçalves , docente do DPsi referente ao 1º sem/2006 e solicitação de afastamento para o 2º sem/2006 para cursar doutorado na PUC/Campinas, com inclusão no PICDT.2.1.4. – Solicitação de afastamento integral para o 2º sem/2006 da Prof.a. Dra. Georgina Faneco Maniakas, docente do DPsi, para cursar doutorado em Filosofia.2.1.5. – Relatório de atividades de afastamento do país, da Prof.a. Dra. Ana Lúcia Cortegoso docente do DPsic, referente ao período de 29/05 a 04/06 para representar a UFSCar na 4ª Reunião do Comitê Procoas da AUGM em Rosário – Argentina..2.1.6 – Relatório de afastamento do país, da Prof.a. Dra. Elizabeth Joan Barham docente do DPsi, para realização de pós-doutorado no Center for Gerontology da Virgínia Polythechnic and State University – EUA , no período de 01/03/2005 a 31/03/2006.2.1.7 – Solicitação de afastamento integral da Prof.a. Dra. Soeli Maria Schereiber da Silva (docente do DL) para realizar pós-doutorado na UNICAMP no período de 01/08/2006 à 31/01/2007.2.1.8 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (docente do DCSo), no período de 01/10/2006 à 28/02/2007 para desenvolver estágio de pesquisa no exterior sobre “ Tecnologia, Forças Armadas e sociedade: a Marinha Brasileira na época da predominância naval Britânica” , como pesquisador associado visitante na Universidade de Oxford em Oxford. 2.1.9 – Solicitação de afastamento parcial 20hs, para capacitação, da servidora Wânia do Carmo Cassin Passarini do DCI, referente ao período de 02/08 a 16/12/2006, para cursar Fisioterapia.2.1.10- Solicitação de afastamento da prof. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali para participar do encontro anual Research Association, que será realizado em genebra – suíça de 10 a 18/09/2006.2.1.11 –Edital de abertura de seleção para o cargo de professor substituto TP 20hs para o DL, na área de Língua Espanhola e suas Literaturas- Banca com a seguinte composição: Membros titulares: Prof. Ms. Wilson Alves Bezerra (Presidente), Prof. Dr. Wilton José Marques e Prof. Dr. Nelson Viana – Membro Suplente: Porfa. Dra. Hélade Scuti Santos .2.1.12 - Ficha de Caracterização de disciplinas do PPGEEs – 2º sem/2003: EES 502.22 – Tópicos em Educação Especiais 22: Procedimentos e materiais instrucionais para o ensino de pessoas com necessidades especiais 2 créditos – Maria da Piedade Resende da Costa.2.1.13- Resultado final do processo de seleção para contratação de professor substituto para o DME, na área de Ensino de Enfermagem , com a aprovação de André Bueno de Camargo.2.1.14– Solicitação de afastamento do país, do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (docente do DFMC), para participar do Colóquio “ Structure, Systéme et Subjectivé”, no período de 23/09 á 02/10/2006 para Clemond-Ferrand – França.2.1.15 – Resultado final do processo de seleção de professor substituto TP 40hs, para o DME na área de Ensino de Pedagogia, com a seguinte classificação: 1º lugar: Andréa Braga Moruzzi, 2º lugar: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, 3º lugar: Sandra Lúcia Silva Araújo, 4º lugar: André Luiz Sena Mariano; 5º lugar: Juliana Franzi, 6º lugar: Isabella Fernanda Ferreira.2.1.16 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (docente do DCSo), para participar do Simpósio Internacional “ Nomes e Pessoas” a ser realizado na Universidade de Lisboa – Portugal, no período de 26/09 à 07/10/2006.2.1.17 – Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo (docente do DCSo), para participar do Simpósio Internacional “Nomes e pessoas: gênero, classe e etnicidade na complexidade identitária” a ser realizado na Universidade de Lisboa no período de 26/09 à 07/10/2006.2.1.18 – Relatório de afastamento do país, do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (docente do DCSo) para participar do 20º Congresso Mundial da Associação Internacional de Ciência Política na cidade de Fukuoka – Japão no período de 09 à 13/07/2006.2.1.19 – Solicitação de afastamento do país, da Prof.a. Ms. Luzia Sigoli Fernandes Costa (docente do DCI), para participar do XI Encuentros Internacionales sobre sistemas de Información a ser realizar em Zaragoza – Espanha no período de 02 a 04/10/2006.2.1.20 – Relatório de afastamento integral da Prof.a. Ms. Luciana de Souza Gracioso, docente do DCI para cursar doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense, referente ao período de 02/02 à 02/08/2006 e renovação do afastamento para o período de 03/08/2006 à 03/01/2007.2.1.21 – Solicitação de afastamento do país, do Prof. Dr. Oto Araújo Vale docente do DL), para participar do XX Veme Colloque Internacional sur lê Lexique et la Grtammaire, que será realizada na Universidade de Palermo – Itália no período de 15/09/2006 à 12/09/20026. 2.1.22 - Solicitação de afastamento do país, do Profª. Dr. Eduardo Garuti Noronha (docente do DCSo), para participar do 14th World Congress of the international relations association, que será realizado no Peru - período de 11 a 14/09/2006.2.1.23 - Solicitação de afastamento do país, da Profaª. Dra. Clarice Cohn (docente do DCSo), para participar do 8º Congresso Argentino de Antropologia Social a ser realizado na Universidad Nacional de Salta - Argentina - período de 19 a 22/09/2006.2.1.24 – Solicitação de afastamento do país, do Prof. Dr. João Ângelo Fantini (docente do DPsic) para participar de atividades acadêmcias na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) no período de 04 a 20/09/2006. 2.1.25 - Solicitação de afastamento do país, da Profaª. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza (docente do DPSi), para participar do Neuroscience 2006, organizado pela Society for Neuroscience a ser realizado em Atlanta, EUA - período de 12 a 22/10/2006.2.1.26 - Solicitação de afastamento do país, da Profaª. Dra. Maria Stella Coutinho Da Alcântara Gil (docente do DPSi), para participar do VIII International Congress on Behavior Studies a ser realizado em Santiago de Compostela - Espanha - período de 27 a 30/09/2006.2.1.27- Solicitação de afastamento do país, da Profaª. Dra. Zilda Del Prette (docente do DPSi), para realização de estágio como Professor Visitante da Escuela de Posgrado da Universidad Empresarial Siglo 21 – cidade de Cordoba- Argentina - período de 24/09 a 07/10/2006.2.1.28- Solicitação de afastamento do país, da Profaª. Dra. Deisy das graças de Souza (docente do DPSi), para participar do VIII Congress International sobre el Estudo de la Conducta a ser realizado em Santiago de Compostela - Espanha - período de 23/09 a 08/10/2006; Em seguida estará visitando universidades espanholas para examinar cursos de pós- graduação em Psicologia (Universidade de Barcelona, Santiago de compostela, Madrid e programa de pesquisa).2.1.29 –celebração de acordo de cooperação de estágio entre DPsi/UFSCar e RH MAIOR – Método, Assessoria, Integração e Organização em Recursos Humanos.2.1.30 – celebração de Acordo de Cooperação de Estágio entre DPsi/UFSCar e Prefeitura Municipal de Matão.2.1.31 Resultado final do processo seletivo para professor substituto tp20hs, para o DL, na área de espanhol, com a seguinte classificação:1º) Nildicéia Aparecida Rocha, 2º Elaine Cristina Araújo. 2.1.32. – relatório de afastamento do país da Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho para participar da III Conferência Internacional – La Obra de Carlos vMarx y Los Desafios Del Siglo XXI de 29/04 à 14/05/2006, na cidade de Havana – Cuba.2.1.33 – Relatório de afastamento do país da Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, para participar do 5rd Fórum of European Neuroscience – FENS 2006 e visitar o Laboratório de Neurobiologia Comportamental do Instituto de Tecnologia Federal Suíço, Schwerzenbach, no período de 07 à 20/07/2006.2.1.34 – Relatório de afastamento do país da Profa. Dra. Lúcia Cavalcanti De Albuquerque, para participar do XV Biennial International Conference on Infant Studies (XV Congresso Internacional Bi- anual de Estudos sobre Bêbes) – no período de 19 à 23/06/2006.2.1.35 – Solicitação de renovação de afastamento parcial da servidora Adriana Maria Corsi (DPsi), para cursar doutorado em Metodologia de Ensino, no período de 01/08 à 30/12/2006.2.1.36 – Relatório de afastamento do país, da Prof.a. Dra. Ana Lúcia Rossito Aiello (docente do DPsi) para participar do XV Biennial International Conference on Infantt Studies, na cidade de Kyoto/Japão, que foi realizada de 19 à 23/06/2006.2.1.37 – Solicitação de renovação de afastamento da servidora Silvana Lopes dos Santos (DPsi) para realização de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar, a partir de agosto de 2006. 2.1.38 – Relatório de afastamento do país, do Prof. Dr.Jorge Luiz Mattar Villela (docente do DCSo), no período de 30/07 à 07/08/2006, para participar da Jornada de Antropologia na Universidade de Buenos Aires.2.1.39 – Relatório de afastamento parcial para cursar doutorado do Prof. Ms. Carlos Roberto Massao Hayashi (docente do DCI), referente ao período de 08/03 à 04/08/2006 e renovação para o período de 05/08/2006 à 28/02/2007.2.1.40 – Solicitação de celebração de acordo para realização de estágio de alunos do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Ação Educacional Claretiana.2.1.41 - : Relatório do afastamento do país, da Prof.a. Ms. Hélade Scutti Santos (docente do DL) referente ao período de 06/06/2006 à 10/06/2006, para participar do evento científico Primeiras Jornadas Internacionais de Aquisição do Espanhol como Primeira e Segunda Língua, realizado em Rosário – Argentina.2.1.42 -: Relatório do afastamento do país, da Prof.a. Dra.Gladys Viviana Gelado (docente do DL) referente ao período de 26/06/2006 à 01/07/2006, para participar do XXXVI Congresso do Instituto Internacional de Literatura Ibero-Americana, realizado em Gênova (Itália), no período de 26/06 à 01/07/2006. 2.1.43 - : Solicitação de afastamento do país, do Prof.. Dr. Fabiano Engelmann (docente do DCSo) referente ao período de 22/11/2006 à 09/12/2006, para participar da Missão Científica do Acordo Capes/Cofecub, projeto: “ Estudo sobre a internacionalização das elites universitárias brasileiras” , na École dês Hautes Études em Sciences Sociales em Paris/França.2.1.44 – Relatório de afastamento parcial do servidor do DL, Fernando Henrique Andrade Rossit, para cursar graduação em Música, referente ao primeiro semestre/2006 e solicitação de renovação para o 2º sem/2006.2.1.45 - Relatório de afastamento do país, da Profª.Drª. Dóris Lieth Peçanha (docente do DPsi) referente ao período de 01/10 à 30/12/2005, para licença capacitação, visando intercâmbio científico com o INSERM e Laboratoire de Psychologie Clinique et Psychopathologie do Instituto de Psicologia da Université René Descartes, Paris.2.1.46 - Solicitação de afastamento do país, do Profª.Drª. Richard Miskolci Escudeiro (docente do DCSo) referente ao período de 13 à 16/10/2006, para participar do VIII Congresso da Brazilian Studies Association, na Vanderbilty, em Nashville, EUA.2.1.47 - Solicitação de afastamento do país, do Profª.Drª. Fernando Antonio Faria de Azevedo (docente do DCSo) referente ao período de 12 à 20/10/2006, para participar do VIII Congresso da Brazilian Studies Association, na Vanderbilty, em Nashville, EUA.2.1.48 –Edital e banca de seleção para professor substituto TP 40hs, para o DAC na área de Violão e Voz, banca com a seguinte composição: Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly (presidente), Prof. Ms. José Alessandro Silva e Prof. Ms. Fred Siqueira Cavalcante. – Ato CECH 088/2006 de 21/09/2006.2.1.49 – Resultado final do processo de seleção para professor substituto TP 40hs, para o DAC, na área de Violão e Voz, com a seguinte classificação: 1º lugar: Eduardo Conegundes de Souza, 2º José Marcos Rodrigues, 3º Bruno Rosas Mangueira.2.1.50 – Ficha de Oferta de disciplinas do DCSo para o 2º sem/2006 – Sociologia para a agroecologia e o desenvolvimento rural com 06 créditos – Profa. Dra. Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio.2.1.51 – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01 da Profa. Dra. Maria Cecília Luiz docente do DEd.2.1.52 – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01 da servidora Renata de Almeida Geribello (servidora da SAF/CECH).2.1.53 - Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 03 do servidor Djalma Ribeiro Júnior (servidor do DAC/CECH).2.1.54 Solicitação de afastamento integral para realização de pós- doutorado da Prof. Dr. Enicéia Gonçalves Mendes (docente do DPsi), no período de 01/02/2007 à 31/01/2008, para desenvolver o projeto “A Parceria entre Educação Especial e Regular na Política de Integração Escolar” na Universidade Renè Descartes- Paris V, França.2.1.55 – Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Denise de Freitas (docente do DME) para participar do IV Congresso Iberoamericano de Educação Científica, que será realizado no período de 06 a 14/11/2006 em Lima – Peru. 2.1.56 – Atividade de Extensão: Assessoria à instalação e funcionamento da sala de africanidades do centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira de São Carlos. (DME).2.1.57 – Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (docente do DME), para participar do encontro Anual da NANE, em Phoenix – Arizona – USA no período de 03 a 15/11/2006.2.1.58 – Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Gladis Maria Barcellos de Almeida (docente do DL), para participar do X Simpósio Ibero-Americano de Terminologia no Centro de Conferência Del Palácio Municipal – Uruguay no período de 05 à 10/11/2006.2.1.59 – Solicitação de celebração de cooperação de estágio entre os alunos do DPsi/UFSCar e a Unidade de Atendimento à Criança – UAC/UFSCar.2.1.60 – Solicitação de celebração de cooperação de estágio entre os alunos do DPsi/UFSCar e a USE – Unidade Saúde Escola/UFSCar.2.1.61 – Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho (docente do DPsi) para participar do VII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural a ser realizado no período de 16 a 26/11/2006 na Facultad Latinoamericana de Ciências Sociales em Quito – Equador.2.1.62- Solicitação de afastamento do país da prof. Dr. Maria Inês R. Mancuso, para participar do VII Congresso Latino- americano de Sociologia Rural na ALASRU, Quito Equador, no período de 16/11 à 25/11 de 2006.2.1.63- Solicitação de afastamento do país da Prof. Dr. Vera Regina Casari Boccato, para apreciação de trabalho de pesquisa cientifica, no período de 06/11/2006à 10/11/2006, em Montevidéu, Uruguai. 2.1.64. - Ficha de caracterização de disciplinas DME inicio de validade 1º período 2007: Prática de Ensino e Estagio Supervisionado em Educação Musical 1 - código 19223-6 - total de créditos 14; Metodologia de Ensino de Química 1; código 19228-7 - total de créditos 06. 2.1.65- Ficha de caracterização da disciplina: Didática 1: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo – 04 créditos do DME ofertada para Pedagogia com início de validade 1º sem/2007. 2.1.66.Alteração na grade curricular do Curso de pedagogia.2.1.67 – Fichas de Caracterização do DAC/ Curso de Música, com início de validade para o 1º sem/2007 – 28.370 - Prática Musical: Orquestra 3 – créditos 4 - , 28.371 – Introdução ao coro cênico – 2 créditos -; 28372 – Canção na educação musical – 2 créditos; 28.373 – Ensino coletivo de sopros –2 créditos . 2.1.68 - Ficha de Caracterização do Dpsic, oferecida para o Curso de Pedagogia, com início de validade para o 1º sem/2007.: Psicologia da Educação 1 – com 04 créditos.2.1.69 - Ficha de caracterização de disciplina do DAC, com validade no 1º semestre de 2006, Canção na educação musical, código 28372, com 2 créditos; Ensino coletivo de sopros 28373, 02 créditos; Prática musical: Orquestra 3, código 28370, com 4 créditos; Introdução ao coro cênico, código 28371, com 2 créditos.2.1.70 -Ficha de caracterização de disciplinas DME inicio de validade 1º período 2007:Prática de ensino e estágio supervisionado em educação musical 1; código 19223-6; total de créditos 14; Metodologia de Ensino de Química 1; código 19228-7; total de créditos 06. 2.1.71 - Ficha de caracterização de disciplina do DAC, com validade no 1º semestre de 2006, Canção na educação musical, código 28372, com 2 créditos; Ensino coletivo de sopros 28373, 02 créditos; Prática musical: Orquestra 3, código 28370, com 4 créditos; Introdução ao coro cênico, código 28371, com 2 créditos.2.1.72 - Ficha de caracterização de disciplinas do DL, para o 1º semestre de 2007,Linguistica textual e Ensino, código 063363, 04 créditos; Dialetologia e ensino de Língua Espanhola, código 063550, 04 créditos; Avaliação e Produção de Material Didático em Língua Inglesa, código 063746, 04 créditos; Literatura, Psicanálise e Cultura, código 064734, 02 créditos; Sintaxe Contrastiva Espanhol/ Português, código 063568, 04 créditos; Literatura de Artes Plásticas, código 064742, 02 crédito; Literatura Inglesa 1: da Era Medieval ao Romantismo, código 063754, 04 créditos; Literatura Espanhola dos Séculos XIX e XX, código 063630, 04 créditos; Literatura e Ensino, código 064246, 04 créditos. 2.1.73– Ficha de caracterização de disciplina do DME, com início de validade para o 1º sem/2007: 19.233-3 Introdução à Pedagogia – 04 créditos e 19.234-1 Estágio curricular supervisionado 1: Educação Infantil com 08 créditos.2.1.74 – Ficha de caracterização de disciplinas do DPsi, com início de validade no 1º sem/2007: 20.106-5 Tópicos especiais de Psicologia Educacional 2 – 04 créditos e 20.106-5 – Tópicos Especiais de Psicologia Educacional 2 – 04 créditos.2.1.75 – Fichas de caracterização com início de validade no 1º sem/2007 – 16.533-6 – Antropologia da Educação com 04 créditos;16.532-8 Onomástica e Sociedade 04 créditos e 16.160-8 – Sociologia das Diferenças com 04 créditos.2.1.76 - Ficha de caracterização de disciplina do DME, Orientação para prática Profissional de Professor de Física 2, com validade no 2º sem. de 2007, código 19226-0, 04 crédito; Estágio Supervisionado de Física 1,com validade no 1º sem. de 2007, código 19225-2, 14 créditos; Estágio Supervisionado de Física 2, com validade no 2º sem. de 2007, código 19227-9, 14 créditos; Orientação para Prática Profissional em Ensino de Biologia 1, com validade no 1º sem. de 2007, código 19231-7, 02 créditos; Prática e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais 4, com validade no 1º sem. de 2007, código 19230-8, 02 créditos; Estágio Supervisionado em Biologia 1, com validade no 1º sem. de 2007, código 19232-5,06 créditos; Orientação para prática Profissional de Professor de Física 1, com validade do 1º sem. de 2007, código 19224-4, 04 créditos.2.1.77 - Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02, do servidor Robson da Silva Rodrigues, Assistente de Administração PPG-Fil (a partir de 14/06/06), efetivo exercício: 23/06/05, término do estágio Probatório: 22/06/2008.2.1.78 -Ficha de caracterização de disciplina do DAC, para o 1º sem. de 2007, Estudo do Imaginário I, código: 281794, com 04 créditos.2.1.79 -Assunto – Relatório de afastamento do país, da Profa. Dra Zilda Ap. Del Prette, para realizar estágio como professora visitante da Escuela de Posgrado da Universid Empresarial Siglo 21 – Córdoba – Argentina de 24/09 a 07/10/20062.1.80 - Relatório de afastamento do país, da Profª. Drª. Maria Amélia Almeida (docente do DPsi), para participar do Congresso do Conselho da Criança Excepcional UTAH/USA no período de 27/03 a 11/04/2006.2.1.81 – Fichas de Caracterização de Letras: 062286 – Lingüística aplicada e metodologia de Língua Inglesa – 04 créditos.2.1.82 – Relatório de Afastamento do país da Prof. Dr. Zilda ª Pereira Del Prette – Para realizar estágio como professora visitante da Escuela de Posgrado da Universidad Empresarial Siglo21 – Córdoba / Argentina – 24/09à 07/10/06.2.1.83 – Relatório de afastamento do país da prof. Dr. Maria Amélia Almeida – Para participar do Congresso do Conselho da Criança Excepicional - UTA/USA. – 27/03 à 11/04/2006. 2.1.84 -Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Richard Miskolci(docente do DCSO) Escudeiro para participar do VIII Congresso de Brazilian Studies Association – Vanderbitty/ Nashville/Eua- 13/a 16/10/06.2.1.85- DPsi- Celebração de acordo entre a UFSCar e a Irmandade Santa Casa Da Misericórdia de Limeira.2.1.86 – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 02 da Profa. Dra. Vera Alves Cepeda docente do DCSo.2. 1.87.– Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 02 do Prof. Dr. Thalles Haddad Novaes de Andrade, docente do DCSo. 2.1.88 – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 02 da Profa. Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre , docente do DME.2.1.89. Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly (docente do DAC), referente ao período de 16 a 24/12/2006 para participar de um evento na cidade de Chigago (EUA).3. Relatório de afastamento do país, da Profª. Drª Deisy das Graças de Souza (docente do DPsi), para participar do VIII Congresso Internacional sobre el Estudo de la Conducta – período de 23/09 à 08/10/2006 a ser realizado na cidade de Santiago de Compostela – Espanha. Aprovado. 4. Relatório de afastamento integral da Profa. Dra. Marília Gonçalves para cursar doutorado na PUC/Campinas no período de 01/08/2006 à 30/12/2006 e renovação para o período de 01/03/2007 á 30/06/2007. Aprovado. 5. Relatório de afastamento do país, da profa. Ms. Luzia Signoli Fernandes Costa (docente do DCI), para participar do XI Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información, em Zaragoza/Espanha, no período de 29/09/2006 à 04/10/2006. Aprovado.6. Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, docente do DME, para participar da Reunião, coordenação e acompanhamento dos resultados obtidos até o momento na pesquisa conjunta Espanha/Brasil intitulada: “ Escolas Multiculturais: uma aposta na qualidade e na igualdade” a ser realizada em Barcelona – Espanha no período de 05 à 16/01/2007. Aprovado.7. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Fernando Antônio Farias de Azevedo (docente do DCSo), para participar do VIII Congresso da Brazilian Studies association, Brasa/Vanderbitty University, Nashville /EUA, no período de 12 à 20/10/2006. Aprovado.8. Relatório de afastamento do país, do Prof. Dr. Richard Miskolci Escudeiro (docente do DCSo), para participar do VII Congresso da Brazilian Studies Association, em Vanderbitty, no período de 13 à 16/10/2006. Aprovado.9. Solicitação de afastamento do país, da Profa. Dra. Alice Campos Pierson (docente do DME), para realizar pós-doutorado na Universidade de Lisboa – Portugal, no período de 05/01/2007 à 05/04/2007. Aprovado.10. Relatório de afastamento integral para capacitação da Profa. Ms. Luzia Sigoli Fernandes Costa (docente do DCI), referente ao período de 01/07/2006 à 31/12/2006 e renovação para o período de 01/01/2007 à 30/06/2007.

Aprovado.11. Projetos Pedagógicos e Currículos do Bacharelado e de Licenciatura do Curso de Graduação em Filosofia. Aprovado.12. Comissão de Inquérito para apurar infração cometida pelo aluno do Curso de Imagem e Som, Alberto Geraissate Paranhos.13.Eleição dos Chefes do DCSo para o período de 01/03/2007 à 28/02/2009 : Chefe: Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha – Vice-Chefe: Marina Denise Cardoso. Aprovado.14. Eleição dos Coordenadores de Curso de CSo: Coordenadora: Profa. Dra. Maria Inês Rauter Mancuso – Vice-Coordenadora: Vera Alves Cepeda, para o período de 01/03/2007 à 28/02/2009. Aprovado.15 - Projetos de Extensão: Divulgação de Conhecimento sobre Desenvolvimento Humano para Professores de Escolas Públicas. Aprovado. 16. Núcleo de estudos e pesquisa sobre a escola de Vigotsky – Neevy. Aprovado.17. Atendimento pedagógico a agentes educativos que atuam em espaços que abrigam crianças e jovens em situação de risco. Aprovado.18. Utilização de brinquedos na iniciação científica e tecnológica de crianças da educação infantil. Aprovado.19. Implantação de currículo de habilidades sociais na escola. Aprovado.20. O Agente Educacional Adolescente e sua Prática. Aprovado.21. Atendimento Psicológico a Mulheres e Crianças Abrigadas. Aprovado.22. Parcerias entre psicólogos e professores de escolas públicas. Aprovado.23 ACIEPE: Motivação para aprender; contribuições da Psicologia. Aprovado.24 Aconselhamento psicoterapêutico, em grupo, a indivíduos com transtornos de ansiedade e depressão. Aprovado.25. V Semana de Psicologia. Aprovado.

26. Dia Mundial de Alzheimer. Aprovado.27. Mapeamento e catalogação inicial de experiências de Educação popular e Saúde de São Carlos. Aprovado.28.Divulgação e disseminação do acervo documental da UEIM/CECH. Aprovado.29. Atualização do Banco de Dados do Serviço-Escola em Psicologia: cadastro de psicoterapeutas e Virtual (DPsi). Aprovado.30. Projeto de Estimulação Cognitiva (Projeto Eco). Aprovado.31.. Centro de Atendimento ao Idoso e seu Cuidador (CAIC). Aprovado.32. ACIEPE - Histórias Infantis e Matemática nas Séries Iniciais. Aprovado.33. Minicurso: Histórias infantis e a matemática na sala de aula: implementação de atividades. Aprovado.34. Apoio ao Processo de Aprendizagem de alunos das séries finais do Ensino Fundamental da EMEB Dalila Galli. Aprovado.35. Comunidades On Line de Educação Infantil. Aprovado.36. S.O.S. INCLUSÃO - ANO V- Projeto de alta tecnologia assistiva e inclusão. Aprovado.37. Promovendo a inclusão social pelo trabalho de usuários do CAPS de São Carlos na perspectiva da economia solidária. Aprovado.38. Inglês para crianças de escolas públicas. Aprovado. 39. Curso Básico de Português para Estrangeiros Módulo I, II. Aprovado.40. Crianças promotoras da amamentação. Aprovado.41. CONTAR PARA SABER "QUEM SOU". Aprovado.42. Tertúlias Dialógicas: literária e musical. Aprovado.43. As palavras no cinema. Aprovado.44. Agência social e práticas de letramento. Aprovado.45. FAZENDA PINHAL: Pesquisa, organização e disponibilização de conteúdos do acervo histórico. Aprovado.46. ACIEPE - Contação de Histórias. Aprovado.47. Retratos da Terra: História e Memória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Aprovado.48. ACIEPE - Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais. Aprovado.49. Fontes de Informação Sobre o Movimento Negro: a Associação Cultural do Negro. Aprovado.50. Realização Audiovisual - Documentário:  "São Carlos 150". Aprovado.51. ACIEPE: ANOS "DOURADOS" NO TEATRO. Aprovado.52. Indicadores de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade: divulgação e disseminação. Aprovado.53. ACIEPE: Análise crítica de mídia: jornalismo, ciência e cultura. Aprovado.54. (In)formação e cultura para adolescentes em situação de risco. Aprovado.55. ACIEPE - PRODUÇÃO DE EVENTOS NA UFSCAR E EM SÃO CARLOS - 1o. Festival de Multilinguagens em Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da UFSCar. Aprovado.56. ACIEPE: ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA DO PROJETO "CÍRCULO DE AMIGOS DA PARÓQUIA DE SANTA MADRE CABRINI". Aprovado.57. ACIEPE - Estética e Comunicação: Introdução ao Pensamento de Deleuze. Aprovado.58. Faces e Falas do Brasil: O Cinema Brasileiro no Ensino de Português para Estrangeiros. Aprovado.59. Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. Aprovado.60. TRABALHANDO COM A ESCRITURA ACADÊMICA. Aprovado.61. Português para estrangeiros - nível intermediário. Aprovado.62. Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional. Aprovado. 63. Serviço de resposta técnica: estruturação e atendimento. Aprovado.64. Brincando de contar e ouvir histórias: aprender a escutar. Aprovado.65. ACIEPE: Tutoriamento individualizado como atividade complementar ao Programa informatizado de ensino de leitura. Aprovado. 66. Consultoria colaborativa para professores de crianças com problemas comportamentais. Aprovado. 67. Parceria com Prefeitura de Boa Esperança do Sul para recuperação de leitura nas séries iniciais (PROLER).
DEISY DAS GRACAS DE SOUZA – DPsi.
Aprovado. 68. A interdisciplinaridade no trabalho em Saúde Mental
SILVANA MARA LOPES ANDRADE – USE.
Aprovado. 69. Currículo suplementar para alfabetização de escolares em risco de fracasso escolar
DEISY DAS GRACAS DE SOUZA – DPsi.
Aprovado.70. Utilização de brinquedos na educação científica: brinquedoteca de ciência - BrinC
MARCOS PIRES LEODORO – DME.
Aprovado.71. Grupo terapêutico: Juventude Universitária. Aprovado.
MARIA TEREZA RAMALHO – USE.
Aprovado.72. Estudos de Língua Chinesa
NELSON VIANA – DL.
Aprovado.73. Sistematização de experiências de formação em Economia Solidária da INCOOP: preparo de material instrucional e de apoio
ANA LUCIA CORTEGOSO – DPsi.
Aprovado.74. Parceria com a prefeitura municipal de Muzambinho-MG para a implementação de um currículo suplementar para crianças com fracasso escolar
DEISY DAS GRACAS DE SOUZA – DPsi.
Aprovado.75. Fichas de Caracterização de Disciplinas do PPGCSo, com início de validade no 2º sem/2006: PPGCSo 102 – Tópicos especiais em CSo:Metodologia ( idéias e intelectuais: a construção do discurso das CSo). – 06 créditos – Profa. Vera Cepeda); PPGCSo103 – Tópicos especiais em Cso: Sociologia (tecnologia e sociedade) 06 créditos- Prof. Thales Andrade; PPGCSo 104 – Tópicos especiais em CSo: Política (guerra, política e cultura) – 06 créditos – Prof. João Roberto e Piero; PPGCSo 105 – Tópicos especiais em CSo: Antropologia (poder, política e modos de subjetivação – 06 créditos - Prof. Jorge Villela; PPGCSo 212 Ciência, tecnologia, cultura e ambiente – 06 créditos - Profs. Thales, Richard Escudeiro. Aprovado.76. Fichas de ofertas de disciplinas do PPGCSo: CSo 101 Seminário de dissertação em CSo – 10 créditos – alunos 03/25 – Prof. Richard Miskolci; CSo 102 Tópicos especiais em CSo: Metodologia (idéias e intelectuais: a construção do discurso das CSo) – 06 créditos – Profa. Vera Cepeda – alunos 03/25; CSo 103 Tópicos em CSo: Sociologia (tecnologia e sociedade) – 06 créditos – alunos 03/25 – Prof. Thales Andrade; CSo 104 : Tópicos especiais em CSo:política (guerra,política e cultura) – 06 créditos – alunos 03/25 – Profs. João Roberto e Piero; CSo 105 – Tópicos especiais em CSo: Antropologia (poder, política e modos de subjetivação) – 06 créditos – Prof. Jorge Villela; CSo 107 – Estágio de docência na graduação – 06 créditos – alunos 03/25 – Profa. Marina; CS108o Estágio de docência na graduação II – 06 créditos – alunos 03/25 - - Profa. Marina; CSo 150 – Seminário de tese – 07 créditos – alunos 02/12 – Prof. Jacob; CSo212 – Ciência, tecnologia, cultura e ambiente – 06 créditos, alunos 03/25 – Prof. Thales; CSo 203 – Estrutura social brasileira – 06 créditos – alunos 03/25 – Profa. Maria da Glória; CSo 206 – Sociologia do trabalho – 06 créditos – alunos 03/25 – Prof. Jacob; CSo 304 – Estado e sociedade no Brasil contemporâneo – 06 créditos – alunos 01/25 – Prof. Marco Villa. Aprovado. 77. Ficha de caracterização do DL , com início de validade para o 1º sem/2007 – Sujeito, Língua, Sociedade - -2 créditos. Nada mais tendo a tratar o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting, secretária executiva do CECH, lavrei a presente ata, que após aprovada, será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello......................................................................................................

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Netto.............................................................................

Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni ...................................................................................

Profª. Drª. Gladis Maria de Barcellos Almeida.........................................................................

Profª. Drª. Sandra Aparecida Riscal..........................................................................................

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago...................................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa..................................................................................................

Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann.............................................................................

Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza....................................................................

Prof. Dr. Ademar da Silva.........................................................................................................

Profa. Dra. Maria Amélia de Almeida......................................................................................

Profa. Dra. Vanice de Oliveira Sargentini................................................................................

Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori...............................................................................

Profa. Dra. Maria Isabel de Moura............................................................................................

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini ............................................................................................

Prof. Ms. Leonardo de Andrade ...............................................................................................

Antônio Carlos Ciarllo..............................................................................................................