Ata 403 - 06/09/2006


ATA DA QUADRINGENTÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos seis dias do mês de setembro de dois mil e seis às oito horas e trinta minutos, no Anfiteatro do DPsi, teve início a Quadringentésima Terceira Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello e do Vice-Diretor “pró-tempore” Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto e dos seguintes conselheiros: Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho (Chefe do DPsi), Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe do DCSo), Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann (Chefe do DCI), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Vice-Chefe do DFMC),Prof. Dr. Ademar da Silva (Vice-Chefe do DME), Profa. Dra. Maria Amélia de Almeida (Coord.do PPGEEs), Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago (Coord. Curso de Música) , Profa. Ms. Alessandra Lima Gonçalves Pinto(Coord. Curso de Imagem e Som), Prof. Dr. Igor José de Reno Machado (Vice-Coord. Curso de CSo),Antônio Carlos Ciarlo(representante dos T.As), Profa. Dra. Vanice de Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori (Chefe do DL), Profa. Dra. Maria Isabel de Moura (Coord. Curso de Letras), Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (Chefe do DEd), Prof. Ms. Leonardo de Andrade (Chefe do DAC).1.EXPEDIENTE:HOMENAGEM AO PROF. DR. CARLOS EDUARDO MORAES DIAS. A pedido do Sr. Presidente, todos fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória do prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias, falecido no dia 14 de agosto de 2006, vítima de acidente de automóvel, depois de um longo período de 117 dias hospitalizado. O Pof. Arthur fêz um breve resumo de sua trajetória acadêmica. Disse que ele foi o esteio do Departamento de Artes e Comunicação e falou de sua contribuição fundamental ao Curso de Imagem e Som. Todos os membros presentes lamentaram o ocorrido e fizeram relatos sobre experiências profissionais que tiveram com ele. Os membros foram unânimes em reconhecer seu extremo bom humor e da confiança que ele tinha na ação. Ao finalizar os depoimentos, foi aplaudido pelos membros.1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1. A Profa. Dra. Roseli Ferreira da Silva estará conversando com os membros do CID/CECH sobre participação na Coordenação do Curso de Medicina e consultorias. – Foi indicado o prof. Dr. João Virgílio Tagliavini (DEd) para compor a Coordenação do Curso de Medicina. As reuniões serão realizadas às sextas-feiras às 14:00 horas. 1.1.2 – Outras comunicações: A) O prédio do PPGEEs; A profa. Maria Amélia comunicou sobre a aprovação do projeto do EDF, o qual destinará a quantia de R$ 950.000,00 para a construção de laboratórios do Curso de Educação Especial, numa área de 900m2. B) Os Cursos da UAB. C) Lançamento de Livros e Revistas. O Sr. Presidente falou sobre os livros e revistas publicados pelos Departamentos do CECH. A Revista Teoria & Pesquisa do DCSO, Revista Olhar, Revista de Letras. A Profa. Josette e o Prof. Glauber, propuseram um encontro no dia 20/09 às 17hs, na praça do CECH, para um coquetel de boas vindas aos novos professores e o lançamento de um livro. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS:2.ORDEM DO DIA: 2.1.APRECIAÇAO AD-REFERENDUM: Foram homologados os seguintes ad-referendum:2.1.1. – Relatório final do concurso público de provas e títulos para contratação de professor adjunto, junto ao DCSo, na área de Ciência Política (2 vagas), sub-área: Instituições Políticas, com a seguinte classificação: 1) Faviano Engelmann 2) Maria do Socorro Sousa Braga, 3) Paulo Sérgio Peres, 4) Maria Fernanda L. Fernandes, 5) Patrícia V. Trópia.2.1.2. – Projeto Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, com vistas à sua inclusão em convênio entre a UFSCar e a University of Massachussetts Medical School (EUA), docentes do DPsi/UFSCar, USP, UNESP/Bauru, UnB, UFPa e dos docentes da University of Massachussetts. 2.1.3. – Edital e banca de concurso público de provas e títulos para professor adjunto junto ao DL, na área de Letras, sub-área: Língua Inglesa membros titulares: Profs. Drs. Eliane Hércules Augusto Navarro (Presidente) – UFSCar, Magali Barçante Alvarenga (UNIMEP) e Leila Cury Rodrigues Olivi (UNESP) – membros suplentes: os Profs. Drs.Nelson Viana – UFSCar e Douglas Altamiro Consolo (UNESP) – Ato CECH 072 e 073/2006 de 01/07/2006.2.1.4. – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01 da Prof.a. Dra. Elenice Maria Cammarosano Onofre (docente do DME). 2.1.5. – Resultado final do concurso público de provas e títulos para professor adjunto na área de Letras, sub-área: Língua Inglesa, com a seguinte classificação: 1º) Rita de Cássia Barbirato, 2º Camila Hofling. 2.1.6. – Processo de revalidação de diploma de Graduação do Curso de Psicologia de Jorge Eduardo Fernández Isaza, obtido junto à Universidad de San Buenaventura na Colômbia.2.1.7. – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01 do Prof. Dr. Daniel Marcondes Gohn (docente do DAC). 2.1.8. – Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01 da Profa. Dra. Vera Alves Cepeda (docente do DCSo). 2.1.9. – Indicação da Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia pró-tempore – Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham, a partir de 05/07/2006. 2.1.10. – Indicação da Prof.a. Dra. Ilza Zenker Leme Joly para exercer as funções de Vice-Chefe do DAC, em substituição ao Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias.2.1.11. – Solicitação de redistribuição com vaga da Prof.a. Dra. Ana Maria Vicentini Ferreira de Azevedo, docente da Universidade de Brasília para o Departamento de Letras.2.1.12 – Pedido de lotação provisória de Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale, docente da Universidade Federal de Goiás, ocupante do cargo de Professor Adjunto I lotada na Faculdade de Letras para o Departamento de Letras. 2.1.13. – Solicitação de afastamento parcial 20hs, para capacitação, da servidora Wânia do Carmo Cassin Passarini do DCI, referente ao período de 02/08 a 16/12/2006, para cursar Fisioterapia. 2.1.14. – Relatório periódico de avaliação nº 3 de desempenho nº 03 do servidor do DL Fernando Henrique Andrade Rossit cargo: assistente administrativo; efetivo exercício 25/04/2006 com termino 24/10/2007. 2.1.15- relatório da 1º Avaliação de desempenho referente ao estágio probatório da professora Débora de Hollanda Souza; inicio de exercício 24/10/2005, termino do estágio 23/10/2008. 2.1.16- Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 1 do prof. Jose Eduardo Marques Baione - prof. adjunto do DFMC, inicio do estágio 24/10/05 final: 23/10/2008. 2.1.17- Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 1 do prof. Paulo Roberto Lich dos Santos - prof. adjunto do DFMC, inicio do estagio 24/10/05; final 23/10/08. 2.1.18. – Solicitação de redistribuição da Prof.a. Dra. Gladys Viviana Gelado, docente do DL para a Universidade Federal Fluminense. 2.1.19. – Indicação dos coordenadores “pró-tempore” do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação: Coordenadora - Prof.a. Dra. Nádea Regina Gaspar - Vice-Coordenador: Prof. Dr. Leandro Inocentini Lopes de Faria – Ato CECH 082 e 083/2006 de 18/08/2006. 2.1.20.– Relatório periódico de avaliação de desempenho nº 01, do Prof. Jorge Luiz Mattar Villela, adjunto do DCSo; de 11/10/05 á 10/10/08.2.1.21. – Indicação da Chefia do DFMC: Chefe: Prof. Dr. José Eduardo Marques Baioni – Vice-Chefe: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto.2.1.22. – Indicação dos Coordenadores do PPGFIL: Coordenador: Profa. Dra. Débora Cristina Morato Pinto – Vice-Coordenador: Richard Theisen Simanke – Ato CECH: 084 e 085/2006 de 23/08/2006.3. A questão da Vice-Direção do CECH. Aprovado por unanimidade a continuidade do prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá neto na Vice-Direção do CECH. 4. Indicação de Representantes dos chefes do CECH no ConsUni .(DFMC e DAC) - (DCI e DCSo) - (DPsi e DEd) - (DME e DL) (revezamento por período de 2 anos). De acordo com o revezamento estabelecido, os novos representantes serão dos chefes dos Departamentos de Filosofia e Artes.5. TV CECH. O Prof. Arthur comunicou sobre a implantação da TV-CECH. Essa TV visa transmitir pela Internet as produções intelectuais e artísticas de professores e convidados. O estúdio será instalado para programas de debates e entrevistas. Já está programada uma gravação experimental com o Prof. Paiva, da área de Educação. Todos os programas serão disponibilizados na Web. Deverão ser indicados membros para compor a Comissão de Produção (proponentes) e a Comissão do CECH – pareceristas, que apreciarão as produções. O prof. Arthur integrará a Comissão que emitirá parecer sobre as produções. Os cursos de Biblioteconomia e de Letras indicarão representantes para compor a Comissão. O mandato será de 01 ano.6. Ações Afirmativas na UFSCar (Posição e Calendário). Ciclo de debates sobre Ações Afirmativas – 2ª. versão. Convidam para uma discussão e posicionamento, conforme calendário. O CECH marcará uma discussão ampliada para a comunidade no dia 13/09 das 17:oo às 18h30m, na sala de projeções do CECH.7. Posição sobre cobrança na inscrição para a seleção dos Programas de Pós-Graduação. A profa. Maria Amélia, do PPGEEs, disse que já fez esta proposta à Instituição, mas esta não aprovou, alegando indevido o pagamento de taxas pelos alunos. O atendimento do Conselho é de que o candidato ainda não é aluno, portanto deverá estar sujeito ao pagamento. Os Coordenadores de Programas do CECH são favoráveis à cobrança de taxas, uma vez que há despesas para o programa na elaboração do material. Foi então aprovado pelo Conselho, que os 06 Coordenadores dos Programas do CECH, elaborem um documento para ser discutido numa próxima reunião.8. Novos cursos no CECH (Graduação, Especialização, Mestrado) . Foi aprovado pelo MEC e terá início em 2007, o Curso de Graduação em Filosofia. O curso será noturno, com 30 vagas. Para o próximo ano, estão previstos o oferecimento dos Cursos de Especialização nas áreas de Ciência da Informação e Letras. Os dois com carga horária de 360 hs, num período de 18 meses, num período de 18 meses. As profas. Wanda do DCI e Mônica do DL, fizeram um breve relato dos programas que serão desenvolvidos nos cursos. No próximo ano, terá início o Programa de Pós-Graduação em antropologia Social – PPGAS, vinculado ao DCSo. Há previsão também de início dos programas de Mestrado nas áreas de Ciência da Informação, Psicologia e Artes.9. Processo de alocação de vagas de professores titulares e critérios para progressão de Professor Adjunto 4 para Professor Associado (Portaria GR Nº 469/06). O Prof. Arthur informou que a CANOA indicou uma Comissão para elaborar um documento que modifique a forma de alocação de vagas para professor titular. Até o dia 21/09 às 10:00 horas, os Chefes dos Departamentos, deverão enviar suas sugestões ao CECH, que serão analisadas na reunião do dia 26/09. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Derci Belissario Angarten, lavrei a presente ata que após aprovada, será assinada pelos presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello...............................................................................................

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto........................................................................

Profa. Dra. Rosemeire Aparecida Scopinho........................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa.............................................................................................

Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann.......................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto...................................................................

Prof. Dr. Ademar da Silva ..................................................................................................

Profa. Dra. Maria Amélia de Almeida.................................................................................

Prof. Dr. Glauber Lúcio Alves Santiago.............................................................................

Profa. Ms. Alessandra Lima Gonçalves Pinto.....................................................................

Prof. Dr. Igor José de Reno Machado.................................................................................

Antônio Carlos Ciarlo..........................................................................................................

Profa. Dra. Vanice de Oliveira Sargentini...........................................................................

Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori.........................................................................

Profa. Dra. Maria Isabel de Moura......................................................................................

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini........................................................................................

Prof. Ms. Leonardo de Andrade..........................................................................................