Ata 396 - 19/10/2005


ATA DA TRECENTÉSIMA NONAGÉSIMA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos dezenove dias do mês de outubro de 2005, às catorze horas na Sala de Reuniões do DCSo, teve início a Trecentésima Nonagésima Sexta Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Diretor) e do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Vice-Diretor) e dos seguintes conselheiros: Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori (Chefe do DL), Profa. Dra. Aida Victória Garcia Montrone (Vice-Chefe do DME), Profa. Dra.Rosemeire Aparecida Scopinho (Chefe do DPsi), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do DFMC), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Coord. PPGCSo),Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade (Chefe do DAC), Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann (Chefe do DCI), Profa. Dra. Vanice Maria de Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Profa. Dra. Ariadne Mary Chloe Furnival (Coord. CCBCI)Profa. Dra. Sandra Aparecida Riscal (Coord. Pedagogia), Profa. Dra.Maria Isabel de Moura (Coord. C. Letras), Prof. Dr. Paolo Nosella (Chefe do DEd), Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe do DCSo) , Antônio Carlos Ciarlo (Repres. dos T.As) e Kátia Ellen Chemalli (Rep. Discente de Graduação)1.EXPEDIENTE:1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente fez os seguintes informes: As requisições de compras deverão ser feitas até o final da semana; solicitou a todos, a necessidade de atualização dos grupos de pesquisa; Comissão do CEPE sobre os novos cursos; a UFSCar deverá ganhar por volta de 40 docentes; informou ainda que haverá dedetização no final do ano; haverá festa de confraternização. Requisições de Compras Alocação de Verbas de passagens e diárias.1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profa. Rosemeire informou que a Profa. Lúcia Willians assumiu a Direção da USE.2. PONTOS DE ESTUDO: 2.1.Cursos de Especialização. O Sr. Presidente incentivou os membros presentes a criarem cursos de especialização. Hoje em dia todas as universidades estão oferecendo, devemos ofertar também.2.2. Mestrado Profissional. Informou que a discussão voltou, não maiôs como mestrado profissionalizante, mas como mestrado profissional.2.3. Inscrição em Curso de Pós-Graduação.O Sr. Presidente quis saber se seria viável ou não a cobrança de taxas nas inscrições dos programas de pós, muitos conselheiros disseram que sim, pois os gastos são muitos, outros disseram que seria um ato institucional. Foi decidido que analisariam a proposta.2.4. Ações Afirmativas da UFSCar.As discussões sobre Ações Afirmativas estão começando na UFSCar, serão realizados fóruns de debates ações afirmativas e direitos humanos. Deverá ser implantado o Programa de Ações Afirmativas na UFSCar, já existe este programa em algumas universidades públicas.2.5. Critérios para distribuição de vagas docentes. O Prof. Marco Zabotto (Diretor do SPDI) explicou aos membros do CID, como funciona o banco de vagas, quais os critérios utilizados usados no modelo de alocação de vagas de professor efetivo, quais os critérios pesam mais, etc. esclareceu todas as dúvidas. Informou ainda que o CECH tem ganhado sempre com o modelo do banco e que os outros centros estão solicitando mudanças no banco de vagas..3.ORDEM DO DIA:2.1.APRECIAÇAO AD-REFERENDUM .Foram homologados os seguintes ad-referendum: 2.1.1. Of. DCSo nº 096 de 25/07/05 – Solicitação de substituição do Ato CECH nº 045 que designava a Profa. Dra. Bela Feldman-Bianco (UNICAMP), membro titular do Concurso Público de Provas e Títulos para professor Adjunto na área de Antropologia, pelo Prof. Dr. José Guilherme Cantor Magnani (USP-SP). – Ato CECH 069/2005 de 25/07. 2.1.2. - Relatório final do concurso público de provas e títulos para professor adjunto, na área de Filosofia do DFMC (2vagas) – 1º ) lugar: Paulo Roberto Licht dos Santos; 2º ) José Eduardo Baioni; 3º ) Everaldo Skrock2.1.3. – Relatório Periódico de avaliação de desempenho nº 02 do prof. Dr. João dos Reis Silva Júnior (docente do DEd).2.1.4. – Relatório Periódico de Avaliação de Desempenho nº 02 da servidora Sonia Regina Landini (docente do DEd). 2.1.5. – Solicitação de afastamento para licença capacitação da Profa. Dra. Ana Lúcia Cortegoso (docente do DPsi), à partir de 19 de dezembro, com duração de 3 meses.2.1.6. – Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para o preenchimento de 01 vaga para Professor Titular em Regime DE junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, na área de Filosofia, sub-área: Filosofia da Mente.2.1.7. - Pedido de remoção do Prof. Dr. Waldemar Marques (docente do DEd), para o Campus de Sorocaba.2.1.8. – Solicitação de Contratação do 2º classificado no concurso público do DEd, na área de Administração Escolar, devido à transferência do Prof. Dr. Waldemar Marques para o Campus de Sorocaba.2.1.9. – Relatório do Projeto de Extensão do DCI e CceT: Aperfeiçoamento profissional : Formação básica em materiais e suas aplicações na Empresa CRW Plásticos.2.1.10. -Proposta de Curso de Especialização” Estudos Culturais Afro-brasileiros e Africanidades” a ser desenvolvido no período de agosto a dezembro/2005 e de março a julho/2006, sob a coordenação do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério. – Of. DCSo 109/2005 de 26/08/2005.2.1.11. Indicação dos Profs. Drs. Anete Abramowicz e João dos Reis Silva Júnior como Coordenadora e Vice-Coordenador do PPGE, para o biênio 2005/2007 – Ato CECH 075 e 076/2005 de 01/09/2005.3. - Edital e Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular em regime DE do DPsi, para a área e sub-área de Psicologia – Psicologia da Aprendizagem, banca com a seguinte composição: membros titulares: Profs. Drs. Júlio César Coelho de Rose (Presidente – UFSCar), Zilda Pereira Del Prette (UFSCar), Maria Tereza Araújo Silva (USP), Sérgio Vasconcelos de Luna (PUC) e Antônio Bento Albes de Moraes (FOP/UNICAMP) – membros suplentes: Profs Drs. Wolfgang Leo Maar (UFSCar), Maria Lúcia Seidd de Moura (UFRJ) e José Aparecido Da Silva (USP). Aprovado 4. Solicitação de afastamento do país, da prof.a Dra. Maria da Glória Bonelli (docente do DCSo) para realizar pós-doutorado no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica na cidade de Onati – País Basco – Espanha, no período de 05/01/2006 à 03/03/2006. Aprovado5. Prorrogação do mandato de Coordenador do Curso de Imagem e Som até 31/12/2005. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr, Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting, secretária executiva do CECH, lavrei a presente ata, que após aprovada será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello......................................................................................................

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias.................................................................................

Profa. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori...............................................................................

Profa. Dra. Aida Victória Garcia Montrone..............................................................................

Profa. Dra.Rosemeire Aparecida Scopinho..............................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto........................................................................

Prof. Dr. Jacob Carlos Lima......................................................................................................

Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade................................................................................

Profa. Dra. Wanda Ap. Machado Hoffmann.............................................................................

Profa. Dra. Vanice Maria de Oliveira Sargentini......................................................................

Profa. Dra. Ariadne Mary Chloe Furnival……………………………………………………

Profa. Dra. Sandra Aparecida Riscal........................................................................................

Profa. Dra.Maria Isabel de Moura.............................................................................................

Prof. Dr. Paolo Nosella.............................................................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa..................................................................................................

Antônio Carlos Ciarlo...............................................................................................................

Kátia Ellen Chemalli ................................................................................................................