Ata 393 - 11/05/2005


ATA DA TRECENTÉSIMA NONAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos onze dias do mês de maio de dois mil e cinco, às catorze horas na Sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Trecentésima Terceira Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello e do Vice-Presidente Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias e dos seguintes conselheiros: Profª. Drª. Mônica Baltazar Diniz Signori (Chefe do DL), Prof. Dr. Valdemar Marques (Vice-Chefe do DEd), Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do DPsi), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do DFMC), Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha (Vice-Chefe do DCSo), Prof. Dr. Sergio Luis da Silva (Chefe do DCI), Profª. Drª. Maria Cristina Hayashi (Vice-Coordenadora do PPGEEs), Prof. Dr. Jacob Carlos Lima (Coord. PPGCSo),, Profª. Drª. Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Profª. Drª. Zilda Aparecida Del Prette coord.. Cpsic), Profª. Drª. Ariadne Mary Chlöe Furnival (Coord. CBCI), Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto (Coord. CGABIS), Profª. Drª. Maria Isabel de Moura (Coord. CLL), Prof. Ms. Glauber Alves Santiago (Vice-Coord.CEMus),, Mônica Yumi Silveira (Repres. titular discente de graduação), Alberto Geraissate (repres. titular discente de graduação), Mariana Aparecida Bueno Maciel (representante suplente de graduação), Kátia Ellen Chemalle (Representante suplente discente de graduação). 1. EXPEDIENTE: 1.1. COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1. Informes sobre a Semana da Ciência e Tecnologia pela Srª. Lígia Maria Silva e Souza (membro da Comissão de Ciência e Tecnologia). A diretora da Biblioteca Comunitária informou aos membros, que no período de 3 a 9 de outubro acontecerá a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, além de destacar a importância da ciência e da tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. 1.1.2. Informe sobre os LIGs. O Sr. Presidente informou que está negociando com a Chefia da SIN, a fim de se montar discutir questões referentes aos LIGs, e analisando a possibilidade de instalação de um LIG único, sendo que a gestão deve ser de responsabilidade institucional da própria SIN, conforme já discussão encaminhada com os coordenadores de cursos. 1.1.3. Fórum de Pesquisa dia 18/05. Haverá uma mostra de pesquisa com os grupos de pesquisa do CECH no dia 18/05, das 17 às 19hs e das 19 às 22hs, haverá um debate sobre pesquisa em Ciências Humanas e financiamento, com um professor representando a FAPESP. 1.1.4. Informes sobre adicional noturno. Todo servidor que trabalha após as 22 hs, deverá solicitar o pagamento do adicional noturno. 1.1.5. Cursos Novos. A discussão foi feita para saber que cursos o CECH quer abrir, que caminho deverá tomar, qual o plano de trabalho, para isso, a Comissão dos Novos Cursos, foi reativada com a finalidade de traçar um plano de trabalho. A Comissão se constituiu dos seguintes membros: Prof. Bento do (DFMC), Prof. Marco Vila (DCSo), Prof.a. Mônica (DL), Profa. Wanda (DCI), Prof. Waldemar (DEd) e a aluna Mônica. Dentre outros informes foram citados, ainda, a Aula Inaugural do PPGE no dia 19/05, pelo Prof. Dr. Ricardo Henriques; Inauguração do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro) no dia 17/05; Ausência de professores em sala-de-aula; 1º Congresso de Saberes de 11 a 14/05 na PUC/Pr; Destinação de uma verba de R$ 5.550,00 (cinco mil e quinhentos reais), pela Reitoria para o Núcleo de Editoração (livros e revistas do Centro), sendo que esta verba será semestral e será destinada ao CECH, a fim de custear as publicações; Disponibilização online da Revista Olhar, na página da UFSCar; Criação do Curso de Medicina e os Cursos de Sorocaba. O Sr. Presidente pediu a inclusão do item 6. Definir cronograma para as reuniões do CID/CECH. 7. Proposta de Cooperação Técnica entre a UFSCar e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (DCI e DEMa). 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profª. Azair comentou que em uma das falas do Reitor sobre espaço físico, ele disse que a Patologia e o DAC ocupariam o atual prédio da Fisioterapia, e que era preciso certificar esta informação. O Prof. Jacob informou que o Vice-Presidente do CNPq estará na UFSCar no dia 08/06. O Prof. Glauber solicitou que ficasse registrado que não mais ministraria aulas nos dias e horários em que acontecem o Palco Livre, pois é humanamente impossível trabalhar. Disse ainda que mandou um documento ao Reitor informando a decisão e que também encaminhou um CD, com a gravação do barulho. Fez a medição e o barulho e este é extremamente alto, ultrapassando as medidas permitidas. O Sr. Presidente informou que agendaria uma reunião com o Reitor, pois já havia tido uma reclamação do Prof. Dr. João Virgílio, pelo mesmo motivo, para que fosse suspenso o Palco Livre nos horários de aula. O representante dos alunos, que por sinal é o diretor do DCE, informou que estaria conversando com todos os centrinhos. 2.ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇAO “AD REFERENDUM” . Foram homologados os seguintes “ad referendum”: 2.1.1. – Pedido de exoneração da Profa. Dra. Lina Chamie (docente do DAC). 2.1.2. – Indicação da Chefia do DCSo: Profs. Drs. Marco Antônio Villa (Chefe) e Eduardo Garuti Noronha (Vice). 2.1.3. – Indicação dos Coordenadores de Curso de Ciências Sociais: Profs. Dr. Fernando Antônio F. de Azevedo (Coordenador) e Igor José de Reno Machado (Vice) – Ato CECH nº 024 e 025/2005 de 24/03/2005. 2.1.4. – Indicação das Profªs. Drªs. Sandra Aparecida Riscal e Sônia Regina Landini como Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia, para o biênio 2005/2006 – Ato CECH 026 e 027/2005 de 04/04/2005. 2.1.5. – Edital e banca de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 02 vagas para professor adjunto em regime dedicação exclusiva na área de Filosofia e sub-área História da Filosofia Moderna e Contemporânea, para o DFMC, banca com a seguinte composição: membros titulares: Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior (UFSCar) (Presidente), Prof. Dr. Carlos Alberto Ribeiro de Moura (USP/SP) e Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva (USP/SP) Ato CECH 028/2004 de 18/04/2005 , membro suplente: Prof. Dr. Osvaldo Giacóia (UNICAMP/SP) Ato CECH 029/2005 de 18/04/2005. 2.1.6. – Edital e banca de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 01 vaga para professor assistente em regime DE na área de Educação Musical, banca com a seguinte composição: membros titulares: Presidente Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly(UFSCar), Profª. Drª. Esther Beyer (UFRGS), Prof. Dr. Carlos Elias Kater (Univ. São Marcos) – Membros Suplentes: Profª. Drª. Aida Vitória Garcia Montrone (UFSCar) e Prof. Dr. Leandro Osni Zaniolo (UNESP). Ato CECH 031 e 032/2005 de 20/04/2005. 2.1.7. – Edital de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 02 vaga para professor adjunto em regime DE na área de Educação sub-área: Fundamentos da Educação, Gestão e Orientação Educacional. 2.1.8. – Edital de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 01 vaga para professor adjunto DE para o Departamento de Ciências Sociais, na área de Sociologia, sub-área de Teoria Sociológica e Pesquisa Empírica. 2.1.9. – Edital de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 01 vaga para professor adjunto DE para o Departamento de Ciências Sociais, na área de Política, sub-área de Teoria Política. 2.1.10. – Edital de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 01 vaga para professor adjunto DE para o Departamento de Metodologia do Ensino, na área e sub-área: Didática. 2.1.11. – Edital do concurso público de provas e títulos para professor adjunto DE para o Departamento de Psicologia na área de Psicologia, sub área Fenômenos e Processos Psicológicos: Desenvolvimento Humano. 2.1.12. – Edital de concurso público de provas e títulos para o preenchimento de 01 vaga para professor adjunto DE para o Departamento de Ciências Sociais, na área de Antropologia. 2.1.13.– Indicação da Vice-Chefe do DME Prof.a. Dra. Aida Victória Garcia Montrone em substituição à Prof.a. Dra. Maria Aparecida Mello. 2.2.14. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto-DE, junto ao Departamento de Educação, na área de Educação sub-área: Fundamentos da Educação, Gestão e Orientação Educacional. Profs. Drs. Amarílio Ferreira Júnior – Presidente (UFSCar), Waldemar Marques (UFSCar), Celestino Alves da Silva Júnior (UNESP/Marília), José Claudinei Lombardi (UNICAMP/Campinas) e João Celso Ferreti (PUC/SP) como membros titulares – Ato CECH 033/2005 de 09/05/05. E Profs. Drs. Antônio Álvaro Soares Zuin (UFSCar) e José Marcelino Rezende Pinto (USP/Ribeirão Preto) como membros suplentes – Ato CECH 034/2005 de 09/05/2005. 3. Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH. A comissão de monitoria deverá ser reposta, pois saíram 2 dos 3 membros. O Presidente será o Prof. Dr. Dácio Rodney Hartwig (DME) e o DPsi e o DAC, deverão encaminhar os nomes à Direção. Aprovado a recomposição da Comissão. 4. Edital e Eleições para representantes no CEPE. Divulgação do edital com datas para inscrições nos dias 23 e 24/05 e eleições dias 01 e 02/06. Aprovado. 5. Revisão dos índices de distribuição de RTN. A Comissão constituída pelos membros: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Vice-Diretor do CECH), Profª. Drª. Azair Liane Matos do C. de Souza (Chefe do DPsi), Profª. Drª. Vanice Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Profª. Drª. Ariadne Mary Chlöe Furnival (Coord. BCI) e Beleza Matsuoka (servidora da SAF). A servidora da SAF (Bel), apresentou o trabalho da Comissão e como revisão dos índices, a comissão sugeriu que os Departamentos recebessem 55%, as Coordenações de Graduação recebessem 20%, as Coordenações de Pós-Graduação recebessem 9%, (ou seja, 1.8 por Pós), com exceção do PPGL que receberia 3.6% pelo período de 3 anos, até que a Pós comece a receber bolsas, (destes 3.6%, 1.8% sairia da verba do Gabinete, e retornaria após o 3º ano), a Revista Olhar receberia 1,5%, a UEIM receberia 3% e o Gabinete 9.7% , após o 3º ano receberia 11,2%. Os dados serão revistos anualmente, baseados no ano anterior. Nas Coordenações de graduação, foi atualizado o nº de alunos de 2004 e feito a média entre 1º e 2º semestres. A porcentagem do Curso de Música será proporcional à projeção de alunos previsto para 4 anos de curso e não o número atual, tendo em vista o curso estar no 2º ano e com apenas 40 alunos. Esta proposta foi apresentada e aprovada com 1 abstenção. Aprovado. 6. Definir cronograma para as reuniões do CID/CECH. Foi discutido que as reuniões do CID/CECH deverão acontecer a cada dois meses e serão às quartas-feiras. Aprovado. 7. Inclusão de pauta: Proposta de Cooperação Técnica entre a UFSCar e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. (DCI e DEMa). Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente, deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting (secretária executiva do CECH, lavrei a presente ata, que após aprovada, será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valdemir Miotello......................................................................................................

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias.................................................................................

Profª. Drª. Mônica Baltazar Diniz Signori................................................................................

Prof. Dr. Valdemar Marques.....................................................................................................

Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza....................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto........................................................................

Prof. Dr. Eduardo Garuti Noronha...........................................................................................

Prof. Dr. Sergio Luis da Silva...................................................................................................

Profª. Drª. Maria Cristina Hayashi............................................................................................

Prof. Dr. Jacob Carlos Lima.....................................................................................................

Profª. Drª. Vanice Maria Oliveira Sargentini............................................................................

Profª. Drª. Zilda Aparecida Del Prette………………………………………………………...

Profª. Drª. Ariadne Mary Chlöe Furnival……......……………………………………………

Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto..............................................................................

Profª. Drª. Maria Isabel de Moura.............................................................................................

Prof. Ms. Glauber Alves Santiago…………………………………………………………….

Mônica Yumi Silveira...............................................................................................................

Alberto Geraissate.....................................................................................................................

Mariana Aparecida Bueno Maciel............................................................................................

Kátia Ellen Chemalle…………………………………………………………………………