Ata 390 - 15/03/2005


ATA DA TRECENTÉSIMA NONAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos quinze dias do mês de março de dois mil e cinco, às catorze horas, na Sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Trecentésima Nonagésima Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência do Prof. Dr. Valdemir Miotello (Diretor) e do Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Vice-Diretor) e dos seguintes Conselheiros: Profª. Drª. Cláudia Raimundo Reyes (Chefe do DME), Prof. Dr. Sergio Luis da Silva (Chefe do DCI), Mônica Baltazar Diniz Signori (Chefe do DL), Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza (Chefe do DPsi), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto, Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade (Chefe do DAC), Prof. Dr. Eduardo Noronha (Vice-Chefe do DCSo), Profª. Drª. Ariadne Mary Chlöe Furnival (Coord. CCBCI), Profª. Drª.Vanice Maria de Oliveira Sargentini (Coord. PPGL), Anete Abramowicz (Coord. PPGE), Profª. Drª. Rosa Maria M.A. Oliveira (Coord. CCPed), Profª. Drª. Maria Amélia Almeida (Coord. PPGEEs), Profª. Drª. Ilza Leme Joly (Coord. C.Música), Prof. Dr. Celso Luiz Conti (representando a Chefia do DEd), Antônio Carlos Ciarlo (representante dos T.As) e Paulo Roberto Montanaro (representante discente de graduação). 1. EXPEDIENTE: 1.1. COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente solicitou a inclusão de pauta do item 6. Planta da reforma do espaço destinado ao NIASE e NEAB (antiga UEM). Os membros foram informados pela Presidência que na última reunião da CANOA, a UFSCar recebeu 29 vagas para professor efetivo; agradeceu ainda aos chefes de departamentos pela justificativa de contratação de professor e informou que o Mestrado em Lingüística já está funcionando; A UFSCar terá um novo campus que será na cidade de Sorocaba, uma área de 24 alqueires de reserva florestal, onde funcionarão 5 cursos: Turismo com ênfase em Turismo ecológico, Biologia (bacharelado e Licenciatura) Engenharia de Produção e Engenharia Florestal. Serão destinadas inicialmente 30 vagas de docentes para este campus. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profª. Vanice informou que o PPGL está funcionando e que o número de inscritos para o Programa foi de 89 , para 17 vagas. A Profª. Cláudia informou que a Profª. Petronilha recebeu uma homenagem no Rotary Clube, sobre o Dia da Mulher; disse ainda que o DME estará realizando em março, o evento Formação de Professores. 2.ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇAO AD-REFERENDUM: Foram homologados os seguintes ad-referenduns: 2.1.1. – Solicitação de docência voluntária junto ao PPGE e DME, da Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. 2.1.2. – Indicação das Coordenadoras do PPGEEs – Of. PPGEES 110/2004 de 17/11 – Ato CECH 052 e 053/2004 de 19/11 – Coordenadora: Prof.a. Dra. Maria Amélia Almeida – Vice-Coordenadora Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi. 2.1.3. – Indicação da Chefia do Departamento de Artes e Comunicação: Prof.Ms. Leonardo Antônio de Andrade e Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias como Chefe e Vice-Chefe do DAC. 2.1.4. – Indicação dos novos coordenadores do PPGCSo – Prof. Dr. Jacob Carlos Lima e Luiz Henrique de Toledo (Coordenador e Vice) Ato CECH 059 e 060/2004 de 17/12/2004. 2.1.5. – Indicação das Coordenadoras do Curso de Letras: Prof.a. Dra. Maria Isabel de Moura e Prof.a. Dra. Marília Blundi Onofre (Coordenadora e Vice) a partir de 27/01/2005. Ato CECH 054 e 055/2004 de 17/12/2004. 2.1.6. – Indicação dos novos Chefes do Departamento de Letras para o período de 01/01/2005 a 31/12/2005: Prof.a. Dra. Mônica Baltazar Diniz Signori e Prof. Dr. Wilton José Marques (Chefe e Vice-Chefe). 2.1.7. – Indicação das Coordenadoras do Curso de psicologia Prof.a. Dra. Zilda Del Prette e Prof.a. Dra. Ana Lúcia Cortegoso. 2.1.8. – Indicação das Coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Lingüística PPGL Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini (Coordenadora) e Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida (Vice-Coordenadora) Ato CECH 005 e 006/2005 de 17/01/2005. 2.1.9. – Prorrogação do mandato da Chefia do DME até agosto/2005 – Chefe: Prof.a. Dra. Cláudia Raimundo Reyes – Vice: Maria aparecida Mello. 2.2. APRECIAÇÃO DE ATAS: Apreciação da Ata da Reunião 385ª, realizada em 02/09/2004; Aprovada. Apreciação da Ata da Reunião 386ª, realizada em 30/09/2004. Deverá voltar para apreciação. Apreciação da Ata da Reunião 387ª, realizada em 14/10/2004 aprovada após as correções.Apreciação da Ata da Reunião 389ª, realizada em 02/11/2004. Aprovada após correções. 3. Plano Diretor do Departamento de Ciência da Informação. O Prof. Sérgio fez uma rápida explanação sobre o plano diretor do DCI. Aprovado. 4. Nova composição do CID Administrativo que deverá ser representada por chefes ou coordenadores do PPGFIL, DPsic, Coordenação do Curso de Pedagogia e Coordenação do Curso de Música e PPGL. O Prof. Bento informou que o DFMC, ficará no lugar do PPGFIL. Aprovado. 5. Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Lingüística na distribuição de RTN. Foi aprovado, porém foi montada uma comissão para rever os índices da distribuição de RTN, pois a cada curso criado a verba é retirado da cota do gabinete. A comissão ficou assim composta: Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Vice-Diretor), Prof.a. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza (DPsi), Prof.a. Dra. Vanice de Oliveira Sargentin (PPGL) e Prof.a. Dra. Ariadne Mary Chlöe Furnival (CCBCI), deverão rever os índices e trazer para a próxima reunião os dados atualizados Aprovado. 6. Planta da reforma do espaço destinado ao NIASE e NEAB (antiga UEM). Foi apresentada uma planta contendo as reformas da sala da antiga UEM. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting, secretária executiva, lavrei a presente ata, que após aprovada, será assinada pelos membros presentes à reunião.

Prof. Dr. Valdemir Miotello......................................................................................................

Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes.........................................................................................

Profª. Drª. Cláudia Raimundo Reyes.........................................................................................

Prof. Dr. Sergio Luis da Silva...................................................................................................

Mônica Baltazar Diniz Signori..................................................................................................

Profª. Drª. Azair Liane Matos do Canto de Souza....................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto........................................................................

Prof. Ms. Leonardo Antônio de Andrade..................................................................................

Prof. Dr. Eduardo Noronha.......................................................................................................

Profª. Drª. Ariadne Mary Chlöe Furnival……………………………………………………..

Profª. Drª.Vanice Maria de Oliveira Sargentini........................................................................

Anete Abramowicz....................................................................................................................

Profª. Drª. Rosa Maria M.A. Oliveira......................................................................................

Profª. Drª. Maria Amélia Almeida............................................................................................

Profª. Drª. Ilza Leme Joly ........................................................................................................

Prof. Dr. Celso Luiz Conti........................................................................................................

Antônio Carlos Ciarlo...............................................................................................................

Paulo Roberto Montanaro.........................................................................................................