Ata 381 - 14/03/2004

ATA DA TRECENTÉSIMA OCTOGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Aos dezoito dias do mês de março de dois mil e quatro às oito horas e trinta minutos , na Sala de reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Trecentésima Octogésima Primeira Reunião Ordinária do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a direção do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor), da Profª. Drª. Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Diretora) e dos seguintes Conselheiros: Profª. Drª. Eliane Hércules Augusto Navarro (Chefe do DL), Profª. Ms. Lúcia Maria de Assunção Barbosa (Vice-Chefe do DL), Prof. Dr. Paolo Nosella (Chefe do DEd), Profª. Drª. Azair Liame Matos do Canto de Souza, Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do DFMC), Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe do DCSo), Prof. Dr. Carlos Ed. de Moraes Dias (Chefe do DAC), Prof. Dr. Sergio Luis da Silva (Chefe do DCI), Profª. Drª. Cláudia Raimundo Reyes (Chefe do DME), Profª. Drª. Maria Amélia Almeida (Coord. PPGEEs), Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo (Vice-Coord. PPGCSo), Profª. Drª. Rosa Mª. Moraes A de Oliveira (Coord.CCLP), Prof. Dr. Fernando Ant. F. Azevedo (Coord.CCGCSo), Profª. Drª. Elizabeth Joan Barham (Coord.CGPsic), Profª. Drª. Maria Cristina Comunian Ferraz (Coord. CGBCI), Prof. Dr. Nelson Vianna (Coord.CLL), Prof. Ms. Glauber Alves Santiago (Vice-Coord.CEMus) e Prof. Dr. Karl Martin Monsma (Chefe da UEIM) e Lucas Tavares da Silva (representante discente de Pós-Graduação). 1.EXPEDIENTE:1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente informou sobre a reforma que está sendo feita ao redor do CECH, calçada, bancos, etc. Solicitou aos membros que encaminhem as solicitações de afastamentos do país o mais rápido possível, pois teme-se uma greve dos funcionários; Os docentes devem solicitar a compra de livros textos, utilizados na graduação, inclusive livros estrangeiros; exceto dos departamentos: DCSo, DAC e DPsic (que já o fazem); Programa de apoio ao recém doutor à partir de 2002; Campanha de doação de bolsas de congressos para alunos carentes da rede pública. O Sr. Diretor solicitou a inclusão do Plano Diretor do DPsic e a inclusão do Ofício do DL, solicitando que a vaga de T.A.seja para o DL. O Presidente do DCE Leandro solicitou a palavra e disse que o DCE estará fazendo eleição para ocuparem todas as cadeiras a que têm direito. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profª. Aziar informou que a ADUFSCar está saindo do processo eleitoral para Reitor, mas que isso é uma deliberação da diretoria e não dos associados, portanto dia 19/03 haverá uma assembléia para decidir tal decisão. A Prof.a. Lisa informou que o concurso para a Unidade Saúde Escola foi muito concorrido. A Profª. Maria Amélia informou que os alunos bolsistas de pós-graduação da CAPES, CNPQ e FAPESP, poderão ministrar aulas nas Instituições Federais.2.ORDEM DO DIA:2.1. APRECIAÇÃO DE ATAS: Ata da 374ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 16/02/2003- Aprovada.Ata da 375ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 29/05/2003. Aprovada. Ata da 376ª Reunião Extraordinária do CID/CECH, realizada em 14/08/2003- Pendente. Ata da 377ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 24//09/2003. Aprovada. Ata da 378ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 30/10/2003. Aprovada. Ata da 379ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 26/11/2003. Aprovada. Ata da 380ª Reunião Ordinária do CID/CECH, realizada em 27/11/2003.Arpovada. 2.2AD-REFERENDUM: Foram homologados os seguintes ad-referenduns: 2.2.1 – Licença para capacitação do Prof. Dr. José Gatti do DAC, para o período de 15/03 à 15/06/2004. 2.2.2. Indicação da Profa. Dra. Cláudia Raimundo Reyes como Chefe do DME e da Profa. Dra. Maria Aparecida Mello como Vice-Chefe do DME, à partir de07/01/2004. 2.2.3. Edital de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto , na área de Audiovisual, sub-área Montagem e Edição, para o Departamento de Artes e Comunicação 2.2.4 - Edital de concurso público de provas e títulos para professor adjunto _DE, nível 1- junto ao Departamento de Educação, na área de Estrutura e Funcionamento do Ensino /Administração Escolar, com a seguinte Banca Examinadora: membros titulares: Prof. Dr. Waldemar Marques (Presidente), Amarílio Ferreira Júnior (Vice-Presidente), José Marcelino Rezende Pinto (USP),, Vitor Henrique Paro (USP), e Celestino Alves da Silva Júnior (UNESP) – membros suplentes: Profs. Drs. Lourdes Marcelino Machado (UNESP) e Antônio Joaquim Severino – Ato CECH 009 e 0010/2004 de 13/02/2004. 2.2.5 -Relatório periódico de avaliação de desempenho dos Profs. Drs. Maria Cristina Comunican Ferraz, Wanda Ap. M. Hoffmann e Leandro I. Lopes de Faria do DCI.2.2.6 - Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para professor adjunto junto ao Departamento de Ciências Sociais, na área de Sociologia. - Titulares: (Presidente) Maria da Glória Bonelli (UFSCar), Antônio Sérgio Guimarães (USP), Leila da Costa Ferreira (UNICAMP), Ilse Scherer Warren (UFSC) e Maria Aparecida de Moraes Silva (UFSCar) - Suplentes: Lúcia Bógus (PUC) e Maria Inês Rauter Mancuso (UFSCar). Ato CECH nº 066 e 067/2003 de 03/12/2003. 2.2.7 - Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para professor adjunto junto ao Departamento de Ciências Sociais, na área de Antropologia. Titulares: (Presidente) Marina Denise Cardoso (UFSCar), Nádia Farage (UNICAMP),Maria Lúcia Aparecida Montes (USP), Simoni Lahud Guedes (UFF), Luiz Henrique de Toledo (UFSCar) -Suplentes: Ciméa Barbato Beviláqua (UFPR), Paulo José Brando Santilli (UNESP) e Piero de Camargo Leirner (UFSCar). Ato CECH nº 068 e 069/2003 de 03/12/2003. 2.2.8.Relatório final da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para admissão de um professor adjunto na área de Sociologia do DCSo , declarou classificado em primeiro lugar, o candidato: Richard Miskolci Escudeiro. 2.2.9.Relatório final da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para admissão de um professor adjunto na área de Antropologia do DCSo , declarou classificado em primeiro lugar, o candidato: Igor José de Renó Machado. 2.2.10. Indicação da Chefia do Departamento de Letras para o período de 01/01 à 31/12/2004 – Chefe: Profª. Drª. Eliane Hércules Augusto Navarro – Vice-Chefe: Profª. Ms. Lúcia Maria de Assunção Barbosa. 2.2.11.Indicação da Profªs. Drªs. Elisabeth Joan Barham e Maria Cristina Di Lollo para exercer as funções de Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Psicologia – Ato CECH 064 e 065/2003 de 28/11/2003. 2.2.12. - Indicação da Profa. Ms. Maria Isabel de Moura Brito para exercer as funções de Vice-Coordenadora do Curso de Letras a partir de 01/01/2004. 2.2.13 - Edital e Comissão Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto para o DCI, na área de Análise e Representação da Informação com foco em Análise - membros titulares: Profs. Drs. Gladis Maria de Barcellos Almeida (Presidente), Hélio Kuramoto (IBICT) e Nair Yumiko Kobashi (PUC e USP) - Ato CECH 071/2003 de 10/12 - membros suplentes: Mônica Baltazar Diniz Sinnori (UFSCar) e Mariângela Spotti Lopes Fujita (UNESP) - Ato CECH 072/2003 de 10/12. 2.2.14. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2.2.15. Edital de Concurso Público para o cargo de provas Professor Adjunto para o DL, na área de Literatura de Língua Portuguesa com a seguinte banca examinadora: membros titulares: Prof.a. Dra. Tânia Pellegrini (Presidente), Regina Dal Castagné (UNB) e Maria Lúcia Outeiro Fernandes (UNESP) – Ato CECH 061/2004 de 27/11/2003. – membros suplentes: Prof.a. Dra. Tereza Virgínia Almeida (UFSC) e Ângela Maria Dias (UFF) – Ato CECH 073/2004 de 10/12/2003. 2.2.16. Edital e Comissão Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto para o DFMC, na área de Filosofia e sub-área História da Filosofia Moderna e Contemporânea , Banca com a seguinte composição: Membros Titulares: Prof. Dr. Bento Prado de A F Júnior (Presidente) Prof. Dr. Carlos Alberto Ribeiro de Moura (USP), Maria Lúcia Cacciola (USP) – Ato CECH 003/2004 de 08/01/04 – Membros Suplentes:Prof. Dr. Luis Henrique Lopes dos Santos (USP) e Arley Moreno (UNICAMP) – Ato CECH 04/2004 de 08/01. 2.2.17. Relatório final da Comissão Julgadora o concurso público de provas e títulos para professor titular na área de Filosofia do DFMC com a aprovação do Prof. Dr. Wolfgang Leo Maar. 2.2.18. Relatório final da Banca Examinadora do concurso público de provas e títulos para professor adjunto na área de Literatura de Língua Portuguesa do DL, com a classificação de Wilton José Marques. 2.2.19. Reabertura do Concurso público de provas e títulos do DL, na categoria de Professor auxiliar na área de Espanhol – banca com a seguinte composição: Membros Titulares: Presidente Prof.a. Dra. Mônica Zoppi-Fontana (UNICAMP ), Maria Teresa Celada (USP) e Maria Zulma Moriondo Kulikowski (USP) – Membros Suplentes: Prof.a. Dra. Silvana Serrani (UNICAMP) e Prof.a. Ms Gladys Viviana Gelado – Ato CECH 007 e 008/2004 de 11/02/2004. 2.2.20. Relatório final da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para admissão de um professor adjunto na área de Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico/ Administração Escolar do DEd , declarou classificado em primeiro lugar, a candidata: Sandra Aparecida Riscal 2.2.21. Reabertura do Concurso Público de Provas e Títulos do DAC, na categoria de Professor Assistente na área de Audiovisual, sub área Montagem e Edição. 2.2.22. Relatório final da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para admissão de um professor adjunto na área de Análise e Representação da Informação do DCI, declarou classificado em primeiro lugar, a candidata: Luciana de Souza Gracioso. 2.2.23 Relatório de avaliação de desempenho nº 03, da Profª Drª. Eliane Hércules Augusto Navarro (docente do Departamento de Letras). 2.2.24. Alteração da Banca Examinadora do concurso de Professor Auxiliar do DL, para a área de Espanhol, para a seguinte composição: membros titulares: Profa. Dra. Gladys Viviana Gelado (Presidente – UFSCar), Maria Teresa Celada (USP), Maria Zulma Moriondo Kulikowski (USP) - membros suplentes: Profs. Adrián P. Fanjul (USP) e Mirta M. Groppi Asplanato de Varalla (USP) – Ato CECH 0011 e 0012/2004 de 12/3/04. 2.2.25. Banca Examinadora do Concurso para Professor Adjunto do departamento de Educação, na área de Estrutura e Funcionamento do Ensino/Administração Escolar, com os seguintes membros: Titulares: Profs. Drs. Paolo Nosella (Presidente), Aparecida Barco Soler Huet (Vice-Presidente), José Misael Ferreira do Vale (UNESP), José Camilo dos Santos Júnior (UNICAMP) e José Marcelino Rezende Pinto (USP) – Suplentes: Profªs. Drªs. Joycemary Adam (UNESP) e Teresa Adrão (UNESP) – Ato CECH 013 e 014/2004 de 15/03/2004. 3. Distribuição de vagas para técnicos administrativos atribuídas para o CECH .Foi incluído neste tópico, o ofício do DL, solicitando que um funcionário fosse alocado no DL. Após longa discussão foi proposto que se reative a Comissão, e faça uma proposta de centralização das secretarias até a 2ª semana de abril. Aprovado. 4. Banca Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente na área de Audiovisual, sub área Montagem e Edição para o DAC, com a seguinte composição: Membros Titulares: Profs. Drs. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Presidente), Pelópidas Cypriano de Oliveira (UNESP) e Adilson José Ruiz (UNICAMP) – Membros Suplentes: Prof. Dr. Hélio Godoy – Ato CECH nº 015 e 015/2004 de 16/03/04. Aprovado. 5. Processo administrativo disciplinar para apurar infração cometida pelo aluno José Elias Domingos Costa Marques do Curso de Ciências Sociais (Processo GR 1480/2003-04 ). O Chefe do DCSo e o Coord. de Curso de Ciências Sociais farão a advertência verbal ao aluno, conforme parecer da Procuradoria Jurídica. Aprovado. 6. A proposta de deliberação de espaço físico. O DCI, manifestou o interesse em permanecer na área Sul e sugeriu uma contra-proposta. A Coordenação de Música deverá ficar com o prédio da Fisioterapia. O Departamento de Ciências Sociais vai ocupar o prédio da Enfermagem (foi aprovado por unanimidade). Fica registrado o interesse do PPGEEs em ocupar a área atual do DCSo. O Prof. Nosella solicitou que se destine uma sala para o arquivo do DEd. A Direção se comprometeu em resolver a situação. A Prof.a. Cristina informou que a vigilância está apenas atendendo ao CCBCI. A Prof.a. Jesus comentou da intenção em construir um prédio para as coordenações dos cursos noturnos ou seja, DAC,DCI e DPsic. O Prof. Nosella solicitou que fosse feita uma reforma de boa qualidade no Centro, sugeriu ainda a criação de um auditório para defesa de teses onde hoje se encontra a UEMULT. A Profa. Cláudia disse que o DME não tem lugar para ampliação. O Prof. Nelson sugeriu uma biblioteca na Área Sul. O Prof. Valter sugeriu que os Departamentos estudem e enviem sugestões para a proposta de espaço físico. 7. Regimento do CID/CECH. A Profª. Maria de Jesus sugeriu que fosse levado aos Conselhos Departamentais e que trouxessem sugestões para o próximo CID. O prof. Karl sugeriu alteração no texto em relação às Unidades Especiais, terão direito a voz e a voto. Após discussões, o Regimento foi Aprovado quanto ao mérito podendo incorporar sugestões.8. Eleição para a Direção de Centro. O Prof. Valter informou que as eleições para a Direção deverão acontecer em junho com posse em agosto/2004., deverá ser formada uma comissão para trabalhar no processo eleitoral. O Prof. Nosella solicitou que o calendário de inscrições seja divulgado com antecedência e que seja divulgado tanto de forma oficial quanto virtual. Deverá ser passado um e-mail para todos os docentes do Centro para viabilizar a Comissão. Aprovado. 9. Plano Diretor do Departamento de Psicologia. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting (secretária executiva), lavrei a presente ata que após sua aprovação será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Profª. Drª. Maria de Jesus Dutra dos Reis.................................................................................

Profª. Drª. Eliane Hércules Augusto Navarro...........................................................................

Profª. Ms. Lúcia Maria de Assunção Barbosa.........................................................................

Prof. Dr. Paolo Nosella.............................................................................................................

Profª. Drª. Azair Liame Matos do Canto de Souza...................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto........................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa..................................................................................................

Prof. Dr. Carlos Ed. de Moraes Dias.........................................................................................

Prof. Dr. Sergio Luis da Silva...................................................................................................

Profª. Drª. Cláudia Raimundo Reyes.........................................................................................

Profª. Drª. Maria Amélia Almeida............................................................................................

Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo...........................................................................................

Profª. Drª. Rosa Mª. Moraes A de Oliveira..............................................................................

Prof. Dr. Fernando Ant. F. Azevedo.........................................................................................

Profª. Drª. Elizabeth Joan Barham...........................................................................................

Profª. Drª. Maria Cristina Comunian Ferraz.............................................................................

Prof. Dr. Nelson Vianna............................................................................................................

Prof. Ms. Glauber Alves Santiago.............................................................................................

Prof. Dr. Karl Martin Monsma .................................................................................................

Lucas Tavares da Silva..............................................................................................................