Ata 378 - 30/10/2003

ATA DA TRECENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Aos trinta dias do mês de outubro de dois mil e três, às catorze horas, na sala de Reuniões do departamento de Ciências Sociais, teve início a Trecentésima Septuagésima Oitava Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Presidente) e da Profª. Drª. Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Diretora) e dos seguintes Conselheiros: Prof. Dr. Carlos Ed. de Moraes Dias (Chefe do DAC), Prof. Dr. Sergio Luis da Silva (Chefe do DCI), Prof. Dr. Waldemar Marques (Vice-Chefe do DEd), Prof. Dr. Valdemir Miotello (Chefe do DL), Prof. Dr. Marco antônio Villa (Chefe do DCSo), Profª. Drª. Azair Liane Matos do C.de Souza (Chefe do DPsic), Prof. Dr. Leandro I.L. Faria (Vice-Chefe do DCI), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do DFMC), Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly (Coordenadora do CEMus), Profª. Drª. Elizabeth Joan Barham (Coordenadora CPsic), Profª. Drª. Maria Cristina C. Ferraz (Coord.CBCI), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Coordenador PPGCSo), Profª. Drª. Aparecida Barco Soler Huet (Vice-Coordenadora do CPed), e Profª. Drª. Lúcia Williams (Vice-Coordenadora do PPGEEs)1.EXPEDIENTE: 1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente solicitou a inclusão dos Editais de Concurso Público de Provas e Títulos para o DCSo. O Sr. Presidente informou que devido ao arrocho de verbas, os chefes e coordenadores deverão evitar as despesas com diárias; as Coordenações de curso recebem semestralmente R$ 1.000,00 (mil reais) e R$600,00 (seiscentos reais) poderão ser gastos em material permanentes. informou ainda que a CANOA aprovou uma verba para restauração dos laboratórios didáticos dos Cursos de Graduação da UFSCar. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: Não houve. 2.ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM: Não houve. 3. ORDEM DO DIA 3.1. PDI - Aspectos Organizacionais. Não apreciado.

3.2. Indicação de um representante docente deste Centro para compor a Comissão responsável pela análise e julgamento dos projetos de recuperação dos laboratórios didáticos que atendem aos cursos de graduação da UFSCar. Foi indicada a Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly – Aprovado. 3.3. Edital do CNPq sobre Projetos na área de Ciências Humanas. O Sr. Presidente informou que estão abertos os editais do CNPq para Projetos na área de Ciências Humanas até R$ 20.000,00. 3.4. Vagas de funcionários. O CECH estará recebendo duas vagas de T.A. Temos duas propostas ou montamos a secretaria unificada ou alocamos os servidores no DL e PPGE. Foi encaminhado que as propostas sejam discutidas nos Departamentos e Coordenações. 3.5. Espaço físico. Foi feita uma proposta de ocupação de área física do CECH, proposta esta apresentada pela Roseli A Francisco Barbosa (proposta esta em anexo) que seria discutida pelos Departamentos. Foi deliberado ainda que o Prof. João Roberto, a Profª. Azair e a Profª. Cidinha poderia pensar numa concepção de Livraria ou Editora. 3.6. Avaliação de estágio probatório do Prof. Dr. Hélio Augusto Godoy de Souza do Departamento de Artes e Comunicação. O Sr. Diretor solicitou aos membros do CID/CECH que apóiem e aprovem a avaliação em tela. Aprovado. 3.7. Proposta de novos cursos do CECH. O Sr. Presidente informou que como alguns Departamentos estão com propostas de abertura de novos cursos no CECH, poderia ser feitos um pacote com os cursos propostos e encaminhar ao Reitor, pois com a abertura de novos cursos, implicaria em 185 novas vagas que representam aproximadamente 20% das vagas já existentes na UFSCar. Cursos de Graduação: O DAC propôs Jornalismo (bacharelado) e Publicidade & Propaganda (bacharelado), DCSo propôs: Gestão Pública (bacharelado) e História(bacharelado e licenciatura); abertura do Curso de Filosofia, abertura dos cursos de pós-graduação (nível mestrado) – Curso de pós-graduação em Ciência da Informação, no âmbito do DCI; Curso de pós-graduação em Lingüistica, no âmbito de Departamento de Letras. Tudo isso fará parte de um pacote e será encaminhado à Comissão de Novos Curso do CECH que é composta pelos seguintes professores: Bento Neto, Villa, Carlos, Gladys Almeida, Wanda. – Aprovado. 3.8. Indicação da nova Chefia do Departamento de Educação, Prof. Dr. Paolo Nosella (Chefe) e o Prof. Dr. Waldemar Marques ( Vice-chefe). Aprovado. 3.9. Edital dos Consursos

Devido o adiantado da hora, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting (secretária executiva) lavrei a presente ata, que após sua aprovação será assinada pelos presentes.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Profª. Drª. Maria de Jesus Dutra dos Reis.................................................................................

Prof. Dr. Carlos Ed. De Moraes Dias........................................................................................

Prof. Dr. Sergio Luis da Silva...................................................................................................

Prof. Dr. Waldemar Marques....................................................................................................

Prof. Dr. Valdemir Miotello......................................................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa..................................................................................................

Profª. Drª. Azair Liane Matos do C. de Souza........................................................................

Prof. Dr. Leandro I.L. Faria......................................................................................................

Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto.......................................................................

Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly.............................................................................................

Profª. Drª. Elizabeth Joan Barham ...........................................................................................

Profª. Drª. Maria Cristina C. Ferraz..........................................................................................

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho.......................................................................................

Profª. Drª. Aparecida Barco Soler Huet...................................................................................

Profª. Drª. Lúcia Williams ........................................................................................................