Ata 372 - 20/03/2003
ATA DA TRECENTÉSIMA SEPTUAGÉSIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.
Aos vinte dias do mês de março de dois mil e três às catorze horas no anfiteatro do Departamento de Psicologia, teve início a Trecentésima Septuagésima Segunda Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e da Profª. Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Diretora) e dos seguintes Conselheiros: Profª. Drª Ariadne Mary Chlöe Furnival (Chefe do DCI), Profª. Drª. Maria Aparecida Mello (Chefe do DME), Profª. Drª. Susi Lippi Oliveira (Chefe do DPsic), Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias (Chefe do DAC), Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto (Chefe do DFMC), Prof. Marco Antônio Villa (Chefe do DCSo), Profª. Drª. Azair Liane Matos do C. de Souza (Vice-Chefe do DPsic), Profª. Drª. Maria Cristina Comunian Ferraz (Coord. C.Bibliotec.), Prof. Dr. Glauber Alves Santiago (Vice-Chefe do DAC), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Coord. PPGCSo), Profª. Drª. Maria Amélia Almeida (Coord. PPGEEs), Profª. Drª. Emília Freitas Lima (Coord. PPGE) e Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly (docente do DAC).1.EXPEDIENTE: 1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente solicitou a inclusão dos seguintes itens: 2.1.35. Pedido de exoneração da Proª. Rosa Yokota docente do DL, 9. Indicação da Chefia do DCSo: Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe) e Prof. Dr. Eduardo Garutti Noronha (Vice-Chefe) e da Coordenação de Curso Prof. Dr. Paul Charles Freston (Coord.) e Prof. Dr. Fernando Ant. F. Azevedo (Vice-Coord). 10. Proposta de uma Comissão do CECH para analisar as propostas de abertura de cursos novos. 11. Moção do CID/CECH para alocação de funcionário para o PPGE. 12. Bolsista de Monitoria. 1.1.1. Segurança no prédio do CECH. 1.1.2. Vendas de bebidas alcoólicas no campus. 1.1.3. Equipamentos do Eximbank.(todos os Departamentos do CECH receberam um data show)1.1.4. Professor Substituto.(As chefias terão que fazer uma justificativa fundamentada da necessidade de professor substituto, não utilizando os elementos que seriam cobertos pelo Banco de Vagas).1.1.5. Sala de projeções do CECH, oferta de reforma da sala.1.1.6. Reformulação das Secretarias do Centro.1.1.7. Alteração do nome do Departamento de Artes para Departamento de Artes e Comunicação.1.1.8. Laudo de Insalubridade e Periculosidade elaborado pela firma St. Germain-Medicina do Trabalho.1.1.9. Portaria GR 434/02, de 05/12/2002 que dispõe sobre a emissão de certificado para alunos que desempenham a função de monitores voluntários.1.1.10. Patrulheiros.1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profª. Emília solicita em caráter de urgência que seja alocado um funcionário para o Programa de Pós-Graduação em Educação , solicita ainda uma moção do CID para que seja encaminhada ao Reitor. 2.ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM: Foram aprovados os seguintes ad-referenduns:2.1.1. - Indicação das Coordenadoras do PPGE. Profa. Dra. Maria Amélia Almeida e Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams (Ato CECH 072 e 073/02 de 22/08).2.1.2. Coordenadoras do Curso de Pedagogia: Profas. Dras. Rosa M.M. A de Oliveira e Elisa Pereira Gonsalves - Ato CECH 075 e 076/2002 de 03/09/92. 2.1.3. Indicação do Vice-Coordenador para o Curso de Artes: Prof. Dr. Arthur Autran Franco de Sá Neto Ato CECH 074/02 de 03/09. 2.1.4. Edital de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto para o Departamento de Artes na área de Multimídia e Computação Gráfica. 2.1.5. Edital de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto para o Departamento de Artes na área de Produção Audiovisual. 2.1.6. Solicitação de contratação de um professor visitante para o DArtes, para a área de Educação Musical. Prof. Dr. Carlos E. Kater. 2.1.7. Projeto de reformulação Curricular do Curso de Imagem e Som. 2.1.8. Ato CECH 084/2002 de 28/10/2002 que designou a Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH - Presidente: Profa. Dra. Vanice Maria O Sargentini (DL), Dácio Rodney Hartwig (DME) e Aparecida Barco Soler Huet (DEd). 2.1.9. Pedido de exoneração do cargo de Chefe do DEd (Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin) e indicação de chefe pró-tempore do DEd, Prof. Dr. Paolo Nosella. 2.1.10. Banca de Concurso Público para professor adjunto DE para o DArtes, na área de Produção Audiovisual: Titulares: Profs. Drs. José Gatti (Presidente), Mauro Alejandro Baptista Sarubbo e Adilson Ruiz - Suplente: Josette Monzani. Ato CECH 085 e 086 de 12/11/02. 2.1.11. Banca de Concurso Público para professor adjunto DE para o DArtes, na área de Multimídia e Computação: Titulares: Profs. Drs. Hélio Augusto Godoy de Souza (Presidente),Fernando Fogliano e Pelópidas Cypriano - Suplente:João Carlos Massarolo. Ato CECH 087 e 088/02 de 12/11/2002.2.1.12. Solicitação de prorrogação do mandato da Coord. e Vice do PPGE da Profa. Dra. Emília Freitas de Lima e Marisa Bittar (pró-tempore) Ato CECH089 e 090/2002 de 11/11/02.2.1.13. Proposta de modificação do nome do Departamento de Artes para Departamento de Artes e Comunicação com a sigla DAC. 2.1.14. Homologação do Concurso Público para professor adjunto DE para o DArtes, na área de Produção Audiovisual, não houve aprovados. 2.1.15. Relatório da Revista Olhar referente a 2002 e projeto para 2003. 2.1.16. Projeto de Extensão: Seminários de Introdução à Psicanálise II DFMC, Psic 2.1.17. Projeto de Extensão: Filosofia e Psicanálise - DFMC e DPsic 2.1.18. Projeto de Extensão: Centro de atendimento ao Idoso e seu Cuidador - DPsic, Denf 2.1.19. Projeto de Extensão: Produção Audiovisual para o Ensino de Ciências - DArtes e DF. 2.1.20. Projeto de Extensão: Seminários de Introdução à Psicanálise I DFMC e DPsic. 2.1.21. Relatório do Projeto de Extensão: Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor da UFSCar - Contribuições da Psicossomática DPsic, Defisio. 2.1.22. Indicação da Chefia do DME Profa. Dra. Maria Aparecida Mello (Chefe) e Cláudia Raimundo Reyes (Vice) (02/12). 2.1.23. Designação da Chefia do DArtes : Prof. Dr. Carlos Eduardo Moraes Dias (Chefe) e Glauber Alves Santiago (Vice-Chefe). 2.1.24. Reabertura do Concurso público e Banca Examinadora para Professor Assistente em Multimídia e Computação Gráfica do Departamento de Artes - Prof. Dr. Hélio Augusto de Godoy de Souza (Presidente), Prof. Dr. Fernando Luiz Fogliano e Pelópidas Cypriano de Oliveira - Ato CECH 092/02 de 13/12/02.2.1.25. Resultado final do concurso público para provimento de cargo de professor assistente DE, para o DAC, na área de Multimídia e Computação Gráfica., com a seguinte classificação: 1) Leonardo Antônio de Andrade,2) Paulo César da Silva Teles e 3) Gustavo Queiroz de Oliveira. 2.1.26. Indicação dos Coordenadores do Curso de Letras: Coordenador: Prof. Dr. Nelson Vianna, Vice: Profa. Dra. Tânia Pellegrini para o biênio 2003/2005. Ato CECH 003 e 004/2003 de 27/01/2003. 2.1.27. Pedido de redistribuição do Prof. João Ângelo Fantini da Universidade Federal de Goiás para o DPsic. 2.1.28. Pedido de cessação do exercício provisório da Profa. Dra. Elisa Pereira Gonsalves do DEd. 2.1.29. Relatório de licença sabática da Profa. Dra. Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio - docente do DCSo, referente ao período de 01/07 a 29/12/2002. 2.1.30. Homologação de Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo de Docente da Carreira do Magistério Superior na área de Produção Audiovisual, realizado no dia 24 e 25/02/2003. Foram aprovados os candidatos: 1º lugar - Cristina Toshie Lucena Nishio, 2º lugar - Antonio Ferreira de Souza Filho e 3º lugar - Márcia Valadares Viegas Lopes. 2.1.31. Indicação para a Coordenação do Curso de Psicologia para o biênio 2003/2005: Profª Drª Tânia Maria Santana de Rose (Coordenadora) e Profª Drª Elizabeth Joan Barham (Vice- Coordenadora) Ato CECH 008 e 009/2003 de 17/02/2003. 2.1.32. Indicação dos Coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sócias: Profs. Drs. João Roberto Martins Filho (Coord.) e Luiz Henrique de Toledo (Vice-Coord).Ato CECH 001 e 002/2003 de 07/01/2003. 2.1.33. Ato CECH 005/2003 de 27/01/03 - Comissão de Criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação : Profs. Drs. Wanda Ap. Machado Hoffmann (Presidente), Leandro I. L. Faria, Sérgio L. da Silva, Maria Matilde K. Dias, Maria Cristina C. Ferraz e Ariadne C. M. Furnival. 2.1.34. Ato CECH 006/2003 de 27/01/2003 - Comissão de elaboração do Projeto de Graduação em Música: Profs. Drs. Ilza Zenker Leme Joly (Presidente), Carlos Kater, Ana Lúcia Cortegoso (Psic) e Me. Glauber Lúcio Alves. 2.1.35. Pedido de exoneração da Profª. Rosa Yokota docente do DL. 3. Contingência no repasse de RTN. O Prof. Dr. Ricardo Silotto (Pró-Reitor de Administração) veio ao CID, à convite da Direção a fim de explicar os cortes na verba da União que foram de 19%, relatou também a necessidade da campanha para a contenção de gastos com a energia elétrica e telefone. Aprovado. 4. Comissão eleitoral para representação do corpo discente no colegiado. Foi aprovada a consulta aos alunos . 5. Comissão eleitoral para representação docente no CEPE. A Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly (docente do DAC) se candidatou a uma das vagas e foi indicado o nome da Profª. Drª. Débora Cristina Moratto Pinto (docente do DFMC) a outra vaga. Aprovado a consulta e formação da comissão eleitoral. 5. Indicação de representantes do CECH junto à CaPG (2 titulares e suplentes). Os Departamentos ficaram de enviar os nomes. Aprovado. 6. Decisões sobre Mestrado Profissionalizante. Os Programas de Pós-Graduação não são favoráveis com o Mestrado Profissionalizante por unanimidade. Aprovado. 7. Análise da Proposta de Graduação em Música com habilitação em Educação Musical. O projeto foi exposto pela Profª. Ilza e teve a aprovação do CID. Aprovado. 8. Alteração do Regimento do Departamento de Artes. Mudança do nome. O Regimento não foi analisado, será analisado posteriormente.Assunto Pendente. 9. Indicação da Chefia do DCSo: Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Chefe) e Prof. Dr. Eduardo Garutti Noronha (Vice-Chefe) e da Coordenação de Curso Prof. Dr. Paul Charles Freston (Coord.) e Prof. Dr. Fernando Ant. F. Azevedo (Vice-Coord). Aprovado. 10. Proposta de uma Comissão do CECH para analisar as propostas de abertura de cursos novos. Foi constituída uma comissão para analisar os pedidos: Participariam: DFMC (Prof. Bento Neto), DCI (Profa. Wanda), DAC, DL (Profa. Gladis), DCSo. Aprovado. 11. Moção do CID/CECH para alocação de funcionário para o PPGE. Foi aprovado o seguinte texto da moção: " Os componentes do CID/CECH, reunidos no dia 20 de março de 2003 e considerando a grave situação em que se encontra o PPGE, que há um ano não conta com servidor técnico-administrativo do quadro funcional da UFSCar em sua Secretaria, reivindica da Universidade providências URGENTES no sentido de suprir a referida ausência, sob pena de inviabilidade de funcionamento daquele importante e tradicional setor da UFSCar". Aprovado. 12. Bolsista de Monitoria. Não apreciado. Devido o adiantado da hora, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting, lavrei a presente ata, que após aprovada será assinada pelos membros presentes.
Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................
Profª. Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis..................................................................................
Profª. Drª Ariadne Mary Chlöe Furnival...................................................................................
Profª. Drª. Maria Aparecida Mello............................................................................................
Profª. Drª. Susi Lippi Oliveira...................................................................................................
Prof. Dr. Carlos Eduardo de Moraes Dias.................................................................................
Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto........................................................................
Prof. Marco Antônio Villa........................................................................................................
Profª. Drª. Azair Liane Matos do C. de Souza.........................................................................
Profª. Drª. Maria Cristina Comunian Ferraz.............................................................................
Prof. Dr. Glauber Alves Santiago............................................................................................
Prof. Dr. João Roberto Martins Filho........................................................................................
Profª. Drª. Maria Amélia Almeida............................................................................................
Profª. Drª. Emília Freitas Lima.................................................................................................
Profª. Drª. Ilza Zenker Leme Joly.............................................................................................