Ata 363 - 11/04/2002

ATA DA TRECENTÉSIMA SEXAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos onze dias do mês de abril de dois mil e dois, às quinze horas e trinta minutos, no Gabinete do CECH, teve início a Trecentésima Sexagésima Terceira Reunião do Conselho Interdepartamental do CIC/CECH, sob a presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e da Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Diretora) com a presença dos seguintes membros: Profa.Dra. Ariadne Chloë Mary Furnival (Chefe do DCI), Profa. Rosa Yokota (Vice-Coord. C. Letras), Profa.Dra. Gladis M.de Barcellos Almeida (Vice-Chefe do DL), Profa.Dra. Denise de Freitas (Chefe do DME), Profa. Dra. Susi Lippi Oliveira (Vice-Chefe do DPsic), Prof. Dr. Magno Bucci (Chefe do DArtes),Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli (Coord.PPGCSo),Prof. Celso Luiz Ap. Conti (Coord.C.Pedagogia), Prof. Dr. Carlos Eduardo M. Dias (Coord.Curso de Imagem e Som). 1. EXPEDIENTE: 2. ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM: Foram homologados os seguintes ad-referenduns: 2.1.1. Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Amarílio Ferreira Junior, para participar do VI Congresso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA) a ser realizado em Atlanta Geórgia (EUA). 2.1.2. Indicação da Comissão Julgadora do processo de seleção de Prof. substituto junto ao DCSo, na área de Antropologia: Prof.Dr. Luis Henrique de Toledo (Presidente), Profs. Drs. Piero de Camargo Leirner e Paul Charles Freston (Membros Titulares) e Karl Martin Monsma (Membro Suplente). 2.1.3. Encaminhamento do Edital para abertura de processo seletivo para prof.substituto na área de Ciência Política do DCSo. 2.1.4. Solicitação da Coordenação do Serviço-Escola em Psicologia para celebração de acordo de cooperação de estágio entre a UFSCar e a Secretaria de Promoção-Social. 2.1.5. Proposta de acordo para realização de Estágio curricular sem vínculo empregatício entre a Coordenação do Curso de Pedagogia e a Empresa Gatti Petroni & Associados S/C Ltda. 2.1.6. Indicação da Comissão Julgadora do Processo de Seleção de Prof. substituto na área de Ciência Política do DCSo: Prof.Dr.Eduardo Garuti Noronha (Presidente), Profs. Drs. Fernando Antonio Farias de Azevedo e Marco Antonio Villa (Membros Titulares) e Prof.Dr. Paul Charles Freston (Membro Suplente). 2.1.7. Relatório Final da Banca de Seleção de Prof.substituto na área de Antropologia realizado pelo DCSo onde a Comissão Julgadora indica para contratação Carlos Machado Dias Junior. 2.1.8. Solicitação de afastamento do país do Prof.Dr. Paul Charles Freston, no período de 14 a 16.03.2002, para participar do International Conference on Evangelical Protestantism em Paris, e de 18 a 20.03.2002, participar da consulta em Westminster College, Universidade de Cambridge, para revisar os capítulos de um livro-texto sobre a história global da religião evangélica. 2.1.9. Solicitação de afastamento do país da Profa.Dra. Enicéia Gonçalves Mendes do DPsic referente ao período de 30/03 a 10/04/02 para participar de eventos científicos. 2.1.10. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Zilda Aparecida Del Prette do DPsic referente ao período de 23/06 a 22/12/2002 (para realizar atividades relativas ao programa de pós-doutoramento). 2.1.11. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham do DPsic referente ao período de 28/06 a 13/07/2002 para participar de eventos científicos. 2.1.12. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza do DPsic referente ao período de 25 a 31/05/2002 para participar de eventos científicos. 2.1.13. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Marisa Bittar do DEd para participar de eventos científicos. 2.1.14. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Maria das Graças Nicoletti Mizukami do DME referente ao período de 29/03 a 08/04/2002 para participar de eventos científicos. 2.1.15. Relatório e solicitação de afastamento parcial da Profa. Marília Blundi Onofre para cursar pós-graduação na UNESP/Araraquara, referente ao período de 10/12/01 a 15/05/2002 2.1.16. Relatório de afastamento do país da Profa.Dra. Dóris Lieth Peçanha do DPsic, referente ao período de 01/10 a 11/10/2001. 2.1.17. Relatório e solicitação de afastamento parcial da Profa. Lúcia Maria de Assunção Barbosa do DL, referente ao período de 31/01 a 19/04/2002. 2.1.18. Solicitação de afastamento parcial do Prof.Celso Luiz Ap. Conti do DEd para cursar pós-graduação, referente ao período de 01/03 a 31/08/02. 2.1.19. Solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas do DCSo para o período de 21 a 27/04/2002, para participar de um workshop. 2.1.20. Solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Petronilha Gonçalvez e Silva no período de 26/03 a 12/04/2002, para participar da reunião Anual da AERA-2002, a ser realizada em New-Orleans-Lousiana-Estados Unidos. 2.1.21. Solicitação de contratação de uma professora visitante para o PPGCSo para o período 2002/2003 - Profª Drª Maria Aparecida de Moraes Silva. 2.1.22. Solicitação de licença sem vencimentos da servidora Maria Isabel Fernandes Lopes de Almeida Prado do Departamento de Psicologia. 2.1.23. Solicitação de afastamento parcial da servidora Adriana Maria Corsi do DPsic, para cursar pós-graduação. 2.1.24. Solicitação de rescisão de contrato de professor substituto de Antropologia do DCSo -Prof. Dr. Luiz Henrique de Toledo em razão de ter sido aprovado no concurso de professor adjunto DE desta Universidade.2.1.25. Banca de seleção para professor substituto para o DL, na área de Literatura Brasileira (1 vaga): Titulares: Prof.Dr. Deonísio da Silva e Profª Drª Irene Zanette de Castañeda, suplente: Profª Drª Gladis M. B. Almeida e Profª Maríia Blundi Onofre., Banca para a área de Língua Inglesa e suas Literaturas (1 vaga): titulares: Profª Drª Vanice M. O . Sargentini, Profª Denise M. A. e Lima, e Prof. Nelson Viana – suplente: Profª Rosa Yokota.; Banca para a área de Lingüística e Língua Portuguesa (2 vagas): Profª Drª Gladis M. B. Almeida, Profª Drª Soeli M. S. Silva e Porfª Drª Mônica B. Diniz – suplente: Profª Drª Isabel de Moura Brito. 2.1.26. Banca de seleção para professor substituto para o DME, na área de Didática e Prática do Ensino Profªs Drª Aline M. R. Reali, Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão e Emília F. Lima. 2.1.27. Solicitação de reabertura da seleção de professor substituto para o Departamento de Letras na área de Literatura Brasileira . 2.1.28. Resultado final do processo de seleção de professor substituto para a área de Linguísitca e Língua Portuguesa para o Departamento de Letras com a seguinte classificação: 1º lugar: Leonilda Aparecida Tonin Hidalgo, 2ºlugar: Marcos Lúcio de Sousa Góis, 3º lugar: Luciana Cristina Ferreira Dias. 2.1.29. Resultado final do processo de seleção de professor substituto para a área de Ensino de Didática e Prática de Ensino do DME, com a classificação de:1º: Sérgio César da Fonseca , 2º: Carlos Eduardo Guimarães. 2.1.30.. Resultado final do processo de seleção de professor substituto para a área de Ensino de Física do DME, com a classificação de:1º:Luciano Fernandes Silva, 2º:Elisabete Aparecida do Amaral, 3º Jorge Antônio Marinori, 4º Kátia Cristina Cota Mantovani. 2.1.31. Edital e banca de seleção para professor substituto na área de Ensino de Matemática do DME, composição da banca: Profª Drª Regina M. Tancredi e Dácio R.Hartwig.. 2.1.32. Relatório final da banca de seleção para professor substituto na área de Antropologia do DCSo, não houve candidatos aprovados. 2.1.33. Edital e banca para seleção de professor substituto para o DArtes na área de Produção - banca: titulares: Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, Prof. Milton Bíscaro e José Soares Gatti Júnior - suplente: Profª Adriana Cardoso Nogueira. 2.1.34. Edital e banca para seleção de professor substituto para o DArtes na área de Direção de Arte - banca: titulares: Prof Dr Magno Bucci, Adriano S.Barbuto e Paulo dos Santos Batista - suplente: Profª Drª Telma Luzia P.Olivieri. 2.1.35 . Edital e banca para seleção de professor substituto para o DArtes na área de Direção/Produção - banca: titulares: Prof Dr. João Carlos Massarolo, Adriana Cardoso Nogueira e Glauber Santiago - suplente: Profª Adriano S.Barbuto. 2.1.36. Solicitação de prorrogação dos contratos de professor substituto do DEd, Profs. Eliane Benedita Ferreira de Oliveira e José Pedro Renzi e a contratação do Prof. Marcos Freisleben Zorzal para área de Orientação Educacional; solicitação de abertura para solicitação da seleção para professor substituto na área de Administração Escolar em função do retorno da Profª Drª Cláudia Maria Mendes Gontijo à Universidade de Origem. 2.1.37. Solicitação de reabertura do processo seletivo de Professor substituto para o Dartes, na área de Imagem Digital. 2.1.38. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DArtes, na área de Direção de Arte, com a seguinte colocação: 1º:lugar: Denílson Roberto Ramalho, 2º Mauro Polacow Ramalho, 3º Mônica Poli Palazzo. 2.1.38. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DArtes, na área de Direção/Produção, com a seguinte colocação: 1º:lugar: Lílian Solá Santiago, 2ºDenilson Roberto Ramalho. 2.1.40.. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DArtes, na área de Animação Digital, com a seguinte colocação: 1º:lugar: Leonardo Antônio de Andrade, 2º José Eduardo Zanardi. 2.1.41. Banca de Seleção para professor substitut do Dl, na área de Língua Ingelsa e suas Literaturas (1 vaga) Titulares: Profs: Nelson Viana, Deise M. ª Lima, Prof. Dr. Ademar da Silva – suplente Profª DrB Gladis M. de Barcellos Almeida. 2.1.42. Banca de seleção para professor substituto do DArtes, na área de Imagem Digital titulares: Profs. Drs. Ilza Zenker L.Joly, Hélio A. G. de Souza e Milton Bíscaro Júnior, suplente Prof. Dr. José S. Gatti Júnior. 2.1.43. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DME, na área de Ensino de Matemática, com a seguinte classificação: 1º lugar: Regina Helena Munhoz, 2º lugar: Josiane Marchi Pini. 2.1.44. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DCSo, na área de Ciência Política, com a classificação de Antônio Álvaro Barbosa Sá. 2.2.45. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DL, na área de Literatura Brasileira, com a seguinte classificação: 1º lugar: Roseana Nunes Baracat de Souza Figeiredo, 2º lugar: Cleri Aparecida Biotto Buciolo 2.1.46. Resultado final do processo de seleção para professor substituto do DL, na área de LínguaInglesa e suas Literaturas a classificação de Rosângela Sanches da Silveira 2.1.47. Fichas de Caracterização de Disciplinas dos seguintes Departamentos:

Depto Código Disciplina Crédito

DME 19164-7 P.E.E.S. em Didática 12

19163-9 P.E.E.S. em Estrut.e Func.Ens.Fund.e Médio 12

19162-0 P.E.E.S. Psicologia da Educação 12

19161-2 P.E.E.S. Sociologia da Educação 12

19160-4 P.E.E.S. História 12

19159-0 P.E.E.S. Filosofia da Educação 12

19165-5 P.E.E.S. em Metodog.do Ens.Fundamental 12

ARTES 28113-1 Monitoria e Gerenc.de Estudos e Laboratóris 02

LETRAS 61735 Linguíst. Aplic. em Método de Ens.de Língua Espanhola 04

61425 Lingua Espanhola 8 04

61344 Lingua Espanhola 4 04

61360 Lingua Espanhola 5 04 061387 Lingua Espanhola 6 04 0461832 Literatura Hispano-Américana 04

 

62367 Sujeito, Língua e Sociedade 02

61638 Tópicos de Gramática da Ling.Espanhola 1 02

061549 Literatura Brasileira 2 04

061581 Literatura Brasileira 4 04

DCSo 16193-4 Pesquisa Quantitativa em C.Sociais I 04

DCI - Fundamentos da Comunicação escrita na Língua Inglesa para profissionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação(4 créditos), Arquitetura da informação (4 créditos), Orientação Bibliográfica (2 créditos). DPsic – Intervenção Psicológica a vítimas de violência – 04 créditos código 20096-4 com validade à partir do 1º semestre/2002 e Fundamentos de Educação Especial - código 20061-1 2.1.48. Ficha de Oferta do DME: P.E.E.S. em Língua Inglês 2 turma B –o4 créditos – alunos 020/01 – Profª Rosângela Sanches da Silveira. 2.1.49. Ficha de Oferta do DCI: Ação Cultural 300489,Políticas de Informação científica,tecnológica e empresarial 300543 e Políticas de Informação Social 300500; Estágio 1 300420 turmas: B,C,D,E,F,G,H,I,J,K, Estágio 2 300446 turmas: B,C,D,E,F,G,H,I,J,K, Trabalho de Conclusão de Curso 1 301000 turmas: B,C,D,E,F,G,H,I,J,L; Trabalho de Conclusão de Curso 2 300802 turmas: B,C,D,E,F,G,H,I,J,K. 3. Ficha de Caracterização da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do Dpsic – 04 créditos 20008-4. Aprovado. 4. Ficha de Caracterização de Disciplinas do PPGE, com validade para o 1º sem/2002: EDU 502 -Tópicos Especias em Metodologia de Ensino (06 créditos),EDU 505 – Pesquisa em Educação (06 créditos), EDU 506 – Seminários de Dissertação em Metodologia de Ensino (06 créditos), EDU 507 Seminários de Tese em Metodologia de Ensino 1 (15 créditos), EDU 508 – Seminários de Tese em Metodologia de Ensino 2 (15 créditos), EDU 509 – Seminários de Tese em Metodologia de Ensino 3 (08 créditos), EDU 510 Pesquisa em Metodologia de Ensino (06 créditos) e EDU 819 Atividades Complementares de Teoria e Prática em Educação Superior (06 créditos). Aprovado. 5. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho referente ao período de 31/12/2001 a 28/02/2002, para realizar estágio de pós-doutoramento na Universidade de San Diego. Aprovado.6. Relatório final de afastamento parcial da Profª Drª Mônica Baltazar Diniz do Departamento de Letras para cursar doutorado. Aprovado. 7. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida F. Júnior referente ao período de 20/01 a 12/02/2002. Aprovado.8. Relatório de afastamento parcial referente ao período de 16/09/2001 a 15/03/2002 e renovação para 15/03 a 18/09/2002, da Profª Nádea Regina Gaspar do Departamento de Ciência da Informação. Aprovado. 9. Solicitação de afastamento parcial da Profª Drª Sylvia Rosalina Grasseschi do Departamento de Psicologia para o período de 01/04/2002 a 01/04/2004. Aprovado. 10. Solicitação de convênio para realização de estágio dos alunos do curso de Biblioteconomia e a M.S.A I. LTDA. Aprovado. 11. Relatório de afastamento parcial referente ao período de 02/09/2001 a 01/03/2002 e renovação para 02/03 a 01/09/2002, do Prof. Sérgio Luis da Silva do Departamento de Ciência da Informação. Aprovado. Nada mais tendo a tratar,o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting (secretária executiva do CECH) ,lavrei a presente ata que, que após aprovada será assinada pelos membros presentes à reunião.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério............................................................................................................

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis.............................................................................................

Profa..Dra. Ariadne Chloë Mary Furnival.............................................................................................

Profa. Rosa Yokota................................................................................................................................

Profa.Dra. Gladis M.de Barcellos Almeida............................................................................................

Profa.Dra. Denise de Freitas...................................................................................................................

Profa. Dra. Susi Lippi Oliveira...............................................................................................................

Prof. Dr. Magno Bucci...........................................................................................................................

Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli.......................................................................................................

Prof. Celso Luiz Ap. Conti....................................................................................................................

Prof. Dr. Carlos Eduardo M. Dias.........................................................................................................