Ata 360 - 19/12/2001

ATA DA TRECENTÉSIMA SEXAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

Aos dezenove dias do mês de dezembro de dois mil e hum, às onze horas, no Gabinete do Centro de Educação e Ciências Humanas, teve início a Trecentésima Sexagésima Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof.Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e da Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis (Vice-Diretora e dos seguintes conselheiros: Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner (Chefe do DCSo), Profª. Drª Gladis B. Almeida (Chefe do DL), Prof. Dr. Richard T. Simanke (Chefe do DFMC), Profª Nádea Regina Gaspar (Chefe do DCI), Profª Drª Susi Lippi Oliveira (Vice-Chefe do DPsic), Profª Drª Emília Freitas de Lima (Coord. PPGE), Profª Drª Tânia Pellegrini (Coord. C Letras), Profª Luzia Sigoli F. Costa (Coord. CBCI), Profª Drª Maria da Glória Bonelli (Coord. PPGCSo) e Prof.Celso Luiz Ap. Conti (Coord.CPedag) 1. EXPEDIENTE: 1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: Não houve. 1.2. COMUNICAÇÔES DOS MEMBROS: Não houve. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 APRECIAÇÃO AD-REFERENDUM: Foram homologados os seguintes itens. 2.1.1. Ficha de Caracterização do PPGEEs com validade a partir do 1º sem/ 2001 : EES 284 - Intervenção às Vítimas de Violência Doméstica - 08 créditos - Profª Drª Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. 2.1.2. Fichas de Ofertas do PPGEEs para o 1º sem/2001: EES 101 - Conceitos Fundamentais em Educação Especial: Análise Crítica - 08 créditos - Profa. Dra. Maria Amélia Almeida; EES 102 - Educação Especial no Brasil - 08 créditos - Profa. Dra. Enicéia G. Mendes; EES 150 - Seminários em Educação Especial I (turma A) - 08 créditos - Profas. Dras. Ana Lúcia R. Aiello e Tânia M. S. de Rose; EES 150 - Seminários em Educação Especial I (Turma B) - 08 créditos - Profas. Dras. Mª Amélia Almeida e Mª Benedita Lima Pardo; EES 152 - Estudos Avançados I: Pesquisa sobre... - 08 créditos - Prof. Dr. Júlio de Rose; EES 224 Estatísitca Aplicada à Educação Especial -08 créditos - Profa.Dra. Elisabeth Joan Barham; EES 265 Estigma e Identidade Social do Deficiente - 08 créditos - Profa.Dra. Fátima Denari; EES 267.2 Tópicos de Pesquisa em Educação Especial: Aprendizagem e Linguagem - 08 créditos - Prof. Dr. Antônio Celso de Noronha Goyos; EES 284 Intervenção às vítimas de violência doméstica - 08 créditos - Profa. Dra. Lúcia Wiliiams; EES 400 Análise experimental da aprendizagem - 08 créditos - Profa.Dra. Deisy das Graças de Souza; EES 512 Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Educação Especial - 02 créditos - Profa. Dra.Maria Benedita Lima Pardo. - Fichas de Ofertas para o 2º sem/2001: EES 104 Análise crítica do conceito de deficiência -08 créditos - Profa. Dra. Enicéia G. Mendes; EES 153 -Estudos avançados II: Pesquisa sobre... - créditos 08- Prof.Dr. Júlio de Rose; EES 154 Seminários de pesquisa em Educação Especial - 08 créditos - Prof. Dr. Nivaldo Nale; EES 223 Ensino do indivíduo especial - 08 créditos - Prof. Dr. Antônio Celso de Noronha Goyos; EES 282 Intervenção com famílias de pessoas portadoras de deficiências - Profas. Dras. Lúcia Williams e Ana Lúcia Aiello; EES 406 - Pesquisa em análise do comportamento humano - 08 créditos - Prof. DR. Júlio de Rose; EES 502 Tópicos em Educação Especial 2: Parâmetros Psicométricos, avaliação e medidas educacionais - 02 créditos - Profa. Dra. Susi Lippi M.Oliveira; EES 502 Tópicos em Educação Especial 2: Educação para a saúde - 02 créditos - Profa. Dra. Zilda Del Prette e Profa. Dra. Maria do Refúgio Rios Saldaña; EES 502 Tópicos em Educação 2 : Planejamento e implementação de organizações e serviços - 02 créditos - Profa. Dra. Ana Lúcia Cortegoso; EES 512 Estágio supervisionado de capacitação docente em Educação Especial - 02 créditos -Profa .Dra. Maria Benedita Lima Pardo. 2.1.3. Fichas de Ofertas de Disciplinas do PPGE para o 2º sem/2001: EDU 814 - Leitura Independentes -06 créditos, EDU 808 - Práticas Sociais e Processos Educativos - 06 créditos -Profas. Mª Waldenez de Oliveira e Petronilha B.G.e Silva, EDU 653 Pesquisa em Metodologia de Ensino 4, EDU 651 Pesquisa em Metodologia de Ensino 2 -06 créditos - Profas. Aline Reali e Mª da Graça Mizukami, EDU 821 - Tópicos Especiais em Metodologia do Ensino: História da Criança e Educação Infantil - Profa. Anete Abramowicz, EDU 813 - Perspectivas na Formação de Professores de Ciências - 06 créditos - Profs. Denise Freitas, Alice Pierson e Alberto Vilani, EDU 819 - Atividades Complementares de Teoria e Prática de Educação2 - 06 créditos , EDU 500 - Ensino:Indivíduo, Conhecimento e Realidade - 08 créditos - Profas.Emília F.Lima e Cláudia R. Reyes, EDU 713 - Leituras em Metodologia de Ensino -06 créditos , EDU 601 - Pesquisa em Educação 2 - 06 créditos - Profa.Itacy Salgado, EDU 307 Atividades Complementares de Teoria e Prática de Educação Superior 1 - 06 créditos, EDU 404 Seminários de Tese em Fundamentos da Educação 4 - 10 créditos - Profs. Paolo Nosella, Marisa Bittar, Ramón Pena, Éster Buffa, Maria Alice Mesquita, EDU 300 Estudos Avançados em Filosofia da Educação - 06 créditos- Prof.Paolo Nosella, EDU 305 Educação Brasileira -06 créditos - Profa. Éster Buffa, EDU 310 Estudos Avançados em Metodologia da Pesquisa em Educação - 06 créditos - Profs. Aparecida Huet, Waldemar Marques, Elisa Pereira Gonsalves, EDU 302 - Estudos Avançados em Sociologia da Educação -06 créditos - Prof. Ramón P.Castro, EDU 402 Seminários de Tese2 -10 créditos - Prof.Ramón P.Castro.2.1.4. Fichas de Ofertas e de Caracterização de Disciplinas para o 2ºsem/2001 que sofreram alterações em sua carga horária para atender as exigências do MEC, junto ao Curso de Pedagogia: Orientação Vocacional – 14 créditos – alunos 40/01- turma A- Prof. Celso Conti, Aconselhamento Psicopedagógico – 12 créditos – alunos 40/01 – turma A - Profa. Eliane B. Ferreira de Oliveira, Administração de Escolas de Ensino Fundamental e Médio – 14 créditos- alunos 40/01 – turma A – Profa. Aparecida B. Soler Huet, Instrumentação para A. E. – 12 créditos – alunos 40/01 – turma A – Profa. Elisa Pereira Gonsalves, Metodologia do Ensino de Ciências – 06 créditos – turma A – alunos 52 – Prof. Dácio Hartwig, Metodologia de Ensino de Estudos Sociais – 06 créditos – turma A – alunos 52 - Profa. Cláudia Reyes, Metodologia do Ensino de Português – 06 créditos – turma A – alunos 52 – Profa. Cláudia Reyes, Metodologia do Ensino de Matemática – 06 créditos – alunos 52 – turma A – Profa. Luciana M., Prática de Ensino nas Escolas do Ensino Fundamental (Estágio) – 12 créditos – turma A - alunos 23 – Profa. Mª Aparecida Mello. 2.1.5. Fichas de Caracterização do DPsic: Linguagem e Pensamento e Psicologia dos Esportes. 2.1.6. Fichas de Caracterização do PPGCSo com início de validade 2º sem/2001: CSo 103 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Sociologia (Migração, identidade e relações interetnicas) – 06 créditos , CSO 104 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Política (A colaboração entre as Ditaduras no Cone Sul: a Operação Condor – 02 créditos Fichas de Ofertas do PPGCSo: CSo 103 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Sociologia (Migração, identidade e relações interetnicas) – 06 créditos - alunos 25/12 – Prof. Karl Martin Monsma, CSO 104 – Tópicos Especiais em Ciências Sociais: Política (A colaboração entre as Ditaduras no Cone Sul: a Operação Condor – 02 créditos - alunos 25/02 – Prof. João Roberto Martins Filho, CSo 305 – Teorias de Estado e Sociedade – 06 créditos – alunos 25/02 – Prof. João Roberto Martins Filho, CSo 100 Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais – 10 créditos – alunos 20/02 – Profa. Mª Inês Mancuso, CSo 107 Estágio de Docência na Graduação I – 06 créditos – alunos 25/02 - Prof. Eduardo Noronha, CSo 108 – Estágio de Docência na Graduação II – 06 créditos – alunos 10/02 – Prof. Marco Antônio Villa, CSo 150 – Seminário de tese – 07 créditos – alunos 10/02 – Prof. Paul C. Freston, CSo 207 – Sociologia das Ocupações e das Profissões – 06 créditos – alunos 0/02 – Profa. Mª da Glória Bonelli. 2.1.7. Solicitação de abertura de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Metodologia do Ensino na área de Ensino de Física e banca com a seguinte composição: Profs. Drs. Alice Helena Campos Pierson e Dácio Rodney Hartwig.

2.1.8. Solicitação de abertura de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Metodologia do Ensino na área de Didática e Prática de Ensino e banca com a seguinte composição: Profªs. Drªs. Aline Mª de Medeiros R. Reali e Ana Luiza R. V. Perdigão.2.1.9. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Ciências Sociais na área de Antropologia: (titulares) Profs. Drs. Marina Denise Cardoso, Piero de Camargo Leirner, Karl Martin Monsma (suplente) Prof. Dr. Valter Roberto Silvério.2.1.10. Homologação do processo de seleção para professor substituto TP20hs do Departamento de Letras na área de Linguísitca e Língua Portuguesa com a aprovação da candidata Ana Luzia Videira Parisotto.2.1.11. Homologação do processo de seleção para professor substituto TP20hs do Departamento de Letras na área de Língua Espanhola e suas Literaturas no Departamento de Letras e para a disciplina de Prática de Ensino de Espanhol no Departamento de Metodologia do Ensino - não houve aprovação de candidatos.2.1.12. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Educação na área de Orientação Educacional (membros titulares) Profs. Drs. Mª Alice Nassif Mesquita, Cláudia Maria Mendes Gontijo e Prof. Celso Luiz Ap. Conti.; Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Educação na área de Administração Escolar (membros titulares) Profs. Drs. Aparecida B. S. Huet, Waldemar Marques e Amarílio Ferreira Júnior. 2.1.13. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Letras na área de Lingüística e Língua Portuguesa: (titulares) Profªs Drªs Gladis Maria de Barcellos Almeida, Soeli Mª S. Silva, Vanice Mª de Oliveira Sargentini (suplente) Profª Marília Blundi Onofre. 2.1.14. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Letras na área de Língua Espanhola e suas Literaturas: (titulares) Profªs Drªs Gladis Maria de Barcellos Almeida, Claudia Reyes e Profª RosaYokota (suplente) Prof. Nelson Viana.2.1.15. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Artes na área de Som: (titulares) Profª Drª Ilza Zenker Leme Joly, Prof.Glauber Santiago e Adriano Barbuto (suplentes) Profª. Drª Josette Monzani e Profª Adriana Cardoso.2.1.16. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Artes na área de Imagem Digital: (titulares) Profs Drs João Massarolo, Josette Monzani e Profa.Adriana Cardoso (suplentes) Prof. Adriano S.Barbuto e Glauber Santiago.2.1.17. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Artes na área de Pesquisa em Produção Audiovisual: (titulares) Prof. Glauber Santiago,Adriano S. Barbuto e Profa.Dra. Josette Monzani (suplentes) Prof. Dr.João Massarolo e Profª Adriana Cardoso. 2.1.18. Banca de seleção para professor substituto TP 20hs do Departamento de Ciências Sociais na área de Antropologia: (titulares) Profs. Drs. Piero de Camargo Leirner, Karl Martin Monsma e Paul Charles Freston (suplente) Prof. Dr.Valter Roberto Silvério.2.1.19. Homologação do processo de seleção para professor substituto TP20hs do Departamento de Educação para as áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, com a aprovação das professoras: Lílian de Cássia Alvisi e Sílvia Elizabeth Miranda de Moraes.2.1.20. Homologação do processo de seleção para professor substituto TP20hs do Departamento de Artes nas áreas de Som e Pesquisa em Produção Audiovisual, com a aprovação dos candidatos: Lina Chamie e Joel Pizzini Filho. 2.1.21. Homologação do processo de seleção para professor substituto TP20hs do Departamento de Ciências Sociais, na área de Antropologia, com a aprovação da candidata: Rosely Gomes Costa..2.1.22. Solicitação de afastamento do país para pós-doutorado na Universidade de Barcelona para o período de 01/10/2001 a 31/07/2002 da Profª Drª Roseli Rodrigues de Mello do Departamento de Metodologia .2.1.23. Solicitação de afastamento do país para o período de 30/12/2001 a 30/03/2002 da Profª Drª Tânia Pellegrini do Departamento de Letras.2.1.24. Solicitação de afastamento do país para o período de 31/12/2001 a 28/02/2002 do Prof. Dr. João Roberto Martins Filho do Departamento de Ciências Sociais.2.1.25. Solicitação de afastamento do país para o período de 10 a 24/09/2001 da Profª. Drª. Norma Valêncio do Departamento de Ciências Sociais.2.1.26. Solicitação de afastamento do país para o período de 20/01 a 12/02/2002 do Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. 2.1.27. Solicitação de afastamento do país para o período de 11 a 16 de novembro da Profª. Drª. Dóris Liet N.Peçanha do Departamento de Psicologia.2.1.28. Prorrogação do contrato de professor substituto dos seguintes professores do Departamento de Metodologia do Ensino: Engels Câmara, Elisabete Aparecida Monteiro, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Luciene Souto Botta Martins, Luciana de Oliveira Mendonça,Rosângela Sanches da Silveira,Elisabete Barolli.2.1.29. Prorrogação do contrato de professor substituto dos seguintes professores do Departamento de Educação: Eliane Benedita Ferreira de Oliveira e José Pedro Renzi. 2.1.30. Solicitação de redistribuição da Profa. Maria Isabel de Moura da Universidade Federal de Rondônia para a UFSCar/ Departamento de Letras.2.1.31. Celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio aos alunos do Curso de Biblioteconomia e o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em São Carlos. 3. Celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio aos alunos do Curso de Biblioteconomia e a ADC Bayer.Aprovado.4.Celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio aos alunos do Curso de Biblioteconomia e o Centro de Divulgação Científica e Cultural CDCC/USP. Aprovado.5. Celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio entre o Serviço-Escola/DPSic e a Sul América CIA Nacional de Seguros. Aprovado.6. Celebração de acordo de cooperação para concessão de estágio entre o Serviço-Escola e o Centro de Atenção Integral à Santa Rita (CAIS). Aprovado.7. Relatório final de afastamento parcial da Profa. Rosa Yokota do Departamento de Letras referente ao período de 05/04 a 05/07/2001. Aprovado. 8. Relatório de afastamento do país da Profª. Drª Tânia Pellegrini do Departamento de Letras referente ao período de 02 a 10/09/2001. Aprovado.9. Relatório de afastamento parcial da Profª. Mônica Baltazar Diniz do Departamento de Letras referente ao período de 01/11/00 a 30/04/2001. Aprovado.10. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr.João Roberto Martins Filho do Departamento de Ciências Sociais referente ao período de 02 a 10 /09/2001. Aprovado.11. Relatório final de afastamento do país da Profª. Drª. Norma Felicidade Valêncio do Departamento de Ciências Sociais referente ao período de 10 a 24/09/2001. Aprovado. 12. Relatório de afastamento da Profª. Ariadne C. Mary Furnival do Departamento de Ciências da Informação referente ao período de09/02 a 08/09/2001 e solicitação de renovação para o período de 09/09/2001 a 08/03/2002. Aprovado.13. Relatório de afastamento do país da Profª.Drª Emília Freitas de Lima do Departamento de Metodologia do Ensino referente ao período de 28 a 30/06/2001. Aprovado.14. Relatório de afastamento do país da Profª. Drª Lúcia Willians do Departamento de Psicologia referente ao período de 06 a 08/07/2001.15. Relatório de afastamento do país da Profª Drª Mª da Glória Bonelli do Departamento de Ciências Sociais referente ao período de 29/06 a 08/07/2001. Aprovado.16. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr Paul Charles Freston do Departamento de Ciências Sociais referente ao período de 03 a 07/07/2001. Aprovado.17. Relatório de afastamento do país da Profª.Drª Aline M de M.Reali do Departamento de Metodologia do Ensino referente ao período de 24/06 a 02/07/2001. Aprovado.18. Relatório de afastamento do país da Profª.Drª Mª da Graça N. Mizukami do Departamento de Metodologia do Ensino referente ao período de 24/06 a 02/07/2001. Aprovado.19. Relatório de afastamento do Prof. Sérgio Luis da Silva do Departamento de Ciência da Informação referente ao período de 02/03 a 01/09/2001 e solicitação de afastamento para o período de 02/09/2001 a 01/03/2001 . Aprovado.20. Relatório de afastamento da Profª. Nádea Regina Gaspar do Departamento de Ciência da Informação referente ao período de 15/03 a 15/09/2001 e solicitação de afastamento para o período de 15/09/2001 a 15/03/2002 . Aprovado.21. Relatório de afastamento do país do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério do Departamento de Ciências Sociais referente ao período de 29/06 a 08/07/2001. Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting lavrei a presente Ata,que após sua aprovação será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Profª Drª Maria de Jesus Dutra dos Reis...................................................................................

Prof. Dr. Piero de Camargo Leirner..........................................................................................

Profª. Drª Gladis B. Almeida....................................................................................................

Prof. Dr. Richard T. Simanke....................................................................................................

Profª Nádea Regina Gaspar......................................................................................................

Profª Drª Susi Lippi Oliveira....................................................................................................

Profª Drª Emília Freitas de Lima...............................................................................................

Profª Drª Tânia Pellegrini..........................................................................................................

Profª Luzia Sigoli F. Costa........................................................................................................

Profª Drª Maria da Glória Bonelli............................................................................................

Prof.Celso Luiz Ap. Conti ........................................................................................................