Ata 355 - 13/05/2001

ATA DA 355ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.

 

 

Aos treze dias do mês de maio de dois mil e hum às nove horas na Sala de Reuniões do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Trecentésima Quinquagésima Terceira Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidênciado Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor do CECH) e da Profa. Dra .Maria de Jesus Dutra dos Reis e dos seguintes Conselheiros: Profa. Dra. Tânia Pellegrini (Coord.C.Letras), Profa. Cláudia Gontijo (Vice-Chefe do DEd), Profa. Dra. Azair Liane de Matos do Canto de Souza(Chefe do DP), Profa. Dra. Maria Cristina I.P. Hayashi (Vice-Chefe do DCI), Profa.Nádea Regina Gaspar (Chefe do DCI), Profa. Dra.Gladis Maria Barcellos Almeida (Chefe do DL), Prof.Dr.Richard T. Simanke (Chefe do DFMC), Profa. Dra. Denise de Freitas (Chefe do DME), Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli (Coord.PPGCSo), Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Coord.CCCSo), Prof.Piero de CamargoLeirner (Chefe do DCSo) e Profa. Dra. Petronilha Beatriz.G. e Silva (Representante da Unidade Especial de Informação e Memória).1. EXPEDIENTE: 1.1COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente solicitou a inclusão do item 2.4.Homologação da Eleição para Vice Diretora do CECH -Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis e do item 2.5. Ficha de Oferta de Disciplina do Departamento de Psicologia: Adolescência e Problemas Psicossociais (Curso de Inverno) - 04 créditos - alunos 04/01 - Profa.Sylvia Panico . O Sr. Presidente informou ainda que nas reuniões do FORUNDIR está sendo muito discutido o " Ensino à Distância" e a proporção que vem crescendo, lembrando apenas que a área de Educação poderá ser muito prejudicada.O Prof. Valter agradeceu à Profa. Maria de Jesus e a Profa. Maria Cristina, pelo brilhante trabalho que estão realizando do Projeto de Infra-Estrutura.1.2. COMUNICAÇÔES DOS MEMBROS: A Profa.Gladis M. Barcellos Almeida informou que a Comissão de Bolsa Atividade deverá terminar os trabalhos neste mês de junho. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Inserção do CECH no Plano Diretor da UFSCar. Após longa discussão, decidiu-se que não seria um momento político e administrativo adequado para discutir " onde construir". Poderíamos tomar decisões sobre o que necessitaríamos construir. O Centro acredita que a posição física do Centro depende de uma definição interna substanciada por uma discussão maior sobre a direção política futura da Universidade como um todo. Para chegar a uma resposta satisfatória o Centro precisaria discutir mais, amplamente sua vocação juntamente com a administração dentro de um projeto maior de universidade. As decisões do Escritório de Desenvolvimento Físico devem ser discutidas com todos os Departamentos.Aprovado. 2.2. Recomposição da Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH. O Departamento de Letras indicará o novo representante para a Comissão. Aprovado. 2.3. Alteração do Art. 7º do Regimento da UEIM: " a) Art. 7º : ª O Conselho Científico é composto por membros titulares e suplentes, com a seguinte configuração: - um representante de cada um dos núcleos, grupos de estudos cujos acervos estejam afetos a UEIM; pelo chefe da UEIM; por um representante do corpo discente da UFSCar". Aprovado. 2.4. Homologação da Eleição para Vice Diretor do CECH - Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis. Aprovado pelos 7 dos 8 Chefes de Departamentos do Centro, totalizando o percentual de 87,5% dos Chefes e dos demais membros presentes à reunião. Aprovado. 2.5. Ficha de Oferta de Disciplina do Departamento de Psicologia: Adolescência e Problemas Psicossociais (Curso de Inverno) - 04 créditos - alunos 04/01 - Profa.Sylvia Panico .Aprovado. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting secretária executiva do CECH, lavrei a presente Ata, que após aprovada será assinada pelos membros presentes à reunião.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis................................................................................

Profa. Dra. Tânia Pellegrini......................................................................................................

Profa. Cláudia Gontijo..............................................................................................................

Profa.Dra. Azair Liane de Matos do Canto de Souza...............................................................

Profa. Dra. Maria Cristina I.P. Hayashi....................................................................................

Profa.Nádea Regina Gaspar .....................................................................................................

Profa.Dra.Gladis Maria Barcellos Almeida..............................................................................

Prof. Dr.Richard T. Simanke.....................................................................................................

Profa. Dra. Denise de Freitas....................................................................................................

Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli..........................................................................................

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas..........................................................................................

Prof. Piero de Camargo Leirner................................................................................................

Profa. Dra. Petronilha Beatriz.G. e Silva .................................................................................

 

 

 

Universidade Federal de São Carlos

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INFORMES COMISSÃO INFRA-ESTRUTURA

 

 

  1. NECESSIDADE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES.

Pedimos a todos os docentes que tenham projetos de pesquisa vinculados aos espaços físicos solicitados que cadastre e/ou atualizem o curriculo Lattes. Além disto, uma cópia impressa deverá ser anexada ao plano institucional. Por favor, encaminhem estas cópias à Direção de Centro.

 

  1. INFORMES GERAIS DAS REUNIÕES COM A COMISSÃO PERMANENTE.

A administração apresentou um conjunto de demandas de caracter geral, referentes a infraestrutura de energia , informática e acervo (PROBE), cujo total perfazia cerca de R$ 2 914. 871,77. Após negociações e discussões de prioridade, foi aprovado um destaque nos seguintes moldes: (a) Energia- Rede de alta tensão (R$ 380946,00) e Sin (um mínimo de R$ 325.000,00). Cada centro deve ser manifestar sobrwe a inclusão de um kit de segurança, que representaria um acréscimo de R$ 1 950,00 por prédio. O destaque que transferia o custo do PROBE (atualmente em RP) para o projeto de infra estrutura, orçado em aproximadamente R$ 600 000,00 para dois anos, não foi aprovado.

 

  1. NEGOCIAÇÃO DOS ÍNDICES ENTRE OS CENTROS.

Excluindo o destaque de R$ 706.000,00 da administração, os centros farão a partição tendo como referência R$ 8 294.000,00. Os índices desta participação estão sendo negociados, sendo sua conclusão dependente da decisão do CECH quanto a sua localização no Plano diretor da UFScar.

 

  1. INDICAÇÃO DE COORDENADORES DAS ÁREAS DE PESQUISA PRIORITÁRIAS DO CECH.

Como foi informado na reunião anterior do CID (06/06), cada área deverá ter um Coordenador. Pedimos aos grupos de pesquisa de cada eixo que indiquem um nome para coordenar o mesmo, levando em conta algumas características importantes que serão consideradas, segundo o edital, pela comissão avaliadora, entre elas: (a) Pesquisador senior da área, (b) competência e produtividade comprovada na área, (c) líder de grupo de pesquisa, com projetos aprovados no CNPq, FAPESP, PRONEX, etc. Pedimos que estes nomes estejam indicados até Segunda-feira (19/06).

 

  1. GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS

Para fins de inserção do Projeto do CECH no Plano Institucional serão considerados apenas os grupos e projetos de pesquisa institucionais (Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, Projetos e Auxílios com financiamento de agências de fomento, etc). Isto não significa que os grupos emergentes sejam excluídos, apenas que não figurarão no formulário da proposta institucional.

 

  1. DELIBERAÇÃO SOBRE A LOCALIZAÇÃO FÍSICA DO CECH NO PLANO DIRETOR DA UFSCar

 

 

  1. AGENDAMENTO COM OS INTEGRANTES DOS 3 EIXOS DE PESQUISA DO CECH COM A COMISSÃO DO CECH

Discussão das necessidades de espaço e adequação com relação ao espaço físico atual e o espaço físico solicitado, o que implicará em impactos na infra-estrutura física atual do CECH