Ata 353 - 23/05/2001


ATA DA TRECENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos vinte e três dias do mês de maio de dois mil e hum, às catorze horas , na Sala de Reuniões do PPGE, teve início a Trecentésima Quinquagésima Terceira Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e dos seguintes Conselheiros: Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin(Chefe do DEd), Prof. Dr. Richard Theisen Simanke (Chefe do DFMC), Profa. Dra. Tânia Pellegrini (Coord. CLetras), Profa. Dra. Gladis Maria Barcellos Almeida (Chefe do DL), Prof. Piero de Camargo Leirner (Chefe do DCSo), Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do DPsic), Profa. Dra. Josette Alves Monzani (Chefe do DArtes), Profa .Dra. Denise de Freitas (Chefe do DME), Profa. Dra .Ilza Zenker Leme Joly (Coord. CCABIS), Profa. Dra. Maria Cristina I. Hayashi (Vice-Chefe do DCI), Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham (Vice-Coord.CCPsic), Prof. Celso Luiz Aparecido Conti (Coord.CCLP), Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli (Coord.PPGCSo) e Profa. Dra. Ana Lúcia Aiello (representando o PPGEEs) 1. EXPEDIENTE: 1.1.COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.1.1. Fichas de Ofertas: Os Departamentos terão até o 01/06/2001 para entregar as fichas no Centro. O Sr.Presidente informou que foi autorizada a troca dos forros do PPGEEs e PPGCSo, solicitou também a inclusão do item 13. Mestrado Profissionalizante e, que o item 10. Ofício DEd nº 039/01 de 29/03/2001 referente à desistência do cargo de Vice-Diretora do CECH Profa. Dra. Telma Luzia Pegorelli Olivieri. fosse colocado em forma de informe, uma vez que o Departamento de Educação não solicitou providências ao ocorrido e apenas manifestou-se contrário à decisão tomada pela referida professora. 1.2. COMUNICAÇÔES DOS MEMBROS: O Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin informou que o Departamento se reuniu para discutir o assunto e foram contrários à saída da Profa.Telma, pois, se alguém quiser se candidatar a cargos píblicos,não deverá assumir outros compromissos, levando também em consideração o trabalho que causa para elaboração de uma eleição. A Profa. Dra. Gladis M. Barcellos Almeida do Departamento de Letras deixou registrado que a contratação de docentes na UFSCar (seja efetivo ou substituo) está muito indefinida pois ninguém sabe nada à respeito. O Prof. Valter sugeriu que os Departamentos encaminhem um documento justificando as necessidades de contratação de professor. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. APRECIAÇÃO DAS ATAS: Ata da 348ª Reunião realizada em 11/01/2001 - Aprovada, Ata da 349ª Reunião realizada em 14/03/2001 - Aprovada, Ata da 350ª Reunião realizada em 20/03/2001 - Aprovada, Ata da 351ª Reunião realizada em 18/04/2001 - Aprovada; Ata da 352ª Reunião realizada em 16/05/2001 - Aprovada. 2.2. APRECIAÇÃO AD REFERENDUM: Foram homologados os seguintes ad-referenduns: 2.2.1..Indicação da Vice-Coordenadora do Curso de Letras Prof. Rosa Yokota. 2.2.2. Indicação da nova chefia do Departamento de Ciência da Informação, Profa. Nádea Regina Gaspar como Chefe e da Profa. Dra. Maria Cristina P. I. Hayashi como Vice-Chefe. 2.2.3. Renovação dos mandatos do cargo de Coordenador e Vice-Coordenador de Curso de Ciências Sociais - Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas e Prof. Dr. Paul Charles Freston. 2.2.4. Indicação do Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia Prof. Celso Luiz Aparecido Conti. 2.2.5. Proposta de atividade de extensão: "Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício: Fundamentos para a Atividade Física" (departamentos envolvidos: DCF, DeFísio, DEFMH, DME, DEs e DP). 3. Programa de Extensão: Universidade Parceira na Formação de Profissionais e Gestores Municipais (departamentos envolvidos: DP, DCI, DC e DL). Aprovado. 4. Projeto de Extensão: Estratégias de Apoio ao Ensino Fundamental (departamentos envolvidos: DP, DCI, DC e DL).Aprovado. 5. Projeto de Extensão: Intersetoralidade em Saúde: ferramentas de apoio à gestão integrada de informações e ações em municípios (departamentos envolvidos: DP, DCI, DC e DL). Aprovado. 6. Projeto de Extensão: Aprimoramento Interdisciplinar em Atenção Básica à Saúde (departamentos envolvidos: DP, DC, DCI e DL). Aprovado. 7. Projeto de Extensão: Projeto Saúde para o Acompanhamento do desenvolvimento Humano e Prevenção de Deficiências/ Projeto Saúde (departamentos envolvidos: DP, DCI, DC e DL). Aprovado. 8. Relatório do Projeto de Extensão: Análise de 2000 redações e 200 monografias referentes ao concurso nacional sobre direitos humanos (UNESCO) - Seleção dos 10 melhores trabalhos em cada uma das categorias (departamentos envolvidos: DL e DCSo). Aprovado. 9. Eleição para representante docente do CECH junto ao CEPE (suplente) em substituição à Profa. Dra. Tânia Pellegrini do DL. Aprovado. 10. Ofício DEd nº 039/01 de 29/03/2001 referente à desistência do cargo de Vice-Diretora do CECH Profa. Dra. Telma Luzia Pegorelli Olivieri.(Incluso nos Informes) . 11. Equipamentos de uso coletivo. Ficou decidido que a Direção pediria cópia do contrato com a Empresa contratada e encaminharia aos Departamentos, a fim de esclarecer dúvidas, tais como: seria uma transferência de carga patrimonial ou de responsabilidade? 12. Edital para financiamento de pesquisa - CNPQ - Edital Universal . Explicação da Profa. Dra. Maria Cristina I. Hayashi e alerta aos Chefes de Departamentos. A Profa. Cristina informou que a UFSCar irá receber uma verba de R$9.000.000,00 (nove milhões) da FINEP para projetos de pesquisa de infra-estrutura e cada Centro deverá montar um projeto à fim de se fazer um projeto para a Universidade, porém cada Centro deverá entregar o projeto até o dia 13 do corrente. Foi solicitado aos Chefes que mandem sugestões para o projeto o mais rápido possível, e pois o projeto deverá estar no MEC até o dia 04 de julho. 3. Mestrado Profissionalizante. Foi solicitado que os Programas de Pós-Graduação discutam e informem ao Centro as posições obtidas. Aprovado. Nada mais tendo a tratar o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião da qual eu,Maria Luiza Gonçalves Faisting, lavrei a presente ata que após sua aprovação será assinada pelos membros presentes.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin......................................................................................

Prof. Dr. Richard Theisen Simanke .........................................................................................

Profa. Dra. Tânia Pellegrini......................................................................................................

Profa. Dra. Gladis Maria Barcellos Almeida............................................................................

Prof. Piero de Camargo Leirner................................................................................................

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis...............................................................................

Profa. Dra. Josette Alves Monzani...........................................................................................

Profa .Dra. Denise de Freitas....................................................................................................

Profa. Dra .Ilza Zenker Leme Joly............................................................................................

Profa. Dra. Maria Cristina I. Hayashi.......................................................................................

Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham...........................................................................................

Prof. Celso Luiz Aparecido Conti............................................................................................

Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli..........................................................................................

Profa. Dra. Ana Lúcia Aiello....................................................................................................