Ata 350 - 20/03/2001


ATA DA TRECENTÉSIMA QUINQUAGÉSIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


 

Aos vinte dias do mês de março de dois mil e um às oito horas e trinta minutos na Sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais, teve início a Trecentésima Quinquaségima Reunião do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e dos seguintes Conselheiros: Prof. Dr. Richard Theisen Simanke (Chefe do DFMC), Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis (Chefe do DP), Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas (Coord.CCSo), Profa. Dra. Tânia Pellegrini (Cooord.CLL), Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin (Chefe do Ded), Prof. Sérgio Luis da Silva (Vice-Coord.CCBCI), Profa. Dra. Tânia Maria Santana de Rose (Coord.C Psic), Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida(Chefe do DL), Profa. Dra. Denise de Freitas (Chefe do DME), Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly (Coord.CCABIS), Prof. Piero de Camargo Leirner (Chefe do DCSo) e Prof. Dr. Waldemar Marques (docente do DEd) 1. EXPEDIENTE: 1.1. Exposição do Modelo de Distribuição Orçamentária , pelo Sr. Pró-Reitor de Administração Prof. Dr. Ricardo Silotto. O Sr. Pró-Reitor não pode vir ao CID e solicitou a Sra. Alda Maria Napolitano Sanches (Economista lotada na PROAD) que apresentasse o Modelo de Distribuição Orçamentária. O Modelo foi apresentado e a expositora solicitou que fosse encaminhado à PROAD novas sugestões ao Modelo. Foi sugerido também que se fizesse uma reunião a fim de esclarecer o que é crédito prático e teórico. 1.2. COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: 1.2.1. Ausência dos Chefes de Departamentos do CECH na reunião com a administração agendada para o dia 08/03 às 9hs no Anfiteatro da Reitoria sobre a apresentação do sistema de alocação de recursos.1.2.2. Proposta de reestruturação da Comissão de Informática da UFSCar. 1.2.3. Proposta de instiuição de Programa de Serviço Voluntário, nos termos da Lei no. 9.608/98. O Sr. Presidente informou que o DCI está sem Chefe pois a Profa. Eliane Mey pediu exoneração e que a Vice-Chefe Profa. Elisabeth Martucci se aposentou, portanto, a Direção do CECH estará respondendo Chefia do DCI até que o Conselho Departamental decida quem será a nova Chefia.1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profa. Ilza (CCABIS) informou que no dia 22/03 haverá um Conserto da Orquestra no Teatro Florestan Fernandes. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Aprovação Ad-Referendum: Foram homologados os seguintes ad-referenduns: 2.1.1. Plano de Atividades de Extensão: Direitos Humanos e Combate ao Racismo módulos 1,2,3 e 4 do Programa de Extensão Africanidades, Educação, Combate ao Racismo e Discriminação da UEIM. 2.1.2. Relatório do Programa de Extensão Educação Patrimonial – “ Conservação e Preservação de Fontes Primárias” – UEIM/DME. 2.1.3. Relatório da Revista Olhar no. 03 e preparação para confecção para a no. 04, 05 e 06. 2.1.4. Relatório de atividades de extensão Conservação de Fotografias – UEIM/DCI. 2.1.5. Projeto de Extensão: Violência Doméstica: Produção de Vídeos de Caráter Educativo e Preventivo – DP/DArtes. 2.1.6. Solicitação de redistribuição de José Gatti, Professor de Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina para a UFSCar/DArtes. 2.1.7. Indicação das Coordenadoras do Curso de Psicologia: Profa. Dra. Tânia Maria Santana de Rose (Coordenadora) e Profa. Dra. Elizabeth Joan Barham (Vice-Coordenadora). 2.1.8. Indicação das Coordenadoras do Curso de Letras: Profa. Dra. Tânia Pellegrini (Coordenadora) e Profa. Maria Isabel de Moura (Vice-Coordenadora). 2.1.9. Indicação dos Coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Profa. Dra. Maria da Glória Bonelli (Coordenadora) e Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Vice-Coordenador) – (reeleitos). 2.1.10. Indicação dos Prof Piero de Camargo Leirner e Prof. Dr. Karl Martin Monsma como Chefe e Vice-Chefe do DCSo. 2.1.11.Portaria GR no. 1882/92 de 01/10/1992 dispõe sobre regulamentação referente a estágio de alunos nesta universidade. 3. Criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical . Após discussão foi decidido que deveria dar outra nomenclatura ao Projeto e voltar ao CID para aprovação. 4. Plano Diretor do Departamento de Ciência da Informação. Aprovado. 5. Relatório da Primeira Fase de Implantação da UEIM relativo ao período de 98/2000. Aprovado. O CID solicitou a permanência da Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva na Unidade Especial de Informação e Memória. 6. Reserva de Equipamentos de uso coletivo. Foi informado que uma Empresa ficará responsável pelos equipamentos e se algum departamento quiser doar equipamentos deverá fazê-lo à Prefeitura Universitária. 7. Proposta de reestruturação dos LIG´s. Foi proposta que se crie um grande laboratório de informática do CECH num amplo espaço a fim de unir todos os Lig´s e colocar uma impressora a laser para redução de custo com o funcionamento do laboratório de 24 horas. 8. Saída da Vice-Diretora do CECH. O Sr. Diretor informou ao CID que a Vice-Diretora - Profa. Dra. Telma Luzia Pegorelli Olivieri foi convidada para assumir o Departamento de Cultura do Município, portanto teve que pedir redução de jornada e isto implica automaticamente em não poder responder por cargos de confiança, e diante do exposto, o cargo de Vice-Diretor do CECH ficou vago. Foi nomeada uma Comissão para dar abertura ao processo eleitoral para o cargo de Vice-Diretor do CECH. O Sr. Presidente deixou bem claro que se por ventura não houver candidatos inscritos para o referido cargo, ele abrirá mão do cargo que exerce. Aprovado. 9. Regimento do Conselho Interdepartamental do CECH. Foi decidido que os departamentos deveriam opinar sobre o Regimento. Nada mais tendo a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a sessão, da qual eu, Maria Luiza Gonçalves Faisting lavrei a presente Ata que após sua aprovação será assinada pelos membros presentes à reunião.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Prof. Dr. Richard Theisen Simanke..........................................................................................

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis...............................................................................

Prof. Dr. Marcelo Coutinho Vargas.........................................................................................

Profa. Dra. Tânia Pellegrini.....................................................................................................

Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin.....................................................................................

Prof. Sérgio Luis da Silva........................................................................................................

Profa. Dra. Tânia Maria Santana de Rose................................................................................

Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida....................................................................

Profa. Dra. Denise de Freitas...................................................................................................

Profa. Dra. Ilza Zenker Leme Joly...........................................................................................

Prof. Piero de Camargo Leirner...............................................................................................

Prof. Dr. Waldemar Marques...................................................................................................