Ata 347 - 20/10/2000


ATA DA 347ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO INTERDEPARTAMENTAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.


Aos vinte dias do mês de outubro de dois mil às catorze horas, na sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve início a Trecentésima Quadragésima Sétima Reunião Ordinária do Conselho Interdepartamental do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a Presidência do Prof. Dr. Valter Roberto Silvério (Diretor) e da Profa. Dra. Telma Luzia Pegorelli Olivieri (Vice-Diretora) e dos seguintes conselheiros: Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra Reis (Chefe do DP), Profa. Dra. Gladis M. de Barcellos Almeida (Chefe do DL), Profa. Dra. Lúcia Wiliiams (Vice-Coordenadora do PPGEEs), Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello (Coord. Pedagogia), Profa. Dra. Maria Stella de Alcântara Gil (Coord. Psicologia), Profa. Dra. Eliane Alves Mey (Chefe do DCI), Prof. Dr. Marco Antônio Villa (Vice-Coord.PPGCSo), Prof. Dr. Richard Theisen Simanke (Chefe do DFMC), Prof. Dr. João Roberto Martins Filho (Chefe do DCSo) e Profa. Cláudia Gontijo (Vice-Chefe do DEd). 1. EXPEDIENTE: 1.1. COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA: O Sr. Presidente solicitou a inclusão dos seguintes itens: 12. Ficha de caracterização do DME: PEES em Educação Física 2 e PEES em Educação Física 1; Aprovado. 13. Relatório de Extensão da UEIM "Conservação de Fotografias". Foi sugerido que fosse encaminhado para parecer. 14. Relatório da UEIM "Conservação de Fontes Primárias". Foi sugerido que fosse encaminhado para parecer. 15. Projeto de Curso de Especialização - Análise, Representação, Organização e Disseminação. Aprovado. 16. Processo de revalidação do título de Mestrado em Educação obtido junto à Universidade Pontifícia Salesiana de Rosma - Itália de Feliciano Afonso Sturm e o Processo de revalidação do título de Doutorado em Educação obtido junto à Universidade Pontifícia Salesiana de Roma - Itália de Sérgio Ibanor Piva.Foi decidido que fosse encaminhado para a Coordenadora do PPGE, e que ela instituísse uma Comissão para avaliar. Aprovado.1.1.1. Informe da reunião do CEPE de 12/12 e ConsUni de 14/12/00. Em relação à antecipação do término do semestre, proposta por alguns docentes, os alunos não serão prejudicados e terão os seus direitos assegurados. Na reunião do ConsUni sobre política para realização de eventos, cada Centro deverá fazer a indicação de um representante para a Comissão. Foi indicado e aprovado por unanimidade o nome do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose. 1.1.2. Confraternização do CECH. As despesas serão divididas entre o Centro e as Pós-Graduações. 1.1.3. Publiçações recebidas pelo CECH e encaminhadas à UEIM.1.1.4. Eximbank 1.1.5. Professor Substituto. O quadro da UFSCar no ano de 2000 foi de 111 professores substitutos e no CECH 54, cabendo lembrar que o CECH é o Centro que mais oferece disciplinas para a Universidade.1.1.6. Áreas de laboratórios dos departamentos do CECH (Of. CECH 048/00 de 13/11).1.1.7. Custo de disciplinas de aulas práticas (Of. CECH 049/00 de 13/11).1.1.8. Revisão de índices distribuição orçamentária. 1.1.9. A redistribuirão de cargos no serviço Público Federal, prevista no Artigo 37 da Lei nº 8.112/90, que de acordo com a Portaria nº 57/2000, passa para a efetivação de uma redistribuição, a contrapartida de cargo (seja vago ou ocupado).1.1.10. Horas Extras. O Decreto que suspendia o pagamento de horas-extras foi extinto e o servidor não poderá ultrapassar o número de 90horas-extras anuais. Em relação aos docentes, todo docente que ministra aula após as 22hs deverá receber o adicional noturno. 1.1.11. Fichas de Ofertas de Disciplinas para o 1º semestre/2001.Deveremos obedecer o calendário da DICA com os respectivos prazos. 1.1.12. Plano de carreira - UAC Os docentes de 1º e 2º graus terão progressão horizontal e vertical, mas para isto, terão que Ter titulação. 1.1.13. Projetos enviados à FAPESP de infra-estrutura 5 - Rede do CECH. 1.1.14. Alocação dos Patrulheiros. Cada dois departamentos terá um patrulheiro e eles deverão se envolver mais com a Universidade, fazer cursos, participar,etc.1.1.15. Nova composição da Comissão de Bolsas de Monitoria do CECH - Ato CECH 035/2000 de 18/10/00. A comissão ficou constituída desta forma: Presidente: Profa. Dra. Tânia Pellegrini (DL), Profa. Dra. Maria Alice Nassif Mesquita (DEd) e Profa. Dra. Maria Waldenez de Oliviera (DME). 1.1.16. Representantes do CECH no Conselho de Coordenação do Curso de Educação Física e Motricidade Humana.Fopi indicado o nome da Profa Lílian Aparecida Ferreira (DME) e Profa. Irandi Pereira (DEd) como titular e suplente - Of. CECH 052/2000 de 28/11/00. 1.1.17. Grupo de Ensino à Distância. Como representante do CECH na Comissão Geral, foi indicado o Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose (DP), e, na Comissão interna do CECH ficou constituída desta forma: DArtes: Profa. Adriana Cardoso Nogueira, DEd: Prof. Celso Aparecido Conti, DL: Profa. Dra. Vanice M O Sargentini, DFMC: Prof. Dr. José Antônio Damásio Abib, DME: Profa. Dra. Aline M. de Medeiros R. Reali, DCI: Profa. Ariadne Chloe M. Furnival e Prof. Sérgio Luis da Silva, DCSo : Prof. Dr. Karl Martin Monsma e DP: Prof. Dr. Júlio César C. de Rose, Prof. Dr. Antônio Celso de Noronha Goyos, Profa. Dra. Dóris Lieth Peçanha e Profa. Dra. Maria Amélia Almeida. 1.1.18. Situação da Rede Elétrica do CECH. Os Departamentos deverão informar ao CECH quais equipamentos e a potência de cada equipamento existente em cada sala. 1.1.19. Indicação pela Reitoria do Prof. Dr. Júlio César Coelho de Rose como representante da UFSCar na UNIREDE. 1.1.20. Dicionário Aurélio para os LIG'S.. 1.1.21. A renovação do contrato de Bolsista Sênior será à partir de 1º de janeiro até 31/12/2001. 1.1.22. Com relação às denúncias que estão sendo feitas à "Nova Direção", o CID deliberou que fossem feitas por escrito e encaminhadas ao CID ao invés de serem levadas ao ConsUni e CEPE antes do CID e elas deverão conter uma exigência de formalização, justificativas e provas. 1.2. COMUNICAÇÕES DOS MEMBROS: A Profa. Dra. Lúcia Williams (Vice-Coord. PPGEEs) informou que o forro do PPGEs desabou e que estava tendo problemas com pombos e piolhos de pombos. A Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello (Coord. Pedagogia) informou que a Comissão do MEC estará nos dias 17,18 e 19/01 visitando o Curso de Pedagogia para o reconhecimento do curso. A Profa. Dra. Gladis M. de Barcellos Almeida (Chefe do DL)informou também que o MEC estará avaliando o Curso de Letras em janeiro. A Profa. Dra. Maria Stella de alcântara Gil informou que o Curso de Psicologia recebeu 10 no Provão e que está em primeiro lugar no ranking no Brasil. A Profa Stella sugeriu ainda que deveria se tomar uma decisão institucional em relação ao Provão . A UFSCar deverá participar ou não do Provão? Qual a posição da UFSCar em relação ao Exame Nacional do Curso? Que documentação deverá ser encaminhada ao MEC? A UFSCar deverá criar condições de trabalho mais amenas, mais ética. A UFSCar não está aparelhada para dar atender as informações que o MEC solicita em tão pouco tempo, até quando teremos pernas para continuar? A profa. Eliane Mey sugere que se crie uma central de informações no CECH.1.3. APRECIAÇÃO DE ATAS:

Ata da Reunião: 329 Aprovada.; Ata da Reunião: 330 Aprovada; Ata da Reunião: 331 Aprovada; Ata da Reunião: 332 Aprovada; Ata da Reunião: 333 Aprovada; Ata da Reunião: 334 Aprovada; Ata da Reunião: 335 Aprovada; Ata da Reunião: 336 Aprovada; Ata da Reunião: 337 Aprovada; Ata da Reunião: 338 Aprovada, Ata da Reunião: 339 Aprovada; Ata da Reunião: 340 Aprovada; Ata da Reunião:342 Aprovada; Ata da Reunião: 344 Aprovada, Ata da Reunião: 345 Aprovada e Ata da Reunião: 346 Aprovada. 2. ORDEM DO DIA: 2.1.Apreciação ad-referendum: 2.1.1. Homologação da indicação dos Chefes do DArtes Profa. Dra. Josette Maria Alves Monzani (Chefe) e Prof. Adriano Soriano Barbuto (Vice-Chefe).Homologado. 2.1.2. Homologação da indicação dos Chefes do Departamento de Metodologia do Ensino Profa. Dra. Denise de Freitas (Chefe) e Profa. Dra. Anete Abramowicz (Vice-Chefe). Homologado. 2.1.3. Homologação da indicação das Coordenadoras do PPGE - Profa. Dra. Emília Freitas Lima (Coordenadora) E Profa. Dra. Marisa Bittar (Vice-Coordenadora). Homologado. 2.1.4. Solicitação de redistribuição da Profa. Maria Isabel de Moura da Universidade Federal de Rondônia para a UFSCar/DL. Homologado. 2.1.5.. Projeto de Extensão: "Análise de 2.000 redações e 200 monografias referentes ao Concurso Nacional sobre Direitos Humanos (UNESCO). Seleção dos 10 melhores trabalhos em cada uma das categorias" DL/DCSo. Homologado. 3. Estágio de alunos - Portaria 1882/92.(cópia da Portaria encaminhada aos Departamentos) Não apreciado. 4. Regimento do CID/CECH.(em anexo) Não apreciado. 5. Proposta de criação emprego público - Of. Circ.ANDIFES nº 087/2000 de 24/10/00 (enviado aos Departamentos em 01/11/00).A título de informe. 6. Criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical/DArtes. Foi sugerido que os Núcleos de Pesquisa fossem vinculados ao Centro e que deveria ser melhor apreciado, portanto, deve ser analisado no próximo CID.Assunto Pendente. 7. Programa de Extensão: Arte & Informação - DCI/DArtes. Aprovado.8. Plano Diretor do Departamento de Ciência da Informação.(em anexo) Não apreciado. 9. Relatório da primeira fase de implantação da UEIM - período 98/out/00.Não apreciado. 10. Eleição para Representante Discente no CID/CECH. Aprovado. 11. Eleição para Representante do CECH junto ao CEPE (titular). Aprovado e foi sugerido pela Profa. Stella (Psic.) que se crie uma página no CECH sobre uma súmula para informar o que foi discutido e deliberado no CEPE, para que todos tenham acesso às informações, com o seguinte tópico: assuntos tratados. Devido o adiantado da hora, o Sr. Presidente encerrou a reunião, da qual eu, maria Luiza Gonçalves Faisting - Secretária Executiva do CECH, lavrei a presente Ata que após sua aprovação será assinada por todos.

Prof. Dr. Valter Roberto Silvério..............................................................................................

Profa. Dra. Telma Luzia Pegorelli Olivieri...............................................................................

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra Reis......................................................................................

Profa. Dra. Gladis M. de Barcellos Almeida............................................................................

Profa. Dra. Lúcia Wiliiams.......................................................................................................

Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello.....................................................................................

Profa. Dra. Maria Stella de Alcântara Gil.................................................................................

Profa. Dra. Eliane Alves Mey...................................................................................................

Prof. Dr. Marco Antônio Villa..................................................................................................

Prof. Dr. Richard Theisen Simanke.........................................................................................

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho........................................................................................

Profa. Cláudia Gontijo .............................................................................................................