UFSCar oferece curso sobre Raciocínio Computacional para professores

Até o dia 6 agosto, está aberto o período de inscrição para o curso de extensão "Formação de professores para apropriação didático-pedagógica do Raciocínio Computacional", promovido pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), ambos da UFSCar. O curso é destinado a professores da Educação Básica pública ou privada - ensinos Infantil, Fundamental e Médio -, bem como a estudantes das licenciaturas. O objetivo é capacitar docentes - em exercício ou em formação - para uso pedagógico das habilidades do Raciocínio Computacional (RC) em suas atividades didáticas. O conteúdo programático envolve temas como "Introdução às abordagens epistemológicas e metodológicas da computação escolar"; "Conceito e habilidades do Raciocínio Computacional"; "Conceito da Computação Desplugada Interdisciplinar"; "Oficina de Raciocínio Computacional"; dentre outros. Com carga horária de 60 horas, a atividade será realizada entre agosto e novembro de 2018, com aulas presenciais e o uso de ambiente virtual de aprendizagem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Após o envio da ficha de inscrição, a organização entrará em contato com as pessoas interessadas para mais informações. O início das aulas está previsto para o dia 16 de agosto, às 19 horas, na sala 30 do edifício de aulas teóricas AT8, localizado na área Sul do Campus São Carlos. O curso tem como responsáveis Cármen Lúcia Brancaglion Passos, docente do DTPP, e Ecivaldo Matos, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails carmen@ufscar.br ou ecivaldo@ufba.br.

Fonte: Noticias UFSCar