UEIM apresenta instalação que une arte e luta pelos Direitos Humanos

Até o dia 28 de setembro, a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da UFSCar apresenta a instalação "A gota d'água", projeto de autoria de Emilia Spahn, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar, e Carolina Hora, mestranda em Educação na Universidade. A exposição, elaborada no duplo movimento do ato criativo ao protesto e do protesto ao ato criativo, visa fazer das formas artísticas um dispositivo de luta pelos Direitos Humanos e de construção da memória histórica e cultural do País, especificamente de acontecimentos recentes em torno de conflitos vividos na luta pela reforma agrária e demarcação de terras indígenas e quilombolas.
Para debater sobre o tema, haverá, no dia 13 de setembro, uma roda de conversa com a participação das autoras da instalação. Também estarão presentes no debate Waldemir Soares, advogado dedicado às áreas do Direito Ambiental, Urbano, Agrário, Eleitoral e Penal, e Joelson Gonçalves de Carvalho, professor do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar e coordenador da UEIM. A atividade é gratuita, aberta às pessoas interessadas e acontece a partir das 18 horas, na própria UEIM, localizada no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos.
A instalação "A gota d'água" está disponível para visitação na UEIM de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h45, e das 13 às 16h45. Mais informações sobre a Unidade podem ser consultadas em www.ueim.ufscar.br.

 

Fonte: Notícias UFSCar