UFSCar articula esforços para acolhimento de cientistas em risco

A Fapesp divulgou nos últimos dias a Iniciativa Pesquisadores em Risco, destinada a apoiar instituições do estado de São Paulo no acolhimento de pesquisadores em risco dos países envolvidos na guerra da Ucrânia e demais países afetados similarmente. O edital, com previsão de distribuição de até R$ 20 milhões, concederá bolsas nos moldes de Bolsa de Pós-Doutorado ou de Auxílio Pesquisador Visitante (PV), e propostas submetidas por pesquisadores com auxílio vigente na Fapesp serão tratadas como solicitações complementares nesses projetos.

Na UFSCar, movimento relacionado à estruturação do edital começou com Svetlana Ruseishvilli, docente no Departamento de Sociologia (DS), que tem origem russa e foi educada na Ucrânia. Conheça o histórico na matéria publicada no Portal da UFSCar.
A pesquisadora da UFSCar também é uma das coordenadoras, na Universidade, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, vinculada à Agência da ONU para Refugiados (Acnur), e conta que a experiência anterior - também em suas atividades de pesquisa - com a temática das pessoas em situação de refúgio foi fundamental na concepção da iniciativa. Agora, em cada uma das instituições, há um ponto focal que recebe os currículos de cientistas interessados e busca localizar grupos de pesquisa locais que possam acolhê-los. Na UFSCar, este ponto é a Cátedra, que pode ser acionada pelo e-mail catedrasvm.ufscar@gmail.com. Ruseishvilli também já está estabelecendo o contato com as coordenações dos programas de pós-graduação nas áreas em que foram recebidos currículos.
O edital da Fapesp pode ser conferido no site da agência. As inscrições serão recebidas até 30 de agosto ou o esgotamento dos recursos, e a previsão é de análise rápida, inclusive em intervalo inferior a uma semana dependendo do tipo de encaminhamento.
Na UFSCar, além dessa movimentação inicial, a Administração Superior criou um grupo de trabalho para construção de uma política de acolhimento de cientistas em situação de risco e deslocamento forçado.

Mais informações sobre a iniciativa na mesma matéria no Portal da UFSCar.