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Ata 521 - 27/09/2018

ATA DA QUINGENTÉSIMA VIGÉSIMA PRIMEIRA

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

Ao vigésimo sétimo dia do mês de setembro do ano de dois mil e dezoito, às 14h (catorze horas), no Auditório da UEIM, teve início a Quingentésima Vigésima Primeira Reunião Ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, sob a Presidência da Diretora Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis com os seguintes conselheiros:  Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Vice-Diretora do CECH); Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (Chefe do Departamento de Letras); Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra (Chefe do Departamento de Educação); Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi Sé (Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino); Profª Drª Georgina Carolina Faneco Maniakas (Chefe do Departamento de Psicologia); Profª Drª Débora Burini (Chefe do Departamento de Artes e Comunicação); Luana Dias Motta, representando o Prof Dr Jorge Leite Jr (Chefe do Departamento de Sociologia); Profª Drª Aline Sommerhalder (Chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas); Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante (Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Musical); Fernando Henrique Andrade Rossit, representando a Profª. Drª. Camila Höfling (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras); Prof. Dr. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa (Coordenador do Curso de Pedagogia); Profª Drª Fabiana Cia (Coordenadora do Curso de Educação Especial); Profª Drª Cleonice Maria Tomazetti (Coordenadora do Curso de Pedagogia, Modalidade a Distância); Prof. Dr. José Carlos Rothen (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação; Profª Drª Lidia Maria Marson Postalli (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial); Profª. Drª. Marília Blundi Onofre (Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística); Profª. Drª. Ariadne Chlöe Furnival (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade); Prof. Dr. Wilton José Marques (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura); Profª Drª Maria do Carmo de Sousa  (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação); Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro (Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação); Profª. Drª. Andrea E. Bueno Pimentel (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos); Fernando Arriello Molan (Representante Técnico-Administrativo); Gustavo Primo (Representante Discente da Pós-Graduação).

1. EXPEDIENTE: 1.1. Comunicação Externa - Exposição da Comissão para estudo de política de Saúde mental para a UFSCar, presidida pelo Prof. Dr. Jair Borges Barbosa Neto, conforme resolução CoACE nº 113, de 10/04/2018. A apresentação foi realizada pela Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis, Francy Mary Alves Back, com contribuições da Profa. Dra. Taís Bleicher. Foi feita uma síntese das áreas de atuação de atendimento à saúde mental na UFSCar, desde o ano de 2016. Trata-se de uma comissão institucionalizada, porém aberta à entrada de outros membros que tenham interesse em colaborar. A comissão está dividida em 5 Grupos de Trabalho (GTs). A expositora pede a colaboração do CECH, para que seja mapeada a demanda no âmbito do centro, e que seja encaminhada a lista à comissão. A Profa. Maria de Jesus sugere que as discussões relativas à saúde mental tenham como alvo toda a comunidade universitária, e não só os estudantes. Dessa forma, a sugestão é para que as discussões ocorram não somente no âmbito das coordenações de curso, mas também nos departamentos, para que sejam englobados servidores docentes, técnicos-administrativos, servidores terceirizados etc. A Profa. Georgina, Chefe do Departamento de Psicologia, solicita mais detalhes da chamada política institucionalizada de saúde mental da UFSCar, para subsidiar discussões no âmbito do departamento de psicologia, que certamente terá impacto com a implantação da referida política, visto que a base de trabalho do departamento é objeto da comissão. O Prof. Rothen, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, parabeniza o trabalho da comissão. Afirma sentir necessidade de trazer à tona o conhecimento já produzido sobre o tema ao longo dos anos, para subsidiar e otimizar os trabalhos da comissão. A Profa. Andrea Pimentel, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações e Sistemas Públicos, relata que a fala dos estudantes do PPGGOSP é quase unânime com relação ao estresse entre os exames de qualificação e defesa do trabalho de conclusão do curso. Além disso, houve relato de caso de assédio moral em um curso de doutorado acadêmico, em que o estudante teria sido discriminado pelo fato de ser egresso de curso de mestrado profissional. Ela considera que essas são situações corriqueiras no sistema universitário, que podem gerar vulnerabilidade. A Profa Maria Cristina Bezerra, chefe do departamento de Educação, informa que o DEd tomou conhecimento dos trabalhos da comissão em uma reunião departamental. Informa que está prevista a realização, pelo DEd, de um minicurso intitulado "Suicídio, Saúde Mental, Trabalho e Educação: análises críticas desde a Psicologia Histórico-Cultural", que será ministrado por Nilson Berenchtein Netto, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Relata ainda que há casos de tentativas de suicídio por parte dos estudantes. Considera que há desconhecimento, por parte da comunidade, das políticas já oferecidas pela UFSCar. Solicita maiores informações de como é feita a divulgação dessas políticas. A expositora Profa. Tais responde ao Prof. Rothen sobre os estudos já disponíveis sobre o tema. Ela afirma que, em geral, esses estudos são fragmentados. Quanto à temática, a ansiedade e a depressão são temas quase unânimes. A Profa. Lídia, Coordenadora do programa de pós-graduação em Educação Especial, informa sobre a existência, na UFSCar, de um programa exitoso para capacitação discente para o estudo, denominado “Proestudo”. Esse programa possui um espaço físico para oferecer seus serviços, localizado no prédio onde antigamente estava instalada a DiGra, próximo à Biblioteca Comunitária. Prof. Luiz André, chefe do Departamento de Letras, reforça a opinião de que é essencial a inclusão, nas discussões das políticas de saúde mental, dos trabalhadores terceirizados que atuam na UFSCar. Antes de iniciar os informes da presidência, a Diretora consulta o Conselho sobre a inclusão de solicitação de informe encaminhado pela prof.a Dra. Heloisa Chalmers Sisla, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. O pedido de inclusão foi aprovado por unanimidade pelos membros do Conselho e a Profa. Heloisa passa a relatar. Informa que é membro do Conselho Municipal de Educação, como representante da UFSCar. Relata acontecimentos ocorridos nas últimas reuniões do referido Conselho Municipal, de que participou, referente ao processo de eleição da presidência desse conselho e afirma considerar que se está tentando o esvaziamento do conselho. Informa que foram verificadas diversas irregularidades, como por exemplo a não existência de atas das reuniões do último biênio. O tribunal de contas teria solicitado as referidas atas, que não puderam ser apresentadas. A Profa. afirma que o objetivo desse seu relato junto ao CoC-CECH é para que se saiba que o Conselho Municipal de Educação está bastante enfraquecido. A presidente do CoC, Profa. Jesus sugere que esses informes sejam para encaminhamento para ciência do Conselho Universitário da UFSCar, visto que a representação da UFSCar junto ao referido Conselho Municipal é prerrogativa da Reitoria.  1.2. Comunicações da Presidência: 1.2.1 Informa que o concurso para progressão à categoria de professor titular da Profa. Dra. Carmem Lúcia Brancaglion Passos, do DTPP será no dia 05 de novembro. 1.2.2 Informa sobre a realização de reuniões da direção do CECH com os setores do Centro, para balanço das atividades dos dois primeiros anos de gestão e levantamento de demandas iniciais para o desenho inicial do Planejamento Estratégico do Centro.. 1.2.3.       Informa sobre denúncia recebida na ouvidoria sobre o funcionamento do PPGCI, que acarretou na quebra dos serviços prestados pelos estagiários lá alocados, dificultando ainda mais as rotinas do setor, que não possui servidor técnico-administrativo alocado. 1.2.4. Comunica que houve adiamento das reuniões do Conselho de Administração e, por esse motivo, não há como incluir na pauta do CoC-CECH a discussão sobre as respectivas pautas do CoAd. 1.3. Comunicações dos Membros: 1.3.1. O Prof. Rothen, Coordenador do PPGE, informa que participou de um seminário sobre processos de avaliação de cursos de pós-graduação promovido pela CAPES, na área de Educação. Ele relata que a tendência é de que os processos de avaliação passem a ser similares ao do PRINT CAPES. Cada unidade terá que ter um PDI, relacionado ao PDI da UFSCar, para a vinculação dos processos de avaliação. 1.3.2.            A Profa. Andrea Pimentel, Coordenadora do PPGGOSP relata que participou do 2º Fórum dos Mestrados Profissionais. Esses programas não são contemplados com bolsas dos órgãos de fomento. Ela informa que houve redução de projetos aprovados pela CAPES. Na última avaliação os programas profissionais foram bem avaliados, surpreendendo inclusive a CAPES. Houve destaque com relação à inserção social por meio dos programas de pós-profissionais. Ela relata ainda que a ideia é de formular um boletim bimestral para coletar informações da produtividade dos docentes dos programas credenciados aos programas profissionais; A Profa. Andrea aproveita sua fala para novamente reforçar a necessidade de resolver o problema de alocação - espaço físico - do programa, que está instalado provisoriamente junto às secretarias dos cursos a Distância. 1.3.3. A Profa. Maria Cristina, chefe do DEd, reforça o convite para participação no minicurso intitulado "Suicídio, Saúde Mental, Trabalho e Educação: análises críticas desde a Psicologia Histórico-Cultural", que será ministrado por Nilson Berenchtein Netto, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e ocorrerá no dia 19/10, na sala 181 do AT-8. As inscrições esgotaram-se rapidamente, mas foi criada uma lista de espera. 1.3.4. A Profa.  Joceli, vice-chefe do DME, convida para o I Encontro de Estágio nas Licenciaturas, a ser realizado no dia 26/10 na Escola Estadual Dr. Álvaro Guião. 1.3.5.           A Profa. Maria do Socorro, Chefe do DCSo, comunica que os projetos PIBID e “residência pedagógica”, dois programas institucionais da UFSCar, foram aprovados. 2 . ORDEM DO DIA: 2.1 Homologação do envio do Of. CECH nº 073/2018 ao Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, encaminhando moção de repúdio do CoC-CECH à ação de alguns vereadores nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Carmine Botta, em 18/09/2018. A presidente do CoC-CECH, Profa. Maria de Jesus, relata os acontecimentos e a maneira como o documento foi construído, mediante consulta aos membros do CoC via correio eletrônico. O Prof. Rothen, Coordenador do PPGE, parabeniza pela presteza na iniciativa. A homologação foi aprovada por unanimidade. 2.2Apreciação de aprovações ad-referendum: Foram homologadas, com aprovação unânime dos membros, as seguintes aprovações ad-referendum: 2.2.1.Processo nº 23112. 002013 / 2018-99 – Of. DL nº. 075/2018 (06/08/2018). Relatório das atividades desenvolvidas durante o período de afastamento do país da Profª. Drª. Diana Junkes Bueno Martha, no período de 17 a 29 de junho de 2018, para desenvolver atividades, no âmbito do Programa Escala Docente AUGM, na Universidade de Buenos Aires – Argentina. Aprovado na 362ª Reunião do Conselho Departamental em 06/08/2018. 2.2.2.Ofício PPGLit nº 05/2018 (24/08/18) – Fichas de Caracterização das disciplinas: A representação obscena: literatura e audiovisual; Trauma, Memória e Literatura em espaços de língua portuguesa; Poesia brasileira contemporânea: deslocamentos; Memória e representação na Literatura Espanhola Contemporânea: Guerra Civil e Ditadura franquista. 2.2.3.Ofício PPGLit nº 06/2018 (24/08/18) – Ficha de Caracterização das disciplinas: Trauma, memória e literatura em espaços de língua portuguesa; A representação obscena: literatura e audiovisual; Poesia brasileira contemporânea: deslocamentos; Memória e representação na Literatura Espanhola Contemporânea: Guerra Civil e ditadura franquista. 2.2.4.Processo nº 23112.002880/2018-24 – Of. DPsi nº 093/18 (17/08/18) – Solicitação de afastamento do país da Profª. Drª. Rosemeire Aparecida Scopinho, no período de 23 a 30 de setembro de 2018, para participar do V Congresso da Red Pilares, que se realizará em Santiago do Chile, e participar de atividades acadêmicas na Universidade Diego Portales e Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Aprovada na 86ª Reunião Ordinária do CoDPsi realizada em 16/08/18. 2.2.5.Processo nº 23112.002521/2018-77 – Of. DCSo nº 046/2018 (27/08/18) - Relatório de afastamento do país da Profa. Clarice Cohn no período de 23/07 a 08/08/2018 para participar no curso do Programa de Gestão Ambiental e Territorial (PNGATI) para os Xikrin, a ser realizado em Marabá/PA. 2.2.6.Fichas de Caracterização de Disciplinas oferecida pelo Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2019: Sociologia das Relações Raciais e Estudos Afro-brasileiros; Introdução à Sociologia Geral; Sociologia industrial e do trabalho; Tecnologia e Sociedade; Sociedade e Meio Ambiente. 2.2.7.Fichas de Caracterização de Disciplinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGL), com início da validade para o 2º período letivo de 2018: PPG LIN 093 – Aquisição da Linguagem na Primeira Infância: práticas na educação infantil e no processo de alfabetização; PPG LIN 094 – Letramento, Discurso e Heterogeneidade da Escrita; PPG LIN 095 – Tópicos em Análise do Discurso: Politica e Mídia; PPG LIN 096 – Tópicos em Análise do Discurso II: Mídia internacional e a circulação de discursos sobre política na América Latina; PPG LIN 097 – Análise do discurso e História das ideias linguísticas. 2.2.8. Of. DL nº 082/2018 (31/08/18) – Homologação do Resultado das Eleições para Chefia e Vice-Chefia do Departamento de Letras para o ano de 2018-2019 (12 meses), a partir de 01 de setembro de 2018: Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito como Chefe de Departamento e Prof. Dr. Antón Castro Míguez como Vice-Chefe do Departamento. Aprovada na 363ª Reunião do Conselho Departamental realizada em 30/08/2018. 2.2.9. Ficha de Caracterização de Disciplinas oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), com início da validade para o 2º período letivo de 2018: PPG PSI 92 – Teoria das molduras relacionais (RFT): Fundamentos para a interpretação dos fenômenos comportamentais no contexto clínico. 2.2.10.Processo nº 23112.001846/2018-32 – Of. DME nº 78/2018 (04/09/18) – Relatório de afastamento do país da Profa. Dra. Denise de Freitas Vilela no período de 30/06 a 14/07/18, para participar do “Ref.ME 32: Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa” e do “6º Congresso Internacional de Etnomatemática – ICEm 6” realizado em Medllin, Colômbia. Aprovado na 466ª Reunião do Conselho Departamental realizada em 03/09/2018. 2.2.11. Processo nº 23112.005068/2016-99 – Of. DME nº 79/2018 (04/09/18) – Encaminha pedido de prorrogação do Pós-Doutorado da Drª Ana Paula Gladcheff Munhoz, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, sob a supervisão da Profª Drª Maria do Carmo de Sousa, para o período de março de 2018 a março de 2019. Aprovado na 466ª Reunião do Conselho Departamental realizada em 03/09/2018. 2.2.12.Processo 23112. 004064/2017-74 – Of. DS nº 058/2018 (05/09/18) – Relatório de atividades referente à solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Priscila Martins Medeiros, do Departamento de Sociologia, para participar do “XXXI Congresso ALAS (Associação Latinoamericana de Sociologia)”, em Montevidéu, Uruguai, no período de 02 a 08/12/2017. Aprovado na 122ª Reunião do Conselho Departamental. 2.2.13.Of. DME nº 77/2018 (04/09/18) – Encaminha relatório da Comissão Eleitoral com indicação da Profa. Dra. Dijnane Fernanda Vedovatto Machado para Chefe e Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi Sé para Vice-Chefe do Departamento de Metodologia de Ensino, para o biênico 2018-2019 a partir de 06 de setembro de 2018. Aprovado na 466ª Reunião Departamental realizada em 03/09/18. 2.2.14. Ficha de Caracterização de Disciplina/Atividade Curricular oferecida pelo Departamento de Sociologia, com início da validade para o 1º período letivo de 2019: Direito, Justiça e Sociedade. 2.2.15.Processo nº 23112.001871/2016-54 – Of. DEd nº 066/2018 (04/09/18) – Encaminha relatório final de Estágio de Pós-Doutorado da Profª Drª Ana Carolina Kastein Barcellos, junto ao Departamento de Educação, sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Álvaro Soares Zuin. Aprovado na 301ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental realizada em 03/09/18. 2.2.16 .Processo nº 23112.002307/2017-30 – Of. DEd nº 067/2018 (04/09/18) – Encaminha relatório final de Estágio de Pós-Doutorado do Prof. Dr. Nilo Agostini, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes, junto ao Departamento de Educação. Aprovado na 301ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental realizada em 03/09/18. 2.2.17.Processo nº 003095/2018-99 – Of. DEd nº 06/2018 (04/09/18) – Solicitação de afastamento do Prof. Dr. Eduardo Pinto e Silva para participar do XII Seminário Internacional de La RED ESTRADO – “Derecho a La educacion publica y trabajo docente: resistências y alternativas”, a ser realizado de 03 a 08 de dezembro de 2018, na Universidad Peruana CAyetano Heredia (UPCH) e Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), na cidade de Lima – Peru. 2.2.18.   Processo 23112.003840/2017-19 – relatório de atividades relativo à solicitação de afastamento do país da Profa. Dra. Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, do DAC, para participar do II IntermIdia Conference “The Moving Form of Film: Exploring Intermediality as a Historiographic Method” e demais atividades relativas ao projeto “Towards an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method”, na University of Reading em Reading, Inglaterra, de 02 a 14/11/2017. 2.2.19.         Processo 23112.003033/2018-87 – Of. DAC nº 052/2018 – Solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo, do DAC, no período de 04 a 15/10/2018, para participar da 37ª Giornate de Cinema Muto, em Pordenone, Itália. 2.2.20.Processo 23112.003703/2014-31 – OF DTPP 079/2018 – Solicitação de prorrogação da adesão da Profª Drª Emília Freitas de Lima ao Programa de Professor Sênior da UFSCar, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.2.21.Processo 23112.002318/2012-13 – OF DTPP 080/2018 – Solicitação de prorrogação da adesão da Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva ao Programa de Professor Sênior da UFSCar, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. 2.2.22. Processo 23112.003052/2018-11 – OF DTPP nº 073/2018 – Solicita nomeação de banca examinadora para promoção à classe E – Professor Titular – da Profa. Dra. Carmen Lúcia Brancaglion Passos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Membros Titulares: Profª Drª Anete Abramowicz (Presidente – UFSCar); Profª. Drª. Maria Teresa Menezes Freitas (Universidade Federal de Uberlândia); Profª Drª Maria Laura Magalhães Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais); Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (Universidade de São Paulo) e Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza (Universidade do Estado da Bahia) (ATO CECH nº 090/2018). Membros Suplentes: Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar); Profª. Drª. Marilena Bittar (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar); Profª. Drª. Gelsa Knijinik (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Vale do Sino) e Profª. Drª. Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) (ATO CECH nº 091/2018). 2.2.23.Processo 23112.000734/20018-64 – relatório de atividades referente ao pedido da servidora Renata Maria Biasioli, lotada na Secretaria Executiva do CECH, para gozar de licença capacitação no período de 18/05 a 15/08/2018. 2.2.24.   Ficha de Caracterização de Disciplina oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), com início da validade para o 2º período letivo de 2018: PPG-PSI 060-33 – Temas em Psicologia: Interações entre genética e ambiente. 2.2.25.Ficha de caracterização de Disciplinas de Graduação do Departamento de Letras, com início de validade para o 1º semestre de 2019: “As escritas de Si no Romance Contemporâneo”; “O uso da Língua estrangeira como Meio de Instrução: Discussões sobre a abordagem EMI”; “A novíssima ficção portuguesa”. 2.2.26.Processo 23112.003027/2018-20 – OF DL nº 080/2018 – solicitação de afastamento do país do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim, para desenvolver atividades de pesquisa e participar de eventos internacionais com apresentação de trabalho nas cidades de Porto e Lisboa, em Portugal, entre 31/10 e 19/11/2018. 2.2.27.Processo 23112.003245/2018-64 – Of. DEd nº 072/18 – Encaminha solicitação de credenciamento do Prof. Dr. Juan Carlos Rodrigues Cruz como Pesquisador Visitante junto ao Departamento de Educação, pelo período de um ano a partir de setembro de 2018, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto. 2.2.28.Of. DPsi nº 107/2018 (13/09/18) – Encaminha relatório da Comissão Eleitoral com indicação da Profa. Dra. Georgina Carolina Faneco Maniakas para Chefe e Prof. Dr. Marcus Vinícius Batista Nascimento para Suplente da Chefia do Departamento de Psicologia, para o biênico 2018-2020. Aprovado na 87ª Reunião Departamental realizada em 12/09/18.2.2.29.Processo 23112.000768/2018-59 – Of. DPSi nº 104/18 – Relatório de atividades relativo ao afastamento parcial do Prof. Guilherme Nichols, do Departamento de Psicologia, para cursar Doutorado na Universidade de Campinas (UNICAMP), sob orientação da Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, às quintas e sextas-feiras, no período de 12/03/18 a 07/07/18. Solicita renovação do afastamento para o período de 01/08/2018 a 07/12/2018. Aprovado na 87ª Reunião Ordinária do CoDPSi, em 12/09/2018. 2.2.30.Processo 23112.000902/2018-11 – OF DPsi nº 103/2018 – Relatório de atividades relativo à solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Mariéli de Cássia Diniz Cortez, do Departamento de Psicologia, para realizar visita técnica e participar de Congresso, com apresentação de trabalho, na California State University, Sacramento e em San Diego, California, respectivamente, ambos nos Estados Unidos, no período de 16/05 a 30/05/2018. Relatório aprovado na 87ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 12/09/2018. 2.2.31.            Processo 23112.000432/2017-13 – OF DPSi nº 102/2018 – Encaminha relatório de atividades relativo à solicitação de Afastamento Integral da Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, para realizar estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Salamanca, no Programa de Doutorado em Educação, em Salamanca, Espanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Jose Maria Hernandez Diaz, durante o período de 01/04/2017 a 28/03/2018. Aprovado na 87ª Reunião do Conselho do Departamento, em 12/09/2018. 2.2.32.Processo23112. 003437/2015-28 – OF nº 105/2018 – DPsi – Relatório referente ao afastamento parcial da Prof. Ms. Regiane Pinheiro Agrella, para cursar Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, e solicitação de prorrogação do afastamento pelo período de 17/08 a 14/12/2018. Relatório e pedido de prorrogação aprovados na 87ª Reunião Ordinária do Conselho do DPSi, em 12/09/18.2.2.33.Processo 23112.001444/2018-38 – OF DPSi nº 106/2018 -  Relatório de atividades relativo à solicitação da servidora Lara Maria Silveira, lotada no Departamento de Psicologia, para afastar-se parcialmente de suas atividades para cursar disciplina junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSCar. Solicita renovação do afastamento. Carga horária semanal do afastamento: 12 horas. A solicitação foi aprovada na 87ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 12/09/2018.2.2.34.Processo 23112.003891/2017-41 – OF DPSi nº 108/2018 – Relatório de atividades referente à solicitação de autorização para afastamento do país da Profa. Dra. Azair Liane Matos do Canto de Souza, do Departamento de Psicologia, para participar do “47th Annual Meeting Neuroscience – SFN – Neuroscience 2017”, em Washington, Estados Unidos, no período de 09 a 19/11/2017. Aprovado na 87ª Reunião Ordinária do Conselho do Departamento, em 12/09/2018. 2.2.35. Fichas de caracterização de disciplinas de graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no primeiro período de 2019: “Filosofia da Psicanálise”; Estética 2”; “História da Filosofia Contemporânea 2”; “Pesquisa em Filosofia 1”; “História da Filosofia Antiga 2”; “História da Filosofia Moderna 3”. 2.2.36.Of. DME nº 084/2018 – Solicita autorização para abertura de concurso público para contratação de um docente efetivo para o Departamento de Metodologia de Ensino, em virtude da aposentadoria da Profa. Dra. Ana Silvia Couto de Abreu. Área: Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2.2.37.Of. DME nº 082/2018 – Solicita autorização para abertura de concurso público para contratação de um docente efetivo para o Departamento de Metodologia de Ensino, em virtude da exoneração da Profa. Dra. Juliana Rink. Área: Formação de Professores em Educação em Ciências e Biologia.2.2.38.Ficha de caracterização de disciplina de graduação do Departamento de Ciências Sociais, com início de validade no primeiro período de 2019: “História Social do Brasil”. 2.2.39.            Processo 23112.003342/2018-57 – Of. DCSo nº 051/2018 – Solicitação de autorização para afastamento do Prof. Dr. Igor José de Renó Machado para realizar estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, sob supervisão do Prof. Dr. Gustavo Lins Ribeiro, no período de 01/02 a 31/07/2019. 2.2.40.Processo 23112.002494/2017-51 – OF DL nº 084/2018 – relatório de atividades relativo à solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, do DL, para realização de pós-doutorado junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (Unicamp), sob supervisão da Profª. Drª. Monica Graciela Zoppi Fontana, entre 01/08/2017 e 31/07/2018. Aprovado na 364ª Reunião do Conselho Departamental, em 20/09/2018. 2.2.41.Processo 23112.002164/2017-66 – OF DL nº 085/2018 – relatório de atividades relativo à solicitação de afastamento integral da Profa. Dra. Rejane Cristina Rocha, para realização de pós-doutorado, na Universidade Federal de Santa Catarina, sob a supervisão do Prof. Dr. Alckmar Luiz dos Santos, entre 01 de setembro de 2017 e 01 de setembro de 2018. Aprovado na 364ª Reunião do Conselho Departamental, em 20/09/2018. 2.2.42.Ficha de caracterização de disciplina de graduação do Departamento de Ciência da Informação, com início de validade no primeiro período de 2019: “Administração de Empresas 1”. 2.2.43.Processo 23112.000249/2018-91 – OF DCI nº 50/2018 – Relatório parcial de atividades relativo à solicitação de Afastamento Integral do Prof. Dr. Rogério Aparecido Sá Ramalho, para realizar estágio de Pós-doutoramento junto ao PPGCI da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, sob a supervisão da Profa. Brígida Maria Nogueira Cervantes, durante o período de 01/03/2018 a 01/03/2019. Solicitação aprovada na 179ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 25/09/2018. 2.2.44.Processo 23112.003186/2018-24 – Of. DCI nº 48/2018 – Solicitação de autorização para afastamento da Profa. Dra. Luciana de Souza Gracioso para realizar estágio de pós-doutorado junto à Universidade de Coimbra, sob supervisão do Prof. Maria da Graça Melo Simões, no período de 01/12/2018 a 30/05/2019. Solicitação aprovada na 179ª Reunião Ordinária do Conselho Departamental, em 25/09/2018. 2.2.45. Fichas de caracterização de disciplinas de graduação do Departamento de Filosofia, com início de validade no primeiro período de 2019: “Filosofia da Ciência” e “Introdução ao Estudo de Filosofia”. 2.3. Encaminhamentos e sugestões sobre ações referentes às propostas apresentadas pela Comissão de Saúde Mental. A Profa. Georgina, chefe do DPSi acredita que se deva reforçar o pedido para que os departamentos tragam o que já existe para subsidiar a resposta do CECH que será enviada à comissão no prazo de dois meses, conforme solicitação das expositoras. A Profa. Jesus considera que há várias ações já em desenvolvimento no CECH, e que podem contribuir para ampliar o conceito já aplicado para atender mais pessoas. Além das ações do departamento de psicologia, as ações das áreas educacionais podem contribuir. A Profa. Ana Cristina, vice-diretora do CECH, observa que se o único canal institucional para recebimento dos alunos – ouvidoria – não está conseguindo confiança dos estudantes, é preciso fazer uma reflexão mais ampla sobre os desafios a serem superados. A Profa. Jesus considera que o acolhimento de uma denúncia precisaria feito por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros etc, e não por um ouvidor, que tem um caráter quase jurídico. Ela pondera que seria desejável sair da postura de judicialização para um acolhimento mais mediado. Para isso, a diretora considera que seria importante promover a capacitação de coordenadores de curso, docentes e alunos. O Prof. Rothen, Coordenador do PPGE, reafirma que já existe muito conhecimento acumulado para iniciar os estudos, não precisaria partir do zero.  A Profa Jesus defende que o produto oferecido pelo CECH à comissão deva responder à questão: “O que é saúde mental sob o ponto de vista das ciências humanas e da educação?”. Após toda a discussão sobre esse tema, ficou acertado que a direção remeterá aos membros do Conselho as questões apresentadas pela comissão. 2.4. Processo 23112.003032/2018-32 – Ofício PPGLit nº 07/18 – Reforma do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLit. As alterações incorporadas foram aprovadas por unanimidade. 2.5.Solicitação de informações sobre a alocação das vagas de professores titulares: A Diretora recupera o histórico desse processo, a saber: Em 18 de agosto de 2017 a Reitora solicita que os Diretores apresentem critérios para a distribuição de duas vagas docentes Titulares atribuídas a instituição em Novembro de 2016; A Direção do CECH discutiu a atribuição dessas vagas e critérios na sua 510ª Reunião Ordinária de 26 de setembro de 2017; Os documentos finais dos Diretores dos diversos Centros foram entregas à Reitora em Reunião presencial ocorrida em 02 de outubro de 2017; Em 12 de julho de 2018 a Direção do CECH em Reunião com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas pediu informações sobre as vagas e foi informada que ainda não foi dado encaminhamento pela Reitoria sobre a questão; Em 18 de setembro 2018 o Centro recebeu documento do CCBS descrevendo demanda do Departamento do Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) para as vagas. A Diretora informa que, apesar de todos esforços de todos diretores de centro, as vagas ainda não foram atribuídas pela administração. Proposta – encaminhar ofício solicitando informações sobre o andamento da questão, e questionar se existe uma previsão do prazo para que tudo seja resolvido. Proposta aprovada por unanimidade. 2.6. Indicação de Representates do CoC-CECH nos Conselhos Superiores (Suplência ConsUni; Titular CoG; Suplências CoACE; CoEx): A Profa. Jesus expõe as vacâncias existentes, dados os términos dos mandatos de alguns representantes junto ao CoC e, em consequência, do respectivo colegiado a que estavam indicados. O Prof. Alan. Coordenador do Curso de Pedagogia, oferece-se para ocupar a suplência junto ao Conselho Universitário. Representação aprovada por unanimidade. A Profa. Joceli, vice-chefe do DME, informa que a Profa. Dijnane Fernanda Vedovatto, chefe do DME, voluntaria-se a representar o CECH junto ao CoG, conforme indicação do representante anterior. Representação aprovada por unanimidade. Quanto às demais representações em vacância, a saber: Suplências junto aos Conselhos de Pesquisa (CoPq), Extensão (CoEx), Pós-Graduação (CoPG), os membros presentes comprometeram-se a consultar seus pares, a fim de indicarem representantes. A proposta foi acatada por todos os presentes. 2.7. Escolha de representantes do CECH para a Comissão de Estudo de Estágios do Esforço Docente: A Profa. Joceli, vice-chefe do DME, informa que a Chefe do DME, Profa. Dijnane, propõe-se a participar. A indicação foi aprovada por unanimidade. A Profa Georgina, do DPsi, pede mais informações sobre as atividades a serem desenvolvidas por essa comissão. A Profa Jesus explica que a criação dessa comissão foi decidida no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Esforço Docente, da qual ela faz parte, e recomenda que os departamentos que oferecem disciplinas de estágio devem se reunir para organizar melhor a representação do CECH junto as atividades dessa sub-comissão que irá se debruçar sobre os indicadores a serem medidos sobre o estágio, para a simulação do modelo. Ficou decidido que os departamentos em questão encaminharão a indicação à Direção do Centro, para que seja informado à ProGrad. 2.8. Deliberações referentes ao relatório sobre a adoção de voto online para os Conselhos Superiores da UFSCar. A Diretora recupera o histórico desde a composição de comissão para elaboração de edital de eleições. Ela observa que há atualmente uma crise política no âmbito dos conselhos superiores, tendo em vista que houve um grupo de docentes que realizaram denúncias de supostos descumprimentos do regimento dos conselhos junto ao ministério público. Diante do impasse, atualmente os conselhos encontram-se sem representação discente. A diretora considera que eticamente não podem ser votadas alterações regimentais, dado que os estudantes estão sem representação junto ao conselho universitário. Ela narra alguns acontecimentos recentes no âmbito dos Conselhos, como por exemplo a convocação de uma reunião do conselho universitário pela maioria dos membros, que não teve a presidência pela Reitoria. A Presidência informa, no entanto, que considerando o cancelamento do CoAD e não tendo o relatório oficial que será examinado junto ao Conselho da Administração, resolve deixar esse tema para uma discussão posterior, quando o mesmo for pautado de forma direta junto ao conselho. Nada mais tendo a tratar, a Srª Presidente deu por encerrada a reunião. Eu, Renata Maria Biasioli, lavrei a presente ata, que depois de aprovada será assinada pelos membros presentes ou representados.

Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis                                                                 

Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz                                                                   

Prof. Dr. Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa                                             

Profª Drª Aline Sommerhalder                                                                                      

Profª. Drª. Andrea E. Bueno Pimentel                                                                         

Profª. Drª. Ariadne Chlöe Furnival                                                                               

Profª. Drª. Camila Höfling                                                                                                          

Profª Drª Cleonice Maria Tomazetti                                                                              

Profª Drª Débora Burini                                                                                                  

Profª Drª Fabiana Cia                                                                                                     

Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro                                                                            

Fernando Arriello Molan                                                                                                

Prof. Dr. Fred Siqueira Cavalcante                                                                              

Profª Drª Georgina Carolina Faneco Maniakas                                                         

Gustavo Primo                                                                                                                  

Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi Sé                                                                           

Prof Dr Jorge Leite Jr                                                                                                      

Prof. Dr. José Carlos Rothen                                                                                         

Profª Drª Lidia Maria Marson Postalli                                                                           

Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito                                                                             

Profª Drª Maria Cristina dos Santos Bezerra                                                              

Profª Drª Maria do Carmo de Sousa                                                                             

Profª. Drª. Marília Blundi Onofre                                                                                   

Prof. Dr. Wilton José Marques                                                                                       

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