Na graduação existem disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas. No primeiro semestre são apresentadas as teorias clássicas das Ciências Sociais; depois vêm as teorias contemporâneas e, finalmente, um conjunto de disciplinas que discutem os problemas brasileiros. No terceiro ano o aluno deve escolher uma das três áreas de concentração oferecidas para sua formação complementar: Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
Outra peculiaridade do curso é sua ênfase em duas áreas irmãs, a História e Economia, o que ocorre também através da realização de um conjunto de disciplinas obrigatórias. Filosofia, Comunicação e Expressão e Estatística completam a formação do aluno.
Ao concluir o curso, o bacharel em Ciências Sociais está habilitado para prosseguir sua formação na pós-graduação, optando pela especialização, mestrado e doutorado, ou para atuar no mercado de trabalho como pesquisador ou em trabalhos de assessoria e consultoria. As oportunidades de trabalho são encontradas em órgãos públicos, empresas, sindicatos, partidos políticos e organizações não-governamentais, nas áreas de recursos humanos, políticas sociais, planejamento urbano, meio ambiente e relações internacionais.