Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / O Centro / CECH na Pandemia

CECH na Pandemia

Informativo COVID-19: CECH RE-UNIDO - 02/06/2020

COVID-19: CECH RE-UNIDO

São Carlos, 02 de junho de 2020

ANO 01 Número 02

A MP 914-2019 EXTINTA

A MP 914, publicada em 24 de dezembro de 2019, estabelecia novas regras para a escolha dos dirigentes das Universidades e dos Institutos Federais. O processo apresentado pela medida reduzia significativamente a autonomia das instituições na escolha dos seus dirigentes, ao desrespeitar procedimentos democraticamente construídos ao longo da história dessas instituições. A medida reduzia a autonomia do Conselho Universitário nas tomadas de decisões no referido processo, inclusive na constituição da lista tríplice. Estabelecia uma relação de obrigatoriedade entre o Colégio Eleitoral e a Consulta Eleitoral, sendo essa última rigidamente legislada e pautada na não paridade do poder decisório entre as categorias das IFES. No entanto, a MP 914 não foi pautada para apreciação pelo Congresso até 01 de junho último. Dessa forma, perdeu sua eficácia a partir de hoje. Respiramos momentaneamente aliviados.

25/05/2020: Reunião da Direção com os Coordenadores de Cursos de Graduação e Chefias de Departamentos

Em 25 de maio de 2020, pela manhã, a Direção do CECH convidou as Coordenações de Graduação, Chefias de Departamento e Representantes do CECH no Conselho de Graduação para uma reunião, na qual foram apresentados e discutidos os processos decisórios e os prazos estabelecidos pelo Grupo de Trabalho instituído pela PROGrad (ver Informativo COVID-19: CECH RE-UNIDO, ANO 1, Número 1, de 24 de maio de 2020). As representações presentes mencionaram preocupações referentes ao contexto de instabilidade colocado pela pandemia da COVID-19 seja em relação à adoção de atividades remotas na graduação, seja em relação à provável reabertura com aulas presenciais.

Foram apresentadas considerações sobre a pesquisa "Consulta aos discentes acerca de suas condições de acesso ao ensino por meios virtuais", divulgada pela Reitoria para toda a comunidade. As Coordenações e Chefias discutiram os resultados apresentados, em especial a constatação de que aproximadamente 49% dos discentes não responderam à consulta realizada. No que se refere à consideração da adoção de atividades remotas na graduação, foi destacada a necessidade de adaptação dos cursos, currículos e práticas pedagógicas de acordo com os diferentes perfis de estudantes e carreiras. Houve ainda preocupação com a condição psicológica das/os estudantes, e especial atenção às/aos estudantes que ingressam pelas políticas de ações afirmativas e beneficiários das políticas de assistência estudantil. Considerou-se ainda as implicações das indicações das autoridades de saúde em uma possível volta (condições de isolamento, proteção aos grupos) na construção de um plano de retomada. Há dúvidas em relação à execução das atividades considerando a possibilidade de suspensão do primeiro semestre de 2020 e a condição de trabalho das/os docentes em função da impossibilidade de suspensão das férias para a oferta das disciplinas. Iniciou-se a discussão sobre a possibilidade de utilização das plataformas de EaD em situações emergenciais.

Dentre as deliberações e considerando as atividades e prazos no cronograma estabelecido no GT, encaminhou-se:

1. Solicitar à ProGrad os contatos/respostas de todas/os estudantes que responderam ao questionário de "Consulta aos discentes acerca de suas condições de acesso ao ensino por meios virtuais". Dessa forma as Coordenações e Direção do Centro tentarão entrar em contato com os estudantes que não responderam o instrumento, utilizando outros meios de comunicação (ex. telefone, cartas, consulta a amigos, entre outros).

2. Considerar os dados do questionário encaminhado às/aos docentes.

Somente após o mapeamento completo do quadro docente e discente será viável a discussão da possibilidade de retomada, se será feita de forma remota e posteriormente com abertura gradual, com real clareza sobre quais as condições institucionais que a UFSCar poderá oferecer para a nova proposta de atividades curriculares na graduação.

Reunião 26/05/2020: Direção e Coordenadores de Pós-Graduação

No dia 26 de maio de 2020, a Direção do CECH realizou reunião virtual com as Coordenações de Curso de Pós-Graduação e representação do CECH no CoPG, para discussão das propostas de Regimento Geral da Pós-Graduação e do Planejamento Estratégico de Pós-Graduação. Foi solicitado pela Direção um levantamento sobre as discussões realizadas nas diferentes unidades e, de maneira geral, a maioria dos Programas iniciou as discussões junto às/aos docentes dos programas, mas relataram o prazo exíguo de discussão dos documentos estipulado pela ProPG.

Em relação à proposta de Regimento Geral da Pós-Graduação, as Coordenações mencionaram dúvidas com relação ao uso de algumas terminologias utilizadas, tais como "homologar" para "auditar", por exemplo. Houve ainda preocupação com a indefinição das áreas interdisciplinares ou multidisciplinares. Algumas coordenações acreditam que devem ser aprofundadas as discussões referentes à constituição e atribuições da CPG. Foi destacada a ausência de atribuições específicas das Secretarias de Pós-Graduação. Foi apontado que seria importante os técnicos-administrativos discutirem, organizarem e apresentarem propostas para o debate, considerando a pluralidade e autonomia de cada Programa, o que não impede a elaboração de diretrizes institucionais para os Programas de Pós-Graduação. 

As Coordenações ressaltaram preocupação com as recentes medidas de corte de financiamentos e de bolsas nas áreas das Ciências Humanas. Apontaram que esse cenário exige discussões aprofundadas e institucionais sobre o lugar e função da pós-graduação na UFSCar, em especial dos Programas das áreas de Ciências Humanas. Trata-se, portanto do estabelecimento de uma política com diretrizes institucionais que considere a especificidade de cada Programa e área do conhecimento, mas que seja capaz de orientar as ações da UFSCar de modo a fomentar a formação em nível de mestrado e doutorado. Tal política deveria ser condizente com o Plano de Desenvolvimento Institucional, estar em sintonia com as demais áreas institucionais da universidade e, principalmente com a função social da universidade. Esta função deve estar profundamente articulada com o reconhecimento público das atribuições da universidade junto às esferas da instituição, considerando princípios como a autonomia do saber, reflexão e formação crítica.

Foram feitos destaques sobre temas que estariam ausentes na proposta do Regimento Geral da Pós-Graduação e do Planejamento Estratégico de Pós-Graduação, dentre elas as questões de acessibilidade,  prorrogação de prazo em casos específicos previamente discutidos, acolhimento e encaminhamento dos casos de saúde mental que impactam a formação dos discentes, outras possibilidades de formato de teses e dissertações, entre outros temas. No debate, houve especial discussão sobre a regulamentação de garantias institucionais de acessibilidade às pessoas com deficiência. O tema das Ações Afirmativas cuja discussão foi iniciada na elaboração de uma Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação a partir de Ato Administrativo aprovado na 82a reunião ordinária do Conselho de Pós-Graduação em 2016, foi destaque pela não continuidade dos debates da referida Comissão junto à CoPG, PPGs e Centros Acadêmicos. É importante salientar ainda que a proposta deveria estar em acordo com as diretrizes aprovadas no Programa de Ações Afirmativas com ações voltadas a populações de baixa renda, proveniente de escolas públicas, negra e indígena.

Em relação ao Planejamento Estratégico da Pós-Graduação, propôs-se a formulação de solicitação à CoPG das datas previstas para a apresentação e apreciação da proposta final para a CAPES. Assim, deverá ser solicitado na Reunião da CoPG de 27 de maio de 2020 a retirada dessa pauta da referida reunião e o agendamento da mesma em reunião extraordinária, com pauta única, na qual se discutiria o calendário de resposta dos Programas, de apreciação nas Direções de Centro considerando o contexto de excepcionalidade da pandemia da COVID-19 e, sobretudo, do contexto pós-pandemia. O calendário de ações deve considerar as previsões da comissão constituída pela UFSCar para as orientações institucionais durante e após a pandemia.

No que tange ao Regimento de Pós-Graduação, foi igualmente discutido sobre as implicações da votação da proposta apresentada pela ProPG no atual momento, num contexto de pouca estabilidade produzida pelas condições de funcionamento impostas pela pandemia da COVID-19. Propôs-se a formulação de solicitação à CoPG de uma extensão de prazo, especialmente considerando as incertezas apresentadas na continuação das atividades de ensino na pós-graduação, no contexto atual.

Reunião 27/05/2020: Direção do CECH, Representantes no CoEX e Chefias de Departamentos

Em 27 de maio de 2020, a Direção do CECH convidou as Chefias de Departamentos e Representações no CoEX para tratar de temáticas que foram elencadas para serem tratadas na próxima reunião do Conselho de Extensão (CoEx), em especial sobre a Minuta que alteraria os itens de pagamento de bolsa para coordenadores de projetos e docentes da instituição. Os membros do CoEx informaram que esse item, em especial, apresentado nas Minutas de Reformulações 3 e 4, não foi inclusa na pauta de discussão da reunião convocada. Foi informado que dois itens se mantiveram: 1)"Minuta de Resolução CoEx 01/2020 - Dispõe sobre a criação, organização e funcionamento de Associação ENACTUS UFSCar"; 2) "Minuta de Resolução CoEx 02/2020 - Altera termos das Resoluções CoEx 03/2016 e CoEx 04/2016", que visa legislar quanto à possibilidade de pagamento de Bolsas PIDICT a pós-doutorandos e pesquisadores visitantes.

As discussões foram direcionadas para o ponto que foi retirado de pauta. Foi enfatizada a importância de uma discussão mais ampla sobre os efeitos dessas medidas no funcionamento institucional. Seria importante que a distribuição de verba na forma de bolsa fosse tratada considerando a participação dos docentes como um todo; bolsas de inovação, extensão e pesquisa. Concluiu-se que essa discussão dar-se-ia de forma mais adequada no ConsUni.

Chefias de departamentos presentes informaram dificuldade de uso dos recursos nos Departamentos. Foi indicado a importância da abertura de um processo de discussão que permita o estabelecimento de parâmetros institucionais para a aprovação dos projetos e orientações sobre as aprovações nos Departamentos, especialmente os que utilizam recursos externos de fontes privadas.

A discussão sobre a "Minuta de Resolução CoEx 01/2020 - Dispõe sobre a criação, organização e funcionamento de Associação ENACTUS UFSCar" trouxe considerações sobre as implicações da natureza do Enactus. Houve indicação de que atividades dessa natureza já têm sido realizadas na UFSCar. A preocupação dá-se no caráter de formação "empreendedora", que implicaria numa implantação cuidadosa para não descaracterizar a função da universidade pública. O encaminhamento pactuado foi que caso as representações não se sintam seguras para deliberar, solicitem o adiamento da decisão e o encaminhamento para o Centro, para uma  discussão mais qualificada junto ao CoC-CECH.

No que se refere à "Minuta de Resolução CoEx 02/2020 - Altera termos das Resoluções CoEx 03/2016 e CoEx 04/2016" as representações apresentaram algumas considerações atreladas ao debate sobre a possibilidade de acúmulo de bolsas advindas de diferentes projetos. As discussões centraram-se na ausência de uma uniformidade entre os regimentos, pois haveria a possibilidade de que os projetos fossem adaptados para serem classificados como de Extensão, de Pesquisa ou de Inovação, o que daria margem para captação de recursos de forma a trazer implicações. Ressaltou-se a necessidade de indicar que o ConsUni seja protagonista na proposição e forma das discussões e deliberações sobre o pagamento de bolsas.  No entanto, no que se refere a bolsas de pós-doutorandos, discentes de graduação e pessoas externas, não parece existir argumentos contrários ao tema

Foi discutido que deveria ser solicitado à FAI maiores esclarecimentos dos procedimentos sobre o uso dos recursos de ressarcimento para as unidades do Centro.

28/05/2020: Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da FAI

A Direção do CECH, como membro do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), esteve presente na Reunião Extraordinária convocada para a última quinta-feira (28/05/2020), pela manhã. A Presidente do Conselho da Fundação, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, iniciou a reunião agradecendo o apoio da FAI à diferentes ações institucionais realizadas pela UFSCar: 1) Apoio da Fundação às Atividades de Comemoração dos 50 anos da UFSCar; 2) Compra de ventiladores para 309 salas de aulas da instituição, sendo que 199 unidades adicionais desse equipamento foram adquiridos também pela própria administração da universidade; 3) Apoio em ações programadas para combate da COVID-19. A Reitora informou que não foi realizado ainda, esse ano, o Conselho de Curadores da UFSCar. A Presidência informou, ainda, que uma nova metodologia de previsão de entrada de recurso está em processo de implantação na Fundação, para ajudar nas tomadas de decisão da FAI, com o objetivo de maximizar a eficácia e eficiência dos processos.

Na referida reunião foram apreciados: 1) o Relatório Anual da FAI•UFSCar 2019–atividades desenvolvidas e desempenho financeiro; 2) Apreciação do Resultado Líquido da FAI•UFSCar, referente ao exercício de 2019; e 3) Apreciação e deliberação sobre a Prestação de Contas da FAI•UFSCar – Balanço da FAI•UFSCar, referente ao exercício de 2019, pendente de parecer expedido pelo Conselho Fiscal da FAI•UFSCar . Alguns exercícios de projeção de previsão de recursos foram também apresentados para exemplificar a utilização da metodologia em implantação. O relatório e balanço da FAI.UFSCar foram examinados por auditoria externa, sendo emitido um parecer de aprovação das contas. O relatório, a apresentação do resultado líquido da fundação e a prestação de contas foram aprovados pelo conselho.

O Conselho aprovou o Edital FAI•UFSCar Nº 10/2020 para apoio a projetos direcionados a ações que contribuam no combate à pandemia COVID-19. O Edital tem como objetivo apoiar, por meio da concessão de abatimento integral ou parcial de cobrança de Despesas Operacionais e Administrativas – DOA, nos termos da Resolução CD/FAI•UFSCar nº 08/2019, projetos de extensão ou inovação financiados exclusivamente por meio de recursos privados, propostos por professores ou pesquisadores integrantes do quadro funcional da UFSCar e de instituições apoiadas pela FAI•UFSCar, voltados para o desenvolvimento de ações tecnológicas ou sociais que contribuam no combate à doença por Coronavírus 2019 (COVID-19).

A Resolução CD/FAI•UFSCar nº 10/2020, examinada e aprovada pelo conselho, visa regulamentar a governança de bolsas de extensão, inovação e pesquisa, para ajustes que regulam legislações de pagamentos dessa modalidade.

28/06/2020: Reunião com GT da PROGRAD

No dia 28 de maio de 2020, no período da tarde, o  GT instituído pela Prograd por meio do Ato Administrativo PROGRAD Nº 15, de 14 de maio de 2020 realizou a primeira reunião dos seus trabalhos.  A reunião teve início com a presidência retomando seus objetivos e calendário. Em seguida, a ProGrad apresentou informações sobre a "Consulta aos discentes acerca de suas condições de acesso ao ensino por meios virtuais" realizada em abril de 2020. Os dados foram discutidos entre os presentes e foi amplamente argumentado que pouco mais da metade dos discentes respondentes precisa ser complementada. Ou seja, qualquer tipo de planejamento para a graduação deveria considerar o universo total do conjunto de estudantes, o que exigiria inclusive dos Centros, em especial das Coordenações de Curso, o contato junto ao corpo discente.

As Direções de Centro apresentaram considerações sobre consulta às Coordenações de Curso e Chefias de Departamento sobre a retomada das atividades na graduação após o término do Calendário Suplementar em 26 de junho de 2020. Em geral, as Direções elencaram preocupações sobre a aceleração da retomada, e do processo de virtualização das atividades presenciais da graduação, que não pode ser proposto sem o devido tempo necessário de discussão de propostas e considerando a especificidade de cada curso de graduação.

A ProGrad informou que está em processo de análise da consulta feita ao corpo docente e, novamente foi salientado pelas Direções de Centro a necessidade de resultado de todo o corpo docente para a elaboração do planejamento.

As representações presentes no GT fizeram considerações sobre a disponibilidade da UFSCar ofertar computadores e pacotes de internet aos discentes e docentes que não possuam aparelhos compatíveis para a produção e acompanhamento dos conteúdos. Foi salientado a possibilidade de suspensão do calendário e reorganização do semestre. A questão do ingresso de novos alunos em 2021 foi discutida considerando a possibilidade de que eventualmente a UFSCar opte por conduzir simultaneamente duas turmas (2020 e 2021) visto que há estudantes que ainda não formalizaram a matrícula de 2020. Isso levará a uma sobrecarga de atividades na graduação que impactará as atividades de pesquisa e de extensão.

Caso seja adotada a reprogramação das atividades de forma remota, isso após o conhecimento do acesso de discentes e docentes, dever-se-á estabelecer diretrizes gerais e específicas que orientem o trabalho no que se refere à avaliação das atividades, frequência, acessibilidade das pessoas com deficiência, entre outros temas. Isso nos levará a estabelecer modelos que considerem os diferentes perfis de estudantes, considerando os ingressantes e os que estão em processo de conclusão.

Foi ressaltado que o plano de atividades na graduação deve considerar a dimensão do cuidado na comunicação com os discentes e docentes, que sejam munidos de informação sobre as etapas e processos a serem adotados, apoio psicológico e emocional, e definição das  ações a serem tomadas com amplo processo de discussão. Considerou-se ainda a consulta e participação do Comitê de Controle e Cuidados ao Novo Coronavírus, constituído pela Portaria GR-4376 para a construção das projeções e proposta de retorno.

O GT deliberou que encaminhará a lista de discentes que não responderam à Consulta sobre acesso e uso de meios digitais. A ProGrad finalizará a Consulta aos docentes, encaminhando os resultados posteriormente. A Presidência do GT informou que documentos serão encaminhados para subsidiar os debates.  Todas as decisão e deliberações serão obrigatoriamente à apreciação nos Conselhos de Centro e, posteriormente, os conselhos superiores. 

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA DIREÇÃO (01 a 05 de junho)

02/06 (início às 14h30)

Reunião do GT da ProGrad para planejamento da volta das atividades de ensino da graduação.

03/06 (início às 14h30)

539ª reunião ordinária do Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas (CoC-CECH). A Pauta e documentação da Reunião podem ser examinadas neste link.

05/06 (início às 08h30)

Reunião do Conselho Universitário (ConsUni). A pauta deverá ser disponibilizada oportunamente na página institucional da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) [link: http://www.soc.ufscar.br/]

 

Informativo COVID-19: CECH RE-UNIDO - 24/05/2020

COVID-19: CECH RE-UNIDO

São Carlos, 24 de maio de 2020

ANO 01 Número 01

APRESENTAÇÃO

Nesse período de isolamento social, o funcionamento institucional tem acontecido através da troca de informações no ambiente on line. As reuniões por acesso digital, frequentes nesses 70 dias de isolamento social, têm se intensificado nas duas últimas semanas. Nelas a instituição tem convocado os Diretores dos Centros Acadêmicos a refletir e deliberar sobre temas que afetarão significativamente o funcionamento desta instituição no seu momento atual e no seu percurso futuro. Sendo assim, esse informativo tem como objetivo divulgar para o Conselho do Centro e toda a comunidade do CECH, as principais discussões em andamento e as decisões exaradas desses processos deliberativos. Naturalmente es sas deci sões deverão ser marcadas por uma participação representativa dos atores dessa unidade. Convidamos, portanto, toda a comunidade do CECH (Docentes, Técnicos-Administrativos e Discentes) a se manterem informados e participarem desse processo de construção.

CONTAMOS COM VOCÊS!

Reunião 14/05/2020: PROGRAD propõe Grupo de Trabalho

A Pró-Reitoria de Graduação constituiu Grupo de Trabalho (GT) para apresentar uma proposta de continuidade das atividades da graduação, após o término do período do "calendário suplementar". A Minuta de proposta elaborada por esse GT será encaminhada para apreciação do Conselho de Graduação e do ConsUni.

As seguintes questões deverão nortear as decisões desse grupo no processo de discussão: 

"1. Retomaremos os períodos interrompidos ou os cancelaremos e iniciaremos outros com novas ofertas de atividades selecionadas, novas inscrições de alunos, etc.?

2. Que estratégias usaremos para contornar o atraso já praticamente estabelecido, de um semestre, nos calendários letivos?

3. Como estruturaremos os nossos cursos no retorno das atividades? "

O Cronograma do GT prevê a seguinte agenda:

De 15/05 a 27/05 - Proposta de trabalho no âmbito dos Centros com o objetivo de discutir com os Cursos e Departamentos.

De 28/05 a 15/06 - Etapa intensiva de construção da proposta institucional de retomada (ou não) das atividades curriculares da graduação da UFSCar.

De 16/06 a 03/07 - Divulgação da proposta elaborada pelo GT e discussão dela nos Centros, Departamentos e Coordenações.

De 04/07 a 15/07 - Procedimentos de homologação e resolução definitiva no CoG e ConsUni.

A Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal Cruz, Vice-Diretora do CECH, será o membro efetivo representando a Direção do CECH no GT. Divulgaremos posteriormente todos os membros que participarão desse planejamento.

Reunião 18/05/2020: Direção e TAs do CECH

A Direção do Centro realizou uma reunião com os Técnicos-Administrativos do CECH, na tarde do dia 18 de maio próximo passado. Durante a reunião os TAs informaram as condições de trabalhos atuais e desafios na realização das tarefas no isolamento. Os responsáveis por unidades de coordenação dos cursos de graduação descreveram estratégias que têm utilizado para manter contato com os alunos de seus cursos e dos docentes responsáveis. Aqueles que atuam nas secretarias de pós-graduação informaram que estão utilizando aplicativos de trocas de informações partilhadas para discutir atividades, planejar tarefas e ajudar na manuten& ccedil;ão das atividades dos programas.  As rotinas administrativas em ambiente da rede exigiram que a maioria desses profissionais investissem, utilizando recursos próprios, na melhoria dos seus sistemas de rede, equipamentos de informática, espaços pessoais de trabalho.

Reunião 19/05/2020: Reunião com a Reitoria

A Reitora do UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, na tarde do dia 19 de maio último, solicitou uma reunião com os Diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição e diferentes gestores da sua equipe. No início da reunião a Reitora apresentou os seguintes informes:

(a) Solicita que as diferentes unidades divulguem nas suas páginas institucionais as atividades realizadas no período de isolamento social, como parte da política de transparência demandada em momentos anteriores;

(b) Servidores (docentes e/ou TAs) com idade igual ou superior a 60 anos não precisam apresentar planejamento de atividades por fazerem parte da população mais vulnerável ao Covid-19;

(c) Pedidos de recursos para investimentos em equipamentos e estruturas de tecnologia em informática foram encaminhadas ao governo federal, com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade aos discentes para uso das tecnologias de informação e ensino à distância;

 (d) Serão feitos cortes no número de estagiários para apoio às atividades administrativas. Atualmente a porcentagem de estagiários corresponde a 20% do corpo técnico-administrativo da UFSCar.  Essa proporção deverá ser reduzida a 8%, segundo orientação que foi encaminhada pelo MEC à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGPe). Foi solicitado que a PROGPe encaminhe essa orientação normativa do governo para ciência dos gestores;

(e) A instituição recebeu até o momento 40% dos recursos previstos na LOA. Foi sinalizado que o Centro poderá encaminhar solicitação do uso de recursos para provimento de necessidades do prédio do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP).

O objetivo principal da reunião foi propor a constituição de uma Comissão para o planejamento do retorno às atividades regulares da universidade no contexto da pandemia do coronavírus. A Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis, Diretora do CECH, foi indicada como membro titular dessa comissão. Os objetivos, composição e atribuições da mesma poderão ser examinados neste link. 

Reunião 21/05/2020: CoC-CECH discute Sucessão à Reitoria 2020

O Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas (CoC-CECH) pautou o ponto "consulta à Comunidade Acadêmica para indicação à Reitoria da UFSCar em 2020" em três diferentes sessões, a saber: 537a Reunião Ordinária do CoC-CECH, realizada em 23/04/2020 (Processo no23112.008284/2020-72); 538a Reunião Ordinária do CoC-CECH, realizada em duas sessões sendo a primeira sessão em 13/05/2020 e a segunda sessão em 21/05/2020 (Processo no23112.009459/2020-69). O Conselho apreciou o Ato Administrativo ConsUni no. 44, de 24 de abril de 2020 (SEI no 0175597), que apresenta a proposta sobre os procedimentos a serem adotados na consulta à comunidade da UFSCar pa ra a suc essão da Reitoria, Gestão 2020-2024. Além disso foram disponibilizadas as normativas legais que deven sustentar esse processo de consulta (Decreto n. 1916, de 23 de maio de 1996 e Medida Provisória 914 de 24 de dezembro de 2019). Após amplas discussões nas diversas unidades do Centro, o tema teve sua deliberação final na reunião do dia 21 de maio. O CoC-CECH ressaltou a importância da garantia de ações que permitam amplo debate e participação de todos os segmentos da comunidade da UFSCar de modo democrático, representativo e legítimo e, dessa forma, orientou a posição deste Centro em relação a seu posicionamento junto ao ConsUni, que resumimos a seguir:

A consulta para a sucessão da Reitoria, Gestão 2020-2024 não deverá ocorrer sob a vigência da Medida Provisória Nº 914, de 24 de dezembro de 2019 (SEI no. 0175600). Tendo em vista que o calendário previsto para a sucessão da reitoria na UFSCar poderá ser encaminhado posteriormente, sem prejuízo ao processo de sucessão. O Conselho considera que se deva aguardar que a referida MP expire, o que deve ocorrer em 02/06 p.f.;

Os procedimentos de consulta deverão considerar o processo historicamente construído na UFSCar, com a garantia da participação de todos os segmentos da universidade de modo transparente e paritário, o que sempre propiciou ao longo da história de nossa universidade, a eleição de dirigentes representativos;

A proposta que regulamentará a sucessão deve garantir a inscrição da(s) chapa(s) de forma completa, bem como o programa de gestão a ser apresentado à comunidade;

Os procedimentos para a consulta, em virtude de prováveis mudanças no processo decorrentes da excepcionalidade nesse momento de isolamento social para controle da pandemia da COVID-19, deverão examinar questões tais como: acessibilidade, fiscalização apropriada para o processo de  votação on line, garantia de confiabilidade, fiscalização e regulação dos meios eletrônicos (com especial atenção para o desenvolvimento de procedimentos que impeçam a existência de elementos que possam deslegitimar o processo como, por exemplo disseminação de contra-informação, as "fake news").

Reunião 22/05/2020: 243ª Reunião Ordinária do ConsUni, de 22/05/2020

O Conselho Universitário da UFSCar realizou sua 234ª Reunião Ordinária na manhã de sexta-feira, do dia 22 de maio último. Nessa reunião foi aprovado o encaminhamento da proposta de criação do curso de Mestrado Profissional em Comunicação Transmídia do CECH, para apreciação no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O Colegiado encaminhou que as discussões relativas aos procedimentos eleitorais a serem adotados para o processo de sucessão da Reitoria, Gestão 2020-2024, deverão ocorrer no âmbito desse colegiado superior, a partir do mês de junho/2020. A pauta da reunião e a descrição de todas as deliberações desse conselho podem ser examinadas neste link.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA DIREÇÃO (25 a 29 de maio)

25/05 (início às 9:00)

Reunião com os Coordenadores de Graduação e Chefias de Departamentos

(Apresentação do GT da PROGRAD e preparação para a Reunião do dia 27/05)

26/05 (início às 10:00)

Reunião com os Coordenadores e TAs dos Pós-Graduação do CECH

(Discussão sobre o Regimento e Planejamento Estratégico da ProPG).

27/05 (início às 10:00)

Reunião com os Representantes do CECH no CoEX

(Discussão de Minuta de Resolução que altera as Resoluções CoEx 03 e 04)

28/05 (início às 08:30)

Reunião Extraordinária do Conselho da FAI

(Discussão de Minuta)

 

Atendimento do CECH exclusivo por email

, devido a contenção da pandemia de COVID 19, a partir de 23/03/2020, por período indeterminado

 

Videoaula: Saúde Mental e COVID-19: Intervenções em situações de crises em emergências coletivas

 

Nesta videoaula, a profa. Dra Maria de Jesus Dutra dos Reis abordará aspectos individuais e coletivos das intervenções em saúde mental necessárias nas situações de crises que são desencadeadas em contextos de emergências, como desastres naturais e pandemias. Serão realizadas correlações diretas entre os aspectos teórico-práticos das abordagens em saúde mental nesses contextos e a crise da COVID-19.

 

Trabalhos apresentados na 1ª Jornada das Licenciaturas da UFSCar

Jornada das Licenciaturas da UFSCar:

 

 

Rodovia Washington Luís , Km 235 - SP-310 | São Carlos-SP | Brasil

CEP: 13.565-905 | Fone: (16) 3351-8351 | E-mail: cech@ufscar.br

CECH / UFSCar © 2016.