Procedimentos para a coleta seletiva nos campi da UFSCar

O Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar orienta a comunidade acadêmica sobre o funcionamento da coleta seletiva na Universidade. A UFSCar, com base no decreto 5.940/2006 do Governo Federal, firmou a portaria G.R 1.113/2011 que instituiu o Programa de Coleta Seletiva Solidária e estabeleceu termos de compromisso com cooperativas e associações nas cidades onde os campi da Universidade estão instalados, para a destinação do material reciclável única e exclusivamente a estes grupos. Por isso, o DeAEA pede à comunidade acadêmica que não faça contrato informal ou que incentive os catadores independentes a coletarem os materiais recicláveis nos campi. Permitir ou autorizar a entrega dos recicláveis a terceiros caracteriza o não cumprimento pela UFSCar do compromisso assumido e, para além das questões relacionadas às obrigações legais, isso fragiliza o relacionamento com as cooperativas que possuem termos com a Universidade, desmotivando e desacreditando o trabalho que vem sendo realizado. Em São Carlos, o termo de compromisso foi firmado com a Coopervida – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos; em Araras, com a Araras Limpa; e, em Sorocaba, com a Coreso - Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba; todos em vigência desde 2014. Em Lagoa do Sino, o termo de compromisso está sendo firmado. Além deste cuidado, o DeAEA orienta a comunidade sobre o recolhimento, acondicionamento e destino correto destes resíduos, que devem ser separados dos orgânicos, preferencialmente colocados em sacos de plástico azuis ou verdes e depositados nos contentores azuis. Pede-se para que os materiais recicláveis não sejam depositados fora dos sacos, pois isoladamente dificultam a coleta, podem entupir os contentores ou serem espalhados pelos campi. O DeAEA pode oferecer alguns materiais de apoio, como panfletos educativos e/ou de orientação sobre coleta seletiva, além de caixas de papelão para descarte de papéis e embalagens vazias de sucos concentrados (baldes) que podem auxiliar no armazenamento de resíduos recicláveis. Os telefones para mais informações são (16) 3306-6462 ou (16) 3351-8015.

Fonte: Noticias UFSCar