Plataformização da Cultura #04: O pop sul-coreano e sua expansão global - 01/08 - 16h

Transmissão: https://bit.ly/2Vl5t8f
Inscrição para Certificado: https://bit.ly/30JuITp
  
O regime de distanciamento social potencializou as práticas culturais emergentes das lives, reconfigurando a interação entre o público e os artistas. Tal fenômeno foi possibilitado pela plataformização das indústrias culturais: um fenômeno recente na história do país.
 
Surgem assim, na arena cultural, manifestações artísticas, criativas e inovadoras em plataformas de entretenimento: filmes, séries, shows musicais ao vivo, esquetes humorísticos e performances teatrais. Essas atividades geram novos modelos de negócios ao oferecer serviços de distribuição online com implicações diretas nos arranjos produtivos das indústrias culturais.
 
Esse fenômeno não é novo, nos anos 1990 as empresas de tecnologia perceberam que os conteúdos não se limitavam a uma única mídia, e por isso passaram a adquirir um novo valor de mercadoria como bem cultural no mundo digital: "o conteúdo é rei". Vale ressaltar que o valor de um bem cultural não é criado apenas pelas plataformas, mas também pela força criativa dos produtores culturais que delas participam, considerando os interesses do público e a governança da plataforma.
 
Nesse contexto, o seminário "Plataformização da Cultura" pretende promover e incentivar debates online entre pesquisadores, artistas e profissionais da cultura, visando um maior entendimento das atuais transformações nas indústrias de entretenimento.
 
Busca-se discutir a importância da criação de políticas públicas para as plataformas culturais; o marco regulatório do vídeo sob demanda; novas perspectivas estéticas e estilísticas, e a inovação nos sistemas de produção, distribuição, circulação e recepção de conteúdos.
 
A quarta live será sobre o pop sul-coreano e sua expansão global, no dia 01/08 às 16h, com a participação das pesquisadoras Daniela Mazur (UFF) e Krystal Cortez (UFF), com mediação de Melina Meimaridis (UFF). O debate será transmitido no Facebook pelo link: https://bit.ly/2Vl5t8f.
 
ACOMPANHE A NOSSA PROGRAMAÇÃO PELA PÁGINA NO FACEBOOK:
 
O evento é uma realização do Curso de Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM/UFSCar) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSCar).
 
Sobre as participantes:
 
• Melina Meimaridis (UFF)
Doutoranda em Comunicação pela UFF e atualmente é pesquisadora associada ao TeleVisões (UFF) e ao Série Clube (UFF).
 
• Daniela Mazur (UFF)
Doutoranda em Comunicação pela UFF, pesquisadora vinculada ao MidiÁsia e atual coordenadora do projeto acadêmico Série Clube (UFF). 
 
• Krystal Cortez (UFF)
Doutora em Comunicação pela UFF e atualmente realiza estágio de pós-doutorado no PPGCOM/UFF.