Pesquisa do PPGCTS analisa discurso sobre mudanças climáticas na América Central. Estudo foi concluído em pouco mais de dois anos

Na última quarta-feira, dia 9 de maio, Edi Efraín Bámaca López, guatemalteco e aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, defendeu a tese intitulada "¿De qué hablan? Discursos editorialistas em Centroamérica", que analisa como grandes veículos de comunicação de El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua abordam as mudanças climáticas. O estudo foi realizado sob orientação de Valdemir Miotello, professor aposentado do Departamento de Letras (DL). Surpreendentemente, o aluno afirma que, no período selecionado para a pesquisa, não encontrou menções significativas às mudanças climáticas nos editoriais dos jornais escolhidos, o que demonstra um descaso e desinteresse pelo tema. O pesquisador defendeu sua tese de doutorado em um curto espaço de tempo - dois anos e dois meses -, algo muito raro na Academia. A banca teve a presença, além de Miotello, dos professores Ana Luisa Halvick, da Universidad Rafael Landívar (Guatemala); Juan Martín, da Universidad Javeriana (Colômbia); Arthur Autran de Sá Neto, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar; e Wilson José Alves Pedro, do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar. Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis em matéria no Portal da UFSCar.