Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa da UFSCar aborda a história da educação indígena no Brasil

Pesquisa da UFSCar aborda a história da educação indígena no Brasil

Formação acadêmica internacional de estudantes indígenas e produção de conhecimento de alto nível unindo saberes tradicionais e científicos são os objetivos do projeto "Estudos Indígenas: inovação curricular, internacionalização das universidades brasileiras e fortalecimento dos pesquisadores indígenas nacionais e internacionais", desenvolvido na UFSCar, com coordenação da professora Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), e parceria do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade. A iniciativa tem financiamento conjunto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Capes, por meio do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. Além de promover a mobilidade acadêmica de estudantes indígenas, a equipe do projeto se dedica a atividades de formação e de pesquisa. No momento, o grupo está fazendo um levantamento nacional e internacional sobre a educação indígena e sobre políticas universitárias para presença indígena nas universidades. Como parte dessa pesquisa bibliográfica, Roseli Mello, Marcondy Souza, estudante indígena do curso de Biotecnologia, e Thaís Juliana Palomino, servidora técnico-administrativa da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais da UFSCar, pesquisadora e colaboradora do CCI, fizeram um estudo sobre a história da educação indígena no Brasil, em uma perspectiva de protagonismo dos povos e movimentos indígenas, que culminou na publicação do artigo "Indigenous School Education in Brasil", na Oxford Research Encyclopedia of Education, da Universidade de Oxford (Inglaterra). Saiba mais sobre o projeto no Portal da UFSCar.

Fonte: Notícias UFSCar.