Moção de Apoio ao Instituto de Línguas da UFSCar - CoC-CECH

*Aprovada na 507ª reunião ordinária do CoC-CECH (21/06)

O Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas vem a público manifestar seu apoio ao Instituto de Línguas da UFSCar (IL), que se encontra num momento delicado e sob o risco de interromper suas atividades a partir de julho de 2017.

Estando desde início de maio de 2017 à espera tanto da nomeação de um(a) novo(a) diretor(a) quanto da autorização para o preenchimento da vacância de servidor técnico-administrativo por parte da Reitoria, o funcionamento do IL encontra-se bastante prejudicado, já que não há atendimento ou suporte de secretaria nem andamento de questões administrativas que competem à gestão. Além disso, ressalte-se que o IL não mais dispõe de recursos financeiros para o pagamento de seus monitores, o que se agrava ainda mais pelo fato de o Instituto não compor a matriz orçamentária da Universidade.

A extinção da vaga de TA, ou sua não reposição, inviabilizará o funcionamento do IL, em especial dos cursos e oficinas oferecidos, uma vez que estes representam o maior volume de atendimentos da Secretaria de Apoio. Lembramos que o instituto desenvolve atividades nas seguintes frentes:

• Frente de Atuação de Cursos e Oficinas, que está oferecendo cursos de Espanhol, Inglês e Libras a aproximadamente 400 estudantes no campus de São Carlos – com destaque para o curso de Libras que atende à comunidade externa, sendo o único de São Carlos, e ainda, tem parceria com a PROGPE, por meio da oferta de cursos de inglês e espanhol para TAs.

• Frente de Atuação de Revisão, Tradução e Interpretação, que já realizou importantes trabalhos para programas de pós-graduação, como a tradução de alguns de seus sites e de artigos científicos, ademais de alguns serviços também prestados à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

• Frente de Exames de Proficiência para Programas de Pós-Graduação, que se encontra em fase de estruturação e planejamento, mas que já iniciou suas atividades com a realização de provas para um dos programas mais bem conceituados da UFSCar (PPGE) e que, neste momento, se prepara para a realização de exames de inglês, espanhol e francês para cinco grandes áreas no 2o semestre de 2017.

• Rede Colaborativa de Línguas e Culturas/Pangea, criada pelo IL em parceria com o grupo de empreendedorismo social Enactus. Esta Rede atua para promover a conscientização linguística e cultural da comunidade, visando à valorização da diversidade. Nesse sentido, realizam-se ações de integração para estudantes estrangeiros em mobilidade internacional, bem como atividades para a promoção de intercâmbio linguístico e cultural na comunidade acadêmica.

É importante destacar que o IL tem sido eficiente na promoção da interação entre ensino, pesquisa e extensão e vem desempenhando um papel de fundamental importância na formação de estudantes de Letras, Linguística e TILSP que têm no IL um espaço privilegiado para realização de práticas no campo das línguas, linguagens e culturas. Atualmente, 14 docentes de diferentes Departamentos da UFSCar coordenam as atividades oferecidas, 22 estudantes de graduação e pós-graduação participam como monitores ou estagiários.

Deve-se destacar, também, o papel do IL no projeto de internacionalização da UFSCar: tradução de artigos científicos e sites de Programas de Pós-Graduação, de ementas de disciplinas (em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação), oferta de exames de proficiência, ensino de línguas etc.

Pelo exposto, portanto, o Conselho do CECH se solidariza com a equipe de docentes e discentes que atuam no IL e deseja que as devidas providências sejam tomadas pela Administração Superior da UFSCar no sentido de compreender as demandas que são da comunidade universitária, não da unidade especificamente.