Informativo "COVID-19: CECH RE-UNIDO" - 24/05/2020

COVID-19: CECH RE-UNIDO

São Carlos, 24 de maio de 2020

ANO 01 Número 01

APRESENTAÇÃO

Nesse período de isolamento social, o funcionamento institucional tem acontecido através da troca de informações no ambiente on line. As reuniões por acesso digital, frequentes nesses 70 dias de isolamento social, têm se intensificado nas duas últimas semanas. Nelas a instituição tem convocado os Diretores dos Centros Acadêmicos a refletir e deliberar sobre temas que afetarão significativamente o funcionamento desta instituição no seu momento atual e no seu percurso futuro. Sendo assim, esse informativo tem como objetivo divulgar para o Conselho do Centro e toda a comunidade do CECH, as principais discussões em andamento e as decisões exaradas desses processos deliberativos. Naturalmente es sas deci sões deverão ser marcadas por uma participação representativa dos atores dessa unidade. Convidamos, portanto, toda a comunidade do CECH (Docentes, Técnicos-Administrativos e Discentes) a se manterem informados e participarem desse processo de construção.

CONTAMOS COM VOCÊS!

Reunião 14/05/2020: PROGRAD propõe Grupo de Trabalho

A Pró-Reitoria de Graduação constituiu Grupo de Trabalho (GT) para apresentar uma proposta de continuidade das atividades da graduação, após o término do período do "calendário suplementar". A Minuta de proposta elaborada por esse GT será encaminhada para apreciação do Conselho de Graduação e do ConsUni.

As seguintes questões deverão nortear as decisões desse grupo no processo de discussão: 

"1. Retomaremos os períodos interrompidos ou os cancelaremos e iniciaremos outros com novas ofertas de atividades selecionadas, novas inscrições de alunos, etc.?

2. Que estratégias usaremos para contornar o atraso já praticamente estabelecido, de um semestre, nos calendários letivos?

3. Como estruturaremos os nossos cursos no retorno das atividades? "

O Cronograma do GT prevê a seguinte agenda:

De 15/05 a 27/05 - Proposta de trabalho no âmbito dos Centros com o objetivo de discutir com os Cursos e Departamentos.

De 28/05 a 15/06 - Etapa intensiva de construção da proposta institucional de retomada (ou não) das atividades curriculares da graduação da UFSCar.

De 16/06 a 03/07 - Divulgação da proposta elaborada pelo GT e discussão dela nos Centros, Departamentos e Coordenações.

De 04/07 a 15/07 - Procedimentos de homologação e resolução definitiva no CoG e ConsUni.

A Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal Cruz, Vice-Diretora do CECH, será o membro efetivo representando a Direção do CECH no GT. Divulgaremos posteriormente todos os membros que participarão desse planejamento.

Reunião 18/05/2020: Direção e TAs do CECH

A Direção do Centro realizou uma reunião com os Técnicos-Administrativos do CECH, na tarde do dia 18 de maio próximo passado. Durante a reunião os TAs informaram as condições de trabalhos atuais e desafios na realização das tarefas no isolamento. Os responsáveis por unidades de coordenação dos cursos de graduação descreveram estratégias que têm utilizado para manter contato com os alunos de seus cursos e dos docentes responsáveis. Aqueles que atuam nas secretarias de pós-graduação informaram que estão utilizando aplicativos de trocas de informações partilhadas para discutir atividades, planejar tarefas e ajudar na manuten& ccedil;ão das atividades dos programas.  As rotinas administrativas em ambiente da rede exigiram que a maioria desses profissionais investissem, utilizando recursos próprios, na melhoria dos seus sistemas de rede, equipamentos de informática, espaços pessoais de trabalho.

Reunião 19/05/2020: Reunião com a Reitoria

A Reitora do UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, na tarde do dia 19 de maio último, solicitou uma reunião com os Diretores dos Centros Acadêmicos da Instituição e diferentes gestores da sua equipe. No início da reunião a Reitora apresentou os seguintes informes:

(a) Solicita que as diferentes unidades divulguem nas suas páginas institucionais as atividades realizadas no período de isolamento social, como parte da política de transparência demandada em momentos anteriores;

(b) Servidores (docentes e/ou TAs) com idade igual ou superior a 60 anos não precisam apresentar planejamento de atividades por fazerem parte da população mais vulnerável ao Covid-19;

(c) Pedidos de recursos para investimentos em equipamentos e estruturas de tecnologia em informática foram encaminhadas ao governo federal, com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade aos discentes para uso das tecnologias de informação e ensino à distância;

 (d) Serão feitos cortes no número de estagiários para apoio às atividades administrativas. Atualmente a porcentagem de estagiários corresponde a 20% do corpo técnico-administrativo da UFSCar.  Essa proporção deverá ser reduzida a 8%, segundo orientação que foi encaminhada pelo MEC à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGPe). Foi solicitado que a PROGPe encaminhe essa orientação normativa do governo para ciência dos gestores;

(e) A instituição recebeu até o momento 40% dos recursos previstos na LOA. Foi sinalizado que o Centro poderá encaminhar solicitação do uso de recursos para provimento de necessidades do prédio do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP).

O objetivo principal da reunião foi propor a constituição de uma Comissão para o planejamento do retorno às atividades regulares da universidade no contexto da pandemia do coronavírus. A Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis, Diretora do CECH, foi indicada como membro titular dessa comissão. Os objetivos, composição e atribuições da mesma poderão ser examinados nesteo link. 

Reunião 21/05/2020: CoC-CECH discute Sucessão à Reitoria 2020

O Conselho do Centro de Educação e Ciências Humanas (CoC-CECH) pautou o ponto "consulta à Comunidade Acadêmica para indicação à Reitoria da UFSCar em 2020" em três diferentes sessões, a saber: 537a Reunião Ordinária do CoC-CECH, realizada em 23/04/2020 (Processo no23112.008284/2020-72); 538a Reunião Ordinária do CoC-CECH, realizada em duas sessões sendo a primeira sessão em 13/05/2020 e a segunda sessão em 21/05/2020 (Processo no23112.009459/2020-69). O Conselho apreciou o Ato Administrativo ConsUni no. 44, de 24 de abril de 2020 (SEI no 0175597), que apresenta a proposta sobre os procedimentos a serem adotados na consulta à comunidade da UFSCar pa ra a suc essão da Reitoria, Gestão 2020-2024. Além disso foram disponibilizadas as normativas legais que deven sustentar esse processo de consulta (Decreto n. 1916, de 23 de maio de 1996 e Medida Provisória 914 de 24 de dezembro de 2019). Após amplas discussões nas diversas unidades do Centro, o tema teve sua deliberação final na reunião do dia 21 de maio. O CoC-CECH ressaltou a importância da garantia de ações que permitam amplo debate e participação de todos os segmentos da comunidade da UFSCar de modo democrático, representativo e legítimo e, dessa forma, orientou a posição deste Centro em relação a seu posicionamento junto ao ConsUni, que resumimos a seguir:

A consulta para a sucessão da Reitoria, Gestão 2020-2024 não deverá ocorrer sob a vigência da Medida Provisória Nº 914, de 24 de dezembro de 2019 (SEI no. 0175600). Tendo em vista que o calendário previsto para a sucessão da reitoria na UFSCar poderá ser encaminhado posteriormente, sem prejuízo ao processo de sucessão. O Conselho considera que se deva aguardar que a referida MP expire, o que deve ocorrer em 02/06 p.f.;

Os procedimentos de consulta deverão considerar o processo historicamente construído na UFSCar, com a garantia da participação de todos os segmentos da universidade de modo transparente e paritário, o que sempre propiciou ao longo da história de nossa universidade, a eleição de dirigentes representativos;

A proposta que regulamentará a sucessão deve garantir a inscrição da(s) chapa(s) de forma completa, bem como o programa de gestão a ser apresentado à comunidade;

Os procedimentos para a consulta, em virtude de prováveis mudanças no processo decorrentes da excepcionalidade nesse momento de isolamento social para controle da pandemia da COVID-19, deverão examinar questões tais como: acessibilidade, fiscalização apropriada para o processo de  votação on line, garantia de confiabilidade, fiscalização e regulação dos meios eletrônicos (com especial atenção para o desenvolvimento de procedimentos que impeçam a existência de elementos que possam deslegitimar o processo como, por exemplo disseminação de contra-informação, as "fake news").

Reunião 22/05/2020: 243ª Reunião Ordinária do ConsUni, de 22/05/2020

O Conselho Universitário da UFSCar realizou sua 234ª Reunião Ordinária na manhã de sexta-feira, do dia 22 de maio último. Nessa reunião foi aprovado o encaminhamento da proposta de criação do curso de Mestrado Profissional em Comunicação Transmídia do CECH, para apreciação no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O Colegiado encaminhou que as discussões relativas aos procedimentos eleitorais a serem adotados para o processo de sucessão da Reitoria, Gestão 2020-2024, deverão ocorrer no âmbito desse colegiado superior, a partir do mês de junho/2020. A pauta da reuni&at ilde;o e a descrição de todas as deliberações desse conselho podem ser examinadas neste link.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA DIREÇÃO (25 a 29 de maio)

25/05 (início às 9:00)

Reunião com os Coordenadores de Graduação e Chefias de Departamentos

(Apresentação do GT da PROGRAD e preparação para a Reunião do dia 27/05)

26/05 (início às 10:00)

Reunião com os Coordenadores e TAs dos Pós-Graduação do CECH

(Discussão sobre o Regimento e Planejamento Estratégico da ProPG).

27/05 (início às 10:00)

Reunião com os Representantes do CECH no CoEX

(Discussão de Minuta de Resolução que altera as Resoluções CoEx 03 e 04)

28/05 (início às 08:30)

Reunião Extraordinária do Conselho da FAI

(Discussão de Minuta)